[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

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To usando agora por umas semanas, nada a reclamar, vou fazer drain pra adicionar mais fittings e colocar outros 1,5L e deixar por 1 ano pra ver se dura. Eles tem um teste lá no canal, se quiser comprar e testar fica a vontade, pra mim é um ótimo fluido até agora.

E sobre pasta térmica to usando a Mastergel Maker NANO, to achando boa, mas devem ter outras tão boas quanto tbm...
Vlw cara, quando fizer o drain, fala aí pra gente se achar alguma coisa estranha.
Vc tem ideia de quanto de fluido mais ou menos eu devo precisar para encher um sistema com um radiador de 360mm e reservatório de 295mm, passando apenas por processador e placa mãe?
 
To usando agora por umas semanas, nada a reclamar, vou fazer drain pra adicionar mais fittings e colocar outros 1,5L e deixar por 1 ano pra ver se dura. Eles tem um teste lá no canal, se quiser comprar e testar fica a vontade, pra mim é um ótimo fluido até agora.

E sobre pasta térmica to usando a Mastergel Maker NANO, to achando boa, mas devem ter outras tão boas quanto tbm...
Finalmente alguém falando algo depois de usar ao invés de ficar falando se é bom ou ruim sem nunca nem ter usado.

Eu tô de olho nesse fluído a tempos já, quase comprei ele umas 2x mas sempre desisto porque falo pra mim mesmo que vou colocar água desmineralizada e nunca que compro por preguiça, acho que vou acabar pegando 2lts desse fluído mesmo.

Por favor vai mantendo a galera atualizada sobre possíveis problemas, mudanças de coloração, sinais de ferrugem, etc etc, blz?
Abs!
 
Vc tem ideia de quanto de fluido mais ou menos eu devo precisar para encher um sistema com um radiador de 360mm e reservatório de 295mm, passando apenas por processador e placa mãe?

Depende das mangueiras, mas diria que uns 1,8L. Recomendo encher com água desmineralizada antes pra testar e já dar uma limpada, foi o que eu fiz.
 
o loop aqui é 800ml
 
Depende das mangueiras, mas diria que uns 1,8L. Recomendo encher com água desmineralizada antes pra testar e já dar uma limpada, foi o que eu fiz.
Vou fazer o loop com tubo rígido, mas vou comprar uns dois litros do fluido então.
Você usa ele incolor ou colorido? Eu estava querendo usar vermelho e queria saber se ele não vai dar problema depois.
 
Vou fazer o loop com tubo rígido, mas vou comprar uns dois litros do fluido então.
Você usa ele incolor ou colorido? Eu estava querendo usar vermelho e queria saber se ele não vai dar problema depois.
To usando o roxo, não curti a cor porque nas LEDs do gabinete ele fica parecendo azul, mas não acho vá dá nenhum problema. Acho que na próxima vou pegar verde...
 
Acabei de receber agora de tarde a minha primeira compra da Aliexpress, veio bem rápido (exatamente 14 dias após o dia da compra), porém fiquei com a pulga atrás da orelha com uma coisa.
O bloco que vou usar é esse que está no link abaixo, na descrição diz que ele é de cobre, porém não aparenta ser, mesmo que seja só um revestimento de outro material, seria esse material que vai ficar em contato com o líquido, isso não poderia causar contaminação por mistura de materiais?

 
um revestimento de outro material, seria esse material que vai ficar em contato com o líquido, isso não poderia causar contaminação por mistura de materiais?"
Não conheço o bloco, posso estar enganado mas pelo que você falou parece ser cobre niquelado, aí não teria problema nenhum ele ir em contato com a água.

Aqui vai o que a EK tem a dizer sobre isso:

"A galvanoplastia de níquel é uma técnica de galvanização de uma fina camada de níquel em um objeto de metal. Dizer que um bloco de água é banhado a níquel significa que o produto é revestido com uma fina camada de níquel após a serrilhação. As bases de cobre descobertas recebem, portanto, uma fina camada de níquel em um banho de submersão. A camada de níquel é decorativa e pode fornecer resistência à corrosão e ao desgaste.
O chamado "waterblock de níquel" ainda é um bloco de água de cobre puro, mas revestido com uma camada de níquel. O bloco de água banhado a níquel, em termos de desempenho, é idêntico ao bloco de água de cobre sem nickel-plating (cobre puro)." Fonte: EK
 
Olhei esse Cooler Master Air Pressure, muito bom, com os três modos de potência, só que está esgotado em todos os lugares 😅
Acho que vou de Akasa viper mesmo.
Esse corsair ML120 não estaria bom pra vc ? aqui eu uso 4 deles só q de 140mm e apesar de serem caros valeu muito a pena, tanto q comprei mais 4 pra usar no outro radiador e estou quase comprando mais duas pra colocar no teto do case, ainda dá pra usar os cupons de 5% da Kabum

 
Não conheço o bloco, posso estar enganado mas pelo que você falou parece ser cobre niquelado, aí não teria problema nenhum ele ir em contato com a água.

Aqui vai o que a EK tem a dizer sobre isso:

"A galvanoplastia de níquel é uma técnica de galvanização de uma fina camada de níquel em um objeto de metal. Dizer que um bloco de água é banhado a níquel significa que o produto é revestido com uma fina camada de níquel após a serrilhação. As bases de cobre descobertas recebem, portanto, uma fina camada de níquel em um banho de submersão. A camada de níquel é decorativa e pode fornecer resistência à corrosão e ao desgaste.
O chamado "waterblock de níquel" ainda é um bloco de água de cobre puro, mas revestido com uma camada de níquel. O bloco de água banhado a níquel, em termos de desempenho, é idêntico ao bloco de água de cobre sem nickel-plating (cobre puro)." Fonte: EK
Vlw cara, eu imaginei que fosse alguma coisa assim, mas precisava ter certeza. Eu comprei esse bloco por causa do termômetro que vem acoplado, aí eu economizo ao invés de comprar um termômetro separado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esse corsair ML120 não estaria bom pra vc ? aqui eu uso 4 deles só q de 140mm e apesar de serem caros valeu muito a pena, tanto q comprei mais 4 pra usar no outro radiador e estou quase comprando mais duas pra colocar no teto do case, ainda dá pra usar os cupons de 5% da Kabum

Rapaz, será que essa coluna estática da descrição está certa mesmo? Se estiver, ele é bem forte, serviria muito bem, apesar do alto nível de ruído.
Pressão estática: 0.2 a 4.2 mm H2O, Nível sonoro: 16-37 dBA
 
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Vlw cara, eu imaginei que fosse alguma coisa assim, mas precisava ter certeza. Eu comprei esse bloco por causa do termômetro que vem acoplado, aí eu economizo ao invés de comprar um termômetro separado.
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Rapaz, será que essa coluna estática da descrição está certa mesmo? Se estiver, ele é bem forte, serviria muito bem, apesar do alto nível de ruído.
Pressão estática: 0.2 a 4.2 mm H2O, Nível sonoro: 16-37 dBA
Bom eu posso falar do ML140, aqui eu uso um radiador de 560mm com 60mm de espessura e dá pra sentir o ventinho do outro lado do radiador com as fans em 40%, aqui as fans estão calibradas entre 30% e 50% então não tem como eu falar do ruido pq nunca usei acima disso, mas até 50% é quase inaudível, eu cheguei a testar com uma fan Akasa Viper q eu tinha aqui e nem dava pra sentir o ar passando pelo radiador
 
Mais um pro time do hexa pro, não aguentei e comprei logo, assim que chegar posto as impressões pra galera
 
Bom eu posso falar do ML140, aqui eu uso um radiador de 560mm com 60mm de espessura e dá pra sentir o ventinho do outro lado do radiador com as fans em 40%, aqui as fans estão calibradas entre 30% e 50% então não tem como eu falar do ruido pq nunca usei acima disso, mas até 50% é quase inaudível, eu cheguei a testar com uma fan Akasa Viper q eu tinha aqui e nem dava pra sentir o ar passando pelo radiador
Muito bom cara, infelizmente eu já tinha chegado a comprar três akasa viper, talvez um pouco mais pra frente eu pegue esses corsair e deixe os viper como exautores.
 
Galera tem um Grupo focado no assunto também no telegram SetupsBr
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Pessoal, meus componentes acabaram de chegar todos da China, vou começar a montar o WC essa semana agora.
Sei que é aconselhável lavar os componentes antes de colocar o fluido, minha dúvida é se preciso lavar cada um separadamente (o radiador por exemplo), ou se posso montar o sistema, fazer um flush só com água destilada, drenar essa água e depois colocar o fluido.
 
Pessoal, meus componentes acabaram de chegar todos da China, vou começar a montar o WC essa semana agora.
Sei que é aconselhável lavar os componentes antes de colocar o fluido, minha dúvida é se preciso lavar cada um separadamente (o radiador por exemplo), ou se posso montar o sistema, fazer um flush só com água destilada, drenar essa água e depois colocar o fluido.

Tem que lavar o radiador separado, e caso não fizer isso, qualquer coisa que tiver lá vai direto pro bloco e pode dar algum problema. Você pode pegar o radiador e dar uma sacudida e escutar se tem muita ou pouca sujeira dentro... E pra limpar só ir enchendo de água destilada, sacudir um pouco e esvaziar, repetir isso até ficar limpo. O resto você pode lavar fazendo flush do jeito que falou lá, foi o que eu fiz.
 
Bom dia galera, estou pensando em montar um water cooler custom pela primeira vez pois acho o projeto bem interessante.

Porem estava vendo na internet e a maioria dos Youtubers não utilizam mais esse tipo de sistema, o motivo seria porque os selados se igualou no desempenho? Ate os computadores que o Adrenaline monta não utilizam mais, como por exemplo os PC dos sonhos 2020.

Quem monta custom e mais pela estética mesmo? Existe mais motivos para a maioria ter parado de usar ?

Obrigado.
 
Tem que lavar o radiador separado, e caso não fizer isso, qualquer coisa que tiver lá vai direto pro bloco e pode dar algum problema. Você pode pegar o radiador e dar uma sacudida e escutar se tem muita ou pouca sujeira dentro... E pra limpar só ir enchendo de água destilada, sacudir um pouco e esvaziar, repetir isso até ficar limpo. O resto você pode lavar fazendo flush do jeito que falou lá, foi o que eu fiz.
Obrigado, parece que ele veio bem limpo, não consegui ouvir nenhum barulho de sujeira, mesmo assim lavei ele com a água desmineralizada, enchi e esvaziei três vezes, creio que tenha ficado limpo.
 
Porem estava vendo na internet e a maioria dos Youtubers não utilizam mais esse tipo de sistema, o motivo seria porque os selados se igualou no desempenho?

Obrigado.
Vix, nem acompanho Youtubers Br, mas lá fora tudo mundo usa ainda. Sobre desempenho, pesquisei muito pra saber se o meu tava bom ou não e vi coisas tipo isso:
fIEhNff_d.webp


Processador a 11 graus de diferença da água em idle.
E cara, pelo que vejo a maioria dos selados essa diferença é maior, principalmente nos mais baratos. Então creio que em desempenho um custom sempre será melhor, já os youtubes que citou provavelmente usaram um selado de 360mm de boa qualidade, que ainda não deve desempenhar igual um custom, mas são bem mais fáceis de instalar, tem um desempenho sólido e são bem confiáveis.

Essa é a diferença da temp da água pra temp do processador no meu wc com rad de 240mm, acabado de fechar o pubg e entrando em idle:


Mas a vantagem do custom fora a estética é poder blocar a placa de vídeo ou adicionar mais um radiador facilmente, um custom mais barato ainda pode ter melhor desempenho que um selado e ainda ter essas vantagens. Mas se preferir facilidade e quiser evitar dor de cabeça vai com selado ou Air cooler sem medo..
 
Vix, nem acompanho Youtubers Br, mas lá fora tudo mundo usa ainda. Sobre desempenho, pesquisei muito pra saber se o meu tava bom ou não e vi coisas tipo isso:
fIEhNff_d.webp


Processador a 11 graus de diferença da água em idle.
E cara, pelo que vejo a maioria dos selados essa diferença é maior, principalmente nos mais baratos. Então creio que em desempenho um custom sempre será melhor, já os youtubes que citou provavelmente usaram um selado de 360mm de boa qualidade, que ainda não deve desempenhar igual um custom, mas são bem mais fáceis de instalar, tem um desempenho sólido e são bem confiáveis.

Essa é a diferença da temp da água pra temp do processador no meu wc com rad de 240mm, acabado de fechar o pubg e entrando em idle:


Mas a vantagem do custom fora a estética é poder blocar a placa de vídeo ou adicionar mais um radiador facilmente, um custom mais barato ainda pode ter melhor desempenho que um selado e ainda ter essas vantagens. Mas se preferir facilidade e quiser evitar dor de cabeça vai com selado ou Air cooler sem medo..

Obrigado pela ajuda, vou pensar um pouco qual escolher.
 
Bom dia, pessoal.
Alguém aí já usou esse fluido da PowerUP Info? Vi alguém aqui do fórum indicando ele, gostaria de saber se é bom mesmo.
Tem alguma pasta térmica específica que vocês me indiquem usar?
Olá! Eu estou usando faz uns meses já, peguei o transparente e até agora, ta bem bacana, sem machas nas mangueiras e não escureceu nem nada...

Vou aproveitar que escrevi e falar de um problema com o meu water-flow sensor... Desde que eu comprei ele, quase 1 ano, no inicio ele gira super de boa, mas vai passando o tempo e ele vai emperrando... Eu até achei q era o fluido, mas faz 3 meses que troquei (e coloquei esse tranparente da power info) e ainda sim, começou o msm problema... no inicio, msm a bomba em 30% o sensor girava, dai começou a emperrar e tive que aumentar pra 40%... dai começou a emperrar dnv, hj ja ta em 70% na bomba e ta emperrando, ele para de girar... n sei se é qualidade do sensor ou se é outra coisa... O medidor é da Bitspower Flow Sensor Deep Blood Red [Modelo: BP-FS-CLBKDBR]...
 
Última edição:
Vlw cara, quando fizer o drain, fala aí pra gente se achar alguma coisa estranha.
Vc tem ideia de quanto de fluido mais ou menos eu devo precisar para encher um sistema com um radiador de 360mm e reservatório de 295mm, passando apenas por processador e placa mãe?

Comprei 1 litro do HEXA PRO, para fazer testes, iniciei teste dia 13/10 , usando bombril, barramento de cobre e chapinhas de alumínio, já se passaram 11 dias com hoje, e fluido ainda está perfeito, pretendo deixar ele em teste por 2 meses, se nada acontecer eu usarei.

Porém a preferencia e usar fluido do Zuim quando voltar a produzir.
 
Novamente essa história de fluído pra water cooler....

Já disse e repeti diversas vezes aqui no fórum, mas parece que o pessoal gosta de gastar dinheiro à toa.

Se vocês não tem mistura de materiais com propriedades eletroquímicas diferentes no loop, não há necessidade de usar esses coolants como fluído. Água desmineralizada já basta.

O teste que o rapaz da Power Up fez jogando palha de aço na garrafa acaba induzindo ao erro, talvez por falta de conhecimento em química.

A palha de aço, como o próprio nome diz, é feita de filamentos bem finos de aço carbono (que nada mais é do que uma liga de ferro + carbono). E por conta do ferro na composição do aço, o mesmo pode oxidar em contato com o oxigênio da água (seja ela de torneira ou desmineralizada), resultando na ferrugem, que é o que no "experimento" dá o tom meio amarronzado da água depois de algumas horas. O fato da palha de aço ter os filamentos bem finos em grande quantidade, deixa o metal mais exposto e frágil à ferrugem, por isso o processo é notável em apenas 36 horas. O produto dele, assim como qualquer outro liquido de arrefecimento de radiadores automotivos, por exemplo, possui um elemento antioxidante, por isso não há o processo de ferrugem na palha de aço.

Só que não há elementos de aço carbono (pelo menos não deveria ter) em um loop de water cooler. No máximo irá encontrar o aço inox (stainless steel) em alguns fittings, porém como o nome "inox" sugere, este tipo de aço é feito de uma liga que confere a propriedade de ser inoxidável (através da mistura de outros metais na composição juntamente com o ferro). Mesmo assim, é raro encontrar fittings de inox, o mais comum são fittings de latão (que é uma liga de cobre).

E o latão, assim como o níquel, convivem numa boa com o cobre. E a água desmineralizada não oxida esses metais. Já a água "de torneira" sim pode oxidar o cobre (e suas ligas) por conter sais minerais e outras impurezas. No caso do cobre oxidado forma aquela camada esverdeada, também chamada de pátina. A critério de curiosidade, a estátua da liberdade é feita de cobre e tem aquele tom esverdeado justamente pela ação da maresia, principalmente.

Já para haver corrosão galvânica num sistema de water cooler, precisa haver a mistura de dois metais com propriedades eletroquímicas diferentes imersos em um meio líquido. Um metal funcionará como cátodo e o outro como ânodo, semelhante ao que ocorre numa pilha. Irá haver uma migração de elétrons de um metal para o outro, ocorrendo a corrosão. Este é o caso de misturar o alumínio com o cobre.

Eu sempre oriento as pessoas a não misturarem alumínio com cobre em seus loops, mesmo que a pessoa diga que irá usar coolants com aditivos anti-corrosivos. É sempre preferível utilizar um loop com metais de mesma propriedade eletroquímica, como já citei. Mas caso seja inevitável a mistura de alumínio com cobre, então neste caso se torna obrigatório o uso de líquidos com os aditivos anti-corrosivos adequados. E se for usar, então que use algum incolor para evitar manchas (sim, elas ocorrem).

Aí alguém pode me perguntar: "beleza tiozão, você escreveu um textão aí, mas então por quê os radiadores automotivos usam coolant com aditivos?"

Bom meu jovem gafanhoto, primeiro porque o alumínio é amplamente empregado na indústria automobilística, seja no bloco do motor ou seja no próprio radiador, então precisa ter anti-corrosivos pois é inevitável que haja mistura de materiais. E segundo que esses coolants também possuem aditivos que alteram seu ponto de congelamento e evaporação, uma vez que o líquido irá trabalhar em temperaturas muito mais adversas do que um water cooler caseiro.

E o jovem gafanhoto insiste: "ok, mas então se o coolant tem aditivos, ele vai ser sempre bom né, por via das dúvidas é melhor usar pra me precaver no meu water cooler, né não tiozão?"

Bem, poder usar você pode, porém esteja ciente que a água destilada/desmineralizada irá ter uma performance melhor que o coolant com aditivos. Por dois motivos: primeiro porque os aditivos alteram a viscosidade e a capacidade térmica do líquido; e segundo porque os aditivos anti-corrosivos agem justamente criando uma "película protetora" na superfície dos metais, o que diminui sua capacidade de troca de calor. É uma diferença gritante? Não, não é, mas há.

E alguns coolants mal projetados ainda podem "coagular" e entupir as aletas de radiadores e os micro fins dos blocks.

Enfim, não gosto de ficar dando "carteirada" aqui, mas mexo com water cooler custom há mais de 10 anos, já experimentei de tudo nos meus setups e posso dizer tudo isso por experiência própria. Não comprem coolant para water cooler sem necessidade, apenas se realmente precisarem (houver mistura de materiais). Mas se ainda assim quiserem insistir e gastar dinheiro à toa, ok, vão em frente.
 
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Novamente essa história de fluído pra water cooler....

Já disse e repeti diversas vezes aqui no fórum, mas parece que o pessoal gosta de gastar dinheiro à toa.

Se vocês não tem mistura de materiais com propriedades eletroquímicas diferentes no loop, não há necessidade de usar esses coolants como fluído. Água desmineralizada já basta.

O teste que o rapaz da Power Up fez jogando palha de aço na garrafa acaba induzindo ao erro, talvez por falta de conhecimento em química.

A palha de aço, como o próprio nome diz, é feita de filamentos bem finos de aço carbono (que nada mais é do que uma liga de ferro + carbono). E por conta do ferro na composição do aço, o mesmo pode oxidar em contato com o oxigênio da água (seja ela de torneira ou desmineralizada), resultando na ferrugem, que é o que no "experimento" dá o tom meio amarronzado da água depois de algumas horas. O fato da palha de aço ter os filamentos bem finos em grande quantidade, deixa o metal mais exposto e frágil à ferrugem, por isso o processo é notável em apenas 36 horas. O produto dele, assim como qualquer outro liquido de arrefecimento de radiadores automotivos, por exemplo, possui um elemento antioxidante, por isso não há o processo de ferrugem na palha de aço.

Só que não há elementos de aço carbono (pelo menos não deveria ter) em um loop de water cooler. No máximo irá encontrar o aço inox (stainless steel) em alguns fittings, porém como o nome "inox" sugere, este tipo de aço é feito de uma liga que confere a propriedade de ser inoxidável (através da mistura de outros metais na composição juntamente com o ferro). Mesmo assim, é raro encontrar fittings de inox, o mais comum são fittings de latão (que é uma liga de cobre).

E o latão, assim como o níquel, convivem numa boa com o cobre. E a água desmineralizada não oxida esses metais. Já a água "de torneira" sim pode oxidar o cobre (e suas ligas) por conter sais minerais e outras impurezas. No caso do cobre oxidado forma aquela camada esverdeada, também chamada de pátina. A critério de curiosidade, a estátua da liberdade é feita de cobre e tem aquele tom esverdeado justamente pela ação da maresia, principalmente.

Já para haver corrosão galvânica num sistema de water cooler, precisa haver a mistura de dois metais com propriedades eletroquímicas diferentes imersos em um meio líquido. Um metal funcionará como cátodo e o outro como ânodo, semelhante ao que ocorre numa pilha. Irá haver uma migração de elétrons de um metal para o outro, ocorrendo a corrosão. Este é o caso de misturar o alumínio com o cobre.

Eu sempre oriento as pessoas a não misturarem alumínio com cobre em seus loops, mesmo que a pessoa diga que irá usar coolants com aditivos anti-corrosivos. É sempre preferível utilizar um loop com metais de mesma propriedade eletroquímica, como já citei. Mas caso seja inevitável a mistura de alumínio com cobre, então neste caso se torna obrigatório o uso de líquidos com os aditivos anti-corrosivos adequados. E se for usar, então que use algum incolor para evitar manchas (sim, elas ocorrem).

Aí alguém pode me perguntar: "beleza tiozão, você escreveu um textão aí, mas então por quê os radiadores automotivos usam coolant com aditivos?"

Bom meu jovem gafanhoto, primeiro porque o alumínio é amplamente empregado na indústria automobilística, seja no bloco do motor ou seja no próprio radiador, então precisa ter anti-corrosivos pois é inevitável que haja mistura de materiais. E segundo que esses coolants também possuem aditivos que alteram seu ponto de congelamento e evaporação, uma vez que o líquido irá trabalhar em temperaturas muito mais adversas do que um water cooler caseiro.

E o jovem gafanhoto insiste: "ok, mas então se o coolant tem aditivos, ele vai ser sempre bom né, por via das dúvidas é melhor usar pra me precaver no meu water cooler, né não tiozão?"

Bem, poder usar você pode, porém esteja ciente que a água destilada/desmineralizada irá ter uma performance melhor que o coolant com aditivos. Por dois motivos: primeiro porque os aditivos alteram a viscosidade e a capacidade térmica do líquido; e segundo porque os aditivos anti-corrosivos agem justamente criando uma "película protetora" na superfície dos metais, o que diminui sua capacidade de troca de calor. É uma diferença gritante? Não, não é, mas há.

E alguns coolants mal projetados ainda podem "coagular" e entupir as aletas de radiadores e os micro fins dos blocks.

Enfim, não gosto de ficar dando "carteirada" aqui, mas mexo com water cooler custom há mais de 10 anos, já experimentei de tudo nos meus setups e posso dizer tudo isso por experiência própria. Não comprem coolant para water cooler sem necessidade, apenas se realmente precisarem (houver mistura de materiais). Mas se ainda assim quiserem insistir e gastar dinheiro à toa, ok, vão em frente.
Outra coisa, as vezes os compostos dos aditivos ainda reagem com plásticos em geral (acho que é o glicerol, não lembro).
 
Estou pensando em transformar o meu WC selado de 360mm em um custom, será que compensa ?
 

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