Ok, DNS tem 1001% a ver com problemas de TS na Vivo, e eu vou explicar o porque, e isso não se aplica apenas para a Vivo, mas para qualquer operadora nesse planeta.
A Vivo tem suas CDNs de tudo, twitch, netflix, google, youtube, xvideos (aham), TUDO, as vezes com IP dentro do próprio AS, as vezes fora.
Vamos dizer que você acessa YouTube.com, pra acessar tem que pedir o IP pro servidor de DNS, no caso, o da Vivo vai retornar X.X.X.X, que está dentro da CDN dela. Se você mudar pro DNS do Google, já vai retornar o IP Y.Y.Y.Y, que pode não estar dentro da CDN, pode não estar nem no Brasil. (díficil, pois no ptt-sp tem tudo hoje em dia, mas de fato ele vai puxar do Google PTT-SP, não da CDN dentro da Vivo)
Beleza, você acessa com X.X.X.X, aquela travada maldita, não carrega nada em 144p, O que pode ser????
1. CDN da Operadora sobrecarregada ou com péssima infra: Não adianta ter CDN dentro do datacenter se ele não suporta o tráfego que vai pegar, a solução seria simples: Subir o uplink do CDN dentro da própria rede, gastaria no máximo um DIO e umas fibras, talvez um switch.
2. Traffic Shaping até o CDN da operadora, propositalmente: Certo, já vi algumas fazendo isso, aplica TS logo nos próprios CDN, deixando todo mundo lerdo, afinal, o importante é poupar trânsito, não ter qualidade.
Agora, você acessa com Y.Y.Y.Y, carrega na hora, roda vídeos em 4k no seu ADSL de 128kbps, O que pode ser????
1. Simples, pequeno gafanhoto, seu conteúdo está vindo do PTT ou de outro lugar, não do CDN lixo ou capado da operadora, logo as rotas são outras, passam por outro switches, outras fibras (outros "cabos").
Ok, outra coisa que pode acontecer:
A operadora tem um clone com o mesmo IP dentro da sua rede, básicamente um CDN com o mesmo IP. Aí meu filho, não adianta mudar DNS, mudar IP, po#$#@ nenhuma. As rotas já são feitas na borda da operadora e tudo quanto é request vai parar dentro da operadora, e não existe o que você possa fazer pra mudar a rota. APENAS, COM USO DE VPN.
Certo tio, e o que a VPN faz?
O tráfego quando passa por dentro de uma VPN, é tratado como se fosse apenas uma só conexão, com 1 só destino, por sua operadora.
Ou seja, você faz a conexão com VOCÊ <-> VPN, se essa conexão tiver link full, perfeito, depois disso você depende das rotas do provedor da VPN, o provedor da VPN funciona como se fosse outra operadora, ele pode ter CDNs, pode não ter, mas como a maioria não tem, pega o conteúdo no PTT ou com peers diretos, aí como você já tinha link full com a VPN, a VPN vai te passar link full com o peer dela, e pronto, resolvido o traffic shaping.
Mas a operadora não pode barrar isso?
Hahaha, é claro que pode! Basta ela pegar o range de IP do seu VPN e tacar um big de um QUEUE, capando a po#$@#$ toda e acabando com a sua festa.
A Internet é uma coisa tão simples como canos de água, basta saber interpretar e saber pra o que serve o que!