[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Seguinte você está sendo bem desonesto comigo, me "vilanizando" pq:
1º Não xinguei ninguém e fui cordial o possível.
2º Não pedi ajuda, apenas fiz um pergunta bem especifica e para outro usuário.
3º O cara aleatório que ficou insistindo de maneira impertinente, o próprio reconhece que está sendo chato mais não para de me quotar.

Agora de boa.... responder com austeridade uma impertinência não solicitada é bem diferente de não ser cordial!

ps.: faz favor, nem me quota mais se não for pra falar assunto pertinente ao tópico. grato.

Austeridade? Então que fique claro aqui, que não aceito a forma como se dirigi, e se o fizer novamente com outro usuário irá tomar infração e se continuar será banido do tópico.

Simples assim.

Agora não me quote mais, e não venha com a sua "austeridade", com mimimi, porque para má educação não há argumento.

Segue o tópico.

Ok, DNS tem 1001% a ver com problemas de TS na Vivo, e eu vou explicar o porque, e isso não se aplica apenas para a Vivo, mas para qualquer operadora nesse planeta.

A Vivo tem suas CDNs de tudo, twitch, netflix, google, youtube, xvideos (aham), TUDO, as vezes com IP dentro do próprio AS, as vezes fora.

Vamos dizer que você acessa YouTube.com, pra acessar tem que pedir o IP pro servidor de DNS, no caso, o da Vivo vai retornar X.X.X.X, que está dentro da CDN dela. Se você mudar pro DNS do Google, já vai retornar o IP Y.Y.Y.Y, que pode não estar dentro da CDN, pode não estar nem no Brasil. (díficil, pois no ptt-sp tem tudo hoje em dia, mas de fato ele vai puxar do Google PTT-SP, não da CDN dentro da Vivo)

Beleza, você acessa com X.X.X.X, aquela travada maldita, não carrega nada em 144p, O que pode ser????

1. CDN da Operadora sobrecarregada ou com péssima infra: Não adianta ter CDN dentro do datacenter se ele não suporta o tráfego que vai pegar, a solução seria simples: Subir o uplink do CDN dentro da própria rede, gastaria no máximo um DIO e umas fibras, talvez um switch.
2. Traffic Shaping até o CDN da operadora, propositalmente: Certo, já vi algumas fazendo isso, aplica TS logo nos próprios CDN, deixando todo mundo lerdo, afinal, o importante é poupar trânsito, não ter qualidade.

Agora, você acessa com Y.Y.Y.Y, carrega na hora, roda vídeos em 4k no seu ADSL de 128kbps, O que pode ser????

1. Simples, pequeno gafanhoto, seu conteúdo está vindo do PTT ou de outro lugar, não do CDN lixo ou capado da operadora, logo as rotas são outras, passam por outro switches, outras fibras (outros "cabos").

Ok, outra coisa que pode acontecer:

A operadora tem um clone com o mesmo IP dentro da sua rede, básicamente um CDN com o mesmo IP. Aí meu filho, não adianta mudar DNS, mudar IP, po#$#@ nenhuma. As rotas já são feitas na borda da operadora e tudo quanto é request vai parar dentro da operadora, e não existe o que você possa fazer pra mudar a rota. APENAS, COM USO DE VPN.

Certo tio, e o que a VPN faz?

O tráfego quando passa por dentro de uma VPN, é tratado como se fosse apenas uma só conexão, com 1 só destino, por sua operadora.

Ou seja, você faz a conexão com VOCÊ <-> VPN, se essa conexão tiver link full, perfeito, depois disso você depende das rotas do provedor da VPN, o provedor da VPN funciona como se fosse outra operadora, ele pode ter CDNs, pode não ter, mas como a maioria não tem, pega o conteúdo no PTT ou com peers diretos, aí como você já tinha link full com a VPN, a VPN vai te passar link full com o peer dela, e pronto, resolvido o traffic shaping.

Mas a operadora não pode barrar isso?

Hahaha, é claro que pode! Basta ela pegar o range de IP do seu VPN e tacar um big de um QUEUE, capando a po#$@#$ toda e acabando com a sua festa.

A Internet é uma coisa tão simples como canos de água, basta saber interpretar e saber pra o que serve o que!

youtube não serve muito de parâmetro, já que geralmente tem seus conteúdos em servidor de cache da operadora.

o ferrado é o user que recebe esses modem todo travado, que não da de mudar pra bridge, ip, nada....

Meu pace 5471 é bloqueado mas funciona normalmente com o fw da antiga GVT.

Só o sinal dele WiFi que tem cômodos que chega fraco... mas nunca precisei de outro aparelho, uso ele em default e me atende muito bem.

Baixo quase 700GB todo mês e ele nem esquenta quase. E uso DNS da GVT mesmo.

Estranho cara, abre um chamado técnico para verem no armário o que está acontecendo, isso não é normal mesmo. Ainda mais se você está numa região onde a rede é da GVT.

Tente explicar ao atendente e depois ao técnico o que está acontecendo... peça para te trocar de porta e quem sabe substituir o modem.

Veja se seus sinais estão OK para a velocidade que você contratou, se não precisa de novo cabeamento interno/externo.
o problema que acontece e na regiao so nao sei em qual parte se e depois que vai pra central ou nao, mas varias pessoas tem o mesmo problema que é intermitente, tem dia que acontece outros não, a minha conexao e bem estavel depois que fiz passarem um feb. Unica coisa que noto e que quando ta acontecendo esse problema faço um tracert e varios serivores so retornam o ip e nao o nome deles, e quando ta normal a conexao retorna ip mais o nome, talvez seja contigencia ou mudança de rota por algum problema.

Já começou a porcaria. Só consigo assistir Twitch via Livestreamer no PC. Pelo app? Sem chance. Aí vou ver a rota, já aparece os lixos:
Código:
xe-3-0-0-4-grtssatw1.net.teleCOMICAglobalsolutions.com
xe1-1-1-0-grafortw2.net.teleCOMICAglobalsolutions.com
xe9-1-2-0-grtmiabr4.net.teleCOMICAglobalsolutions.com
xe3-0-6-0-grtdaleq4.net.teleCOMICAglobalsolutions.com

Já começou a porcaria. Só consigo assistir Twitch via Livestreamer no PC. Pelo app? Sem chance. Aí vou ver a rota, já aparece os lixos:
Código:

Aqui também está pela TIWS e consigo assistir na qualidade ALTA, ORIGINAL nem pensar.

Código:
O twitch aqui o tracert tá passando pela gblx na rota internacional depois do último salto do último roteador da GVT em SP...

Reza pra continuar assim.

Funciona normal mesmo em source o site, não sei se é cache da GVT ou algo assim, mas tava assistindo agorinha um stream de CoD de um cara dos EUA, sem travar nada.

Deve ser um problema na sua região cara, tomara que resolvam rápido... abraço.

Alguem mais com problemas na vivo? Começou essa palhaçada lá pelas 11 horas da manhã...
Untitled.png

Alguem mais com problemas na vivo? Começou essa palhaçada lá pelas 11 horas da manhã...
Untitled.png
Normal aqui... rede da antiga GVT... onde você mora era GVT ou sempre foi Vivo? Se sempre foi vivo, pode ser a rede lixo deles.

RaHOv55.jpg

Código:
Olhando bem, o meu não pinga em fortaleza, vai direto.

Ok, DNS tem 1001% a ver com problemas de TS na Vivo, e eu vou explicar o porque, e isso não se aplica apenas para a Vivo, mas para qualquer operadora nesse planeta.

A Vivo tem suas CDNs de tudo, twitch, netflix, google, youtube, xvideos (aham), TUDO, as vezes com IP dentro do próprio AS, as vezes fora.

Vamos dizer que você acessa YouTube.com, pra acessar tem que pedir o IP pro servidor de DNS, no caso, o da Vivo vai retornar X.X.X.X, que está dentro da CDN dela. Se você mudar pro DNS do Google, já vai retornar o IP Y.Y.Y.Y, que pode não estar dentro da CDN, pode não estar nem no Brasil. (díficil, pois no ptt-sp tem tudo hoje em dia, mas de fato ele vai puxar do Google PTT-SP, não da CDN dentro da Vivo)

Beleza, você acessa com X.X.X.X, aquela travada maldita, não carrega nada em 144p, O que pode ser????

1. CDN da Operadora sobrecarregada ou com péssima infra: Não adianta ter CDN dentro do datacenter se ele não suporta o tráfego que vai pegar, a solução seria simples: Subir o uplink do CDN dentro da própria rede, gastaria no máximo um DIO e umas fibras, talvez um switch.
2. Traffic Shaping até o CDN da operadora, propositalmente: Certo, já vi algumas fazendo isso, aplica TS logo nos próprios CDN, deixando todo mundo lerdo, afinal, o importante é poupar trânsito, não ter qualidade.

Agora, você acessa com Y.Y.Y.Y, carrega na hora, roda vídeos em 4k no seu ADSL de 128kbps, O que pode ser????

1. Simples, pequeno gafanhoto, seu conteúdo está vindo do PTT ou de outro lugar, não do CDN lixo ou capado da operadora, logo as rotas são outras, passam por outro switches, outras fibras (outros "cabos").

Ok, outra coisa que pode acontecer:

A operadora tem um clone com o mesmo IP dentro da sua rede, básicamente um CDN com o mesmo IP. Aí meu filho, não adianta mudar DNS, mudar IP, po#$#@ nenhuma. As rotas já são feitas na borda da operadora e tudo quanto é request vai parar dentro da operadora, e não existe o que você possa fazer pra mudar a rota. APENAS, COM USO DE VPN.

Certo tio, e o que a VPN faz?

O tráfego quando passa por dentro de uma VPN, é tratado como se fosse apenas uma só conexão, com 1 só destino, por sua operadora.

Ou seja, você faz a conexão com VOCÊ <-> VPN, se essa conexão tiver link full, perfeito, depois disso você depende das rotas do provedor da VPN, o provedor da VPN funciona como se fosse outra operadora, ele pode ter CDNs, pode não ter, mas como a maioria não tem, pega o conteúdo no PTT ou com peers diretos, aí como você já tinha link full com a VPN, a VPN vai te passar link full com o peer dela, e pronto, resolvido o traffic shaping.

Mas a operadora não pode barrar isso?

Hahaha, é claro que pode! Basta ela pegar o range de IP do seu VPN e tacar um big de um QUEUE, capando a po#$@#$ toda e acabando com a sua festa.

A Internet é uma coisa tão simples como canos de água, basta saber interpretar e saber pra o que serve o que!

joinha pra vc cara... sua explicaçao mostra exatamente como a P%#@%@ de colocar o dns do google pode ou nao resolver !

depois eu era o cara das peguntas idiotas e que nao sabia nada, kkkkkkkkkkkkkkkk

Quanto ao twitch vi que esse tipo de problemas de não conseguir assistir no source, eles podem resolver.
Na verdade qualquer coisa acima de 1500kbps aqui não roda sem parar a cada 5-10 segundos.

O que fiz foi entrar em contato com eles, meses atrás,
e eles liberaram o servidor de cache brasileiro (da akamai) pra faixa de ip da gvt,
porém após algumas semanas isso deixava de funcionar e voltava tudo a carregar do cdn "lento" em dallas ( video***.dfw**.hls.ttvnw.net )
e assim seguia, hora usando CDN BR, hora CDN americano.

Eles fazem a mesma coisa para outros provedores, porém parece que não é temporário como vejo acontecer na gvt.
por fim o que acabei fazendo foi usar vpn/proxy apenas para as chamadas da api/video do twitch ( player.twitch.tv e usher.ttvnw.net ),
dessa forma em streams com mais de 20+- viewers eles mandam o video direto do cdn da akamai br, o stream vem na conexão direta da gvt e consigo assistir sem problemas.

O que a gente pode fazer é preencher o formulário deles pra reportar os problemas.
Quanto mais gente melhor, até que eles resolvam isso definitivamente.

Código:
http://link.twitch.tv/buffering_information_form

screenshot rodando 4 streams de 5mbit no source ao mesmo tempo:

Última edição:
Quanto ao twitch vi que esse tipo de problemas de não conseguir assistir no source, eles podem resolver.
Na verdade qualquer coisa acima de 1500kbps aqui não roda sem parar a cada 5-10 segundos.

O que fiz foi entrar em contato com eles, meses atrás,
e eles liberaram o servidor de cache brasileiro (da akamai) pra faixa de ip da gvt,
porém após algumas semanas isso deixava de funcionar e voltava tudo a carregar do cdn "lento" em dallas ( video***.dfw**.hls.ttvnw.net )
e assim seguia, hora usando CDN BR, hora CDN americano.

Eles fazem a mesma coisa para outros provedores, porém parece que não é temporário como vejo acontecer na gvt.
por fim o que acabei fazendo foi usar vpn/proxy apenas para as chamadas da api/video do twitch ( player.twitch.tv e usher.ttvnw.net ),
dessa forma em streams com mais de 20+- viewers eles mandam o video direto do cdn da akamai br, o stream vem na conexão direta da gvt
e consigo assistir sem problemas.

O que a gente pode fazer é preencher o formulário deles pra reportar os problemas.
Quanto mais gente melhor, até que eles resolvam isso definitivamente.

Código:
 http://link.twitch.tv/buffering_information_form

screenshot rodando 4 streams de 5mbit no source ao mesmo tempo:
gj5DmqS.jpg

Vamos mandar e ver o que acontece.

Aqui tbm esta assim amigo , nao com tantas perdas igual a sua mais ta dando perda sim
Parece que esses lugares onde está tendo perdas de pacotes é onde tem infraestrutura da Vivo.

Nas áreas onde é rotas da GVT ainda, parece estar OK. Aqui em minha cidade não mudou nada da época da GVT, só dar um tracert e observar os roteadores deles.

Twitch tá bem tranquilo em qualquer resolução, assim como Azubu. Não tenho perdas de pacotes também nos sites citados.

Uso um Pace 5471 bloqueado da GVT, uso DNS padrão do modem e 50Mbps via VDSL2 (par metálico).

Por enquanto, nada de GPON em minha cidade. Apenas alguns pontos isolados de Porto Alegre.

Depois que virou Vivo, a expansão GPON que estava num ritmo interessante, pisou no freio com vontade.

Imagino que os próximos 5 anos terei que ficar no par metálico mesmo, pois não terá investimento. Mas estou tranquilo, a conexão de 50/5 está boa para mim e entrega sempre mais independente do horário.

Ontem fui atualizar o ubuntu que rodo na VM e mesmo usando mirror da globo.com (que acredito ser nacional) a transferência não passava de 8mbit/s sendo que tenho contratado 25. Tá parecendo a Oi já.

Ontem fui atualizar o ubuntu que rodo na VM e mesmo usando mirror da globo.com (que acredito ser nacional) a transferência não passava de 8mbit/s sendo que tenho contratado 25. Tá parecendo a Oi já.
Estranho ontem baixei uns arquivos http e não baixou de 6MB/s, ficando de 6 a 6,2MB/s.

Torrents também sem problemas, baixando agora um arquivo de 4,7GB de tracker privado a 6,1MB/s.

Moro no interior do RS, modem PACE 5471 bloqueado, sem alterações. Sem mudanças no DNS também, o mesmo que a GVT usava.

Users who are viewing this thread

Voltar