[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Continuei recebendo aquelas ligações chatas oferecendo Oi, Tim e CLARO e abri logo 3 queixas na Anatel e Consumidor.gov. Mas uma delas hoje veio ligar pra dizer que teria aumento na BL/fixo. Aí tive a ideia de ligar no 10315 e setor de faturas. Consegui a renovação por + 1 ano do 200 Mega com degustação de 600 (minha velocidade atual é 600/300), e fixo ilimitado local (pra fixos e celulares), por 84.99, não mais os R$ 170 atuais. Peguei o protocolo e vi no portal que consta lá, como Cancelamento produtos/Serviços/Solicitação, porém na parte de "detalhamento de plano" nada mudou, ainda. Acredito que somente nos próximos dias. Abri queixa no consumidor.gov pra VIVO, mas já avisei lá que resolvi desse modo.

Poderia dar uma lição para uma pessoal provavelment burra? Posso te te mandar uma foto da etiqueta aqui da hgu para confirmarmos se estou convertendo de forma correta. Tem como pegar qual VLAN a Vivo tá usando em casa pela hgu? As vezes vai que mesmo aqui sendo sp capital estão usando outra. Tirando isso só posso imaginar que seja problema de compatibilidade.
oi já coseguiu? aqui funcionou na região GVT, tem que ver qual sua região se é telesp vivo zap ou se é a GVT, se for a GVT só o serial gpon funciona, lembrando que as 4 primeiras letras são em Maiúscula para converter se converter em minúscula não funciona da outro resultado. se for telesp Vlan 10 ai é só o código SLID de 10 dígitos.

Continuei recebendo aquelas ligações chatas oferecendo Oi, Tim e CLARO e abri logo 3 queixas na Anatel e Consumidor.gov. Mas uma delas hoje veio ligar pra dizer que teria aumento na BL/fixo. Aí tive a ideia de ligar no 10315 e setor de faturas. Consegui a renovação por + 1 ano do 200 Mega com degustação de 600 (minha velocidade atual é 600/300), e fixo ilimitado local (pra fixos e celulares), por 84.99, não mais os R$ 170 atuais. Peguei o protocolo e vi no portal que consta lá, como Cancelamento produtos/Serviços/Solicitação, porém na parte de "detalhamento de plano" nada mudou, ainda. Acredito que somente nos próximos dias. Abri queixa no consumidor.gov pra VIVO, mas já avisei lá que resolvi desse modo.
Por isso eu não assino aqui. A Vivo é muito boazinha com desconto pra quem já está um tempo com e dá um aperto nela, mas pra novas linhas ela cobra esse preço cheio de 150,00 ou 170,00.

Já paguei esse preço cheio uma vez, não vou ser otário denovo.

E ainda quando cancelei, pois mudei e não tinha cobertura deles (hoje tem) queriam me cobrar multa de cancelamento, tive que jogar no consumidor.

Todas as grandes tem combo fixo+internet por volta de 100,00. Só eles com essa palhaçada. Não é que 50,00 vá me deixar pobre, mas acho desaforo. É, eu sei, assina quem quer, só relatando mesmo.

E ainda de quebra, quando eu assinava e tinha só internet, soube que alguns técnicos deixavam uma linha de lambuja ativada de graça pra alguns. Dois pesos e duas medidas.

E querem um bônus de como a Vivo está cagando e andando pra novas adiçoes em rede? A American Tower fibrou aqui e entregou pra ela tem cerca de 6 meses. Até hoje não liberaram vendas no site (e eu já recebi email falando da cobertura, levando pro site) nem no 0800 (fala pra procurar um representante local), só vende pegando fila na loja. Onde que você pra assinar um serviço vai perder tempo com loja?

Enquanto isso a Claro e a OI no FTTH mal fibram a rua, já começam a vender, até porta em porta.

Última edição:
oi já coseguiu? aqui funcionou na região GVT, tem que ver qual sua região se é telesp vivo zap ou se é a GVT, se for a GVT só o serial gpon funciona, lembrando que as 4 primeiras letras são em Maiúscula para converter se converter em minúscula não funciona da outro resultado. se for telesp Vlan 10 ai é só o código SLID de 10 dígitos.
Boa tarde amigo! Aqui só consegui usando modelos de ont que a própria vivo já forneceu. Qualquer outra no máximo o que consigo é sincronizar. Minha Vlan é 10 mesmo.
Obrigado por responder.

