Muita calma nessa hora,
@Lynx. e
@doh! . As observações de vocês são valiosas e bem-vindas, mas precisamos tomar cuidado pra não tirarmos conclusões precipitadas em cima de conclusões precipitadas, sem analisarmos melhor, e acabarmos viajando na maionese no final






. Muito provavelmente vocês estão falando sobre funcionalidades distintas de Quality of Service, cada um.
Observando as opções de QoS nos equipamentos da Vivo, me parece que elas priorizam pacotes através de marcações nos pacotes IP (DSCP - Layer 3), frames Ethernet (802.1p - Layer 2) e frames 802.11 (WMM/802.11e - Layer 2). Já pelo que pude entender das opções de QoS de roteadores Asus, me parecem implementar mecanismos de gestão e priorização de tráfego no próprio roteador, sem mudar nada nos frames/pacotes.
No seu caso,
@Lynx. , sugeriria ver como se comporta o consumo de CPU durante um speed test com QoS habilitado no roteador Asus. Minha hipótese é que a CPU esteja sendo saturada (ao menos um núcleo, quiçá mais), e não um QoS "bugado". Mecanismos de gestão e priorização de tráfego e algoritmos de QoS são naturalmente complexos e pesados para a CPU (até é possível que haja alguns cenários em que seja feito algum tipo de QoS ao mesmo tempo em que se usa Hardware Offloading, mas minha aposta é que não foi o caso no seu cenário).
Já no seu caso,
@doh! , pode ser que desabilitar a opção "Enable QoS" tenha surtido algum efeito, mas confesso que estou meio cético. Esta opção me parece apenas emcapsular/desemcapsular um marcador DSCP no pacote IP (para afetar a priorização do pacote durante o seu tráfego). Não imagino que isso pese muito no roteador, não (imagino que tenha um peso semelhante ao simples VLAN tagging feito na interface WAN, por exemplo) e também não deve ter nenhum efeito prático no tráfego já que o padrão é "No Change(-1)". Além do mais, meu aparelho da Vivo está com a configuração padrão ("Enable QoS" habilitado e "No Change(-1)" selecionado) e está alcançando os 700 Down / 350 Up normalmente. Sabe se ambas as suas medições de speed test foram feitas com o mesmo servidor? O ideal é sempre comparar medições feitas com o mesmo servidor para diminuir a chance de variações por outros fatores. Ah, estou supondo que o teste tenha sido feito conectado via cabo com o roteador (do contrário, há aí mais um possível fator que explique a diferença). É capaz de você conseguir restaurar a configuração padrão (com QoS habilitado) e continuar atingindo as velocidades contratadas, como agora. Pode ter sido outro fator o responsável pela diferença de velocidade.
Aproveitando: o termo correto para o que é frequentemente chamado de "overhead" aqui no tópico é "overprovisioning"