[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

IMG-0391.jpg


pessoal, a vivo fibra gpon aqui em casa está muito lerda.
os sinais estão bom?

Antes era sempre 302/150 de boa.

5674012812.png



agradeço a ajuda de todos.

Refaça o teste com múltiplas conexões (MULTI) no speedtest, pela cor das setas você fez o teste como SINGLE.

blIR6vb.png
 
Já trocamos algumas figurinhas sobre os demais problemas que vc sofre mas tenho um relato sobre esse em específico e que provavelmente é oposto ao que vc tem por aí.

Há alguns dias rolou um problema massivo aqui na região (PR/SC) que deixou bastante gente sem conexão por horas, ao voltar aparentemente estava tudo normal, alguma lentidão que normalizou alguns dias depois, exceto a Claro tv+.

Por algum motivo ele deixou de funcionar via IPv6 aqui, descobri isso ao ver que ele não funcionava no meu PC e nem na minha TV mas estava normal no celular que, apesar de também ter conectividade IPv6 por algum motivo deve trafegar somente v4 no app da Claro tv+.

Como provavelmente não temos muitos usuários Vivo que acessam a Claro tv+ acabei esquecendo de registrar, mas isso já aconteceu há quase 2 semanas e segue com problema.

Acabei deixando minha rede 'ipv4 only' temporariamente pra não ter lidar com roteamento seletivo em apenas alguns dispositivos/destinos mas não tive problema em mais nada além disso.
Eu desisti de IPV6 nas empresas por conta de problemas aleatórios, era quase todo dia alguém com problema.
Em casa de vez em quando eu ativo novamente, no máximo 2 dias depois tem alguém reclamando de algo, tipo Instagram que para de carregar ou fica lento, ligações/vídeo no WhatsApp ficam toda hora reconectando, etc e tal...
Na claro também já tive problemas com IPV6, mas parece que menos.
 
Eu desisti de IPV6 nas empresas por conta de problemas aleatórios, era quase todo dia alguém com problema.
Em casa de vez em quando eu ativo novamente, no máximo 2 dias depois tem alguém reclamando de algo, tipo Instagram que para de carregar ou fica lento, ligações/vídeo no WhatsApp ficam toda hora reconectando, etc e tal...
Na claro também já tive problemas com IPV6, mas parece que menos.
Usa somente o HGU nessas redes? Isso parece sintoma de roteador que não está sabendo lidar com o prefix delegation do IPv6 que expira/se renova a cada 12h na Vivo, mas vai saber né.

Aqui em casa é muito raro dar problema, de conectividade dessa forma eu só me recordo do Bradesco que afetou bastante gente em outras operadoras também e era culpa deles, fora isso não tive outros incômodos, nem com trocentos dispositivos de visitas que eventualmente aparecem por aqui e basicamente usam redes sociais, cheguei a ter uptime de centenas de dias com v4 e v6 funcionando normalmente, rock solid.

Enfim, por ora ficou legal só com IPv4 e não sei dizer se está melhor/pior/mais lento/mais rápido do que em dual stack, tá como sempre esteve.
 
Pessoal, a pouco mais de 1h minha internet caiu totalmente e está com o led onde tem um “mouse” piscando.
Esse led significa o que?

Obs: O sinal do móvel também caiu, fica somente no E ou raramente muito fraco o 4G.
 
Usa somente o HGU nessas redes? Isso parece sintoma de roteador que não está sabendo lidar com o prefix delegation do IPv6 que expira/se renova a cada 12h na Vivo, mas vai saber né.

Aqui em casa é muito raro dar problema, de conectividade dessa forma eu só me recordo do Bradesco que afetou bastante gente em outras operadoras também e era culpa deles, fora isso não tive outros incômodos, nem com trocentos dispositivos de visitas que eventualmente aparecem por aqui e basicamente usam redes sociais, cheguei a ter uptime de centenas de dias com v4 e v6 funcionando normalmente, rock solid.

Enfim, por ora ficou legal só com IPv4 e não sei dizer se está melhor/pior/mais lento/mais rápido do que em dual stack, tá como sempre esteve.
Um lugar é HGU, outro é Asus e o resto Unifi.
Olha aí, nem fiquei sabendo desse pepino do Bradesco e usamos ele, abençoado IPV4! rsrs
Como IPV6 não me faz falta, então prefiro não ouvir ninguém reclamando...

Sobre diferenças, tirando esse lance de algumas coisas pararem de funcionar ou ficarem estranhas, eu não lembro de perceber diferenças de velocidade nos downloads ou latência.
Mas lembro de alguém aqui no fórum falar que testou e viu diferenças de rotas e de velocidades no download, com vantagens para o IPV4, só não lembro em qual operadora foi isso...
 
Pessoal, a pouco mais de 1h minha internet caiu totalmente e está com o led onde tem um “mouse” piscando.
Esse led significa o que?

Obs: O sinal do móvel também caiu, fica somente no E ou raramente muito fraco o 4G.
Esse led com o ícone de mouse piscando indica que está sem sinal. Se ainda estiver com esse problema, você pode desligar o aparelho e ligar novamente pra ver se volta e caso não volte, solicite reparo pelo app Meu Vivo ou pelo 10315.
 
Pessoal, a pouco mais de 1h minha internet caiu totalmente e está com o led onde tem um “mouse” piscando.
Esse led significa o que?

Obs: O sinal do móvel também caiu, fica somente no E ou raramente muito fraco o 4G.

A conexão da fibra está OK, senão acenderia um led vermelho. Nesse caso esse led piscando significa que o mesmo não está conseguindo estabelecer a conexão com a internet (PPPoE).

Espere algumas horas, desligue e ligue o modem e espere e se não funcionar chame o suporte.
 
A conexão da fibra está OK, senão acenderia um led vermelho. Nesse caso esse led piscando significa que o mesmo não está conseguindo estabelecer a conexão com a internet (PPPoE).

Espere algumas horas, desligue e ligue o modem e espere e se não funcionar chame o suporte.
Aqui quando aconteceu isso da última vez era o radius da Vivo que tinha caído, tanto que o sinal estava normal (-15).
Mais como caiu a rede móvel pode ser algo relacionado ao anel (rede de transporte) pois algumas regiões a Fibra e movel usam a mesma rede de transporte.
 
Aqui quando aconteceu isso da última vez era o radius da Vivo que tinha caído, tanto que o sinal estava normal (-15).
Mais como caiu a rede móvel pode ser algo relacionado ao anel (rede de transporte) pois algumas regiões a Fibra e movel usam a mesma rede de transporte.

Aqui já aconteceu comigo por motivo diferente (única vez que o prédio inteiro onde moro ficou sem internet da Vivo por 3 dias).

Tinha sinal normal na fibra, porém não conectava PPPoE. Teve que vir o técnico, não sei exatamente o procedimento que ele fez, mas entendo que teve que refazer o registro do meu modem na central. Segundo ele foi uma manutenção na rua que por erro colocou a fibra que chega no meu prédio numa porta diferente da que estava originalmente (ou algo assim).

Cada morador do prédio que tinha Vivo Fibra teve que chamar o técnico para fazer esse procedimento (é um prédio pequeno, a maioria tinha Claro HFC, foram acho q uns 4 apartamentos com Vivo que foram afetados pela queda).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém tem alguma promoção para 1gb? Não curti a net...

Net que vc se refere é Claro HFC ou Claro Fibra? O que você não curtiu?

Pergunto isso pois estou com as duas e vou cancelar uma delas até o final do mês. Sinceramente a Vivo apresenta mais consistência nas velocidades em geral, porém tenho um problema específico com a Vivo que já reportei aqui que está me incomodando...
 
Última edição:
Aqui já aconteceu comigo por motivo diferente (única vez que o prédio inteiro onde moro ficou sem internet da Vivo por 3 dias).

Tinha sinal normal na fibra, porém não conectava PPPoE. Teve que vir o técnico, não sei exatamente o procedimento que ele fez, mas entendo que teve que refazer o registro do meu modem na central. Segundo ele foi uma manutenção na rua que por erro colocou a fibra que chega no meu prédio numa porta diferente da que estava originalmente (ou algo assim).

Cada morador do prédio que tinha Vivo Fibra teve que chamar o técnico para fazer esse procedimento (é um prédio pequeno, a maioria tinha Claro HFC, foram acho q uns 4 apartamentos com Vivo que foram afetados pela queda).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Net que vc se refere é Claro HFC ou Claro Fibra? O que você não curtiu?

Pergunto isso pois estou com as duas e vou cancelar uma delas até o final do mês. Sinceramente a Vivo apresenta mais consistência nas velocidades em geral, porém tenho um problema específico com a Vivo que já reportei aqui que está me incomodando...
Net claro hfc... Tava com uma de Bairro mudei mas tem uns bugs no modem... Assinei 1gb mas maioria do tempo chega nos 750 a 850.... Tu assinou 1gb?
 
Net claro hfc... Tava com uma de Bairro mudei mas tem uns bugs no modem... Assinei 1gb mas maioria do tempo chega nos 750 a 850.... Tu assinou 1gb?

HFC depende muito do cabeamento e região, de minha parte é uma tecnologia que tem que morrer junto com o ADSL (meu problema além de velocidade ruim em upload no HFC tinha bastante perda de pacotes). Em termos de "last mile" fibra é sempre superior em termos de estabilidade.

Em termos de velocidade vai depender do provedor (sobre o quantos assinantes são "pendurados" em cada fibra). Para não estender o offtopic, podemos continuar a discussão da Claro no tópico da Claro! :)
 
HFC depende muito do cabeamento e região, de minha parte é uma tecnologia que tem que morrer junto com o ADSL (meu problema além de velocidade ruim em upload no HFC tinha bastante perda de pacotes). Em termos de "last mile" fibra é sempre superior em termos de estabilidade.

Em termos de velocidade vai depender do provedor (sobre o quantos assinantes são "pendurados" em cada fibra). Para não estender o offtopic, podemos continuar a discussão da Claro no tópico da Claro! :)
A discussão sempre é importante kkkkk!!! Concordo plenamente. Problema que eu tô na vivo é o valor de 500,00 por 1gb...
 
A discussão sempre é importante kkkkk!!! Concordo plenamente. Problema que eu tô na vivo é o valor de 500,00 por 1gb...

Eu sempre busco a melhor relação custo/benefício, sinceramente acho 1Gbps muito caro ainda (para minhas necessidades). Tenho hoje Vivo Fibra 600Mbps por R$ 139,00 e recentemente troquei minha Claro HFC (que mantinha como backup e pagava R$ 78,00) por Claro Fibra 500Mbps por R$ 119,00.

Se quisesse 1Gpbs, bastaria manter as duas e fazer um "load balancing" e ficaria por R$ 258,00/mês (e teria 1.3Gbps por esse valor). Mas como estou buscando reduzir os gastos fixos mensais, vou cancelar uma das duas até o final do mês (500Mbps da Claro Fibra está suficiente para meu uso, ainda mais que estão entregando 700Mbps). Como backup, vou usar uma conexão 5G de celular para coisas mais urgentes (como trabalho) caso a internet via fibra fique fora do ar.
 
Última edição:
Aqui já aconteceu comigo por motivo diferente (única vez que o prédio inteiro onde moro ficou sem internet da Vivo por 3 dias).

Tinha sinal normal na fibra, porém não conectava PPPoE. Teve que vir o técnico, não sei exatamente o procedimento que ele fez, mas entendo que teve que refazer o registro do meu modem na central. Segundo ele foi uma manutenção na rua que por erro colocou a fibra que chega no meu prédio numa porta diferente da que estava originalmente (ou algo assim).

Cada morador do prédio que tinha Vivo Fibra teve que chamar o técnico para fazer esse procedimento (é um prédio pequeno, a maioria tinha Claro HFC, foram acho q uns 4 apartamentos com Vivo que foram afetados pela queda).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Net que vc se refere é Claro HFC ou Claro Fibra? O que você não curtiu?

Pergunto isso pois estou com as duas e vou cancelar uma delas até o final do mês. Sinceramente a Vivo apresenta mais consistência nas velocidades em geral, porém tenho um problema específico com a Vivo que já reportei aqui que está me incomodando...
Você ainda passa pelo problema da Vivo Fibra x Claro TV+? Você usa qual versão do serviço, no Claro Box ou app na TV? Pergunto porque eu sou assinante do Claro TV+ porque ele veio no combo da Claro HFC que eu tenho e uso ele a alguns meses. E tem funcionado normalmente na conexão da Vivo Fibra, uso ele na Smart TV e também em um Fire TV. Mas como você mesmo já citou, usa OpenWRT e várias configs diferentes então pode ser algo no meio do caminho por aí. Eu uso apenas a HGU e um kit mesh Deco como AP.
O único problema crônico que eu tenho é entre Vivo Fibra x Produtos Apple, lembro que você citou algo nesse sentido também, então não acontece apenas comigo e não adianta mudar de IP, exemplo abaixo com o Apple TV:
 
Eu sempre busco a melhor relação custo/benefício, sinceramente acho 1Gbps muito caro ainda (para minhas necessidades). Tenho hoje Vivo Fibra 600Mbps por R$ 139,00 e recentemente troquei minha Claro HFC (que mantinha como backup e pagava R$ 78,00) por Claro Fibra 500Mbps por R$ 119,00.

Se quisesse 1Gpbs, bastaria manter as duas e fazer um "load balancing" e ficaria por R$ 258,00/mês (e teria 1.3Gbps por esse valor). Mas como estou buscando reduzir os gastos fixos mensais, vou cancelar uma das duas até o final do mês (500Mbps da Claro Fibra está suficiente para meu uso, ainda mais que estão entregando 700Mbps). Como backup, vou usar uma conexão 5G de celular para coisas mais urgentes (como trabalho) caso a internet via fibra fique fora do ar.
Já uso a mais de 1 ano o 5G como backup da conexão fibra, troquei o backup (Oi Fibra) pelo 5G da Tim.
 
Já uso a mais de 1 ano o 5G como backup da conexão fibra, troquei o backup (Oi Fibra) pelo 5G da Tim.
Pior que é... To pensando seriamente em baixar a banda e me contentar... Eu tneho em casa TUBARON internet que é de bairro, mas da umas engasgadas e quedas... COmo jogo bastante diablo, a estabilidade é muito importante, pois esses dias caiu no meio de uma situação que não poderia ter caído. A irritação foi grande kkkkk!! Fora isso ( que é o mais importante hahahaha ), uso para acesso remoto a clientes e empresa, então realmente faz diferença UP e DOWN.
 
Você ainda passa pelo problema da Vivo Fibra x Claro TV+? Você usa qual versão do serviço, no Claro Box ou app na TV? Pergunto porque eu sou assinante do Claro TV+ porque ele veio no combo da Claro HFC que eu tenho e uso ele a alguns meses. E tem funcionado normalmente na conexão da Vivo Fibra, uso ele na Smart TV e também em um Fire TV. Mas como você mesmo já citou, usa OpenWRT e várias configs diferentes então pode ser algo no meio do caminho por aí. Eu uso apenas a HGU e um kit mesh Deco como AP.
O único problema crônico que eu tenho é entre Vivo Fibra x Produtos Apple, lembro que você citou algo nesse sentido também, então não acontece apenas comigo e não adianta mudar de IP, exemplo abaixo com o Apple TV:

Sim, com Vivo Fibra a Claro TV+ (app nas smart TVs) ficava lenta ou não carregava (como sempre dependendo do IP da conexão PPPoE). Como estava com as duas internets, tinha configurado minha rede para rotear tudo que fosse da Claro (incluindo Claro TV) pela conexão da Claro HFC (e o resto via Vivo Fibra) e com isso tinha contornado o problema.

<offtopic>
Agora desativei temporariamente a Vivo Fibra e estou usando somente a Claro Fibra para testar. Uso somente a app da Claro TV+ para ver um ou dois canais gratuitos incluídos na minha assinatura de internet sem custo extra (ex: Globo News). Quando estou a fim de "zappear" coisas aleatórias tenho usado os canais gratuitos da Samsung TV ou Pluto TV. Por exemplo, na cozinha tenho deixado com muita frequência no canal Euro News na PlutoTV. Apensar se ser em português de portugal (preferia a Euro News em inglês), tem uma qualidade de notícias muito superior aos canais de noticias nacionais.

Eu particularmente acho a app da Claro TV+ bem ruim (lenta) mesmo na Claro Fibra.

Depois que cancelei a DirectTV Go, eu assinava o pacote da Vivo Play+ Estendido (paga a R$ 59,00 na conta do celular). A app nas smart TVs (Samsung e Android TV) da Vivo Play funciona muito bem, é rápida e não trava. Mas ninguém assiste nada de TV ao vivo aqui em casa (fora notícias que tem de graça e não vejo esportes), e por isso cancelei a Vivo Play pacote estendido. Vou manter somente as assinaturas dos serviços de streaming on-demand (Netflix, HBO Max, Prime Video, Disney+, YouTube, ...). Aliás, acho q vou cancelar a Disney+, uso apenas para ver o Mandalorian e não compensa pagar um streaming só para ver um seriado.

Sobre tua pergunta, não assino Apple TV+, então não posso dizer se tem problemas com a Vivo Fibra (os demais streamings que uso funcionam OK com a Vivo Fibra, fora a Claro TV+).

Bem, vou finalizar o offtopic por aqui, qquer coisa seguimos a discussão nos tópicos de Tv por assinatura...
</offtopic>
 
Última edição:
Olá pessoal, bom dia!

Tenho um link Vivo Fibra, que tem 3 linhas telefônicas, então para fazer funcionar as 3 linhas, eles instalaram um ATA Grandstream HT814. Daí com o modem em modo Router (padrão), os telefones funcionam normalmente. Ao tentar colocar o modem em modo bridge não consegui fazer a telefonia funcionar. Tampouco, colocar um ATA em um swtich com internet funcionando também não funcionou.
Daí não encontrei nenhum tópico onde mostram como usar ATA com o modem em modo bridge, alguém tem alguma ideia? Entrei na configuração do ATA e vi que tem um campo "Outbound Proxy", que aponta para um IP LAN "192.168.80.1:5060" então acho que internamente no modem da vivo tem alguma rota usando esse IP.
Se alguém souber onde encontrar alguma informação que ajude, agradeceria muito!
 
Sim, com Vivo Fibra a Claro TV+ (app nas smart TVs) ficava lenta ou não carregava. Como estava com as duas internets, tinha configurado minha rede para rotear tudo que fosse da Claro (incluindo Claro TV) pela conexão da Claro HFC (e o resto via Vivo Fibra) e com isso tinha contornado o problema.

Agora desativei temporariamente a Vivo Fibra e estou usando somente a Claro Fibra para testar. Uso somente a app da Claro TV+ para ver um ou dois canais gratuitos incluídos na minha assinatura de internet sem custo extra (ex: Globo News).

Eu particularmente acho a app da Claro TV+ bem ruim (lenta) mesmo na Claro Fibra.

Depois que cancelei a DirectTV Go, eu assinava o pacote da Vivo Play+ Estendido (paga a R$ 59,00 na conta do celular). A app nas smart TVs (Samsung e Android TV) da Vivo Play funciona muito bem, é rápida e não trava. Mas ninguém assiste nada de TV ao vivo aqui em casa (fora notícias que tem de graça e não vejo esportes), e por isso cancelei a Vivo Play pacote estendido. Vou manter somente as assinaturas dos serviços de streaming on-demand (Netflix, HBO Max, Prime Video, Disney+, YouTube, ...). Aliás, acho q vou cancelar a Disney+, uso apenas para ver o Mandalorian e não compensa pagar um streaming só para ver um seriado.

Sobre tua pergunta, não assino Apple TV+, então não posso dizer se tem problemas com a Vivo Fibra (os demais streamings que uso funcionam OK com a Vivo Fibra, fora a Claro TV+).
Eu testei todas as versões do Claro TV+ (Samsung Tizen, LG WebOS, Android e Fire TV), a mais lentinha é a do Android/Google TV. Uso para ver canais de notícias também, é bem organizado lá e alguns esportes na ESPN. Tem rodado bem na Vivo Fibra, sem parar pra carregar e a imagem se mantém em alta qualidade. Os canais Globo lá são 1080p e os outros 720p.

O Vivo Play eu só vi problema nele uma vez, estava assistindo CNN Brasil e a imagem ficava muito ruim ou parava pra carregar, isso usando a Vivo Fibra. Troquei pra conexão da Oi Fibra e ficou normal. Mas parece que a Vivo já normalizou o problema, agora funciona normal, inclusive, ontem assisti alugado o John Wick 4 no Vivo Play sem problemas, usando a internet da Vivo. É um app bem construído, bem organizado, só precisa melhorar a fluidez.

Sobre o Disney+ também não me atrai, eu só pego ele junto no pacote com Star+ do Mercado Livre porque é barato, mas tudo o que eu gosto de ver está no Star. No Disney, já maratonei tudo o que é da Marvel e as animações que queria ver em 1 ano. Tô fazendo cortes nos streamings que são pagos e que quase ninguém se interessa por aqui. Prime Video foi o primeiro cancelado.
 
Eu sempre busco a melhor relação custo/benefício, sinceramente acho 1Gbps muito caro ainda (para minhas necessidades). Tenho hoje Vivo Fibra 600Mbps por R$ 139,00 e recentemente troquei minha Claro HFC (que mantinha como backup e pagava R$ 78,00) por Claro Fibra 500Mbps por R$ 119,00.

Se quisesse 1Gpbs, bastaria manter as duas e fazer um "load balancing" e ficaria por R$ 258,00/mês (e teria 1.3Gbps por esse valor). Mas como estou buscando reduzir os gastos fixos mensais, vou cancelar uma das duas até o final do mês (500Mbps da Claro Fibra está suficiente para meu uso, ainda mais que estão entregando 700Mbps). Como backup, vou usar uma conexão 5G de celular para coisas mais urgentes (como trabalho) caso a internet via fibra fique fora do ar.

Se decidir cancelar a Claro Fibra no final do mês, vai encarar a multa de fidelidade na boa?
 
Eu desisti de IPV6 nas empresas por conta de problemas aleatórios, era quase todo dia alguém com problema.
Em casa de vez em quando eu ativo novamente, no máximo 2 dias depois tem alguém reclamando de algo, tipo Instagram que para de carregar ou fica lento, ligações/vídeo no WhatsApp ficam toda hora reconectando, etc e tal...
Na claro também já tive problemas com IPV6, mas parece que menos.
Eu desativo ipv6 em tudo. Inclusive no apn da claro móvel.
 
Se decidir cancelar a Claro Fibra no final do mês, vai encarar a multa de fidelidade na boa?

Minha assinatura atual da Claro iniciou em 2013, apenas fiz mudança de pacote (HFC 120 para Fibra 500). Ninguém me falou em fidelidade quando fiz essa mudança. De qquer maneira estou tendendo cancelar a Vivo (completa 1 ano final do mês, então não terei mais fidelidade na Vivo tampouco...).

EDITADO: o pior que olhei agora na app da claro e aprece "Fid" no nome do meu plano... :rolleyes: Então provavelmente cancelarei a Vivo... Mas se eu quisesse eu poderia reclamar pois a atendente que fez a migração do meu plano não falou em fidelidade em nenhum momento...
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo