[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Depois de tanto tempo sem atualizar o equipamento achei que a vivo já iria homologar algum com rede 2.5gbps pensando no futuro, mas pelo jeito 1giga vai longe
 
1 gb na vivo nunca será realidade enquanto eles cobrarem 500 reais pela velocidade.
Concordo, eu mesmo nunca passei de 500mb, sempre usei a velocidade mínima disponível. Pelo jeito só terei 1gb quando realmente o valor for bem baixo como vc disse e mesmo assim, não acho necessário pra quase ninguém ( uso doméstico ).
 
Minha experiência com 3 provedores de Fibra distintos (Vivo, Claro e um regional) indica que em conexões de Fibra não existe um bufferbloat significativo. Bufferbloat é problema mais comum em HFC e xDSL.
Só passando pra dizer que se vc saturar bastante a rede, passa a ser problema sim, só SQM pra salvar.

Não me pergunte como cheguei nessa conclusão :bem:
 
1 gb na vivo nunca será realidade enquanto eles cobrarem 500 reais pela velocidade.
Enquanto for a maior velociade oferecida vai ser caro, por isso estranhei do equipamento não vir preparado para futuros lançamentos, quando sair 2giga, 1giga fica mais barato, a tim já oferece 2giga por R$245 é questão de tempo.
 
Enquanto for a maior velociade oferecida vai ser caro, por isso estranhei do equipamento não vir preparado para futuros lançamentos, quando sair 2giga, 1giga fica mais barato, a tim já oferece 2giga por R$245 é questão de tempo.
realmente é questão de tempo, acho q ainda vai uns 2 anos pra vivo oferecer algo acima de 1gbps, mas tempos o xgspon também, lembrando que ano passado foi lançado no chile 2gbps, e esse ano a telefonica anunciou com sucesso o teste com a nokia na espanha 25G PON
 
Só passando pra dizer que se vc saturar bastante a rede, passa a ser problema sim, só SQM pra salvar.

Não me pergunte como cheguei nessa conclusão :bem:

Posso dizer que não é minha experiência. Mesmo com link saturado (seja download ou upload) o ping permanece estável e baixo nas conexões de fibra que uso e já usei. Claro que com um bom roteador que "aguente" bem o tranco e não limite a banda por falta de CPU...

EDITADO: ver abaixo e mais detalhes nesse meu post sobre como o SpeedTest reporta latência com carga (i.e. bufferbloat) - amarelo latência idle, verde latência com carga em download, lilás latência com carga em upload:

Screenshot-2023-02-05-at-10-29-38.png
 
Última edição:
Posso dizer que não é minha experiência. Mesmo com link saturado (seja download ou upload) o ping permanece estável e baixo nas conexões de fibra que uso e já usei. Claro que com um bom roteador que "aguente" bem o tranco e não limite a banda por falta de CPU...

EDITADO: ver abaixo e mais detalhes nesse meu post sobre como o SpeedTest reporta latência com carga (i.e. bufferbloat) - amarelo latência idle, verde latência com carga em download, roxo latência com carga em upload:

Screenshot-2023-02-05-at-10-29-38.png
Aqui em casa saturei os dois links de 500mbps cada sem SQM, e logo a latência de outras coisas foram pro espaço.
 
Notar q a latência depende também da rota e servidor.
Sim, mesmo servidor e mesma rota, ao saturar os links (tanto em velocidade quanto em número de conexões), a latência deu uma bela disparada.
 
Eth0 é tim, eth1 é vivo, seguem os testes
Google:
6XwelqT.png

nRPvPVj.png

Esses IPs que vc passou não aceitam ping. Joguei em outro site, e ele faz o teste de ping pro endereço "playbattlegrounds.com" (me parece ser algo do pubg?). Não entendi, mas testei igual:
65PuhSv.png

K00fi1r.png

Achei outro site que diz falar o ping pro jogo, quando na real só ficam mostrando um valor aleatório na casa dos 10~20ms, sacanagem isso kkkk
vZ8W2eb.png
Muito obrigado pelos testes! Tem uma significativa vantagem da TIM nas rotas, além da estabilidade. Quando estiver em casa eu vou fazer os mesmos testes com a Dtel e postar aqui, pra ver se ela muito atrás em questão de latência, pois em questão de estabilidade sempre foi boa.
 
Muito obrigado pelos testes! Tem uma significativa vantagem da TIM nas rotas, além da estabilidade. Quando estiver em casa eu vou fazer os mesmos testes com a Dtel e postar aqui, pra ver se ela muito atrás em questão de latência, pois em questão de estabilidade sempre foi boa.
A tim no geral é melhor que a vivo, nos últimos 3 meses acho que a vivo aqui teve downtime significativamente maior que a tim, mas não isenta a tim de problemas. Tem alguns meses que ela passa umas horas sem funcionar ou instável.

Acho importante ressaltar de novo aquela bronca de cancelamentos que o povo tá reportando no tópico da Tim. Tenho vários amigos que usam tim aqui que com certeza gastam mais de 2tb e ninguém teve contrato cancelado (incluindo eu mesmo), porém nunca se sabe né.
 
Boa noite pessoal ! Sou do rio de janeiro e me ligaram oferecendo a vivo fibra , fiquei espantado pois não sabia que tinha chegado no meu bairro a vivo ja , marquei a instalação pra terça feira , porem estou com medo , ja tive a oi e a tim ambas eram vtal , sera que a vivo no rio de janeiro sera vtal tb ? Eu perguntei a eles e sem resposta ! Se for to correndo kkkk lixo d +
 
Boa noite pessoal ! Sou do rio de janeiro e me ligaram oferecendo a vivo fibra , fiquei espantado pois não sabia que tinha chegado no meu bairro a vivo ja , marquei a instalação pra terça feira , porem estou com medo , ja tive a oi e a tim ambas eram vtal , sera que a vivo no rio de janeiro sera vtal tb ? Eu perguntei a eles e sem resposta ! Se for to correndo kkkk lixo d +
Bom, em geral eles instalam caso a CTO esteja até 300 metros de distância do local de instalação (ou até 500 metros se o técnico tiver muito boa vontade e um rolo de fibra de 500m). Então pode ser que talvez tenha alguma CTO que esteja a no máximo essa distância... chegou a observar alguma CTO nesta distância? - talvez em alguma avenida proxima?

Sobre ser Vtal, até aonde se tem conhecimento, a vivo não utiliza a rede da vtal, ela normalmente utiliza rede própria (embora em MG eles usem a rede da American Tower e em alguns estados eles utilizem rede neutra Fibrasil, que é de propriedade da própria vivo).

Por fim, fico na torcida que dê tudo certo!
 
Boa noite pessoal ! Sou do rio de janeiro e me ligaram oferecendo a vivo fibra , fiquei espantado pois não sabia que tinha chegado no meu bairro a vivo ja , marquei a instalação pra terça feira , porem estou com medo , ja tive a oi e a tim ambas eram vtal , sera que a vivo no rio de janeiro sera vtal tb ? Eu perguntei a eles e sem resposta ! Se for to correndo kkkk lixo d +
Até comprarem os clientes da Oi é impossível usarem v.tal, já têm a rede neutra própria.
 
Boa noite pessoal ! Sou do rio de janeiro e me ligaram oferecendo a vivo fibra , fiquei espantado pois não sabia que tinha chegado no meu bairro a vivo ja , marquei a instalação pra terça feira , porem estou com medo , ja tive a oi e a tim ambas eram vtal , sera que a vivo no rio de janeiro sera vtal tb ? Eu perguntei a eles e sem resposta ! Se for to correndo kkkk lixo d +
A Vivo não usa V.tal, ela tem rede própria no RJ em muitos lugares e pode ter feito expansão de fibra agora onde você mora. Mas também trabalha com a rede neutra própria dela, a FiBrasil. Só daria pra identificar isso da seguinte forma, a CTO que atende você, perto dela, a Vivo deixa uma sobra de fibra amarrada com uma plaqueta amarela, nessa plaqueta se estiver escrito Vivo é rede própria, se estiver escrito FiBrasil, é rede neutra da Vivo.
9PIyiT9.png
 
Opa, boa noite!

Estou querendo contratar um segundo link como backup, mas queria que fosse REALMENTE um link diferente, meu medo é contratar um outro provedor apenas para descobrir, quando cair a conexão, que eles usam a mesma rede. Não sei se essa dica do "fibra amarrada com uma plaqueta amarela" vale para identificar outras empresas tb.

Atualmente uso Vivo Fibra em Niterói - RJ, trabalho em casa e estou desde sexta-feira pela manhã sem conexão da Vivo Fibra, como meu trabalho não me permite ficar offline e o 4G (de praticamente todas as operadoras) é BEM ruim aqui no meu endereço, quero deixar uma conexão de backup.

Se alguém puder ajudar, agradeço!

"Off-topic": alguém já tentou usar dual-wan no AX3 "Quad Core" da Huawei? .
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo