[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Lucro da Vivo aumenta 11,3% com mais clientes de fibra óptica e celular pós-pago​

Vivo divulga resultados financeiros do 1º trimestre de 2023; base de clientes aumenta 12,3% e serviço Vivo Fibra está disponível para 24,4 milhões de domicílios

Aumentando o preço de tudo é fácil lucrar muito.

Entrando no aplicativo da Vivo para agendar uma visita técnica informaram que na região está com problemas técnicos devido a manutenções. A pergunta que faço é...

Uma manutenção onde a conexão não está caindo, pode afetar de forma absurda a qualidade da conexão? A velocidade de download e upload não mudou nada, apenas piorou e muito o que já estava ruim, ou seja, em jogos e sites. Pergunto isso porque não sou profissional em rede de fibra ótica.

Entrando no aplicativo da Vivo para agendar uma visita técnica informaram que na região está com problemas técnicos devido a manutenções. A pergunta que faço é...

Uma manutenção onde a conexão não está caindo, pode afetar de forma absurda a qualidade da conexão? A velocidade de download e upload não mudou nada, apenas piorou e muito o que já estava ruim, ou seja, em jogos e sites. Pergunto isso porque não sou profissional em rede de fibra ótica.
O caso mais simples que consigo pensar é que um backbone ou mesmo roteador no meio do caminho deu problema, agora você precisa redirecionar todo esse tráfego pra outro. A rota pode ser pior, por ter mais pulos ou ser mais longe mesmo, fora que o tráfego aumenta e não necessariamente o equipamento dê conta de todo esse tráfego, o que aumenta o tempo de resposta e reduz a velocidade, por aí vai. É tipo congestionamento quando tem rodovia interditada ou em obra, tudo demora mais pra chegar, seja porque tá parado esperando resposta ou porque tá tendo que dar uma volta maior pra chegar. Esse caminho alternativo também pode estar esburacado, ou ser pista simples e agora cheio de carreta que também tá desviando por aí.

Sinal "ruim" dá menos problema pra operadora do que nenhum sinal, já que um dá multa pesada quando fica muito tempo. Sinal "ruim" depende de alguém avaliar o que é bom ou ruim, o quanto impacta o usuário. Menos gente reclama de sinal ruim do que quando fica sem sinal nenhum também.

não é so isso. houve um aumento considerado nos clientes banda larga fixa. (fibra)
Na verdade, a variação da receita é proporcional à variação do número de clientes, o que indica que o aumento de receita não foi gerado pelo aumento do preço dos planos (ao menos nao neste balanço).

Adicionalmente, o aumento de lucro foi gerado especialmente pela redução do Capex (investimentos), na ordem de R$200 milhoes. Caso o nível de investimentos tivesse se mantido o mesmo, o lucro teria sido R$115 milhões a menos que no trimestre anterior.

não é so isso. houve um aumento considerado nos clientes banda larga fixa. (fibra)
Sim, foram os primeiros a subir. Depois o Vivo Easy, agora o Vivo Pré foi anunciado reajuste. Controle e Pós Pago não tô sabendo. E ela ainda divulga que espera que TIM e Claro sigam tendência. Espero que não.

Sim, foram os primeiros a subir. Depois o Vivo Easy, agora o Vivo Pré foi anunciado reajuste. Controle e Pós Pago não tô sabendo. E ela ainda divulga que espera que TIM e Claro sigam tendência. Espero que não.
Então, o controle (infelizmente) subiu também. Fui ver a fatura aqui pra pagar e tomei um susto! De 37,49 subiu pra 43,75

Eu pagava 34,99 poxa... :crycat:

Então, o controle (infelizmente) subiu também. Fui ver a fatura aqui pra pagar e tomei um susto! De 37,49 subiu pra 43,75

Eu pagava 34,99 poxa... :crycat:
O que você tem nesse plano? Porque no Easy Prime agora o mais barato será de 33 reais. Tem 6GB, ligação ilimitada e WhatsApp ilimitado, cashback de 10 conto.

O que você tem nesse plano? Porque no Easy Prime agora o mais barato será de 33 reais. Tem 6GB, ligação ilimitada e WhatsApp ilimitado, cashback de 10 conto.
O plano que eu tô, é o de 21 GB*. Consegui naqueles links malucos que o pessoal achava no site da vivo e reclamando no consumidor.gov, pois eles não queriam honrar a oferta

Aí ficou que tava com a franquia de 21GB pagando o preço de 3GB

*: Os "21GB", na verdade, são os 3GB cheio de bônus

O plano que eu tô, é o de 21 GB*. Consegui naqueles links malucos que o pessoal achava no site da vivo e reclamando no consumidor.gov, pois eles não queriam honrar a oferta

Aí ficou que tava com a franquia de 21GB pagando o preço de 3GB

*: Os "21GB", na verdade, são os 3GB cheio de bônus
Então você não vai poder sair dessa oferta e aguentar o aumento. Não tem algo parecido assim a não ser no Pós.

provavelmente erro de perfil
O atendente disse que tá tentando mandar a atualização para o meu roteador, mas só fica pendente... Nesse caso só chamando técnico?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só uma informação, pedi a gravação da ligação e entraram em contato comigo pra saber o porque e foram muito solícitos. Olhando para a assinatura, é o mesmo setor do consumidor.gov

Última edição:
O atendente disse que tá tentando mandar a atualização para o meu roteador, mas só fica pendente... Nesse caso só chamando técnico?

Só uma informação, pedi a gravação da ligação e entraram em contato comigo pra saber o porque e foram muito solícitos. Olhando para a assinatura, é o mesmo setor do consumidor.gov
Sim so com visita tecnica, o tecnico vai ter que falar com a CO e corrigir o perfil se não resolver ja manda uma reclamação no consumidor.

Da um reset no modem antes que restaurar para o modo fábrica salva as configurações dele geralmente resolve e desconecta todos os cabos

Putz, acabou o perfil 600/300. Durou 1 ano e 4 meses.

Bom somente uma comparação DNS, pelo visto dns da telefonica deu uma melhorada, antes não ficava no topo não.

ek3Ay51.png

Bom somente uma comparação DNS, pelo visto dns da telefonica deu uma melhorada, antes não ficava no topo não.

ek3Ay51.png
Tempo de resposta cached não me lembro de ser ruim, problema era o uncached.
Eu dou mais importância ao tempo uncached, até porque o cached vai estar no meu router e o tempo vai ser 0ms mesmo.
Mas os DNS da telefônica na minha região, melhoraram mesmo, inclusive no uncached, só que na última vez que andei testando, a uns 2 meses talvez, no horário de pico eles caiam várias posições.

Aproveitando o assunto, adguard está com servidores no BR, então os tempos de resposta estão bons e segundo o teste de spoofability do grc.com/dns eles estão bem configurados também, ao contrário por exemplo dos da telefônica que comigo sempre dá um resultado não ideal.

Última edição:
Tempo de resposta cached não me lembro de ser ruim, problema era o uncached.
Eu dou mais importância ao tempo uncached, até porque o cached vai estar no meu router e o tempo vai ser 0ms mesmo.
Mas os DNS da telefônica na minha região, melhoraram mesmo, inclusive no uncached, só que na última vez que andei testando, a uns 2 meses talvez, no horário de pico eles caiam várias posições.

Aproveitando o assunto, adguard está com servidores no BR, então os tempos de resposta estão bons e segundo o teste de spoofability do grc.com/dns eles estão bem configurados também, ao contrário por exemplo dos da telefônica que comigo sempre dá um resultado não ideal.
não sabia do adguard bacana eu adicionei ele, bom fica ae para comparativo, deixei classificado de ambas as maneiras para ver o comparativo.

6AkiHLW.png
XJwGFr7.png

3 dias e 3 instalações aqui na rua do Vivo Fibra. Fiquei vendo. Só instalação fácil, as casa tudo perto da CTOP. Pelo que ouvi, uma dessas pessoas pegou o plano de 500 Mega.
Mas parece que os técnicos que vem não manjam muito. O primeiro, ficou horas fazendo a instalação. O de hoje, ligou pra outro cara vir ajudar. Deve ser pessoal que era do ADSL e agora foram treinados pra ir pra fibra.
Mas é aquilo, a Vivo é a mais lembrada pelo nome, pessoal quando quer pedir Internet lembra primeiro dela e aqui provavelmente só eu e um técnico de informática sabemos que tem mais. As pequenas colocam as placas mas o pessoal não confia em pedir, estão certos.
A Oi, deixou de passar com consultores, mas tem uma galera que tem por conta da época que ela chegou.
A Vivo sabe que é a mais lembrada e cobra mais caro por isso também. Pessoal paga porque sabe da qualidade.

Estou com problemas de velocidade de UL pra upar apenas num servidor... e já vi que deve ser deles, não culpa da VIVO (agora). Só que notei algo interessante: se eu upar em navegadores diferentes outros arquivos, o UL somado pra esse site chega a 4 MB/s. Mas se eu upar 1 único arquivo, fica numa velocidade ridícula de 200, 300 KB/s no máximo.

Ou seja, somando os envios, a pessoa consegue uma velocidade boa, mas 1 só, não.

A pergunta que fica é: isso pode ser algum tipo de TS da VIVO, ou limitação (nova, não antiga) do servidor? Porque no passado um único UL chegava a esses mesmos 4, 5 MB/s. Mas agora apenas na soma. Só que se o arquivo for grande, levará várias horas pra terminar.

Se alguém tiver uma sugestão... :deal:

OBS: existe uma possibilidade de ser culpa 100% do servidor, porque já tiveram problemas no passado, e podem estar consertando ainda. Além disso, mesmo sua internet podendo baixar e upar bem mais que isso, eles mesmos capam pra esses 4, 5 MB/s. A bronca é que 1 só UL está bem devagar agora... Inclusive me foi sugerido se for pra baixar deles, que o JDownloader tenha um número maior de conexões simultâneas (configuração interna), porque aí parece que tenta por ex. baixar 8 partes de um mesmo arquivo, chegando a 800 KB/s e não 100 se fosse 1 só.

Estou com problemas de velocidade de UL pra upar apenas num servidor... e já vi que deve ser deles, não culpa da VIVO (agora). Só que notei algo interessante: se eu upar em navegadores diferentes outros arquivos, o UL somado pra esse site chega a 4 MB/s. Mas se eu upar 1 único arquivo, fica numa velocidade ridícula de 200, 300 KB/s no máximo.

Ou seja, somando os envios, a pessoa consegue uma velocidade boa, mas 1 só, não.

A pergunta que fica é: isso pode ser algum tipo de TS da VIVO, ou limitação (nova, não antiga) do servidor? Porque no passado um único UL chegava a esses mesmos 4, 5 MB/s. Mas agora apenas na soma. Só que se o arquivo for grande, levará várias horas pra terminar.

Se alguém tiver uma sugestão... :deal:

OBS: existe uma possibilidade de ser culpa 100% do servidor, porque já tiveram problemas no passado, e podem estar consertando ainda. Além disso, mesmo sua internet podendo baixar e upar bem mais que isso, eles mesmos capam pra esses 4, 5 MB/s. A bronca é que 1 só UL está bem devagar agora...

Usa VPN warp do Cloudflare, é free.

Users who are viewing this thread

Voltar