[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Eu estou bem no começo dessa jornada, sei +- do básico, ainda não consegui me aprofundar muito sobre o assunto, tem várias coisas que não fazem sentido na minha cabeça. Principalmente porque na instalação inicial, de vez em quando eu conseguir estabelecer essa conexão, consegui até fazer um backup do NAS que está em Curitiba no NAS que está em São Paulo, mas depois que meu sinal caiu e eles trocaram o modem (mesmo modelo) nunca mais consegui, mas não sei dizer se foi uma configuração no modem mesmo, eu já revirei ele inteiro e não encontrei nada (que eu entendesse) que estivesse relacionado a isso. Essa semana eu vou para Curitiba, e vou tentar trazer um roteador Asus que tenho lá para testar o que acontece em modo bridge, mas infelizmente o modelo que eu tenho não tem como instalar o DD-WRT só firmware nativo mesmo, mas de qualquer forma já é uma nova tentativa. Vou postando por aqui as novidades.

Em relação ao IPV4 válido, o pessoal tem conseguido, ou é uma loteria mesmo?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Eu não consegui encontrar nenhuma informação sobre firewall no Mitrastar, as poucas páginas dedicadas a IPV6 que ele tem são as seguintes:

2019-09-25-at-08-04.png


2019-09-25-at-08-01.png


2019-09-25-at-08-05.png


E acho que é só isso mesmo, sobre firewall também não achei nada, a não ser que esteja muito escondido, mas acho que não tem mesmo....
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vasculhando o modem novamente consegui ativar o ICMP:

2019-09-25-at-08-13.png


E agora tenho resposta do test ping que estava fazendo nesse site: https://tools.keycdn.com/ipv6-ping

2019-09-25-at-08-16.png


Mas quando tento fazer o mesmo teste usando o IPV6 de algum dispositivo interno não consigo, será que não é um bloquei no modem mesmo?
O problema é achar onde ele pode estar sendo feito... mas será que é isso mesmo?

Nossa seu modem tem muita coisa hein! hahahaha

Mas tá umas configs estranhas. DHCPv6 desativado, só vai funcionar com SLAAC? DNS server setado no modem assim, muito desleixo credo!
 
Nossa seu modem tem muita coisa hein! hahahaha

Mas tá umas configs estranhas. DHCPv6 desativado, só vai funcionar com SLAAC? DNS server setado no modem assim, muito desleixo credo!

Até que tem bastante coisa, mas nada ainda conseguiu me ajudar. Onde você viu o DHCP desativado, acho que ele está ligado sim.
 
Até que tem bastante coisa, mas nada ainda conseguiu me ajudar. Onde você viu o DHCP desativado, acho que ele está ligado sim.

Na pic 2: Enable DHCPv6 Server > Stateless. Isso é apelido pra RDDNS/DNSSL/NDP, ou seja SLAAC. Logo abaixo tá ativado o RADVD, q é o server q fornece esses services no lix. Junto dele o ULA tá desativado, e o prefix dele tb tá fixo.

DHCPv6 no lix é feito por odhcpd, dnsmasq, ISC DHCP.

Vc precisa de ajuda em q exatamente?
 
Vivo, Claro e Oi já começam a esfregar as mãos.


Não tem muita referência, temos que ficar de olho é nesse... PL 7182/2017


temos um tópico dedicado a esta causa....

 
Vou tentar converter minha linha fixa que tem por volta de 40 anos na minha família em VoIP na fibra, pra isso vou usar o consumidor.gov.br, alguém tem alguma sugestão de texto? Pensei no texto abaixo:

"Boa tarde, venho por meio desta solicitar a troca de tecnologia da linha <número da linha>, atualmente analógica (par metálico), para digital, haja vista que já possuo um pacote com TV, Internet e telefone. Fiquei sabendo recentemente que é possível fazer essa troca, mesmo o atendimento pelo número 10315 desconhecer e se negar a fazer tal mudança, por conta disso venho fazer a solicitação através deste canal. Vale ressaltar que a linha que possuo no pacote pertencia a uma lanchonete e pelo período de quase 2 anos (tempo que possuo o pacote) recebo ligações solicitando lanches ou de cobrança de dívidas da lanchonete"

O que acham?
 
