[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Aqui ta assim:

image.png
melhor usar um plano 4g

Ambos modelos possuem Gpon SN e Gpon pass… então funciona. Oque muda é que na VIVO 1 utiliza Gpon pass e na VIVO 2 utiliza Gpon SN
O que o amigo @j4nus disse confere. Se não forem com a OLT que alimenta sua região não adianta, o máximo que vai conseguir é sincronia. Digo por experiência própria. Aparentemente as OLT’s mais compatíveis são as da FiberHome, essas tem compatibilidade muito boa. Da minha região é Nokia, ou seja, só rola as HGU da vivo, as ONT de segunda geração(askey, blu Castle, EdgeCore) e a da Alcatel Lucent da primeira geração. De resto no máximo só sincroniza, não conecta de forma alguma. Moro na região 1 antiga telesp.

lado ruim (ou inconveniente) de substituir a hgu....

hj de manhã tava sem internet aqui... a ont q coloquei tava indicando não conexão..

bem, antes de ligar p/ vivo coloquei a hgu de volta p/ ver se com ela o problema persistia e continuou (led vermelho).

Liguei na vivo e informaram q minha região estava com problemas... q a previsão de retorno era p/ as 16h

Deixei a hgu lá enquanto isso e agora de pouco voltou a ficar azulzinho o led da conexão.

Arrumei um espaço p/ ela aqui... acho q vou deixar desse jeito mesmo (um saco ter q trocar de novo e ficar lidando com aquele cabinho de fibra temperamental...hehehehehehe)

podia ter ligado p/ eles sem trocar nada (provavelmente não faria diferença dado o tipo de problema q era no final), mas vc nunca sabe a dor de cabeça q vai ter qdo cutuca a vivo...
Qual ont usa? Deu muito trabalho pra trocar? Eu uso a HGU e quero trocar, ela pede reinicialização direto, meu ping dos jogos ou é 15 ou 45, ultima vez q reiniciei não saiu de 45 mais, meu contrato vence em junho e queria dar a ultima chance trocando a HGU, não tenho problema com a velocidade só estabilidade das rotas

Qual ont usa? Deu muito trabalho pra trocar? Eu uso a HGU e quero trocar, ela pede reinicialização direto, meu ping dos jogos ou é 15 ou 45, ultima vez q reiniciei não saiu de 45 mais, meu contrato vence em junho e queria dar a ultima chance trocando a HGU, não tenho problema com a velocidade só estabilidade das rotas

agora to usando a hgu (askey rtf8115vw) em bridge mesmo...

tava usando a uf-loco da ubiquiti... aqui foi tranquilo trocar (mas não significa q vai funcionar aí).... só coloquei em bridge, selecionei profile 3 e preenchi o meu SLID na uf-loco (q vc pega no hgu da vivo)

tbm já usei/testei uma q a vivo usava antigamente, a askey rtf7000... essa tem até vídeo no youtube sobre como configurar p/ vivo. No entanto ela não conseguia chegar nos 600 mbps de velocidade.

eu de vc pedia p/ trocar a hgu.... não ficava inventando não. Se vc quiser usar outro roteador e não tiver assinado tv e telefone, só colocar a mesma em bridge pelo menu da própria vivo mesmo.

No passado, eu fiquei querendo trocar, principalmente, pq tava com pouco espaço (a hgu é meio trambolhuda e essas onts são pequenininhas). Mas agora fiz umas mudanças aqui, então tanto faz (optei pela opção q supostamente gera a menor dor de cabeça)

Última edição:

tava usando a uf-loco da ubiquiti... aqui foi tranquilo trocar (mas não significa q vai funcionar aí).... só colocar em bridge, selecionar profile 3 e preencher seu SLID (q vc pega no hgu da vivo)

tbm já usei uma q a vivo usava antigamente, a askey rtf7000... essa tem até vídeo no youtube sobre como configurar p/ vivo. No entanto ela não conseguia chegar nos 600 mbps de velocidade.

eu de vc pedia p/ trocar a hgu.... não ficava inventando não. Se vc quiser usar outro roteador e não tiver assinado tv e telefone, só colocar a mesma em bridge pelo menu da própria vivo mesmo.
Eu já uso ela em bridge, mas queria testar configurando as Vlans fora dela mesmo. Eu não entendo pq meu ping varia tanto no mesmo jogo se eu reinicio o aparelho, parece q tem uma senha secreta que faz a HGU funcionar com 15 de ping, tenho que reiniciar até funcionar e torcer pra dar certo. Desde que pegou o ultimo firmware não funcionou mais... aqui é vivo2, se ai for tbm devo testar algum ont desses, muito chato esse mitrastar ficando lento só pq n foi reiniciado

Eu já uso ela em bridge, mas queria testar configurando as Vlans fora dela mesmo. Eu não entendo pq meu ping varia tanto no mesmo jogo se eu reinicio o aparelho, parece q tem uma senha secreta que faz a HGU funcionar com 15 de ping, tenho que reiniciar até funcionar e torcer pra dar certo. Desde que pegou o ultimo firmware não funcionou mais... aqui é vivo2, se ai for tbm devo testar algum ont desses, muito chato esse mitrastar ficando lento só pq n foi reiniciado

aqui é vivo1.... pelo q li por aí, vivo2 é mais complicado trocar a hgu (além da ont ser compatível com a olt q te atende, precisaria do slid e do serial number do gpon... a uf-loco q eu usava, por exemplo, não deixa vc editar o serial number, então já não funcionaria)

tava usando a uf-loco da ubiquiti... aqui foi tranquilo trocar (mas não significa q vai funcionar aí).... só coloquei em bridge, selecionei profile 3 e preenchi o meu SLID na uf-loco (q vc pega no hgu da vivo)

tbm já usei/testei uma q a vivo usava antigamente, a askey rtf7000... essa tem até vídeo no youtube sobre como configurar p/ vivo. No entanto ela não conseguia chegar nos 600 mbps de velocidade.

No passado, eu fiquei querendo trocar, principalmente, pq tava com pouco espaço (a hgu é meio trambolhuda e essas onts são pequenininhas). Mas agora fiz umas mudanças aqui, então tanto faz (optei pela opção q supostamente gera a menor dor de cabeça)
A RTF7000 tem cap mesmo nas de 2 geração, já testei todas e a única com cap é ela.

ONT aqui (Askey RTF8115VW) bugou, o led de internet (com um ícone de mouse) está piscando em vermelho, mas continua com conexão, alguém já viu isso? Agora o medo é de desligar e realmente cair a conexão, vou fazer só na próxima que eu sair de casa.

Última edição:
Hoje fui colocar o Askey RTF8115VW em bridge, e para minha surpresa o telefone continuou funcionando normalmente, a 2 meses atrás tinha feito a mesma coisa, mas o telefone tinha parado de funcionar. Nesse meio tempo a HGU atualizou o firmware, mas não sei se tem algo a ver. Pra quem tiver HGU e quiser tentar.

ONT aqui (Askey RTF8115VW) bugou, o led de internet (com um ícone de mouse) está piscando em vermelho, mas continua com conexão, alguém já viu isso? Agora o medo é de desligar e realmente cair a conexão, vou fazer só na próxima que eu sair de casa.
Sinal fraco da fibra, pode tirar e recolocar na energia que pode até fixar em azul.

Sinal fraco da fibra, pode tirar e recolocar na energia que pode até fixar em azul.

Acertou na mosca, Potência RX está em -28.230 dBm, sendo que costuma ficar na casa dos 22 dBm, embora esteja chegando os 300Mbps. De madrugada vou fazer isso, se permanecer vou ligar para a Vivo.

edit: o led voltou a ficar azul, porém o RX continua baixo (27.440 dBm), acho que só ressincronizando pra melhorar o sinal, assim espero.

Última edição:
Parece que é rage de IP seu problema. Tenta anotar os IPs que tu tem o ping bom e ruim. Por ex, ip 189.xxx.xxx.xxx pode ser melhor que 179.xxx.xxx.xxx . Desativar o ipv6 pode ajudar também.

Se a rota for ruim não vai adiantar trocar a HGU e colocar uma ONT

Parece que é rage de IP seu problema. Tenta anotar os IPs que tu tem o ping bom e ruim. Por ex, ip 189.xxx.xxx.xxx pode ser melhor que 179.xxx.xxx.xxx . Desativar o ipv6 pode ajudar também.
isso tambem acontece aqui, o jeito é anotar a faixa de ip e ficar reiniciando.

Acertou na mosca, Potência RX está em -28.230 dBm, sendo que costuma ficar na casa dos 22 dBm, embora esteja chegando os 300Mbps. De madrugada vou fazer isso, se permanecer vou ligar para a Vivo.

edit: o led voltou a ficar azul, porém o RX continua baixo (27.440 dBm), acho que só ressincronizando pra melhorar o sinal, assim espero.
Na semana passada tive um problema parecido onde a luz do led(mouse=fibra) piscava no vermelho, a internet caia e despois sincronizava sozinho e voltava ao normal. Isso acontecia a cada 3 dias e depois aumentou a frequência. Abri o chamado pelo 10315 e o técnico veio onde detectou uma oscilação no conector da fibra no modem mas, o interessante que essa variação não fora indicado quando vc acessava o 192.168.15.1.

A troca e a conexão foi estabelecida e nunca mais voltou a cair e os indicadores de TX e RX são iguais antes do problema acontecer.

Como posso acessar o Askey RTF8115VW após colocar ele em bridge?

Vivo Fibra em breve em Ribeirão das Neves - MG (região metropolitana de Belo Horizonte). A cidade está cheia de outdoors anunciando a chegada e notei que a região central já conta com várias ruas prontas. Estão fazendo a rede precon no padrão que a Vivo utilizou nas últimas expansões de Belo Horizonte (CTO chuveirinho com anéis coloridos), parece que não será uma cidade com a rede neutra da American Tower.

A cidade também está com outdoors anunciando a Oi Fibra, sempre ao lado dos outdoors da Vivo. Mas parece que elas estão se evitando: enquanto a Vivo está iniciando a cobertura pela área central, a Oi já cobriu praticamente tudo de Justinópolis (o maior distrito, localizado na divisa com BH).

Uma curiosidade que notei nos testes de velocidade ultimamente e que não acontecia antes é uma aumento de pico da banda, meu plano é 600/300 e sempre no inicio do teste batia por volta de 750/400 depois caia pra 600/300, agora sempre bate 940/500 até "entrar o perfil" de 600mb e cair pra velocidade normal. Não sei se isso tem alguma coisa a ver com o plano de 1gb que devem lançarm em algum momento.
Screenshot-2022-04-18-120336.png

Uma curiosidade que notei nos testes de velocidade ultimamente e que não acontecia antes é uma aumento de pico da banda, meu plano é 600/300 e sempre no inicio do teste batia por volta de 750/400 depois caia pra 600/300, agora sempre bate 940/500 até "entrar o perfil" de 600mb e cair pra velocidade normal. Não sei se isso tem alguma coisa a ver com o plano de 1gb que devem lançarm em algum momento.
Screenshot-2022-04-18-120336.png
Se for no estado de SP esse pico é normal....

Aqui mesmo SP depois de troca de gateway maximo que chega 640 mega e depois grava em 600 mega.

Agora sem moleza de liberar mais do que o contratado.

Aguardando 1 GB e hgu wifi 6 ... :flash:

Meu setup antigo estava arregando pros 600Mbps (ONT TX-6610 e Roteador D-link DIR-882).

Setup atual roda liso esses 1000/500 descritos acima (HGU RTF8115VW em Bridge e roteador NanoPi R4S).

Users who are viewing this thread

Voltar