[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Em Porto Alegre os 300Mb/s entregavam 310Mb/s.
Na área original Telefônica ( São Paulo ) eles "aplicam no usuário", liberando bastante banda na fibra e controlando/limitando no servidor radius. Isso provoca o efeito que no speedtest dá valores elevados, mas se tentar um download grande, a velocidade vai convergindo para a contratada após um tempo. Ou seja é liberado nos primeiros segundos e após começa a ser limitada.
No plano de 700Mb/s ocorre algo semelhante, mas estabiliza em 780-800Mb/s após a largada em 900+Mb/s.

Sim, o famoso "burst". Ajuda bastante com o jitter/bufferfloat/ocilacao ao jogar ou nas calls por ex. Ainda mais q hj em dia com esses streaming tudo "cacheado" (youtube, netflix etc), consegue dar uns picos legal ao ponto de usar toda sua banda por alguns segundos quando ta bufferizando.
 
Pessoal, alguem que manje de telecom pode me tirar uma dúvida, moro em Manaus e uso vivo fibra de 300Mb, e aqui durante novembro até junho é um período que chove muito e com isso o sinal de internet fica ruim pra caramba, fica muito lento com muitas perdas de pacote e em jogos online o ping que já é alto fica pior ainda, pula de 50/60ms para 80/100ms, creio que por ser fibra ótica esse tipo de problema não era pra acontecer mas as vezes fica ruim por horas, alguém sabe dizer pq isso acontece?
 
fica muito lento com muitas perdas de pacote e em jogos online o ping que já é alto fica pior ainda, pula de 50/60ms para 80/100ms
Isso acontece literalmente todos os dias entre novembro e junho? Reparou se é em alguma faixa horária especifica?

Se for em horário de pico (entre 19~20h e 1~2h da manhã) normalmente a causa provável é saturação devido a link de transporte degradado por rompimento ou algo do gênero, em algumas regiões isso acontece com bastante frequência.

Naturalmente não existe apenas um circuito conectando o norte/nordeste ao sul/sudeste (por exemplo) e há ferramentas que fazem as devidas comutações de tráfego de modo a não deixar deixar os clientes totalmente desconectados, mas duas das consequências primárias são justamente essas: incremento na latência e perda de pacotes, especialmente quando os links que seguem ativos ficam muito próximos ou extrapolam seus limites.

Obviamente ainda existe a possibilidade de terem ativado mais assinantes do que os equipamentos da região dão conta de trafegar, mas também há formas de prever e prevenir isso.

creio que por ser fibra ótica esse tipo de problema não era pra acontecer mas as vezes fica ruim por horas
Seu entendimento está correto, com fibra não é normal que isso ocorra e quando ocorre é algo mais grave, você ficaria completamente desconectado e não com oscilação.
 
Isso acontece literalmente todos os dias entre novembro e junho? Reparou se é em alguma faixa horária especifica?

Se for em horário de pico (entre 19~20h e 1~2h da manhã) normalmente a causa provável é saturação devido a link de transporte degradado por rompimento ou algo do gênero, em algumas regiões isso acontece com bastante frequência.

Naturalmente não existe apenas um circuito conectando o norte/nordeste ao sul/sudeste (por exemplo) e há ferramentas que fazem as devidas comutações de tráfego de modo a não deixar deixar os clientes totalmente desconectados, mas duas das consequências primárias são justamente essas: incremento na latência e perda de pacotes, especialmente quando os links que seguem ativos ficam muito próximos ou extrapolam seus limites.

Obviamente ainda existe a possibilidade de terem ativado mais assinantes do que os equipamentos da região dão conta de trafegar, mas também há formas de prever e prevenir isso.


Seu entendimento está correto, com fibra não é normal que isso ocorra e quando ocorre é algo mais grave, você ficaria completamente desconectado e não com oscilação.
Sobre usuários Vivo em Manaus peguei esses dados do site da Anatel. Ultimo dado disponivel é novembro;
novembro de 2022 = 39.375 - 9.0%
janeiro de 2022 = 34.953 - 8.2%
novembro de 2021 = 25.824 - 6.2%
 
Explica melhor... vc conseguiu uma degustação do zero? qual foi o procedimento? qual o valor que ficou?
Não, eu não consegui a degustação... A vivo tinha aumentado minha conta em 10% ( reajuste anual)...Porém eu fiz uma reclamação no Anatel Consumidor e eles me responderam, e voltaram o valor ao normal...Só isso mesmo, mas eu queria sim a degustação!! Acaba agr dia 20/02 minha fidelidade
 
Rapaziada,
No começo do mês a Vivo passou fazendo a instalação da fiação para fibrar a minha rua, e hoje eles passaram instalando os CTO's.
Já sou assinante Vivo há um tempo, mas, o CTO que a minha fibra ta instalada é cerca de 500m da minha casa e toda vez que passa qualquer caminhão acaba estourando o fio e é um transtorno para os técnicos puxarem de novo por ser longe.
Existe uma forma de eu pedir para Vivo para mudar minha instalação para o CTO que está exatamente na frente do meu portão?

 
Rapaziada,
No começo do mês a Vivo passou fazendo a instalação da fiação para fibrar a minha rua, e hoje eles passaram instalando os CTO's.
Já sou assinante Vivo há um tempo, mas, o CTO que a minha fibra ta instalada é cerca de 500m da minha casa e toda vez que passa qualquer caminhão acaba estourando o fio e é um transtorno para os técnicos puxarem de novo por ser longe.
Existe uma forma de eu pedir para Vivo para mudar minha instalação para o CTO que está exatamente na frente do meu portão?


Eu não mexeria com isso assim "do nada" por dois motivos: 1) Possibilidade de gerar cobrança por mudança de ponto; 2) Burocracia envolvida para se fazer entender lá dentro.

É provável que um dos objetivos dessa nova estrutura instalada seja justamente diminuir o número de tickets para manutenção de cabo drop então se os rompimentos são relativamente frequentes talvez valha mais a pena aguardar acontecer novamente para aí sim pleitear a realocação para o CTO mais próximo, isso se eles não fizerem algum movimento antes disso.
 
Isso acontece literalmente todos os dias entre novembro e junho? Reparou se é em alguma faixa horária especifica?

Se for em horário de pico (entre 19~20h e 1~2h da manhã) normalmente a causa provável é saturação devido a link de transporte degradado por rompimento ou algo do gênero, em algumas regiões isso acontece com bastante frequência.

Naturalmente não existe apenas um circuito conectando o norte/nordeste ao sul/sudeste (por exemplo) e há ferramentas que fazem as devidas comutações de tráfego de modo a não deixar deixar os clientes totalmente desconectados, mas duas das consequências primárias são justamente essas: incremento na latência e perda de pacotes, especialmente quando os links que seguem ativos ficam muito próximos ou extrapolam seus limites.

Obviamente ainda existe a possibilidade de terem ativado mais assinantes do que os equipamentos da região dão conta de trafegar, mas também há formas de prever e prevenir isso.


Seu entendimento está correto, com fibra não é normal que isso ocorra e quando ocorre é algo mais grave, você ficaria completamente desconectado e não com oscilação.

É só o tempo fechar e começar a chover que fica ruim, não tem horário especifico, as vezes só de tá nublado já fica ruim.
 
É só o tempo fechar e começar a chover que fica ruim, não tem horário especifico, as vezes só de tá nublado já fica ruim.
Interessante, nesse caso sugiro dar uma acompanhada nos seus sinais com tempo seco e chuvoso, se houver muita discrepância de repente vale a pena abrir um chamado para o pessoal analisar.

Para acessar o HGU bata acessar o IP dele (provavelmente http://192.168.15.1), você verá uma tela mais ou menos assim:

Screenshot_20230127-224204.jpg


Os níveis aceitáveis são:

RX: -27 a -8 dBm
TX: 0.5 a 5 dBm.

Lembrando que uma leve variação ao atualizar a página é normal, e valores maiores ou menores não interferem em ping ou velocidade.
 
Interessante, nesse caso sugiro dar uma acompanhada nos seus sinais com tempo seco e chuvoso, se houver muita discrepância de repente vale a pena abrir um chamado para o pessoal analisar.

Para acessar o HGU bata acessar o IP dele (provavelmente http://192.168.15.1), você verá uma tela mais ou menos assim:

Ver anexo 134801

Os níveis aceitáveis são:

RX: -27 a -8 dBm
TX: 0.5 a 5 dBm.

Lembrando que uma leve variação ao atualizar a página é normal, e valores maiores ou menores não interferem em ping ou velocidade.

Quando isso acontece é geral, é na cidade toda ahahhah, nem adianta abrir chamado.

Algo que imagino que aconteça mas não sei se é possível é que a rede dentro da cidade usa fibra otica mas o cabos que saem da cidade e estão em trechos remotos devem ser cabos coaxiais velhos ai quando chove encharca tudo ahahhah.
 
Quando isso acontece é geral, é na cidade toda ahahhah, nem adianta abrir chamado.
Bizarro, você tem TV no contrato? Conheço algumas pessoas daí que se queixam mais de falhas eventuais no IPTV do que na internet.

Algo que imagino que aconteça mas não sei se é possível é que a rede dentro da cidade usa fibra otica mas o cabos que saem da cidade e estão em trechos remotos devem ser cabos coaxiais velhos ai quando chove encharca tudo ahahhah.
Definitivamente não é assim não hahaha, mas em seu lugar eu também cogitaria essa hipótese.
 
Quando isso acontece é geral, é na cidade toda ahahhah, nem adianta abrir chamado.

Algo que imagino que aconteça mas não sei se é possível é que a rede dentro da cidade usa fibra otica mas o cabos que saem da cidade e estão em trechos remotos devem ser cabos coaxiais velhos ai quando chove encharca tudo ahahhah.
cabo coaxial??? não estamos falando de HFC, e sim fibra optica.... se o problema é na cidade toda cabe vc reclamar toda vez que cai. para anularem sua fatura
por exemplo.
assim outras pessoas devem fazer o mesmo
 
Quando isso acontece é geral, é na cidade toda ahahhah, nem adianta abrir chamado.

Algo que imagino que aconteça mas não sei se é possível é que a rede dentro da cidade usa fibra otica mas o cabos que saem da cidade e estão em trechos remotos devem ser cabos coaxiais velhos ai quando chove encharca tudo ahahhah.

Se é toda a cidade, será que a Vivo não está usando um uplink por satélite por aí? Como é a latência em geral nos dias bons?
 
Se é toda a cidade, será que a Vivo não está usando um uplink por satélite por aí? Como é a latência em geral nos dias bons?
Sou de Manaus também, latência em dias bons 47ms a 50ms ping para servidor em são paulo. E esse ping antes era inimaginável, pela distância. Com a Oi, Claro e Tim o ping fica 70ms pra mais. Mas mesmo nos dias ruins, o ping fica normal, o que faz ficar lento é que a velocidade e download ficam tipo 2mb ou até menos que isso
E o problema de lentidão tava horrível nesses ultimos dias, ontem e hoje aparentemente normalizou.
Mas algo que percebi desde sempre, é que o link ao sair de manaus para outra cidade, deve estar saturado, pois não consigo atingir os 600mb, já quando faz um teste de velocidade para servidor em Manaus as vezes consigo os 600mb, mas na maioria das vezes também não consigo.

Como para nós o que importa é conseguir uma boa velocidade e ping para os servidores no sudeste onde tudo é centralizado, aí sofremos com a falta de largura de banda na saída de Manaus.
Pior que a vivo não tem ponto de troca com nenhum outro provedor em Manaus, então se pingar o servidor da claro, oi, tim de manaus, o ping é mais de 100ms e a velocidade é ruim também.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sou sim, tenho vivo fibra desde o ano passado. Agora que a Claro fibrou aqui a minha rua, tô pensando se volto a assinar.
É fibra mesmo da claro aqui em Manaus, ou é o coaxial?
Aqui em manaus ainda não vi nenhum lugar com fibra da claro
 
Última edição:
Sei que não tem a ver mais se alguém pode me fala sobre isto
Tenho vivo eays, só que este dias tava tendo entra em no app banco Inter, caixa e não foi e Até mesmo o app da vivo eays não vai

Entrei no site IPv6.br para ver se tava usando só IPv6 e adivinha, o site mostra que só tô navegando pelo o IPv6 e o IPv4 não está disponível

Isto é meio chato tenho que usar uma vpn para ter acesso a certo app

Alguém mais tem este problema
 
(mensagem removida - tópico errado)
 
Última edição:
Nas linhas normais na app da Vivo na área de suporte tem a opção de "atualizar a linha".

Porém para a linha "Vivo Easy" essa opção não existe.

Alguém sabe se é possível "atualizar a linha" pela app da Vivo Easy? Não achei essa opção na app da Vivo Easy.

Mas basicamente o problema é que o VoLTE e VoWifi na minha linha Vivo Easy não estão funcionando (no passado apareciam os ícones mas não funcionavam, agora nem mais os ícones aparecem). E como o pessoal está relatando aqui que o VoLTE está funcionando nas linhas Vivo Easy, queria tentar "resetar" minha linha para ver se resolve.
Tem que entrar em contato com o suporte e pedir para arrumar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo