[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Vc deixa o outro roteador em modo acess point ou em modo roteador apenas desligando o dhcp? E desligando o wi-fi no Mitrastar mas deixando o Mitrastar em.modo roteador e com dhcp ligado é isto
Deixo em modo router mesmo e só desativo o DHCP dele e o wifi do Mitra. Dai nesse caso deve ligar LAN com LAN. Se seu router tiver opção de AP dai pode ligar na WAN.

Pow Luis, já tinha ouvido falar dessa opção, mas me diz uma coisa, quais os pontos negativos dessa forma de utilizar?

- A velocidade bate 100% da que vem no Mitrastar?
- Não aumenta latência da rede? Ping? etc.....

Dos pontos positivos, só sei que esse modo "alivia" o Mitrastar, pois ele não vai fazer mais nada a não ser transmitir o sinal da fibra, certo?

E a configuração, como tem que ser? Mudar IP? Essas coisas não manjo muito....
Sim, bate em 100%. No caso tenho 300/150. Não aumenta latência, funciona perfeitamente, pois é como se estivesse na LAN do Mitrastar navegando, sem duplo NAT.
A config basta vc pegar o seu router e configurar nele um IP fixo na LAN e desativar a função de DHCP. Aqui uso o 192.168.15.20.
Conecta LAN com LAN e todos equipamentos que conectarem no wifi do seu router vão receber DHCP do Mitra e ficar na faixa 192.168.15.x.

Deixo em modo router mesmo e só desativo o DHCP dele e o wifi do Mitra. Dai nesse caso deve ligar LAN com LAN. Se seu router tiver opção de AP dai pode ligar na WAN.

Sim, bate em 100%. No caso tenho 300/150. Não aumenta latência, funciona perfeitamente, pois é como se estivesse na LAN do Mitrastar navegando, sem duplo NAT.
A config basta vc pegar o seu router e configurar nele um IP fixo na LAN e desativar a função de DHCP. Aqui uso o 192.168.15.20.
Conecta LAN com LAN e todos equipamentos que conectarem no wifi do seu router vão receber DHCP do Mitra e ficar na faixa 192.168.15.x.
Meu roteador é um ASUS RT-AX82U. Ele tem a opção Access Point no início da configuração dele.
Bom, veja se esse passo a passo está correto:

Mitrastar
- Desativar DHCP e Wi-Fi

ASUS
- Configurar como Access Point
- Ligar a LAN (Mitrastar) na LAN do ASUS
- Configurar um IP fixo na LAN do ASUS (exemplo: 192.168.15.20)

* No caso de eu querer conectar o Mitra na LAN e o ASUS na WAN, o que mudaria no procedimento? E qual vantagem isso me traria em relação a configurar LANxLAN?
Valeu pela ajuda man!!!

Meu roteador é um ASUS RT-AX82U. Ele tem a opção Access Point no início da configuração dele.

Mitrastar
- Desativar DHCP e Wi-Fi

ASUS

* No caso de eu querer conectar o Mitra na LAN e o ASUS na WAN, o que mudaria no procedimento? E qual vantagem isso me traria em relação a configurar LANxLAN?
Valeu pela ajuda man!!!
Eu uso dessa forma:

Mitra:
- Desativar wifi
- Mantive o DHCP nele

Asus
- Desativar dhcp
- Configurar IP fixo na LAN, conforme exemplo
- Ligar LAN do Mitra na LAN do Asus

Caso vc queira conectar a LAN do Mitra na WAN do Asus dai teria que alterar o Asus pra modo AP na config dele. Não teria vantagem em si, é apenas outra forma de uso. O router basicamente vai transformar a porta WAN em um switch, como se fosse uma LAN.

Caras, esse negócio de a VIVO não deixar mais instalar ONT e nem poder mais colocar o roteador em modo BRIDGE é irritante mesmo. Sou assinante novo e no meu bairro aqui foi liberada a Fibra há 1 mês mais ou menos.
Já tentei modo bridge do roteador Mitrastar, nada. A luz da fibra começa a piscar e não estabiliza. Automaticamente já abre um chamado na central dizendo que tem problema no fornecimento da sua internet e a própria Vivo marca uma visita técnica automaticamente. Tive que desmarcar usando o app do celular.
Comprei uma GPON da TPLINK, nada. Fiz toda a configuração necessária seguindo o passo a passo daqui do fórum, mas o sinal da fibra não sobe. A luz fica piscando.
Simplesmente, é isso. Me parece que eles registram o aparelho em si na central deles (o roteador, no caso). E não é pelos códigos do SLID ou Número de Série como configuramos na GPON, mas é um outro código do roteador. Quando a Central identifica que esse dispositivo foi "desconectado" da fibra, já avisa que você está sem sinal e envia um técnico automaticamente.

O pior é ter que ficar preso ao roteador deles. Isso é uma porcaria. Tenho um roteador muito melhor, com Wi-Fi 6 e não consigo usar.
Liguei lá, reclamei, abri chamado na ouvidoria. Não adianta, alegam que sem esses equipamentos eles não podem fornecer o sinal.
Nem a Anatel resolveu. Deram essa mesma resposta lá no site e a Anatel se calou. Nem se manifestou.

Estou tentando encontrar uma lei ou norma que deixe claro que não sou obrigado a usar o roteador deles, afinal eu pago pelo sinal da fibra, não pelo roteador.

Alguém com uma idéia aí pra ajudar?
no meu caso aqui estou usando um ax1800 e o modem da vivo em bridge.
rolando 600mb perfeitamente..
Eu acho que essa opção de usar ONT propria a vivo vai retirar aos poucos.. tem outro user que esta no mesmo esquema seu
e ONT tplink e tals e não navega acontece o mesmo problema na região da telesp.
o modo bridge da HGU tem que funcionar, se for o caso peça a troca. a minha é uma askey.

Última edição:
no meu caso aqui estou usando um ax1800 e o modem da vivo em bridge.
rolando 600mb perfeitamente..
Eu acho que essa opção de usar ONT propria a vivo vai retirar aos poucos.. tem outro user que esta no mesmo esquema seu
e ONT tplink e tals e não navega acontece o mesmo problema na região da telesp.
o modo bridge da HGU tem que funcionar, se for o caso peça a troca. a minha é uma askey.
Pois é cara, mas para os novos usuários não adianta, a VIVO não libera o uso do modo Bridge e não adianta reclamar. Já falei na ouvidoria deles e abri na ANATEL (e ela nem se pronunciou, apenas a VIVO respondeu lá que não permite que o usuário utilize equipamentos pessoais e pronto).

Assim que você coloca o roteador deles em Bridge, o sinal da Fibra começa a piscar e não estabiliza, inviabilizando assim a conexão. Já tentei de tudo, mas de fato não tem jeito. Eles cadastram o próprio roteador (usuário a usuário) no sistema central. Assim que vc coloca ele como bridge, o sistema detecta que o roteador está "tipo desligado" e você não consegue conectar o sinal da fibra, não importa o que você tente (colocar ONT, ONU, ou o proprio roteador como bridge). Ela só volta a conectar quando vc entra no roteador e coloca ele como "Router", aí, tudo funciona. Lixo né.

Alguém tem o poco x3 NFC e nos teste de velocidade no speedtest consegue qto no wi-fi 5ghz no plano de 600mb

Mitrastar
- Desativar DHCP e Wi-Fi

ASUS

Valeu pela ajuda man!!!
Mitra: Nao mexe em DHCP. Só desliga o Wifi senão ele não vai rotear.
Asus: Configura como AP e liga na WAN. SÓ. não precisa configurar IP (ele vai ser cedido pelo DHCP do Mitra)

LAN-LAN é só quando o roteador não possui opção de modo AP nativo.

Pois é cara, mas para os novos usuários não adianta, a VIVO não libera o uso do modo Bridge e não adianta reclamar. Já falei na ouvidoria deles e abri na ANATEL (e ela nem se pronunciou, apenas a VIVO respondeu lá que não permite que o usuário utilize equipamentos pessoais e pronto).

Assim que você coloca o roteador deles em Bridge, o sinal da Fibra começa a piscar e não estabiliza, inviabilizando assim a conexão. Já tentei de tudo, mas de fato não tem jeito. Eles cadastram o próprio roteador (usuário a usuário) no sistema central. Assim que vc coloca ele como bridge, o sistema detecta que o roteador está "tipo desligado" e você não consegue conectar o sinal da fibra, não importa o que você tente (colocar ONT, ONU, ou o proprio roteador como bridge). Ela só volta a conectar quando vc entra no roteador e coloca ele como "Router", aí, tudo funciona. Lixo né.
Meu vizinho assinou e é usuario novo da vivo fibra e colocou o modem em bridge e esta usando normalmente com um roteador da asus.
instalou a vivo dia 26/08. desconheço essa informação que o modo bridge so é para novos assinantes.
inclusive eu que ajudei ele configurar o roteador novo com a HGU da vivo. é um modelo askey igual a minha.

Concluiram minha instalação agora, podem me informar se os parametros estão bons?

qWXm4lM.png

O uso real sempre será o melhor teste, não confie piamente nesses medidores.

Já estou com um problema até agora. O site da Blizzard nem a pagina dentro do launcher Battle.net carregam... mudo pra conexão da Claro e entra.

Caras, esse negócio de a VIVO não deixar mais instalar ONT e nem poder mais colocar o roteador em modo BRIDGE é irritante mesmo. Sou assinante novo e no meu bairro aqui foi liberada a Fibra há 1 mês mais ou menos.
Já tentei modo bridge do roteador Mitrastar, nada. A luz da fibra começa a piscar e não estabiliza. Automaticamente já abre um chamado na central dizendo que tem problema no fornecimento da sua internet e a própria Vivo marca uma visita técnica automaticamente. Tive que desmarcar usando o app do celular.
Comprei uma GPON da TPLINK, nada. Fiz toda a configuração necessária seguindo o passo a passo daqui do fórum, mas o sinal da fibra não sobe. A luz fica piscando.
Simplesmente, é isso. Me parece que eles registram o aparelho em si na central deles (o roteador, no caso). E não é pelos códigos do SLID ou Número de Série como configuramos na GPON, mas é um outro código do roteador. Quando a Central identifica que esse dispositivo foi "desconectado" da fibra, já avisa que você está sem sinal e envia um técnico automaticamente.

O pior é ter que ficar preso ao roteador deles. Isso é uma porcaria. Tenho um roteador muito melhor, com Wi-Fi 6 e não consigo usar.
Liguei lá, reclamei, abri chamado na ouvidoria. Não adianta, alegam que sem esses equipamentos eles não podem fornecer o sinal.
Nem a Anatel resolveu. Deram essa mesma resposta lá no site e a Anatel se calou. Nem se manifestou.

Estou tentando encontrar uma lei ou norma que deixe claro que não sou obrigado a usar o roteador deles, afinal eu pago pelo sinal da fibra, não pelo roteador.

Alguém com uma idéia aí pra ajudar?
Estou com a mesma ONT aqui, a luz GPON fica firme, no 192.168.1.1 mostra Registered mas não consigo a conexão PPPoE.

Região Telesp.

vivo trocou o modem
a princípio melhorou o sinal de Wi-Fi

HvLyoc0.png
Qual o modelo que deixaram hgu askey ou Mitrastar. Pelo.sinal aparenta ser askey, pois o da Mitrastar o sinal fica um pouco maior em relação ao askey. Qdo o asky marca na gpon -16.730 no Mitrastar marca gpon 17,72

Qual o modelo que deixaram hgu askey ou Mitrastar. Pelo.sinal aparenta ser askey, pois o da Mitrastar o sinal fica um pouco maior em relação ao askey. Qdo o asky marca na gpon -16.730 no Mitrastar marca gpon 17,72
Fabricante:AskeyModelo:RTF8115VW

antes era um Askey RTF3505VW-N2

Estou com a mesma ONT aqui, a luz GPON fica firme, no 192.168.1.1 mostra Registered mas não consigo a conexão PPPoE.

Região Telesp.
Se registrou na rede PON, pode ser algo na declaração da VLAN de dados ( internet). Colocou a VLAN com o valor 10 ?

Se registrou na rede PON, pode ser algo na declaração da VLAN de dados ( internet). Colocou a VLAN com o valor 10 ?
Mestre Vorlon......... Me tire uma duvida......

O que é esse tal de Duplo NAT que a turma fala tanto???
Meu aparato está conforme figura abaixo. Deixo ligado o DCHP do MitraStar (GPT-2741GNAC-N2) e do EdgeRouter....

Minha velocidade bate os 600M tranquilamente e nao tenho o que reclamar da minha Internet...... E esse Duplo NAT???
Devo mudar minha configuracao???

01-topologia-EN.png

Mestre Vorlon......... Me tire uma duvida......

O que é esse tal de Duplo NAT que a turma fala tanto???
Meu aparato está conforme figura abaixo. Deixo ligado o DCHP do MitraStar (GPT-2741GNAC-N2) e do EdgeRouter....

Minha velocidade bate os 600M tranquilamente e nao tenho o que reclamar da minha Internet...... E esse Duplo NAT???
Devo mudar minha configuracao???

00-Topologia.png
Duplo NAT é colocar dois dispositivos, em modo router, entre a conexão de internet e a rede local. Isto provoca problemas em alguns serviços e praticamente inviabiliza o ipv6 de funcionar. O Edgerouter deve receber ipv6 mas não distribui na LAN.
No teu diagrama, o modem da VIVO está em modo router e ligado na WAN do Edgerouter X ? se sim, está com duplo NAT.

Eu uso hoje uma configuração semelhante para a conexão da VIVO. Mitrastar 2741 em modo bridge ligado no Mikrotik RB750Gr3 que faz o PPPoE e demais controles da rede.

é uma observação meio "tosca" da minha parte, mas... vc testou se não está funcionando mesmo? Pq aqui qdo coloco em bridge, a luz da internet no hgu da vivo fica piscando tbm (não estabiliza), mas tudo funciona perfeitamente....

até semana passada usava o hgu em bridge (parei pq não vi mta vantagem e resolvi simplificar).... e "tecnicamente", apesar de estar numa região com rede "velha", sou usuário novo (desde mar/abr desse ano)....

No teu diagrama, o modem da VIVO está em modo router e ligado na WAN do Edgerouter X ? se sim, está com duplo NAT.
Mestre...... Ambos como Router, logo Duplo NAT

Atualmente nao me incomodo de nao ter o IPV6. Tem algum problema eu ficar com Duplo NAT?? Posso deixar com Duplo NAT??? }
Como disse, pra mim aqui tudo funciona ao meu contento - nao tenho o que reclamar.

Coloquei sim.

VLAN 10 prioridade 0

Mestre...... Ambos como Router, logo Duplo NAT

Atualmente nao me incomodo de nao ter o IPV6. Tem algum problema eu ficar com Duplo NAT?? Posso deixar com Duplo NAT??? }
Como disse, pra mim aqui tudo funciona ao meu contento - nao tenho o que reclamar.
Para o futuro, o ipv6 vai ser necessário, pois alguns sites já estão apenas em ipv6.
O duplo NAT incomoda em alguns serviços específicos. Navegação e downloads não são afetados.

Coloquei sim.

VLAN 10 prioridade 0
Já tentou discar pelo windows para ver qual o erro ?

Pessoal, dentre os modelos de Modens que a vivo utiliza na instalação, qual deles é o menos pior e que consiga colocar em bridge?

Pessoal, dentre os modelos de Modens que a vivo utiliza na instalação, qual deles é o menos pior e que consiga colocar em bridge?
Eu uso o Mitrastar GPT 2741 N2, em bridge desde 2019 sem problemas até agora. O telefone continua a funcionar mesmo em bridge.

Users who are viewing this thread

Voltar