[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

O contrato de internet aqui é desde a época da GVT.
E posso dizer com tranquilidade que o sinal nunca esteve tão ruim. Me irrita bastante algumas posturas defendendo a operadora. A qualidade ao longo dos anos caiu em vários aspectos, mas continuam cobrando como um serviço premium".

SQQOqi0.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Na verdade é sobre a infra de fibra mesmo.
Eu tô com vivo fibra e nunca teve tão boa. Sem brincadeira, já teve momentos ruins, mas como agora, estável a muito tempo, troquei de 600 para 500mb e foi tudo tranquilo. Zero reclamação
 
Isso é complicado e nem faz muito sentido pq muitos desses servidores de jogos (como qualquer outro servidor, aliás), estão em nuvem (e aí o DC onde estão é dinâmico) e as rotas variam de cliente pra cliente, operadora por operadora.
Algumas desenvolvedoras de jogos divulgam seus servidores justamente porque sabem que os jogadores podem testar e dar feedbacks pra elas. Mas algumas são o caos, apenas culpam as operadoras por um problema que está do lado deles, tirando os usuários por leigos. O pessoal que mais procura aprender algo pra ter mais eficiência é o gamer, em questão de entender a arquitetura da coisa pra manter seu jogo funcionando bem. Esse tipo de cliente vai questionar. Os servers estão em data centers, porém, instalados em um determinado local/cidade. Que deixem uma ferramenta pro usuário testar se tem conexão com o servidor, sem mostrar dados sensíveis, assim ele vai identificar se o problema vem do servidor do jogo ou da conexão da operadora de internet. As que não fazem isso são preguiçosas. Até um XCloud da Microsoft tem que manter uma conexão local no país, fui beta tester desse serviço quando a conexão era penas pros EUA, era terrível, depois que localizou funciona bem.
Ping e rotas até certo ponto são problemas da operadora sim. Se uma operadora aqui consegue latência/qualidade de conexão melhor que a outra, então o problema está nas rotas dessa segunda. Que ela crie rotas melhores ou feche algum acordo de peering pra resolver isso.

Parece até o um certo usuário defendendo a oi toda hora antes de mudar de operadora...
As operadoras tem se interessado mais em arrumar rotas, pra diminuir latência primeiro para o pessoal gamer, que é o que mais determina a contratação de uma empresa na casa e também para os serviços de streaming não sofrerem com travamentos e diminuirem o delay. Se um gamer não se conectar no servidor, der latência alta e souber testar, ele vai pra rival que tiver na mesma rua. A outra vai querer perder? Não. Por isso estão melhorando aos poucos, é algo bem complexo de se resolver. Todas as grandes, sem exceção, estão mexendo nisso, estão entendendo que tem um público que sabe da existência das rotas e a importância de estarem bem dimensionadas. A Oi começou a se mexer pra melhorar isso agora recentemente e não partiu da Vtal, partiu dela, ainda acionista minoritária. Esse usuário que defenfia a Oi e saiu dela sou eu? kkkk tô voltando pra ela em Julho. Mas não irei sair das outras, tá bem barata, dá pra manter.
Novamente, se o problema acontece em uma operadora e em outra não, então a operadora tem sua culpa sim. Se em operadoras distintas continua ruim, então realmente a operadora não tem culpa.
Fora que, em regiões distintas a mesma operadora pode operar de forma terrivelmente diferente por questão de rotas, ainda segue sendo culpa dela.

Também conheço várias pessoas que nunca tiveram problema algum com operadora alguma, não muda o fato que há inúmeras outras pessoas com problema, vide gráficos do consumidor.gov.br, onde curiosamente a vivo teve mais reclamações nos últimos 30 dias e também nos últimos 6 meses que as demais operadoras (mais que a claro até, que tem 50% a mais de usuários).
Igual o exemplo que testei pro rapaz ontem que pediu pra ver as rotas com 100% de perda de pacotes. Ele achava que era por conta da rede da Vivo. Testei na Vivo e depois na Claro, as duas com 100% de pacote, não tem como ser um problema da operadora nesse caso. Agora, será que a empresa do jogo tem um canal onde ele pode mandar prova disso? É essa a dificuldade que o gamer encontra.
 
Ah, mas isso daí não foi lá em 2021?
E nem é a rede principal da tim (essa segue sendo da Tim), tanto que mal tem no nordeste (apenas em 2 estados), então acho difícil ser sobre isso que ele tava falando já que disse que a rede da tim era compartilhada principalmente nessa região.
Além disso, até onde eu sei (me corrija se estiver errado), mas a I-Systems ainda não tá fornecendo serviço pra outras ISPs. Uma notícia de 2022 reforça isso, não sei se teve mudanças de lá pra cá.

Os servers estão em data centers, porém, instalados em um determinado local/cidade.
Não necessariamente, podem estar em vários. É normal ter vários DCs redundantes em uma mesma região. Nesse caso de empresas que hospedam em infra de terceiros (como nuvem), isso fica fora do controle deles.
Que deixem uma ferramenta pro usuário testar se tem conexão com o servidor, sem mostrar dados sensíveis, assim ele vai identificar se o problema vem do servidor do jogo ou da conexão da operadora de internet.
Não sei o quão útil isso seria. Vc pode muito bem só abrir o jogo, pegar o ip para o qual seu jogo tá se conectando e medir essas coisas vc mesmo, sendo que isso é bem dinâmico.
assim ele vai identificar se o problema vem do servidor do jogo ou da conexão da operadora de internet.
E como diferenciaria isso? Oq garante que a bronca não seja em uma rota de terceiros entre sua casa e os servidores? Isso aí fica fora do controle de ambos os lados.
Esse usuário que defenfia a Oi e saiu dela sou eu? kkkk
Sim :p
Testei na Vivo e depois na Claro, as duas com 100% de pacote, não tem como ser um problema da operadora nesse caso. Agora, será que a empresa do jogo tem um canal onde ele pode mandar prova disso? É essa a dificuldade que o gamer encontra.
Então, mas aí oq garante que é problema do lado da empresa do jogo também? Só como exemplo, se uma terceira operadora funciona sem problemas, então há alguma rota até o jogo funcional e o problema tá em outro canto, provavelmente fora do controle de ambos os lados (de novo).

Essas coisas de roteamento e peering são bem complicadas. Como exemplo, só ver a frequência que aparecem problemas na IX aqui no brasil: https://status.ix.br/
 
Ah, mas isso daí não foi lá em 2021?
E nem é a rede principal da tim (essa segue sendo da Tim), tanto que mal tem no nordeste (apenas em 2 estados), então acho difícil ser sobre isso que ele tava falando já que disse que a rede da tim era compartilhada principalmente nessa região.
Além disso, até onde eu sei (me corrija se estiver errado), mas a I-Systems ainda não tá fornecendo serviço pra outras ISPs. Uma notícia de 2022 reforça isso, não sei se teve mudanças de lá pra cá.


Não necessariamente, podem estar em vários. É normal ter vários DCs redundantes em uma mesma região. Nesse caso de empresas que hospedam em infra de terceiros (como nuvem), isso fica fora do controle deles.

Não sei o quão útil isso seria. Vc pode muito bem só abrir o jogo, pegar o ip para o qual seu jogo tá se conectando e medir essas coisas vc mesmo, sendo que isso é bem dinâmico.

E como diferenciaria isso? Oq garante que a bronca não seja em uma rota de terceiros entre sua casa e os servidores? Isso aí fica fora do controle de ambos os lados.

Sim :p

Então, mas aí oq garante que é problema do lado da empresa do jogo também? Só como exemplo, se uma terceira operadora funciona sem problemas, então há alguma rota até o jogo funcional e o problema tá em outro canto, provavelmente fora do controle de ambos os lados (de novo).

Essas coisas de roteamento e peering são bem complicadas. Como exemplo, só ver a frequência que aparecem problemas na IX aqui no brasil: https://status.ix.br/
1- A IHS vai trabalhar a SKY também, que tem objetivo de alcançar mais de 1 milhão de clientes rapidamente.
2 - Sim, algumas empresas podem contratar serviços não tão centralizados de redundância, tem uma empresa dessas perto de casa que fiz entrevista que faz justamente esse trampo, mas algum controle disso existe ou medir se caiu ali
3 - Algumas desenvolvedoras que deixam ferramentas de testes, ajudam o gamer a ver primeiro se há um problema entre a conexão dele e os servidores do jogo. Mas a partir daí nada. Dá pra descobrir o server do jogo pelo PC somente, se a pessoa joga em console, não dá, a não ser que o jogo divulgue lá nas estatísticas (raramente algum faz isso)
4 - Sabia kkk
5 - Há essa possibilidade do problema não estar nem na empresa de jogos, nem na internet, mas sim no meio do caminho com alguma troca de tráfego que ocorre aí, nesse caso, identificado onde é, tem como notificar essa empresa responsável ou então fazer um manejo da rota.
6 - IX tá tenso mesmo, só vejo falarem de problemas.
 
Pessoal viaja né. acha que a fibra optica é imune a desastres naturais ou falha humana. Ainda mais a operadora mais problemática a TIM.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


é mais fácil as operadoras usarem o mesmo trajeto. que é oque acontece geralmente. se acertar o poste aonde está conectado o drop vai tudo embora energia internet semáforo etc etc.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Se vc é o super inteligente pq não resolveu o problema ainda? Vai que a vivo te da um emprego né.. não sabe que um link dedicado pode ter o mesmo problema que um link residencial.
ganho infinitamente mais que esses tecnicos tercerizados que fazem curso de 3 dia pra aprender a entrar no site speedtest e nada mais
se eh pra faltar com respeito kkk
minha especializacao nao eh em internet. e mesmo assim devo sim saber mais que a maioria, mais que os tecnicos com certeza.

tecnico da vivo = falta de conhecimento, falta de respeito, ignorancia, nao tem poderes.

vc era tecnico deles ?XD

eles vao inventar qualquer coisa para encerrar os casos de visita/reclamacoes.
 
1- A IHS vai trabalhar a SKY também, que tem objetivo de alcançar mais de 1 milhão de clientes rapidamente.
Interessante, parece que começou em brasília e em partes de SP

Sabe se expandiram pra outras regiões?
então fazer um manejo da rota.
Essa questão daí já fica bem fora do controle do usuário. A operadora talvez tenha poder sobre isso se for algum contrato de peering privado dela ou alguma IX que ela tenha controle (aí é responsabilidade dela mitigar mesmo), ou se estivermos falando de algum DC grande com sua própria ASN ou algo do tipo, mas fora isso não há muito oq fazer além de garantir ter várias rotas disponíveis e sistemas bons pra fazer esse manejo entre elas.
6 - IX tá tenso mesmo, só vejo falarem de problemas.
Faz parte, se até aqueles cabos submarinos intercontinentais frequentemente dão problema, quiça uma fibra qualquer na rua:

O detalhe importante é o quão rápido consertam e redundância pra os casos que irão dar ruim.

Como já foi dito:
Sempre tem o bebum pra acertar um poste e aí não tem santo que protege quando o poste inteiro tá no chão :bem:
 
Aqui o problema nao foi o bebum que acertou o poste nao, foi a concorrencia na maldade que destruiu a CTO q a rua toda ta sem internet kkkkkkkkkkkk
Infelizmente a sabotagem por parte de outros provedores, de uma forma geral, tem sido um problema cada vez mais comum, especialmente quando surge um provedor novo.

Pior que em final de semana o suporte da vivo é mais demorado...

Fico na torcida para que seu problema seja resolvido logo!
 
Aqui o problema nao foi o bebum que acertou o poste nao, foi a concorrencia na maldade que destruiu a CTO q a rua toda ta sem internet kkkkkkkkkkkk
Não posso nem tirar muito sarro. Eu mencionei bebum, mas aqui do lado tão construindo um prédio, uma vez foi um munk que pra entrar na obra não olharam pra cima (detalhe que tava a engenheira da obra e toda a corja junto olhando e ninguém se deu ao trabalho de olhar pra cima se passava ou não) torou a fibra de 2 operadoras, fora os fios que ficaram frouxos e obviamente nenhuma operadora organizou isso, depois um caminhão que transporta/recolhe caçamba de entulho que enroscou na fibra que alimenta uma CTO da bOi (exatamente a que me atende) e ao invés do lazarento fidumaboamãe tentar soltar, simplesmente meteram o alicate na fibra. Resultado das duas: 12 horas sem internet, isso que como foi um negócio meio grave e as próprias operadoras viram que alguma coisa tinha acontecido nem precisei ligar pro suporte.

Escolham bem seus vizinhos crianças! :bem:
 
È por essa e outras que o técnico vai ser sempre técnico nunca vai conseguir evoluir e já pensou no seu caso aí? Os técnicos da Vivo estão dando risada da sua cara e fazendo corpo mole.
Em que sentido você se refere ser sempre ‘técnico’ ? Se você está se referindo a questão de subir de cargo, já conheci alguns que subiram de cargo, porém é muito limitado e pouca vaga, alguns não querem por opção pessoal, porque acha que não tem perfil, entre outras coisas. Isso é culpa das empresas, pois a única coisa que eles dão é curso de NR10 e NR35 pra ti não te matar, o básico, te dão um carro, uma escada, epi's necessários, material e tchau pra ti. Não estou desmerecendo nenhum técnico até porque eu já fui, mas só ensinaram o cara a puxar cabo, basicamente é isso. Quando algum técnico tem um conhecimento mais aprofundado, um conhecimento mais avançado é porque o cara busca se informar porque gosta a parte e não porque ele é treinado, a maioria só sabe puxar cabo, e olhe lá também, as vezes nem isso sabem fazer direito, infelizmente é a realidade. Quanto estar debochando de mim, acredito eu que não, até porque o cara já virou ‘amigo’ de trecho e que estava ao alcance do cara ele fez, não posso dizer ao contrário quanto a isso, o problema é a operadora que é cabeça dura e faz questão mesmo de não resolver teu problema, infelizmente não está tudo na mão do técnico, depende muito do atendente que ele irá pegar e se está na mesma sintonia do técnico que de fato foi na sua casa para resolver seu problema, se os dois não estarem em sintonia não rola. E como a minha cidade é pequena, apenas 50 mil habitantes, só tem esse cara que faz reparo, estar chamando o cara toda hora, se torna repetitivo e chega ao ponto que se torna chato de fato e que ao meu ver é um problema sistemático lá dentro, só mandam técnico na casa para encher linguiça e tirar o problema do colo das mãos de quem está.​
 
Aqui o problema nao foi o bebum que acertou o poste nao, foi a concorrencia na maldade que destruiu a CTO q a rua toda ta sem internet kkkkkkkkkkkk
Se foi corte com alguma ferramenta a operadora pode e deve abrir um B.O
 
Quando acontece o rompimento eles fazem a fusão da fibra?
Quanto mais vezes é feito o sinal vai degradando, certo?
Sim, fizemos, porém o sinal já não é o mesmo quando foi implementado/projetado, é todo feito um cálculo por trás. Quando há esses rompimentos há sim um aumento de sinal, muito pouco, mas existe. Aqui mesmo o backbone que vem de uma derivação da AV que alimenta o bairro que é um cabo de 36 Fibras, só nesse cabo já tem três emendas. Eu fui o primeiro cliente da CTO, meu sinal de usando foi instalado era -16, hoje está muito maior.

 
Em que sentido você se refere ser sempre ‘técnico’ ? Se você está se referindo a questão de subir de cargo, já conheci alguns que subiram de cargo, porém é muito limitado e pouca vaga, alguns não querem por opção pessoal, porque acha que não tem perfil, entre outras coisas. Isso é culpa das empresas, pois a única coisa que eles dão é curso de NR10 e NR35 pra ti não te matar, o básico, te dão um carro, uma escada, epi's necessários, material e tchau pra ti. Não estou desmerecendo nenhum técnico até porque eu já fui, mas só ensinaram o cara a puxar cabo, basicamente é isso. Quando algum técnico tem um conhecimento mais aprofundado, um conhecimento mais avançado é porque o cara busca se informar porque gosta a parte e não porque ele é treinado, a maioria só sabe puxar cabo, e olhe lá também, as vezes nem isso sabem fazer direito, infelizmente é a realidade. Quanto estar debochando de mim, acredito eu que não, até porque o cara já virou ‘amigo’ de trecho e que estava ao alcance do cara ele fez, não posso dizer ao contrário quanto a isso, o problema é a operadora que é cabeça dura e faz questão mesmo de não resolver teu problema, infelizmente não está tudo na mão do técnico, depende muito do atendente que ele irá pegar e se está na mesma sintonia do técnico que de fato foi na sua casa para resolver seu problema, se os dois não estarem em sintonia não rola. E como a minha cidade é pequena, apenas 50 mil habitantes, só tem esse cara que faz reparo, estar chamando o cara toda hora, se torna repetitivo e chega ao ponto que se torna chato de fato e que ao meu ver é um problema sistemático lá dentro, só mandam técnico na casa para encher linguiça e tirar o problema do colo das mãos de quem está.​
É isso aí mesmo, só treinamento de normas técnicas e o básico pra ir pra casa do cliente instalar a internet. Os que se interessam em aprender algo a mais são os que gostam de tecnologia ou já convivia com algo do tipo no dia a dia em casa. O que veio instalar minha Vivo só sabia isso, quis medir speedtest do Fast.com mano, fiquei muito puto com isso, na questão do erro de perfil. Aí veio um outro cara que manjava bem mais de coisas técnicas. O CO reclamando que eu batia os testes no server da Claro net virtua, eu respondi, "Vou testar onde, já que a Vivo não tem mais servidor?". Depois pediram Nperf também, o mais perto de casa possível e não entregava. Até que eu falei pra que eu tava contratando a internet, aí a mágica aconteceu. O problema de ficar chamando a mesma pessoa toda hora é que ela vai ser punida com tanto rechamado. Quando instalei TIM e Oi aqui, eu ajudei na instalação de boa, o da Vivo não deixou tocar em nada e deixou uma barriga enorme de fibra, porque é padrão da empresa deixar porque os clientes sempre quebram mudando de lugar e eu disse, "Cara, corta aí no nível da canaleta, tá vendo o suporte? Vai ficar aí", mas ele teimou que era padrão da empresa. Simplesmente enrolei ela e amarrei com enforca gato mas não fico com aquela coisa feia pendurada na sala. O da Claro já deixei tudo pronto, o cara ficou 20 minutos aqui só, CTO de frente, conector feito, estica a fibra, estica no poste, passou na tomada, ONT, sinal subiu, testei, tchau. Mas ele deixou a fibra no nível que eu pedi. Tirando o da Vivo, todos os outros que vieram aqui falaram, que se todo cliente deixasse tudo organizado assim que nem eu deixo, seria muito bom. Pior coisa é pegar obstrução. Mas apesar de acontecer muita treta, telecom é uma área legal de se trabalhar, só tem muita cobrança e deveria pagar um pouco melhor.
 
Infelizmente a sabotagem por parte de outros provedores, de uma forma geral, tem sido um problema cada vez mais comum, especialmente quando surge um provedor novo.

Pior que em final de semana o suporte da vivo é mais demorado...

Fico na torcida para que seu problema seja resolvido logo!
é um provedor até conhecido aqui na baixada santista, mas nao sei se posso citar nomes, estavam passando a fibra deles e simplesmente deixaram a cto pendurada nao sei exatamente o que fizeram , sei que ta todo mundo sem conexao, ja veio uns carros da vivo aqui, nao de terceirizada, proprios da vivo mesmo pra olhar ...

Obrigado amigo!
Não posso nem tirar muito sarro. Eu mencionei bebum, mas aqui do lado tão construindo um prédio, uma vez foi um munk que pra entrar na obra não olharam pra cima (detalhe que tava a engenheira da obra e toda a corja junto olhando e ninguém se deu ao trabalho de olhar pra cima se passava ou não) torou a fibra de 2 operadoras, fora os fios que ficaram frouxos e obviamente nenhuma operadora organizou isso, depois um caminhão que transporta/recolhe caçamba de entulho que enroscou na fibra que alimenta uma CTO da bOi (exatamente a que me atende) e ao invés do lazarento fidumaboamãe tentar soltar, simplesmente meteram o alicate na fibra. Resultado das duas: 12 horas sem internet, isso que como foi um negócio meio grave e as próprias operadoras viram que alguma coisa tinha acontecido nem precisei ligar pro suporte.

Escolham bem seus vizinhos crianças! :bem:
Aqui vizinho tbm ja passou alicate na minha fibra na epoca q eu tocava bateria sem ter quarto com isolamento, kkkkkkkkkkk
Se foi corte com alguma ferramenta a operadora pode e deve abrir um B.O
acredito que a vivo deve ter feito isso, ja parou um carro aqui perto da vivo, nao tem nada de material pelo que vi, mas desceu 2 caras e eles estao com roupa bem diferente dos tecnicos de terceirizada, estao de social


vou atualizando vcs,
 
Tinha um supervisor da Vivo olhando pra CTO que me atende, talvez pensando em colocar uma de 16 ou outra de 8 do lado, porque tá com 1 ou 2 vagas livres só. Espero que façam isso mesmo.
 
É isso aí mesmo, só treinamento de normas técnicas e o básico pra ir pra casa do cliente instalar a internet. Os que se interessam em aprender algo a mais são os que gostam de tecnologia ou já convivia com algo do tipo no dia a dia em casa.
Exatamente, bem assim que é na prática.
O problema de ficar chamando a mesma pessoa toda hora é que ela vai ser punida com tanto rechamado.
Perfeito, tem esse detalhe muito importante, que tinha esquecido de mencionar. Claro que não é o intuito, mas tem cliente que está pensando nele, e que se ferre o técnico, no meu ponto de vista tem que ser uma via de mão dupla, um precisa do outro.
 
Tinha um supervisor da Vivo olhando pra CTO que me atende, talvez pensando em colocar uma de 16 ou outra de 8 do lado, porque tá com 1 ou 2 vagas livres só. Espero que façam isso mesmo.
po jacias, sinceramente, não vejo motivo pra tu repassar essas infos no tópico, já tiveram outros posts seus neste sentido parecendo q o "Blog do Jacias", sem discussões relevantes pro tópico.
 
po jacias, sinceramente, não vejo motivo pra tu repassar essas infos no tópico, já tiveram outros posts seus neste sentido parecendo q o "Blog do Jacias", sem discussões relevantes pro tópico.
Não vejo problema, todo mundo posta aqui quando tá tendo movimentação de infra na própria rua. Até com foto as vezes. O problema é que sou eu postando.
 
meu plano novo de 500Mbps não está atingindo isso, chega no maximo a 487Mbps... como eu tenho o contato de um técnico q atendeu um cliente recentemente, comentei com ele que agendei visita para amanha e se havia possibilidade dele adiantar pra hj

ele comentou que a Vivo está recomendando a troca da HGU antiga já pela nova para planos 500Mbps ou mais, e já ocorreu de quando fazer a troca do equipamento o perfil ser ajustado automaticamente na Central, fazendo com que assuma uma velocidade maior de 500Mbps, sem precisar acionar a equipe

vou atualizando vcs sobre o meu caso
técnico veio aqui hj, tive q abrir a visita pelo app pois o SAC não teve a capacidade de fazer

o técnico sugeriu a troca do equipamento para o novo, porém ele mesmo optou por contatar a central e pedir a carga no perfil, após isso começou a bater média de 557Mbps de down e 282Mbps de up

ele disse q se eu quiser a troca do modem depois só ligar pra ele, ainda mais q tenho 2 HGU aqui funcionais (Mitrastar 2541 e 2741), daria pra fazer a troca sem maiores problemas

 
Última edição:
Pessoal, por favor, alguém consegue me ajudar?

Fiz a troca do modem, sai de um Askey RTF8115VW e fui pra um Askey RTF8225VW, porém o mesmo problema, coloquei em modo BRIDGE, e pelo Windows autentica em PPPOE pelo discador do windows, porém não navega, ele pinga as 3 primeiras vezes e depois para.

Já não sei o que fazer mais, se alguém puder me ajudar...
 
Pessoal, por favor, alguém consegue me ajudar?

Fiz a troca do modem, sai de um Askey RTF8115VW e fui pra um Askey RTF8225VW, porém o mesmo problema, coloquei em modo BRIDGE, e pelo Windows autentica em PPPOE pelo discador do windows, porém não navega, ele pinga as 3 primeiras vezes e depois para.

Já não sei o que fazer mais, se alguém puder me ajudar...
e modo router
?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

po jacias, sinceramente, não vejo motivo pra tu repassar essas infos no tópico, já tiveram outros posts seus neste sentido parecendo q o "Blog do Jacias", sem discussões relevantes pro tópico.
Bem issso.. vamos focar no topico vivo.
 
e modo router
?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Bem issso.. vamos focar no topico vivo.
Funciona normal, mas como tenho um NanoPI + 3 ax5400, não tenho porque usar em modo Router, tenho todas minhas configs de rede no Openwrt do nanopi
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo