[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Olá, pessoal. Tô precisando de uns insights na configuração da minha internet residencial Vivo (em Porto Alegre/RS) e acho que usar da experiência/conhecimento de vocês (sobre redes e sobre a Vivo também) será muito bem-vindo.

Sendo PPPoE, eu naturalmente configurei:
Na interface WAN: MTU/MRU igual a 1492
No firewall: TCP MSS igual a 1452 pra IPv4 e 1432 pra IPv6
No Router Advertisement do IPv6: Link MTU igual a 1492 (eu podia deixar 1500 pra LAN, mas preferi igualar com a WAN que é minha prioridade)

Porém, comparando com o modem/roteador provido pela Vivo (MitraStar), vi que lá tem a seguinte configuração padrão:
Na interface WAN: MTU/MRU igual a 1480 na interface WAN
No Router Advertisement do IPv6: Link MTU igual a 1280 (o mínimo permitido)

Aí fiquei com a pulga atrás da orelha: por que a Vivo foi um pouco conservadora no MTU/MRU da interface WAN e totalmente conservadora no Link MTU anunciado no IPv6?

Eu até tenho uma pequena noção de algumas coisas que poderiam motivar algo nesse sentido (como em cenários mais antigos, com DSLAM usando ATM, em que era "mais eficiente" usar MTU/MRU igual a 1452, ou implementações de IPv6 na rota com algum túnel ou MTU/MRU menor, por exemplo), mas nada que justifique esses valores, exatamente.

Fiquei especialmente surpreso com a configuração ultra-conservadora no IPv6, usando o menor MTU possível.

Que valores vocês usam aí?
 
Eu aqui tenho somente BL+Fixo, minha fibra permanece ativa no sistema Siebel. Acho que foi por isso que eu consegui atualizar minha campanha promocional com muita facilidade no mês passado. Nem precisei falar com a retenção, consegui baixar o valor da assinatura no atendimento primário.
Não é querendo estragar a sua alegria de estar em uma oferta boa, mas em breve todo mundo será migrado para o sistema novo e essas promoções de degustação pode ser que não sejam migradas. O aviso quando o novo sistema chegou foi, "Em breve tudo estará somente lá e vamos usar só ele".
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, a VIVO rencentemente trocou o meu modem (por causa da portabilidade de um fixo que fiz), e agora veio este modem askey mais novo que o menu avançado (192.168.15.1/padrao) é diferente daquele menu mais simples do askey antigo (menu branco) para fazer a configuração do modo bridge apenas para a vlan da internet, mantendo o fixo e tv funcionando.
Alguém sabe como faço nesse aqui as configurações para deixar em bridge só a internet?
lNypu66.png
Cara, eu procurei alguns vídeos no YouTube sobre esse modelo e essa dashboard pra ver se te ajudava, mas o que eu achei o cara fazia a config pra usar o HGU com outra internet, então não serve. Todos os vídeos que eu achei sobre esse modelo, aparece a dashboard padrão da Vivo, com fundo branco e os menus em roxo. Como não tenho mais o Askey, também não saberia como fazer.
 
Última edição:
Não é querendo estragar a sua alegria de estar em uma oferta boa, mas em breve todo mundo será migrado para o sistema novo e essas promoções de degustação pode ser que não sejam migradas. O aviso quando o novo sistema chegou foi, "Em breve tudo estará somente lá e vamos usar só ele".
Sim, mas por enquanto só estão migrando para o Next quem adiciona linha móvel ao combo.

Quem ainda está no Siebel tem que aproveitar pra tirar uma casquinha, rs

Mas eu acho que ainda vai levar um tempo até que Vivo faça uma migração em massa de todos os clientes para o novo sistema.
 
Sim, mas por enquanto só estão migrando para o Next quem adiciona linha móvel ao combo.

Quem ainda está no Siebel tem que aproveitar pra tirar uma casquinha, rs

Mas eu acho que ainda vai levar um tempo até que Vivo faça uma migração em massa de todos os clientes para o novo sistema.
A migração começou em 2018, é que é muita gente pra migrar. Quem trampa com banco de dados lá tem emprego garantido pra vida kkk.
 
so te avisar também que geralmente esses provedores regionais não são ligados ao consumidor e muito menos anatel.
então a dor de cabeça pode ser maior.. eu não mudaria.

Só um esclarecimento aqui: Anatel todos são obrigados a atender reclamações, inclusive os pequenos.
Há uma confusão sobre aquela portaria da Anatel sobre as exigências com os PPPs.
Metas de qualidade como exigência de entrega de velocidade instantânea e média, atendimento técnico em até 24h, devolução de dinheiro proporcional ao número de horas fora do ar, dentre outras coisas, o PPP também tem que cumprir.
Vale lembrar que o PPP também tem que ser registrado na Anatel para operar.
E por fim, ser grande não é garantia de qualidade, e nem ser pequeno é certeza de serviço ruim.
Mas no caso dele, como falei acima, eu não trocaria. Não por ser a Vivo, mas por ser um serviço que não dá problema e que atende ao que ele precisa.
 
Você consegue usar sem problema nenhum.
Moro também na região VIVO 2 (Brasília) e usei o XZ000-G3 sem nenhum problema, pois meu Askey estava com defeito em bridge.
Porém, consegui que a Vivo troca-se meu Askey com problema e estou usando o novo em bridge me atendendo perfeitamente, com isso, devolvi o XZ000.

Como você já tem um, tenta usar o S/N do seu GPON, convertendo os 4 primeiros dígitos em hexadecimal.
No lugar do SLID, coloca 9999999999 e coloca na VLAN 600.
Consegui mudar o modem da Vivo, só que o meu pong aumentou, o que pode ser?
 
Última edição:
alguem me da um help aqui com o Askey da vivo, como faço pra trocar o gateway/rota nele no /padrao ?
Eu só caio em rota que tenho perda de pacote nos servers do valorant(45.7.37.1) tá foda
 


sinal aceitável?
no HGU fica -24, somente na ont fia -25.
não estou com problemas de internet, nem lentidão, mas está nesse padrão.
moro em condomínio de 8 torres cada torre tem 4 blocos e em cada bloco tem trocentos apartamentos kkkkk
 


sinal aceitável?
no HGU fica -24, somente na ont fia -25.
não estou com problemas de internet, nem lentidão, mas está nesse padrão.
moro em condomínio de 8 torres cada torre tem 4 blocos e em cada bloco tem trocentos apartamentos kkkkk

Sim, ainda dentro do padrão. Só quando chega em -27 que pode começar a dar problema.
 
Só um esclarecimento aqui: Anatel todos são obrigados a atender reclamações, inclusive os pequenos.
Há uma confusão sobre aquela portaria da Anatel sobre as exigências com os PPPs.
Metas de qualidade como exigência de entrega de velocidade instantânea e média, atendimento técnico em até 24h, devolução de dinheiro proporcional ao número de horas fora do ar, dentre outras coisas, o PPP também tem que cumprir.
Vale lembrar que o PPP também tem que ser registrado na Anatel para operar.
E por fim, ser grande não é garantia de qualidade, e nem ser pequeno é certeza de serviço ruim.
Mas no caso dele, como falei acima, eu não trocaria. Não por ser a Vivo, mas por ser um serviço que não dá problema e que atende ao que ele precisa.
entao como faz se o provedor nao está listado na anatel? pelo site vc nao consegue abrir ocorrência para eles
e se vc liga pelo telefone eles não encontram o provedor eles não fazem a reclamação;...
concordo com vc claramente.. até porque quem fornece a infra na grande maioria são os provedores grandes.

no Brasil temos mais de 11 mil provedores mas não quer dizer que todos são de qualidade..
Na minha cidade do interior registro.. tem 2 servidores regionais.. que era muitos bons antes no passado
mas ao decorrer dos anos o serviço foi degradando e hoje é em dia é uma porcaria.. não digo nem a questão do cgnat ou modem bloqueado
seria o expand e a infovale... bastou a vivo e a claro passarem fibra optica la que levou quase todo os clientes deles.. era queda dias sem conexão
faturas erradas e por ai vai. não é nem a questão de preços;. e isso numa cidade que tem 60mil habitantes.. imagina se fosse 100 mil ou mais
A minha visão é que esses provedores tem prazo de validade... quando começa lotar de clientes eles não suportam todos os clientes e não aguenta
a sobrecarga e acaba acontecendo os problemas... Que a unica alternativa é reclamar no sac deles ou ouvidoria... Vc vai reclamar na anatel eles simples
não reconhecem o provedor e fica por isso mesmo o cliente se lasca.. não cito nem o consumidor pq é pior ainda.
 
entao como faz se o provedor nao está listado na anatel? pelo site vc nao consegue abrir ocorrência para eles
e se vc liga pelo telefone eles não encontram o provedor eles não fazem a reclamação;...
concordo com vc claramente.. até porque quem fornece a infra na grande maioria são os provedores grandes.

no Brasil temos mais de 11 mil provedores mas não quer dizer que todos são de qualidade..
Na minha cidade do interior registro.. tem 2 servidores regionais.. que era muitos bons antes no passado
mas ao decorrer dos anos o serviço foi degradando e hoje é em dia é uma porcaria.. não digo nem a questão do cgnat ou modem bloqueado
seria o expand e a infovale... bastou a vivo e a claro passarem fibra optica la que levou quase todo os clientes deles.. era queda dias sem conexão
faturas erradas e por ai vai. não é nem a questão de preços;. e isso numa cidade que tem 60mil habitantes.. imagina se fosse 100 mil ou mais
A minha visão é que esses provedores tem prazo de validade... quando começa lotar de clientes eles não suportam todos os clientes e não aguenta
a sobrecarga e acaba acontecendo os problemas... Que a unica alternativa é reclamar no sac deles ou ouvidoria... Vc vai reclamar na anatel eles simples
não reconhecem o provedor e fica por isso mesmo o cliente se lasca.. não cito nem o consumidor pq é pior ainda.
Bem, eu mesmo já tive problema com PPP e reclamei normalmente na Anatel. E fui contatado pelo provedor para resolver o problema por conta da reclamação, inclusive.
Eu concordo com a sua fala de que nem todos os pequenos tem qualidade (são 11 mil, afinal de contas), assim como nem todas as grandes tem qualidade em todos os lugares.
No fim, o que faz mais sentido é se informar acerca da qualidade do serviço prestado na região antes de contratar, seja a empresa grande ou pequena, pois a maioria dos problemas que você relatou na postagem acima você pode passar em qualquer serviço, independente do tamanho da empresa.
 
Última edição:
Bem, eu mesmo já tive problema com PPP e reclamei normalmente na Anatel. E fui contatado pelo provedor para resolver o problema por conta da reclamação, inclusive.
Eu concordo com a sua fala de que nem todos os pequenos tem qualidade (são 11 mil, afinal de contas), assim como nem todas as grandes tem qualidade em todos os lugares.
No fim, o que faz mais sentido é se informar acerca da qualidade do serviço prestado na região antes de contratar, seja a empresa grande ou pequena, pois a maioria dos problemas que você relatou na postagem acima você pode passar em qualquer serviço, independente do tamanho da empresa.
sim os 7 dias de teste é mais do que fundamental, seja as grandes ou PPP
 
Última edição:
Boa tarde!! Alguém tem 1gb vivo? Como está a conexão em Porto Alegre para jogos e downloads?
 
A vivo instalou a internet a pouco mais de 15 dias o Mitrastar software final: b32_1. O problema é que após uns 5/6 dias ligados, ele para de distribuir ip e a internet cai em todos os aparelhos. Tem alguma forma de resolver isso, ou somente chamando os técnicos?
 
A vivo instalou a internet a pouco mais de 15 dias o Mitrastar software final: b32_1. O problema é que após uns 5/6 dias ligados, ele para de distribuir ip e a internet cai em todos os aparelhos. Tem alguma forma de resolver isso, ou somente chamando os técnicos?
abre visita técnica
 
A vivo instalou a internet a pouco mais de 15 dias o Mitrastar software final: b32_1. O problema é que após uns 5/6 dias ligados, ele para de distribuir ip e a internet cai em todos os aparelhos. Tem alguma forma de resolver isso, ou somente chamando os técnicos?
Você pode atribuir manualmente em cada um dos aparelhos no Mitra, assim ele para de cair.
 
A vivo instalou a internet a pouco mais de 15 dias o Mitrastar software final: b32_1. O problema é que após uns 5/6 dias ligados, ele para de distribuir ip e a internet cai em todos os aparelhos. Tem alguma forma de resolver isso, ou somente chamando os técnicos?
Aumenta o tempo de lease do dhcp.
 
Não é querendo estragar a sua alegria de estar em uma oferta boa, mas em breve todo mundo será migrado para o sistema novo e essas promoções de degustação pode ser que não sejam migradas. O aviso quando o novo sistema chegou foi, "Em breve tudo estará somente lá e vamos usar só ele".
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Cara, eu procurei alguns vídeos no YouTube sobre esse modelo e essa dashboard pra ver se te ajudava, mas o que eu achei o cara fazia a config pra usar o HGU com outra internet, então não serve. Todos os vídeos que eu achei sobre esse modelo, aparece a dashboard padrão da Vivo, com fundo branco e os menus em roxo. Como não tenho mais o Askey, também não saberia como fazer.
Valeu, tentei procurar também, mas não achei nada que possa ajudar a configurar bridge nessa versão do roteador
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo