[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Ja tentei reconectar o pppoe varias vezes, o ip muda mas o problema continua.

Foda aqui a vivo raramente da problema, ja a Claro é um inferno(nao tem fibra aqui em 3R ainda).
Tentou forçar via IPv6 para ver se muda alguma coisa? E tentou rodar um traceroute para tentar confirmar se tem rota?

EDITADO 1: outra coisa que você pode tentar é mudar o DNS (tenta 8.8.8.8 ou 1.1.1.1). Já tive casos que o DNS do provedor redirecionava para um CDN que ou não tinha rota ou era longe prá k7. Mudando o DNS o mesmo resolveu para outro CDN que funcionava melhor. Não custa tentar...

EDITADO 2: mais outra coisa que vc pode tentar é usar a app do Cloudflare Warp (https://one.one.one.one/). Tem um modo de operação "free" que não chega a ser full VPN mas usa rotas otimizadas da Cloudflare. Se funcionar, é uma alternativa free para não ter que pagar VPN.

Sobre a Claro HFC, de fato um inferno aqui também. Sofri por anos com a @$@#$#@ da Claro HFC. Quando a Vivo colocou fibra na minha região, tive que "brigar" com a Vivo por mais de 1 ano para conseguir a adequação do prédio onde moro. Mudar da Claro HFC para Vivo Fibra foi mudar da água para o vinho. Porém tinha esses problemas que falei. Quando veio a Claro Fibra, fiquei um 3 meses com as duas fibras, e resolvi ficar com a Claro Fibra pois tem menos problemas de rotas do que a Vivo (porém não é perfeita não).

Última edição:
Tentou forçar via IPv6 para ver se muda alguma coisa? E tentou rodar um traceroute para tentar confirmar se tem rota?

EDITADO 1: outra coisa que você pode tentar é mudar o DNS (tenta 8.8.8.8 ou 1.1.1.1). Já tive casos que o DNS do provedor redirecionava para um CDN que ou não tinha rota ou era longe prá k7. Mudando o DNS o mesmo resolveu para outro CDN que funcionava melhor. Não custa tentar...

EDITADO 2: mais outra coisa que vc pode tentar é usar a app do Cloudflare Warp (https://one.one.one.one/). Tem um modo de operação "free" que não chega a ser full VPN mas usa rotas otimizadas da Cloudflare. Se funcionar, é uma alternativa free para não ter que pagar VPN.

Sobre a Claro HFC, de fato um inferno aqui também. Sofri por anos com a @$@#$#@ da Claro HFC. Quando a Vivo colocou fibra na minha região, tive que "brigar" com a Vivo por mais de 1 ano para conseguir a adequação do prédio onde moro. Mudar da Claro HFC para Vivo Fibra foi mudar da água para o vinho. Porém tinha esses problemas que falei. Quando veio a Claro Fibra, fiquei um 3 meses com as duas fibras, e resolvi ficar com a Claro Fibra pois tem menos problemas de rotas do que a Vivo (porém não é perfeita não).
como falei em posts anteriores, ja tem tentei forçar apenas ipv6, apenas ipv4, troquei dns, nada resolve. Estou com dns do cloudflare configurado nesse momento.

Edit: o APP do cloudflare funcionou, mas é basicamente uma vpn, derruba bastante a velocidade da internet, pra menos da metade.

Última edição:
como falei em posts anteriores, ja tem tentei forçar apenas ipv6, apenas ipv4, troquei dns, nada resolve. Estou com dns do cloudflare configurado nesse momento.

