Ah, mas isso daí não foi lá em 2021?
E nem é a rede principal da tim (essa segue sendo da Tim), tanto que mal tem no nordeste (apenas em 2 estados), então acho difícil ser sobre isso que ele tava falando já que disse que a rede da tim era compartilhada principalmente nessa região.
Além disso, até onde eu sei (me corrija se estiver errado), mas a I-Systems ainda não tá fornecendo serviço pra outras ISPs. Uma
notícia de 2022 reforça isso, não sei se teve mudanças de lá pra cá.
Não necessariamente, podem estar em vários. É normal ter vários DCs redundantes em uma mesma região. Nesse caso de empresas que hospedam em infra de terceiros (como nuvem), isso fica fora do controle deles.
Não sei o quão útil isso seria. Vc pode muito bem só abrir o jogo, pegar o ip para o qual seu jogo tá se conectando e medir essas coisas vc mesmo, sendo que isso é bem dinâmico.
E como diferenciaria isso? Oq garante que a bronca não seja em uma rota de terceiros entre sua casa e os servidores? Isso aí fica fora do controle de ambos os lados.
Sim
Então, mas aí oq garante que é problema do lado da empresa do jogo também? Só como exemplo, se uma terceira operadora funciona sem problemas, então há alguma rota até o jogo funcional e o problema tá em outro canto, provavelmente fora do controle de ambos os lados (de novo).
Essas coisas de roteamento e peering são bem complicadas. Como exemplo, só ver a frequência que aparecem problemas na IX aqui no brasil:
https://status.ix.br/