[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Vc conseguiu os 700 mbps por R$130? Ou o valor está errado?
Eu fechei por 150, mas no meu extrato do contrato está aparecendo 129, por isso perguntei para quem assinou 700 está aparecendo assim também
 
Enquanto isso.. aqui eu estou sem internet da Vivo porque me desconectaram pela 2ª vez em menos de 1 semana.
Motivo? Caixa cheia.
Semana passada não sei se foi instalação nova, mas hoje sei que foi pra arrumar a do vizinho que estava com o mesmo problema.
 
@C9H13NO3 @j4nus
Vocês tem ideia do por quê recentemente a Vivo começou a retirar aquelas caixas beges(acredito ser do metálico) dos postes e instalar pendurada nos fios como fazem com as CTO de fibra? Fizeram isso essa semana na minha rua, os postes todos estão praticamente limpos, só o cabeamento aéreo sendo ocupado mesmo.
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Enquanto isso.. aqui eu estou sem internet da Vivo porque me desconectaram pela 2ª vez em menos de 1 semana.
Motivo? Caixa cheia.
Semana passada não sei se foi instalação nova, mas hoje sei que foi pra arrumar a do vizinho que estava com o mesmo problema.
Isso acontecia comigo direto na Tim Fibra, sempre que tinha nova instalação ou manutenção de alguém, eu ficava sem conexão. E sempre era a mesma coisa, tinha me desconectado da CTO. Um porre…
 
Troquei pra 700mb aqui. Aparentemente o upload está ok, porém o download fica ali nos 480mb. Esse é também o problema de perfil que vocês falam? Meu modem da vivo é bem antigo (Askey RTF3505VW-N1).

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Troquei pra 700mb aqui. Aparentemente o upload está ok, porém o download fica ali nos 480mb. Esse é também o problema de perfil que vocês falam? Meu modem da vivo é bem antigo (Askey RTF3505VW-N1).

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Problema de perfil.
 
Troquei pra 700mb aqui. Aparentemente o upload está ok, porém o download fica ali nos 480mb. Esse é também o problema de perfil que vocês falam? Meu modem da vivo é bem antigo (Askey RTF3505VW-N1).

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Se alguém estiver com este mesmo problema, consegui arrumar sozinho aqui. Basicamente fui nas configurações padrão do modem/HGU ([ip]/padrao, loga com a mesma senha, mas com usuário support) e desliguei o QoS que eu nem sabia que estava ligado, já que eu sempre usava o painel de config da vivo e acho que nem tem essa opção lá.

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Se alguém estiver com este mesmo problema, consegui arrumar sozinho aqui. Basicamente fui nas configurações padrão do modem/HGU ([ip]/padrao, loga com a mesma senha, mas com usuário support) e desliguei o QoS que eu nem sabia que estava ligado, já que eu sempre usava o painel de config da vivo e acho que nem tem essa opção lá.

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Eu ainda comentei sobre o QoS mas parece que ninguém leu.

:haha:
 
quando faz esses testes de velocidade no speedtest, tem que usar o servidor do estado ou de um mais longe para saber a real?
 
quem solicitou mudança de plano via APP, as faturas antigas de vcs também sumiram? Até mesmo uma com vencimento pra agora minha sumiu...
 
quem solicitou mudança de plano via APP, as faturas antigas de vcs também sumiram? Até mesmo uma com vencimento pra agora minha sumiu...
Sempre tenho esses problemas com mudança de planos, e não só da vivo. Aí tenho que pegar boleto no e-mail pra pagar o antigo. Por duas vezes já fiquei com fatura em aberto na Claro por conta disso, não recebia no e-mail, no app sumia a conta, aí depois ficavam me ligando falando q eu não paguei a conta 🙄
 
@C9H13NO3 @j4nus
Vocês tem ideia do por quê recentemente a Vivo começou a retirar aquelas caixas beges(acredito ser do metálico) dos postes e instalar pendurada nos fios como fazem com as CTO de fibra? Fizeram isso essa semana na minha rua, os postes todos estão praticamente limpos, só o cabeamento aéreo sendo ocupado mesmo.
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Isso acontecia comigo direto na Tim Fibra, sempre que tinha nova instalação ou manutenção de alguém, eu ficava sem conexão. E sempre era a mesma coisa, tinha me desconectado da CTO. Um porre…
boa pergunta viu... não tem como tirar uma foto?
aqui nos postes não vi nada diferente.
 
Pra quem tá com 600mb por 124,90, tem algo melhor ? Considerando o preço por MB que está sendo pago ?
 
Mudei o plano e nada de atualizar a velocidade contratada. Achei estranho mas aguardei. Configurei o QoS do router ASUS para 1GB para não ter problemas com limitações. Como nada mudou, resolvi reiniciar de fábrica o router da Vivo. A velocidade contratada estava funcionando. Ligando novamente no router da ASUS vi que a velocidade estava limitada como se tivesse no contrato antigo. Desabilitei o QoS e pronto. Ou seja... acredito que mudaram na hora mas não sei porque car@lhus o QoS está bugado. Para ter a velocidade contratada preciso usar com QoS desabilitado.

Troquei pra 700mb aqui. Aparentemente o upload está ok, porém o download fica ali nos 480mb. Esse é também o problema de perfil que vocês falam? Meu modem da vivo é bem antigo (Askey RTF3505VW-N1).

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Se alguém estiver com este mesmo problema, consegui arrumar sozinho aqui. Basicamente fui nas configurações padrão do modem/HGU ([ip]/padrao, loga com a mesma senha, mas com usuário support) e desliguei o QoS que eu nem sabia que estava ligado, já que eu sempre usava o painel de config da vivo e acho que nem tem essa opção lá.

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Eu ainda comentei sobre o QoS mas parece que ninguém leu.

:haha:

Eu vi seu post. O meu por algum motivo estava ativado nesse modem antigo da vivo sei lá pq. Não uso nenhum roteador próprio, só o da vivo mesmo.

Muita calma nessa hora, @Lynx. e @doh! . As observações de vocês são valiosas e bem-vindas, mas precisamos tomar cuidado pra não tirarmos conclusões precipitadas em cima de conclusões precipitadas, sem analisarmos melhor, e acabarmos viajando na maionese no final 😂😂😂🤣🤣🤣. Muito provavelmente vocês estão falando sobre funcionalidades distintas de Quality of Service, cada um.

Observando as opções de QoS nos equipamentos da Vivo, me parece que elas priorizam pacotes através de marcações nos pacotes IP (DSCP - Layer 3), frames Ethernet (802.1p - Layer 2) e frames 802.11 (WMM/802.11e - Layer 2). Já pelo que pude entender das opções de QoS de roteadores Asus, me parecem implementar mecanismos de gestão e priorização de tráfego no próprio roteador, sem mudar nada nos frames/pacotes.

No seu caso, @Lynx. , sugeriria ver como se comporta o consumo de CPU durante um speed test com QoS habilitado no roteador Asus. Minha hipótese é que a CPU esteja sendo saturada (ao menos um núcleo, quiçá mais), e não um QoS "bugado". Mecanismos de gestão e priorização de tráfego e algoritmos de QoS são naturalmente complexos e pesados para a CPU (até é possível que haja alguns cenários em que seja feito algum tipo de QoS ao mesmo tempo em que se usa Hardware Offloading, mas minha aposta é que não foi o caso no seu cenário).

Já no seu caso, @doh! , pode ser que desabilitar a opção "Enable QoS" tenha surtido algum efeito, mas confesso que estou meio cético. Esta opção me parece apenas emcapsular/desemcapsular um marcador DSCP no pacote IP (para afetar a priorização do pacote durante o seu tráfego). Não imagino que isso pese muito no roteador, não (imagino que tenha um peso semelhante ao simples VLAN tagging feito na interface WAN, por exemplo) e também não deve ter nenhum efeito prático no tráfego já que o padrão é "No Change(-1)". Além do mais, meu aparelho da Vivo está com a configuração padrão ("Enable QoS" habilitado e "No Change(-1)" selecionado) e está alcançando os 700 Down / 350 Up normalmente. Sabe se ambas as suas medições de speed test foram feitas com o mesmo servidor? O ideal é sempre comparar medições feitas com o mesmo servidor para diminuir a chance de variações por outros fatores. Ah, estou supondo que o teste tenha sido feito conectado via cabo com o roteador (do contrário, há aí mais um possível fator que explique a diferença). É capaz de você conseguir restaurar a configuração padrão (com QoS habilitado) e continuar atingindo as velocidades contratadas, como agora. Pode ter sido outro fator o responsável pela diferença de velocidade.

Aproveitando: o termo correto para o que é frequentemente chamado de "overhead" aqui no tópico é "overprovisioning"
 
Muita calma nessa hora, @Lynx. e @doh! . As observações de vocês são valiosas e bem-vindas, mas precisamos tomar cuidado pra não tirarmos conclusões precipitadas em cima de conclusões precipitadas, sem analisarmos melhor, e acabarmos viajando na maionese no final 😂😂😂🤣🤣🤣. Muito provavelmente vocês estão falando sobre funcionalidades distintas de Quality of Service, cada um.

Observando as opções de QoS nos equipamentos da Vivo, me parece que elas priorizam pacotes através de marcações nos pacotes IP (DSCP - Layer 3), frames Ethernet (802.1p - Layer 2) e frames 802.11 (WMM/802.11e - Layer 2). Já pelo que pude entender das opções de QoS de roteadores Asus, me parecem implementar mecanismos de gestão e priorização de tráfego no próprio roteador, sem mudar nada nos frames/pacotes.

No seu caso, @Lynx. , sugeriria ver como se comporta o consumo de CPU durante um speed test com QoS habilitado no roteador Asus. Minha hipótese é que a CPU esteja sendo saturada (ao menos um núcleo, quiçá mais), e não um QoS "bugado". Mecanismos de gestão e priorização de tráfego e algoritmos de QoS são naturalmente complexos e pesados para a CPU (até é possível que haja alguns cenários em que seja feito algum tipo de QoS ao mesmo tempo em que se usa Hardware Offloading, mas minha aposta é que não foi o caso no seu cenário).

Já no seu caso, @doh! , pode ser que desabilitar a opção "Enable QoS" tenha surtido algum efeito, mas confesso que estou meio cético. Esta opção me parece apenas emcapsular/desemcapsular um marcador DSCP no pacote IP (para afetar a priorização do pacote durante o seu tráfego). Não imagino que isso pese muito no roteador, não (imagino que tenha um peso semelhante ao simples VLAN tagging feito na interface WAN, por exemplo) e também não deve ter nenhum efeito prático no tráfego já que o padrão é "No Change(-1)". Além do mais, meu aparelho da Vivo está com a configuração padrão ("Enable QoS" habilitado e "No Change(-1)" selecionado) e está alcançando os 700 Down / 350 Up normalmente. Sabe se ambas as suas medições de speed test foram feitas com o mesmo servidor? O ideal é sempre comparar medições feitas com o mesmo servidor para diminuir a chance de variações por outros fatores. Ah, estou supondo que o teste tenha sido feito conectado via cabo com o roteador (do contrário, há aí mais um possível fator que explique a diferença). É capaz de você conseguir restaurar a configuração padrão (com QoS habilitado) e continuar atingindo as velocidades contratadas, como agora. Pode ter sido outro fator o responsável pela diferença de velocidade.

Aproveitando: o termo correto para o que é frequentemente chamado de "overhead" aqui no tópico é "overprovisioning"

Você tem razão. Deu a entender que os 2 casos eram o mesmo e não era. E sim, colocando em QoS adaptativo a CPU vai a 100% no Core 1 e o Core 2 fica em 10%. Já no Adaptativo Manual a CPU vai para 86% e no Adaptativo Automático 85%. Me parece que é melhor eu usar sem QoS mesmo sabendo que pode ajudar um pouco em jogos. Mas dando gargalo na CPU não é nada bom.

Mas o sentido que eu quis dizer era que se o QoS estiver On (seja o router que for) pode limitar a conexão como limitou aqui. Até então eu realmente não sabia o motivo, achei que poderia ser bug. Ou seja, routers bugando com QoS. Mas a verdade é que satura demais o aparelho, forçando bastante e deve ser por isso que no modo QoS Tradicional da esse problema na conexão. Nessa opção a conexão não passa de 300/200.
 
Estou usando Vivo Fibra com modem mitrastar e firmware versão "BR_g7.9_1.11(WVK.0)b42"
Me lembro de ter tentado utilizar QoS deste modem para limitar banda de um determinado grupo e só tive problemas. No final, deixei desativado e desisti...

Utilizava muito o QoS que eu tinha no Linksys WRT3200ACM OpenWRT. Saudades
 
Estou usando Vivo Fibra com modem mitrastar e firmware versão "BR_g7.9_1.11(WVK.0)b42"
Me lembro de ter tentado utilizar QoS deste modem para limitar banda de um determinado grupo e só tive problemas. No final, deixei desativado e desisti...

Utilizava muito o QoS que eu tinha no Linksys WRT3200ACM OpenWRT. Saudades

Eu nem sabia que o Askey tem QoS. Para quem usa em modo Bridge faz diferença deixar padrão ou desabilitar ?
 

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