[TÓPICO OFICIAL] Cities: Skylines

É sério que o Porto de Cargas só aceita rua simples de mão dupla? É absolutamente impossível ter o mínimo de decência assim.

Não dá pra começar fazendo autoestradas, elas são bloqueadas. O que dá pra começar são avenidas grandes e você não precisa de muito destas pra ter uma organização. Não lembro se postaram aqui aquele artigo canadense sobre os modos mais eficazes de se construir bairros residenciais, o famoso VFGD, e você usa apenas duas avenidas grandes e o resto tudo em ruas pequenas. O custo é baixo e o beneficio é enorme - tanto em organização quanto em dinheiro.

A organização está em pensar nos espaços a frente do que se está fazendo, minha cidade atual eu já comecei a construir pensando onde faria terminais de trem de carga etc. Alem das futuras expansões e áreas novas.

Não precisa gastar um absurdo de grana no começo, basta analisar bem a localização e sempre fazer as coisas pensando no que virá a seguir.

Eu também pensei nisso tudo e ainda assim não dá pra comparar minhas áreas novas com as antigas. Pra que construir uma avenida aonde uma rua dá certo? Eu prefiro dinheiro, gosto de ficar logo cheio de grana, então não fico gastando com avenidas, elevados e nada do tipo. Aprendi isso no SC2000 e trago até hoje esse estilo. Serviu muito bem no CS.

Planejar a cidade desde o início é possível.

Agora deixar ela toda bonitinha, sem passar por problemas?

Só vendo pra crer. Por isso digo que é impossível começar com tudo organizado. Aliás, bem no início sim, depois dá problema.

Tem como aumentar a quantia de ônibus por linha? Tem umas linhas minhas que parece SP em horário de pico, a unica diferença é que é 24h :seferrou:

Só aumentando o orçamento, porém tu vai ter um problema grave de desperdício naquelas com pouca utilização. Ainda não descobri o que fazer para as linhas não ficarem assim. Já tentei de tudo. A única coisa efetiva seria poder alterar a quantidade de veículos por linha, como vc disse, algo que deve vir somente em uma futura expansão.

Outra solução que achei para os trens e para os engarrafamentos de caminhões estão apresentados na imagem abaixo:

http://i.imgur.com/8WfXSGV.jpg

Dos trens é interessante porque, enquanto um circunda a "rotatória" o outro descarrega e o ciclo permanece frequentemente sem interrupção, a menos que vários cheguem um atrás do outro mas desafoga incrivelmente rápido.
:
Dos caminhões nem há muito o que explicar. rs
:
Tudo isso fui aprendendo na base da "porrada", destruindo e construindo para conseguir uma solução mais viável.

Seguem os links:

Circle around cross

Dogbone Interchange

3 Way Intersection

Tb achei essa solução para trem e agora o porto de carga. Mas no caso do trem, acho que a cidade cresceu muito e vou ter que colocar outra estação em outro pondo da minha rodovia.

Pessoal, usem e abusem das rodovias de acesso ao invés de congestionarem a principal. Aqui tem um caso que tenho 4 pistas correndo juntas, porém as laterais servem para acessar os distritos ou alguns serviços, como o de trem.

Eu fiz uma obra estúpida em minha cidade. Zona industrial e de escritórios de um lado e residencial e comercial do outro, separados por uma rodovia. Até aí normal.

Aí puxei um braço da rodovia para levar o tráfego pesado pra industrial e pelo baixo orçamento travei tudo. Ok. Dinheiro no caixa, fui lá e refiz. Travei de novo. Puxei então uma segunda entrada para a área industrial partindo da entrada original, sendo aí uma bifurcação. Travado ainda. Quase desistindo de meus planos a primeira entrada eu transformei em elevado que cruza praticamente toda a área industrial e a segunda entrada cai logo no começo. GG. Depois posto screens porque não está nada simétrico. :haha:

A questão não é só falir, mas sim fazer algo diferente. Custa mais, mais impostos? Tanto faz.

Não entendi.
------------
Eu fiz isso, e não fali... :haters:

Não começo com ruas provisórias, já planejo antes e já começo queimando dinheiro, e não é tão difícil deixar a renda positiva nesse jogo, em relação ao Sim City eu acho que era muito mais difícil.

Minha cidade está com 24k de caixa entrando, e isso porque ela deve estar com uns 12k de habitantes apenas, se você tiver um bom fluxo no transito sua cidade cresce absurdamente. E minhas industrias são tudo do tipo madeireira. :haha:

Cara, isso que vocês estão falando é básico do básico. Começar a cidade já imaginando aonde vão ter viadutos, elevados e etc.

Vocês não entenderam o que eu quis dizer.

Pega o vídeo do cara, vê ele gastando um bilhão em 5 segundos de jogo inicial e vão entender minha crítica.

Jogo city builder desde SC, na época que era rosa. :haha:

Só aumentando o orçamento, porém tu vai ter um problema grave de desperdício naquelas com pouca utilização. Ainda não descobri o que fazer para as linhas não ficarem assim. Já tentei de tudo. A única coisa efetiva seria poder alterar a quantidade de veículos por linha, como vc disse, algo que deve vir somente em uma futura expansão.

Podia sair um mod para isto :(

tenta duplicar a linha ou melhor coloca uma estação de metrô perto do ponto de ônibus para que os Cims possam fazer baldeação.

Irei fazer isto assim que voltar da faculdade, o vicio é grande mas minha responsabilidade é maior :bwahaha:

Não entendi.

Você está teimando em uma experiência pessoal. O vídeo é só uma ideia de como você pode planejar algo, não precisa ser aquilo, não precisa ter pontes. Aliás: cada um faz da maneira que achar melhor. Mas nada impede de você ter um conjunto de ruas planejadas em seu centro do mapa. Se vai ter ou não prejuízo vai do modo de jogo de cada um. Uns usam cheat, outros não. Uns se importam com caixa positivo, outros aceitam o desafio da negatividade. O vídeo não é um tutorial de "faça a sua cidade assim", pelo contrário. Serve para mostrar as possibilidades que você pode ter e sair daquele padrão. Simples.

Tb achei essa solução para trem e agora o porto de carga. Mas no caso do trem, acho que a cidade cresceu muito e vou ter que colocar outra estação em outro pondo da minha rodovia.

Pessoal, usem e abusem das rodovias de acesso ao invés de congestionarem a principal. Aqui tem um caso que tenho 4 pistas correndo juntas, porém as laterais servem para acessar os distritos ou alguns serviços, como o de trem.

Eu criei 4 zonas industriais de pequeno-médio porte e para cada uma há uma estação de trem. O que antes resultava em uma única estação sobrecarregada agora são 4 com estações em ótimo fluxo mas sem sobrecarga.
:
PS: 4 pistas correndo juntas é uma ótima ideia. Na próxima cidade farei isso. :joia:

Você está teimando em uma experiência pessoal. O vídeo é só uma ideia de como você pode planejar algo, não precisa ser aquilo, não precisa ter pontes. Aliás: cada um faz da maneira que achar melhor. Mas nada impede de você ter um conjunto de ruas planejadas em seu centro do mapa. Se vai ter ou não prejuízo vai do modo de jogo de cada um. Uns usam cheat, outros não. Uns se importam com caixa positivo, outros aceitam o desafio da negatividade. O vídeo não é um tutorial de "faça a sua cidade assim", pelo contrário. Serve para mostrar as possibilidades que você pode ter e sair daquele padrão. Simples.

Eu fui muito claro: No vídeo o cara gasta 22 mil em meio segundo de início de jogo. Isso é completamente ridículo.

Fim, ponto, mais nada a acrescentar ou diminuir. A partir daí são vocês com devaneios :haha:
------------
Eu criei 4 zonas industriais de pequeno-médio porte e para cada uma há uma estação de trem. O que antes resultava em uma única estação sobrecarregada agora são 4 com estações em ótimo fluxo mas sem sobrecarga.
:
PS: 4 pistas correndo juntas é uma ótima ideia. Na próxima cidade farei isso. :joia:

Cheguei a pensar isso, mas não projetei a cidade pensando dessa forma. Mas vou tentar dar um jeito, porque o primeiro polo industrial tá com fluxo muito alto. O polo petrolífero já deixei pronto essa ideia de expandir uma linha de trem específica para ele. Mto boa a ideia!

Foi o que fiz e reduziu drasticamente o número de utilizadores do sistema metroviário. Caiu de 4500 para 3500 em duas semanas. Ai voltei pro meu save anterior. Pelo que vi, é bem mais eficaz ligar cada estação com uma linha nova. E acompanhei também o uso do metrô e realmente os caras ficavam MUITO mais tempo na estação esperando.

Resumindo: Use e abuse da baldeação. Definitivamente, assim como no CiM2, os cims não ligam pra isso. Eles usam como se fosse uma grande uniforme linha.

Na verdade isso é bem comum mesmo na Europa e em alguns centros asiáticos.
------------

Faz o teste depois conectando cada estação com uma linha. Exemplo, Estação 1 para a Estação 2, linha 1 ida e volta. Estação 2 para a Estação 3, linha 2 ida e volta. E assim vai. Desse jeito foi o que consegui o mais eficaz sistema e os usuários não precisam ficar muito tempo esperando pelo metrô. É bem rápido, pois ele vai e volta de uma estação a outra muito rapidamente. Fica bem eficaz!

Aqui eu fiz diferente e é bem eficaz, dividi o metro em duas partes, ai fiz uma q roda só dentro da cidade e outro que da a volta em tudo, ambos com uma linha que vai e outra q volta, também uma linha q vai e outra q volta entre as duas partes do metro, 6 linhas no total, e funciona muito bem. Aqui na cidade da screen ta com 6 mil usando buzão e 4300 usando metro :fovhappy:

Eu fui muito claro: No vídeo o cara gasta 22 mil em meio segundo de início de jogo. Isso é completamente ridículo.

Fim, ponto, mais nada a acrescentar ou diminuir. A partir daí são vocês com devaneios :haha:
------------

Cheguei a pensar isso, mas não projetei a cidade pensando dessa forma. Mas vou tentar dar um jeito, porque o primeiro polo industrial tá com fluxo muito alto. O polo petrolífero já deixei pronto essa ideia de expandir uma linha de trem específica para ele. Mto boa a ideia!

Tá faltando muita, mas muita cabeça aberta aí, hein? :haha:

Vou refazer minha zona industrial. Não gostei nada nada de como fiz até então. Gastei uma fortuna e, apesar de funcional, está tudo feio. Vou esperar o dinheiro vir e aí vejo como farei. :nooo:

A Cidade está meia estagnada mas está tudo tranquilo por hora.
D876C09594D1AFD6A2E3877A9B4179675FD168DE

67492EDC74059A62201E625CAD04F711ADDCA245

99A44D5FF03F5B1C64A50A496E25749ECCCC8843

B8F1FE9AC151E4D7FFAE543934E2471DB0EC2456

06D65C4477717F4FDE9D215F52428B33E4416AD6
2A61682AC6224A33E3AEFB6FE9FB562E87F7ECAB

Pronto, refiz a entrada da área industrial. :forever:

Aqui eu fiz diferente e é bem eficaz, dividi o metro em duas partes, ai fiz uma q roda só dentro da cidade e outro que da a volta em tudo, ambos com uma linha que vai e outra q volta, também uma linha q vai e outra q volta entre as duas partes do metro, 6 linhas no total, e funciona muito bem. Aqui na cidade da screen ta com 6 mil usando buzão e 4300 usando metro :fovhappy:

Legal, é uma ideia também. Tá com quantos habitantes??

Preciso refazer algumas linhas de ônibus, tá muito subutilizado o sistema.

Alguém me ajuda com isso aqui:

2015-03-24_00001.jpg

2015-03-24_00002.jpg

Page Up / Page Down.

Criei um projeto de pista para ônibus. E não é que lotei 5 ônibus? Vou deixar assim por enquanto porque as rotas ainda são curtas demais. Na verdade é uma só que liga uma área residencial a industrial. Não gostei daquelas via elevadas de pedestres. São BEM altas.

Obrigadão!!!

Mas... Ele não passa por cima de outras pistas formando um Viaduto? Tentei de todas as formas e não consegui. Fico escravo dos Viadutos pré-produzidos :fuuu:

Eu tô reparando que não tem muito caminhão e nem carro de serviços. Logo é provável que sua cidade não tenha um sistema de transporte adequado para o tamanho dela ou que esteja funcionando corretamente. Parece que seus cims estão preferindo viajar de carro ou simplesmente não possuem outra opção.
------------
Obrigadão!!!

Mas... Ele não passa por cima de outras pistas formando um Viaduto? Tentei de todas as formas e não consegui. Fico escravo dos Viadutos pré-produzidos :fuuu:

Passa sim, normalmente. Tenta ver um vídeo de Cities no Youtube, a maioria mostra como se faz rampas ou viadutos. Vai apertando Pg Up pra ir subindo mais e passar por cima de outras vias.

Obrigadão!!!

Noob :cereal:

Tipo tem que ficar atento a pilastra que sustenta o viaduto, as vezes ela fica posicionada em cima da pista que tu quer atravesar, tenta tipo, fazer o viaduto até antes da pista e depois continua.

Noob :cereal:

Tipo tem que ficar atento a pilastra que sustenta o viaduto, as vezes ela fica posicionada em cima da pista que tu quer atravesar, tenta tipo, fazer o viaduto até antes da pista e depois continua.

Muitos anos de Sim City caparam minhas habilidades :coolface:

E como faço por exemplo como o Demorro? A via sobreposta com várias entradas e saídas?

Obrigadão!!!

Passa sim. Faz a via normal, aí quando quiser elevar, page up e arraste em direção de onde quer. Se quiser continuar beleza, e se quiser descer, page down e a mesma lógica anterior. :yes:

Eu tô reparando que não tem muito caminhão e nem carro de serviços. Logo é provável que sua cidade não tenha um sistema de transporte adequado para o tamanho dela ou que esteja funcionando corretamente. Parece que seus cims estão preferindo viajar de carro ou simplesmente não possuem outra opção.
------------

Passa sim, normalmente. Tenta ver um vídeo de Cities no Youtube, a maioria mostra como se faz rampas ou viadutos. Vai apertando Pg Up pra ir subindo mais e passar por cima de outras vias.

Fiz as linhas de onibus e metro aqui. Está sendo utilizadas. O problema é que 80% dos carros vêm de fora da cidade. E só chega carro e nunca sai. Aí pensei: " A cidade está expandindo. Esse pessoal está chegando de fora para vir morar aqui. Quando o crescimento desacelerar um pouco e os 2 bairros encherem de residencias, isso para." Só que não. Teve uma hora em que, por causa desse transito, a população começou a diminuir drasticamente. De 30 mil pra 11 mil. Mas esse fluxo de carros chegando de fora não parava. Será que é bug?

Muitos anos de Sim City caparam minhas habilidades :coolface:

E como faço por exemplo como o Demorro? A via sobreposta com várias entradas e saídas?

Tu tem que colocar as vias de acesso que fica no menu das auto estrada.
------------
Algumas imagens da minha cidade :awesome:

Coloquei em spoiler porque tem bastante imagens :haha:

A entrada, fiz um emaranhado danado para tentar dar um jeito no fluxo de entrada e saída da cidade, por enquanto está dando certo, mas vou tentar melhorar o visual disso. :haha:
FSsBZDW.jpg

Setor Industrial
e37bjIx.jpg

Área residencial de baixa densidade, mas notem que tem muitos prédios pequenos. :megusta:
YxXYpYu.jpg

AZNHFem.jpg

Um dos pontos de ônibus da faixa esclusiva
nNeuboB.jpg

Entrada para o centro comercial, meia congestionada :haha:
2U7uYH8.jpg

Centro Comercial, o transito está fluindo tão bem que parece que o centro é deserto, a maioria chega de ônibus ou metrô, vamos ver até quando vai durar.
OThrz8E.jpg

Um pequeno terminal de ônibus no centro comercial
DX1pnfz.jpg

Faculdade, galera utilizando o metrô e o ponto de ônibus em frente a faculdade lotadooo :lol2:
fYrPX7j.jpg

Bairro residencial com padrão mais elevado, zona residencial de alta densidade
zrNmSCa.jpg

Zoneamento da cidade
ld0V2ht.jpg

Não consigo fazer aquele mod de aumentar a resolução funcionar. :(

Tem outro jeito, não?

Users who are viewing this thread

Voltar