• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Aproveitando, vc sabe se as cores da cto interferem em algo sobre rota e ping? Pq essas 3 ctos tem cores diferentes

Creio que, na sua região, a Vivo usou a solução EZ!Grow, da Furukawa. É uma rede secundária totalmente precon, com suppliers desbalanceados. Se possível, tira umas fotos das CTOPs aí pra gente ver como estão instaladas.

Quanto à questão de latências, em FTTH, tudo o que está na rua é rede passiva, sem nenhuma eletrônica embarcada. Só lá no headend da operadora é que tem equipamentos que vão interferir em questão de latência. São os roteadores de borda, que estão por trás dos OLTs. Tudo na central da operadora.
 
Boa tarde pessoal, é minha primeira mensagem no forum.

Estou precisando de ajuda. Eu tenho uma vivo fibra de 100mb com TV, e os dois vem pela fibra, o modem que to usando é o ASKEY RTF3507VW-N2. Só que estou tendo muito problema no PS4, quando eu faço um teste de conexão, aparece uma mensagem que minha conexão não é compativel com a fragmentação de pacotes. E jogando principalmente fortnite e fifa, tem horas no jogo, que eu aperto uma ação, de virar por exemplo, e ele fica travando nessa ação, como se tivesse um lag, o ping permanece na maioria das vezes menos de 10ms.

Eu entrei em contato com a vivo, a unica coisa que eles fizeram, foi adicionar o endereço do ps4 em DMZ, mas não mudou nada.

Procurei aqui no topico algumas coisas relacionadas, mas não achei solução.
Se alguem ja passou por isso, e sabe o que devo fazer para corrigir, agradeço.

Valeu pessoal!

Só pra atualizar minhas tentativas, eu peguei emprestado um ONU da HUAWEI pra testar, o HG8245Q2, e o mesmo problema persiste, aparece com problema de fragmentação de IP no playstation 4, to achando que pode ser algo depois da minha casa, adianta eu ligar pro suporte da vivo e tentar pedir mais ajuda além só de colocar o ip do ps4 em DMZ?

Abraços,
 
Creio que, na sua região, a Vivo usou a solução EZ!Grow, da Furukawa. É uma rede secundária totalmente precon, com suppliers desbalanceados. Se possível, tira umas fotos das CTOPs aí pra gente ver como estão instaladas.

Quanto à questão de latências, em FTTH, tudo o que está na rua é rede passiva, sem nenhuma eletrônica embarcada. Só lá no headend da operadora é que tem equipamentos que vão interferir em questão de latência. São os roteadores de borda, que estão por trás dos OLTs. Tudo na central da operadora.
Preguiça de ir na rua, porém a cto é deste modelo:
cknzcEel.jpg


Creditos ao @TALKEY

A cto do meu lado em especifico é da cor vermelha, e no bairro tem outras iguais dessa na cor azul, branco e amarela. Na cidade, já vi cto's maiores como essa daqui:

QbSRzCIl.jpg


Créditos @rhutter
 
Preguiça de ir na rua, porém a cto é deste modelo:
cknzcEel.jpg


Creditos ao @TALKEY

A cto do meu lado em especifico é da cor vermelha, e no bairro tem outras iguais dessa na cor azul, branco e amarela. Na cidade, já vi cto's maiores como essa daqui:

QbSRzCIl.jpg


Créditos @rhutter

Na minha cidade natal registro SP, usa essa ai amarela verde, essa abaixo e uma que parece da TIM. as cores devem indicar o mapeamento
da rede que a vivo faz em cada região.
 
  • Curtir
Reações: gkz
Pessoal..... Sobre o Identificador de Chamadas

Só pra informar.....

Liguei pra falar do Identificador de Chamadas, pois no site da Vivo ficou subentendido que era um serviço gratuito.
A atendente falou que apesar das "vantagens" citadas no referido site, aquilo era cobrado.... O máximo que ela poderia fazer seria substituir o Home Assist (de R$20) pelo Identificador de Chamadas (ao final o valor seria o mesmo (R$189), porem com o Identificador funcionando). Nao concordei. Enquanto falava com ela e navegando no site da Vivo, notei o tal Combo com Netflix..... Mudei o foco querendo mudar de plano e a atendente falou que eu teria que ligar novamente e falar com o Setor Comercial (opcao 9 - falar com atendente) - ela nao conseguia transferir.

Liguei novamente com outro objetivo: de mudar meu pacote (o Identificador ficaria pra depois)
Do Combo antigo de 300M + telefone (R$189) para o novo Combo de 300M + telefone + Netflix Premium (R$197)


Com a 2° atendente, apos varias tentativas ela disse que nao estava conseguindo colocar/puxar esse pacote pra mim - mesmo ela falando paralelamente com o setor de qualidade. Demorou pacas, ela nao conseguiu e tambem comentou que talvez nao estivesse conseguindo pois deve ser para novos clientes..... Argumentei que tenho direito devido a resolucao 632/2014 da Anatel. Na mesma hora ela me transferiu para outro setor - era o setor de cancelamento, nivel 2 (perguntei nessa 3° atendente qual era o setor dela). Num passe de mágica a 3° atendente mudou meu plano. Em seguida argumentei sobre esse problema do Identificador de Chamadas. Ela informou que eu tenho o Pacote de Serviços Vivo Fixo e o Identificador de Chamadas está incluso sem onus. Falei que aqui funcionou por alguns dias depois após a instalação e que parou de funcionar. Ela abriu um 'chamado' para que isso fosse normalizado em até 24h. Após 30min recebo outra ligação da Central da Vivo para a resolução do problema - e assim foi feito e resolvido: Identificador funcionando....

Resumindo: acho que realmente, conforme o site da Vivo, este serviço de Identificador de Chamadas seja gratuito para o Vivo Fixo, mas parece que os atendentes tentam argumentar o custo de R$18 a R$20 (devem ter sido treinados para tal?). Quem quiser tentar, sugiro entrar em contato com a Vivo (opcao 9 ou falar diretamente com o setor de cancelamento) e se nao tiver sucesso, pega o protocolo e aciona a Anatel.........

citacoes:
Desisti! O serviço é pago e custa 20 reais por mês.
Eu não ativei o identificador depois que instalou aqui justamente porque vi no site que era serviço cobrado.

Baita bola fora da Vivo cobrar pelo identificador de chamadas, serviço que na Oi eu tinha gratuitamente.
Fui lá e aparece os malditos R$18......
 
Última edição:
KKK ainda bem que vc não falou isso la no topico da claro, iriam te criticar e enviar um supervisor na sua região para cancelar a sua instalação.
Porque na teoria isso não pode ocorrer.

Bom sobre a vivo, não sei como funciona na sua cidade, mas aqui em são paulo aonde tem rede de cobre eles passam a fibra, e pelo que o @Rcarvas falo no Rio de Janeiro estão fazendo a mesma coisa, inclusive irão desativar os armários da GVT.

tudo indica que sua região não foi bem planejada.
uma vez ativado a instalação a claro não pode simplesmente cancelar o contrato, o cliente já entra para o mapa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@Flávio FP sua explicação seria perfeito para meu caso, caso ouvesse outras CTOs instaladas apos a minha casa.

creio que não expliquei direito, mas o ultimo CTO instalado pela vivo na minha rua, fica a mais de 450mts da minha casa segundo o G-maps, após isso não foi colocado nenhum outro CTO mais proximo.

ontem a tarde vi um mutirão da vivo pelo bairro e conversando com uns dos engenheiros da vivo que estava no local acompanhando os serviços da tercerizada que faz as instalações, ele me disse que a principio, aonde tem a caixa da GVT (par de cobre) ativo não vai ser colocado fibra. e que a fibra vai atender aonde par de cobre não consegue chegar. achei muito errado isso, pois como na frente da minha casa tem uma caixa da GVT, não vai poder usar a vivo fibra por naquele local não esta coberto pela fibra da vivo.

tive esse mesmo problema quando sai da vivo( gvt) para a claro net. pois o cabo da claro passava na rua lateral da minha casa mas não chegava em frente ao poste que fica em frente. ai quando eu ligava para a claro para solicitar a instalação, o cep e o numero da minha residencia acusava que não tinha cobertura da NET, mesmo com o cabo da claro passando na rua ao lado.

resovi isso solicitando a instalaçao para casa do vizinho da rua ao lado e quando o tecnico chegou ao local, e explicando a situação, ele puxou o cabo para minha residencia sem nenhum problema e ha 2 anos uso Claro net sem nenhum problema.

ainda sobre a conversa que tive com o engenheiro da vivo, segundo ele, até o fim de fevereiro a rede de fibra vai ser liberado para instalação nas residencias.

vamos aguardar.
estranho, aqui no DF colocaram fibra do lado ou ate no próximo poste da caixa do metálico. inclusive o metálico teve vizinho meu que por ignorância nunca migrou para a fibra.
 
Última edição:
Li várias página mas não consegui uma resposta para qual é o melhor HGU para Vivo fibra, tenho todos os serviços ativados e como alguns já falaram o identificador de chamadas não funciona.
 
Bom sobre a vivo, não sei como funciona na sua cidade, mas aqui em são paulo aonde tem rede de cobre eles passam a fibra, e pelo que o @Rcarvas falo no Rio de Janeiro estão fazendo a mesma coisa, inclusive irão desativar os armários da GVT.

tudo indica que sua região não foi bem planejada.
Essa realidade que o colega relatou é mais comum que você pensa.
Aqui na minha cidade é da mesma forma: onde tem cobertura de cobre, não tem fibra disponível.
Além disso, a cobertura da fibra é minúscula frente ao cobre, cerca de 10% da rede ou menos. E não expandem mais desde 2018, pelo menos.
O resultado disto é que Oi Fibra e provedores regionais estão "passando o rodo" na Vivo por aqui, pois quem em sã consciência vai preferir pagar R$ 120 ou 130 por 50 Mb VDSL com fixo ao invés de R$ 99,90 por 200 Mb na Oi ou mesmo R$ 79,90 por 100 Mb nos provedores regionais? E ainda há a NET, que opera aqui também com rede metálica, mas tem planos muito mais vantajosos que a Vivo.
Isso sem contar o abandono da rede de cobre em alguns bairros.
A caixa TAR aqui em frente de casa mesmo está solta do poste, com a tampa quebrada, e presa só pelos fios há bastante tempo.
Pelo menos há 2 ou 3 anos está assim.
Quem cancelou e mudou de internet sempre relata a mesma história: que a conexão caía várias vezes ao dia, e quando reclamavam o "técnico" só vinha pra oferecer downgrade de plano.
 
uma vez ativado a instalação a claro não pode simplesmente cancelar o contrato, o cliente já entra para o mapa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


estranho, aqui no DF colocaram fibra do lado ou ate no próximo poste da caixa do metálico. inclusive o metálico teve vizinho meu que por ignorância nunca migrou para a fibra.
Se estiver irregular a claro pode sim cancelar a instalação, não tem essa de entrar no mapa não.
ja vi varios casos assim. Inclusive ja vi gente da claro fotografando postes, como a vivo também faz.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Essa realidade que o colega relatou é mais comum que você pensa.
Aqui na minha cidade é da mesma forma: onde tem cobertura de cobre, não tem fibra disponível.
Além disso, a cobertura da fibra é minúscula frente ao cobre, cerca de 10% da rede ou menos. E não expandem mais desde 2018, pelo menos.
O resultado disto é que Oi Fibra e provedores regionais estão "passando o rodo" na Vivo por aqui, pois quem em sã consciência vai preferir pagar R$ 120 ou 130 por 50 Mb VDSL com fixo ao invés de R$ 99,90 por 200 Mb na Oi ou mesmo R$ 79,90 por 100 Mb nos provedores regionais? E ainda há a NET, que opera aqui também com rede metálica, mas tem planos muito mais vantajosos que a Vivo.
Isso sem contar o abandono da rede de cobre em alguns bairros.
A caixa TAR aqui em frente de casa mesmo está solta do poste, com a tampa quebrada, e presa só pelos fios há bastante tempo.
Pelo menos há 2 ou 3 anos está assim.
Quem cancelou e mudou de internet sempre relata a mesma história: que a conexão caía várias vezes ao dia, e quando reclamavam o "técnico" só vinha pra oferecer downgrade de plano.

Entendi.. como falei ela atua diferente de algumas cidades.
Seus relatos ja ouvi falar em curitiba,
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vou aproveitar para postar novamente as CTO's que a Vivo usa aqui:

Cafeteira clássica
KeH6ZOW.jpg


Chuveirinho
QuKH3X0.png


Vaquinha
xvgpc4P.png


Cafeteira moderna
tHddxlr.png


Caixa de fosforo
NXhUvPQ.png


Polaroid
riMGKa4.png


Pinheirinho
tuWS75b.jpg
polaroid é foda kkkkkk
 
Última edição:
Para o pessoal de São Paulo que não estava conseguindo manter o equipamento da Vivo em bridge: vocês conseguiram arrumar esse problema? Como?

Aqui, em bridge, o modem perde sincronia depois de poucos minutos...
 
Galera assinei a fibra de 300mb da vivo em são paulo capital no sábado. Hoje segunda-feira, o técnico veio, informei que ele teria que passar fibra dentro do meu apartamento, ele desceu até a DG com o zelador, voltou e disse que não consegui instalar que precisaria de um cabista.

Me informei com o zelador e ele me disse que já houveram algumas tentativas de instalação sem sucesso. E que aparentemente quando puxaram a fibra para o prédio trouxeram 25 fios do poste. Mas nunca identificaram e organizaram nada. E agora o que tá rolando é que ninguém sabe para aonde vão os 25 fios, muito menos se estão ligados ou não.

Alguém já passou por situação similar consegue dar uma luz? Porque pelo que eu tô vendo, a única solulção seria trazer um novo fio direto do poste
 
Galera assinei a fibra de 300mb da vivo em são paulo capital no sábado. Hoje segunda-feira, o técnico veio, informei que ele teria que passar fibra dentro do meu apartamento, ele desceu até a DG com o zelador, voltou e disse que não consegui instalar que precisaria de um cabista.

Me informei com o zelador e ele me disse que já houveram algumas tentativas de instalação sem sucesso. E que aparentemente quando puxaram a fibra para o prédio trouxeram 25 fios do poste. Mas nunca identificaram e organizaram nada. E agora o que tá rolando é que ninguém sabe para aonde vão os 25 fios, muito menos se estão ligados ou não.

Alguém já passou por situação similar consegue dar uma luz? Porque pelo que eu tô vendo, a única solulção seria trazer um novo fio direto do poste

Recomendo vc abrir uma reclamação no consumidor.gov.br
Pode ser que seja necessário alguma adequação predial, e se reclamar nos canais normais de atendimento
provavelmente será esquecido ou vão informar inviabilidade técnica.
 
Na minha cidade natal registro SP, usa essa ai amarela verde, essa abaixo e uma que parece da TIM. as cores devem indicar o mapeamento
da rede que a vivo faz em cada região.

As cores identificam qual modelo de splitter desbalanceado tem dentro da CTOP. Quando vcs virem CTOPs deste tipo, com alguma cor na trava circular, significa que aquela rede secundária é precon do tipo barramento, ou seja, construída com cabos pré-conectorizados e splitters desbalanceados pra dar continuidade ao ramal, usando uma única fibra. A última caixa do ramal, geralmente, é uma caixa sem splitter 1:2, tendo só a configuração tradicional, de 1:8. Este modelo é todo preto.

A caixa da segunda foto do post @gkz é da Vivo mesmo, mas é do modelo tradicional da Corning, alimentado por fusão.

Antes de lançar estes modelos "chuveirinho", a Furukawa fornecia os modelos abaixo:

CTOP selada:
1.jpg


Caixa hub:
35520348-fkctop-16p-slim.1024px.jpg


Preguiça de ir na rua, porém a cto é deste modelo:
cknzcEel.jpg


Creditos ao @TALKEY

A cto do meu lado em especifico é da cor vermelha, e no bairro tem outras iguais dessa na cor azul, branco e amarela. Na cidade, já vi cto's maiores como essa daqui:

QbSRzCIl.jpg


Créditos @rhutter

Dá uma olhada na sequência de cores pra ver quantas caixas a Vivo está usando no mesmo ramal de barramento aí na sua região. Geralmente, se usam ramais com até 4 ou até 8 caixas, em topologia barramento.

No início do ramal, vc vai encontrar uma caixa que distribui os cabos para os ramais, chamada caixa hub (ou caixa de distribuição). Saem até 16 cabos dela.

Só como curiosidade, no e-commerce da Furukawa, tem ums folders de apresentação da solução precon deles. No canal deles do YouTube tb tem um vídeo mostrando.



topo-ezgrow.jpg

ez-grow-01.jpg


Vou aproveitar para postar novamente as CTO's que a Vivo usa aqui:

Cafeteira clássica
KeH6ZOW.jpg


Chuveirinho
QuKH3X0.png


Vaquinha
xvgpc4P.png


Cafeteira moderna
tHddxlr.png


Caixa de fosforo
NXhUvPQ.png


Polaroid
riMGKa4.png


Pinheirinho
tuWS75b.jpg

Conheço boa parte dos modelos acima, mas as fotos estão espalhadas pelo tópico.

A "cafeteira" clássica é o modelo tradicional da Corning, alimentada por cabo auto-sustentado (AS80 ou ASU80) e fusão. Não consigo ver a semelhança dela com uma cafeteira. 😁




Daqui pra baixo, todas são totalmente precon. São alimentadas por drops circulares pré-conectorizados.

A "chuveirinho" é o modelo mais recente da Furukawa pra redes totalmente precon. É totalmente selada (não tem como abrir)


A "vaquinha" é o modelo antigo da Furukawa, substituído pela "chuveirinho". Acho que parece mais um guarda-chuva.


A "cafeteira moderna" é basicamente a caixa tradicional da Cornig, mas totalmente precon, incluindo a alimentação e a continuação da rede.

A "caixa de fósforo" e a "Polaroid" não estou identificando quais modelos são ou quais são os fabricantes.

Por fim, a "pinheirinho" é da Quadrac. Totalmete selada tb.


Tenho quase certeza que já vi tb o modelo abaixo por algum lugar aqui do tópico. Se alguém encontrar, posta aí pra gente, pra completar a galeria.

 
Recomendo vc abrir uma reclamação no consumidor.gov.br
Pode ser que seja necessário alguma adequação predial, e se reclamar nos canais normais de atendimento
provavelmente será esquecido ou vão informar inviabilidade técnica.

Pelo que entendi, não é nescessário adequação, há espaço de sobra para a passagem dos cabos. Aparentemente o problema é que simplesmente eles mesmo fizeram uma bagunça enorme, e não sabem mais que cabo está ligado e que cabo está desligado. Pelo que o zelador me relata, trouxeram 25 cabos de fibra para dentro do prédio (tem 52 apartamentos). Muito difícil que os 25 estejam em uso e mesmo assim, creio que seja só passar mais cabos da rua, não?

O técnico que veio aqui disse que viria um cabista que conseguiria resolver o problema, a princípio estou pendendo para esperar esse cara aparecer e ver o que rola.
 
Pelo que entendi, não é nescessário adequação, há espaço de sobra para a passagem dos cabos. Aparentemente o problema é que simplesmente eles mesmo fizeram uma bagunça enorme, e não sabem mais que cabo está ligado e que cabo está desligado. Pelo que o zelador me relata, trouxeram 25 cabos de fibra para dentro do prédio (tem 52 apartamentos). Muito difícil que os 25 estejam em uso e mesmo assim, creio que seja só passar mais cabos da rua, não?

O técnico que veio aqui disse que viria um cabista que conseguiria resolver o problema, a princípio estou pendendo para esperar esse cara aparecer e ver o que rola.

Nossa, mas se fizeram isso, foi uma baita barbeiragem. 25 cabos vindo da rua. Isso não existe. Tem que ser montado um sistema de prumada e splitters dentro do prédio. Um único cabo vindo da rua alimentaria essa prumada. Isso é o que se chama de adequação predial.

Prédio desse tamanho exige adequação, sim.
 
Para o pessoal de São Paulo que não estava conseguindo manter o equipamento da Vivo em bridge: vocês conseguiram arrumar esse problema? Como?

Aqui, em bridge, o modem perde sincronia depois de poucos minutos...
Como dito acima, só trocando o HGU.
Após o suporte fazer a "análise" deles lá, enviaram uma visita técnica.

Foi trocado por outro MitraStar GPT-2741GNAC-N1, e o problema desapareceu completamente. Modo Bridge funcionando como antes.
 
Nossa, mas se fizeram isso, foi uma baita barbeiragem. 25 cabos vindo da rua. Isso não existe. Tem que ser montado um sistema de prumada e splitters dentro do prédio. Um único cabo vindo da rua alimentaria essa prumada. Isso é o que se chama de adequação predial.

Prédio desse tamanho exige adequação, sim.

Eu tava entendendo adequação como passagem de novos conduítes ou algo nesse sentido em relação a estrutura do prédio, como se o conduíte existente não tivesse mais espaço para fios, rs, sou bem leigo nesse assunto confesso.

Eu não tive acesso ao DG com os cabos, assim que acabar o expediente vou tirar uma foto ver se entendo o que está rolando e posto aqui.

O que me descreveram foi é um cabo "que contém 25 cabos indiviudais dentro dele". Confesso que estranhei bastante porque imaginava algo mais parecido com o que encontrei ao pesquisar "prumada e splitters" que você citou, um cabo de chegada e os 25 de saída individuais para cada apartamento.

Dito isso, quem me deu essa descrição foi o zelador do prédio, porque o técnico mesmo saiu rapidinho ao ver a bagunça.
 
Como dito acima, só trocando o HGU.
Após o suporte fazer a "análise" deles lá, enviaram uma visita técnica.

Foi trocado por outro MitraStar GPT-2741GNAC-N1, e o problema desapareceu completamente. Modo Bridge funcionando como antes.
Vish... Alguma dica de como convencer o técnico a trocar o HGU? Eu tenho uma visita técnica agendada para amanhã.
 
@Thiago_Franzolin, no meu caso, só mostrei a situação pra ele, e ele mesmo decidiu fazer a troca.
Mostrei o problema acontecendo, uma vez que acontecia a cada reboot do HGU. Ele olhou, falou sobre ser um possível problema e foi buscar um outro HGU no carro.
Fizemos os testes juntos e o problema não aconteceu novamente.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo