[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Existe essa tal "saturação" em fibra ótica? Pensei que fosse apenas no cabo coaxial!
Sim, mas pelo menos aqui na minha região é difícil da OLT estar saturada. Acredito que a vivo tem um planejamento bem melhor que a net/claro hfc, por isso que é mais comum você ver mais problemas no coaxial, aqui os instaladores saem tacando splitter em tudo, enfiando cliente onde não deveria ser mais possível. Geralmente você encontra problemas de saturação em pequenos provedores.

Qual teste de velocidade mais confiável?

Instalaram o Fibra de 300/150 aqui (SP, Zona norte) mas estou tendo uns resultados estranhos nos testes.

O speedtest.net demora para localizar um servidor e mas quando acha dá normal:

vivo4.png

O técnico recomendou o do Brasil Banda Larga, mas os testes estão variando.
Quando pega servidor de SP mesmo fica latência e jitter altos.

vivo1.png
vivo2.png

Já se pega servidor de fora dá latência baixa mas upload baixo tb:

vivo3.png

Como testo mais para saber se a conexão está ruim ou boa?

Quero testar antes de ligar pro técnico...

Instalaram o Fibra de 300/150 aqui (SP, Zona norte) mas estou tendo uns resultados estranhos nos testes.

vivo4.png

vivo1.png
vivo2.png

vivo3.png

Você tá usando Speedtest em SINGLE CONNECTIONS, mude para MULTI.

vivo4.png

vivo1.png
vivo2.png

vivo3.png

speedtest

Pessoal, me digam se fiz bom negócio.

Eu assinei há mais ou menos 3 meses o plano de vibra, 300/150, por 129,90 mensais. No fim de semana vi que reduziram o preço e, claro, tentei em três ligações fazer a adesão ao novo plano, sempre mencionando a resolução da Anatel. Atendentes todos irredutíveis, parti pro chamado na Anatel e Consumidor.gov.br. Hoje me retornaram e o atendente insistiu que ele não conseguia mudar, mas me ofereceu uma mudança no meu plano para o de 200/100 por 99,99 mensais, com degustação de 600/300 por 12 meses. Eu acabei aceitando porque julguei que, no final das contas, o que eu queria era o valor menor com pelo menos a mesma velocidade, mas "ganhei" a velocidade extra.

De acordo com ele, ainda, pode ser que eu precise trocar meu modem. Fiz um speedtest aqui agora e a velocidade permanece a mesma. Não sei mesmo se é o modem ou se tem alguma outra forma de verificar a mudança. Sabem dizer?

Eu assinei há mais ou menos 3 meses o plano de vibra, 300/150, por 129,90 mensais. No fim de semana vi que reduziram o preço e, claro, tentei em três ligações fazer a adesão ao novo plano, sempre mencionando a resolução da Anatel. Atendentes todos irredutíveis, parti pro chamado na Anatel e Consumidor.gov.br. Hoje me retornaram e o atendente insistiu que ele não conseguia mudar, mas me ofereceu uma mudança no meu plano para o de 200/100 por 99,99 mensais, com degustação de 600/300 por 12 meses. Eu acabei aceitando porque julguei que, no final das contas, o que eu queria era o valor menor com pelo menos a mesma velocidade, mas "ganhei" a velocidade extra.

De acordo com ele, ainda, pode ser que eu precise trocar meu modem. Fiz um speedtest aqui agora e a velocidade permanece a mesma. Não sei mesmo se é o modem ou se tem alguma outra forma de verificar a mudança. Sabem dizer?
fez um otimo negocio rsrsrs
ano que vem se pa ja vira 1GB de degustação.
Se vc tem hgu askey ou mitrastar nao precisam trocar o aparelho.
so se o modelo estiver com algum problema, as vezes vai precisar o tecnico ir na sua casa
para entrar em contato com a CO para setar a velocidade de 600mb corretamente, so encerre a sua reclamação do consumidor
quando estiver tudo ok

você conseguiu a mudança mesmo estando na fidelidade?

fez um otimo negocio rsrsrs
ano que vem se pa ja vira 1GB de degustação.
Se vc tem hgu askey ou mitrastar nao precisam trocar o aparelho.
so se o modelo estiver com algum problema, as vezes vai precisar o tecnico ir na sua casa
para entrar em contato com a CO para setar a velocidade de 600mb corretamente, so encerre a sua reclamação do consumidor
quando estiver tudo ok

Eu só fiquei com o pé meio atrás porque agora vou ter que correr atrás do técnico pra setar a velocidade. A HGU é a Askey mesmo. Tomara que não tenha que trocar, porque coloquei ela dentro de um painel VDI, vai dar trabalho desligar tudo pra tirar. Hahahaha

você conseguiu a mudança mesmo estando na fidelidade?

Sim, mas vai "resetar" a fidelidade. Eu tinha mais 9 meses, agora volta com 12.

Hoje o técnico veio fazer minha instalação mas não concluiu pq a ICOMON não está pagando hora extra, ficou pra amanhã... Ele ficou das 13h30 até 18h00 e não conseguiu fazer funcionar, vamos ver se amanhã tudo se resolve.

Boa tarde colegas, sou cliente novo da vivo fibra, mas já estou vendo uma lentidão comparado com a tim fibra. Youtube e sites lento para carregar. Ainda estou com a tim fibra aqui e nela o youtube e sites estão normais. Alguem mais de Brasilia/Aguas Claras está assim tambem?
Também sou de Águas Claras e tô percebendo que o YouTube tá lento e muitas vezes dando erro ao tentar iniciar vídeos. Alguns sites também está lento. Dá impressão que é problema com dns, pois pelos testes que fiz o ipv6 tá fora.

Hoje o técnico veio fazer minha instalação mas não concluiu pq a ICOMON não está pagando hora extra, ficou pra amanhã... Ele ficou das 13h30 até 18h00 e não conseguiu fazer funcionar, vamos ver se amanhã tudo se resolve.
caramba.. se nao conseguir ja reclama com a ouvidoria.

Também sou de Águas Claras e tô percebendo que o YouTube tá lento e muitas vezes dando erro ao tentar iniciar vídeos. Alguns sites também está lento. Dá impressão que é problema com dns, pois pelos testes que fiz o ipv6 tá fora.

Quando o IPv6 tá fora acontece esse comportamento bizarro mesmo, por padrão os navegadores vão em busca da versão ipv6 do site e só depois a tentativa no ipv4.

Quando o IPv6 tá fora acontece esse comportamento bizarro mesmo, por padrão os navegadores vão em busca da versão ipv6 do site e só depois a tentativa no ipv4.
Desde que assinei usava o askey da vivo em bridget com um ax50 da tplink. Notava uma lentidão pra abrir sites, isso comparando com o 4g e principalmente com a Tim fibra da casa de meus pais. Notava também que pelo speedtest nunca chegava nos 300mb.
Depois de alguns comentários aqui no tópico resolvi resetar a ONU da vivo e deixei com o wifi desligado, o primeiro IP em dmz, o dns primário 1.1.1.1 e secundário o 8..8.8.8.
No tplink configurei o wifi e deixei o ipv6 em bridget. Agora nos testes de velocidade tá batendo os 300mb ou fica bem próximo. O curioso é que quando o ipv6 tá funcionando o site do adrenaline não abre.

Moro aqui em sobradinho e ta normal
moro na samambaia e esta normal. qual região de aguas claras tem a fibra? em taguatinga sul ate hoje nem sinal dessa fibra, a mesma coisa com a samambaia norte, e algumas quadras da sul ate hoje essa fibra não chegou, só algumas quadras da sul que chegou essa fibra isso em 2017 e ate hoje nada

Boa tarde colegas, sou cliente novo da vivo fibra, mas já estou vendo uma lentidão comparado com a tim fibra. Youtube e sites lento para carregar. Ainda estou com a tim fibra aqui e nela o youtube e sites estão normais. Alguem mais de Brasilia/Aguas Claras está assim tambem?
Cancela e fica com a Tim.

Aqui hoje pela manhã percebi uns engasgos num canal com transmissão ao vivo em 1080 e fiz o tracert para youtube:
tracert www.youtube.com

Rastreando a rota para youtube-ui.l.google.com []
com no máximo 30 saltos:

1 <1 ms <1 ms <1 ms menuvivofibra []
2 1 ms 1 ms 1 ms
3 1 ms 1 ms 1 ms
4 2 ms 1 ms 1 ms
5 22 ms 22 ms 22 ms
6 * * 29 ms
7 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
8 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
9 27 ms 27 ms 27 ms
10 28 ms * *
11 27 ms 27 ms 27 ms
12 28 ms 28 ms 28 ms

Rastreamento concluído.

FIbra salvador 300/150 no mais, está 100%.

Pessoal, tô pensando em ir para a vivo fibra. Qualquer modem que eles instalarem consigo colocar em bridge? Se sim, é melhor em bridge ou normal?? Aqui tô na claro e uso em bridge e funciona muito bem. Mas o que tá me fazendo mudar é a questão de upload, ping, etc.

Caras, esse negócio de a VIVO não deixar mais instalar ONT e nem poder mais colocar o roteador em modo BRIDGE é irritante mesmo. Sou assinante novo e no meu bairro aqui foi liberada a Fibra há 1 mês mais ou menos.
Já tentei modo bridge do roteador Mitrastar, nada. A luz da fibra começa a piscar e não estabiliza. Automaticamente já abre um chamado na central dizendo que tem problema no fornecimento da sua internet e a própria Vivo marca uma visita técnica automaticamente. Tive que desmarcar usando o app do celular.
Comprei uma GPON da TPLINK, nada. Fiz toda a configuração necessária seguindo o passo a passo daqui do fórum, mas o sinal da fibra não sobe. A luz fica piscando.
Simplesmente, é isso. Me parece que eles registram o aparelho em si na central deles (o roteador, no caso). E não é pelos códigos do SLID ou Número de Série como configuramos na GPON, mas é um outro código do roteador. Quando a Central identifica que esse dispositivo foi "desconectado" da fibra, já avisa que você está sem sinal e envia um técnico automaticamente.

O pior é ter que ficar preso ao roteador deles. Isso é uma porcaria. Tenho um roteador muito melhor, com Wi-Fi 6 e não consigo usar.
Liguei lá, reclamei, abri chamado na ouvidoria. Não adianta, alegam que sem esses equipamentos eles não podem fornecer o sinal.
Nem a Anatel resolveu. Deram essa mesma resposta lá no site e a Anatel se calou. Nem se manifestou.

Estou tentando encontrar uma lei ou norma que deixe claro que não sou obrigado a usar o roteador deles, afinal eu pago pelo sinal da fibra, não pelo roteador.

Alguém com uma idéia aí pra ajudar?

Caras, esse negócio de a VIVO não deixar mais instalar ONT e nem poder mais colocar o roteador em modo BRIDGE é irritante mesmo. Sou assinante novo e no meu bairro aqui foi liberada a Fibra há 1 mês mais ou menos.
Já tentei modo bridge do roteador Mitrastar, nada. A luz da fibra começa a piscar e não estabiliza. Automaticamente já abre um chamado na central dizendo que tem problema no fornecimento da sua internet e a própria Vivo marca uma visita técnica automaticamente. Tive que desmarcar usando o app do celular.
Comprei uma GPON da TPLINK, nada. Fiz toda a configuração necessária seguindo o passo a passo daqui do fórum, mas o sinal da fibra não sobe. A luz fica piscando.
Simplesmente, é isso. Me parece que eles registram o aparelho em si na central deles (o roteador, no caso). E não é pelos códigos do SLID ou Número de Série como configuramos na GPON, mas é um outro código do roteador. Quando a Central identifica que esse dispositivo foi "desconectado" da fibra, já avisa que você está sem sinal e envia um técnico automaticamente.

O pior é ter que ficar preso ao roteador deles. Isso é uma porcaria. Tenho um roteador muito melhor, com Wi-Fi 6 e não consigo usar.
Liguei lá, reclamei, abri chamado na ouvidoria. Não adianta, alegam que sem esses equipamentos eles não podem fornecer o sinal.
Nem a Anatel resolveu. Deram essa mesma resposta lá no site e a Anatel se calou. Nem se manifestou.

Estou tentando encontrar uma lei ou norma que deixe claro que não sou obrigado a usar o roteador deles, afinal eu pago pelo sinal da fibra, não pelo roteador.

Quanto ao seu roteador vc pode utiliza-lo como um AP. Pode ligar a LAN do Mitra na LAN do seu router e desativar o DHCP dele. Não vai ficar com duplo NAT e toda rede LAN vai ser gerenciada pelo seu router. É como eu uso aqui, inclusive desabilitei o wifi do Mitrastar.

Solução: DMZ. A Vivo não vai permitir que você coloque um equipamento próprio para autenticar na sua rede.
você não vai achar nenhuma lei.. Se quer brincar com eles, vai ter que usar os brinquedos deles.. Até por que existiu grande tempo e energia/dinheiro gasto pela operadora para que os equipamentos que eles usam fossem homologados e funcionem sem problemas a longo prazo.

Quanto ao seu roteador vc pode utiliza-lo como um AP. Pode ligar a LAN do Mitra na LAN do seu router e desativar o DHCP dele. Não vai ficar com duplo NAT e toda rede LAN vai ser gerenciada pelo seu router. É como eu uso aqui, inclusive desabilitei o wifi do Mitrastar.
Vc deixa o outro roteador em modo acess point ou em modo roteador apenas desligando o dhcp? E desligando o wi-fi no Mitrastar mas deixando o Mitrastar em.modo roteador e com dhcp ligado é isto

Pow Luis, já tinha ouvido falar dessa opção, mas me diz uma coisa, quais os pontos negativos dessa forma de utilizar?

- A velocidade bate 100% da que vem no Mitrastar?
- Não aumenta latência da rede? Ping? etc.....

Dos pontos positivos, só sei que esse modo "alivia" o Mitrastar, pois ele não vai fazer mais nada a não ser transmitir o sinal da fibra, certo?

E a configuração, como tem que ser? Mudar IP? Essas coisas não manjo muito....

Users who are viewing this thread

Voltar