[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Bom dia, senhores.

Eu assino Vivo Fibra + telefone fixo. Ontem, o meu modem / router (modelo: GPT-2541GNAC-N1; versão do software: BR_g3.5_100VNZ0b33) foi atualizado. Antes dessa atualização, utilizava esse equipamento em modo bridge em conjunto com um roteador Asus, funcionando 200%, rs. Depois da atualização, o modem não segura mais a conexão em bridge, apenas no modo router.

Acredito que isso possa estar acontecendo por causa do telefone fixo... Como nunca usei esse serviço (na época, assinei apenas por causa do desconto), liguei na central de atendimento para cancelá-lo ontem à noite. Entretanto, ao acessar o modem / router hoje, o telefone ainda está disponível. Isso é normal?

Acho que quando o telefone fixo estiver de fato desativado, vou conseguir botar o aparelho novamente em bridge... Ou estou enganado?
 
Depois da atualização, o modem não segura mais a conexão em bridge, apenas no modo router.
Usuários em bridge batendo na madeira no momento :melior4:

o telefone ainda está disponível. Isso é normal?
Sim, eu nunca tive telefone e ainda assim há um "número virtual" configurado no meu equipamento.

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Acho que quando o telefone fixo estiver de fato desativado, vou conseguir botar o aparelho novamente em bridge... Ou estou enganado?
Creio que não há relação direta entre ambos.
 
Então, o modo bridge já era?

A conexão não funciona nem por cinco minutos quando coloco em bridge...
O que exatamente acontece após 5 minutos? Não vale falar que a internet pára de funcionar :haha:

Pelos logs/sintomas de algum dos equipamentos talvez seja possível entender o que ocorre...
 
O que exatamente acontece após 5 minutos? Não vale falar que a internet pára de funcionar :haha:

Pelos logs/sintomas de algum dos equipamentos talvez seja possível entender o que ocorre...
O modem é reiniciado e perde a autenticação (a luz do "mouse" fica vermelha e piscando).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Parece que o modem perde o sinal...
 
O modem é reiniciado e perde a autenticação (a luz do "mouse" fica vermelha e piscando).
TX/RX como estão? Isso não me parece ser problema de autenticação ou bridge.

No meu equipamento (em bridge) o único led que fica aceso é o do telefone, se ele ficar vermelho e/ou piscando indica problema externo e não interno.
 
TX/RX como estão? Isso não me parece ser problema de autenticação ou bridge.

No meu equipamento (em bridge) o único led que fica aceso é o do telefone, se ele ficar vermelho e/ou piscando indica problema externo e não interno.
RX = -19,5 dBm; TX = 2,87 dBm. Esses números praticamente não oscilam.

Antes da fatídica atualização, o meu equipamento também ficava apenas com o led do telefone aceso.

Eu acredito que o problema não seja o sinal, já que o aparelho funciona normalmente no modo router...
 
RX = -19,5 dBm; TX = 2,87 dBm. Esses números praticamente não oscilam.

Antes da fatídica atualização, o meu equipamento também ficava apenas com o led do telefone aceso.

Eu acredito que o problema não seja o sinal, já que o aparelho funciona normalmente no modo router...
De fato os sinais estão bons, melhor aguardar alguém com o mesmo equipamento reportar algo similar ou não.

Se precisar do Asus para melhorar o alcance do Wi-Fi talvez seja o caso de configurá-lo como Access Point, ou então ativar a DMZ no equipamento da VIVO, mas aí cria-se um Duplo NAT.
 
Eu gosto de jogar online, então, duplo NAT não é uma possibilidade, rs!

Será que vale a pena agendar uma visita técnica?
Tenho quase certeza que o suporte não suporta ( :tuntun: ) HGU's em bridge.
 
Bom dia, senhores.

Eu assino Vivo Fibra + telefone fixo. Ontem, o meu modem / router (modelo: GPT-2541GNAC-N1; versão do software: BR_g3.5_100VNZ0b33) foi atualizado. Antes dessa atualização, utilizava esse equipamento em modo bridge em conjunto com um roteador Asus, funcionando 200%, rs. Depois da atualização, o modem não segura mais a conexão em bridge, apenas no modo router.

Acredito que isso possa estar acontecendo por causa do telefone fixo... Como nunca usei esse serviço (na época, assinei apenas por causa do desconto), liguei na central de atendimento para cancelá-lo ontem à noite. Entretanto, ao acessar o modem / router hoje, o telefone ainda está disponível. Isso é normal?

Acho que quando o telefone fixo estiver de fato desativado, vou conseguir botar o aparelho novamente em bridge... Ou estou enganado?
Creio que não existe relação não.
Penso o seguinte talvez pelo fato do seu HGU ta em bridge na hora que recebeu o update pode te dado zebra nas configurações.
Sugiro um um reset no modem. Talvez limpa todas as configurações e você consiga reconfigurar o bridge.
 
