Pessoal, eu deixei uma pergunta sobre se valeria a pena comprar uma mobo de 2.5 Gbps ethernet nesse tópico:
https://forum.adrenaline.com.br/thr...ritorio-etc-poste-aqui.584418/post-1075581167
Mas irei expandir a pergunta inicial porque diz respeito a operadora VIVO (no meu caso). Abaixo fiz um adendo a uma pessoa que me questionou sobre precisar de 2.5. Ao final gostaria que vocês me respondessem sobre a viabilidade de se tirar o modem e colocar um aparelho que me atenderia (então ele seria roteador + modem, e de 2.5G). Ainda que exista é questionável se valeria a pena, afinal eu estaria tirando algo que foi creio eu modificado pra funcionar com a fibra. Eu sei que pra VDSL havia roteador + modem.
>>> Essa parte dos 2.5 Gbps não ficou clara. Vou explicar:
- Os 2.5 (ou mesmo 1 Giga) são pra velocidade da sua OPERADORA de internet, mas também pra velocidade LOCAL dentro da sua rede.
Então se a placa de rede é a tradicional de 1 Gbps a velocidade da sua operadora (Vivo, Oi, TIM, etc.) teria que ser até isso. No meu caso é 300/150 Mbps.
A placa de rede de 1 Gbps é capaz de enviar arquivos dentro da sua rede em até 100 MB/s (é um pouco mais, mas vamos dividir por 10 pra facilitar as contas).
1000M = 100 MB/s. Ou cem megabytes por segundo.
Se é 300 Mbps (megabits por segundo) então eu consigo fazer download pela VIVO a 30 MB/s.
Só que é preciso que todos os equipamentos que você tenha sejam Gigabit também. No meu caso todos os abaixo são:
1) Rede onboard da minha placa-mãe.
2) Modem da VIVO (que também é wi-fi)
3) Roteador wi-fi (o meu é Archer VR900)
4) É preciso que o computador tenha um disco rígido veloz o suficiente pra receber e enviar a essa velocidade de 100 MB/s. Um SSD comum parece que atinge 500 MB/s, enquanto que um HD antigo é 100 e poucos.
5) Aí é necessário que o PC que você vá enviar o arquivo seja gigabit TAMBÉM.
No meu cenário esse aparelho é o iPAD Pro 10.5 lançado em 2017.
É possível usar cabo de rede/ethernet nesse iPAD, por meio de 2 adaptadores:
- O de câmera USB 3.0 da Apple (alimentado por energia elétrica)
- Um exclusivamente de rede ethernet, no meu caso da Anker, que é 1 Gbps.
Em testes realizados por mim via wi-fi 5 GHz a velocidade de um arquivo enviado do PC pro iPAD fica abaixo de 100 MB/s porque wi-fi sempre tem perda. Já com uso desses adaptadores fica no máximo em 100 MB/s.
6) Além do equipamento de destino precisar ser gigabit (o que conseguimos aí com esses 2 adaptadores) é necessário repetir o item 4), que é ele também ter um disco rígido interno rápido.
Aí vem a pergunta: quem é 2.5 Gbps desses 6 itens?
>>>>> 1) A placa de rede nova eu já sei que é. A MSI Z590-A Pro, ou Asus Prime Z590-A, soquete LGA 1200 (compatível com o i5 11400, pra citar uma CPU recente).
2) O modem da VIVO (MitraStar modelo GPT-2741GNAC-N2) não é, até onde sei.
3) O Archer VR900 idem. As portas ethernet dele são apenas 1 Gpbs, e não 2.5.
>>>>> 4) Eu uso SSD, então dá pra atingir 200 MB/s.
5) Aqui também temos outro problema: os adaptadores do IPP 10.5 não atingem 2.5 Gbps. Só que esse item 5 poderia ser descartado caso conseguíssemos atingir os 200 MB/s pelo wi-fi.
6) Nesse ponto eu não sei se esse iPAD aguenta receber a 200 MB/s. Pode ser que sim, pode ser que não, talvez só os mais recentes consigam.
Fora tudo isso que falei ainda tem o cabo ethernet, mas aí não é problema, até CAT-8 tenho a disposição.
Então eu teria que comprar além da placa-mãe:
- Um roteador wi-fi novo, que pode não conseguir receber o cabo da fibra da Vivo;
- Se o roteador novo não aceitar fibra também eu teria que comprar algo similar ao modem MitraStar da VIVO.
Porque senão arrisca eu dar R$ 1500 num roteador tipo Netgear (que tenha esse 2.5 G) mas aí ligar na porta 1 Gbps do modem da VIVO e não adiantar nada.
Em suma, tudo isso teria que ser considerado, caso o objetivo fosse atingir os 200 MB/s na rede local.
Se você vai lidar com arquivos grandes com certa frequência e passar de um pro outro então o 2.5 Gbps seria mais que bem vindo, porque se fosse demorar digamos 20 minutos pra mandar de um pra outro um arquivo de 50 GB, com o ethernet de 2.5 Gbps levaria 10. Pra fazer streaming mesmo de 4K não há necessidade de ter além de 1 Gbps.
Eu sei que há a possibilidade sempre de se comprar um drive externo e passar o que você quer do seu PC pra ele, e depois ligar no aparelho de destino, no caso aqui o iPAD. Inclusive há SSD portátil hoje em dia.
Porém se você tiver um programa no iPAD que receba arquivos do seu PC você só precisa deixar o IP interno dele ativo, e no PC você entra no navegador nele.
Digamos que o IP do programa nPlayer do iPAD seja:
192.168.15.63
Eu digito isso no PC (caso minha rede esteja compartilhada), e apenas faço um copy-paste do PC pro iPAD. Já fiz isso inúmeras vezes, inclusive quando filmo alguma coisa com o iPAD e quero passar pro meu PC.
É mais prático que ficar passando pro SSD (ou pendrive) e depois ligando no iPAD (ou notebook) e copiando, e eu sempre tenho receio de usar drives portáteis porque já tive experiência ruim com dados corrompidos neles ou problema com porta USB. E no caso da Apple o sistema deles não era muito maduro e corrompia (ou interrompia) mesmo, basta ver que somente no iOS 15 parece que irão aceitar NTFS.