Ou galera quem me conhece daqui sabe que gosto da Vivo, mas irmão que sacanagem que fizeram comigo.
Cancelei minha instalação antiga (mudei e já tenho Vivo aqui também) tudo certo, mó paz cancelar. Ai veio a conta, 169,90! Pagava para o mês cheio 144,89 (depois do aumento da Netflix) e ai me vieram com essa!
Liguei na Ouvidoria e falaram que foi um aumento e que estava sendo avisado na conta....de acordo com eles esse era o aviso:
"Para a prestação de serviços descrita nessa fatura incidem
os seguintes impostos: 25% ICMS, 0,65% PIS, 3% COFINS
para Telecom e 2% ISS, 1,65% PIS e 7,6% COFINS para
SVAs e 12% ICMS para Comunicações."
Cade a palavra aumento nisso? Usam o verbo incidir no presente, tem absolutamente nada ai que dê a entender que o valor da conta vai quase dobrar em um mês....e detalhe em Dez liguei e perguntei de forma direta se teria aumento, resposta não!

Reclamação aberta no PROCON, ANATEL e Consumidor...veremos oq vai dar. É dificil pq não tem para onde fugir, as outras são fracas demais no serviço, mas a vontade era de cancelar tudo deles.

12715283940.png

Queria agradecer a todos que me ajudaram e contribuiram aqui @gkz @vorlon @dudugames @j4nus @Junior Besson

Era a ponta do cabo mesmo! Primeiro refiz a ponta que tá ligada no modem e continuou na mesma, acusava 100mpbs no status da ethernet, ai refiz a ponta que vai no meu PC e apareceu 1.0gps no status da ethernet. Problema resolvido. Valeu mesmo gente!

Ainda não consegui fazer a rede 5ghz aparecer nos meus dispositivos, mas uso o cabo tanto no ps4 quanto na tv, depois tento procurar uma solução.

12715283940.png

Queria agradecer a todos que me ajudaram e contribuiram aqui @gkz @vorlon @dudugames @j4nus @Junior Besson

Era a ponta do cabo mesmo! Primeiro refiz a ponta que tá ligada no modem e continuou na mesma, acusava 100mpbs no status da ethernet, ai refiz a ponta que vai no meu PC e apareceu 1.0gps no status da ethernet. Problema resolvido. Valeu mesmo gente!

Ainda não consegui fazer a rede 5ghz aparecer nos meus dispositivos, mas uso o cabo tanto no ps4 quanto na tv, depois tento procurar uma solução.
Experimenta setar o canal do 5ghz para 48 ou 44. Foi a única forma do MiStick enxergar o roteador.

Boa noite amigos, a Vivo cancela o contrato se usar muito a banda? como acontece com a TIM no caso 17TB? comecaram a vender vivo fibra aqui na rua e estou pensando em assinar, tenho TIM LIVE, inclusive coloquei na justiça em 2020 e ganhei (tem meu relato no outro tópico da tim live) continuo até hoje, mas estou pensando em assinar a vivo

12715283940.png

Leitura básica: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_WLAN_channels

A faixa de 5.8GHz é uma "salada de frutas" relativo a alocação das frequências para vários serviços ( radar, uso indoor, outdoor etc), potências permitidas.
Temos que verificar sempre o "regulatory domain" tanto do router quanto dos dispositivos.
Para começar, coloque no canal 36 que é quase universal. Verifique também se a rede não está "atrelada" na de 2.4GHz nem oculta .Se a rede estiver configurada corretamente e não aparecer nos dispositivos, experimente incluir manualmente o perfil do SSID, e verificar se conecta .
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa noite amigos, a Vivo cancela o contrato se usar muito a banda? como acontece com a TIM no caso 17TB? comecaram a vender vivo fibra aqui na rua e estou pensando em assinar, tenho TIM LIVE, inclusive coloquei na justiça em 2020 e ganhei (tem meu relato no outro tópico da tim live) continuo até hoje, mas estou pensando em assinar a vivo
Não sou "power user" no sentido de download/upload e nunca tive problemas e mmais de 3 anos de uso.
Tenho colegas que usam para transferências grandes de arquivos, e não apresentaram problemas até agora.

não, pelo menos até o presente momento.

Ou galera quem me conhece daqui sabe que gosto da Vivo, mas irmão que sacanagem que fizeram comigo.
Cancelei minha instalação antiga (mudei e já tenho Vivo aqui também) tudo certo, mó paz cancelar. Ai veio a conta, 169,90! Pagava para o mês cheio 144,89 (depois do aumento da Netflix) e ai me vieram com essa!
Liguei na Ouvidoria e falaram que foi um aumento e que estava sendo avisado na conta....de acordo com eles esse era o aviso:
Cade a palavra aumento nisso? Usam o verbo incidir no presente, tem absolutamente nada ai que dê a entender que o valor da conta vai quase dobrar em um mês....e detalhe em Dez liguei e perguntei de forma direta se teria aumento, resposta não!

Reclamação aberta no PROCON, ANATEL e Consumidor...veremos oq vai dar. É dificil pq não tem para onde fugir, as outras são fracas demais no serviço, mas a vontade era de cancelar tudo deles.
Aconteceu o mesmo comigo, no consumidor.gov eles mudaram para o valor antigo.

Sim, fibraram tudo em 2020 e a rede de cobre foi feita em 2016.

É bem feio esses cabos mesmo, deus amado

Pior que esses cobres 'novos' já eram telefonia por IP, ligado direto no modem.
colocaram cobre em 2016? estranho isso porque a vivo em 2016 já estava investindo em fibra e não em cobre, inclusive foi no final de 2016 que chegou a fibra aqui e o serviço concluído em 2017, em 2015 já tinha chegado numa região do DF mas no padrão e ate marca da GVT.

pessoal, chegou a ont da ubiquiti q comprei (uf-loco) e, pelo menos por enquanto e aparentemente, tive um "final feliz"

ela, por enquanto, funcionou na rede da vivo aqui da minha região (centro de sp) e, pelos testes, atinge os 600 mbps (na verdade, pelo speedtest, atinge até umas velocidades meio altas demais e estranhas, principalmente em upload)

vou deixar algumas fotos dela ao lado da hgu, do menuzinho de controle dela e de testes p/ quem tiver curiosidade...

y4mAenp9OtfWhR_mgU9LGIy5cTYxKnIdWSnzNg4DBmB_jq9Ksp2SJ91XQMBlwAeAo1xMFiqc_2WPD5mjPQ8y_2Z51BENNxyJcVC5EiuTCf7Rgx2ZhqTmLWe4pyS_WfkJiGHFmuyjWP-AfsZIxMVVhX_jrGB9KD2WIMKzcy0zfZ-xcA

y4mgnGyq8XR3R3ahAGrZDM_0jhDZGVkqNMIw7CIykFJIz7USgIEfWNT6V1QQOI2mggZG0vpKDpddLIDbJY53cObPlXaIDuw9eU0PJ26_13C0XX3EMiMQYCQOhuGI1Cw__tPvYjfSyo7B9gWAhskPnxd1z14My28Eeh3_Wm3KHTfzU4

y4m2D8YlS9Jho3DNvfbeiR7-N90SwrcTCBHFNs7KjsMdGXPns-u2M5snnd2fyxJh32It15OMth9GqBwYa_06J7jTl62reahUtEXSv_pz72UtdJXfFhl9xpkwgWzE0FRCOGL7doPHc__JU5yEGl6KH_fBD92MjrKRfJhFDWvo3v6J4c

y4mfV4mp6nz-YY740qhKGEpLZ3BSBYsJeWWGtGZAVKtd9IJqV4S7rKM8IdGPKyDuypNp91WfgQifBuwEw3qMyjTzbXjvlAZIWxDAWJM24R15aKEdX2DQUasybvEld5AzIrxcD8ZTOTFLgGioHuv8I75E9sEIMKDkc9WnFhGlz7vsjE
como você fez a configuração no Gpon? colocou a gpon serial? tem essa opção neste ont da ubiquiti? nas lojas ele é o olho da cara e não tenho coragem de comprar sendo que um tplink é mais barato.

Última edição:
colocaram cobre em 2016? estranho isso porque a vivo em 2016 já estava investindo em fibra e não em cobre, inclusive foi no final de 2016 que chegou a fibra aqui e o serviço concluído em 2017, em 2015 já tinha chegado numa região do DF mas no padrão e ate marca da GVT.

como você fez a configuração no Gpon? colocou a gpon serial? tem essa opção neste ont da ubiquiti? nas lojas ele é o olho da cara e não tenho coragem de comprar sendo que um tplink é mais barato.
fiz o seguinte...
1. Atualizei o firmware p/ o 4.3.1 e mantive ela em "Bridge";
2. Em Settings > GPON coloquei o SLID do modem da Vivo nos 3 campos. Não sei se precisa nos 3 mas o PLOAM com certeza;
3. Ainda no GPON Settings, selecionei o Profile 3 (no meu caso esse deu certo - segundo a ubiquiti o 3 é p/ fiberhome);
4. Salvei as mudanças e aguardei o reboot/até as luzinhas/risquinhos do sinal ficarem brancas (q significa q sincronizou/conectou);
5. Depois no meu roteador, conectei ele na ont e configurei o PPPoE usando a VLan 10 com usuário "cliente@cliente" e senha "cliente"

por enquanto tá tudo ok...

• Curtir
Reações: gkz

Aqui também aumentaram em R$ 10,00 na minha conta. O detalhe que ainda não fiz um ano de contrato o que vai ao contrário com a própria informação deles onde informam que o reajuste acontece no aniversário do contrato ou um ano. Além disso, colocaram mais um item, obviamente sem com meu consentimento, um serviço digital chamado skeelo no valor de R$ 16,00.

Olhei as últimas faturas de novembro até janeiro e não há nenhuma informação sobre aviso de aumento ou reajuste do valor.

O mais inacreditável a postura abusiva da Vivo em aumentar valores e "contratar" serviços sem o consentimento do cliente em dias atuais. Estão piores que os bancos.

Como de praxe não consegui falar com o setor responsável no 10315 portanto, reclamação feita no Consumidor. Vou fazer na ANATEL também.

fiz o seguinte...
2. Em Settings > GPON coloquei o SLID do modem da Vivo nos 3 campos. Não sei se precisa nos 3 mas o PLOAM com certeza;
3. Ainda no GPON Settings, selecionei o Profile 3 (no meu caso esse deu certo - segundo a ubiquiti o 3 é p/ fiberhome);
4. Salvei as mudanças e aguardei o reboot/até as luzinhas/risquinhos do sinal ficarem brancas (q significa q sincronizou/conectou);
5. Depois no meu roteador, conectei ele na ont e configurei o PPPoE usando a VLan 10 com usuário "cliente@cliente" e senha "cliente"

essa onu aguenta será 1gb ?

fiz o seguinte...

amigo, tenho a mesma onu, fiz o procedimento descrito mas as luzes ficam laranja e branco (sem comunicação com olt), você tem alguma ideia de como resolver? já testei todos os profile e nenhum funcionou, testei colocar gpon serial diferentes e nenhum funciona tbm.

amigo, tenho a mesma onu, fiz o procedimento descrito mas as luzes ficam laranja e branco (sem comunicação com olt), você tem alguma ideia de como resolver? já testei todos os profile e nenhum funcionou, testei colocar gpon serial diferentes e nenhum funciona tbm.
provavelmente a olt da sua região não é compatível.

por curiosidade, vc é da área da telesp ou gvt?..
existe uma ferramenta desenvolvida por terceiros (que eu não sei mexer) para essas onts da ubiquiti, q permite vc alterar o serial gpon e o endereço mac... nunca vi alguém usando p/ vivo e aparentemente é bem complicadinha

se vc quiser tentar (o desenvolvedor é brazuca parece)... com ela vc supostamente consegue clonar o serial gpon e mac da hgu. Se nem assim der, aí não sei mais o q poderia ser feito...

Última edição:
provavelmente a olt da sua região não é compatível.
sim, to começando suspeitar disso.

por curiosidade, vc é da área da telesp ou gvt?..
existe uma ferramenta desenvolvida por terceiros (que eu não sei mexer) para essas onts da ubiquiti, q permite vc alterar o serial gpon e o endereço mac... nunca vi alguém usando p/ vivo e aparentemente é bem complicadinha

se vc quiser tentar (o desenvolvedor é brazuca parece)

Encontrei nas informações da HGU, a minha região é vivo1, creio que seja a telesp.

Sim já tentei com essa ferramenta, alterei tudo que podia e infelizmente sem sucesso.

Encontrei nas informações da HGU, a minha região é vivo1, creio que seja a telesp.

Sim já tentei com essa ferramenta, alterei tudo que podia e infelizmente sem sucesso.

é, não sei.... talvez em algumas regiões "vivo1", com redes novas ou "reformadas" eles tenham ficado mais rigorosos com esse negócio de equipamentos.... se nem clonando mac e serial vai, devem ter restringido ainda mais (nem sei com q exatamente)... ou estão usando olts não compatíveis com esses profiles da ubiquiti

Sim, alugaram um imovel para colocar a DSLAM por volta de nov/2015, iniciaram o cabeamento do cobre em dez/2015 e finalizaram e começaram a vender/ativar em fevereiro de 2016.

E em 2020 a Vivo fibrou por cima de tudo

fiz o seguinte...

Existe alguma forma lúdica de sabermos qual OLT contempla nossa conexão?
Talvez os mais old na fibra da vivo saibam como o @perubira
Sei que a que eu estou conectado só aceita mesmo ONT da vivo. =\

Mesmo caso daqui, rede de Fibra super nova, passada em novembro do ano passado.

é, não sei.... talvez em algumas regiões "vivo1", com redes novas ou "reformadas" eles tenham ficado mais rigorosos com esse negócio de equipamentos.... se nem clonando mac e serial vai, devem ter restringido ainda mais (nem sei com q exatamente)... ou estão usando olts não compatíveis com esses profiles da ubiquiti
Aqui mesmo, com a fibra da Vivo desde 2010, a rede aqui não aceita outras ONTs a não ser que sejam as que a Telefonica/Vivo já usaram no passado. Região Telesp. Mas, tem uma Huawei, acho que é a EG8010H, que parece que sobe por aqui mas nunca testei.

Por curiosidade e informação, sobre essa questão do método de autenticação/sincronia da ONT com a OLT/central da VIVO, antes de comprar a uf-loco eu perguntei para aquele Rafael Pinho (ele deve trabalhar na Vivo ou na Icomon) que tem um canal no youtube com vários vídeos sobre configuração dos equipamentos da vivo (inclusive dessas onts blu castle, askey rtf7000 etc..) como funcionava a autenticação...

deixo abaixo a minha pergunta e a resposta dele, q não foi muito conclusiva (eu acabei não insistindo tbm depois).... foi meio uma mistura de "resposta padrão/oficial" q a vivo costuma dar com umas pinceladas q não esclareceram mta coisa...

Minha pergunta:
"Oi Rafael. Td bem? Uma curiosidade: na vivo, a única variável de "login" da HGU com a OLT/Central é o SLID ou eles utilizam o endereço MAC do equipamento tbm? Pergunto pq queria colocar um Ubiquiti UF-Loco no lugar da hgu (que atualmente na minha instalação está em bridge, só servindo como conversor da fibra p/ ethernet). Testei uma ONT Askey RTF7000 usando um vídeo seu (aliás, parabéns pelo vídeo) e funcionou só colocando o meu SLID porém era uma ONT antiga da própria vivo (que ficou aqui de uma assinatura antiga), logo se existir alguma barreira pelo MAC, provavelmente por ser da vivo já estava autorizada. Porém não consegui obter a velocidade contratada com ela (chega no máximo a 300 mbps, eu tenho um link de 600 mbps). Obrigado desde já pela atenção e parabéns pelo canal."

A resposta:
"(...) tudo sim e você? Seu questionamento está correto porém, não aconselho de nenhuma forma a retirada do equipamento instalado pelo técnico com a substituição do equipamento, aconselho entrar em contato com a central para possível substituição do equipamento ou orientação para a troca. A autenticação ocorre através do PPPoE, VLAN de usuário para gerenciar as rotas dos serviços O SLID é o cadastro primário e o secundário é o MAC. Uma vez sincronizado através do SLID é reservado o MAC para identificação, rastreamento e atualizações, quando é substituído o equipamento o MAC antigo fica válido, logo teremos 2 MAC para um SLID que apesar que não sincronize no mesmo tempo e possível um bloqueio ou limitação. Espero ter ajudado."

Existe alguma forma lúdica de sabermos qual OLT contempla nossa conexão?
Talvez os mais old na fibra da vivo saibam como o @perubira
Sei que a que eu estou conectado só aceita mesmo ONT da vivo. =\
Não sei, acho que só dá para descobrir com uma ONT que mostre o log de negociação, vai constar o MAC da OLT.. aí depois buscaria na internet os primeiros octetos para descobrir o vendor.

Há uns 2 anos atrás estavam só instalando nova OLTs da Nokia.. não sei como tá hoje

Jamais... pula fora da tim e experimenta a vivo fibra por 7 dias.... apenas a tim que faz isso.. e a claro limita a velocidade em 30mb.. se há uso excessivo na rede.

Users who are viewing this thread

Voltar