[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Qual modem eles tao colocando pra novos usuarios esse vivo fibra, vcs sabem? Chegou aqui na rua recentemente, antes era só ate 15Mega, era da GVT ainda, agora colocaram essa fibra, to pensando em assinar pra ver
desde 2017, 2018 só usam HGU da mitrastar ou da askey. Ela é bem ruim, sugiro comprar um router e colocar em bridge a hgu.
qEGlQKPm6fLsOgVSst6WPK2q.png

desde 2017, 2018 só usam HGU da mitrastar ou da askey. Ela é bem ruim, sugiro comprar um router e colocar em bridge a hgu.
unica pendencia na vivo fibra quando eu tinha era esse maldito hgu, mesmo em bridge sempre dava micro quedas na internet, quando chegou a oi fibra mudei e o equipamento deles é bem melhor tenho um huawei de 4 antenas wifi

É possível comprar algum de qualidade para substituir o ASKEY que a Vivo entrega? Se sim, indica algum?
Sim e não, depende da sua região e se você quer fazer isso. Você irá gastar uma grana fazendo isso (Se precisar comprar um roteador, pois hoje um gigabit está bem caro). Eu recomendo substituir a hgu por uma ont da tplink, mas não sei se irá funcionar, pois a vivo em novas localidades a OLT não é compatível com vários modelos, ela fica restrita a funcionar só com as HGUs. Em regiões como a minha, ex-telesp, vivo fibra implantada há quase uma década, a OLT é compatível com diversos modelos de onts, pois no passado a vivo usava diversos modelos. Depois de comprada a ont, você deverá pegar o GPON Password e/ou GPON Serial, só fazendo na hora vai dar p saber qual dos dois irá funcionar e assim sincronizar a ont. Depois você deverá colocar um cabo lan na ont, outro na wan router. No router, configure o PPPoE. usuário: cliente@cliente e senha: cliente. Pronto, a internet fica MUITO mais otimizada e rodando lisinha, sem engasgos ou travamentos.

Última edição:
Vivo NÃO tem cgnat!
Por enquanto... Cedo ou tarde o mundo todo vai precisar de cgnat ja que muitos servicos ainda nao funcionam em ipv6 e globalmente ipv6 pobremente emplementado...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui eu fiz isso também e deu certo, mas li aqui no tópico que isso seria uma "falsa bridge". Aqui enquanto estiver funcinando tá bom.
Não tive nenhuma queda, segundo dados do meu roteador, e pra mim está tudo funcional. E sinto que a navegação e o tempo de resposta é muito melhor, se comparado ao meu antigo provedor local. Joguinhos nem aparece aquela mensagem de problema de rede, só isso já me faz muito feliz.

Pergunto aos dosnos desse 8115, é o mesmo modelo abaixo?
Aqui após fazer bridge ele já desativou o wifi e apenas a luz do telefone fica acesa, mas não tenho assinatura de telefone (sei que tenho que ter um número vinculado a minha assinatura), pluguei um telefone e deu linha. Enquanto o telefone estava fora do gancho eu fiz um speedtest e foi normal. Apenas ficou piscando a luz do telefone no HGU da vivo.
No menu mostra que tanto o telefone quanto a TV estão com o status "Disponível". Fico sonhando aqui pensando que ele pode fazer essa bridge e mesmo assim funcionar a TV, pois assim que surgir uma promoção bacana eu pretendo pegar.

Modelo: RTF8115VW
Versão do Software: BR_SV_g11.11_RTF_TEF001_V6.49_V012

Opa.

Consegue abrir 192.168.15.1/padrao e tirar um print da pagina "TR-069 Setting" por favor? Amigo meu de SP Capital teve o mesmo modem instalado porem o firmware é antigo (6.42) e a bagaca nao atualiza :/

Vlw

Última edição:
Nossa galera eu tinha uma ONT + DMG661 e depois colocaram essa HGU. Nunca tive problema com ambos. Uso ele como principal + Acess Point para os fundos + um Linksys velhaum para o quarto e nunca tive um BO de queda de sinal, desconexão ou afins. No 5ghz bate os 300mbps com folga e 9 2,4 acho ''decente''. Se vc mora num lugar médio e faz questão de ter um bom wifi em todos os pontos vai precisar de + roteadores ou APs com com a maioria das operadoras

Nossa galera eu tinha uma ONT + DMG661 e depois colocaram essa HGU. Nunca tive problema com ambos. Uso ele como principal + Acess Point para os fundos + um Linksys velhaum para o quarto e nunca tive um BO de queda de sinal, desconexão ou afins. No 5ghz bate os 300mbps com folga e 9 2,4 acho ''decente''. Se vc mora num lugar médio e faz questão de ter um bom wifi em todos os pontos vai precisar de + roteadores ou APs com com a maioria das operadoras
eu estou com vc, nunca tive problema com quedas de sinal.

Por enquanto... Cedo ou tarde o mundo todo vai precisar de cgnat ja que muitos servicos ainda nao funcionam em ipv6 e globalmente ipv6 pobremente emplementado...

Opa.

Consegue abrir 192.168.15.1/padrao e tirar um print da pagina "TR-069 Setting" por favor? Amigo meu de SP Capital teve o mesmo modem instalado porem o firmware é antigo (6.42) e a bagaca nao atualiza :/

Vlw
Duvido muito. O pool de Ipv4 da vivo é muito grande. Eles colocaram cgnat no móvel justamente para não colocar no fixo

Duvido muito. O pool de Ipv4 da vivo é muito grande. Eles colocaram cgnat no móvel justamente para não colocar no fixo
realmente, só a vivo continuar com essa perda de clientes continua de acesso na BL fixa que não vai faltar ipv4 publico =p
detalhe, a imagem independe da tecnologia, só tem o somatório de clientes que ela informa pra anatel.
image.png

só no ASN da antiga gvt, tem 4.571.136 endereços ipv4 únicos alocados, não sei qual dos montes de asn que a vivo tem aqui no Brasil é usado pela rede fixa em SP, mas la deve ter algo parecido ao mesmo tanto de ip alocado por se tratar de area de concessão.

realmente, só a vivo continuar com essa perda de clientes continua de acesso na BL fixa que não vai faltar ipv4 publico =p
detalhe, a imagem independe da tecnologia, só tem o somatório de clientes que ela informa pra anatel.
image.png

só no ASN da antiga gvt, tem 4.571.136 endereços ipv4 únicos alocados, não sei qual dos montes de asn que a vivo tem aqui no Brasil é usado pela rede fixa em SP, mas la deve ter algo parecido ao mesmo tanto de ip alocado por se tratar de area de concessão.

Que eu saiba tem estes

E o 27699

Aqui tem o pool de ips

Última edição:
Mais uma vez: Vivo NÃO FAZ CGNAT!!! Não sei de onde tiram esta idéia?
Vivo NÃO tem cgnat!
Obrigado por esclarecer minha duvida.
Essa duvida surgiu por esse post aqui

Que eu saiba tem estes

E o 27699

Aqui tem o pool de ips
A telefonica é a empresa q tem mais IPv4 no brasil.
So nessa lista aqui o nome telefonica aparece 6 vezes

então, a quantidade de ips:
AS18881 (antiga gvt)4.571.136
AS2659911.044.864
AS104291.565.696
AS19182245.760
AS276994.780.032

a to refazendo a contagem do AS26599, é ip d+++, to achando estranho isso ------- corrigi o numero, contei 2x alguns blocos :haha:

detalhe os blocos peguei do bgp.he.net, o certo teria sido pegar la do registro.br que é 100% atualizado, mas eles dão block por consultas constantes em pouco tempo no site =p

agora fica a duvida, qual desses ASN é da rede fixa de SP, e qual deles é da rede móvel.

Última edição:
então, a quantidade de ips:
AS18881 (antiga gvt)4.571.136
AS2659911.044.864
AS104291.565.696
AS19182245.760
AS276994.780.032

a to refazendo a contagem do AS26599, é ip d+++, to achando estranho isso ------- corrigi o numero, contei 2x alguns blocos :haha:

detalhe os blocos peguei do bgp.he.net, o certo teria sido pegar la do registro.br que é 100% atualizado, mas eles tão block por consultas constantes em pouco tempo no site =p

agora fica a duvida, qual desses ASN é da rede fixa de SP, e qual deles é da rede móvel.
Como faz pra acessar essa ferramento do registro br ?
E provavelmente o ASN da rede Fixa da Telefonica é o AS26599

image.png

Não é a toa que a Vivo lançou o sistema de franquias. Se não pode vence-lo junte-se a ele.
Me corrijam se eu estiver errado, mas a Vivo não tem caixa e mão de obra disponível para converter a planta de rede metálica dela na mesma velocidade que os ISP constroem a rede FTTH deles concorrendo com Vivo e com isso a sangria de clientes só tende a aumentar cada vez mais. Sem falar que muitos ISPs oferecem velocidades maiores por preços menores que a Vivo.
A Vivo vai ter que fazer igual a Algar e Oi e começar a investir em redes XGS-PON para ofertar planos de 1Gb ou mais para fazer frente a concorrência cada vez mais acirrada. E se a Oi realmente entrar no mercado residencial em SP a pressão sobre a Vivo vai aumentar mais ainda.

A telefonica é a empresa q tem mais IPv4 no brasil.
acho que é a oi/brt

image.png

é só eles continuarem como sempre fizeram, praticando preço acima de qualquer outro player no mercado pelos mesmos planos que vão continuar caindo

Não é a toa que a Vivo lançou o sistema de franquias. Se não pode vence-lo junte-se a ele.
Me corrijam se eu estiver errado, mas a Vivo não tem caixa e mão de obra disponível para converter a planta de rede metálica dela na mesma velocidade que os ISP constroem a rede FTTH deles concorrendo com Vivo e com isso a sangria de clientes só tende a aumentar cada vez mais. Sem falar que muitos ISPs oferecem velocidades maiores por preços menores que a Vivo.
A Vivo vai ter que fazer igual a Algar e Oi e começar a investir em redes XGS-PON para ofertar planos de 1Gb ou mais para fazer frente a concorrência cada vez mais acirrada. E se a Oi realmente entrar no mercado residencial em SP a pressão sobre a Vivo vai aumentar mais ainda.
pelo que eu já notei fora de sp nas novas cidades, quando começam a fibrar, pegam só o filé de meia dúzia de bairros e depois fica por isso mesmo ou expande lento

o vivo franquas é algo que eu jamais assinaria, pois quando eu assino a vivo, eu tenho alguma garantia de suporte e posso jogar ela facilmente na anatel/orgao cdc se fizerem merda, já nesses franquias eu teria o preço vivo + amadorismo de provedor pequeno

sendo assim melhor assinar provedor pequeno mesmo e pagar mais barato

e esses planos altíssimos é coisa de nicho, a maioria das pessoas pega que tem oferta melhor $, o grosso da população não sabe nem o que é conector apc

eu vi um relatorio da oi há pouco tempo onde confirmavam que grande parte da carteira era cliente com 200mb

plano gigante é mais pra fazer nome e encantar "menino do computador"

Última edição:
Ela tem mão de obra e caixa e cacife pra tal.
Franquia é mais uma frente pra ela ter ainda mais rentabilidade. E franquia é algo pratico pra eles.
Vai ter a marca Vivo chegando longe e pouco investimento da parte dela. E deixando ela mais livro pra usar investimento em cidades mais importantes, expansão da rede móvel e etc.
É uma jogada bem inteligente da parte deles. E pro ISP também é vantajoso vai ter o suporte da Vivo.

acho que é a oi/brt

é só eles continuarem como sempre fizeram, praticando preço acima de qualquer outro player no mercado pelos mesmos planos que vão continuar caindo

pelo que eu já notei fora de sp nas novas cidades, quando começam a fibrar, pegam só o filé de meia dúzia de bairros e depois fica por isso mesmo ou expande lento

o vivo franquias é algo que eu jamais assinaria, pois quando eu assino a vivo, eu tenho alguma garantia de suporte e posso jogar ela facilmente na anatel/orgao cdc se fizerem merda, já nesses franquias eu teria o preço vivo + amadorismo de provedor pequeno

sendo assim melhor assinar provedor pequeno mesmo e pagar mais barato

e esses planos altíssimos é coisa de nicho, a maioria das pessoas pega que tem oferta melhor $, o grosso da população não sabe nem o que é conector apc

eu vi um relatório da oi há pouco tempo onde confirmavam que grande parte da carteira era cliente com 200mb

plano gigante é mais pra fazer nome e encantar "menino do computador"
Olha as ISPs não estão amadoras dessa forma.
Tem uma galera muito capacitada. Esse modelo de franquia a Vivo basicamente ta envolvida diretamente em todos os processos.
Ou seja se você tive problema você pode acionar sim a Vivo que a Vivo ira atrás pra resolver.
Tem treinamento por parte da Vivo. Usar infraestrutura da Vivo.
Testes de aptidão além do comitê pra aprovar a franqueada. Então ta se mostrando algo bem estruturado.

Última edição:
Franquia é mais uma frente pra ela ter ainda mais rentabilidade. E franquia é algo pratico pra eles.
Vai ter a marca Vivo chegando longe e pouco investimento da parte dela. E deixando ela mais livro pra usar investimento em cidades mais importantes, expansão da rede móvel e etc.
É uma jogada bem inteligente da parte deles. E pro ISP também é vantajoso vai ter o suporte da Vivo.

Tem uma galera muito capacitada. Esse modelo de franquia a Vivo basicamente ta envolvida diretamente em todos os processos.
Ou seja se você tive problema você pode acionar sim a Vivo que a Vivo ira atrás pra resolver.
Testes de aptidão além do comitê pra aprovar a franqueada. Então ta se mostrando algo bem estruturado.
a fatura VEM MESMO no CNPJ da vivo pra eu poder acionar ela?
eu já usei alguns pequenos, não estou falando que são todos ruins
até me quebrava um galho, mas quando dava problema não tinha muito pra onde correr
então, se for pra assinar hoje e SE tiver uma grande, eu assino a grande
mas se não tiver, vou de pequeno mesmo

E não seria surpresa alguma a Vivo absorver (comprar) o controle das franquias que lhe trouxerem interesse no futuro.

a fatura VEM MESMO no CNPJ da vivo pra eu poder acionar ela?
eu já usei alguns pequenos, não estou falando que são todos ruins
até me quebrava um galho, mas quando dava problema não tinha muito pra onde correr
então, se for pra assinar hoje e SE tiver uma grande, eu assino a grande
mas se não tiver, vou de pequeno mesmo
Não, vem do ISP contratado

Users who are viewing this thread

Voltar