@neo666 vou direcionar para ti essa questão porque tu está bem por dentro da arquitetura da vivo fibra. Tu sabe como está a questão de splitter x capacidade? Pergunto isso porque não sei o que esperar sobre o aumento da oferta.
Tecnicamente cada fibra que sai da OLT suporta 2.5Gbps (down) e 1.25Gbps (up), geralmente o split ratio que essa turma costuma usar é 1:32/1:64 (talvez 1:128 nos dias atuais) mas na prática eles podem ir derivando 'até onde der'. Obviamente há um estudo prévio na região mas isso é quase ciência de foguete e pode variar quando está em produção.

Se muitos assinantes em uma região resolvem contratar 300/150Mbps (e efetivamente usam isso, são coisas diferentes) as chances de gargalo vão aumentando pois o controle de tráfego é estatístico e vai 'nivelando' a velocidade globalmente para não deixar alguns clientes/redes consumindo toda a banda, quase certeza que foi algo nesse sentido daquela vez, e acontece diuturnamente em muitos locais sem que as pessoas nem percebam.

O conceito geral da coisa não é muito diferente de "quebrar o node" como a Claro/NET faz em regiões mais densas, suponho que devem ter ~dado um tapa~ na rede da região distribuindo-a em mais CTOs ou OLTs (mais provável), tomara que dessa vez funcione melhor por aí.

Em quase 3 anos com VIVO Fibra em casa posso dizer com absoluta certeza que ela me incomoda muito menos que vários dos circuitos dedicados caríssimos que tenho aqui na empresa.
 
Tecnicamente cada fibra que sai da OLT suporta 2.5Gbps (down) e 1.25Gbps (up), geralmente o split ratio que essa turma costuma usar é 1:32/1:64 (talvez 1:128 nos dias atuais) mas na prática eles podem ir derivando 'até onde der'. Obviamente há um estudo prévio na região mas isso é quase ciência de foguete e pode variar quando está em produção.

Se muitos assinantes em uma região resolvem contratar 300/150Mbps (e efetivamente usam isso, são coisas diferentes) as chances de gargalo vão aumentando pois o controle de tráfego é estatístico e vai 'nivelando' a velocidade globalmente para não deixar alguns clientes/redes consumindo toda a banda, quase certeza que foi algo nesse sentido daquela vez, e acontece diuturnamente em muitos locais sem que as pessoas nem percebam.

O conceito geral da coisa não é muito diferente de "quebrar o node" como a Claro/NET faz em regiões mais densas, suponho que devem ter ~dado um tapa~ na rede da região distribuindo-a em mais CTOs ou OLTs (mais provável), tomara que dessa vez funcione melhor por aí.

Em quase 3 anos com VIVO Fibra em casa posso dizer com absoluta certeza que ela me incomoda muito menos que vários dos circuitos dedicados caríssimos que tenho aqui na empresa.

Mas na medida que forem aumentando a velocidade essas derivações vão nivelar o povo por baixo.
 
E lá vamos nós. Recebi ligação no fixo em vez do celular, surpreendentemente o atendente foi muito atencioso e interessado em ajudar.

Ele ligou pra tratar da reclamação da URA da Ouvid, q pede protocolo e desliga. Ele concordou q se falhou em identificar o cadastro deve passar pro atendente, e disse q vai verificar.

Disse q no dia 18 me mandou email sobre a reclamação do IPv6, conferi e o email num veio. Disse q a resposta foi q a Vivo fornece /64 pra Consumidores residenciais. Resposta frustrante mas muito melhor q a da concorrente, com seu "padrão nic.br" tirado da... cartola. Curioso, pq no início a Telefuk foi bem mais encrenqueira q a MERD, e agora a situação se inverteu.

Expliquei pra ele a situação, agora já tenho tudo devidamente afinado e se bobear até já posso dar aula! hahaha Ele me mandou email e pediu pra eu responder com texto explicando tudo, pra ele repassar pra eles.

Segue abaixo o texto caso ajude alguém. Quanto ao supervisor, ainda num me ligou, o telefone de suporte num atende e ninguém responde no wpp, complicado.

Detalhando melhor a explicação, o protocolo IPv6 não usa mais endereços IP privados como o protocolo IPv4, que via NAPT usa 1 único endereço público compartilhado entre todos os dispositivos usando endereços privados.

No IPv6, todos os dispositivos usam endereços globais individuais. Esses endereços são formados por 3 partes: o interface ID gerado automaticamente por cada dispositivo, a subnet configurada na rede privada e o global prefix fornecido pelo provedor.

Conforme o padrão RFC 6177 do Internet Engineering Task Force disponível em https://tools.ietf.org/html/rfc6177, os provedores devem fornecer global prefix de 56bit para os Consumidores residenciais. O padrão anterior, RFC 3177 proposto pelo Network Working Group e disponível em https://tools.ietf.org/html/rfc3177, definia um prefixo maior, de 48bits, "to end consumers".

A Vivo não está seguindo o padrão, ela está fornecendo global prefix de 64bit para seus Consumidores. Conforme ensina de forma didática o técnico Luiz Luca em http://luizluca.blogspot.com/2018/04/openwrt-configurando-ipv6-6-anos-depois.html, isso impede que criemos VLANs e outros tipos de subnet em nossa rede. Isso prejudica nossa segurança, pois impede que isolemos dispositivos que não precisam ver nossa rede principal.

Como a Internet é uma rede mundial, composta por milhares de fabricantes de hardwares, milhares de softwares de rede e milhões de provedores, é importante que todos sigam o padrão, para que todos os softwares e dispositivos consigam se comunicar adequadamente.

Note que os provedores recebem um prefixo de pelo menos /32. Isso fornece mais de 16 milhões de prefixos /56 para uso na infraestrutura do provedor e fornecimento a Consumidores residenciais e empresariais. Como comparação, a Vivo tem hoje 9 milhões de endereços IPv4, quase a metade! E, caso 16 milhões seja insuficiente, o provedor pode solicitar um prefixo maior.

Espero que a Vivo compreenda a importância de seguir o padrão. Em 2012 houve casos da Comcast fornecendo prefixos /64, inicialmente quem pediu a correção teve o prefixo aumentado e depois não encontrei mais registros de problemas, então acredito que na mesma época ela fez a correção para todos.

Vou tentar converter minha linha fixa que tem por volta de 40 anos na minha família em VoIP na fibra, pra isso vou usar o consumidor.gov.br, alguém tem alguma sugestão de texto? Pensei no texto abaixo:

"Boa tarde, venho por meio desta solicitar a troca de tecnologia da linha <número da linha>, atualmente analógica (par metálico), para digital, haja vista que já possuo um pacote com TV, Internet e telefone. Fiquei sabendo recentemente que é possível fazer essa troca, mesmo o atendimento pelo número 10315 desconhecer e se negar a fazer tal mudança, por conta disso venho fazer a solicitação através deste canal. Vale ressaltar que a linha que possuo no pacote pertencia a uma lanchonete e pelo período de quase 2 anos (tempo que possuo o pacote) recebo ligações solicitando lanches ou de cobrança de dívidas da lanchonete"

O que acham?

Eles num tem VOIP. O modem tem algum tipo de controller de telefone analog, q gera o sinal dos telefones tradicionais.

Eu qd *migrei de tecnologia* aproveitei e mudei o número, pra um q é aparentemente novo. Só recebi 1 único spam desde então, q provavelmente tava ligando pra todo o range.

A dificuldade pra vc é o descaso deles. Eles tinham q administrativamente cancelar o plano do número individual e trocar o número no plano do pacote, e tecnologicamente transferir a comutação desse número da central tradicional pro seu modem.

Vc pode tentar portabilidade, mas por ser da mesma empresa num vão querer fazer.

Eu tiraria o texto falando da lanchonete, isso é irrelevante no caso.
 
Eles num tem VOIP. O modem tem algum tipo de controller de telefone analog, q gera o sinal dos telefones tradicionais.

Eu qd *migrei de tecnologia* aproveitei e mudei o número, pra um q é aparentemente novo. Só recebi 1 único spam desde então, q provavelmente tava ligando pra todo o range.

A dificuldade pra vc é o descaso deles. Eles tinham q administrativamente cancelar o plano do número individual e trocar o número no plano do pacote, e tecnologicamente transferir a comutação desse número da central tradicional pro seu modem.

Vc pode tentar portabilidade, mas por ser da mesma empresa num vão querer fazer.

Eu tiraria o texto falando da lanchonete, isso é irrelevante no caso.

Eu errei ao falar VoIP, na verdade é SIP! Mas o resto do texto tá ok pra solicitar? Vou retirar a parte da lanchonete, é que realmente quis falar que estou puto com esse telefone do pacote!
 
Isso fornece mais de 16 milhões de prefixos /56
Desculpe a minha ignorancia em ipv6 mas li rapidamente sobre subnets e achei uma calculadora de subnets. coloquei meu ipv6 e coloquei pra calcular um prefix /62 e ele deu que da pra gerar 4 subnets, acho que mais que suficiente, não? pq especificamente vc pede um /56 que da pra gerar 256 subnets /64?
 
