[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga TIM LIVE - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Então, pedi a internet deles justamente por poder usar sem me preocupar e poder trabalhar tranquilamente. Se fizeram essa revisão no contrato sem antes avisar, eles estão totalmente errados. Se tivessem avisado antes, e caso eu concordasse, claro que eu iria ou me adequar aos novos padrões ou iria procurar outros provedores. Mas fazer uma mudança sem mais nem menos, atrapalha e muito o meu trabalho. Não entrego conteúdo de vídeo (trabalho com edição de vídeo) desde o dia 06/07 por receio de fazer download e upload de arquivos. Torrent eu já não usava a muito tempo mas mesmo assim já risquei da lista e não vou usar pra não comprometer a quantidade de conexões simultâneas. Ainda acredito que possam não desligaram o meu sinal. Não quero ter dor de cabeça com processo na justiça. Sei que se eu for a fundo tenho uma chance grande de ganhar na justiça ,assim como o outro usuário aqui do fórum ganhou a causa.
Sim, eles estão errados sim. Mas o problema é que eles pouco ligam pra isso. Você mesmo leu os relatos dos colegas.
Enquanto não chegou na justiça, a TIM simplesmente não se importou.
Seria ótimo se não desligassem seu contrato, mas o seu seria o primeiro que foi notificado e não foi desconectado.
Se tu pediu a internet deles com essa intenção de usar sem se preocupar, desculpa, mas tu escolheu o serviço errado.
Especialmente porque tu leu os relatos dos colegas que tiveram contrato cancelado pelo mesmo motivo.
Vários aqui realmente assinam o serviço há um bom tempo e ainda não tiveram problemas, mesmo usando muito como você.
Mas a verdade é que não dá pra confiar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

De fato entre as grandes só a Vivo não tem essa franquia.
Agora, né? Pois a Vivo quem puxou essa conversa de limitar a internet residencial em 2016. E as franquias que eles desejavam aplicar eram muito, mas muito menores que 2 TB.
Só voltaram atrás depois de muita comoção popular. No YouTube, inclusive, você acha muito criador de conteúdo P da vida com a medida em vídeos da época.
Apesar da matéria do Tecnoblog citar apenas o velho Speedy, a intenção era implantar em todas as tecnologias a partir do inicio de 2017.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Baixando jogos (Playstation Plus, Xbox Live e Steam). 3 TVs usando streaming com qualidade HD e alguns filmes 4k pela Netflix. Dois computadores, um notebook, 3 celulares.
Baixo vídeos em HD, trato eles e envio em 4k para clientes (trabalho com edição de vídeo).
Fui dar uma olhada nos jogos baixados na Playstation Plus e Xbox Live.

Playstation Plus: 628GB (mês de junho)
Xbox Live: 123GB (mês de junho)

Sobre o streaming de vídeo, não tenho os dados.

Mas fica bem claro que não é difícil chegaram a 2TB no mês.
É bem fácil passar sim.
Eu mesmo uso perto de 3 TB/mês e meu uso é parecido com o teu.
A diferença é que não baixo tanto jogos por conta de não ficar tanto em casa.
E não trabalho em regime de home office.
 
Última edição:
Sim, eles estão errados sim. Mas o problema é que eles pouco ligam pra isso. Você mesmo leu os relatos dos colegas.
Enquanto não chegou na justiça, a TIM simplesmente não se importou.
Seria ótimo se não desligassem seu contrato, mas o seu seria o primeiro que foi notificado e não foi desconectado.
Se tu pediu a internet deles com essa intenção de usar sem se preocupar, desculpa, mas tu escolheu o serviço errado.
Especialmente porque tu leu os relatos dos colegas que tiveram contrato cancelado pelo mesmo motivo.
Vários aqui realmente assinam o serviço há um bom tempo e ainda não tiveram problemas, mesmo usando muito como você.
Mas a verdade é que não dá pra confiar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Eu uso o serviço da Tim desde 2013, ou até antes disso. Sempre usei oq a velocidade proporcionava. Esses relatos sobre esse consumo abusivo, pelo que eu sei começaram por volta de 2020, e na época eu li uma matéria do Tecnoblog, mas até então não tinha acontecido comigo. Somente depois disso que eu comecei a procurar e acabei achando essa notícia aqui no Adrena.
Até esse momento sempre usei bem mais de 2TB, e claro, o contrato antigo era de 17TB. E no meu fluxo de uso, eu nunca iria consumir esse tanto, então não dei tá tá atenção.

Teve um user aqui, se não me engano foi o @XSonyBRX, ele disse que recebeu a carta, mas que já tinha se passado dois meses e a internet não tinha sido cortada. Fui ver os posts dele, e não tinha mais reclamação sobre isso, então acho que tava tudo bem.
 
Eu uso o serviço da Tim desde 2013, ou até antes disso. Sempre usei oq a velocidade proporcionava. Esses relatos sobre esse consumo abusivo, pelo que eu sei começaram por volta de 2020, e na época eu li uma matéria do Tecnoblog, mas até então não tinha acontecido comigo. Somente depois disso que eu comecei a procurar e acabei achando essa notícia aqui no Adrena.
Até esse momento sempre usei bem mais de 2TB, e claro, o contrato antigo era de 17TB. E no meu fluxo de uso, eu nunca iria consumir esse tanto, então não dei tá tá atenção.

Teve um user aqui, se não me engano foi o @XSonyBRX, ele disse que recebeu a carta, mas que já tinha se passado dois meses e a internet não tinha sido cortada. Fui ver os posts dele, e não tinha mais reclamação sobre isso, então acho que tava tudo bem.
A matéria do Tecnoblog foi escrita com a ajuda de um frequentador do fórum.
Foi com os relatos daqui que ela foi escrita.
 
Só pra avisar geral quase dois meses se passou e não cortaram minha internet mesmo após recebido a carta fui...
Olha oq ele falou na época. Estou num misto de esperança + conformado.

Internet via fibra aqui no meu bairro só tem Tim, e mais dois provedores pequenos. Tô pensando em testar um desses provedores pequenos, porque mudar meu fluxo de trabalho não vai adiantar nada.
 
Olha oq ele falou na época. Estou num misto de esperança + conformado.

Internet via fibra aqui no meu bairro só tem Tim, e mais dois provedores pequenos. Tô pensando em testar um desses provedores pequenos, porque mudar meu fluxo de trabalho não vai adiantar nada.
Tô surpreso é de você só ter uma internet em casa.
É meio padrão de quem está em home office ter mais de uma pra evitar de passar perrengue.
Sobre os provedores regionais, recomendo você conversar com teus vizinhos (caso você tenha contato) sobre eles pra ajudar a decidir.
Internet é um negócio muito regionalizado, e é ideal essa troca de informações com quem mora perto e já usa o serviço pretendido por você.
 
Tô surpreso é de você só ter uma internet em casa.
É meio padrão de quem está em home office ter mais de uma pra evitar de passar perrengue.
Sobre os provedores regionais, recomendo você conversar com teus vizinhos (caso você tenha contato) sobre eles pra ajudar a decidir.
Internet é um negócio muito regionalizado, e é ideal essa troca de informações com quem mora perto e já usa o serviço pretendido por você.
Eu tinha dois links da Tim
Tô surpreso é de você só ter uma internet em casa.
É meio padrão de quem está em home office ter mais de uma pra evitar de passar perrengue.
Sobre os provedores regionais, recomendo você conversar com teus vizinhos (caso você tenha contato) sobre eles pra ajudar a decidir.
Internet é um negócio muito regionalizado, e é ideal essa troca de informações com quem mora perto e já usa o serviço pretendido por você.
Aqui não compensava ter duas internets, pq teria dois links da mesma empresa, no caso, a Tim. Eu até cheguei a ter dois links, um no meu nome e um no nome do meu pai, mas depois cancelei. Se tivesse duas fibras de empresas diferentes, é claro que eu teria corrido atrás.
E sobre internet das empresas menores, a reclamação dos vizinhos que tem é sempre a mesma, que o suporte técnico é péssimo. Demora na resolução de problemas, valores cobrados indevidamente, lentidão no link e etc.
 
Eu tinha dois links da Tim

Aqui não compensava ter duas internets, pq teria dois links da mesma empresa, no caso, a Tim. Eu até cheguei a ter dois links, um no meu nome e um no nome do meu pai, mas depois cancelei. Se tivesse duas fibras de empresas diferentes, é claro que eu teria corrido atrás.
E sobre internet das empresas menores, a reclamação dos vizinhos que tem é sempre a mesma, que o suporte técnico é péssimo. Demora na resolução de problemas, valores cobrados indevidamente, lentidão no link e etc.
Tendo em vista que as outras operadoras são ruins, só resta entrar na justiça mesmo. Fora a parte da propaganda enganosa e dano moral, pedir em liminar o reestabelecimento da conexão.
 
Baixando jogos (Playstation Plus, Xbox Live e Steam). 3 TVs usando streaming com qualidade HD e alguns filmes 4k pela Netflix. Dois computadores, um notebook, 3 celulares.
Baixo vídeos em HD, trato eles e envio em 4k para clientes (trabalho com edição de vídeo).
Fui dar uma olhada nos jogos baixados na Playstation Plus e Xbox Live.

Playstation Plus: 628GB (mês de junho)
Xbox Live: 123GB (mês de junho)

Sobre o streaming de vídeo, não tenho os dados.

Mas fica bem claro que não é difícil chegaram a 2TB no mês.
Então não tem que fazer, provável que vá ter que abrir um processo contra a Tim. Não há nenhum motivo para cortar sua internet, ainda mais que você trabalha utilizando ela.
 
Alguém tem contato de algum advogado em SP?
Como o amigo citou em alguns posts acima, eu iria entrar com uma ação no JEC (Juizado especial Cível) mas eles só atendem em Itaquera ou em Bauru. Bauru fica longe pra mim, e em Itaquera tem somente disponibilidade no mês de Agosto.
Se alguém tiver contato de algum advogado em SP que trate desse assunto, favor me informar.
Eu tinha uma boa advogada que tinha me ajudado em um processo contra a Oi e que atendia na região da Liberdade aqui em SP, mas ela se aposentou logo no início da pandemia.
 
Eu tinha dois links da Tim
Ter dois links da mesma empresa não adianta muito pro seu caso, a não ser que seja pra complementar banda.
Numa situação de pane, por exemplo, você fica sem os 2.
No seu caso, que tinham 2 titulares diferentes, é compreensível.
Interessante terem aceitado vender pro mesmo endereço. A Claro geralmente bloqueia a venda pro mesmo endereço, mesmo que sejam CPFs diferentes.
 
Ter dois links da mesma empresa não adianta muito pro seu caso, a não ser que seja pra complementar banda.
Numa situação de pane, por exemplo, você fica sem os 2.
No seu caso, que tinham 2 titulares diferentes, é compreensível.
Interessante terem aceitado vender pro mesmo endereço. A Claro geralmente bloqueia a venda pro mesmo endereço, mesmo que sejam CPFs diferentes.
Lembro que quando assinei os dois planos, eu ainda perguntei se não teria problema de ser no mesmo endereço e eles disseram que não teria problema nenhum. Na época assinei pq eu precisava justamente de uma internet separada pra mim, pra trabalhar e jogar sem travamentos e o outro link era pra o uso da minha família. Mas passou o prazo de 12 meses de fidelidade, eu acabei cancelando.
Se não época eu soubesse desse problema de uso de banda, eu teria contratado um profissional pra fazer esse complemento e balancear o uso.
Entrei em contato com a Ruysam Advogados. Eles vão me mandar uma proposta pra dar entrada no processo judicial. Disseram que se a ação for bem sucedida, eu poderei ser indenizado por danos morais e que a empresa provavelmente terá que restaurar o plano de dados original (no caso, 17TB) ou fornecer uma compensação adequada.
 
Alguém tem contato de algum advogado em SP?
Como o amigo citou em alguns posts acima, eu iria entrar com uma ação no JEC (Juizado especial Cível) mas eles só atendem em Itaquera ou em Bauru. Bauru fica longe pra mim, e em Itaquera tem somente disponibilidade no mês de Agosto.
Se alguém tiver contato de algum advogado em SP que trate desse assunto, favor me informar.
Eu tinha uma boa advogada que tinha me ajudado em um processo contra a Oi e que atendia na região da Liberdade aqui em SP, mas ela se aposentou logo no início da pandemia.
Estranho, tem certeza que jec só nestes locais? Vc é de SP Capital?
 
Estranho, tem certeza que jec só nestes locais? Vc é de SP Capital?
Sim, sou de SP capital, região de Taboão da Serra. Entrei no site e fui direcionado para o poupa tempo, e lá tem um aviso que essa ação só poderia ser feita através do Poupatempo de Bauru, que é inviável pra mim por causa da distância, e em Itaquera, que é distante mas eu até iria, mas o a única data disponível é a partir do dia 07/08/2023, ou seja, uma data muito distante pra um problema urgente.
 
No contrato de prestação de serviços da TIM, tem o seguinte; ''2.12 A TIM considera como uso excessivo do serviço TIM ULTRAFIBRA quando o equipamento ultrapassar o volume de 500 (quinhentas) conexões simultâneas e/ou alto consumo de tráfego acima de 2TB. Entende-se por conexões simultâneas a quantidade de diálogos únicos entre o CLIENTE e algum elemento da internet simultaneamente. Para consumo de tráfego, considera-se a quantidade de uploads e downloads efetuados.''

Página 3 de 17 Classificado como Uso Interno
 
quando o equipamento ultrapassar o volume de 500 (quinhentas) conexões simultâneas
YLhQhWU.png


Não sei se eles realmente consideram essa métrica, acho difícil qualquer rede doméstica manter menos que 500 conexões ativas no dia a dia.
 
YLhQhWU.png


Não sei se eles realmente consideram essa métrica, acho difícil qualquer rede doméstica manter menos que 500 conexões ativas no dia a dia.
Sim, conexões simultâneas se referem à quantidade de diálogos únicos que acontecem entre o cliente (você) e algum elemento da internet ao mesmo tempo. Em outras palavras, é o número de coisas que você pode fazer online ao mesmo tempo, como navegar em diferentes sites, assistir vídeos em streaming, usar aplicativos, entre outros.

O limite estabelecido pela TIM é de 500 conexões simultâneas. Isso significa que, se você exceder esse número, pode ser considerado um uso excessivo do serviço.

Além disso, a TIM também estabelece um limite de consumo de tráfego. O tráfego se refere à quantidade de dados que você envia (uploads) e recebe (downloads) ao usar a internet. O limite estabelecido é de 2TB (terabytes) de tráfego. Se você ultrapassar esse limite, também pode ser considerado um uso excessivo do serviço.

Em resumo, a TIM considera o uso excessivo do serviço TIM ULTRAFIBRA quando você ultrapassa 500 conexões simultâneas ou tem um alto consumo de tráfego acima de 2TB (envio e recebimento de dados). Essas regras são estabelecidas para garantir uma utilização equilibrada e justa da internet para todos os clientes.

bI1QHdF.png
 
minha fatura esse mês teve um acrescimo. meu plano 1gb que era TIM Live 1 GigaPower Fid mudou, agora é TIM 1 Giga Power Fid 2023
passou de R$ 104,20 para R$ 144,10. a informação que me passaram no chat foi a seguinte.

"
O motivo do valor da fatura ser alterado é que Em junho/23 a sua oferta de banda larga foi descontinuada. Agora sua oferta é
a TIM 1 Giga Power Fid 2023 com 1GB de velocidade e os benefícios: Audiobook,
Game PC, Band News, Band Sports, Deezer, Paramount, Netflix e Bancah pelo valor
de R$204/mês, sendo mantido os descontos ativos. Em razão da Lei Complementar
nº 194/2022, a TIM está realizando o ajuste no valor final da fatura, através da
aplicação do desconto identificado como "Ajuste ICMS Ultrafibra". Consta nessa
fatura a cobrança de um novo serviço: Audiobook by Ubook Premium.'

detalhe que me informaram que seria R$ 104,20 durante 1 ano. mais alguém teve essa atualização de valor?
 
