Ah, mas no caso do Google Drive não tem como saber... tem? E só por ter visto 2 quebras ali no tracert pra
www.google.com.br já achei estranho. Na tentativa 5 aparece o "esgotado o tempo limite", e na oitava também. Além disso estranho que pro GOOGLE o tracert seja ipv6, mas pro archive.org ipv4.
Mas os dois estão aparentemente com mesmo problema. O bizarro é porque o servidor do Internet Archive é (e isso todo mundo diz, não é coisa de BRASIL) uma bosta, por isso justamente reclamam que ele é lento pra tudo (e antes da minha atual dificuldade notei isso, mas agora está exacerbado, tipo, se antes você enviava a 5 MB/s, hoje está a 500 KB/s). Ademais existe outra possibilidade real: de que eles tenham reduzido a velocidade além da conta pra IPs brasileiros.
Isso também ocorre quando vc baixa ou envia por um host tipo MEGAUPLOAD, e não é usuário premium. Ora, óbvio que vc pagando obterá tudo no máximo. Mas o I.A. tem a mesma velocidade pra todo mundo, aparentemente. Eventuais diferenças são por conta da rota do BRASIL até chegar onde eles estão.
Porém isso não ajuda a identificar o que está acontecendo, pois o servidor do GOOGLE jamais (atenção aqui) TEM VELOCIDADE REDUZIDA EM HIPÓTESE ALGUMA. Eles sempre baixam e enviam no máximo da sua conexão. Tanto é verdade que são sempre os primeiros que eu uso pra ver se a minha internet está OK.
Se você tentar enviar qualquer coisa pelo Google Drive ou Youtube e a velocidade estiver ruim, pode ter absoluta certeza que ou é um problema sério no servidor do Google, ou é NA SUA INTERNET.
Também pode ser o caso de você estar enviando coisas demais, e eles de propósito reduzindo pro seu IP, ou seja: uma espécie de traffic shaping que o serviço faz, pra diminuir o impacto dos heavy users. Eu já cheguei a notar isso nos dois: Internet Archive e Google.
Mas esse TS você desfaz imediatamente assim que renova seu IP. Que pra esmagadora maioria das pessoas é dinâmico. Só o fato de eu ter reconectado meu modem da VIVO 2-3 vezes já seria suficiente pra retirar qualquer redução imposta pelos dois.
Até mesmo vírus reduzindo minha velocidade (alguns malwares são capazes disso) eu cheguei a cogitar, ou então firewall do Windows ou drivers de placa de rede... mas nada disso foi / é a razão dessa velocidade ruim.