Edit: o APP do cloudflare funcionou, mas é basicamente uma vpn, derruba bastante a velocidade da internet, pra menos da metade.
eu não estou por dentro do teu assunto, mas tenho a vivo em bridge desde agosto 2024 somente em v4. Não tive nenhum problema com rota ou app de iptv até hoje

ola gente, estou tenho um tplink 6610 substituindo o Askey da vivo fibra e estou pensando em trocar pelo modelo mais recente o XZ000-G7, mas olhando os comentários vejo que o G7 não funciona na rede da vivo fibra região vivo 2, apenas na rede da vivo 1 em são paulo, queria saber se ele tem alguma incompatibilidade com com a vivo 2? ou só é alguma falta de configuração que o povo não fez ???

ola gente, estou tenho um tplink 6610 substituindo o Askey da vivo fibra e estou pensando em trocar pelo modelo mais recente o XZ000-G7, mas olhando os comentários vejo que o G7 não funciona na rede da vivo fibra região vivo 2, apenas na rede da vivo 1 em são paulo, queria saber se ele tem alguma incompatibilidade com com a vivo 2? ou só é alguma falta de configuração que o povo não fez ???

Essa ONU tem firmware bem capado, a possibilidade de fazer configurações extras é nula.

As únicas configurações relevantes são a senha e serial GPON, ou registra com isso, ou não registra (a parte de VLAN é como você vai autenticar a conexão PPPoE).

Pelo que tem aparecido no histórico do tópico, a Intelbras R1 parece uma opção mais segura.

Já testei tudo que podia testar, com e sem ipv4, com e sem ipv6, navegadores, aparelhos diferentes. Só funciona com vpn, não fica nem lento na VPN.

Isso ta afetando não só sites como programas tambem, o Teams e o Outlook desktop nao conseguem sincronizar/logar minhas contas.
Ja tentei reconectar o pppoe varias vezes, o ip muda mas o problema continua.

Bem bizarro isso, aqui também estava meio estranho como eu havia mencionado no post anterior, mas preciso registrar algo:

Hoje mais cedo apliquei uma atualização de firmware que estava pendente para meu roteador (Mikrotik), após isso naturalmente ele reiniciou, recebi um IP "externo" diferente e todos os sites da MS que ontem estavam capengas/lentos/com a tal tela de erro hoje fluíram normalmente.

Se há relação com a mudança de IP (talvez uma rota diferente ou IP dentro/fora de alguma policy da Vivo ou da própria MS), com algum 'flush' no DNS (interno/externo) ou com o fato de ser um final de semana (talvez uma CDN mais desafogada e/ou diferente) não vou saber dizer pois não cheguei a analisar no detalhe, mas o fato é que neste momento parece estar tudo certo.

Vc usa somente o HGU da Vivo na configuração padrão ou tem equipamentos próprios fazendo funções específicas dentro da rede?

Essa ONU tem firmware bem capado, a possibilidade de fazer configurações extras é nula.

As únicas configurações relevantes são a senha e serial GPON, ou registra com isso, ou não registra (a parte de VLAN é como você vai autenticar a conexão PPPoE).

Pelo que tem aparecido no histórico do tópico, a Intelbras R1 parece uma opção mais segura.
Bom, o meu registra direto pelo Gpon SN, só isso já funciona e colocando no modo tag Vlan. O 6610 funciona correto a velocidade contratada, mas percebi que o hgu da vivo da um pico de velocidade maior que o 6610, por isso a troca, além disso, se colocar no modo transparente mesmo configurando a vlan no roteador só sobe o ipv4 o 6 não sobe. Isso no 6610.

Bem bizarro isso, aqui também estava meio estranho como eu havia mencionado no post anterior, mas preciso registrar algo:

Hoje mais cedo apliquei uma atualização de firmware que estava pendente para meu roteador (Mikrotik), após isso naturalmente ele reiniciou, recebi um IP "externo" diferente e todos os sites da MS que ontem estavam capengas/lentos/com a tal tela de erro hoje fluíram normalmente.

Se há relação com a mudança de IP (talvez uma rota diferente ou IP dentro/fora de alguma policy da Vivo ou da própria MS), com algum 'flush' no DNS (interno/externo) ou com o fato de ser um final de semana (talvez uma CDN mais desafogada e/ou diferente) não vou saber dizer pois não cheguei a analisar no detalhe, mas o fato é que neste momento parece estar tudo certo.

Vc usa somente o HGU da Vivo na configuração padrão ou tem equipamentos próprios fazendo funções específicas dentro da rede?
HGU e um Dell PowerConnect 5548. Pensei na posssibilidade do switch estar cagado mas mesmo conectado no wifi direto no HGU o problema continua.

Problema no perfil, aqui também é assim, sem ligar no CO e marretar o perfil no sistema pelo tal "gerente", o perfil bate no máximo 495Mb/s, por isso migrei para 700 Mb/s, foram obrigados a alterar o perfil e assim eu recebo a velocidade correta.
Problema que não posso mudar, pois é o Vivo Total

Ola, estava com o plano fibra 300 mega, e quando comecou a velocidade de 600 mega, la por 2020, por ai, eu pedi degustacao para 600, e me deram, pago 75 reais, porem apos varios anos, nesta semana voltou para 300 mega. Alguem ja teve algo parecido nos ultimos meses? Ainda é possivel pedir degustação? Se sim, conseguiria para 500 ou 700 mega, ja que nao existe mais o de 600?

Ola, estava com o plano fibra 300 mega, e quando comecou a velocidade de 600 mega, la por 2020, por ai, eu pedi degustacao para 600, e me deram, pago 75 reais, porem apos varios anos, nesta semana voltou para 300 mega. Alguem ja teve algo parecido nos ultimos meses? Ainda é possivel pedir degustação? Se sim, conseguiria para 500 ou 700 mega, ja que nao existe mais o de 600?
Eu também estava nos 600MB e voltou para os 300MB e pago R$ 75, esperando alguma promoção para ir para o 700MB

Se há relação com a mudança de IP (talvez uma rota diferente ou IP dentro/fora de alguma policy da Vivo ou da própria MS)
Na época que tive Vivo Fibra cheguei a fazer um registro histórico da faixa de IPs e coisas que funcionavam ou não, ver abaixo. Eu tinha chegado à conclusão que um dos fatores (porém provavelmente não o único) que causavam problemas era sim o IP recebido via PPPoE (e talvez o default gateway).

O que eu tinha problemas com frequência na Vivo Fibra dependendo do IP:
  • OpenWrt FEEDS: etapa de build do OpenWrt (update dos feeds) falhava
  • Opkg update: atualização dos pacotes em roteadoresd com OpenWrt falhava
  • Ping pcloud.io: atualização do speedtest CLI falhava
  • MagicHome: app de smartphone para smart devices (tomadas e lâmpadas) falhava
  • BREW: atualização usando gerenciador de pacotes do MacOS falhava
  • dietpi-update: atualização de Linux para SBC (rodo num OrangePi5 e alguns outros SBCs) falhava
  • velocidade: variação de velocidade medida via SpeedTest caia muito
  • ClaroTV+ App: não funcionava
Isso era a lista de algumas das diversas "coisas" que na Vivo às vezes funcionavam e às vezes não dependendo do IP. Abaixo registro histórico.

Alguns dos problemas eu resolvia com rewrite de DNS local para CDNs alternativos quando era o caso (exemplo: ghcr.io usado pelo brew no MacOS).

Código:
2023-04-17    189.114.98.243  Gateway:179.184.126.59
        OpenWrt FEEDS:    OK
        Opkg update:    OK
        Ping pcloud.io: 52.52.159.34=OK 52.8.186.141=NOK, HTTP/TCP OK em ambos
        MagicHome:    OK
        AppStore:    OK
        BREW:        OK (com DNS rewrite ghcr.io para 140.82.114.33, default 20.201.28.144 pinga mas não funciona)
        dietpi-update:    OK (sem DNS rewrite mas com alteração dietpi-armbian.list)
        Velocidade:    OK
        ClaroTV+ App:    ~OK
        Ping -6 UFRGS:    254ms (21:02)
        Ping BBW:    OK

2023-04-16    179.162.24.121  Gateway:179.184.126.59
        Ping pcloud.io: 52.52.159.34=OK 52.8.186.141=NOK, HTTP/TCP OK em ambos
        BREW:        OK (com DNS rewrite ghcr.io para 140.82.114.33, default 20.201.28.144 pinga mas não funciona)
        dietpi-update:    OK (sem DNS rewrite mas com alteração dietpi-armbian.list)
        Velocidade:    OK --> NOK (lentidão carregar sites em 17/04/2023)
        ClaroTV+ App:    NOK
        Ping -6 UFRGS:    ˜260ms

2023-04-10    201.86.224.201 Gateway: 179.184.126.59
        Ping pcloud.io: 13.52.12.224=NOK 54.183.177.189=OK
        BREW:        OK (com DNS rewrite ghcr.io para 140.82.114.33)
        dietpi-update:    OK (com DNS rewrite packagecloud.io para 54.183.177.189 e alteração dietpi-armbian.list)
        Velocidade:    ?
        ClaroTV+ App:    ~OK
        Ping -6 UFRGS:    259 ms

2023-04-09    177.156.147.105 (DGW: 179.184.126.60)
        Ping pcloud.io: NOK
        BREW:        OK (com DNS rewrite ghcr.io para 140.82.114.33)
        dietpi-update:    NOK (default) / NOK (com fix do /etc/apt/sources.list.d/dietpi-armbian.list)
        ClaroTV+ App:    ?
        Ping -6 UFRGS:    256 ms
        Ping BBW:    NOK

2023-03-30    189.114.103.158 (DGW: 179.184.126.60)
        BREW:        OK (com fix do DNS rewrite para forçar IPv6)
        dietpi-update:    OK (com fix do /etc/apt/sources.list.d/dietpi-armbian.list)
        Ping -6 UFRGS:    ?

2023-03-19    177.97.64.204 (DGW: 179.184.126.59) - 20:14
        BREW:        NOK
        dietpi-update:    OK (com fix)
        Ping -6 UFRGS:    257ms

2023-03-18    177.134.42.41 (DGW: 179.184.126.60) - 08:44
        BREW:        NOK (!)
        dietpi-update:    ~OK (algumas vezes falha - Could not connect to apt.armbian.com:443 (130.185.239.78), connection timed out)
        ClaroTV+ App:    NOK (!)
        Ping -6 UFRGS:    251ms

2023-03-18    177.18.63.10 (DGW: 179.184.126.60) - 08:27
        BREW:        ?
        dietpi-update:    ?
        Ping -6U FRGS:    261ms

2023-03-18    Retornado para PPPoE no OpenWrt --------------------------------------------

2023-03-17    177.18.147.90 (DGW: 179.184.126.59)
        dietpi-update:    ~OK (algumas vezes falha - Could not connect to apt.armbian.com:443 (130.185.239.78), connection timed out)
        Ping  -6UFRGS:    ?

2023-03-13    200.175.80.155
        BREW:        ~OK (falhou primeira vez, segunda vez demorou mas funcionou)
        dietpi-update:    OK
        Velocidade:    NOK <--- !!!!!!!!
        ClaroTV+ App:    OK
        Ping  -6UFRGS:    260ms

2023-03-13    PPPoE no modem Vivo - OpenWrt em DHCP ---------------------------------------

2023-03-11    177.18.184.250 (DGW: 179.184.126.?)
        OpenWrt FEEDS:    NOK
        Opkg update:    ?
        MagicHome:    ?
        AppStore:    ?
        BREW:        OK
        Ping  -6UFRGS:    N/A
        Ping BBW:    ?

179.181.73.115 (DGW: 179.184.126.?)
        BREW:        OK
        Ping  -6UFRGS:    N/A
        Ping BBW:    NOK

2023-03-10    187.113.226.68 (DGW: 179.184.126.60)
        BREW:        ~OK (falhou primeira vez, na retentiva funcionou provável IPv6)
        Ping  -6UFRGS:    ˜260ms

177.204.230.214 (DGW: 179.184.126.59)
        OpenWrt FEEDS:    ?
        Opkg update:    NOK

179.162.13.213 (DGW: 179.184.126.60)
        OpenWrt FEEDS:    ?
        Opkg update:    NOK

191.35.223.219 (DGW: 179.184.126.59)
        BREW:        OK (IPv6 habilitado)
        ClaroTV+ App:    ~NOK (demora mas carrega)
        Ping  -6UFRGS:    ˜255ms

189.114.105.248 (DGW: 179.184.126.60)
        BREW:        OK (IPv6 habilitado)
        ClaroTV+ App:    ˜OK (bem lento, às vezes não entra)
        Ping  -6UFRGS:    250 ms

177.204.13.143 (DGW: 179.184.126.60) <--- IPv4 apenas, PPPoE de volta ao modem Vivo
        BREW:        ~NOK (falhou 1 vez, na segunda tentativa funcionou)
        dietpi-update:    ~OK (falhou 1 vez - https://apt.armbian.com)
        Ping  -6UFRGS:    260ms

2023-03-03    191.35.217.155 (DGW: 179.184.126.59)
        BREW:        ~OK (deu timeout, funcionou no retry - usar com IPv6)
        Ping -6 UFRGS:    257ms (from router.home)
        BBW:        NOK

2023-02-22    177.18.43.98 (DGW: 179.184.126.59)  <-- BOM!
        BREW:        ~OK (deu timeout, funcionou no retry)
        dietpi-update:    OK (3x OK)
        OpenWrt FEEDS:    OK (3x OK)
        Opkg update:    OK (3x OK apesc)
        Ping UFRGS:    42/260ms (IPv4/IPv6 from router.home)

2023-02-20    201.22.221.17 (DGW: 179.184.126.60)
        BREW:        OK (ipv4)
        dietpi-update:    ˜OK (ipv4)
        OpenWrt FEEDS:    OK (ipv4)
        Velocidade:
        Opkg update:    ?

Ping v6 UFRGS:    260ms (from router.home)

Última edição:

Perdi a minha degustação em novembro, não existe mais degustação. Fui para o plano de 600MB + prime por R$100

Gostaria de compartilhar um relato aqui e vi que o colega @kerberos2001 é de BH e teve o mesmo problema que eu.

No final do ano de 2024, em Novembro mais ou menos, agendei uma visita técnica pois o meu sinal da Vivo estava sempre caindo, desde que a instalação havia sido realizada, quase todos os dias o sinal era LOS ou caía por alguns segundos. Eu achava aquilo muito estranho, e até achei que o meu problema era com a CTO que é a CTO pinheirinho e até relatei isso no meu post #45,231 em Julho.

"Nossa, mas você ficou de Julho até novembro com esse problema?"

Na verdade, sim e não. Como eu tenho 2 internets, fiquei usando a Blink por um bom tempo ou todas as vezes que a Vivo caía.

E então, em Novembro, consegui resolver com a visita deste técnico e hoje, 27 de Janeiro o problema não voltou mais.

Qual era o problema? Era algo muito simples! Não era nada de ter que trocar a CTO, passar um novo drop, problemas na região ou algo do tipo.

A minha CTO fica em uma posição em que o vento é constante, e o vento balança a CTO e tudo junto, isso fazia com que a CTO me desconectasse por um tempo mesmo que os níveis de sinal estivesse muito bom.

O técnico colocou uma cinta na CTO para que ela parasse de balançar e também colocou uma presilha no meu drop que prende na CTO, depois disso, o sinal nunca mais caiu.

Então, fica o alerta para todos. Quando vocês pedirem a Vivo Fibra no endereço e vocês, certiffique com o técnico se a CTO tá fixa e se ela não vai balançar e o seu drop está bem preso e fixo na CTO, caso contrário, você poderá ter problemas como eu tive.

No meu caso, os níveis de sinal estavam muito bons, não tinha emendas no percurso da fibra, HGU estava ok e mesmo assim caía todos os dias, e o problema todo era: o vento! 🌬️
Caramba, foi exatamente nessa epoca q fiquei com problemas. No meu caso, eu havia acabado de me mudar pro ap novo e ainda nâo tinha outra internet aqui. Tive que assinar Claro Virtua emergencialmente (e era o que sempre funcionou p mim. Sou cliente deles a qse 15 anos aqui em BH e ja fui em SP).

Entao pelo visto n to sozinho nessa... Ce acredita q os tecnicos da VIvo so vieram agora aqui na regiao corrigir a rede externa? pqmp!

Na epoca, eu cansei de ligar p VIvo nas 2 sermanas q fiquei sem sinal e sempre diziam que era problema na rede externa no bairro inteiro. No meu caso, preferiram isentar a multa de cancelamento a resolver o problema. Uma blz...

Olá,

Alguém obteve sucesso em configurar o XZ000-G7 na Vivo região 2 ?????
Coloquei todos os dados corretamente (GPON SN - SLID (testei com e sem), dá como registrado, porém ao tentar autenticar via PPOE não vai!

Está faltando alguma configuração? eu tenho o 6610 e ele funciona perfeitamente mas esse G7 não consegui..

Desde já agradeço!

Alguem mais com problema para acessar sites e serviços microsoft com Vivo FIbra (Interior/SP) ?

Fazem meses que estou com esse problema, tive que assinar um serviço de VPN para conseguir acessar. A empresa onde trabalho usa quase toda suite Microsoft365, e isso está atrapalhando meu trabalho. A Vivo como sempre não resolve nada.

Ja testei em dois notebooks, notebook da empresa, nos meus desktops, celular, tablet, windows, linux, android, ipad os.... tudo da o mesmo erro. Não sei mais o que fazer, e não posso cancelar a Vivo, apesar dessa cagada, a conexão nunca cai, é estável, técnico ja veio de domingo arrumar problemas nas raras vezes que tive. Tambem nao queria ficar pagando VPN só para isso, ou assinar um segundo link só por causa disso.

476835030_10226055311318768_4018877500763979156_n.jpg

Visita tecnica agendada para amanhã. Ctz que vão mandar tecnico novato que não vai resolver nada e vou precisar acionar Anatel.

Visita tecnica agendada para amanhã. Ctz que vão mandar tecnico novato que não vai resolver nada e vou precisar acionar Anatel.
eu estava tendo esse mesmo problema meses atras, mas era só mudar de navegador ou usar aba anônima que resolvia, moro na região vivo 2 em Brasília já tentou mudar o IP? ou mudar o DNS pode ser problema de CDN

Eu estava com esse problema, o que resolveu pra mim foi desativar o IPV6 (Direto na placa de rede mesmo, bem rustico) das maquinas que uso serviços da Microsoft, depois reiniciar a maquina ou dar um ipconfig /flushdns, pimba tudo voltou a funcionar..

Última edição:

Como eu previ, mandaram um tecnico que não sabia usar o proprio notebook. Ficou ligando pra varias pessoas que tambem nao entenderam o problema. Ligou na C.O. e o atendente da C.O. tambem ficou tentanto tirar o problema de cima deles.

Tecnico ficou 4 horas aqui para nada. Agora é começar uma nova briga na Anatel.

10 anos como cliente vivo fibra, da pra contar nos dedos de uma mao as vezes que tive problema, mas TODA VEZ precisei entrar em guerra pela Anatel.

Alguem mais com problema para acessar sites e serviços microsoft com Vivo FIbra (Interior/SP) ?

Fazem meses que estou com esse problema, tive que assinar um serviço de VPN para conseguir acessar. A empresa onde trabalho usa quase toda suite Microsoft365, e isso está atrapalhando meu trabalho. A Vivo como sempre não resolve nada.

Ja testei em dois notebooks, notebook da empresa, nos meus desktops, celular, tablet, windows, linux, android, ipad os.... tudo da o mesmo erro. Não sei mais o que fazer, e não posso cancelar a Vivo, apesar dessa cagada, a conexão nunca cai, é estável, técnico ja veio de domingo arrumar problemas nas raras vezes que tive. Tambem nao queria ficar pagando VPN só para isso, ou assinar um segundo link só por causa disso.

476835030_10226055311318768_4018877500763979156_n.jpg
O problema também está acontecendo na Oi e provedores que usam Vtal há meses, e nada até agora de resolverem.

Users who are viewing this thread

Voltar