[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos VoiderX
  • Data de Início Data de Início
Nunca montei WC Custom, nem vi um ao vivo... hoje uso um AIO Galahad 360 e queria saber se a bomba do Galahad trabalharia em conjunto com uma bomba dedicada de um WC Custom... é possível fazer essa traquitana?

Tipo, eu curto o Bloco do Galahad e queria manter, mas ele já tem a bomba... daí eu colocaria um reservatório com bomba, mais as mangueiras e aproveitaria meu bloco e meu radiador... isso é possível/recomendado?
Cara, provavelmente iria funcionar, mas abrir um WC selado pra emendar em mais peças é só dor de cabeça e risco de vazamento, não compensa nem um pouco, vale mais a pena vender o teu Galahad, que ele deu uma boa valorizada.. e compra um bloco de cpu bom e uma bomba boa, que tu vai ter mais desempenho e menos incomodação.

Bomba compra a mais barata Laing D5 original, são todas feitas pela Xylem. Pode comprar usada até, duram literalmente décadas. Bomba de origem duvidosa só dá dor de cabeça...

Radiador sempre compra o maior e mais espesso que couber no seu case. FPI faz pouca diferença se for semelhante. Um de 14 fpi pra outro de 28 fpi aí a diferença é bruta.

Essa fan é meio fraca. Barulhenta e pede arrego num radiador.

Bomba compra a mais barata Laing D5 original, são todas feitas pela Xylem. Pode comprar usada até, duram literalmente décadas. Bomba de origem duvidosa só dá dor de cabeça...

Radiador sempre compra o maior e mais espesso que couber no seu case. FPI faz pouca diferença se for semelhante. Um de 14 fpi pra outro de 28 fpi aí a diferença é bruta.

Tu pode me mandar o link de uma bomba dessa? tô pensando em pegar essa aqui final do mês

Procurando por Xylem ou Laing D5 pump só achei os core sem o-ring da Lowara e da Alphacool VPP665, caso sejam genuínas. Tem algumas das Bykski, Barrow, etc., mas é tudo imitação, como a própria Alphacool VPP755. É só ver a diferença de preço. Uma "D5" chinesa completa com reservatório é mais barata que só o core peladão das legítimas feitas na Hungria. Não manjo dessas chinesas, mas as D5 "genéricas" de mais renome costumam ser boas pelo preço, apesar de barulhentas.

Bomba é literalmente o coração do loop. Pessoalmente, só tenho D5 originais, é pra vida toda. Tem as DDC também, mas é mais barulhenta e costuma ter um percentual de falha pouca coisa maior, nada pra se preocupar. Possui mais pressão, porém menos fluxo. Vai depender do seu loop.

Edit: pesquisando no Ali, dá pra pegar a Lowara, carcaça, multiport e tampo por menos de 1K. Aqui no Brasil, só a carcaça é 200 pila pra cima.

Última edição:

Entendi, mestre! Sabe onde posso encontrar? Nunca Montei um, esse vai ser o primeiro.
Tem algum cálculo para tamanho de radiador, força da bomba e reservatorio?

Pretendo blockar um 5800X3D.

Entendi, mestre! Sabe onde posso encontrar? Nunca Montei um, esse vai ser o primeiro.
Tem algum cálculo para tamanho de radiador, força da bomba e reservatorio?

Pretendo blockar um 5800X3D.

Se o objetivo for somente prático, compra um dual tower bom. Conselho de irmão. WC é dá trabalho, vai dar zica cedo ou tarde, é um poço sem fundo de dinheiro e não tem sentido pra um 5800x3d. Eu arranquei tudo faz anos, só tô voltando porque inventei de pegar uma 3090 e preciso só do bloco pra ela.

Se você curte ficar futucando, fazendo manutenção e pretende expandir o loop, um hobby basicamente, vai depender do orçamento e gabinete atual caso não queira radiador externo.

Se o objetivo for somente prático, compra um dual tower bom. Conselho de irmão. WC é dá trabalho, vai dar zica cedo ou tarde, é um poço sem fundo de dinheiro e não tem sentido pra um 5800x3d. Eu arranquei tudo faz anos, só tô voltando porque inventei de pegar uma 3090 e preciso só do bloco pra ela.

Se você curte ficar futucando, fazendo manutenção e pretende expandir o loop, um hobby basicamente, vai depender do orçamento e gabinete atual caso não queira radiador externo.

+1

WC custom faz mais sentido se incluir também a GPU que onde o benefício aparece de verdade. Bloquei o CPU junto pq ficava mais barato comprar 1 block + 2 fittings do que um air cooler top. Agora, só pra CPU, ainda mais num modelo que consome quase nada, não vejo motivo.

Vc tb pode tacar o phodassy para o que a gente disse e montar apenas pelo desafio e/ou visual (que muitas vezes fica feio se não for feito direito). Também é válido, afinal esse mundo de vício em hardware quase nunca caminha com a razão.

Basicamente é isso mesmo, to procurando algo para me incomodar kkk mais pra frente pretendo blocar a gpu também!

Acredito que encontrei elas no Ali, encontrei com reservatório, pensei em instalar em uma placa. É muito dificil? Segue links dos que encontrei:

EK lança novos terminais escalares² para blocos de água EK-Quantum Vector².

A EK, fabricante premium de equipamentos de refrigeração líquida, está apresentando um novo portfólio de terminais Quantum Line da família Scalar². Esta é a segunda onda de novos produtos a se juntar a esta série, com os seguintes três produtos chegando às prateleiras: EK-Quantum Scalar² DirectLink Side Port Terminal - Acetal, EK-Quantum Scalar² SFF Terminal - Acetal e EK-Quantum Scalar² Side Port Terminal - Acetal. Os novos terminais são feitos para blocos de água Vector² e conjuntos Vector² ABP, introduzindo novas opções de roteamento de GPU e permitindo uma experiência de construção de loop ainda mais fácil e satisfatória.

Este é um terminal Scalar² especializado para blocos de água GPU EK-Quantum Vector² de nível premium. Ele foi projetado e projetado para beneficiar os construtores SFF, pois é 14 mm mais fino em comparação com o terminal de estoque do bloco de água, trazendo uma infinidade de novas opções de conectividade para a mesa. Por exemplo, pode ser útil quando a GPU é muito larga para fechar o painel do gabinete devido ao tamanho do terminal padrão.

zC0uor8.jpg

GjcCWQT.jpg

itN7XtY.jpg

EEmaQv4.jpg

As seis portas G1/4" permitem inúmeras opções de roteamento de e para a GPU. Duas portas estão localizadas na seção que passa sobre o próprio bloco de água, o que é especialmente útil para layouts "sanduíche" comumente encontrados em gabinetes SFF. há duas novas portas localizadas em cada lado do terminal, indo ao longo do comprimento da GPU e permitindo que a tubulação funcione paralelamente à própria GPU. A parte superior também possui duas portas, que também são padrão para as originais, mas permitem opções extras , que é sempre uma vantagem em casos de mini-ITX com restrição de espaço.

Este é um terminal Scalar² especializado para conjuntos ABP de GPU EK-Quantum Vector² da linha premium Quantum de blocos de água da EK. Seu uso principal é para montagem vertical de uma GPU que está inserida no conjunto EK-Quantum Vector² ABP. Ele possui duas portas na seção que mostra a marca GPU em terminais de estoque, portanto, quando a GPU é montada verticalmente, essas portas permitem uma conexão muito conveniente ao bloco de água da CPU. No layout horizontal típico, as portas ficam voltadas para o painel lateral do gabinete.

Este terminal é usinado em CNC a partir de acetal POM preto durável e é compatível apenas com conjuntos EK-Quantum Vector² ABP.

Terminal de porta lateral EK-Quantum Scalar² - Acetal
Este é um terminal Scalar² especializado para blocos de água GPU EK-Quantum Vector² que pertencem à linha de produtos Quantum de nível premium. Seu uso principal é para a montagem vertical de uma GPU resfriada por um bloco de água da GPU EK-Quantum Vector². Possui duas portas na seção que mostra a marca GPU em terminais de estoque, permitindo uma conexão muito amigável ao bloco de água da CPU quando a GPU é montada verticalmente.

Idêntico em propósito ao DirectLink Side Port Terminal, este terminal é usado exclusivamente nos blocos de água da GPU sem uma placa traseira ativa. É usinado em CNC de acetal POM preto durável.

Disponibilidade e preços
Os terminais de GPU EK-Quantum Scalar² são fabricados na Eslovênia, na Europa, e estão disponíveis para compra na EK Webshop e na rede de revendedores parceiros. Esses produtos serão enviados a partir de 13 de março de 2023. A tabela abaixo mostra o preço de varejo sugerido pelo fabricante (MSRP) com IVA incluído.

GN2mf8i.jpg

Esse medidor da syscooling faz barulho só quando fica bolha nele (oq acontece quando troco de agua e por ele estar lá em cima no loop), mas depois que o ar sai, é extremamente silencioso.
Passando após comprar, esperar chegar (mofou na aduana dos correios, levou quase um mês pra chegar), troquei e: DEVERAS impressionado. medição mais precisa, ruido ZERO, sensacional.

Hoje eu posso dizer que, da bykski, a unica coisa que presta são os fittings e, é claro, a linha "premium" deles, a granzon, que estou usando um aqui e tem desempenho insano.

Recomendo como o amigo citado esse medido da syscooling. Muito bom mesmo.

Passando após comprar, esperar chegar (mofou na aduana dos correios, levou quase um mês pra chegar), troquei e: DEVERAS impressionado. medição mais precisa, ruido ZERO, sensacional.

Hoje eu posso dizer que, da bykski, a unica coisa que presta são os fittings e, é claro, a linha "premium" deles, a granzon, que estou usando um aqui e tem desempenho insano.

Recomendo como o amigo citado esse medido da syscooling. Muito bom mesmo.

Aí sim, ia nesse medidor por causa da recomendação do amigo, mas acho que vou com esse aqui por combinar com o projeto que tô fazendo

Oque já era caro vai ficar mais salgado ainda :(

@NeoConker

EK anuncia aumento de preço em produtos de refrigeração líquida em 8%.​

Os produtos de watercooling EK serão 8% mais caros a partir de abril​

Uma marca popular que fabrica componentes de resfriamento a água para PC anuncia um aumento de preço.
dxz4VIb.png

A empresa eslovena anunciou hoje que é obrigada a aumentar os preços dos seus produtos. Embora esta decisão não tenha vindo de ânimo leve, foi necessária devido à situação atual do mercado.

A EK está citando muitas razões para o aumento, como custos de mão de obra, preços de materiais ou dificuldades em adquiri-los. O que isso significa essencialmente é que o produto da empresa será mais caro para cobrir essas despesas.

Infelizmente, o aumento não é pequeno e ficará em torno de 8% em média. A empresa ainda não divulgou a lista completa de reajustes de preços, mas eles devem entrar em vigor a partir de abril. Isso significa que todos os pedidos atendidos até o final deste mês não serão afetados pelo aumento de preço.

À luz da total transparência, gostaríamos de informá-lo sobre algumas mudanças que ocorrerão nas próximas semanas. Devido a vários fatores, como dificuldades de fornecimento de matérias-primas, preços de materiais e custos de mão-de-obra, aumentaremos os preços de uma gama selecionada de nossos produtos.
Essas mudanças ocorrerão em 31 de março de 2023, e o aumento de preço afetará apenas alguns produtos. Esses preços aumentarão em média 8%, aplicando-se a qualquer produto selecionado ou linha de produtos que nossa empresa oferece atualmente.
Todos os pedidos feitos antes de 31 de março de 2023 NÃO serão afetados por esses ajustes de preço.
Garantimos que não tomamos essa decisão levianamente, mas fomos forçados a fazê-lo devido a todas as mudanças recentes no mercado.
— EK
A EK é conhecida por trabalhar em estreita colaboração com muitas marcas populares, incluindo AMD, Intel e NVIDIA. Muitas placas-mãe recebem monoblocos personalizados, enquanto praticamente qualquer GPU personalizada hoje em dia recebe um waterblock especial projetado para se encaixar perfeitamente. Obviamente, mesmo pequenas variações em relação ao design de referência significam que o produto de resfriamento deve ser modificado. Isso, sem dúvida, adiciona complexidade ao projeto e aumenta ainda mais o custo.

A boa notícia é que os entusiastas de PC têm muitas outras opções disponíveis para resfriar seus sistemas com água, incluindo, entre outros, Bykski, Alphacool, Thermaltake, Optimus, Barrow ou Watercool. Além disso, as placas gráficas também podem ser adquiridas com waterblocks já pré-instalados, que ironicamente, muitas vezes são fabricados pela EK.

Fonte: EK

Oque já era caro vai ficar mais salgado ainda :(

@NeoConker

EK anuncia aumento de preço em produtos de refrigeração líquida em 8%.​

Os produtos de watercooling EK serão 8% mais caros a partir de abril​

Uma marca popular que fabrica componentes de resfriamento a água para PC anuncia um aumento de preço.
dxz4VIb.png

A empresa eslovena anunciou hoje que é obrigada a aumentar os preços dos seus produtos. Embora esta decisão não tenha vindo de ânimo leve, foi necessária devido à situação atual do mercado.

A EK está citando muitas razões para o aumento, como custos de mão de obra, preços de materiais ou dificuldades em adquiri-los. O que isso significa essencialmente é que o produto da empresa será mais caro para cobrir essas despesas.

Infelizmente, o aumento não é pequeno e ficará em torno de 8% em média. A empresa ainda não divulgou a lista completa de reajustes de preços, mas eles devem entrar em vigor a partir de abril. Isso significa que todos os pedidos atendidos até o final deste mês não serão afetados pelo aumento de preço.

A EK é conhecida por trabalhar em estreita colaboração com muitas marcas populares, incluindo AMD, Intel e NVIDIA. Muitas placas-mãe recebem monoblocos personalizados, enquanto praticamente qualquer GPU personalizada hoje em dia recebe um waterblock especial projetado para se encaixar perfeitamente. Obviamente, mesmo pequenas variações em relação ao design de referência significam que o produto de resfriamento deve ser modificado. Isso, sem dúvida, adiciona complexidade ao projeto e aumenta ainda mais o custo.

A boa notícia é que os entusiastas de PC têm muitas outras opções disponíveis para resfriar seus sistemas com água, incluindo, entre outros, Bykski, Alphacool, Thermaltake, Optimus, Barrow ou Watercool. Além disso, as placas gráficas também podem ser adquiridas com waterblocks já pré-instalados, que ironicamente, muitas vezes são fabricados pela EK.

Fonte: EK

Comprei na pré venda o direct die... agora pode aumentar. rs

Infelizmente como estou investindo em atividades ocultas, não irei blocar a gpu...

PS: A qualidade da EK aumentou mais ainda, o acabamento ta top demais.

Comprei na pré venda o direct die... agora pode aumentar. rs

Infelizmente como estou investindo em atividades ocultas, não irei blocar a gpu...

PS: A qualidade da EK aumentou mais ainda, o acabamento ta top demais.
Aumentou mas o acabamento na minha opinião continua sendo o mais TOP que temos na atualidade é caro mas quem tem ou teve sabe que vale a pena!

Aumentou mas o acabamento na minha opinião continua sendo o mais TOP que temos na atualidade é caro mas quem tem ou teve sabe que vale a pena!

A EK é a top na produção em série/volume, se for considerar as "small shops" a Optimus supera

www.optimuspc.com

Mas é praticamente artesanal, US$ 380 o waterblock da 4090... o Signature 2 tambem é diferenciado.

Recomendo dar uma volta no reddit, EK é conhecida por ser caro e ruim entre os entusiastas, a cobertura de níquel deles é disparadamente a que mais aparece falha ou desgaste natural. Fittings deles são ok, mas bloco de gpu é desastre atrás de desastre. O que é uma pena, pois o design é bem bonito.

Recomendo dar uma volta no reddit, EK é conhecida por ser caro e ruim entre os entusiastas, a cobertura de níquel deles é disparadamente a que mais aparece falha ou desgaste natural. Fittings deles são ok, mas bloco de gpu é desastre atrás de desastre. O que é uma pena, pois o design é bem bonito.
Pode ser agora porque nas antigas eu sempre usei o bloco EK nas minhas GPUS e nunca sentir falha ou desgaste natural, o designer deles é bem estiloso.

Montei para um amigo o WC Custom dele para a seguinte config
i7 9700KF
RTX 3090
E o loop ficou assim, Reservatório > GPU > CPU > Radiador > Reservatório. Mas não tá dando conta, CPU está esquentando muito, se colocar um radiador de 120mm entre a VGA e CPU será que da uma ajuda ? Mais uma dúvida, radiador tem entrada e saída ?

Montei para um amigo o WC Custom dele para a seguinte config
i7 9700KF
RTX 3090
E o loop ficou assim, Reservatório > GPU > CPU > Radiador > Reservatório. Mas não tá dando conta, CPU está esquentando muito, se colocar um radiador de 120mm entre a VGA e CPU será que da uma ajuda ? Mais uma dúvida, radiador tem entrada e saída ?
Meu setup é basicamente o mesmo desse que vc comentou. Um radiador vai fazer de pouca a nenhuma diferença.
Radiador não tem lado certo, qualquer lado é entrada ou saida

Meu setup é basicamente o mesmo desse que vc comentou. Um radiador vai fazer de pouca a nenhuma diferença.
Radiador não tem lado certo, qualquer lado é entrada ou saida
Esqueci de mencionar que atualmente tem um de 360mm, colocando um de 120mm faz pouca diferença ou até mesmo outro de 360mm ?

Esqueci de mencionar que atualmente tem um de 360mm, colocando um de 120mm faz pouca diferença ou até mesmo outro de 360mm ?

Depende. Se o problema nas temperaturas era por alguma outra variável como bomba não dando conta do loop ou pasta térmica e/ou bloco aplicados de forma inadequada, e não a capacidade de dissipação do radiador em si, colocar mais um não resolveria. Esse seu amigo roda com OC elevado? Eu acredito que um único radiador de 360mm seria suficiente para um 9700K + 3090, ambos stock, porém com OC eu não sei, talvez um único 360 seja limitante mesmo.

Opa, alguém aí para me explicar como funciona o distro plate do WC custom? Quero comprar um desses
https://a.aliexpress.com/_msCdNOE
E colocar na lateral, colocando na lateral eu teria que tirar as fans ou da para colocar com a fans junto?

É basicamente um reservatório (alguns com bomba embutida) projetados para modelos específicos de gabinete. Não é pior ou melhor que uma bomba + reservatório tradicional, é só uma opção pra quem procura deixar o loop com uma cara mais profissional. Faz mais sentido com tubos rígidos. Onde o distro ficar não há como colocar fans, pois os espaços para fixação serão utilizados para fixar o próprio distro.

Users who are viewing this thread

Voltar