Creio que não existe relação não.
Penso o seguinte talvez pelo fato do seu HGU ta em bridge na hora que recebeu o update pode te dado zebra nas configurações.
Sugiro um um reset no modem. Talvez limpa todas as configurações e você consiga reconfigurar o bridge.
Eu já fiz isso. Mas, o problema persiste. Parece que essa atualização realmente azedou o caldo do modo bridge...
 
Nossa, dobraria o preço então...

Sim. Pelo menos aqui em MG é muita sacanagem. A União já cobra 60% (sobre o valor aduaneiro do produto) de imposto de importação. Aí vem o estado de MG e cobra 25% de ICMS. Mas como sacanagem pouca é bobagem, o queridíssimo estado de MG calcula esses 25% sobre a soma do valor aduaneiro do produto com o imposto de importação. É imposto sobre imposto. Ou seja, 25% sobre 140%. No fim, o valor desembolsado vai pra 175% do valor aduaneiro do produto. E, sendo taxado, os queridos Correios cobram tb. Aí que fica praticamente o dobro mesmo.

A ótima notícia é que tem que ser muito azarado mesmo pra ser taxado, viu.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu já fiz isso. Mas, o problema persiste. Parece que essa atualização realmente azedou o caldo do modo bridge...

Então, deixa o ONT da Vivo em modo router mesmo e configura seu Asus como access point. Desativa o Wi-Fi do ONT da Vivo tb, pra vc só usar pelo Asus. Deve funcionar liso.
 
Sim. Pelo menos aqui em MG é muita sacanagem. A União já cobra 60% (sobre o valor aduaneiro do produto) de imposto de importação. Aí vem o estado de MG e cobra 25% de ICMS. Mas como sacanagem pouca é bobagem, o queridíssimo estado de MG calcula esses 25% sobre a soma do valor aduaneiro do produto com o imposto de importação. É imposto sobre imposto. Ou seja, 25% sobre 140%. No fim, o valor desembolsado vai pra 175% do valor aduaneiro do produto. E, sendo taxado, os queridos Correios cobram tb. Aí que fica praticamente o dobro mesmo.

A ótima notícia é que tem que ser muito azarado mesmo pra ser taxado, viu.
Na verdade é um pouco pior.. :medo:
O Calculo de ICMS "por dentro" nesses estados incide sobre o valor de entrada + o valor do produto com imposto (base de calculo)..

Se um produto custou R$100, o imposto de importação federal através do Regime de tributação simplificada (sistema de importação postal que não necessita de agente aduaneiro) é de 60% em produtos até $500.

Se um produto custou R$100 para importar, ele deverá pagar um imposto de 60%, totalizando R$160.
Assim que ele entra no estado de Minas, é recolhido mais 18% de ICMS. Mas o calculo "por dentro" já inclui o valor desse imposto..
Assim, o calculo ficaria R$160/(1-18%) que ficaria 160/0.82=R$195,12..
Dos R$100 pagos inicialmente irão incidir mais R$95,12 de imposto federal e estadual.. mais os R$15 dos correios..
 
Sim. Pelo menos aqui em MG é muita sacanagem. A União já cobra 60% (sobre o valor aduaneiro do produto) de imposto de importação. Aí vem o estado de MG e cobra 25% de ICMS. Mas como sacanagem pouca é bobagem, o queridíssimo estado de MG calcula esses 25% sobre a soma do valor aduaneiro do produto com o imposto de importação. É imposto sobre imposto. Ou seja, 25% sobre 140%. No fim, o valor desembolsado vai pra 175% do valor aduaneiro do produto. E, sendo taxado, os queridos Correios cobram tb. Aí que fica praticamente o dobro mesmo.

A ótima notícia é que tem que ser muito azarado mesmo pra ser taxado, viu.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Então, deixa o ONT da Vivo em modo router mesmo e configura seu Asus como access point. Desativa o Wi-Fi do ONT da Vivo tb, pra vc só usar pelo Asus. Deve funcionar liso.
O foda é que eu não queria desperdiçar o "poder" do Asus... Ele é bem superior ao equipamento da Vivo. Sem contar que foi um investimento caro.
 
Na verdade é um pouco pior.. :medo:
O Calculo de ICMS "por dentro" nesses estados incide sobre o valor de entrada + o valor do produto com imposto (base de calculo)..

Se um produto custou R$100, o imposto de importação federal através do Regime de tributação simplificada (sistema de importação postal que não necessita de agente aduaneiro) é de 60% em produtos até $500.

