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[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

Outra coisa, as vezes os compostos dos aditivos ainda reagem com plásticos em geral (acho que é o glicerol, não lembro).

Essa informação eu sinceramente desconheço....vou pesquisar a respeito....

Estou pensando em transformar o meu WC selado de 360mm em um custom, será que compensa ?

Mas qual seria exatamente o seu projeto com esse water cooler "custom"?

Possível até é, porém eu não recomendo.

Pq geralmente essas bombas dos AIO são muito fracas e pouco confiáveis, então elas poderão não dar conta do loop caso o seu desejo for adicionar outros elementos (block de GPU, outro radiador, etc). Além disso, pelo fato da bomba ser incorporada junto com o block do processador, você teria que ter um reservatório em um nível mais elevado que a bomba, o que complicaria a "logística" do teu loop. Uma possibilidade é não usar reservatório, porém torna-se bem mais complicado encher e esvaziar o loop.

Sem contar que os barbs (onde a mangueira vai encaixada no block/pump e no radiador) são fixos nesses AIO convencionais, te obrigando a usar uma mangueira mais finas e impossibilitando o uso de tubos rígidos (se era essa sua ideia). Alguns pouquíssimos AIO vendidos fora do Brasil possuem as conexões com threads G1/4" para uso de fittings, porém são difíceis de achar e quando acham são caros por aqui, que sinceramente não compensa. Como você disse que já tem o WC selado, acredito que o seu não seja dessa forma.

O que dá pra fazer é abrir o WC selado para troca do líquido e selá-lo de novo. Nesse caso, é imprescindível o uso de coolant com aditivos anticorrosivos por conta do uso dos radiadores de alumínio e o block de cobre. Já vi gente colocando uma bomba exatamente igual e adaptando na GPU, deixando 2 block/pump em série.

Mas sinceramente? Acho q não vale a pena.
 
Novamente essa história de fluído pra water cooler....

Já disse e repeti diversas vezes aqui no fórum, mas parece que o pessoal gosta de gastar dinheiro à toa.

Se vocês não tem mistura de materiais com propriedades eletroquímicas diferentes no loop, não há necessidade de usar esses coolants como fluído. Água desmineralizada já basta.

O teste que o rapaz da Power Up fez jogando palha de aço na garrafa acaba induzindo ao erro, talvez por falta de conhecimento em química.

A palha de aço, como o próprio nome diz, é feita de filamentos bem finos de aço carbono (que nada mais é do que uma liga de ferro + carbono). E por conta do ferro na composição do aço, o mesmo pode oxidar em contato com o oxigênio da água (seja ela de torneira ou desmineralizada), resultando na ferrugem, que é o que no "experimento" dá o tom meio amarronzado da água depois de algumas horas. O fato da palha de aço ter os filamentos bem finos em grande quantidade, deixa o metal mais exposto e frágil à ferrugem, por isso o processo é notável em apenas 36 horas. O produto dele, assim como qualquer outro liquido de arrefecimento de radiadores automotivos, por exemplo, possui um elemento antioxidante, por isso não há o processo de ferrugem na palha de aço.

Só que não há elementos de aço carbono (pelo menos não deveria ter) em um loop de water cooler. No máximo irá encontrar o aço inox (stainless steel) em alguns fittings, porém como o nome "inox" sugere, este tipo de aço é feito de uma liga que confere a propriedade de ser inoxidável (através da mistura de outros metais na composição juntamente com o ferro). Mesmo assim, é raro encontrar fittings de inox, o mais comum são fittings de latão (que é uma liga de cobre).

E o latão, assim como o níquel, convivem numa boa com o cobre. E a água desmineralizada não oxida esses metais. Já a água "de torneira" sim pode oxidar o cobre (e suas ligas) por conter sais minerais e outras impurezas. No caso do cobre oxidado forma aquela camada esverdeada, também chamada de pátina. A critério de curiosidade, a estátua da liberdade é feita de cobre e tem aquele tom esverdeado justamente pela ação da maresia, principalmente.

Já para haver corrosão galvânica num sistema de water cooler, precisa haver a mistura de dois metais com propriedades eletroquímicas diferentes imersos em um meio líquido. Um metal funcionará como cátodo e o outro como ânodo, semelhante ao que ocorre numa pilha. Irá haver uma migração de elétrons de um metal para o outro, ocorrendo a corrosão. Este é o caso de misturar o alumínio com o cobre.

Eu sempre oriento as pessoas a não misturarem alumínio com cobre em seus loops, mesmo que a pessoa diga que irá usar coolants com aditivos anti-corrosivos. É sempre preferível utilizar um loop com metais de mesma propriedade eletroquímica, como já citei. Mas caso seja inevitável a mistura de alumínio com cobre, então neste caso se torna obrigatório o uso de líquidos com os aditivos anti-corrosivos adequados. E se for usar, então que use algum incolor para evitar manchas (sim, elas ocorrem).

Aí alguém pode me perguntar: "beleza tiozão, você escreveu um textão aí, mas então por quê os radiadores automotivos usam coolant com aditivos?"

Bom meu jovem gafanhoto, primeiro porque o alumínio é amplamente empregado na indústria automobilística, seja no bloco do motor ou seja no próprio radiador, então precisa ter anti-corrosivos pois é inevitável que haja mistura de materiais. E segundo que esses coolants também possuem aditivos que alteram seu ponto de congelamento e evaporação, uma vez que o líquido irá trabalhar em temperaturas muito mais adversas do que um water cooler caseiro.

E o jovem gafanhoto insiste: "ok, mas então se o coolant tem aditivos, ele vai ser sempre bom né, por via das dúvidas é melhor usar pra me precaver no meu water cooler, né não tiozão?"

Bem, poder usar você pode, porém esteja ciente que a água destilada/desmineralizada irá ter uma performance melhor que o coolant com aditivos. Por dois motivos: primeiro porque os aditivos alteram a viscosidade e a capacidade térmica do líquido; e segundo porque os aditivos anti-corrosivos agem justamente criando uma "película protetora" na superfície dos metais, o que diminui sua capacidade de troca de calor. É uma diferença gritante? Não, não é, mas há.

E alguns coolants mal projetados ainda podem "coagular" e entupir as aletas de radiadores e os micro fins dos blocks.

Enfim, não gosto de ficar dando "carteirada" aqui, mas mexo com water cooler custom há mais de 10 anos, já experimentei de tudo nos meus setups e posso dizer tudo isso por experiência própria. Não comprem coolant para water cooler sem necessidade, apenas se realmente precisarem (houver mistura de materiais). Mas se ainda assim quiserem insistir e gastar dinheiro à toa, ok, vão em frente.

Meu WC Custom vai ter mistura de materiais, e é por esse motivo que estou testando os fluidos.

Estou errado nesse caso ?
 
Meu WC Custom vai ter mistura de materiais, e é por esse motivo que estou testando os fluidos.

Estou errado nesse caso ?

Se a mistura for de alumínio com cobre, então sim, tem que usar fluído com aditivos.

Porém eu sempre aconselho a trocar a peça de alumínio. Se fizer as contas, com o que vai gastar com os fluídos em pouco tempo se paga a diferença pra uma peça que não tenha alumínio.
 
Se a mistura for de alumínio com cobre, então sim, tem que usar fluído com aditivos.

Porém eu sempre aconselho a trocar a peça de alumínio. Se fizer as contas, com o que vai gastar com os fluídos em pouco tempo se paga a diferença pra uma peça que não tenha alumínio.

Infelizmente estourei orçamento pra comprar outro radiador, então no momento vai ter que ser o que tenho aqui, mas o fluido passando no teste já vai me deixar feliz.
15 dias de teste e tudo perfeito até agora, vou deixar mais uns 50 dias :)
 
Pessoal, o WC está quase todo montado (obrigado a ajuda de todos).
Agora me restou uma dúvida, eu estava querendo colocar os três fans (Akasa Viper) ligados a um Hub para ligar os três na mesma entrada Cha_Fan da minha placa mãe.
Existe algum problema nisso? Os três vão funcionar com força total e ter suas funcionalidades mantidas, ou devo dar um jeito de ligar cada um em uma entrada?
Tenho aqui um Hub da Deepcool, como o do link abaixo, segue também a foto de como a máquina está ficando.


 
Pessoal, o WC está quase todo montado (obrigado a ajuda de todos).
Agora me restou uma dúvida, eu estava querendo colocar os três fans (Akasa Viper) ligados a um Hub para ligar os três na mesma entrada Cha_Fan da minha placa mãe.
Existe algum problema nisso? Os três vão funcionar com força total e ter suas funcionalidades mantidas, ou devo dar um jeito de ligar cada um em uma entrada?
Tenho aqui um Hub da Deepcool, como o do link abaixo, segue também a foto de como a máquina está ficando.



pode liga todas a fans em uma entrada só não tem problema, ja liguei 6 e nunca deu nada, vc pode liga mais tambem, o pior que pode acontece é as fans não rodarem na velocidade máxima.

um tubo torto assim dentro do meu pc eu entro em crise aguda kkk
 
Última edição:
pode liga todas a fans em uma entrada só não tem problema, ja liguei 6 e nunca deu nada, vc pode liga mais tambem, o pior que pode acontece é as fans não rodarem na velocidade máxima.

um tubo torto assim dentro do meu pc eu entro em crise aguda kkk
xD primeira vez fazendo dobra, fui me virando do jeito que deu kkkkkkkkk
O importante é que não vazou nada até hoje.
Quanto a questão dos fans, eu estava justamente querendo evitar que eles não tenham alimentação suficiente pra girar certinho.
 
Pessoal, o WC está quase todo montado (obrigado a ajuda de todos).
Agora me restou uma dúvida, eu estava querendo colocar os três fans (Akasa Viper) ligados a um Hub para ligar os três na mesma entrada Cha_Fan da minha placa mãe.
Existe algum problema nisso? Os três vão funcionar com força total e ter suas funcionalidades mantidas, ou devo dar um jeito de ligar cada um em uma entrada?
Tenho aqui um Hub da Deepcool, como o do link abaixo, segue também a foto de como a máquina está ficando.





Se o hub tivesse alimentação externa, então poderia ligar todos os fans no hub sem problemas, uma vez que o hub só iria usar o fan header da placa mãe pra controle de velocidade, sendo que a alimentação dos fans viria da alimentação do próprio hub.

Porém vi que esse seu hub não possui alimentação própria, então ele só vai funcionar como um "splitter" mesmo, usando a alimentação do próprio fan header que a placa-mãe fornece. Neste caso, o ideal seria ver qual a amperagem que cada Akasa Viper desses consome e ver se o header da placa mãe daria conta. Eu suspeito que sim uma vez que fans "comuns" dificilmente passam de 0.3A e a maioria das mobos fornecem 1A nos headers (algumas até mais, especialmente as designadas para bombas de water cooler também), mas é bom verificar.
 
Última edição:
Galera, eu peguei um WC Custom de um amigo meu, não sei mexer, peguei para aprender e aproveitar e fazer um trabalho da faculdade em cima tbm. Porém o fluido está meio feio e aparente já ter muito tempo de uso e por querer mudar as mangueiras também eu to pensando em esvaziar o WC todo e mudar o fluido. Fiquei sabendo que pode-se colocar agua destilada combinada com fluidos e até mesmo agua destilada pura com Algicida.
Alguém poderia me dizer mais ou menos a proporção dos líquidos ? EX: Reservatório de 100ML = 70mL Água Destlidada + 28mL de fluido + "X" Gotas de Augicida
 
O que acham desse block galera?




Tô procurando o mais barato possível que não pareça vagabundo demais, a marca eu curto, creio que seja bom.
Esses Bykski mais recentes todos tem a mesma cold plate, só muda o acabamento de cima e o mount, ou seja, as diferenças de um para o outro são meramente estéticas.

A única exceção são os modelos compatíveis com socket sTRX4 que usam um outro modelo de cold plate, mas que segue o mesmo esquema que eu citei acima, a base é a mesma, só muda a estética de cima.

Eu tenho os dois modelos de cold plate aqui, gostei mais do primeiro que é esse que você postou, o outro compatível com sTRX4 é estupidamente grande apesar de eu acreditar que refrigera melhor.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, eu peguei um WC Custom de um amigo meu, não sei mexer, peguei para aprender e aproveitar e fazer um trabalho da faculdade em cima tbm. Porém o fluido está meio feio e aparente já ter muito tempo de uso e por querer mudar as mangueiras também eu to pensando em esvaziar o WC todo e mudar o fluido. Fiquei sabendo que pode-se colocar agua destilada combinada com fluidos e até mesmo agua destilada pura com Algicida.
Alguém poderia me dizer mais ou menos a proporção dos líquidos ? EX: Reservatório de 100ML = 70mL Água Destlidada + 28mL de fluido + "X" Gotas de Augicida
Normalmente a galera usa 30% de aditivo para radiador. Isso significa que em 1 litro de fluido, 700ml é água destilada e 300ml é aditivo. Para preparar um volume menor, basta fazer uma regra de três simples. Também recomendam colocar 1 gota de inibidor de algas/biocida.

Evite usar aditivos de monoetilenoglicol que ele resseca as mangueiras e os anéis de vedação, tem aditivos de propilenoglicol que no meu ver são mais adequados.

Como você disse que o loop está meio zoado, eu recomendo primeiro você fazer uma limpeza. O bloco e os fittings não tem segredo, basta desmontar e lavar com água e detergente neutro, mas o radiador tem que fazer um esquema com água e vinagre. A bomba e reservatório também é bom desmontar para lavar, caso contrário não adianta nada colocar um fluido novo com o loop todo contaminado.
 
Última edição:
Esses Bykski mais recentes todos tem a mesma cold plate, só muda o acabamento de cima e o mount, ou seja, as diferenças de um para o outro são meramente estéticas.

A única exceção são os modelos compatíveis com socket sTRX4 que usam um outro modelo de cold plate, mas que segue o mesmo esquema que eu citei acima, a base é a mesma, só muda a estética de cima.

Eu tenho os dois modelos de cold plate aqui, gostei mais do primeiro que é esse que você postou, o outro compatível com sTRX4 é estupidamente grande apesar de eu acreditar que refrigera melhor.


Valeu pela opinião! Comprei ele aqui.
 
Gente, eu uso um medidor de fluxo da bitspower, mas ele foi parando de girar com o tempo... Antes, com 30% da bomba ja girava e aos 100% nem dava pra ver as pazinhas. Porém com o tempo foi diminuindo, como se tivesse ficando presa. Agora aos 100% da bomba, ta igual aos 30%, gira lento. E a bomba ta ok. Alguém sabe o motivo disso?? vlw ;)
 
Gente, eu uso um medidor de fluxo da bitspower, mas ele foi parando de girar com o tempo... Antes, com 30% da bomba ja girava e aos 100% nem dava pra ver as pazinhas. Porém com o tempo foi diminuindo, como se tivesse ficando presa. Agora aos 100% da bomba, ta igual aos 30%, gira lento. E a bomba ta ok. Alguém sabe o motivo disso?? vlw ;)
Se você usa fluido colorido, principalmente aqueles com mica, o motivo muito provavelmente é esse, o sólido utilizado para dar cor ao fluido destrói o eixo do indicador de fluxo.
 
O fluido anterior era colorido... eu achei q era isso e troquei o fluido pra transparente... Mas ocorreu a mesma coisa.
 
O fluido anterior era colorido... eu achei q era isso e troquei o fluido pra transparente... Mas ocorreu a mesma coisa.

Mas aí é que nem fumar 30 anos e parar, é melhor que continuar fumando, mas já está tudo fodido kkkkk
 
kkk entendi, lascou-se o medidor kkk
 
Meu povo, uma dúvida bem 'bizarra' e noob:

Eu consegui comprar um Thermaltake P5 TG Ti, sempre foi o case dos meus sonhos. Acontece que eu nunca curti muito esses 'frufrus' de wc custom e tal. Eu tenho um AIO Gamdias 360mm e queria saber se é tranquilo trocar o radiador por um de 480mm bem como colocar mangueiras maiores.

É uma pergunta meio genérica, mas eu realmente não sei se vale a pena fazer isso nem onde comprar.
 
Meu povo, uma dúvida bem 'bizarra' e noob:

Eu consegui comprar um Thermaltake P5 TG Ti, sempre foi o case dos meus sonhos. Acontece que eu nunca curti muito esses 'frufrus' de wc custom e tal. Eu tenho um AIO Gamdias 360mm e queria saber se é tranquilo trocar o radiador por um de 480mm bem como colocar mangueiras maiores.

É uma pergunta meio genérica, mas eu realmente não sei se vale a pena fazer isso nem onde comprar.
O radiador desses AIO normalmente são de alumínio, trocar por um maior e de cobre teoricamente pode dar algum ganho de desempenho térmico.

O problema de modificar esses AIO é a questão dos fittings, hoje com tanto modelo, mesmo dentro de uma OEM como Asetek que fabrica as bombas, se torna uma tarefa um pouco complicada.

Tem também a questão da sua bomba, esses AIO tem uma bomba bem fraquinha. Uma DDC padrão faz mais de 5m de coluna, enquanto essas AIO eu já vi testarem e alguns modelos se peidam para conseguir meros 80cm.
 
Essa informação eu sinceramente desconheço....vou pesquisar a respeito....



Mas qual seria exatamente o seu projeto com esse water cooler "custom"?

Possível até é, porém eu não recomendo.

Pq geralmente essas bombas dos AIO são muito fracas e pouco confiáveis, então elas poderão não dar conta do loop caso o seu desejo for adicionar outros elementos (block de GPU, outro radiador, etc). Além disso, pelo fato da bomba ser incorporada junto com o block do processador, você teria que ter um reservatório em um nível mais elevado que a bomba, o que complicaria a "logística" do teu loop. Uma possibilidade é não usar reservatório, porém torna-se bem mais complicado encher e esvaziar o loop.

Sem contar que os barbs (onde a mangueira vai encaixada no block/pump e no radiador) são fixos nesses AIO convencionais, te obrigando a usar uma mangueira mais finas e impossibilitando o uso de tubos rígidos (se era essa sua ideia). Alguns pouquíssimos AIO vendidos fora do Brasil possuem as conexões com threads G1/4" para uso de fittings, porém são difíceis de achar e quando acham são caros por aqui, que sinceramente não compensa. Como você disse que já tem o WC selado, acredito que o seu não seja dessa forma.

O que dá pra fazer é abrir o WC selado para troca do líquido e selá-lo de novo. Nesse caso, é imprescindível o uso de coolant com aditivos anticorrosivos por conta do uso dos radiadores de alumínio e o block de cobre. Já vi gente colocando uma bomba exatamente igual e adaptando na GPU, deixando 2 block/pump em série.

Mas sinceramente? Acho q não vale a pena.

Eu jamais mexeria a toa num de 360mm. Na verdade, eu estou experimentando algo aqui com um de 120mm. Comprei um TT Water 3.0 120mm, um bloco Bykski, um rad 360mm cobre, mangueiras 9x12, fittings e um reservatório bem meia boca só pra facilitar encher.

Tive um problema com o bloco do Thermaltake, espanou o último parafuso na hora de desmontar a base, atrasou tudo... Minha mulher ainda por cima derrubou o radiador e amassou feio, mas pelo menos foi estético, não durou. Como eu já queria ele branco, acabei removendo a pintura original, fazendo um reparo com massa epóxi no amassado e pintando, ainda não terminei mas tá quase. Acabei pintando o topo do TT de branco, no lugar daquele preto de plástico barato com aquele logo brega branco da TT. A mangueira entra certinho no bloco, por cima da original, muito apertado mesmo.

A ideia é o Bykski no CPU e o TT num Kraken G10 na GPU. Sei que a bomba é meia boca mas sinceramente eu viso o custo e também a praticidade, pq é bem mais fácil ir passando um Kraken de placa em placa do que um bloco normal. Talvez futuramente eu invista uma grana. Peguei o AIO baratinho e ainda vou vender o rad original dele.

Quando acabar aqui eu posto como ficou, tá dsndo trabalho mas vai valer a pena. Vou ver a possibilidade de usar um GPU bloco comum com o Kraken, que aí me permite usar uma bomba mais forte, e aproveitar a carcaça dele que é muito boa pra resfriar o VRM etc.
 
Alguém já testou esse bicho aqui: https://pt.aliexpress.com/item/32823429252.html?spm=a2g0o.cart.0.0.40583c00QXU6nX&mp=1

Achei esse de metal interessante, os transparentes eu sempre acho meio zoado. Falei q ia montar WC só no final do ano mas hj msm comprei um Magicool 360x45 lá no Ali kkkk

Tô achando a 5700 XT meio quente mas tenho pena de dar 600 pila num block q só vai servir nela, no fim peguei um Kraken G10 e uma penca de heatsinks pra colar, e vou pegar um H55 usado da vida pra sacrificar, usar só o block e fazer um mistão custom + AIO.

A bomba provavelmente será essa aqui (pendendo para a de 180mm): https://www.aliexpress.com/item/32861275735.html?spm=a2g0o.cart.0.0.40583c00QXU6nX&mp=1

Porém eu devo testar a título de curiosidade o que a bombinha do AIO é capaz de fazer tb.

No fim se tudo me desagradar compro um rad 240mm e deixo o Kraken sozinho nele e o CPU sozinho no outro e problema resolvido.

Fala amigo, desculpa reviver essa postagem rs, mas chegou a fazer esse teste?

--

Galera, O G10 pro G12, a diferença é só estetica?

O nome da minha VGA, RX 5700 XT não aparece na lista, mas eu vi um cara no youtube instalando tranquilamente..
Alguém aqui tem uma?
Estava pensando em usar com um H90 de 6 anos atrás.
 
Fala amigo, desculpa reviver essa postagem rs, mas chegou a fazer esse teste?

--

Galera, O G10 pro G12, a diferença é só estetica?

O nome da minha VGA, RX 5700 XT não aparece na lista, mas eu vi um cara no youtube instalando tranquilamente..
Alguém aqui tem uma?
Estava pensando em usar com um H90 de 6 anos atrás.

Montar mesmo pra botar pra funcionar eu não fiz, má a furacão bate certinho. Eu vi muitos relatos de problema com o G12, por causa desse bracket escroto dele que é largo sem necessidade, alguns acabam tendo que cortar.
 
Montar mesmo pra botar pra funcionar eu não fiz, má a furacão bate certinho. Eu vi muitos relatos de problema com o G12, por causa desse bracket escroto dele que é largo sem necessidade, alguns acabam tendo que cortar.
Eu procurei em tudo quanto é lugar, mas não achei essa informação..
Então posso colocar um G10 que fica tranquilo, já que é a mesma furação, certo?
 
Eu procurei em tudo quanto é lugar, mas não achei essa informação..
Então posso colocar um G10 que fica tranquilo, já que é a mesma furação, certo?

É, no caso da minha bateu certinho, uma 5700 XT AORUS. Semana que vem chega o resto das peças e eu devo de fato montar na 2070, vamos ver.
 
É, no caso da minha bateu certinho, uma 5700 XT AORUS. Semana que vem chega o resto das peças e eu devo de fato montar na 2070, vamos ver.

Show mano, a minha é da Gigabyte, ou seja, a mesma placa!
Então vou pegar o G10 mesmo, porque a diferença do G10 é de quase R$150!
 

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