Abaixo a lista dos problemas que venho tendo com a
Vivo Fibra aparentemente por problemas de rotas IPv4. Dependendo do IPv4 que minha conexão PPPoE recebe na Vivo Fibra,
uma ou mais dessas apps não funcionam e dão erro de timeout (na Claro HFC e em outro provedor local que uso
esses problemas não acontecem).
Para alguns deles consegui contornar o problema, segue abaixo as dicas para caso alguém tiver com os mesmos problemas:
- Problema: Timeout na atualização do OpenWrt "opkg update" (atualização do OpenWrt).
Causa: não identificada, provavelmente algum mirror usado durante o update não tem rota via IPv4 na Vivo Fibra dependendo do endereço IP da conexão PPPoE.
Solução: sem solução até agora. Tenho que desconectar e reconectar o PPPoE da Vivo até pegar um IPv4 que funcione.
- Problema: timeout na atualização do Linux Dietpi (armbian) via apt update.
Causa: o source do apt padrão "apt.armbian.com" redireciona dinamicamente para um de seus mirrors. Porém alguns desses mirrors do armbian não tem rota na Vivo Fibra dependendo do endereço IPv4 do PPoE (ex: mirrors.jevincanders.net não tem rota na Vivo mas tem em outros provedores)
Solução: A solução foi editar o arquivo /etc/apt/sources.list.d/dietpi-armbian.list e trocar o source do apt para "deb https://armbian.chi.auroradev.org/apt/ bullseye main" (esse mirror fica no Chile, é mais rápido e sempre tem rota IPv4 para qualquer IP recebido via PPPoE).
- Problema: streaming via ClaroTV+: não carrega a app e dá erro que não tem internet.
Causa: não identificada, provavelmente algum servidor usado pela ClaroTV+ não tem rota via IPv4 na Vivo Fibra dependendo do endereço IP da conexão PPPoE.
Solução: sem solução até agora. Tenho que desconectar e reconectar o PPPoE da Vivo até pegar um IPv4 que funcione.
- Problema: instalação e atualizações de apps do MacOS via homebrew dão erro de timeout.
Causa: por algum motivo o "curl" usado pelo Brew não consegue conectar nos repositórios do GitHub usados pelo homebrew via IPv4 (raw.githubusercontent.com)
Solução: forçar o curl no MacOS usar IPv6. Porém ainda não achei como fazer isso, ainda estou investigando. Minha solução temporária foi adicionar um DNS rewrite no meu DNS local apontando o host raw.githubusercontent.com somente para IPv6 (2606:50c0:8000::154). Com isso o curl usado pelo brew no MacOS consegue baixar os pacotes via IPv6 sem erro de raw.githubusercontent.com.
Bem, como já falei em outro post, a conexão "last mile" da Vivo Fibra é excelente, tanto em termos de estabilidade quanto em velocidade.
Porém as rotas da Vivo (infraestrututra/backbone) na minha experiência tem sido bem ruins. Não estou nem reclamando de latência ou velocidade, mas simplesmente não tem rota para vários sites dependendo do IPv4 que minha conexão PPPoE recebe. Provavelmente deve ser alguma coisa específica aqui no Sul onde a Vivo usa a infraestrutura antiga da GVT, mas não tenho certeza.
Para o "basicão" que inclui navegação em sites no Brasil e serviços de streaming (fora ClaroTV+) no geral funciona bem.
Se
tiver algum funcionário da Vivo acompanhando o fórum, por favor vejam os problemas que relatei acima. Não é o tipo de coisa que vou gastar tempo ligando para o atendimento e tentar explicar isso (não é algo que se resolve reinicializando o modem ou com visita técnica).