[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Sim, eu já desliguei o Wi-Fi do roteador da Vivo, já usei também o Wi-Fi analyzer, vi quais os canais que menos interferem na minha rede também, mesmo assim nada!

Wi-Fi Analyzer você só consegue ver interferências de outras redes Wi-Fi. E outras interferências que podem ocorrem no espectro que você usa? Só dá pra descartar interferência com um medidor de campo/espectro de verdade.

Tem vários causadores de interferência. Telefone sem fio, bluetooth, fone "wireless"/sem fio, radar meteorológico (alguns canais de 5GHz são suscetíveis a isso, senão me engano são os canais que requerem DFS entre o 100 e 144), micro-ondas, rádio amador, transmissões "piratas".

O que eu sugiro é fazer seus testes com cabo cat.5e ou superior conectando o PC direto no modem da Vivo, se desta forma houver problemas, pode acionar a Vivo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, to achando que aqui na minha região está sem a renovação de IP automática, olhem a duração da sessão PPPoE, detalhe que eu não tenho IP fixo.

1XLgiKV.jpg

Se não renovar o IP com 7 dias, to achando que não renova mais...

Última edição:
Wi-Fi Analyzer você só consegue ver interferências de outras redes Wi-Fi. E outras interferências que podem ocorrem no espectro que você usa? Só dá pra descartar interferência com um medidor de campo/espectro de verdade.

Tem vários causadores de interferência. Telefone sem fio, bluetooth, fone "wireless"/sem fio, radar meteorológico (alguns canais de 5GHz são suscetíveis a isso, senão me engano são os canais que requerem DFS entre o 100 e 144), micro-ondas, rádio amador, transmissões "piratas".
Olha, o roteador está bem longe do meu microondas, não tenho telefone sem fio, bluetooth dos celulares e notebooks desligados. Também já testei desconectando todos os dispositivos da rede, deixando somente 1 pra testar, mesmo assim a intermitência persiste. Tem alguma recomendação do canal da rede 5GHz? Sei que vai vaiar de onde estou, mas como a rede 5GHz é bem ampla pode ser que haja algum canal geralmente te recomendado. Obrigado!

O que eu sugiro é fazer seus testes com cabo cat.5e ou superior conectando o PC direto no modem da Vivo, se desta forma houver problemas, pode acionar a Vivo.

Galera, to achando que aqui na minha região está sem a renovação de IP automática, olhem a duração da sessão PPPoE, detalhe que eu não tenho IP fixo.

1XLgiKV.jpg

Então, no cabo ele bate sim a velocidade tanto no modem da Vivo, quanto no Archer C6, o que eu não me conformo é o fato de que quando eu tinha 200MB sempre batia 240MB no Wi-Fi e agora que eu tenho 300MB é totalmente intermitente e a maioria das vezes bate 200MB, ou seja, menos do que eu já tinha antes com 200MB....

Última edição:
Olha, o roteador está bem longe do meu microondas, não tenho telefone sem fio, bluetooth dos celulares e notebooks desligados. Também já testei desconectando todos os dispositivos da rede, deixando somente 1 pra testar, mesmo assim a intermitência persiste. Tem alguma recomendação do canal da rede 5GHz? Sei que vai vaiar de onde estou, mas como a rede 5GHz é bem ampla pode ser que haja algum canal geralmente te recomendado. Obrigado!

Se você quer minimizar interferência recomendo testar o canal 36.

Se você quer maximizar alcance recomendo testar o canal 149.

Sei que a minha orientação pode parecer errônea pois canal/frequência menor = maior comprimento de onda, menos suscetível a obstruções. Porém tem que lembrar que no Brasil (e na maior parte do mundo) o canal 36 opera com no máximo 17dBm (+/- 50mW), enquanto o canal 149 opera com no máximo 30dBm (+/- 1000mW).

Menor potência = menor alcance e menos dispositivos/redes vizinhas interferindo no sinal do seu roteador, o canal 36 por ter "só" 17dBm como limite, significa que os roteadores vizinhos utilizando este canal também estão seguindo esse limite.

Peguei a configuração para o Brasil no meu roteador:
Código:
country BR: DFS-FCC
        (2402 - 2482 @ 40), (N/A, 20), (N/A)
        (5170 - 5250 @ 80), (N/A, 17), (N/A), AUTO-BW
        (5250 - 5330 @ 80), (N/A, 24), (0 ms), DFS, AUTO-BW
        (5490 - 5730 @ 160), (N/A, 24), (0 ms), DFS
        (5735 - 5835 @ 80), (N/A, 30), (N/A)

2402 - 2482 = Canais 01 ao 13
5170 - 5250 = Canais 36 ao 48
5250 - 5330 = Canais 52 ao 64
5490 - 5730 = Canais 100 ao 144
5735 - 5835 = Canais 149 ao 165

Fontes:

Se você quer minimizar interferência recomendo testar o canal 36.

Se você quer maximizar alcance recomendo testar o canal 149.

Sei que a minha orientação pode parecer errônea pois canal/frequência menor = maior comprimento de onda, menos suscetível a obstruções. Porém tem que lembrar que no Brasil (e na maior parte do mundo) o canal 36 opera com no máximo 17dBm (+/- 50mW), enquanto o canal 149 opera com no máximo 30dBm (+/- 1000mW).

Menor potência = menor alcance e menos dispositivos/redes vizinhas interferindo no sinal do seu roteador

Peguei a configuração para o Brasil no meu roteador:
Código:
country BR: DFS-FCC
        (2402 - 2482 @ 40), (N/A, 20), (N/A)
        (5170 - 5250 @ 80), (N/A, 17), (N/A), AUTO-BW
        (5250 - 5330 @ 80), (N/A, 24), (0 ms), DFS, AUTO-BW
        (5490 - 5730 @ 160), (N/A, 24), (0 ms), DFS
        (5735 - 5835 @ 80), (N/A, 30), (N/A)

2402 - 2482 = Canais 01 ao 13
5170 - 5250 = Canais 36 ao 48
5250 - 5330 = Canais 52 ao 64
5490 - 5730 = Canais 100 ao 144
5735 - 5835 = Canais 149 ao 165

Fontes:
Cara, muito obrigado por enquanto, vou fazer uns testes nesses canais e volto aqui pra falar o resultado! Obrigado por enquanto!

1XLgiKV.jpg

Há relatos de locais sem tempo limite da sessão.

Aqui duram exatos 8 dias.

Bom dia.

Queria saber como faço para acessar a página de configuração do modem Mitrastar com a internet em bridge.

Sei que é uma rota estática, mas estou com bastante dificuldade para fazer isso aqui no meu roteador, um Xiaomi Mi Router 3G operando com Gargoyle.

O IP do Mitrastar continua o mesmo, 192.168.15.1

O IP do Mi Router é 192.168.1.1

Bom dia.

Queria saber como faço para acessar a página de configuração do modem Mitrastar com a internet em bridge.

Sei que é uma rota estática, mas estou com bastante dificuldade para fazer isso aqui no meu roteador, um Xiaomi Mi Router 3G operando com Gargoyle.

Seta o IP da rede cabeada manualmente no PC pra 192.168.15.2 e pluga o cabo direto no mitra

Bom dia.

No meu roteador com OpenWrt configurei assim paea acessar minha ONU/modem.

Através do roteador, crie uma interface na porta WAN como DHCP Client e faça seu roteador pegar o IP 192.168.15.2

Crie uma zona de firewall separada para essa interface que você criou.

Configure o firewall para permitir conexões da zona LAN para a zona de firewall que você criou.

No meu roteador com OpenWrt configurei assim paea acessar minha ONU/modem.

Através do roteador, crie uma interface na porta WAN como DHCP Client e faça seu roteador pegar o IP 192.168.15.2

Crie uma zona de firewall separada para essa interface que você criou.

Configure o firewall para permitir conexões da zona LAN para a zona de firewall que você criou.

Cara, muito obrigado pela explicação. Mas fugi do OpenWRT e fui pro Gargoyle justamente por não entender nada de topologias de redes...

O Gargoyle tem acesso pelo SSH e Telnet, será que teria alguma forma de eu fazer isso pela linha de comando?

Li em alguns fóruns que bastaria criar um rota estática entre o roteador e o modem, mas tentei todas as combinações aqui, estou errando algo.

Boa tarde pessoal, eu não sei o que acontece aqui no meu apartamento, mas queria saber se alguém já passou por algo parecido.

Minha internet nunca "cai" de fato, principalmente em videochamadas pelo Zoom, Teams, etc fica tudo tranquilo (as vezes até da uma leve cortada de alguns segundos, mas não cai).
Porém em várias aplicações eu sou desconectado o tempo todo (geralmente de 5 em 5 minutos)
Exemplo: VPN do trabalho, Magic Arena, Chat do Twitch, Pokémon Sword (switch), downloads pelo browser são constantemente interrompidos...

Eu uso um roteador da Asus (RT-AC68U) conectado no roteador da Vivo, porém já testei
- Conectando no wifi do roteador da asus
- Conectando no wifi do roteador da vivo
- Conectando via cabo direto no roteador da vivo...

Não sei mais o que testar, e nem como reclamar na Vivo sobre isso. Alguém tem idéia do que pode ser?

Cara, muito obrigado pela explicação. Mas fugi do OpenWRT e fui pro Gargoyle justamente por não entender nada de topologias de redes...

O Gargoyle tem acesso pelo SSH e Telnet, será que teria alguma forma de eu fazer isso pela linha de comando?

Li em alguns fóruns que bastaria criar um rota estática entre o roteador e o modem, mas tentei todas as combinações aqui, estou errando algo.

Todas as configurações do OpenWrt são feitas por linha de comando, com exceção das builds estáveis (releases oficiais), não vem com GUI (Luci) instalada, você tem que configurar a conexão com a Internet, baixar e instalar a Luci usando linha de comando.

Veja se te atende, o tutorial é para ADSL, mas pela fibra usar conexão PPPoE creio que se aplica:

Pelo que vi você vai ter que editar um arquivo, se teu roteador suportar vi e você souber usar, dá pra fazer na linha de comando:

Código:
vi /etc/ppp/ip-up.d/modemaccess.sh
commit

Boa tarde pessoal, eu não sei o que acontece aqui no meu apartamento, mas queria saber se alguém já passou por algo parecido.

Minha internet nunca "cai" de fato, principalmente em videochamadas pelo Zoom, Teams, etc fica tudo tranquilo (as vezes até da uma leve cortada de alguns segundos, mas não cai).
Porém em várias aplicações eu sou desconectado o tempo todo (geralmente de 5 em 5 minutos)
Exemplo: VPN do trabalho, Magic Arena, Chat do Twitch, Pokémon Sword (switch), downloads pelo browser são constantemente interrompidos...

Eu uso um roteador da Asus (RT-AC68U) conectado no roteador da Vivo, porém já testei

Não sei mais o que testar, e nem como reclamar na Vivo sobre isso. Alguém tem idéia do que pode ser?

O HGU da Vivo é o Askey RTF8115VW?

Última edição:

se sua hgu for uma RTF8115Vw é problema com ela mesma, qnd assinei a vivo aq em casa deixaram essa hgu, caía direto, solicitei uma visita técnica. O técnico trocou a HGU por outra do mesmo modelo, perguntei p ele se tinha uma ont sobrando, ele disse que sim, só que não podia configurar etc, etc, ele também deixou um router (beeem velho). Depois de alguns dias a HGU nova apresentou os mesmos problemas, mudei para a ont + router, não gostei muito do resultado do router, ele travava em alguns momentos e a conexão caía. Meu avô havia uma HGU mitrastar que nem tinha logo da vivo, pedi pra ele, mudei o GPON Password e funcionou, o alcance do wifi é ruinzinho, com isso eu peguei a HGU RTF 8115Vw coloquei um cabo Ethernet vindo da Mitrastar e está funcionando bem. Vou pegar um Redmi ax6 ou um ax1800 + ont, provavelmente a conexão irá ficar BEEEM mais estável (Nenhuma HGU testada se saiu bem em gerenciamento de rede, ex: Incio um download na steam, no meu celular nem um simples site carrega).

Última edição:

É um problema conhecido desse aparelho. A solução é se livrar dele uma vez que não tem modo bridge.

Você é o quarto ou quinto aqui no tópico a reportar esse tipo de problema com ele, o meu está encostado em cima do guarda roupas desde que comprei meu TX-6610.

Aqui estou com o TX-6610 em modo transparente e o DIR-882 cuidando de tudo (coloquei OpenWrt porque o firmware da D-Link é capado).

se sua hgu for uma RTF8115Vw é problema com ela mesma, qnd assinei a vivo aq em casa deixaram essa hgu, caía direto, solicitei uma visita técnica. O técnico trocou a HGU por outra do mesmo modelo, perguntei p ele se tinha uma ont sobrando, ele disse que sim, só que não podia configurar etc, etc, ele também deixou um router (beeem velho). Depois de alguns dias a HGU nova apresentou os mesmos problemas, mudei para a ont + router, não gostei muito do resultado do router, ele travava em alguns momentos e a conexão caía. Meu avô havia uma HGU mitrastar que nem tinha logo da vivo, pedi pra ele, mudei o GPON Password e funcionou, o alcance do wifi é ruinzinho, com isso eu peguei a HGU RTF 8115Vw coloquei um cabo Ethernet vindo da Mitrastar e está funcionando bem. Vou pegar um Redmi ax6 ou um ax1800 + ont, provavelmente a conexão irá ficar BEEEM mais estável (Nenhuma HGU testada se saiu bem em gerenciamento de rede, ex: Incio um download na steam, no meu celular nem um site carrega).
É um problema conhecido desse aparelho. A solução é se livrar dele uma vez que não tem modo bridge.

Você é o quarto ou quinto aqui no tópico a reportar esse tipo de problema com ele, o meu está encostado em cima do guarda roupas desde que comprei meu TX-6610.

Obrigado!
Uma pergunta: Esse TX-6610 é tranquilo de configurar? Onde eu acho o GPON password desse meu RTF8115Vw?

Todas as configurações do OpenWrt são feitas por linha de comando, com exceção das builds estáveis (releases oficiais), não vem com GUI (Luci) instalada, você tem que configurar a conexão com a Internet, baixar e instalar a Luci usando linha de comando.

Veja se te atende, o tutorial é para ADSL, mas pela fibra usar conexão PPPoE creio que se aplica:

Pelo que vi você vai ter que editar um arquivo, se teu roteador suportar vi e você souber usar, dá pra fazer na linha de comando:

Código:
vi /etc/ppp/ip-up.d/modemaccess.sh
commit

Funcionou amigo! Muito obrigado mesmo. Editei o arquivo via SSH, reiniciei o roteador e estou com acesso ao modem da Vivo.

Obrigado!
Uma pergunta: Esse TX-6610 é tranquilo de configurar? Onde eu acho o GPON password desse meu RTF8115Vw?

É fácil de configurar mas algumas pessoas não conseguem usá-lo, provavelmente por incompatibilidade do TX-6610 com a OLT regional da Vivo.

Caso você queira comprar, compre pela Internet para ter a opção de devolver em 7 dias se for incompatível com sua região.

Se quiser ter certeza, tem que comprar uma ONU da própria Vivo (por exemplo o Edgecore GG-11000), mas pode ser difícil de achar e só vai achar usado.

Sobre o GPON password, dá pra pegar via telnet. Não lembro os comandos de cabeça, de uma lida:

Última edição:
É fácil de configurar mas algumas pessoas não conseguem usá-lo, provavelmente por incompatibilidade do TX-6610 com a OLT regional da Vivo.

Caso você queira comprar, compre pela Internet para ter a opção de devolver em 7 dias se for incompatível com sua região.

Se quiser ter certeza, tem que comprar uma ONU da própria Vivo (por exemplo o Edgecore GG-11000), mas pode ser difícil de achar e só vai achar usado.

Sobre o GPON password, dá pra pegar via telnet. Não lembro os comandos de cabeça, de uma lida:

Cara, muito muito obrigado!
Deu certo aqui o telnet. Vou comprar esse TX-6610 mesmo e ver se funciona, qualquer coisa eu devolvo e tento achar o Edgecore (ou reclamar na vivo pra ver se me arrumam um antigo ONU).

1XLgiKV.jpg

Pode ser por este motivo também. Tenho vivo fibra também e além de não renovar o ip ainda hj veio o ipv6 para minha surpresa

Deu certo aqui o telnet. Vou comprar esse TX-6610 mesmo e ver se funciona, qualquer coisa eu devolvo e tento achar o Edgecore (ou reclamar na vivo pra ver se me arrumam um antigo ONU).
a vivo não irá te dar uma ont antiga, agora, um técnico da vivo sim, mas como muitos relataram, é bem difícil disso acontecer, aq foi um técnico bem gente boa, ele entendeu meu caso, disse que pode até dar ruim p ele se algum outro vier em casa e perguntar onde eu consegui, por isso acredito que muitos se recusam a dar a ont para o cliente.

Tem outros modelos da Vivo, um deles é o Askey RTF7000, não lembro todos, mas se der uma pesquisada você deve descobrir.

Eu não tenho certeza, mas aos entendidos de GPON peço avaliar @perubira @dudu1505

De acordo com o datasheet do TP-Link TX-6610 o sistema óptico é classe C+
Link: https://static.tp-link.com/res/down/doc/TX-6610_UN_4.0.pdf

De acordo com o manual da Movistar, o Askey RTF3505VW (um dos equipamentos que a Vivo fornece para clientes Fibra), o sistema óptico é classe B+
Link: https://www.redeszone.net/app/uploads-redeszone.net/2016/04/Instalación-Equipo-para-acceso-Fibra-Óptica-Askey-HGU-RFT3505VW.pdf

Seria este o motivo para que algumas pessoas não consigam utilizar o TX-6610?

Última edição:
Tem outros modelos da Vivo, um deles é o Askey RTF7000, não lembro todos, mas se der uma pesquisada você deve descobrir.

Eu não tenho certeza, mas aos entendidos de GPON peço avaliar @perubira @dudu1505

De acordo com o manual da Movistar, o Askey RTF3505VW (um dos equipamentos que a Vivo fornece para clientes Fibra), o sistema óptico é classe B+
Link: https://www.redeszone.net/app/uploads-redeszone.net/2016/04/Instalación-Equipo-para-acceso-Fibra-Óptica-Askey-HGU-RFT3505VW.pdf

não, é problema entre incompatibilidades de sistema software.
em outras palavras, gpon não tem uma padronização fixa de gerencia de rede entre olt e onu, cada fabricante faz do jeito que bem entender e isso que da a incompatibilidade de software.

a e esse problema de incompatibilidade de software não é só com os modens, rola tb com os gbic óticos.
inclusive, pra vcs ae que tão querendo ir brincar com outros equipamentos sem ser da vivo, quem tiver bala na agulha ae compra uma RB da mikrotik e um gbic gpon, se conseguir fazer funcionar vai ser melhor do que esse modem da tplink.

a questão da classe dos lasers, é só a potencia que eles conseguem emitir o sinal de luz.

As ONTs eram:

Geração 1 (início da operação em 2009/2010):
Huawei HG8240
Ericsson T063G
Alcatel (não lembro o modelo)

Geração 2 (Apareceram por volta de 2013):
Askey RTF7000
Edgecore GG-11000
Blu-castle BC-ONT1B

Geração atual são os "HGU" que integram ONT+Roteador.

Pode ser por este motivo também. Tenho vivo fibra também e além de não renovar o ip ainda hj veio o ipv6 para minha surpresa

Interessante!

Aqui em casa:

Ao desconectar e conectar a sessão PPPoE, algumas vezes o IP não muda, permanece o mesmo.

Porém se desconectar, aguardar alguns minutos e conectar, é certeza que o IP muda.

Tenho um Mitrastar no quarto e tenho um Xiaomi Mi R3G com Openwrt na sala conectado como AP via cabo de rede. Tenho sinal cheio em praticamente qualquer lugar relevante do ap (50m²). Existiria alguma vantagem em ter algum outro roteador no lugar do Mitrastar e usá-lo em modo bridge?

Lembrando também que em qualquer iperf3 do quarto pro servidor que fica na sala chega próximo a 1Gbps. Então eu acho que já sei a resposta, mas queria saber a opinião de outras pessoas.

Em outro tópico não-relacionado, ainda estou triste de não poder hospedar coisas nas portas padrões.

Users who are viewing this thread

Voltar