[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Então na região que era da GVT, ela é autorizada e não concessão, logo não tem obrigações tão rígidas da concessão.
No caso do Rio de Janeiro, estão acelerando sim a migração, e pois o quanto antes acontecer melhor para a empresa (pois a maioria dos armários estão em espaços particulares e com custo de aluguel), fora o custo de manutenção e operação de redes sobrepostas.

Vai demorar alguns anos ainda para eles desativarem a rede xDSL como o HFC da tva, metade dos clientes da vivo ainda estão sofrendo no xDSL. Para desativarem a rede precisam passar todos para a fibra primeiro. Duvido muito q a vivo irá investir em passar todos os clientes no metálico para a fibra agora, isso deve acontecer gradativamente. Talvez em aprox 10 anos eles desativem essa rede.

Vai demorar alguns anos ainda para eles desativarem a rede xDSL como o HFC da tva, metade dos clientes da vivo ainda estão sofrendo no xDSL. Para desativarem a rede precisam passar todos para a fibra primeiro. Duvido muito q a vivo irá investir em passar todos os clientes no metálico para a fibra agora, isso deve acontecer gradativamente. Talvez em aprox 10 anos eles desativem essa rede.

Entendi. Eu achei que a sua região já estivesse numa etapa avançada de expansão na fibra, permitindo assim planejar o desligamento da rede metálica.

A fibragem aqui na minha cidade segue a passos de tartaruga. Nesse ritmo acho que ainda vai levar vários anos para que possam desativar os armários da GVT.

Então na região que era da GVT, ela é autorizada e não concessão, logo não tem obrigações tão rígidas da concessão.
No caso do Rio de Janeiro, estão acelerando sim a migração, e pois o quanto antes acontecer melhor para a empresa (pois a maioria dos armários estão em espaços particulares e com custo de aluguel), fora o custo de manutenção e operação de redes sobrepostas.
Entendi. Eu achei que a sua região já estivesse numa etapa avançada de expansão na fibra, permitindo assim planejar o desligamento da rede metálica.

A fibragem aqui na minha cidade segue a passos de tartaruga. Nesse ritmo acho que ainda vai levar vários anos para que possam desativar os armários da GVT.
Aqui na região (litoral de sp) ainda tem lugares onde a vivo só tem adsl 8mb no máximo, mais especificamente no Guarujá, alguns bairros só possuem net HFC, vivo adsl e uma operadora local com fibra. Quase todos os clientes da vivo foram para esse provedor(bem careiro, mas melhor q a vivo) ou para a net. O pior é que em alguns bairros como os Astúrias, há anos já tem fibra, enquanto outros bairros estão no antigo adsl de 8mb.

Aqui na região (litoral de sp) ainda tem lugares onde a vivo só tem adsl 8mb no máximo, mais especificamente no Guarujá, alguns bairros só possuem net HFC, vivo adsl e uma operadora local com fibra. Quase todos os clientes da vivo foram para esse provedor(bem careiro, mas melhor q a vivo) ou para a net. O pior é que em alguns bairros como os Astúrias, há anos já tem fibra, enquanto outros bairros estão no antigo adsl de 8mb.
8mb ainda é de boas kkkkk aqui tem predios que so chegam a 4mb, e regiões mais afastadas que so chega 2mb.
As vezes é melhor nem entendemos essas estratégias da vivo. ou descaso
predios novos no centro de são paulo sem nenhuma operadora de internet

Se prédios novos com toda infraestrutura acontece isso, nem quero ver os prédios antigos kkk
A net e a tim dormem poderiam ganhar clientes novos.. ninguém quer depender de internet de celular
imagina nessa pandemia toda tudo mundo trampando remoto.

Última edição:
8mb ainda é de boas kkkkk aqui tem predios que so chegam a 4mb, e regiões mais afastadas que so chega 2mb.

Se prédios novos com toda infraestrutura acontece isso, nem quero ver os prédios antigos kkk
A net e a tim dormem poderiam ganhar clientes novos.. ninguém quer depender de internet de celular
Isso é muito louco. Mas é o tipo de coisa que é o mercado que tem que resolver, querendo ou não a Vivo (ou qualquer operadora) não tem obrigação nenhuma de fibrar um prédio.

Uma coisa que vi esses dias nos Estados Unidos e achei muito legal é o conceito de REDE NEUTRA. E olha que lá eles são avessas a qualquer coisa estatal, mas funciona assim:
A cidade tem um empresa que constrói a rede nos postes, casas e prédios. Tudo FTTX e no mais alto padrão, e como se pode ter só uma rede para a cidade toda evita aquela bagunça nos postes e todo novo empreendimento é conectado integralmente. Além disso aumenta a concorrência, porque os pequenos provedores podem atender em qualquer ponto da cidade, e ajuda a diminuir os custos. Veja a rede não é exclusiva, a operadora X ainda pode construir a sua.
Aí as operadoras ''alugam'' uma largura de banda nessas redes e podem oferecer seus serviços direto ao consumidor. A operadora fornece o link no PTT, os equipamentos para o cliente, bem como qualquer manutenção dentro da casa do cliente. A estatal mantém toda a rede externa e faz a primeira instalação.
É o tipo de coisa que resolveria o problema de acesso a fibra e de quebra traria retorno financeiro para a cidade. Lá essa empresa traz lucro forte para a cidade
Tipo de coisa que provavelmente nunca vai vir para o Brasil, mas é muito muito legal
Colegas corrigiram, esta vindo sim! Nao no mesmo modelo, mas vem

Última edição:
Já se fala abertamente em redes neutras no Brasil.
Eu particularmente acredito que devam deslanchar nos próximos 3 anos.
Já existem rede neutras no Brasil em operação.
E ótimo para a operadora final, pois ela só tem o custo (aluguel) proporcional ao volume de clientes da região.
Além da questão operacional e estética, acaba aquele monte de CDOE pendurada no mesmo poste.
E uma ótima forma de criar cobertura e ao mesmo tempo racionalizar os investimentos (por parte das operadoras finais).

Isso é muito louco. Mas é o tipo de coisa que é o mercado que tem que resolver, querendo ou não a Vivo (ou qualquer operadora) não tem obrigação nenhuma de fibrar um prédio.

Uma coisa que vi esses dias nos Estados Unidos e achei muito legal é o conceito de REDE NEUTRA. E olha que lá eles são avessas a qualquer coisa estatal, mas funciona assim:
A cidade tem um empresa que constrói a rede nos postes, casas e prédios. Tudo FTTX e no mais alto padrão, e como se pode ter só uma rede para a cidade toda evita aquela bagunça nos postes e todo novo empreendimento é conectado integralmente. Além disso aumenta a concorrência, porque os pequenos provedores podem atender em qualquer ponto da cidade, e ajuda a diminuir os custos. Veja a rede não é exclusiva, a operadora X ainda pode construir a sua.
Aí as operadoras ''alugam'' uma largura de banda nessas redes e podem oferecer seus serviços direto ao consumidor. A operadora fornece o link no PTT, os equipamentos para o cliente, bem como qualquer manutenção dentro da casa do cliente. A estatal mantém toda a rede externa e faz a primeira instalação.
Tipo de coisa que provavelmente nunca vai vir para o Brasil, mas é muito muito legal

É o tipo de coisa que resolveria o problema de acesso a fibra e de quebra traria retorno financeiro para a cidade. Lá essa empresa traz lucro forte para a cidade
Vivo, Oi e Tim já tem planos de lançar uma rede neutra.

Vivo, Oi e Tim já tem planos de lançar uma rede neutra.
Oohhh coisa boa! Modelo é um pouco diferente, mas espero que vá pra frente em breve
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já se fala abertamente em redes neutras no Brasil.
Eu particularmente acredito que devam deslanchar nos próximos 3 anos.
Já existem rede neutras no Brasil em operação.
E ótimo para a operadora final, pois ela só tem o custo (aluguel) proporcional ao volume de clientes da região.
Além da questão operacional e estética, acaba aquele monte de CDOE pendurada no mesmo poste.
E uma ótima forma de criar cobertura e ao mesmo tempo racionalizar os investimentos (por parte das operadoras finais).
Sabe me dizer onde e por quem estão em operação? Acho que é o futuro mesmo, junto com velocidade gigabit. Ansioso para ver isso acontecer

Aqui na minha cidade a Vivo Fibra é um serviço com cobertura minúscula. A grande maioria da cidade ainda está no xDSL da antiga GVT.
O que está acontecendo é migração em massa para outros serviços.
Pra você ter uma ideia das perdas, só em 2020 a Vivo perdeu mais de 30000 clientes nas 3 cidades aqui do CE onde eles atuam com internet fixa (Fortaleza, Caucaia e Maracanaú).
E a maioria dos clientes eles estão perdendo para os provedores regionais e pra Oi Fibra (essa sim tem expansão e construção rápida da rede).
A Vivo antes era a segunda maior operadora do CE, perdendo em número de clientes apenas para a Brisanet.
Já caiu para a terceira posição, sendo ultrapassada pela Oi.
Se há um plano de migração por parte da Vivo, com certeza não existe aqui. Se eu não fosse frequentador aqui do fórum, sequer saberia da existência dele.
Por aqui escolheram dar os clientes de bandeja pra concorrência.

Vc contratou a TV ou o telefone fixo no combo?

Chegar, chega tranquilo. E ultimamente está chegando bem rápido. Recebi ontem uma compra que fiz em 11 de dezembro. Em setembro, eu já havia recebido outro pedido em 19 dias. A única preocupação mesmo é com a Receita Federal. Aí é questão de sorte mesmo. Eu mesmo, de umas 10 compras que já fiz, só fui taxado uma vez. Por outro lado, conheço gente que foi taxado logo na primeira compra.
Por exemplo essa taxa para um roteador de 400 reais fica quanto?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas a Vivo tá mandando cartinhas avisando sobre a migração ou os clientes que estão pedindo fibra por vontade própria?

Lembro que no caso do HFC da TVA, a Vivo mandou cartas informando que a rede seria desativada e oferecendo uma migração sem custo adicional.
Aqui na Tijuca Rio de Janeiro a vivo está ligando para os clientes adsl oferecendo a migração para fibra com maior velocidade sem aumentar a mensalidade

Eu tenho apto no guaruja, em pitangueiras, bem no centro.
Queria colocar alguma internet, pois quero monitorar com camera o apartamento, Não precisa nenhuma super velocidade, se fosse algo de 15 mega de down com uns 2 mega de up, com um preco bom, estaria ótimo, porem.

Net não tem cabeamento no predio, mas eu acho que tem na rua,
Vivo fibra tem nos predios proximos, e tambem na rua, mas a vivo nao cabeou o meu predio.

Como é bem central, não vi outras operadoras locais de fbra.

A unica opcao que tem disponivel é 4 MEGA no ADSL, com 600 kbps de up, por 79 reais mensais, um absurdo de caro.

Já pensei em colocar um modem 4G e pegar algum pre pago de operadora, tem uns de 80gb de franquia por 80 reais, pelo menos eu teria velocidade com bom up para ver as imagens da camera.

Aqui dei uma sorte danada, a Vivo ano passado finalmente disponibilizou fibra no meu prédio de 9 apartamentos e de quase 40 anos. E ainda instalou o CDOI/splitter no quadro de distribuição, ao contrário da Oi que passa um cabo direto do poste pra cada apartamento.

Só que os moradores foram ver o preço dos planos e todo mundo acabou assinando a Oi fibra, a Vivo basicamente temperou pros outros comerem kkkk. Quem sabe quando melhorarem os preços eu não assine, porque pagando 80 contos por 200/60Mbps não tem nem possibilidade de eu mudar de operadora.

Aqui dei uma sorte danada, a Vivo ano passado finalmente disponibilizou fibra no meu prédio de 9 apartamentos e de quase 40 anos. E ainda instalou o CDOI/splitter no quadro de distribuição, ao contrário da Oi que passa um cabo direto do poste pra cada apartamento.

Só que os moradores foram ver o preço dos planos e todo mundo acabou assinando a Oi fibra, a Vivo basicamente temperou pros outros comerem kkkk. Quem sabe quando melhorarem os preços eu não assine, porque pagando 80 contos por 200/60Mbps não tem nem possibilidade de eu mudar de operadora.
Oi ta com um preço agressivo mesmo! Top demais, espero que cheguem logo em SP capital

Nossa, dobraria o preço então...
Ultimamente a receita não tem taxado como antes, mas vi casos em que o cara pagou menos de 50 dólares, foi taxado (teoricamente isso é proibido, mas é uma puta burocracia para corrigir, se não pagar tem risco do produto voltar para a China e você ficar sem refound.). Também vi gente comprando celular e não sendo taxado.

Bom liguei pro 0800 dos carinhas da Vivo.
E a mulher me disse que nao pode tirar o home assist. Sem home assist a mensalidade ficava 5 reais mais barato. E nao é pelo desconto de 5 reais, mas pra que serve home asssist ? E importante ter isso ? Acredito que nao....

Vivo Fibra -> 129,99
Vivo Fibra c/ Netflix (4K)-> 147,99

alguem ai saberia dizer se eu consigo algum desconto falando com representante/vendedor da vivo fibra?
Eu seria uma cliente novo saindo do concorrente.
Atualmente eu pago R$ 85,00 para Claro/Net plano de 240/20 e tbm pago R$ 45,90 pelo Netflix, somando as dois, fica em R$130,90.
Assinando a VivoFibra, eu iria aumentar a velocidade de pra 300/150 e pagaria R$ 147,90 ao mes. Um aumento de R$ 17,00 reais.
Bom acho valido pagar 17 reais a mais para ter essa velocidade.

Eu to bem feliz pagando 85 na net (240/20). Ela funciona muito bem aqui em casa. A unica coisa ruim mesmo é o upload, pq o ping nao faz nenhuma diferenca pra mim ja q eu nao sou gamer.

Última edição:
E a mulher me disse que nao pode tirar o home assist. Sem home assist a mensalidade ficava 5 reais mais barato. E nao é pelo desconto de 5 reais, mas pra que serve home asssist ? E importante ter isso ? Acredito que nao....

Vivo Fibra -> 129,99

alguem ai saberia dizer se eu consigo algum desconto falando com representante/vendedor da vivo fibra?
Atualmente eu pago R$ 85,00 para Claro/Net plano de 240/20 e tbm pago R$ 45,90 pelo Netflix, somando as dois, fica em R$130,90.
Assinando a VivoFibra, eu iria aumentar a velocidade de pra 300/150 e pagaria R$ 147,90 ao mes. Um aumento de R$ 17,00 reais.

Eu to bem feliz pagando 85 na net (240/20). Ela funciona muito bem aqui em casa. A unica coisa ruim mesmo é o upload, pq o ping nao faz nenhuma diferenca pra mim ja q eu nao sou gamer.

Assina pelo site, depois que você digita o endereço, tem a opção de excluir o Home Assist, saindo por R$ 142,99.

Nossa, dobraria o preço então...
Taxa rola mais em celular e encomendas grandes, é 60% do valor da compra + ICMS (só MG e RS). Geralmente o vendedor declara um valor menor e a RF taxa nisso. Roteador costuma passar batido. Se preocupe não.
Tem um grupo no Facebook Aliexpress Superdica Oficial, pessoal tira duvidas sobre importação lá numa boa.

Vivo Fibra -> 129,99

Tu vai ver que FTTH é bem mais estável também. Por esse valor é um ótimo negócio

Vivo Fibra -> 129,99

Assina pelo site que vc consegue pedir sem o home assist
valores de 100mb por 99 reais e 129 300mb
se vc assinar o 100 consegue pegar uma degustação é uma opcao melhor pq vai pagar 99 reais por 12 meses
e pedindo a degustacao de velocidade. eu fiz isso aqui acho que compensa mais
pq 129 por 300mb tb é por 12 meses.

Taxa rola mais em celular e encomendas grandes, é 60% do valor da compra + ICMS (só MG e RS). Geralmente o vendedor declara um valor menor e a RF taxa nisso. Roteador costuma passar batido. Se preocupe não.
Tem um grupo no Facebook Aliexpress Superdica Oficial, pessoal tira duvidas sobre importação lá numa boa.

Tu vai ver que FTTH é bem mais estável também. Por esse valor é um ótimo negócio
Só MG e RS adiciona ICMS em importados??

ó que interessante

Me mudei para o centro de Jandira/SP ano retrasado para um condomínio novo e até hoje a Vivo não se interessou em passar fibra aqui sendo que nas ruas próximas tem eles só cabearam um pedaço pequeno do centro nos bairros e ainda e o velho ADSL. Nos outros condomínios mais antigos usavam internet via rádio ou de um provedor local que acabou instalando aqui quando entregaram as torres o que salvou a gente por um tempo. No começo do ano passado a Claro/Net instalou em todos os condomínios do bairro mas a rede e HFC mesmo assim pegou boa parte dos moradores.

Users who are viewing this thread

• Voltar