No caso /62 gera 3 subnets, 1 fica pra subnet principal do router.

Eu falo /56 pq é oq o padrão diz, depois de baixar de /48.

Se eles fornecessem /60 eu tava satisfeito, e eles teriam centenas de milhões de prefixes. Mas se eles querem sacanear, vamos nos ater ao padrão.

Eles conseguem perfeitamente fornecer /56 pra todos os Consumidores residenciais e quase todas as microempresas tb são supridas. E conseguem fornecer /48 pras milhares de empresas q precisarem, sem cobrar nada a mais por isso. O "mesmo" padrão especifica pelo menos /32 pra eles, como eles agiriam se fossem empurrados um /50 e mandado eles se virarem com isso?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

No início eu pensei q fosse desconhecimento deles, e qd fossem solicitados eles iam ir atrás e aprender e arrumar. É ridículo um profissional de empresas gigantescas e altamente lucrativas num saber de algo básico dum protocolo q todos implantaram recentemente, mas dava pra deixar passar.

Mas pelas respostas q deram ficou evidente q eles sabem sim como o IPv6 funciona, sabem a lambança q os arquitetos fizeram, e querem usar isso pra abusar e sacanear com o Consumidor.
 
Security só tem dentro de WiFI, firewall não tem nada.

Essa é a estrutura completa do menu:

  • Device Info
    • Summary
    • WAN
    • Statistics
    • Route
    • ARP
    • DHCP
  • Advanced Setup
    • Layer2 Interface
    • GPON Interface
    • ETH Interface

  • WAN Service

  • LAN
    • Additional Subnet
    • Lan VLAN Setting
    • IPv6 Autoconfig

  • NAT
    • Virtual Servers
    • Port Triggering
    • DMZ Host
    • SIP ALG

  • Parental Control
    • Time Restriction
    • Url Filter

  • Quality of Service
    • QoS Queue
    • QoS Classification

  • Routing
    • Default Gateway
    • Static Route
    • Policy Routing
    • RIP

  • DNS
    • DNS Server
    • Dynamic DNS

  • UPnP

  • DNS Proxy

  • Interface Grouping

  • IP Tunnel
    • IPv6inIPv4
    • IPv4inIPv6

  • Certificate
    • Local
    • Trusted CA

  • Power Management

  • Multicast
  • Wireless
    • Basic
    • Security
    • Advanced
    • Station Info
  • Wireless 5GHz
    • Basic
    • Advanced
    • WPS
    • Station Info
  • Voice
    • SIP Account
    • SIP Server
    • Phone
    • Call Rule
    • Summary
    • Outgoing
    • Incoming
  • Diagnostics
    • Diagnostics
    • Ping Traceroute Nslookup
  • Management
    • Settings
      • Backup
      • Update
      • Restore Default
    • System Log
    • Security Log
    • SNMP Agent
    • TR-069 Client
    • Internet Time
    • Access Control
      • Passwords
      • Remote Management
    • GPON Password
    • Update Software
    • Reboot

  • Eu também consegui acessar o modem por SSH e por lá ele tem os seguintes comandos:
    • virtualserver
    • meminfo
    • exitOnIdle
    • dnsproxy
    • syslog
    • voice
    • wlan
    • showwlanstats
    • set
    • natp
    • firewallrule
    • showOmciStats
    • lasercheck
    • laser
    • omci
    • omcipm
    • dumpOmciVoice
    • dumpOmciEnet
    • dumpOmciGem
    • managedEntities
    • gemportstats
    • ponportstatus
    • ponshowmac
    • transmitterinfo
    • arp
    • defaultgateway
    • dhcpserver
    • dhcpcondserv
    • dhcpcinfo
    • dns
    • lan
    • lanhosts
    • showlanstats
    • passwd
    • ppp
    • restoredefault
    • route
    • save
    • swversion
    • uptime
    • deviceinfo
    • cfgupdate
    • cfgdownload
    • swupdate
    • showwanstats
    • counter
    • lanvidmap
    • igmp
    • ponportmirror
    • igmplandebug
    • igmpwandebug
    • vlantable
    • wlan5
    • gponlosssignal
    • omcipwdog
    • voippwdog
    • sskwdog
    • syslogng
    • show
    • wl_sta_info
    • add
    • remove
    • tr69cli
    • CaptivePortalDebugEnable
  • Mas ainda não cheguei a fazer nada por aí, sem sei o que daria para fazer, mas é mais uma opção.
Testei aqui, Mitrastar também, funcionou quando virei a chave de bloqueio de ping no menu Firewall para aceitar. O seu não tem mesmo essa opção?:
IB6hFU9.jpg


No caso /62 gera 3 subnets, 1 fica pra subnet principal do router.

Eu falo /56 pq é oq o padrão diz, depois de baixar de /48.

Se eles fornecessem /60 eu tava satisfeito, e eles teriam centenas de milhões de prefixes. Mas se eles querem sacanear, vamos nos ater ao padrão.

Eles conseguem perfeitamente fornecer /56 pra todos os Consumidores residenciais e quase todas as microempresas tb são supridas. E conseguem fornecer /48 pras milhares de empresas q precisarem, sem cobrar nada a mais por isso. O "mesmo" padrão especifica pelo menos /32 pra eles, como eles agiriam se fossem empurrados um /50 e mandado eles se virarem com isso?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

No início eu pensei q fosse desconhecimento deles, e qd fossem solicitados eles iam ir atrás e aprender e arrumar. É ridículo um profissional de empresas gigantescas e altamente lucrativas num saber de algo básico dum protocolo q todos implantaram recentemente, mas dava pra deixar passar.

Mas pelas respostas q deram ficou evidente q eles sabem sim como o IPv6 funciona, sabem a lambança q os arquitetos fizeram, e querem usar isso pra abusar e sacanear com o Consumidor.

Eu acho que é uma questão muito mais financeira e de necessidade de 99,9% dos clientes do que o que você acha. Cada IP tem um custo, mesmo que o ISP receba muitos, eventualmente nós, clientes, vamos pagar por eles. Se minha conta for minimamente mais barata mesmo eu recebendo muito mais IPs do que eu jamais precisarei e atendendo todos os meus usos domésticos, eu prefiro, como cliente, ser assim.
 
Testei aqui, Mitrastar também, funcionou quando virei a chave de bloqueio de ping no menu Firewall para aceitar. O seu não tem mesmo essa opção?:
IB6hFU9.jpg




Eu acho que é uma questão muito mais financeira e de necessidade de 99,9% dos clientes do que o que você acha. Cada IP tem um custo, mesmo que o ISP receba muitos, eventualmente nós, clientes, vamos pagar por eles. Se minha conta for minimamente mais barata mesmo eu recebendo muito mais IPs do que eu jamais precisarei e atendendo todos os meus usos domésticos, eu prefiro, como cliente, ser assim.

Eu acabei nem chegando a ver a tela de configuração padrão do modem, eu já entrei na configuração avançada pelo endereço http://192.168.15.1/padrao

Essa liberação para o ping eu mandei num print anterior, dentro da configuração avançada do modem, agora consigo pingar o modem com o IPV6, mas ainda não consigo pingar nenhum outro computador/nas da rede interna.
 
Eu acho que é uma questão muito mais financeira e de necessidade de 99,9% dos clientes do que o que você acha. Cada IP tem um custo, mesmo que o ISP receba muitos, eventualmente nós, clientes, vamos pagar por eles. Se minha conta for minimamente mais barata mesmo eu recebendo muito mais IPs do que eu jamais precisarei e atendendo todos os meus usos domésticos, eu prefiro, como cliente, ser assim.

Eventualmente não, a gente paga uai. Tá incluído na mensalidade, os custos de infra deles.

Num sei se ISP paga por IPv6 prefix, se pagar num deve ser muito. E independente do valor ele é dividido entre todos os Consumidores. Acaba num custando nem 1 centavo.

Como eu disse, eles tem no mínimo o dobro de IPv6 /56 global prefixes do q eles tem de IPv4 addresses. Se for pensar por custo, seria mais barato num fornecerem IPv6 nenhum e só fornecer pra quem pedisse. Mas eles tem sobrando, muito, então num vejo como isso poderia ser questão financeira.

Fora q estão insistindo muito pra acelerar a migração pro IPv6, então duvido q cobrem ou cobrem caro, pq isso desestimularia os ISP a pegar e usar. Considerando q a maioria dos Consumidores nem sabe oq é, e a maioria q sabe quer desabilitar, seria mais negócio financeiro pros ISP nem fornecer IPv6.

Oq realmente custa caro é atendente do SAC encasquetando, fazendo a gente ter q ir pra Ouvid, mandarem tecnico trocentas vezes na nossa casa, ficarem abrindo chamado, fechando com resposta exdrúxula, a gente reabrir. Isso sim custa caro. Financeiramente, certamente seria mais barato seguirem o padrão e a gente usar sem precisar fazer contato nenhum com eles.
 
Eventualmente não, a gente paga uai. Tá incluído na mensalidade, os custos de infra deles.

Num sei se ISP paga por IPv6 prefix, se pagar num deve ser muito. E independente do valor ele é dividido entre todos os Consumidores. Acaba num custando nem 1 centavo.

Como eu disse, eles tem no mínimo o dobro de IPv6 /56 global prefixes do q eles tem de IPv4 addresses. Se for pensar por custo, seria mais barato num fornecerem IPv6 nenhum e só fornecer pra quem pedisse. Mas eles tem sobrando, muito, então num vejo como isso poderia ser questão financeira.

Fora q estão insistindo muito pra acelerar a migração pro IPv6, então duvido q cobrem ou cobrem caro, pq isso desestimularia os ISP a pegar e usar. Considerando q a maioria dos Consumidores nem sabe oq é, e a maioria q sabe quer desabilitar, seria mais negócio financeiro pros ISP nem fornecer IPv6.

Oq realmente custa caro é atendente do SAC encasquetando, fazendo a gente ter q ir pra Ouvid, mandarem tecnico trocentas vezes na nossa casa, ficarem abrindo chamado, fechando com resposta exdrúxula, a gente reabrir. Isso sim custa caro. Financeiramente, certamente seria mais barato seguirem o padrão e a gente usar sem precisar fazer contato nenhum com eles.
Se não me engano dependendo do tamanho do prefixo (v4) designado/existente as operadoras já "ganham" um /30 ou /32 em IPv6.

Os custos estão aqui -> https://registro.br/tecnologia/numeracao/custos/

1569509072790.png
 
O conceito geral da coisa não é muito diferente de "quebrar o node" como a Claro/NET faz em regiões mais densas, suponho que devem ter ~dado um tapa~ na rede da região distribuindo-a em mais CTOs ou OLTs (mais provável), tomara que dessa vez funcione melhor por aí.

Sim, aqui colocaram mais 1 OLT, o armário fica dentro do condomínio. A questão que levantei é mais em relação a forma de splitter da vivo com questão ao balanceamento de carga, isso visando a questão de potência na rede.

Se ela está dividindo 1/128 com certeza teremos alguns problemas em Upgrades, a não ser claro que seja agregada novas OLT's e refizerem os Splitters.

Achei uma planilha bacana que dá para simular o balanceamento...conforme o número de ONT por porta. Claro que para simular deve-se saber alguns sinais que estão saindo da OLT, número de fusões, tipo de laser (B+ ou C+) ..e etc, mas dá para ter uma ideia....

 
Se ela está dividindo 1/128 com certeza teremos alguns problemas em Upgrades, a não ser claro que seja agregada novas OLT's e refizerem os Splitters.

A Vivo segue no padrão de 1:64
 
Se não me engano dependendo do tamanho do prefixo (v4) designado/existente as operadoras já "ganham" um /30 ou /32 em IPv6.

Os custos estão aqui -> https://registro.br/tecnologia/numeracao/custos/

Ver anexo 132900

Valeu! Será esse o tal q eles disseram?! Se for, eles se contradizem amargamente, pq aí não só tá dizendo q deve fornecer um /56, qt dizendo pra reservar um mesmo caso forneça um /64!

Ou seja, o /64 seria só pra falta de necessidade!

Esses caras são muito trouxas pqp!
 
Num lembro em qual thread estavam falando isso, segue o resultado do meu teste de inbound via IPv6
 
Dá Fiberschool?

Pior que eu explicava essa relação potência vs número de usuários uns 10 anos atras, quando o pessoal nem sabia o que era "passivo" na rede.

=))

Sim, essa mesma. Lembro de nossos podcast no portal e todas as discussões geradas...
 
Pessoal, bom dia! Tenho Vivo 50/5 mbpse uso o Pace V5471 há um bom tempo, porém aqui perto de casa tem vários wifi e obviamente a maioria deles trabalham na modulação de 2,4GHZ assim como o Pace, vcs sabem se a Vivo tem algum modem 5GHZ para ofertar em VDSL2?
 
Se tiver, vão anunciar ao extremo! Olha se tem disponibilidade no vizinho a sua velocidade com wifi q te atenda, se tiver liga lá cobrando q forneçam.
 
Deve ter acontecido alguma coisa muito séria na minha região em Porto Alegre, sem internet e telefone, com previsão de retorno só às 5 da manhã, fibra 200Mb. Primeira vez em 1 ano que a fibra me deixa na mão.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo