Novamente essa história de fluído pra water cooler....
Já disse e repeti diversas vezes aqui no fórum, mas parece que o pessoal gosta de gastar dinheiro à toa.
Se vocês não tem mistura de materiais com propriedades eletroquímicas diferentes no loop, não há necessidade de usar esses coolants como fluído. Água desmineralizada já basta.
O teste que o rapaz da Power Up fez jogando palha de aço na garrafa acaba induzindo ao erro, talvez por falta de conhecimento em química.
A palha de aço, como o próprio nome diz, é feita de filamentos bem finos de aço carbono (que nada mais é do que uma liga de ferro + carbono). E por conta do ferro na composição do aço, o mesmo pode oxidar em contato com o oxigênio da água (seja ela de torneira ou desmineralizada), resultando na ferrugem, que é o que no "experimento" dá o tom meio amarronzado da água depois de algumas horas. O fato da palha de aço ter os filamentos bem finos em grande quantidade, deixa o metal mais exposto e frágil à ferrugem, por isso o processo é notável em apenas 36 horas. O produto dele, assim como qualquer outro liquido de arrefecimento de radiadores automotivos, por exemplo, possui um elemento antioxidante, por isso não há o processo de ferrugem na palha de aço.
Só que não há elementos de aço carbono (pelo menos não deveria ter) em um loop de water cooler. No máximo irá encontrar o aço inox (stainless steel) em alguns fittings, porém como o nome "inox" sugere, este tipo de aço é feito de uma liga que confere a propriedade de ser inoxidável (através da mistura de outros metais na composição juntamente com o ferro). Mesmo assim, é raro encontrar fittings de inox, o mais comum são fittings de latão (que é uma liga de cobre).
E o latão, assim como o níquel, convivem numa boa com o cobre. E a água desmineralizada não oxida esses metais. Já a água "de torneira" sim pode oxidar o cobre (e suas ligas) por conter sais minerais e outras impurezas. No caso do cobre oxidado forma aquela camada esverdeada, também chamada de pátina. A critério de curiosidade, a estátua da liberdade é feita de cobre e tem aquele tom esverdeado justamente pela ação da maresia, principalmente.
Já para haver corrosão galvânica num sistema de water cooler, precisa haver a mistura de dois metais com propriedades eletroquímicas diferentes imersos em um meio líquido. Um metal funcionará como cátodo e o outro como ânodo, semelhante ao que ocorre numa pilha. Irá haver uma migração de elétrons de um metal para o outro, ocorrendo a corrosão. Este é o caso de misturar o alumínio com o cobre.
Eu sempre oriento as pessoas a não misturarem alumínio com cobre em seus loops, mesmo que a pessoa diga que irá usar coolants com aditivos anti-corrosivos. É sempre preferível utilizar um loop com metais de mesma propriedade eletroquímica, como já citei. Mas caso seja inevitável a mistura de alumínio com cobre, então neste caso se torna obrigatório o uso de líquidos com os aditivos anti-corrosivos adequados. E se for usar, então que use algum incolor para evitar manchas (sim, elas ocorrem).
Aí alguém pode me perguntar: "beleza tiozão, você escreveu um textão aí, mas então por quê os radiadores automotivos usam coolant com aditivos?"
Bom meu jovem gafanhoto, primeiro porque o alumínio é amplamente empregado na indústria automobilística, seja no bloco do motor ou seja no próprio radiador, então precisa ter anti-corrosivos pois é inevitável que haja mistura de materiais. E segundo que esses coolants também possuem aditivos que alteram seu ponto de congelamento e evaporação, uma vez que o líquido irá trabalhar em temperaturas muito mais adversas do que um water cooler caseiro.
E o jovem gafanhoto insiste: "ok, mas então se o coolant tem aditivos, ele vai ser sempre bom né, por via das dúvidas é melhor usar pra me precaver no meu water cooler, né não tiozão?"
Bem, poder usar você pode, porém esteja ciente que a água destilada/desmineralizada irá ter uma performance melhor que o coolant com aditivos. Por dois motivos: primeiro porque os aditivos alteram a viscosidade e a capacidade térmica do líquido; e segundo porque os aditivos anti-corrosivos agem justamente criando uma "película protetora" na superfície dos metais, o que diminui sua capacidade de troca de calor. É uma diferença gritante? Não, não é, mas há.
E alguns coolants mal projetados ainda podem "coagular" e entupir as aletas de radiadores e os micro fins dos blocks.
Enfim, não gosto de ficar dando "carteirada" aqui, mas mexo com water cooler custom há mais de 10 anos, já experimentei de tudo nos meus setups e posso dizer tudo isso por experiência própria. Não comprem coolant para water cooler sem necessidade, apenas se realmente precisarem (houver mistura de materiais). Mas se ainda assim quiserem insistir e gastar dinheiro à toa, ok, vão em frente.