- Nesse jogo você nao ganha dinheiro de impostos, você só ganha dinheiro via exportações de materiais e turismo, então o dinheiro é algo mais dificil de gerenciar.
- Existe um mercado global de produtos, isso significa que os preços dos produtos são dinamicos, baseado em oferta e demanda e eventos globais que acontecem durante o jogo.
- Como da pra ver na imagem tem duas moedas no jogo, rublo e dolar, porque o mapa possui diversas divisas com outras cidades/regiões e algumas cidades podem ser do bloco sovietico que vende e compra produtos/recursos em rublo ou da OTAN que faz as negociações em dolar.
- Diferente do Cities em que um Hospital custa por exemplo 50 mil dolares fixos, nesse jogo o custo de um Hospital ou de qualquer outra construção é baseado nos recursos que são necessarios para construir ele, tanto materiais de construção quanto mão de obra, você pode construir um hospital por exemplo sem pagar um centavo utilizando só materiais de construção produzidos na sua cidade e trabalhadores da sua população, isso vale tambem para estradas e qualquer outro tipo de construção
- Para realizar essa construções voce utiliza escritorios de construção, eu por exemplo na minha cidade atual tenho 2 desses escritorios, um especializado em construção de estradas e outro para construções gerais, pode ver que os veiculos e maquinarios são diferentes, esses veiculos são comprados manualmente, cada um com sua função na etapa de construção, o escritorio debaixo por exemplo eu comprei uma pavimentadora que aumenta a velocidade na hora de colocar asfalto.
- É muito mais satisfatorio você fazer uma estrada e ver ela sendo construida manualmente utilizando recursos todos produzidos na sua propria industria, obvio que você tem a opção de pagar e construir instantaneamente porem eu so utilizei essa opção no começo do jogo na qual eu não tinha minha industria de materiais de construção construida, caso tambem seja alguma obra muito critica que preciso que seja construida pra ontem, por exemplo na imagem abaixo eu fiz uma obra de uma estrada asfaltada enorme que vai ir até uma jazida de ferro onde vou botar uma mineradora pra futuramente construir aço, que é um dos poucos materiais que to tendo que importar e que é um dos materiais mais caros, essa construção da estrada levou quase 1 ano no tempo do jogo, porque os meus veiculos de construção tinham que percorrer bastante estrada até chegar no lugar.
- Falando sobre veiculos, os veiculos do jogo vão sendo disponibilizados conforme o ano do jogo, eu por exemplo das 3 datas em que você pode começar um save 1960/70/80 eu escolhi 1960 então conforme vai passando os anos vai desbloqueando veiculos, e é interessante que os veiculos você pode comprar tanto do bloco sovietico quanto da OTAN, por exemplo um fusca eu so consigo comprar da OTAN. Eu to 1966 no meu save e a varidade de veiculos é absurda só de onibus eu posso comprar 9 tipos diferentes do bloco sovietico e 1 onibus da alemanha ocidental, todos eles tem velocidades, consumo e capacidade diferentes, o consumo é importante porque os veiculos gastam combustivel e é preciso ter postos na sua cidades para reabastecelos e o combustivel dos postos é algo que você tambem tem que gerenciar você pode tanto importar quanto produzir você mesmo com extração de petroleo e refinarias.
- Outra parte legal dos veiculos que você não necessariamente precisa comprar veiculos você pode produzir seus proprios veiculos localmente, mas claro pra isso você precisaria de todos os materiais necessarios, que você pode produzir localmente ou escolher importar e quando eu falo veiculos eu falo todos os tipos de veiculos mesmo desde carros pessoais da população, veiculos industriais, ambulancia, viatura, trens, aviões, navios e etc...
- A parte industrial do jogo é fantastica, pra quem joga Cities é como se fosse uma DLC das industrias 5.0, na imagem abaixo tenho um complexo de construções que produzem paineis e asfalto que é utilizado pelos escritorios de construção.
- Tambem você pode construir centros de distribuição que fazem toda essa logistica de recursos necessaria, por exemplo pegar os grãos no silo das minhas fazenda e despejar nas fabricas de bebidas alcoolicas que eu tenho, eu acho interessante é que você tem um controle muito maior das coisas do que no cities, eu posso por exemplo setar uma task para que o centro de distribuições caso eu esteja com um estoque de mais de 75% de tijolos por exemplo no meu armazem os caminhões peguem os tijolos e exportem, com isso eu posso ao mesmo tempo ter um estoque de tijolos para as construções locais porem caso eu não esteja construindo muita coisa para não lotar o estoque e ter que parar a fabrica de tijolos eu posso simplesmente exportar. Eu consigo ter o controle e ver exatamente quanto eu exportei e importei de um determinado material. tipo na imagem abaixo eu consigo filtrar por data no caso setei no ano de 1965 quanto eu exportei de cada material e quanto dinheiro cada material me fez alem de ver um grafico que eu consigo ver os picos e baixas de produção durante o ano inteiro.
Exportações de produto em 1965
Importações
Produção
Consigo ver até quanto eu consumi de recursos em industrias, construções, serviços, combustivel
E caso eu queira aprofundar mais consigo ver exatamente quais e quantos recursos eu consumi apenas na industria