[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga TIM LIVE - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Fiz a contratação de um plano na Quinta-feira e disponibilizaram três datas (ontem, 15/11, 16/11 e 17/11). A primeira era no período da manhã, e as outras duas na parte da tarde.
Ninguém apareceu, claro.

Liguei no suporte e me informam que agendaram para o dia 21/11 na parte da tarde. Questionei a data, que não escolhi e pedi para adiantar e nada, disseram que não há disponibilidade.
Uma semana para instalação? Parece piada.

Fiz a contratação de um plano na Quinta-feira e disponibilizaram três datas (ontem, 15/11, 16/11 e 17/11). A primeira era no período da manhã, e as outras duas na parte da tarde.
Ninguém apareceu, claro.

Liguei no suporte e me informam que agendaram para o dia 21/11 na parte da tarde. Questionei a data, que não escolhi e pedi para adiantar e nada, disseram que não há disponibilidade.
Uma semana para instalação? Parece piada.
A TIM tem rede própria por aí?

A TIM em PoA usa rede neutra da Vtal.
A experiência de uso é a mesma da Oi Fibra, pois usa a mesma rede.
Baaaa ainda bem que não assinei… To tentando achar alguma internet mais estável aqui… Algar sempre cai e Net só tem Cabo aqui ainda…

bom dia como que voce colocou fast 5657 em bridge ?
desculpe a demora. f@st 5657 acesse 192.168.1.1 escolha opçao bridge e escolha porta lan entre 2 e 4. a porta lan 1 é para router
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esse modem vc não precisa entrar nas configurações avançadas dele, é só vc acessar o 192.168.1.1, escolher Tim Residencial e depois bridge. No avançado de fato não tem a opção de bridge.
modo bridge uso porta lan 2 a 4 : modo router porta lan 1.

A TIM em PoA usa rede neutra da Vtal.
A experiência de uso é a mesma da Oi Fibra, pois usa a mesma rede.

Fui dar uma olhada no site consultando a disponibilidade para o meu CEP e vi que a TIM ficou disponível, até 1 mês atrás não havia disponibilidade. Eu sei que a rede é da V.TAL, mas eu chego a ficar com receio do limite de consumo de banda, eu sigo com a Claro e com a OI fibra. A Claro ainda não me atende por fibra, apenas HFC, a Vivo passou a fibra faz pouco tempo.

Última edição:
Dicas e Feedback após um Ano de Uso do TIM Fibra com V.Tal

1. Limite de 2TB: Posso garantir que em Belo Horizonte isso não está ocorrendo. Tenho amigos em diferentes bairros da cidade que também utilizam a TIM e não tivemos nenhum problema em relação ao limite de dados. Usamos Internet 1 Gbps.
  2. ONT Utilizada: A ONT que utilizamos é o F@st 5670 v2. Ela é travada, não permitindo modo bridge. Após várias pesquisas e tentativas de injetar códigos e manipular as opções da ONT, não conseguimos acesso de superusuário.
  3. IPv4: Está funcionando perfeitamente. Consigo abrir portas, utilizar DMZ, UPnP, etc.
  4. IPv6: Veio ativado por padrão, não precisei realizar chamados.
  5. Desempenho do F@st 5670 v2: Apesar de ser um dos melhores que já recebi em comparação com outros provedores, ele não é ideal para vários dispositivos. Com mais de 10 dispositivos conectados, a interface gráfica apresenta lentidão e jogos mostram latências estranhas.
  6. Troca da ONT: É possível trocar a ONT por uma da Intelbras, mas acho um desperdício de dinheiro. A Intelbras não possui porta de 2Gbps, e mesmo com minha conexão de 1Gbps, o F@st entrega um pouco mais que isso.
  7. Bugs no F@st 5670 v2: Principalmente relacionados à reserva de endereços LAN locais. Consigo resolver injetando códigos JavaScript pelo navegador e reiniciando o dispositivo. Exemplo no console JavaScript:

Código:
    $.xmo; // Aqui ficam todas as configurações
    $.xmo.setValuesTree("value", "key"); // Seta o valor-chave
  8. Melhor Configuração: A melhor configuração para estabilidade e desempenho que obtive foi ativando double NAT. Utilizo um roteador secundário mais potente (Asus AX86):
    • Desabilitei o Wi-Fi do F@st 5670 v2.
    • Conectei apenas um cabo RJ45 Cat6 da porta 2G do F@st à WAN 2G do Asus.
    • Fixei o IP local do Asus para 192.168.1.2 e reservei o MAC no F@st para sempre ser esse.
    • Habilitei o DMZ do F@st para o roteador secundário.
    • Deixei o roteador secundário com IPv6 Passthrough, pegando o endereço IPv6 do roteador primário e distribuindo.
    • Dessa forma, o UPnP do roteador secundário funciona perfeitamente junto com o IPv6.
Sei que muita gente tem receio de Double NAT e da perda de desempenho, porém após vários testes práticos não consegui evidências para quantificar essa perda (teste inconclusivo).

Outra obervação que obtive sobre o wifi6 F@st 5670 v2, ele realmente é muito bom. Porém falha em manter velocidades altas após alguns minutos e fica instável. Ele tem comportamento e desempenho bem próximo de um roteador Xiaomi AX3000.

E por último, houve uma manutenção da rede na minha cidade a alguns meses atrás e todo mundo que estavam com a TIM ficou sem internet por algumas horas. Quando a rede voltou, estava extremamente instável. Após duas reclamações trocaram o roteador (colocaram outro do mesmo modelo) e resolveu o problema. Consegui reparar que a firmware não era a mesma, alguns bugs da interface gráfica que existia no outro, não existia nesse, mesmo sendo o mesmo modelo.

Última edição:
Fui dar uma olhada no site consultando a disponibilidade para o meu CEP e vi que a TIM ficou disponível, até 1 mês atrás não havia disponibilidade. Eu sei que a rede é da V.TAL, mas eu chego a ficar com receio do limite de consumo de banda, eu sigo com a Claro e com a OI fibra. A Claro ainda não me atende por fibra, apenas HFC, a Vivo passou a fibra faz pouco tempo.
Até o momento acho que não houve relatos desse corte em quem tá na rede da vtal.

Como outros já falaram, sigo de boas consumindo 3~7TB por mês sem problemas aqui na rede própria da Tim.

A TIM só cancela o contrato por "excesso de uso" na rede dela.
Na rede neutra, não.

Eu estava com 1 Gbps funcionando no ínicio de Outubro, após solicitar uma degustação (meu plano é de 600/300). Sendo que o 1Gbps só funcionava com o modem em modo roteador. Quando colocava em modo bridge, a velocidade era reduzida para os 600 Mbps. Liguei diversas vezes para o suporte N2 e nada foi resolvido. Alegaram que o fato de ser degustação, o 1Gbps só funciona em modo roteador.

Acontece que agora o 1Gbps não funciona em nenhum modo agora. Segundo o suporte N2 da TIM, o problema deveria ser o modem.
Vieram diversos técnicos aqui, trocaram o modem 5670 para o Kaon, e nada foi resolvido. Agora disseram que teriam que fazer uma "massiva no primário", mas sinceramente não sei o que isso significa.

Meus níveis de sinais estão ok:

Optical Module Rx Power (dBm): -20.705
Optical Module Tx Power (dBm): 2.664

Alguém já presenciou esse problema?

Eu estava com 1 Gbps funcionando no ínicio de Outubro, após solicitar uma degustação (meu plano é de 600/300). Sendo que o 1Gbps só funcionava com o modem em modo roteador. Quando colocava em modo bridge, a velocidade era reduzida para os 600 Mbps. Liguei diversas vezes para o suporte N2 e nada foi resolvido. Alegaram que o fato de ser degustação, o 1Gbps só funciona em modo roteador.

Acontece que agora o 1Gbps não funciona em nenhum modo agora. Segundo o suporte N2 da TIM, o problema deveria ser o modem.
Vieram diversos técnicos aqui, trocaram o modem 5670 para o Kaon, e nada foi resolvido. Agora disseram que teriam que fazer uma "massiva no primário", mas sinceramente não sei o que isso significa.

Rede propia da Tim? Indiferente de estar em bridge ou nao era para funcionar os 1gb, e isso nao é problema dos roteadores. Seu perfil que esta errado sem a desgustação, esse problema é correção interna que a Tim tem que realizar.

Rede propia da Tim? Indiferente de estar em bridge ou nao era para funcionar os 1gb, e isso nao é problema dos roteadores. Seu perfil que esta errado sem a desgustação, esse problema é correção interna que a Tim tem que realizar.
Sim, rede própria (RJ). Concordo que isso é um problema interno mas o difícil é alguém com capacidade técnica boa de verificar. Disseram que recriaram minha porta, alteraram meu perfil mas nada resolveu. Hoje era para o supervisor vir aqui e resolver, mas claro.. furou. De qualquer forma, tenho uma reclamação aberta na Anatel.

putaria no N2, nem reset de fabrica resolvia?
essas firmwares capadas ocasionam isso

edit: vai no facebook tim brasil e chama no chat, alega que esta com perfil trocado, demora , mas esse povo de rede social conserta

putaria no N2, nem reset de fabrica resolvia?
essas firmwares capadas ocasionam isso

edit: vai no facebook tim brasil e chama no chat, alega que esta com perfil trocado, demora , mas esse povo de rede social conserta
O modem já foi resetado dezenas de vezes, até houve a troca para um modem da Kaon, sem sucesso.

O modem já foi resetado dezenas de vezes, até houve a troca para um modem da Kaon, sem sucesso.
entao e la no sistema deles, pois ja passei por isso logo no inicio quando troquei da claro cabo coaxial pela tim ultra fibra, erros grotescos em relação na hora de vender um perfil...

eu era pra estar 1 giga / 500 de up, cravaram no kaon 1 giga / 300 , ate em bridge mesma coisa. Quando pedi pra corrigir, fiquei sem conexão PPPoE. Ai foi aquela novela mal contada, que no call center desalinhou o meu perfil que eu pediria visita técnica, onde todos os técnicos com mentalidade de ASDL. COM O TEMPO fui entendendo o macete, se voce quer corrigir algo tem que ser com a pessoa certa, advinha? no chat de Facebook da pagina Tim Brasil ou ultra fibra ( essa demora muito mais ) e seu perfil e corrigido com mini overhead....

o que falta na tim é DIALOGO , todos eles parecem cegos, surdos e mudos pra resolverem esses problemas de crianças que sabem ate configurar um sistema, pois eles fazem um teatro surreal ate com ativação do IPV6 pra algumas regioes penalizam....

quer fazer teste faça isso

Somente para efeito de informação. Há 17 dias estou sem internet residencial. Durante esse período abri diversos chamados na ANATEL reclamando sobre inúmeros serviços da TIM (suporte, atendimento, ligação caindo durante atendimento e etc). A ANATEL impôs que a TIM me desse insenção total na fatura, cancelamento e fidelizações.

Alguém conseguiu combar 1GB + HBO MAX com um bom preço nesta Black Friday? Por quanto que conseguiram?

Só vi a promo de 600MB + HBO MAX por R$99

Somente para efeito de informação. Há 17 dias estou sem internet residencial. Durante esse período abri diversos chamados na ANATEL reclamando sobre inúmeros serviços da TIM (suporte, atendimento, ligação caindo durante atendimento e etc). A ANATEL impôs que a TIM me desse insenção total na fatura, cancelamento e fidelizações.

como pode terceirizada estragar a TIM assim, greve fria!

Opa! estou pensando em contratar essa promoção de 600 mega da tim mas com dúvidas... sou de taguatinga sul df e ja utilizei oi fibra vtal, da qual nunca caiu mas era sofrivel em ping e velocidade no exterior. alguém daqui pra dar um feedback?

Fez sentido agora.
O suporte a a instalação da TIM na área de cobertura própria dela é bem ruim.
A terceirizada que a Tim usa aqui é um filme de terror.
Fizeram a instalação ontem. Por sorte eu já tinha cabeamento de uma instalação anterior, levou menos de dez minutos.
Só que o modem que instalaram não tem porta 2.5 gbps pelo que vi. O que achei estranho e terei de perder tempo reclamando... Haja saco.

A terceirizada que a Tim usa aqui é um filme de terror.
Fizeram a instalação ontem. Por sorte eu já tinha cabeamento de uma instalação anterior, levou menos de dez minutos.
Só que o modem que instalaram não tem porta 2.5 gbps pelo que vi. O que achei estranho e terei de perder tempo reclamando... Haja saco.
qual modem ?

Users who are viewing this thread

Voltar