Se um produto custou R$100 para importar, ele deverá pagar um imposto de 60%, totalizando R$160.
Assim que ele entra no estado de Minas, é recolhido mais 18% de ICMS. Mas o calculo "por dentro" já inclui o valor desse imposto..
Assim, o calculo ficaria R$160/(1-18%) que ficaria 160/0.82=R$195,12..
Dos R$100 pagos inicialmente irão incidir mais R$95,12 de imposto federal e estadual.. mais os R$15 dos correios..

É verdade. Esqueci que a base de cálculo sobre a qual incide a alíquota do ICMS não é o valor aduaneiro do produto + imposto de importação. Tem essa formulazinha: Base Cálculo = (Valor Aduaneiro + Imposto de Importação) / (1-Alíquota ICMS). É muita sacanagem pra um país só.

O foda é que eu não queria desperdiçar o "poder" do Asus... Ele é bem superior ao equipamento da Vivo. Sem contar que foi um investimento caro.

As perguntas que vc precisa se fazer são: Eu uso/preciso de toda a capacidade de roteamento do Asus? Passando pro ONT da Vivo o trabalho de calcular e estabelecer as rotas (configurando o modo router no ONT), o desempenho da minha rede pro MEU USO vai piorar ou inviabilizar o acesso?

O chipset dos ONTs HGU não são ruins assim. Eles conseguem segurar o tranco do trabalho de roteamento, tranquilamente, pra 99,9% dos usuários residenciais. Só mesmo o Wi-Fi dele é que pode ser insuficiente pra residências grandes, mas aí não tem mágica mesmo. Nada que alguns access points não resolvam.
 
Alguém sabe me dizer o porquê o roteador da Vivo Askey, transmite na frequência wi-fi 2.4 e 5g juntos?
Tipo eu desabilitei o 5.8ghz para testes. A rede 2.4 e 5.8 estão com nomes diferentes.

Porém na frequência 2.4 também aparece 5g
Como assim? no meu eu desabilitei o 2.4
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É verdade. Esqueci que a base de cálculo sobre a qual incide a alíquota do ICMS não é o valor aduaneiro do produto + imposto de importação. Tem essa formulazinha: Base Cálculo = (Valor Aduaneiro + Imposto de Importação) / (1-Alíquota ICMS). É muita sacanagem pra um país só.



As perguntas que vc precisa se fazer são: Eu uso/preciso de toda a capacidade de roteamento do Asus? Passando pro ONT da Vivo o trabalho de calcular e estabelecer as rotas (configurando o modo router no ONT), o desempenho da minha rede pro MEU USO vai piorar ou inviabilizar o acesso?

O chipset dos ONTs HGU não são ruins assim. Eles conseguem segurar o tranco do trabalho de roteamento, tranquilamente, pra 99,9% dos usuários residenciais. Só mesmo o Wi-Fi dele é que pode ser insuficiente pra residências grandes, mas aí não tem mágica mesmo. Nada que alguns access points não resolvam.


Eu configurei o ONTs da vivo no consultorio, sao 5 pcs, sendo 2 no cabo, o resto no wifi, 4 cameras no wifi, 5 celulares. O wifi até suportava, mas comecou a dar pau nas portas configuradas de acesso remoto das maquinas e cameras, nao conseguia rotear direito. Deixei ele em bridge e coloquei um tp link mais parrudo para rotear.

ja na cada da minha tia, sao duas cameras wifi, 2 celulares e um pc no wifi, e funciona super bem.
 
Sim, eu nunca tive telefone e ainda assim há um "número virtual" configurado no meu equipamento.

é um número de controle interno da Vivo, sempre vai ficar.

Chamar suporte para HGU em Bridge é sacanagem, isso não é suportado oficialmente. Pessoalmente usaria o outro roteador como AP em outro lugar ou se o local é pequeno desabilitaria o wifi da HGU e ficaria só com ele.
Se faz questão é tentar um reset na HGU, se isso não resolver não acho que tenha outra saída.
 
Eu já fiz isso. Mas, o problema persiste. Parece que essa atualização realmente azedou o caldo do modo bridge...
Há um mês, tive um caso bastante chato com a minha conexão, e ao tentarem reparar perdi meu IP e meu HGU começou a apresentar o mesmo problema. Uso em Bridge, também.
Quando o técnico veio resolver essa questão, o suporte de campo corrigiu o IP Fixo. Porém, solicitaram um reset de fábrica, esse que solucionou o problema desse "perda de conexão/sem sinal, LED vermelho".
Hoje, após um pico de energia e quase um mês depois, o problema retornou. Não vejo outra saída, se não tentar mais um reset.
Caso não resolva, atendimento técnico mais uma vez.

O modelo do meu HGU é Mitrastar GPT-2541GNAC-N1.
 
Assina pelo site, depois que você digita o endereço, tem a opção de excluir o Home Assist, saindo por R$ 142,99.
Assina pelo site que vc consegue pedir sem o home assist
valores de 100mb por 99 reais e 129 300mb
se vc assinar o 100 consegue pegar uma degustação é uma opcao melhor pq vai pagar 99 reais por 12 meses
e pedindo a degustacao de velocidade. eu fiz isso aqui acho que compensa mais
pq 129 por 300mb tb é por 12 meses.


Cara eu vou falar um negocio pra vcs

A Vivo/Telefonica sempre foi uma empresa ladrona. Eles nao jogam limpo.
Duas coisas ocorreram:

1) Liguei pra la, e perguntei o preco da internet 300 megas e o cara disse 129 reais. Perguntei o preco da internet+netflix e ele respondeu 147 reais.
Eu nunca liguei pra uma telecom pra saber de preco, e o funcionario desprezava os centavos. Obvio que nao é pelos 99¢, e isso ocorreu nas duas vezes que eu liguei. Portanto nao tem nem como dar o benefício da duvida, os caras sao treinados para lhe passar info errada.

2) Eu vi que no site vc consegue remover o home assist mas eu resolvi ligar pro 0800. Das duas vezes q eu liguei, o carinha me disse que se eu cancelar o home assist, mesmo assim a Vivo ira cobrar. Ele me deu um explicacao sem eira nem beira, e eu perguntei "Mas pq no site tem essa diferenca de R$5,00? " E ele respondeu "Isso é um incognita tbm pra gente"
Incognita é o meu caralho porra. Como uma empresa desse tamanho mete uma dessas. OBVIAMENTE nao é pelos 5 reais mas pela ma experiência. e informaçoes nao claras. Serio eu morro de medo da Vivo.
Eu vou ter q fazer uma reclamacao no consumidor.gov.br.

E quer saber, prefiro ter meu upload de 20 megas na Claro que pelo menos eu nao tenho dor de cabeca.


Alias pensando melhor eu vou contratar a Vivo, faze-los gastar dinheiro e no 7 dia eu vou cancelar.

FDP!!!!


P.S. Eu nao sou esse esquerditas q odeiam industria, empresa e empresarios. Eu tbm sou um empresário. Mas o q a Vivo vem fazendo ha decadas e sacanagem. Muita gente reclama de conta errada ha muito tempo!

7MObQKL.jpg
 
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Cara eu vou falar um negocio pra vcs

A Vivo/Telefonica sempre foi uma empresa ladrona. Eles nao jogam limpo.
Duas coisas ocorreram:

1) Liguei pra la, e perguntei o preco da internet 300 megas e o cara disse 129 reais. Perguntei o preco da internet+netflix e ele respondeu 147 reais.
Eu nunca liguei pra uma telecom pra saber de preco, e o funcionario desprezava os centavos. Obvio que nao é pelos 99¢, e isso ocorreu nas duas vezes que eu liguei. Portanto nao tem nem como dar o benefício da duvida, os caras sao treinados para lhe passar info errada.

2) Eu vi que no site vc consegue remover o home assist mas eu resolvi ligar pro 0800. Das duas vezes q eu liguei, o carinha me disse que se eu cancelar o home assist, mesmo assim a Vivo ira cobrar. Ele me deu um explicacao sem eira nem beira, e eu perguntei "Mas pq no site tem essa diferenca de R$5,00? " E ele respondeu "Isso é um incognita tbm pra gente"
Incognita é o meu caralho porra. Como uma empresa desse tamanho mete uma dessas. OBVIAMENTE nao é pelos 5 reais mas pela ma experiência. e informaçoes nao claras. Serio eu morro de medo da Vivo.
Eu vou ter q fazer uma reclamacao no consumidor.gov.br.

E quer saber, prefiro ter meu upload de 20 megas na Claro que pelo menos eu nao tenho dor de cabeca.


Alias pensando melhor eu vou contratar a Vivo, faze-los gastar dinheiro e no 7 dia eu vou cancelar.

FDP!!!!


P.S. Eu nao sou esse esquerditas q odeiam industria, empresa e empresarios. Eu tbm sou um empresário. Mas o q a Vivo vem fazendo ha decadas e sacanagem. Muita gente reclama de conta errada ha muito tempo!

7MObQKL.jpg
Melhor coisa que tem é fechar pelo site. Pena que não é possível fazer upgrade do plano online. Há quase 1 mês liguei lá e o carinha disse q só poderia assinar com home assist, fiquei p da vida, peguei o protocolo e na mesma hora joguei no consumidor.gov. Alguns dias depois ligaram e ofereceram um preço bem melhor sem home assist.
 
O foda é que eu não queria desperdiçar o "poder" do Asus... Ele é bem superior ao equipamento da Vivo. Sem contar que foi um investimento caro.

Compra uma ONT usada no ML ou uma nova mesmo, por exemplo uma TP-Link e deixa guardada essa HGU...
 

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