[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

então to querendo assinar a vivo fibra ai so queria saber e melhor pedir por telefone ou ir no site mesmo para assinar e agendar a visita tecnica de instalacao?

belo horizonte, MG
certo faz oque o colega falo pelo telefone mesmo..
pelo site é oque estão ofertando na sua região mesmo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E falando em preços....da vivo.
Observei que minha cidade do interior via site tem preço melhor que daqui de sp
200mb por 89 e 300mb por 99 enquanto que em sp 300mb sai por 119

Última edição:
certo faz oque o colega falo pelo telefone mesmo..
pelo site é oque estão ofertando na sua região mesmo

E falando em preços....da vivo.
Observei que minha cidade do interior via site tem preço melhor que daqui de sp
200mb por 89 e 300mb por 99 enquanto que em sp 300mb sai por 119
Esse preço aqui em São Paulo oscila toda hora. Você entra hoje no site e tá lá 119, entra amanhã e aparece por 99 hehe

Coloquei uma routerboard 4011 e resolvi os problemas que tinha aqui: menos de 600Mbps no bridge, estrangulamento de banda causando lag spike ao fazer uploads, router travando devido torrent aberto, perda de pacotes etc.

- Coloquei limite de bandwidth em 550/250Mbps para todos os ips da LAN, de modo que nunca mais um upload vai estrangular a banda e gerar lag.
- Torrent semeando no talo, streaming fluindo liso, jogatina rolando solta sem aumento de latência, videochamadas rodando normal, tudo ao mesmo tempo
- Sem perda de pacote

HGU Vivo em bridge (tx6610 não funciona mais, mesmo clonando gpon password e serial)
|
V
Rb4011 fazendo pppoe, nat, distribuindo ipv6, vpn, dns
|
V
Archer C6 em modo AP

Recomendo a todos

(tx6610 não funciona mais, mesmo clonando gpon password e serial)

Qual cidade / região?

Sou da ZN de SP e uso o TX-6610 nos 300Mbps.

A maioria desses roteadores TP-Link "Custo Benefício" não aguentam tráfego LAN <> WAN acima dos 400Mbps, a CPU é muito fraca para isso e não há hardware dedicado para tirar essa atividade da CPU.

Edit:

O Archer C6 possui hardware para offload mas é bem fraco:

y1SLcHn.png

8gAQUAe.jpg

Fontes:

Última edição:
Agora eu saquei!!! meu 2741 n2 tá na b30 e o meu Warzone não abre, vou tentar botar um outro roteador em duplo NAT pra ver se muda algo e atualizo aqui
Olhei agora aqui. O meu tá na B29.

HGU Mitrastar Econect Vivo1 - GPT-2741GNAC-N2: BR_g5.8_1.11(WVK.0)b29

Isso eu quero ver no que vai dar, pois esse lance de a Vivo limitar velocidade ou nem permitir colocar em modo bridge como o meu caso é um saco!

Eu saí esse final de semana, por isso não pude testar e além do maisz estou com problemas na minha fibra, aguardando reparo provavelmente para amanhã pela manhã...
Teste de velocidade eu posso fazer em router e em bridge e encher o consumidor.gov.br de prints - se vai resolver o lance, não seiz uma vez que só possuo TP-Link wdr4300 e não sei se ele vai suportar os 600 mbps... não tenho $$$ para investir em um router Wi-Fi 6 agora.

Eu saí esse final de semana, por isso não pude testar e além do maisz estou com problemas na minha fibra, aguardando reparo provavelmente para amanhã pela manhã...
Teste de velocidade eu posso fazer em router e em bridge e encher o consumidor.gov.br de prints - se vai resolver o lance, não seiz uma vez que só possuo TP-Link wdr4300 e não sei se ele vai suportar os 600 mbps... não tenho $$$ para investir em um router Wi-Fi 6 agora.

Infelizmente acredito que não.... A CPU dele é pior que a do Archer C7 (que só consegue 1Gigabit com software offloading e mesmo assim a CPU chora em 100%).

Com velocidades de 500Mbps para cima será cada vez mais comum que os roteadores "famosos" aqui no Brasil não suportem toda velocidade contratada.

Finalmente chegamos no ponto que os roteadores das operadoras tem hardware melhor que a média/maioria, porém mais uma vez são capados no software.

Cada vez baixando mais os 200 e 300 Mb. Só os 600 nesse valor vergonhoso. Técnico quando instalou na casa de um cliente meu, semana passada, disse que o Askey tem limitação de 300 Mb, só o Mitra suporta os 600. Procede? Tanto que ele disse que colocaria o Askey, mas se fosse trocar de plano, teria de vir e trocar o aparelho
Em relação a valores, o plano de 600 é novidade, então, o custo é mais alto mesmo e daqui um ano, vai custar 129,99, vai por mim ... (Hoje ele custa 287,00)...

Sobre os hardwares citados, eu não duvido nem um pouco...

Não precisa investir num roteador WiFi 6, eu recomendo o DIR-878.

Fica melhor que qualquer roteador de até R$2mil reais aqui no Brasil se instalar o OpenWRT.

E a melhor parte, dá pra achar o DIR-878 usado por R$300~400 no MercadoLivre.

O DIR-878 usa o chipset mt7621 que é um dos mais bem suportados pelo OpenWRT hoje, tem inclusive suporte a hardware offloading, esse roteador segura 1000Mbps LAN <> WAN com 0% de uso de CPU.

Qual cidade / região?

Sou da ZN de SP e uso o TX-6610 nos 300Mbps.

A maioria desses roteadores TP-Link "Custo Benefício" não aguentam tráfego LAN <> WAN acima dos 400Mbps, a CPU é muito fraca para isso e não há hardware dedicado para tirar essa atividade da CPU.

Edit:

O Archer C6 possui hardware para offload mas é bem fraco:

y1SLcHn.png

8gAQUAe.jpg

Fontes:

Realmente, o HGU Askey 8115VW tem uma cpu dual core 800mhz com 128mb de ram , e o mitrastar tem um processador dual core de 600mhz com 256mb de ram,
Mas tem algo que não deve ser apenas por causa do router, eu testei com uma ONT Askey RTF7000 + roteador TPlink ax20 cujo é um processador quad core 1.5ghz com 128mb de ram, e mesmo assim, eu fazendo teste de velocidade pelo medidor do google ele bate picos de 900Mb de velocidade, agora vai pro speedtest só bate 400Mb de velocidade, não da pra entender pq tem sites que chega a velocidade normal 600Mb e em outros só chegam 400MB.

Realmente, o HGU Askey 8115VW tem uma cpu dual core 800mhz com 128mb de ram , e o mitrastar tem um processador dual core de 600mhz com 256mb de ram,
Mas tem algo que não deve ser apenas por causa do router, eu testei com uma ONT Askey RTF7000 + roteador TPlink ax20 cujo é um processador quad core 1.5ghz com 128mb de ram, e mesmo assim, eu fazendo teste de velocidade pelo medidor do google ele bate picos de 900Mb de velocidade, agora vai pro speedtest só bate 400Mb de velocidade, não da pra entender pq tem sites que chega a velocidade normal 600Mb e em outros só chegam 400MB.

Tem que avaliar dois fatores.

Os 900Mega de pico são com quantas conexões abertas?

Sustentar 900Mega com 1 conexão é fácil.

Sustentar metade disso com 2000 conexões abertas demanda bem mais do hardware.

Tem que avaliar dois fatores.

Os 900Mega de pico são com quantas conexões abertas?

Sustentar 900Mega com 1 conexão é fácil.

Sustentar metade disso com 2000 conexões abertas demanda bem mais do hardware.
Tem até nexo o que você disse, no caso do speedtest ele faz conexões múltiplas que devem ser mais que 1 pra efetuar o teste, mas com um processador de 4 nucleos 1,5ghz, ainda não seria suficiente? se for pensarmos em questão de processamento a HGU, tem processamento inferior..

Tem até nexo o que você disse, no caso do speedtest ele faz conexões múltiplas que devem ser mais que 1 pra efetuar o teste, mas com um processador de 4 nucleos 1,5ghz, ainda não seria suficiente? se for pensarmos em questão de processamento a HGU, tem processamento inferior..

Depende da arquitetura da CPU.

Se for mips não.

4 núcleos mips 1.5GHz tomam espanco de um núcleo x86 a 1GHz.

Outro fator é a otimização do firmware do fabricante.

Raramente um fabricante vai otimizar o scheduler para que ele distribua uma carga entre todos núcleos.

Normalmente o máximo que a maioria faz é o seguinte:
Núcleo 1 cuida do NAT e firewall.
Núcleo 2 cuida do DHCP e DNS.

E por ai vai.

O que vemos normalmente é 1 único núcleo saturado a 100% e os demais ociosos.

Se for mips não.

Raramente um fabricante vai otimizar o scheduler para que ele distribua uma carga entre todos núcleos.

E por ai vai.

Então deve ser isso o motivo de oscilações em determinados sites, na steam bate 600mb no download, e em outros sites ficam limitados em 400mb

Se for mips não.

E por ai vai.

O TPLINK tem um processador Broadcom BCM6755 clocked at 1.5GHz.

Se for mips não.

E por ai vai.

Então deve ser isso o motivo de oscilações em determinados sites, na steam bate 600mb no download, e em outros sites ficam limitados em 400mb

Mas tem um outro porém, quando deixa a HGU em bridge, não existe esse problema de oscilação, porém quem gerência a VLAN é o HGU, então deve diminuir a carga do processador do router.

Mas tem um outro porém, quando deixa a HGU em bridge, não existe esse problema de oscilação, porém quem gerência a VLAN é o HGU, então deve diminuir a carga do processador do router.

VLAN tagging é um processo bem leve.

O que a HGU faz nessa situação é o seguinte:

Recebo o sinal óptico / PON e converto para Ethernet.

Ao converter tenho que ler a "tag" de cada um dos pacotes.

No caso da rede telefonica/telesp:
Quem tiver tag 10 é internet, devo tirar a tag mandar para a porta LAN que o roteador do fulano está conectado.

Dessa forma seu roteador recebe na porta WAN somente os pacotes de internet e sem nenhuma tag de vlan, pois a HGU já filtrou e removeu.

VLAN tagging é um processo bem leve.

O que a HGU faz nessa situação é o seguinte:

Recebo o sinal óptico / PON e converto para Ethernet.

Ao converter tenho que ler a "tag" de cada um dos pacotes.

No caso da rede telefonica/telesp:
Quem tiver tag 10 é internet, devo tirar a tag mandar para a porta LAN que o roteador do fulano está conectado.

Dessa forma seu roteador recebe na porta WAN somente os pacotes de internet e sem nenhuma tag de vlan, pois a HGU já filtrou e removeu.
Sim compreendi, mas o problema de velocidade não ocorre quando o HGU está em bridge, a ONT pode não suportar a velocidade, existe essa possibilidade?

Se for mips não.

E por ai vai.

Tuas considerações estão todas corretas.
Nos firmwares novos ( openwrt etc ) estão utilizando steering e o "velho" irqbalance para distribuir a carga entre os núcleos. A configuração default é muito burra colocando normalmente a carga das softirqs no núcleo 0. Para ter uma ideia meus routers mips ( routerstation pro e wdr4300 ) tem apenas 01 núcleo e conseguem aguaentar 600Mb/s ( no limite ) usando o offloading

Sim compreendi, mas o problema de velocidade não ocorre quando o HGU está em bridge, a ONT pode não suportar a velocidade, existe essa possibilidade?
Não. O hardware básico ( em bridge ) aguenta o GPON ( 2.5Gb/s / 1.25 Gb/s ).

No modo transparente eu suspeito que isso não exista.

Isso é quando a ONT repassa todos pacotes sem tocar neles, inclusive repassa todas as VLANs (e seu roteador tem que saber tratar as VLANs).

Este é o cenário que a ONT atua como uma "bridge" (ponte) pura.

Mas não existe bridge transparente nos HGU, pois eles removem a tag da VLAN internet até onde sei.

No modo transparente eu suspeito que isso não exista.

Isso é quando a ONT repassa todos pacotes sem tocar neles, inclusive repassa todas as VLANs (e seu roteador tem que saber tratar as VLANs).

Este é o cenário que a ONT atua como uma "bridge" (ponte) pura.

Mas não existe bridge transparente nos HGU, pois eles removem a tag da VLAN internet até onde sei.
Meu sonho de consumo é que acabem com o maldito PPPoE e migrem para o IPoE , como faz a Oi.
Elimina um monte de problemas, aumenta a velocidade máxima útil e permite mtu 1500 na wan, além de diminuir o uso de cpu.

Então reunindo todas estas informações, creio que essa oscilação que esta ocorrendo é devido ao router, pode ser nem pelo processador que seja fraco, mas pelo gerenciamento de núcleos que o firmware faz na divisão de tarefas, está sobrecarregado em apenas 01 núcleo que gerencia a conexão, e o pior que router AX não tem suporte ao openwrt né?

Users who are viewing this thread

• Voltar