[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

Acabei comprando o kit de corantes da Thermaltake mesmo... como eu faço a troca da agua a cada 6 meses, difícil dar BO.

Bykski e Barrow é super confiável. Granzon nunca vi. Eu uso Blocks, radiador e tubo rigido bykski, bomba barrow. Conector bykski e barrow também
A melhor coisa é ter a opinião direto de alguém que usa, valeu! Essas marcas me pareceram ter bons materiais e ultimamente comprar na AliEx tem sido bem vantajoso.

Eu "acho" que granzon é a linha Premium da bykski assim como a barrowch é a linha mais premium da barrow.
Por isso que vi Granzon na mesma loja da Bykski, bom saber
 
galera olha essa ideia.... semi custom.
isso talvez seja uma saida que estou procurando.

 
Fala rapaziada, tive um problema com a compra de um wc selado na terabyte
resolvi então pegar meu dinheiro de volta e montar um custom

como não tem muito conteúdo em pt de custom estou meio perdido
mas pelo que vi ekwb, alphacool e outras são a grife dos custom e muito caras

Aqui no BR o custo benefício é comprar pela aliexpress marcas como bykski e barrow?
ou tem outro meio viável?

Quais peças eu devo comprar tendo em mente:
- Não quero reservatório cilíndrico (acho feio)
- Por enquanto é só pra CPU, mas quero deixa pronto pra quando comprar o bloco da GPU
- Futuramente vou pra um case pequeno (Pichau HX100/ Sama im-01) acho que só cabe rad de 240mm
- Soquete am4 (b550m mortar + 5700x)

inspirado nessas builds aqui:






desde já agradeço pelo conteúdo que tem no tópico, abçs!
 
Fala rapaziada, tive um problema com a compra de um wc selado na terabyte
resolvi então pegar meu dinheiro de volta e montar um custom

como não tem muito conteúdo em pt de custom estou meio perdido
mas pelo que vi ekwb, alphacool e outras são a grife dos custom e muito caras

Aqui no BR o custo benefício é comprar pela aliexpress marcas como bykski e barrow?
ou tem outro meio viável?

Quais peças eu devo comprar tendo em mente:
- Não quero reservatório cilíndrico (acho feio)
- Por enquanto é só pra CPU, mas quero deixa pronto pra quando comprar o bloco da GPU
- Futuramente vou pra um case pequeno (Pichau HX100/ Sama im-01) acho que só cabe rad de 240mm
- Soquete am4 (b550m mortar + 5700x)

inspirado nessas builds aqui:






desde já agradeço pelo conteúdo que tem no tópico, abçs!

Vale a pena pegar fittings e radiadores bykski/barrow sim, as fittings que eu considero maos seguras são delas, aliás (a com o o-ring único grande.
Bloco tbm vale pra GPU, pq qualquer bloco em um sistema bem dimensionado vai fazer 10°~20° acima da temperatura da água, o que já é frio pra caramba. Já bloco pra CPU eu uso um barrowch, mas aí já vale.a pena pegar um melhor pq ambas usam como mínimo espaçamento de 0.3mm, tem de outras marcas que são bem mais densos e melhores.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ah, bomba eu recomendo pegar ddc full e d5 originais, não replicas da china, no Aliexpress vc só consegue achar a d5 original com varistor, é a que vc vai ver com o adesivo da lowara na parte de baixo.
 
Aqui no tópico tem muito material, eu montei o meu custom pelo conteudo daqui. O Ali tem tudo, voce precisa definir primeiro se vai usar tubo rigido ou mangueira flexivel (flexivel é bem mais fácil para a primeira vez), ai voce compra os fittings, reservatório, bomba, radiador, sensor de temperatura, valvula de dreno. O block vai depender do seu processador, eu tenho um EK pra 1155, mas no setup meu atual comprei o ICE da Icemancooler, estou usando ele que tem "apenas" 500g, é full metal, deixa a temperatura do liquido em 30 graus com a temperatura ambiente do verão em 28/30 graus aqui em SP, e o 13600KF não passa de 45 graus jogando.
 
Vale a pena pegar fittings e radiadores bykski/barrow sim, as fittings que eu considero maos seguras são delas, aliás (a com o o-ring único grande.
Bloco tbm vale pra GPU, pq qualquer bloco em um sistema bem dimensionado vai fazer 10°~20° acima da temperatura da água, o que já é frio pra caramba. Já bloco pra CPU eu uso um barrowch, mas aí já vale.a pena pegar um melhor pq ambas usam como mínimo espaçamento de 0.3mm, tem de outras marcas que são bem mais densos e melhores.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ah, bomba eu recomendo pegar ddc full e d5 originais, não replicas da china, no Aliexpress vc só consegue achar a d5 original com varistor, é a que vc vai ver com o adesivo da lowara na parte de baixo.
Aqui no tópico tem muito material, eu montei o meu custom pelo conteudo daqui. O Ali tem tudo, voce precisa definir primeiro se vai usar tubo rigido ou mangueira flexivel (flexivel é bem mais fácil para a primeira vez), ai voce compra os fittings, reservatório, bomba, radiador, sensor de temperatura, valvula de dreno. O block vai depender do seu processador, eu tenho um EK pra 1155, mas no setup meu atual comprei o ICE da Icemancooler, estou usando ele que tem "apenas" 500g, é full metal, deixa a temperatura do liquido em 30 graus com a temperatura ambiente do verão em 28/30 graus aqui em SP, e o 13600KF não passa de 45 graus jogando.
Vlw pelas dicas, quero um sistema silencioso, essas bombas chinas fazem muito barulho? se tiver o link da original me manda

Como não curto reservatório cilíndrico, restaram poucas opções. Achei essa aqui da barrow res/pump será se presta?

image021d12bb6ed6c381.png


 
Última edição:
Ah, bomba eu recomendo pegar ddc full e d5 originais, não replicas da china, no Aliexpress vc só consegue achar a d5 original com varistor, é a que vc vai ver com o adesivo da lowara na parte de baixo.
Até aproveitando o momento, queria perguntar. Tem alguma D5 que tenha Inlet e outlet na parte de baixo ? Eu tô com uma Syscooling D5 só que queria mudar o projeto do watercooling e queria colocar o inlet na parte de baixo.
 
Olá pessoal, tô montando um wc custom com dois radiadores para CPU (Ryzen 9 7950x), como sou bem leigo em relação a WC custom, quero saber se esse kit é bom?
Bloco:

2 radiadores 360 (já comprei 1):

Kit fitting (é a quantidade suficiente?):

Reservatório 190mm:

Medidor de fluxo:

Bomba:

Fluido: Água destilada+amotilida

Cooler: 10 Lian li UF-SLIN120

Trocaria alguma peça? E no gabinete para esse kit é melhor qual gabinete? Tô aceitando indicações tô entre o corsair 7000d Airflow, lancool III ou 011 xl rog
 
O Block já tive um desse que voce postou o link e não foi suficiente pra um i7 que eu tenho no pc secundário.
Eu indico hoje o block da Ice, estou usando no 13600k e tanka over de 6.0Ghz Block Icemancooler. É um monstro, pesa 500gr seco.
Medidor de fluxo é cosmético, o que é necessário e voce esqueceu foi o sensor de temperatura.
Já que voce está investindo legal, esse aqui parece que combina: sensor de temperatura com alarme. Ele tem termometro, medidor de fluxo, alarme se a bomba parar. Muito legal.
O radiador não tem necessidade de ter 2x de 360, a não ser que você vai blockar a sua VGA mais pra frente.
Gabinete é pessoal, eu iria de O11.... sonho de consumo.
 
O Block já tive um desse que voce postou o link e não foi suficiente pra um i7 que eu tenho no pc secundário.
Eu indico hoje o block da Ice, estou usando no 13600k e tanka over de 6.0Ghz Block Icemancooler. É um monstro, pesa 500gr seco.
Medidor de fluxo é cosmético, o que é necessário e voce esqueceu foi o sensor de temperatura.
Já que voce está investindo legal, esse aqui parece que combina: sensor de temperatura com alarme. Ele tem termometro, medidor de fluxo, alarme se a bomba parar. Muito legal.
O radiador não tem necessidade de ter 2x de 360, a não ser que você vai blockar a sua VGA mais pra frente.
Gabinete é pessoal, eu iria de O11.... sonho de consumo.
Vlw, fora o block, os outros componentes tá tudo ok? Vc teria o link desse sensor só que branco/cinza? tô montando um setup com wc tudo branco. Sobre o case, eu tenho dúvida no 011 xl pq como vou preencher todos os espaços de fan com essas fan, ocasione em não caber o wc custom
 
O Block já tive um desse que voce postou o link e não foi suficiente pra um i7 que eu tenho no pc secundário.
Eu indico hoje o block da Ice, estou usando no 13600k e tanka over de 6.0Ghz Block Icemancooler. É um monstro, pesa 500gr seco.
Medidor de fluxo é cosmético, o que é necessário e voce esqueceu foi o sensor de temperatura.
Já que voce está investindo legal, esse aqui parece que combina: sensor de temperatura com alarme. Ele tem termometro, medidor de fluxo, alarme se a bomba parar. Muito legal.
O radiador não tem necessidade de ter 2x de 360, a não ser que você vai blockar a sua VGA mais pra frente.
Gabinete é pessoal, eu iria de O11.... sonho de consumo.
Eu tenho esse medidor de fluxo com sensor de temperatura... e já aviso: é barulhento. quanto mais rápido a bomba trabalha (a minha é muito forte e já tem um barulhinho enjoado), mais alto fica o barulho do sensor, eu comprei um sensor só de temperatura e um medidor de fluxo analógico mesmo (fica bonitim).

PORÉM, o meu caso pode ser que escute mais barulho pois tive que inverter a pecinha dentro dele por conta do fluxo (padrão é entrada pela direita, manual avisa para inverter as hélices caso o fluxo a entrada seja pela esquerda), vou saber só daqui algumas semanas quando eu trocar o radiador PODRE da bykski (creio eu que dei muito azar, não é possível) e o bloco de CPU, que fui encantando com os 400kg de acrilico e comprei, depois vi que não ajuda em nada a troca de calor e devolvi, vou testar um da granzon.
 
Vlw, fora o block, os outros componentes tá tudo ok? Vc teria o link desse sensor só que branco/cinza? tô montando um setup com wc tudo branco. Sobre o case, eu tenho dúvida no 011 xl pq como vou preencher todos os espaços de fan com essas fan, ocasione em não caber o wc custom
Uso o 011 dinamyc "normal", e mesmo assim coube tranquilamente 2x radiadores de 360 x 40mm, 9 fans, bomba D5 sem maiores dores de cabeça. XL então? sobra espaço.
 
Poderia mandar foto? Queria ver como que ficar
Claro que posso! Deixa só os radiadores novos e o bloco de CPU chegarem que eu remonto e mando a foto. Mas acho que devo ter quando estava somente com um radiador.



E esse é o medidor de fluxo e temperatura que achei mega barulhento:



creio eu que o bloco do CPU novo e os radiadores devem chegar lá pro dia 20. bloco da GPU ainda não peguei pois não achei um modelo que realmente agrade.
 
Claro que posso! Deixa só os radiadores novos e o bloco de CPU chegarem que eu remonto e mando a foto. Mas acho que devo ter quando estava somente com um radiador.



E esse é o medidor de fluxo e temperatura que achei mega barulhento:



creio eu que o bloco do CPU novo e os radiadores devem chegar lá pro dia 20. bloco da GPU ainda não peguei pois não achei um modelo que realmente agrade.

Uma duvida. Qual bomba está usando ?

Sobre o medidor de fluxo, esse da Bykski realmente é meio barulhento. Acabei trocando pelo da Syscooling e é bem melhor.
 
essa daqui:


Obs: poderia enviar o link do medidor da syscooling que usa? Estou extremamente tendenciado a trocar de medidor.

Pra mim esse medidor tem uma leitura muito melhor que o bykski, e o principal, o conector é melhor (tive que trocar pois o conector do meu medido bykski estourou)
 

Pra mim esse medidor tem uma leitura muito melhor que o bykski, e o principal, o conector é melhor (tive que trocar pois o conector do meu medido bykski estourou)
Tomei raiva de bykski... Radiador veio amassado e enferrujado por dentro. Bloco do CPU com cabo rgb caindo, medidor com barulho insano... Só salvou a bomba e os fittings.

Vou dar uma olhada nesse medidor, to de saco cheio dos "TEC TEC TEC " desse medidor da bykski.
 
Esse medidor da syscooling faz barulho só quando fica bolha nele (oq acontece quando troco de agua e por ele estar lá em cima no loop), mas depois que o ar sai, é extremamente silencioso.
 
Esse medidor da syscooling faz barulho só quando fica bolha nele (oq acontece quando troco de agua e por ele estar lá em cima no loop), mas depois que o ar sai, é extremamente silencioso.
Pra esse medidor da bykski ficar menos barulhento, a bomba tem que ficar em 30% da capacidade.

Vou comprar, daqui umas semanas te passo o feedback
 
Sabe me dizer se essa bomba é melhor do que a que eu mandei no kit acima?
A que escolheu tem uma coluna d'água 0.5m maior, o que "mostra" que é melhor para vencer obstáculos.

Mas duvido muito que tanto a minha quanto a sua bomba realmente cumpra esses requisitos, pois são clones. Eu escolhi essa pois eu posso futuramente comprar um D5 original da lowara caso essa não me agrade.

Mas ao meu ver, se escolher uma bomba adequada pro seu projeto, qualquer bomba (dentro do limite do bom senso em questão de qualidade da marca) servirá muito bem para seu propósito.

Só um lembrete: quanto mais potente for a bomba, mais barulho ela fará.
 
A que escolheu tem uma coluna d'água 0.5m maior, o que "mostra" que é melhor para vencer obstáculos.

Mas duvido muito que tanto a minha quanto a sua bomba realmente cumpra esses requisitos, pois são clones. Eu escolhi essa pois eu posso futuramente comprar um D5 original da lowara caso essa não me agrade.

Mas ao meu ver, se escolher uma bomba adequada pro seu projeto, qualquer bomba (dentro do limite do bom senso em questão de qualidade da marca) servirá muito bem para seu propósito.

Só um lembrete: quanto mais potente for a bomba, mais barulho ela fará.
Eu uso ainda a famosa 600L/h chinesinha tem uns 4 ano acho, ainda está boa.
Comprei uma de 1.200L/h e ainda não precisei instalar, essa deve ser barulhenta (link do Aliexpress)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo