Seguem algumas dicas minhas para galera que tá começando aí. Quem dera tê-las conhecido antes de iniciar meu primeiro mapa, então decidi criar essa postagem pra ajudar quem está meio perdido.
1- Não crie grandes centros comerciais.
É besteira fazer isso, toda a cidade vai querer ir para ele e você vai gerar um fluxo muito grande para um lugar específico da cidade. A, B, C, D, E tentarão ir para F ou voltar dele. Isso vai te dar uma tremenda de uma dor de cabeça e você vai precisar de bilhões de viadutos para resolver esse problema.
Muito mais fácil intercalar o comércio de alta densidade com escritórios e residências. Sempre se preocupando em colocar escritório entre residências e comércio. Escritório não liga para poluição sonora, já zonas residenciais se incomodam muito com isso.
2- Evite ruas muito longas dentro do distrito. Use e abuse dos cruzamentos sem sinais com vias de duas lanes.
Além disso atrapalhar de forma feroz a distribuição e eficácia de serviços públicos como aterros, delegacias e etc, aumenta consideravelmente o tráfego no local. Com menos cruzamento, mais sobrecarga em cada um deles. E eles não possuem capacidade para lidar com grande tráfego.
As vias de mão única devem ser usadas com parcimônia. E por somente uma única razão. Atrapalham a abrangência dos serviços. O que é uma pena, elas deixariam tudo mais simples.
3- Não utilize as políticas de incentivo sem realmente saber o que está fazendo.
Isso eu aprendi da pior forma. Minha terceira cidade estava maravilhosa até eu começar a brincar com isso. Dei incentivo de tudo para vários distritos diferentes. Resultado? Tráfego insuportável e balança comercial da cidade TOTALMENTE DESEQUILIBRADA.
Não estou dizendo para não utilizar as políticas, elas podem até ser ótimas para equilibrar a cidade ou potencializar certas zonas. Mas antes de começar a incentivar todo mundo feito a Dona Dilma, tenta fazer em uma parte menor e veja a influência que isso trás para economia, tráfego e outros aspectos. Lidar com petróleo, por exemplo, faz o tráfego aumentar muito drasticamente. Não sei precisar quanto, mas aumenta absurdamente! Incentivar o comércio leva a essas empresas a terem o dobro de produto para comercializar. Isso não só aumenta o tráfego, mas também vai precisar de outros tipos de zoneamentos para mantê-lo. E assim vai.
Essa parte é pura observação. Na minha quarta cidade, atual, não dei incentivo para absolutamente nada. Pretendo dar na devida hora e em distritos bem pequenos, para manter o controle da situação.
4- Você não precisa de cims totalmente instruídos/educados.
Muitos empregos são preenchidos por cims com nenhuma ou pouca instrução. Logo investir muito em educação é ineficaz e, pior do que isso, tende a causar um desequilíbrio. Pois o cidadão bem instruído até aceita empregos de baixa qualificação em Cities, mas ele só o faz como última opção. Se ele encontrar alguma vaga que esteja de acordo com sua qualificação profissional, obviamente ele vai dar preferência a ela. Isso faz com que os empregos de pouca qualificação levem muito mais tempo do que o normal para serem preenchidos.
Basicamente é isso. Você precisa analisar quantos empregos de baixa qualificação possui e quantos de alta. E equilibrar na mão essa balança. Não é algo fácil, mas é a melhor maneira de evitar esse desequilíbrio.
Além disso o cim educado é muito chato. Ele precisa de parques caros, de muitos serviços e etc. É um investimento que precisa ser feito depois de muita análise.
Portanto em Cities não é só colocar uma escola em cada canto. Você precisa verificar com atenção a necessidade específica da sua cidade e a evolução dela.
5- Trem de carga e Porto de Carga com fácil acesso para indústrias e, se possível próximo a autoestradas principais.
O Trem de Carga, principalmente, gera um tráfego monstruoso. Logo você precisa pensar 10x seu posicionamento. Eu gosto das autoestradas para isso, mas tenho certeza que com mais criatividade é possível bolar algo melhor. Em cidades grandes, é normal ter mais de um para cada, inclusive, pois isso divide o tráfego (dica do M4IN). O custo, porém, é altíssimo.
6- Tráfego sempre será seu calcanhar de Aquiles.
Não adianta. Por mais que você tenha imaginado algo perfeito, tenha criado vários mapas e se considere um expert, em algum momento você vai voltar a ter problemas, ainda que pontuais, com tráfego. Seja porque essa parte do jogo precisa mesmo de ajustes, seja porque na real é algo realmente muito difícil de se lidar. Os cims no jogo dropam carros do bolso como bicicletas dobráveis também, o que não nos ajuda em nada.
Dominar as lanes, que tento explicar um pouco abaixo, é um bom início. Outra coisa importante para se ter em mente é entender o comportamento dos veículos. Aqui daria um capítulo todo a parte, então não tenho como passar tudo que já consegui observar. Mas tente fazer isso, observe o máximo o comportamento dos veículos, a preferência por faixas e leve sempre em consideração o seguinte: Os cims não possuem Waze e não se importam em ficar em engarrafamentos monstruosos. Eles simplesmente escolhem a rota mais curta, ainda que existam outras que o leve para o mesmo lugar. Essa é a parte que considero bugado, mas até agora não resolveram e você precisa ter isso na cabeça sempre antes de sair criando suas saídas de viadutos, estradas e as ruas dentro dos distritos.
7- Domine o funcionamento das vias, suas faixas de acesso e como elas funcionam entre si.
Pura observação também. O comportamento das faixas é fundamental para ter sucesso com o tráfego, para que ele flua normalmente. O semáforo não é seu inimigo, ao contrário do que muitos pensam. É necessário, porém, entender esse sistema de vias para fazer dele um grande aliado ou evitá-lo quando necessário.
Considere criar um mapa só para testar as vias. Não precisa nem botar o transito para fluir, veja as setas delas e tente entender. Cruze 2 faixas com 4. 2 com 6. 4 com 6. Faça cruzamentos de 4 vias mixadas. Observe atentamente a faixa. Veja também o comportamento da rampa de acesso juntamente com estrada, junto com vias comuns de 2, 4 ou 6, etc. Faça de tudo e observe sempre as setas!
Isso é fundamental para você evitar problemas de trânsito em diversas situações.
8- Faça caixa o quanto antes, aproveite que seus cims são bichos do mato por completo no início!
Suas finanças precisam esverdear o quanto antes. Lembre-se que você não precisa agradar caipiras. Eles só precisam de um teto, de um McDonalds pra levar a família (comércio) e de emprego (comércio e indústria). Água tratada, esgoto e energia não preciso comentar, né? Enfim, eles não precisam de escolas, não precisam de polícia, não precisam de clínicas, não fazem nenhuma questão de levar seus filhos em praças ou etc. Não construa nada disso até que você realmente precise.
E não tenha pena nenhuma deles! Cims não se importam de pagar 11% de imposto, assim como indústria e comércio. Assim que isso desbloquear, os aumente. Todos. Sem pena! Caso necessário, faça ajustes, mas até hoje, em todas as minhas cidades, não precisei abaixar jamais de 11%. Já consegui cobrar mais até. Porém, no início do jogo, com felicidade geral baixa graças a sua ganância e pão durice - uma política dura que visa longo prazo -, ninguém estará disposto a pagar por um serviço que não existe. Só nós, brasileiros, achamos isso normal e compactuamos!
Assim que liberar o desbloqueio de orçamento, faça de tudo para manter a Água e Esgoto em, no máximo, início do verde. Não precisa gastar o dinheiro dos contribuintes em água tratada que não será utilizada, será jogada fora. Não tem CPI pra te investigar aqui, se você der mole, vai a bancarrota e acabou.
Energia não se preocupe tanto em mexer o orçamento. Mantenha em 100% porque no início você vai sempre precisar ampliar esse serviço. Logo ainda que haja desperdício, será por um período limitadíssimo de tempo. Mexer nisso só pode te causar problemas, não soluções. Sem falar que cria vícios ruins por não ser proporcional. A partir do 100%, se você aumentar, a proporção cai. Exemplo ajustar para 150% de investimento em energia. Uma usina que produz 20mw vai passar a produzir 25mw. Legal né? Não, pois o ganho de energia em cada unidade será de 20%, enquanto você será cobrado em torno de 40% (não fiz a conta na calculadora, fiz por cima). Esse ciclo vicioso é uma droga de sair! Então evite mexer nisso e dê preferência a construir alguma unidade de energia sempre que estive precisando ao invés de outros serviços. Lembre-se, os caipiras precisam de luz, água e saneamento básico também.
Se você está precisando pegar dinheiro emprestado, não faça cerimônia caso já esteja no verde e apresentando superávit 100% acima do que vai pagar mensalmente pelo empréstimo. Nas primeiras cidades é normal utilizar isso, mas se seguir as dicas que dei acima, provavelmente você não precisará.
9- Os cims adoram ônibus e metrôs.
Assim que liberarem os ônibus, não utilize. A sua cidade ainda é provavelmente pequena o suficiente para que os cims se movam a pé ou com seus pocket cars. Mas a partir do momento em que a cidade começa a tomar uma dimensão maior, algo como dois desbloqueios depois, a necessidade de conectar alguns pontos da cidade começa a existir.
É importante entender que os cims não se importam e, aliás, parecem adorar baldeação. Use e abuse. Você possui A, B e C. Ligue A em B e B em C. Não ligue A em C. Não há necessidade disso, é desperdício de dinheiro.
Evite linhas imensas, a não ser que estejam em zonas industriais. Nesse caso é possível utilizar somente uma linha para uns 12 quarteirões ou mais. Entretanto, no resto da cidade, tente fazer linhas com no máximo 3 ou 4 pontos, distantes o suficiente um do outro, sempre tentando ligar de um ponto X a Y. E não precisa estar um ponto do lado do outro, os cims não ligam de andar um ou dois quarteirões para baldeação ou simplesmente chegar a um ponto de ônibus.
O metrô é geralmente liberado em um momento que a sua cidade já está bem grande, porém ainda não precisa dele. Espere um pouco e utilize essa maravilha de transporte de forma inteligente. Crie as estações no meio de vários pontos de ônibus. A efetividade tanto dos pontos de ônibus, quanto das estações de metrô, aumentarão drasticamente. Quanto as linhas de metrô, pelo que já vi, funcionam de qualquer maneira. Se quiser ir ligando ponto A para B, B para C, assim como ônibus, pode fazer que funciona de boa. Mas se quiser fazer uma linha única enorme, ou várias linhas enormes, também funciona OK.
10- Zonas industrias isoladas, ligadas diretamente a estradas principais.
Nada de ligar zonas industriais diretamente a residência, comércio - a não ser que você não tenha ou não queira ter dado atenção a dica que dei no início - ou escritórios. O tráfego é pesado e precisa ter um fluxo muito claro: direto para fora da cidade. Claro que você vai precisar de conexão com as outras zonas, não só para que os cims também trabalhem de carro, mas também para fornecimento de material para o comércio. E a melhor maneira pra resolver isso é ligando ele da forma que citei, direto para uma autoestrada que vá para fora da cidade. Normalmente essa autoestrada também está ligada ao resto da cidade, então o fluxo para o comércio fluirá normal.