[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Galera é normal depois de uma chuva o sinal diminuir? Aqui tava em -21 e agora cravou em -23,5.

Não.

Talvez tenham aprontado com o seu drop, ao ~estilo~ que fizeram comigo..

A água entra na junção/conectores e atenua o sinal.
 
Minha conexão está assim no momento, devo chamar um técnico?

Potência Rx:
-24.809999 dBm

Potência Tx:
2.63 dBm
 
Pessoal boa noite, uma dúvida.

Alguém sabe se é possivel configurar a ONT TP-LINK TX-6610 pra vivo fibra? A parte da VLAN eu sei, mas queria saber se é tranquilo substituir a HGU que vem padrão.
 
Galera é normal depois de uma chuva o sinal diminuir? Aqui tava em -21 e agora cravou em -23,5.
Se por algum acaso a fibra saiu um pouco do lugar / foi mexida é normal o sinal mudar, mas se tiver uma emenda mal feita, a chuva pode comprometer o sinal.
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Pessoal boa noite, uma dúvida.

Alguém sabe se é possivel configurar a ONT TP-LINK TX-6610 pra vivo fibra? A parte da VLAN eu sei, mas queria saber se é tranquilo substituir a HGU que vem padrão.
Qual sua região? Geralmente as ONTs que a vivo não entregam mais/ ONTs que são vendidas no varejo não funcionam onde a infra é nova, pois hoje a vivo só usa as HGUs da mitrastar e askey, antes ela usava ONTs de diversas marcas (Huawei, Alcatel). (Não sei se ex-GVT funciona, mas aqui em região ex-telesp com infra implantada no final de 2011, se não me engano).
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Minha conexão está assim no momento, devo chamar um técnico?

Potência Rx:
-24.809999 dBm

Potência Tx:
2.63 dBm
Esse RX já está ficando no limite. Caso você venha ter problemas com a luz da HGU ficar em vermelho, é necessário abrir solicitação, se não estiver ocorrendo problemas, não vejo o porque chamar um técnico.
 
Última edição:
Se por algum acaso a fibra saiu um pouco do lugar / foi mexida é normal o sinal mudar, mas se tiver uma emenda mal feita, a chuva pode comprometer o sinal.
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Qual sua região? Geralmente as ONTs que a vivo não entregam mais/ ONTs que são vendidas no varejo não funcionam onde a infra é nova, pois hoje a vivo só usa as HGUs da mitrastar e askey, antes ela usava ONTs de diversas marcas (Huawei, Alcatel). (Não sei se ex-GVT funciona, mas aqui em região ex-telesp com infra implantada no final de 2011, se não me engano).
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Esse RX já está ficando no limite. Caso você venha ter problemas com a luz da HGU ficar em vermelho, é necessário abrir solicitação, se não estiver ocorrendo problemas, não vejo o porque chamar um técnico.

Então, não entregam mais a ONT.... Ai eu vi um vídeo do TITOFPS aonde ele ensina a trocar a HGU pela uma ONT. No vídeo ele diz que comprou no ML da askey na própria cidade dele. Porém não achei pra venda ONT askey.... procurando, encontrei esse modelo de ONT TP-LINK TX-6610, queria saber se da pra botar o codigo SLID nela e dps configurar a vlan 10 num roteador autenticado ja com o ppoe... Pq se sim eu irei comprar um huawei ax3 pro rsrsrs
 
Então, não entregam mais a ONT.... Ai eu vi um vídeo do TITOFPS aonde ele ensina a trocar a HGU pela uma ONT. No vídeo ele diz que comprou no ML da askey na própria cidade dele. Porém não achei pra venda ONT askey.... procurando, encontrei esse modelo de ONT TP-LINK TX-6610, queria saber se da pra botar o codigo SLID nela e dps configurar a vlan 10 num roteador autenticado ja com o ppoe... Pq se sim eu irei comprar um huawei ax3 pro rsrsrs
Da sim, mas como eu disse antes, precisa ver se sua região é compatível, só comprando a ONT e configurando. Se sua região já trabalhou com ONT no passado, isso pode ser um indicativo que a ONT Tp-link irá funcionar.
 
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Como havia comentado...iria pegar um link da vivo...mas acabou que não deu certo.

Entrei em contato com a vivo, atendente disse que precisava fazer a vistoria no prédio, para fazer prumagem e adequação ( instalar as caixas no prédio, andar por andar). O prédio não possui sindico, apenas um grupo de whatsapp dos moradores que não amolam por nada, se podia solicitar a vistoria e etc. O pessoal que já moram lá me passou a informação, inclusive documentação de solicitação que já haviam feito a alguns meses atrás, que o pessoal da vivo foi lá, instalaram a caixa no terreo e fizera a medição e não houve sinal (o que é muito estranho, pois tem uma caixa da vivo em frente o prédio, com apenas uma ligação, essa fibra justamente a que vai para o prédio.

Passei a informação para a moça que me atendeu e ela disse que não há registro de caixa instalada no prédio... como não sou uma pessoa muito paciente, já que ela alega que não há registro de solicitação de adequação mas ja tem fibra e documentação...acabou que deixei de lado a vivo e precisava de agilidade com internet.

Então optei por migrar o link da Algar do endereço dos meus pais pro meu novo endereço, fiz a solicitação e em 40 min os técnico ja entrou em contato pra confirmar se podia ir fazer a migração... o atendimento e agilidade sinceramente está em outro nível em relação a vivo.
 
Como havia comentado...iria pegar um link da vivo...mas acabou que não deu certo.

Entrei em contato com a vivo, atendente disse que precisava fazer a vistoria no prédio, para fazer prumagem e adequação ( instalar as caixas no prédio, andar por andar). O prédio não possui sindico, apenas um grupo de whatsapp dos moradores que não amolam por nada, se podia solicitar a vistoria e etc. O pessoal que já moram lá me passou a informação, inclusive documentação de solicitação que já haviam feito a alguns meses atrás, que o pessoal da vivo foi lá, instalaram a caixa no terreo e fizera a medição e não houve sinal (o que é muito estranho, pois tem uma caixa da vivo em frente o prédio, com apenas uma ligação, essa fibra justamente a que vai para o prédio.

Passei a informação para a moça que me atendeu e ela disse que não há registro de caixa instalada no prédio... como não sou uma pessoa muito paciente, já que ela alega que não há registro de solicitação de adequação mas ja tem fibra e documentação...acabou que deixei de lado a vivo e precisava de agilidade com internet.

Então optei por migrar o link da Algar do endereço dos meus pais pro meu novo endereço, fiz a solicitação e em 40 min os técnico ja entrou em contato pra confirmar se podia ir fazer a migração... o atendimento e agilidade sinceramente está em outro nível em relação a vivo.

Pelo que vejo aqui a proposta da Vivo é se der para instalar, deu. Se for muito BO, eles caem fora. Em todo lugar é a mesma coisa. Na nossa cabeça não faz sentido perder cliente por isso, mas tenho certeza que eles não burros de perder dinheiro, de alguma forma, não ir atrás de BO em instalação vale mais a pena para a estratégia deles.
Agora digo por experiência o suporte ao cliente pós instalação é excelente, de 2014 quando assinei para agora a melhoria é gritante.
 
Pelo que vejo aqui a proposta da Vivo é se der para instalar, deu. Se for muito BO, eles caem fora. Em todo lugar é a mesma coisa. Na nossa cabeça não faz sentido perder cliente por isso, mas tenho certeza que eles não burros de perder dinheiro, de alguma forma, não ir atrás de BO em instalação vale mais a pena para a estratégia deles.
Agora digo por experiência o suporte ao cliente pós instalação é excelente, de 2014 quando assinei para agora a melhoria é gritante.

BO na instalação é prejuízo pra Vivo, pois os técnicos ficam presos por muito tempo no mesmo local em vez de fazer várias instalações mais simples em outros endereços.
 
Como antes estava funcionando normal, e ele sofreu um update quando tive o meu problema de conexão e o técnico precisou vir... Pode ser que esse update seja o problema.
Seria uma sacanagem muito grande se for "proposital", de fato.

Vou solicitar uma outra visita técnica, ver se consigo mais informações e uma solução pra isso. No meu caso, o modo router tem problemas de performance após 2 ou 3 dias ligado.
Só o modo Bridge resolve 100%. E também prefiro aproveitar o potencial do meu roteador.
Eu consegui fazer o equipamento da Vivo funcionar perfeitamente com o meu roteador próprio.

Basicamente, tentei "simular" o modo bridge... No equipamento da Vivo:
- Modo roteador;
- Desligar as redes Wi-fi;
- Definir um IP estático para o seu roteador próprio;
- Colocar o IP definido na DMZ.

No seu roteador próprio:
- Definir para obter o IP automaticamente;
- Configurar as redes Wi-fi normalmente.

Liguei o cabo de rede na porta ethernet 1 do equipamento da Vivo e na porta WAN do meu roteador. Até o momento, está funcionando 100%... Estável, com um excelente alcance e sem duplo NAT.
 
Mesma coisa aqui na minha cidade. A fibra também começou na rua onde fica o prédio da base de operações da Vivo.
Fala camarada, está se referindo a base da Vivo na Noronha Torrezão?
 
Eu consegui fazer o equipamento da Vivo funcionar perfeitamente com o meu roteador próprio.

Basicamente, tentei "simular" o modo bridge... No equipamento da Vivo:
- Modo roteador;
- Desligar as redes Wi-fi;
- Definir um IP estático para o seu roteador próprio;
- Colocar o IP definido na DMZ.

No seu roteador próprio:
- Definir para obter o IP automaticamente;
- Configurar as redes Wi-fi normalmente.

Liguei o cabo de rede na porta ethernet 1 do equipamento da Vivo e na porta WAN do meu roteador. Até o momento, está funcionando 100%... Estável, com um excelente alcance e sem duplo NAT.
Só para deixar claro que isso não é Bridge.. Vc está em DuploNAT e usando DMZ, que deixa o primeiro NAT transparente para conexões externas, alguns problemas do DuploNat serão mantidos, como latencia gerada por mais uma camada de conexão à internet e de não conseguir acessar possíveis dispositivos que estiverem na rede da Vivo a partir do seu roteador e vice-versa, mas isso não deve ser problema já que em Bridge isso também não seria possível..

Mas sim, é uma solução que resolve muito dos problemas para quem não pode usar Bridge.. Dependendo do uso eu ainda recomendo usar o equipamento próprio como AccessPoint.
 
BO na instalação é prejuízo pra Vivo, pois os técnicos ficam presos por muito tempo no mesmo local em vez de fazer várias instalações mais simples em outros endereços.
É por aí mesmo, as vezes não vale a pena passar dias em um prédio para instalar a infra para 12 clientes usarem. Vale a pena passar infra em 4 prédios diferentes mais simples e conseguir 40 clientes que seja.
 
Pelo que vejo aqui a proposta da Vivo é se der para instalar, deu. Se for muito BO, eles caem fora. Em todo lugar é a mesma coisa. Na nossa cabeça não faz sentido perder cliente por isso, mas tenho certeza que eles não burros de perder dinheiro, de alguma forma, não ir atrás de BO em instalação vale mais a pena para a estratégia deles.
Agora digo por experiência o suporte ao cliente pós instalação é excelente, de 2014 quando assinei para agora a melhoria é gritante.
BO na instalação é prejuízo pra Vivo, pois os técnicos ficam presos por muito tempo no mesmo local em vez de fazer várias instalações mais simples em outros endereços.
É por aí mesmo, as vezes não vale a pena passar dias em um prédio para instalar a infra para 12 clientes usarem. Vale a pena passar infra em 4 prédios diferentes mais simples e conseguir 40 clientes que seja.

Esse que é o detalhe, a instalação no prédio é muito facil...o predio tem +/- 5 anos e foi bem feito, os canduite é da largura de cano de esgoto, cabe tranquilamente um feto recém nascido. O mais curioso que nos 3 andares, tem já todos os equipamentos da vivo...é basicamente plugar na porta e levar o cabo pro apto, inclusive a marcação dos conduítes que vai pra qual apto.

Portanto que a Algar não demorou nada, uns 15 minutos pra passar o cabo e demorou mais pra ligar pra central e mudar a porta e efetuar os testes.

Já testei conexão da vivo fibra e conheço pessoas que usam e é de extrema qualidade, mas pra mim... essa dificuldade e desencontro de informação me fez desanimar.
 
Só para deixar claro que isso não é Bridge.. Vc está em DuploNAT e usando DMZ, que deixa o primeiro NAT transparente para conexões externas, alguns problemas do DuploNat serão mantidos, como latencia gerada por mais uma camada de conexão à internet e de não conseguir acessar possíveis dispositivos que estiverem na rede da Vivo a partir do seu roteador e vice-versa, mas isso não deve ser problema já que em Bridge isso também não seria possível..

Mas sim, é uma solução que resolve muito dos problemas para quem não pode usar Bridge.. Dependendo do uso eu ainda recomendo usar o equipamento próprio como AccessPoint.
Eu sei que isso não é bridge. Para as aplicações que uso, o NAT está aberto (por exemplo, PS5 e Xbox One X). A latência está menor do que quando estava usando somente o equipamento da Vivo.

Prefiro usar assim do que depender somente do equipamento da Vivo, que é extremamente instável e com um alcance lamentável. Tentei usar o meu roteador como Access Point, mas, não ficou bom.
 
Como havia comentado...iria pegar um link da vivo...mas acabou que não deu certo.

Entrei em contato com a vivo, atendente disse que precisava fazer a vistoria no prédio, para fazer prumagem e adequação ( instalar as caixas no prédio, andar por andar). O prédio não possui sindico, apenas um grupo de whatsapp dos moradores que não amolam por nada, se podia solicitar a vistoria e etc. O pessoal que já moram lá me passou a informação, inclusive documentação de solicitação que já haviam feito a alguns meses atrás, que o pessoal da vivo foi lá, instalaram a caixa no terreo e fizera a medição e não houve sinal (o que é muito estranho, pois tem uma caixa da vivo em frente o prédio, com apenas uma ligação, essa fibra justamente a que vai para o prédio.

Passei a informação para a moça que me atendeu e ela disse que não há registro de caixa instalada no prédio... como não sou uma pessoa muito paciente, já que ela alega que não há registro de solicitação de adequação mas ja tem fibra e documentação...acabou que deixei de lado a vivo e precisava de agilidade com internet.

Então optei por migrar o link da Algar do endereço dos meus pais pro meu novo endereço, fiz a solicitação e em 40 min os técnico ja entrou em contato pra confirmar se podia ir fazer a migração... o atendimento e agilidade sinceramente está em outro nível em relação a vivo.

Isso é normal da vivo em prédios.. ja foi comentado em aqui no forum.. a vivo so instala quando ela quer. nao adianta colher milhares de assinaturas ou
sindico do predio viabilizar.. é uma burocracia pesada. inclusive teve gente aqui que depois que a vivo instalou os equipamentos no predio so foi liberado 2 anos depois.]
Voce pode tentar abrir um consumidor.gov.br apenas para registro se quizer, ja que vc continuo com algar e deixou a vivo de lado, sera apenas para mostrar que vc existe.

No meu predio do interior fotografaram o DG todo e falaram que ia voltar ja faz uns 9 meses e ninguem deu retorno
e no momento so viabilizado a instalação de adsl no prédio nada de fibra.
 
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Isso é normal da vivo em predios.. ja foi comentado em aqui no forum.. a vivo so instala quando ela quer. nao adianta colher milhares de assinaturas ou
sindico do predio viabilizar.. é uma burocracia pesada. inclusive teve gente aqui que depois que a vivo instalou os equipamentos no predio so foi liberado 2 anos depois.]
Pois é...justamente por isso cai fora, não posso ficar esperando, e dos males que é burocracia...no prédio não tem essa amolação de sindico para ca, sindico para lá, reunião e blabla.

Acho isso complicado, pois a vivo esta atuando aqui apenas uns 4 meses... e no meu ponto de vista "deixar de fidelizar o cliente, sendo que nãohá dificuldade alguma...é pra acabar mesmo.
 
Internet cai aqui e parece que não está tendo sinal na fibra, fica piscando vermelho no modem. Alguém sabe se tem um site para verificar sinal da vivo tipo aquele da Claro?
 
Internet cai aqui e parece que não está tendo sinal na fibra, fica piscando vermelho no modem. Alguém sabe se tem um site para verificar sinal da vivo tipo aquele da Claro?
O próprio modem da VIVO tem os dados do sinal tx/rx. http://192.168.15.1
 

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