[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

acredito que seja problema na hgu da vivo, testa ele normal (se você quiser) e deixa o ax1500 como access point, se mesmo assim tiver problemas, abre um chamado, irão trocar sua hgu por uma nova. Acredito que não seja possível acessar o 192.168.15.1 quando em bridge, tenta ir no windows e sete o ip manualmente, talvez funcione, não testei. Se não conseguir e quiser ver os níveis TX e RX, compre um power meter (se você tiver uma grana sobrando é claro, se não, dê um reset na hgu, veja os sinais, e dps volte a para bridge.)
Então, mas acho que não tem muita relação com o fato dele estar em Bridge né, se não ele estaria intermitente desde o primeiro dia em que coloquei nesse modo. Esse problema começou depois da manutenção que fizeram aqui na rua, ficaram 2 dias fuçando naquelas galerias que parecem "bueiro". Não cheguei nem a dar um "reset" nele tirando da tomada e colocando novamente kkkkk. Em relação a setar o ip manualmente, como poderia fazer isso? Quando eu tinha NET, eu coloquei o modem em bridge e conseguia acessar tanto o AX como o Modem normal via wifi naqueles IP Padrões, não sei pq cm a Vivo ficou diferente. Eu tava pensando em ligar lá e solicitar um atendimento, mas ele fica "mudo" por pouquíssimo tempo, o problema é que vão usar o argumento do modem estar em Bridge, vão pedir pra resetar.

Então, mas acho que não tem muita relação com o fato dele estar em Bridge né, se não ele estaria intermitente desde o primeiro dia em que coloquei nesse modo. Esse problema começou depois da manutenção que fizeram aqui na rua, ficaram 2 dias fuçando naquelas galerias que parecem "bueiro". Não cheguei nem a dar um "reset" nele tirando da tomada e colocando novamente kkkkk. Em relação a setar o ip manualmente, como poderia fazer isso? Quando eu tinha NET, eu coloquei o modem em bridge e conseguia acessar tanto o AX como o Modem normal via wifi naqueles IP Padrões, não sei pq cm a Vivo ficou diferente. Eu tava pensando em ligar lá e solicitar um atendimento, mas ele fica "mudo" por pouquíssimo tempo, o problema é que vão usar o argumento do modem estar em Bridge, vão pedir pra resetar.
No 192.168.15.1 diz que quando o bridge está habilitado desativa os serviços de telefonia. Provavelmente a manutenção não tem nenhuma coligação com o problema, provavelmente estavam expandindo a rede. Sua HGU faz um servidor VoIP, ou seja, a manutenção não tem muito haver não, eles estavam possivelmente mexendo na rede passiva (Fibra) que apenas transmite o sinal proveniente da OLT, nada mais que isso. Para setar o ip fixo: Painel de controle; Rede e Internet; Central de Rede e Compartilhamento; Ethernet; Propriedades; Protocolo IP versão 4 (TCP/IPv4); usar o seguinte endereço IP:
Endereço IP: 192.168.15.3
Máscara Sub-Rede: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.15.1
Acho que não irá ter acesso à internet, apenas no 192.168.15.1, ai dps quando você quiser voltar o acesso à internet, é deixar como "Obter um endereço IP automaticamente".

Galera: consegui remover o vivo home assist e os serviços digitais. Para isso tive que entrar em contato 10x na central, 1 na ouvidoria e recebi uma ligação após reclamar no consumidor.gov. Resultado: Meu plano (fibra 50MB + Telefone fixo) que era de 129,90 passou para 79,90. O problema de tudo é que no app vivo fixo não constava 129 e sim 149. Reclamei (estas 10x) e não arrumaram, parti para o consumidor.gov e funcionou: 79,90 por 12 meses :)

Você ainda tava na fidelidade? (dos 12 meses)

O problema é o bridge.

Vivo fibra tem franquia? Começaram a cabear a minha rua hoje, já possua fibra regional, mas o preço da vivo está interessante.

Vivo fibra tem franquia? Começaram a cabear a minha rua hoje, já possua fibra regional, mas o preço da vivo está interessante.
Franquia todas as operadora dizem que tem, mas por decisão da Anatel nenhuma pode suspender ou cobrar caso estoure a franquia.

Há relatos que (acho que) na TIM existe uma clausula que eles podem quebrar o contrato caso o consumo da instalação esteja muito incompatível com o consumo de um uso residencial, justificando o excedente como uso irregular que possa comprometer a qualidade de sua rede.. Segundo a TIM, esse tipo de quebra de contrato não se caracteriza imposição de franquia.

Franquia todas as operadora dizem que tem, mas por decisão da Anatel nenhuma pode suspender ou cobrar caso estoure a franquia.

Há relatos que (acho que) na TIM existe uma clausula que eles podem quebrar o contrato caso o consumo da instalação esteja muito incompatível com o consumo de um uso residencial, justificando o excedente como uso irregular que possa comprometer a qualidade de sua rede.. Segundo a TIM, esse tipo de quebra de contrato não se caracteriza imposição de franquia.
no caso da tim não é relados, é verídico, só ver no tópico da tim live aqui no forum.
uma galera teve o contrato cancelado, e um user ate ganhou na justiça contra a tim por conta desse cancelamento.

Última edição:

Tecnicamente tem.

Mas a franquia não pode ser aplicada, conforme o colega acima mencionou.

Edit: Segue o link http://promovivofibra.clientes.ananke.com.br/planos-em-vigor/lista_planos.php

50 Mega, franquia 170GB
100 Mega, franquia 220GB
200 Mega, franquia 270GB
300 Mega, franquia 300GB

Conferi meu consumo no roteador, pela porta WAN trafegaram 1.065GB nos últimos 30 dias, o dia que essas franquias valerem, estou na merda.

Quatro pessoas em casa, todas consomem muito stream (Netflix, Prime Video, Telecine Play, YouTube, Twitch, etc...).

Eu digo o dia que essas franquias valerem, pois um dia vão valer, ano passado a Câmara vetou o projeto que extinguia franquia em banda larga fixa, agora a única trava para as operadoras é a resolução liminar da Anatel, essa resolução inclusive já é questionada nas instâncias superiores da justiça.

A qualquer momento um togado pode dar uma canetada e autorizar as operadoras a aplicarem franquia, mas por ser tema polêmico creio que nenhum ministro tomaria uma decisão dessas de forma monocrática. Ou talvez sim, afinal aqui é Brasil, não duvido do nosso STF.

Última edição:
olá não sei de falar a região , moro no mato grosso aqui era GVT , meu modem atual é HGU ASKEY:RTF3505VW-N2

GVT = Vivo 2.

Até onde sei na sua região não se usa GPON Password (SLID), se estiver configurando outra ONU, deixe em branco este campo.

Somente usam GPON Serial Number.

por gentileza , vc me diria como colocar para funcionar o modem askey RTF7000?
tenho um roteador asus aqui .

Não conheço a interface do modem RTF7000.

Mas o procedimento deve ser basicamente:

Anote o GPON Serial Number do HGU RTF3505VW.

Converta os quatro primeiros dígitos (as letras) para hexadecimal.

Após isso substitua os quatro primeiros dígitos pelo valor correspondente em hexadecimal.

Esse é o GPON Serial Number (16 dígitos) que deve ser configurado no modem RTF7000.

Eu fiz um post mais completo aqui:

Pessoal,
Atualmente meu AX1500 ta com o IPV6 configurado dessa maneira, será que é a melhor opção ou devo alterar? Saberiam me explicar as diferenças entre as opções e essas mudanças servem apenas para cabeados ou wifi também?

Vlw!!!

Pessoal,
Atualmente meu AX1500 ta com o IPV6 configurado dessa maneira, será que é a melhor opção ou devo alterar? Saberiam me explicar as diferenças entre as opções e essas mudanças servem apenas para cabeados ou wifi também?

Vlw!!!

DHCPv6: Também conhecido como stateful DHCP, funciona como DHCPv4 que estamos acostumados, o servidor DHCP vai enviar todas configurações e dizer quais endereços cada aparelho pode usar.

SLAAC: Stateless Address Auto Configuration, os aparelhos recebem do roteador um pacote de divulgação (RA / router advertisement), esse pacote contém a rota básica e o prefixo IPv6.

O aparelho gera seu próprio endereço IPv6 sem necessidade de um servidor DHCP, o endereço IPv6 é baseado no prefixo, o sufixo é baseado no endereço MAC do aparelho.

Mas isso gera um problema, qualquer um na Internet que ver o IP vai ver o endereço MAC, isso não é legal, então normalmente você tem dois endereços no mesmo prefixo, um gerado com o MAC ("permanente" pois o sufixo nunca muda) e um gerado com bits aleatórios (temporário pois expira).

RDNSS: Recursive DNS Server Option, inicialmente não era possível divulgar o servidor DNS para os dispositivos através das mensagens RA (SLAAC), essa é uma solução criada para complementar o SLAAC com a divulgação do servidor DNS IPv6 que o dispositivo deve usar.

Stateless: Provavelmente se refere a Stateless DHCP, uma forma de dhcp simplificada que não distribui endereços, apenas complementa a configuração do cliente configurado por SLAAC, enviando para ele informações como sufixo DNS, servidor DNS, etc...

Recomendo usar SLACC + Stateless para maior compatibilidade com diferentes dispositivos.

Android não funciona com DHCPv6.
Windows anterior ao 10 versão 1903 não suporta RDNSS.

No futuro a tendência é que a configuração dominante em redes domésticas seja SLAAC + RDNSS, eliminando totalmente a necessidade de servidor DHCP.

Em redes corporativas a tendência é que existam simultaneamente DHCPv6 (Stateless e Stateful) + SLAAC.

No momento que estamos a melhor configuração é esse híbrido de SLAAC e DHCP (Stateless).

DHCPv6: Também conhecido como stateful DHCP, funciona como DHCPv4 que estamos acostumados, o servidor DHCP vai enviar todas configurações e dizer quais endereços cada aparelho pode usar.

SLAAC: Stateless Address Auto Configuration, os aparelhos recebem do roteador um pacote de divulgação (RA / router advertisement), esse pacote contém a rota básica e o prefixo IPv6.

O aparelho gera seu próprio endereço IPv6 sem necessidade de um servidor DHCP, o endereço IPv6 é baseado no prefixo, o sufixo é baseado no endereço MAC do aparelho.

Mas isso gera um problema, qualquer um na Internet que ver o IP vai ver o endereço MAC, isso não é legal, então normalmente você tem dois endereços no mesmo prefixo, um gerado com o MAC ("permanente" pois o sufixo nunca muda) e um gerado com bits aleatórios (temporário pois expira).

RDNSS: Recursive DNS Server Option, inicialmente não era possível divulgar o servidor DNS para os dispositivos através das mensagens RA (SLAAC), essa é uma solução criada para complementar o SLAAC com a divulgação do servidor DNS IPv6 que o dispositivo deve usar.

Stateless: Provavelmente se refere a Stateless DHCP, uma forma de dhcp simplificada que não distribui endereços, apenas complementa a configuração do cliente configurado por SLAAC, enviando para ele informações como sufixo DNS, servidor DNS, etc...

Recomendo usar SLACC + Stateless para maior compatibilidade com diferentes dispositivos.

Android não funciona com DHCPv6.
Windows anterior ao 10 versão 1903 não suporta RDNSS.

No futuro a tendência é que a configuração dominante em redes domésticas seja SLAAC + RDNSS, eliminando totalmente a necessidade de servidor DHCP.

Em redes corporativas a tendência é que existam simultaneamente DHCPv6 (Stateless e Stateful) + SLAAC.

No momento que estamos a melhor configuração é esse híbrido de SLAAC e DHCP (Stateless).
Que aula em, muitíssimo obrigado pela paciência e pelos esclarecimentos.

Começaram e me cobrar por isso: "Serviço de Autenticação Turbonet R$ 5,00"

Apareceu isso para alguém mais? Como minha conta era débito automático eu nem me liguei nisso. Já vai fazer quase 1 ano que estão me cobrando isso lol.

Só percebi agora que estou trocando de banco e paguei a fatura manualmente esse mês.

Por que não tem ainda disponibilizado 500mb e 1tb de velocidade para o cliente? Alguém sabe se tem previsão?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Começaram e me cobrar por isso: "Serviço de Autenticação Turbonet R$ 5,00"

Apareceu isso para alguém mais? Como minha conta era débito automático eu nem me liguei nisso. Já vai fazer quase 1 ano que estão me cobrando isso lol.

Só percebi agora que estou trocando de banco e paguei a fatura manualmente esse mês.

KCT vou até olhar na minha conta!

Por que não tem ainda disponibilizado 500mb e 1tb de velocidade para o cliente? Alguém sabe se tem previsão?

carai 1tb não tem nem para empresarial :problemo::problemo::problemo:, mas acredito que dps da pandemia a net irá comercializar novamente 500 megas, aí a vivo vai colocar 500 megas e 1gb no plano residencial por um preço bão. Por enquanto só por CNPJ e ainda sim muito caro.
Obs: Se não ocorrer isso, provavelmente dentro de 2 anos ou menos a vivo vai abrir o olho e irá fornecer velocidades maiores para o cliente final/residencial.

Creio que seja para não forçar a infraestrutura, não vejo necessidade do usuário doméstico possuir mais do que 300 Mega, teria que ser uma casa com muitas pessoas pra num momento de pico a demanda conjunta exceder 300 Mega.

Eu acho até arriscado fornecer essas velocidades por conta do risco de uso indevido (pequenas empresas usarem planos residenciais).

E também tem a questão da franquia, para equilibrar o uso, no futuro, imagino que as operadoras ofertarão planos ilimitados com velocidades mais modestas, os planos com franquia possivelmente terão velocidades maiores.

carai 1tb não tem nem para empresarial :problemo::problemo::problemo:, mas acredito que dps da pandemia a net irá comercializar novamente 500 megas, aí a vivo vai colocar 500 megas e 1gb no plano residencial por um preço bão. Por enquanto só por CNPJ e ainda sim muito caro.
Obs: Se não ocorrer isso, provavelmente dentro de 2 anos ou menos a vivo vai abrir o olho e irá fornecer velocidades maiores para o cliente final/residencial.
Puuuuuuuuuuuuxa vida! Tomara que não demore!!!

Fala galera, blz?

Estou com o seguinte problema: Eu tinha a Vivo Fibra 200MB há mais de 1 ano e meio e nunca tive nenhum tipo de problema! A velocidade sempre atingia mais de 200MB no Wi-Fi, em média, 240MB, sempre utilizando o modem padrão da Vivo (obviamente que no cabo sempre atingia a velocidade também).
Mas, há umas 2 semanas atrás aumentei a velocidade para de 200MB para 300MB e depois disso nunca mais tive a mesma estabilidade que tinha no Wi-Fi. A velocidade fica totalmente intermitente, tem dias que pega 300MB o dia todo, tem dias que pega somente 200MB (a maioria dos dias), tem vezes que bate 300MB algumas horas só, e por aí vai...
Já entrei em contato com a Vivo para fazer procedimentos por telefone, um técnico já veio em casa e fez a troca do modem para testar, e continua intermitente.
Resolvi então comprar um roteador decente na esperança de resolver esse problema de vez, tendo em vista que o roteador da Vivo também não é lá aquelas coisas, comprei um TP-Link Archer C6, ele é um roteador Gigabit tanto na porta WAN quanto nas LANs, tem ótimas especificações, mas mesmo com esse roteador a velocidade continua intermitente.

Gostaria de saber se alguém tem alguma ideia do que possa ser, e se vocês podem me ajudar por favor!

Sou da cidade de Santo André, São Paulo. Já fiz alguns testes tanto no roteador da Vivo, quanto no Archer como manter todas as configurações padrões, e fazer alteração de mudança da largura da manda, do padrão de conexão 802.11, etc.

Agradeço desde já pela ajuda.

Fala galera, blz?

Estou com o seguinte problema: Eu tinha a Vivo Fibra 200MB há mais de 1 ano e meio e nunca tive nenhum tipo de problema! A velocidade sempre atingia mais de 200MB no Wi-Fi, em média, 240MB, sempre utilizando o modem padrão da Vivo (obviamente que no cabo sempre atingia a velocidade também).
Mas, há umas 2 semanas atrás aumentei a velocidade para de 200MB para 300MB e depois disso nunca mais tive a mesma estabilidade que tinha no Wi-Fi. A velocidade fica totalmente intermitente, tem dias que pega 300MB o dia todo, tem dias que pega somente 200MB (a maioria dos dias), tem vezes que bate 300MB algumas horas só, e por aí vai...
Já entrei em contato com a Vivo para fazer procedimentos por telefone, um técnico já veio em casa e fez a troca do modem para testar, e continua intermitente.
Resolvi então comprar um roteador decente na esperança de resolver esse problema de vez, tendo em vista que o roteador da Vivo também não é lá aquelas coisas, comprei um TP-Link Archer C6, ele é um roteador Gigabit tanto na porta WAN quanto nas LANs, tem ótimas especificações, mas mesmo com esse roteador a velocidade continua intermitente.

Gostaria de saber se alguém tem alguma ideia do que possa ser, e se vocês podem me ajudar por favor!

Agradeço desde já pela ajuda.
Quando digo que existe rádio interferindo, não é exclusivamente uma rádio FM, mas sim qualquer emissor de ondas eletromagneticas, Wifi próximo, telefone sem fio, microondas, torre de celular, etc.
Para ver se existe algum Wifi gerando ruído na sua rede, use algum Wifi Analyzer quando estiver passando por esse problema e veja se não há algum Wifi próximo compartilhando o mesmo canal.
PS: Você desligou o Wifi no equipamento da Vivo, correto?

Quando digo que existe rádio interferindo, não é exclusivamente uma rádio FM, mas sim qualquer emissor de ondas eletromagneticas, Wifi próximo, telefone sem fio, microondas, torre de celular, etc.
Para ver se existe algum Wifi gerando ruído na sua rede, use algum Wifi Analyzer quando estiver passando por esse problema e veja se não há algum Wifi próximo compartilhando o mesmo canal.
PS: Você desligou o Wifi no equipamento da Vivo, correto?
Sim, eu já desliguei o Wi-Fi do roteador da Vivo, já usei também o Wi-Fi analyzer, vi quais os canais que menos interferem na minha rede também, mesmo assim nada!

Users who are viewing this thread

Voltar