Sim, conexões simultâneas se referem à quantidade de diálogos únicos que acontecem entre o cliente (você) e algum elemento da internet ao mesmo tempo. Em outras palavras, é o número de coisas que você pode fazer online ao mesmo tempo, como navegar em diferentes sites, assistir vídeos em streaming, usar aplicativos, entre outros.

O limite estabelecido pela TIM é de 500 conexões simultâneas. Isso significa que, se você exceder esse número, pode ser considerado um uso excessivo do serviço.

Além disso, a TIM também estabelece um limite de consumo de tráfego. O tráfego se refere à quantidade de dados que você envia (uploads) e recebe (downloads) ao usar a internet. O limite estabelecido é de 2TB (terabytes) de tráfego. Se você ultrapassar esse limite, também pode ser considerado um uso excessivo do serviço.

Em resumo, a TIM considera o uso excessivo do serviço TIM ULTRAFIBRA quando você ultrapassa 500 conexões simultâneas ou tem um alto consumo de tráfego acima de 2TB (envio e recebimento de dados). Essas regras são estabelecidas para garantir uma utilização equilibrada e justa da internet para todos os clientes.

bI1QHdF.png
Isso é resposta do chatGPT? Kkkkkkk
 
minha fatura esse mês teve um acrescimo. meu plano 1gb que era TIM Live 1 GigaPower Fid mudou, agora é TIM 1 Giga Power Fid 2023
passou de R$ 104,20 para R$ 144,10. a informação que me passaram no chat foi a seguinte.

"
O motivo do valor da fatura ser alterado é que Em junho/23 a sua oferta de banda larga foi descontinuada. Agora sua oferta é
a TIM 1 Giga Power Fid 2023 com 1GB de velocidade e os benefícios: Audiobook,
Game PC, Band News, Band Sports, Deezer, Paramount, Netflix e Bancah pelo valor
de R$204/mês, sendo mantido os descontos ativos. Em razão da Lei Complementar
nº 194/2022, a TIM está realizando o ajuste no valor final da fatura, através da
aplicação do desconto identificado como "Ajuste ICMS Ultrafibra". Consta nessa
fatura a cobrança de um novo serviço: Audiobook by Ubook Premium.'

detalhe que me informaram que seria R$ 104,20 durante 1 ano. mais alguém teve essa atualização de valor?
A minha também mudou pra essa com 2023 no final, mas o valor continua R$104,20
WP82qOe.png
 
Sim, conexões simultâneas se referem à quantidade de diálogos únicos que acontecem entre o cliente (você) e algum elemento da internet ao mesmo tempo. Em outras palavras, é o número de coisas que você pode fazer online ao mesmo tempo, como navegar em diferentes sites, assistir vídeos em streaming, usar aplicativos, entre outros.

O limite estabelecido pela TIM é de 500 conexões simultâneas. Isso significa que, se você exceder esse número, pode ser considerado um uso excessivo do serviço.

Além disso, a TIM também estabelece um limite de consumo de tráfego. O tráfego se refere à quantidade de dados que você envia (uploads) e recebe (downloads) ao usar a internet. O limite estabelecido é de 2TB (terabytes) de tráfego. Se você ultrapassar esse limite, também pode ser considerado um uso excessivo do serviço.

Em resumo, a TIM considera o uso excessivo do serviço TIM ULTRAFIBRA quando você ultrapassa 500 conexões simultâneas ou tem um alto consumo de tráfego acima de 2TB (envio e recebimento de dados). Essas regras são estabelecidas para garantir uma utilização equilibrada e justa da internet para todos os clientes.

bI1QHdF.png
no par metálico ate vai.... nessas novas tecnologias ainda com pensamento de império romano, surreal
 
Atualizando sobre o suposto uso abusivo:

O setor comercial me enviou mensagem via whatsapp, dizendo que foi quebra de contrato, e que não podem fazer nada porque eu realmente usei de forma abusiva a internet da Tim Ultrafibra, ultrapassando o limite de 2 TB.

Falei sobre a propaganda enganosa de internet ilimitada e não obtive mais resposta.

Me enviaram um documento de adesão com data de 21/08/2022, que consta esse limite de 2TB.

Já irei providenciar outra internet, mas mesmo assim irei processar a Tim S.A por propaganda enganosa e danos morais.
Provavelmente eles vão continuar cortando o acesso de mais pessoas, caso esse limite seja ultrapassado.
Se alguém tiver contato de algum advogado na região de São Paulo, por favor me passe.
Se eu não conseguir aqui, eu irei postar a reclamação no Jusbrasil, que com certeza algum advogado vai cuidar do caso.

TIM ULTRAFIBRA NÃO É INTERNET ILIMITADA.

É LIMITADA E MUITO.
E muitos aqui no forum falando que a tim não estava mais aplicando esse procedimento
È oque falei se está no contrato a operadora pode fazer a hora que bem entende. o corte é real não é achismo
tenta abrir reclamação na anatel e no consumidor.gov.br, provalvelmente não vai dar em nada
então o caminho será a justiça;
 
tenta abrir reclamação na anatel e no consumidor.gov.br, provalvelmente não vai dar em nada
então o caminho será a justiça;
E na justiça com certeza o cliente ganha

Se for ver, a tim utiliza como amparo para o corte duas coisas: os termos contratuais e uma normativa da anatel cujo nome não lembro, que supostamente permitiria o cancelamento em caso de "uso abusivo"

A questão é que se for olhar a normativa da anatel que trata de uso abusivo, ela diz basicamente que a operadora poderia cancelar se o cliente está revendendo o sinal, o que nao é o caso. Ou seja, a TIM corta sem nenhum amparo legal.

Mais tarde irei ver alguns posts antigos para eu ver se encontro qual a normativa que eles desvirtuam
 
minha fatura esse mês teve um acrescimo. meu plano 1gb que era TIM Live 1 GigaPower Fid mudou, agora é TIM 1 Giga Power Fid 2023
passou de R$ 104,20 para R$ 144,10. a informação que me passaram no chat foi a seguinte.

"
O motivo do valor da fatura ser alterado é que Em junho/23 a sua oferta de banda larga foi descontinuada. Agora sua oferta é
a TIM 1 Giga Power Fid 2023 com 1GB de velocidade e os benefícios: Audiobook,
Game PC, Band News, Band Sports, Deezer, Paramount, Netflix e Bancah pelo valor
de R$204/mês, sendo mantido os descontos ativos. Em razão da Lei Complementar
nº 194/2022, a TIM está realizando o ajuste no valor final da fatura, através da
aplicação do desconto identificado como "Ajuste ICMS Ultrafibra". Consta nessa
fatura a cobrança de um novo serviço: Audiobook by Ubook Premium.'

detalhe que me informaram que seria R$ 104,20 durante 1 ano. mais alguém teve essa atualização de valor

O seu valor está bem acessível, tenho pago R$ 161,05 há um bom tempo.
94WsVxN.png


4I9UxYe.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Isso é resposta do chatGPT? Kkkkkkk
Não, confere no site https://gptzero.me/

dicDwuR.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

no par metálico ate vai.... nessas novas tecnologias ainda com pensamento de império romano, surreal
Você poderia ser mais claro em suas palavras em fornecer contexto para eu entender melhor a sua perspectiva em novas tecnologias e o seu pensamento no império romano?
 
Última edição:
A minha também mudou pra essa com 2023 no final, mas o valor continua R$104,20
WP82qOe.png
poise, a minha recebi a surpresa esse mês, abri uma reclamação no consumidor gov. esperar agora
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O seu valor está bem acessível, tenho pago R$ 161,05 há um bom tempo.
94WsVxN.png


4I9UxYe.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Não, confere no site https://gptzero.me/

dicDwuR.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Você poderia ser mais claro em suas palavras em fornecer contexto para eu entender melhor a sua perspectiva em novas tecnologias e o seu pensamento no império romano?
verdade, quando fui renovar o valor era esse mesmo que o seu, porem como o concorrente aqui estava ofertando 99 por 1gb eu liguei para cancelar e me ofereceram esse valor.
acabei aceitando por gostar da tim.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo