[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Região 1 teoricamente seria a área de concessão original da Telefônica/Vivo que é o estado de SP e Região 2 toda a infra que ela comprou da GVT. Mas existem exceções, tem cidades no estado de SP que são Região 2. Pra ter certeza qual é a sua sem depender de Estado onde reside é só olhar na página principal da sua HGU, lá estará se é Região 1 ou 2.
Na região 1 sua autenticação com a OLT é feita através do SLID/PLOAM mais outros parâmetros dependendo da OLT que te atende, na região 2 normalmente eles só checam se o GPON SN da HGU bate com a da fornecida na instalação.
Amigo desculpa mas onde na paginal principal da HGU que mostra a região, acessei aqui mas não achei

Há alguns meses minha hgu queimou e a Vivo substituiu pelo Mitrastar GPT-2742GX4X5v6 Wifi 6. Ainda consegui fazer o procedimento de resetar com a fibra desconectada e acessar o /padrao. Fiz esse procedimento principalmente para mudar o DNS, mas só encontrei a opção de alterar o DNS IPv4, não tendo nenhum campo pra mudar o DNS IPv6. Quando a consulta é feita pelo DNS IPv6, acaba indo pro padrão da operadora.

Alguém sabe alguma forma de conseguir configurar?
a vivo so instala modem wifi 6 se o plano for de 700 megas pra cima?

isso depende do técnico oferece pra ele um café q ele vai instalar de boa, porém sim acima 700mb é modem wifi 6, ou vc pde instalação 700mb e depois reduz pra 500mb
porque o meu e 300mb so que no quarto da minha filha no canto o sinal cai pra bem fraco no celular dela. eu acho que se eu instalar esse wifi 6 o sinal vai ficar melhor no quarto dela. ai nao precisa de eu comprar um roteador wifi

Região 2 na verdade é mais fácil. Maior parte dos casos é só clonar o GPON S/N da sua HGU, colocar qq coisa na senha tipo 9999999999 e provavelmente a VLAN será 600. Região 1 você tem que dar sorte da sua região não ser OLT da Alcatel, pq se for, aí complica.
OLT Alcatel não tem como, né?

Amigo desculpa mas onde na paginal principal da HGU que mostra a região, acessei aqui mas não achei
Salvo engano acho que isso é exibido na /instalador
Tente 192.168.15.1/instalador e use as credencias support / senha embaixo da hgu
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

OLT Alcatel não tem como, né?
Tem sim, geralmente estão instaladas na Região 1(São Paulo). Da uma olhada no tópico aqui mesmo sobre como substituir equipamento do provedor por ONU própria que lá tem todo caminho das pedras, as vezes você pode se enrolar um pouco pra configurar mas funciona. Já fiz aqui.

Salvo engano acho que isso é exibido na /instalador
Tente 192.168.15.1/instalador e use as credencias support / senha embaixo da hgu

Tem sim, geralmente estão instaladas na Região 1(São Paulo). Da uma olhada no tópico aqui mesmo sobre como substituir equipamento do provedor por ONU própria que lá tem todo caminho das pedras, as vezes você pode se enrolar um pouco pra configurar mas funciona. Já fiz aqui.
GWVQYaM.png

a vivo so instala modem wifi 6 se o plano for de 700 megas pra cima?
Depende da região meu vizinho aqui no condomínio recebeu o modem com plano de 500mb. Minha tia em Bauru tb

porque o meu e 300mb so que no quarto da minha filha no canto o sinal cai pra bem fraco no celular dela. eu acho que se eu instalar esse wifi 6 o sinal vai ficar melhor no quarto dela. ai nao precisa de eu comprar um roteador wifi
Não vai achando que è mil maravilhas não essa hgu da vivo

Bom dia, alguem sabe o que isso significa? Minha amiga avistou um monte de carros na minha cidade que é Penápolis Sp, e tinha um caminhão também, e mais pra frente nessa mesma rua tinha mais 3 carros, e ela tambem viu eles mexendo naqueles buraco que tem na rua, sabe da tampa redonda, que vai para o esgoto, sera que isso se trata de uma ampliação de fibra ótica, ja que minha cidade tem cobertura parcial, ou sera que é causa do 5G, pois aqui na minha cidade estao colocando o sinal, ja tem em alguns bairros mas nao em todos...
As 2 coisas pode ser móvel ou fixo.

Depende da região meu vizinho aqui no condomínio recebeu o modem com plano de 500mb. Minha tia em Bauru tb

Hoje ela tirou umas fotos, o caminhao da foto tambem e da vivo, aqui em Penapolis SP

Esta ultima foto é aqui nesse
local, olhe o mapa abaixo..
Google Mapas

Olhem esse relato que eu acabei achando la no Reddit sobre o modo Bridge nesses modens atuais da Vivo, no link tem mais algumas coisas interessante

" Vi diversos relatos de usuários não conseguindo acessar o painel de controle avançado da Vivo Fibra (http://192.168.15.1/padrao) pois eles haviam bloqueado e surgiram diversos métodos para tentar resolver o problema.
Pois bem eu abri uma reclamação no Procon justificando que precisava ter acesso pelo fato dos novos roteadores Wi-Fi 6 virem com a rede 2.4Ghz e 5Ghz unificadas (I), sem a opção de escolher o canal (II) e sem a opção de escolher a frequência (III).
Deixando de lado a explicação técnica para essas 3 configurações, vieram 2 técnicos na minha residência (o comum e o supervisor dele) e me liberaram o acesso às configurações avançadas.

Não precisaram tirar fibra, nem reiniciar modem, nem nada. Eles próprios desbloquearam a partir da central e, segundo o supervisor, a Vivo fez isso porque roteadores estavam sendo desviados e usados por provedores regionais pra fazerem "gatonet" no DHCP. "

Olhem esse relato que eu acabei achando la no Reddit sobre o modo Bridge nesses modens atuais da Vivo, no link tem mais algumas coisas interessante

" Vi diversos relatos de usuários não conseguindo acessar o painel de controle avançado da Vivo Fibra (http://192.168.15.1/padrao) pois eles haviam bloqueado e surgiram diversos métodos para tentar resolver o problema.
Pois bem eu abri uma reclamação no Procon justificando que precisava ter acesso pelo fato dos novos roteadores Wi-Fi 6 virem com a rede 2.4Ghz e 5Ghz unificadas (I), sem a opção de escolher o canal (II) e sem a opção de escolher a frequência (III).
Deixando de lado a explicação técnica para essas 3 configurações, vieram 2 técnicos na minha residência (o comum e o supervisor dele) e me liberaram o acesso às configurações avançadas.

Não precisaram tirar fibra, nem reiniciar modem, nem nada. Eles próprios desbloquearam a partir da central e, segundo o supervisor, a Vivo fez isso porque roteadores estavam sendo desviados e usados por provedores regionais pra fazerem "gatonet" no DHCP. "

Se alguem daqui conseguir, eu troco meu modem pelo 6 de novo haha

Bom dia, pessoal.

Alguém sabe como resolver, hoje, (agosto/2024) a questão do BAND STEERING do modem Askey RTF8115VW? Ou seja, a rede híbrida 2.4Ghz que tem uma subrede 5Ghz?
Já ví vários vídeos mostrando como acessar as configurações avançadas do roteador, como 192.168.15.1/padrao ou 192.168.15.1/instalador, porém nennum dos dois meios funcionam mais atualmente.

O problema é que agora, mesmo DESATIVANDO apenas rede 5Ghz no modem, não consigo conectar dispositivos antigos, como um Redmi 9A, porque a rede 2.4Ghz do modem continua insistindo em só mandar sinal 5Ghz.

Uma solução que vi também, era alterar a segurança da senha de WPA2 para o misto WPA/WPA2, mas ao fazer isso, aparece este primeiro aviso, e ao confirmar, o segundo aviso. Após isso, com a rede 2.4Ghz habilitada, absolutante nada se conecta ao modem. A rede está lá ativa, mas ninguém consegue se conectar. Nem quem também enxerga 5Ghz.

wpa.png
Eu consegui fazer usando esse metodo do github pra entrar no avançado usando um javascript, como não manjava muito, e tava sem paciencia pra fazer direito, acabei separando as bandas, e também criando uma rede 2.4 e uma rede 5ghz com senhas e nomes diferentes (adicionei 2.4 ou 5g no final) (teve uma hora que tava dando erro por ter senha igual, entao perdi a linha e fiz de qualquer jeito)
usei o node (npm) dai configurei as variaveis igual ele explica no github, coisa simples.

eu lguei la e pedir pra trocar por um wifi 6, se ficar bom o sinal no quarto da minha filha ok. senão compro um roteador tp-link. ainda chorei e a mulher fez o meu plano o de 300 megas passar para o de 500megas mais 53GB no celular igual ta no app da vivo mas so para clientes novos. falei que uso vivo ha anos ai ela concordou e fez o up

Última edição:
eu lguei la e pedir pra trocar por um wifi 6, se ficar bom o sinal no quarto da minha filha ok.
Terreno 10x30 aqui, hgu fica literalmente no meio do terreno. Sinal chega na calçada e chega no ultimo quarto também, ambos com qualidade. Com paredes no caminho pra ambos os lados.
15 dispositivos... Achei que por ser Askey ia ser uma porcaria, mas ta me surpreendendo.

Terreno 10x30 aqui, hgu fica literalmente no meio do terreno. Sinal chega na calçada e chega no ultimo quarto também, ambos com qualidade. Com paredes no caminho pra ambos os lados.
15 dispositivos... Achei que por ser Askey ia ser uma porcaria, mas ta me surpreendendo.
aqui pega de boa so canto do quarto da minha filha o sinal fica 1 ou 2 do wifi e as vezes cai. vamos ser se vai resolver...

Ahhh mais de 1 mês, só procurar aqui no fórum falava quase todo dia , pena que não tinha placa 2.5 como tenho hj e nem modem 2.5

Postado no tópico 'Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA' https://forum.adrenaline.com.br/threads/banda-larga-vivo-xdsl-fibra-optica.594503/post-1075972063

Saudades

Melhor que isso só quando tinha os 2gbs da tim

Se tivesse a ONU 2,5gbps e sua placa rede 2,5 ou 10Gbps será que iria bater 2,5Gbps full ? pois a OLT gpon o limite não é 2,5/1,25Gbps ? uma outra questão a TIM usa xgspon ? para o plano 2Gbps ? e se usa então porque não oferece planos maiores ? será que irá demorar ver planos 2Gbps e maiores ?
Lembro de quando trabalhava na NET, o pessoal podia colocar perfil 0/0 ficava só limitado pelo cable modem.

Pessoal, contar aqui minha brevíssima experiência (menos de 24h 😁) como assinante do plano de 1 gbps da vivo

Bem, a maioria tende a concordar que esse é talvez o pior “ custo-benefício” disparado do atual portfólio da vivo. No meu caso tende a ser um pouco pior pq tendo o plano de 700 mbps, geralmente esses testes de speedtest alcança 810/920 de download e uns 400/430 de upload, além claro, q p/ o meu uso, 700 mbps dá e sobra. Mas, como todo entusiasta de tecnologia, um monte de coisas que vc compra nessa área são coisas que vc não precisa e tbm empolgado com a onu lá com porta 2.5gbe que comprei (tp-link xz005-g6), fui eu lá pedir upgrade do meu plano ontem (05/08) por volta das 21h.

O upgrade, apesar de umas informações desencontradas e (aparentemente erradas) sobre fidelização da atendente, foi tranquilo e teoricamente aconteceu quase no mesmo instante. “Teoricamente” porque foi bem decepcionante.... com base no overhead do plano de 700 mbps e com a ONU com lan de 2.5gbe eu esperava obter uns 1100/1200 de download e uns 530/600 de upload, mas.... com a onu da tp-link o download nunca passou de 980 e um upload (esse a maior decepção) não chegava nem a 500 (o máximo foi 495, mas em média ficava em 480/490) – os testes sempre nos mesmos servidores (basicamente TIM e Claro q são os q apresentam melhores resultados p/ mim)

Na Hgu 6 da vivo (o modelo askey) em modo router (testando conectado direto nele), o download ficou ok para uma porta 1 gbe (940/950) e o upload ficou o mesmo que na onu da tp-link (480/490).

Achei muito decepcionante.... liguei na vivo p/ saber como estava a migração, eles confirmaram que já estava completada e realmente, na prática teve uma pequena diferença p/ os 700 mbps (ver lá no começo da msg os resultados médios com 700), mas foi tão pouca que achei muito difícil justificar pagar 2x mais (mesmo q só pela “nerdice”) e agora a pouco pedi para voltarem para o 700 mbps (que foi bem tranquilo e já concluído)

Não sei se o plano de 1gbps tem problema de perfil tbm, se são os equipamentos/rede da vivo que atendem a minha região que produziram esse resultado pífio considerando o q deveria chegar no plano de 1gbps (ou sei lá, estou mal acostumado com as “ gorduras” do de 700), mas como essa será uma semana meio cheia p/ mim, não quis entrar no jogo das visitas técnicas e stress/brigas por velocidade (ainda mais por estar numa situação complicada: do lado do download eu não tenho como reclamar pq o equipamento oficial da vivo é capado mesmo – 1gbe – e estava ok o número p/ um equipamento com porta de 1gbe (940/950), já o resultado usando uma onu não oficial seria altamente contestado e provavelmente não seria aceito como parâmetro (isso sem contar q estava bem próximo de 1gbps). E do lado do upload – que mesmo o equipamento da vivo teria condições de bater os 500 – o negócio tava em 480/490... ia ser aquele estressezinho chato, aquela coisa de 80% da velocidade, o upload é de “até 500” e por ai vai....eu vi um vídeo no youtube de um carinha que assinava 1gbps, usava a hgu da vivo e o upload dele chegava em 530 no speedtest (o download era aquilo mesmo q obtive).... enfim, ia ser muita dor de cabeça por “nada”.

Diante disso, decidi “arregar” e voltei p/ os meus 700 mbps (quase 900 mbps) pela metade do preço dos 1gbps. Mas fica aí o relato de um breve teste do plano de 1gbps.... talvez eu devesse dar mais um tempo p/ “consolidar a migração”, mas acho q não mudaria nada (no app da vivo já aparecia como plano de 1gbps, nos sistemas da vivo dava como concluído, o setor técnico chegou a dar a famosa “carga/macumba remota” p/ ver se melhorava etc..)
É, quando eu testei o Vivo Fibra 1 Gbps no lançamento, e por um tempo, o máximo que consegui foi 982 Mbps, não passa disso...

479200028.png

Última edição:
Olá a todos,recentemente troquei a giga+ pela vivo fibra,o cgnat estava causando problemas,assinei o plano da vivo de 500mg que dava mais 100mb de brinde,tenho então 600mb,foi instalado o hgu Askey wifi 6,para minha surpresa,pois achei que só instalavam hgu wifi 6 acima ou igual 700mb,fiz um teste no shields up para verificar portas inseguras e aparece a porta 22 ssh aberta,alguem sabe como desativar isso no hgu relatado?
Outra duvida,tenho um tplink ax73,mas achei muito bom o sinal do roteador wifi 6 da vivo,ao contrário dos antigos(que ficavam na horizontal) que eram de sinal péssimo,diante disso vocês acham que compensa colocar o Askey em bridge e usar o ax73 ou não vale a pena,levando em conta que seriam dois equipamentos consumindo energia elétrica?

Obrigado!

SP capital aqui, depois da chuva de hoje minha fibra ficou fora de especificação, com direito a led vermelho no modem e tudo mais.

Potência Rx:
-28.24 dBm
Potência Tx:
1.76 dBm

Liguei no suporte e eles pediram para esperar, se não normalizasse ao longo do dia aí eles enviavam um técnico...

SP capital aqui, depois da chuva de hoje minha fibra ficou fora de especificação, com direito a led vermelho no modem e tudo mais.

Potência Rx:
-28.24 dBm
Potência Tx:
1.76 dBm

Liguei no suporte e eles pediram para esperar, se não normalizasse ao longo do dia aí eles enviavam um técnico...
Nossa o Rx está bem ruim, deve ter dado alguma bronca na fiação externa. Tb sou de SP e aqui tá -18. Se amanhã não estiver chovendo e estiver ruim assim o negócio é visita técnica.

Users who are viewing this thread

Voltar