Se vc comprar na farmacia vc ta lascado kkkkkkÁgua destilada é a mesma que se vende em farmácias não?
Compra em lojas automotivas q vende óleo e fluido de radiador, la tem galão de 5 litros e não deve ser mais de 30 reais
Se vc comprar na farmacia vc ta lascado kkkkkkÁgua destilada é a mesma que se vende em farmácias não?
Se vc comprar na farmacia vc ta lascado kkkkkk
Compra em lojas automotivas q vende óleo e fluido de radiador, la tem galão de 5 litros e não deve ser mais de 30 reais
Esse bloco realmente não é dos melhores, as fins são de 0.3mm, a própria Bykski tem um de 0.08mm que é até mais barato, tecnicamente esse é insanamente bom, quer ser nossa cobaia?Estou quase desistindo desse block da bysky, quase comprando da EK., temperaturas muito altas, já reapliqueia a pasta térmica, uso a thermal grizzly, estou considerando a temperatuta do package.
![]()
Multicore
![]()
Estou quase desistindo desse block da bysky, quase comprando da EK., temperaturas muito altas, já reapliqueia a pasta térmica, uso a thermal grizzly, estou considerando a temperatuta do package.
![]()
Multicore
![]()
Comprei nos Estados Unidos (Best Buy), voltei de lá recentemente... Nunca encontrei esses componentes de WC no BR. Quando encontro ou é usado sem procedência!Comprou ele aonde?
Caramba cara que medidas estranhas... Eu particularmente nunca vi ninguém usar essas medidas!19mm não fica muito rigida? 16 eu já acho um exageiro!Queria uma ajuda para achar mangueiras de silicone transparente com as medidas de 1/2 id x 3/4 od. Procurei no Aliexpress e não achei, será que essa medida nao é mais usada?
Queria aproveitar os fittings que já uso.
As mangueiras que mais uso e mais gosto de usar são ID10mm X OD13mm, não resistentes, fáceis de instalar, muito maleáveis e todas as marcas de fittings você encontra essa medida, contudo, não se encontra mangueiras ZMT ou EPDM nessa medida, somente 10x16.Então essas mangueiras eu comprei em 2012. Hoje eu acredito que essas medidas não sejam mais usadas. Na época eu comprei 2 metros e sobrou, então quando montei agora para não ter que comprar mangueiras e fettings tudo de novo, eu reaproveitei, mas minha intenção era montar com mangueiras transparentes e tentar usar os fittings, por isso pedi ajuda.
E sim, sao mangueiras bem rígidas, ela é chata para fazer curva, mas ela não dobra fácil, vc consegue fazer curvas bem acentuadas.
Hoje qual serial a medida com o maior vazão de fluido?
Cara, os fans não vejo problema! Config top!
Única coisa que eu fazia também era isso aí, pegar ar quente do gabinete e jogar para fora passando pelo radiador!
No Reddit vários gringos me falou:
“Cara vira seus fans, todo os radiadores tem que receber AR FRESCO EXTERNO”, e então foi isso que fiz!
E deu uma PUTA diferença… o meu questionamento era: EU VOU ACABAR COM O FLUXO DE AR DO PC!
De fato o fluxo de ar fica “fora do padrão” foge totalmente a regra, mas para que usa WC a preferência sempre será do radiador!
No meu caso uso 3x fans QL120 jogando ar para dentro passando pelo radiador + 2x QL140 jogando ar para dentro e somente 1 QL 120 como exaustor para fora!
E as temps do meu water ficaram bem melhores!
![]()
![]()
![]()
Tenho sensores para monitoramento do delta temp em meus radiadores... O radiador superior que recebia ar quente interno teve uma diminuição grande na temperatura, principalmente quando estava usando a 4090 que não estava blocada.
Acredito que seja seu caso, todo o ar quente da VGA é empurrado para o radiador no topo, além de todo o calor dissipado pelos VRM da placa mãe e memórias...
Se possível faça um teste, vire seus fans do radiador e complartilhe o resulrado conosco.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Eu tinha entendido sua idéia amigo, você não esta errado, eu SEI!
Unica coisa que eu não custo em sistemas WC como já te falei é usar sistema selado... Mesmo usando um standpipe com uma fitting de respiro a água contiunuaria a subir... Me entende né?
No caso do stand, a água não sobe pois o ar não tem para onde ir, então a pressão fica na parte superior do reservatório!
Se o cara ligar o pc e transbordar o reservatório da na mesma!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Vi nas fotos aqui que você usa block Bykski, o seu tem um bom rendimento?
Foi a primeira vez que usei esse block, e no meu caso achei uma merda!
Antes eu usava um Acquacomputer Kryos... Lógio não tem comparação o valor do block, mas não sabia que seria tanta diferença assim! Aqui bate 90, 92 graus em full load no CPU.
Com o kryos não passada de 77, 78... Vou trocar esse block, aqui não foi!
![]()
![]()
![]()
Estou quase desistindo desse block da bysky, quase comprando da EK., temperaturas muito altas, já reapliqueia a pasta térmica, uso a thermal grizzly, estou considerando a temperatuta do package.
![]()
Multicore
![]()
Talvez não, esse de 0.2 tá de boa, o espaçamento é bem baixo, aquele de 0.3 que o cara tinha mandado umas páginas atrás que era ruimzinho mesmo, dava pra contar quantos fins tinha a olho nu sem nem ter medo de pular kkk.Aff, nem me fale depois de meses comprando peças estou montando meu primiro projeto de watercooler custom com o block igual, mas para LGA 1700....
Nem usei ainda, e pelo relato do amigo, já vai sofrer penalti do 14900KF....
Eu vi na web, o modelo desse meu é o CPU-XPR-B-I-V2, tem 0.2mm Fin.
![]()
Cara, só compre de cobre!Olá, vocês tem alguma recomendação de radiador 360 que já esteja aqui no Brasil?
Até que enfim, meu primeiro loop custom, não reparem a bagunça das mangueiras, não ficaram muito estéticas, mas também nem sabia bem o resultadoi final,. apenas queria que tudo encaixasse, no futuro pode ficar melhor, por enquanto vai ficar assim por um bom tempo, ao menos o medidor de temp da água consegui deixar virado pra mim.
O objetivo principal, que é refrigerar, isso ele fez bem, antes meu 14900KF, em qualquer teste de CPU stress com o OCCT, chegava a 100°C facim, tive de usar um bom tempo com os Pcores a 5200 e os Ecores a 2400, e mesmo assim chegava fácil a 90.
Agora com a CPU default Pcores 5700, Ecores 4400, não passa de 67°C nos sensores do HWiNFO e de 76°C no HWMonitor, isso sem nenhuma config especial, apenas reset CMOS e configs default com as DDRs em XMP.
Realmente outra vida!
Uma dúvida, eu pesquisei na web e pessoal recomenda deixar o pump a 100% o tempo todo, que evita problemas com a bomba. Eu conectei o meu no PWM System Pump na placa mãe e setei a curva de fan a 100% em todas temps, ok isso?
Apenas os FANs do radiador que fiz curva, para não ficar a 100% sempre, na verdade liguei as FANS no PWM do Corsair Commander Core XT, então no o iCue eu setei em balanceado, e ele trata a curva pra mim de um modo não muito barulhento.
![]()
Cara analisando pelo lado comportamento termodinâmico da água, o correto seria mangueiras para baixo contribuindo com o fluxo natural da dissipação (água quente sobe e água fria desce) - Desse modo todo faz sentido manter igual a segunda foto com as mangueiras para BAIXO!Finalmente chegou a uma peça q foi uma bomba EK-XRES 140 Revo D5 RGB PWM e final de semana agora consigo montar um dos WC externo, minha duvida agora é só se muda alguma coisa em deixar o radiador com as mangueiras pra cima VS pra baixo ?
Pois a maioria dos projetos q vi os radiadores ficam com as mangueiras pra cima, vou deixar aqui 2 exemplos um pra baixo e outro pra cima
Radiador com as mangueiras pra cima
![]()
Radiador com as mangueiras pra baixo
![]()
Queria saber se tem alguma diferença entre usar pra cima ou pra baixo, principalmente se impacta em algo relacionado a bomba, já usei um Phobya 560mm de forma externa pra baixo e foi tranquilo, mas não sei se assim ta errado ou não, abaixo imagem de quando usei o phobya de forma externa, foi meio q uma gambiarra, hj não pretendo deixar a bomba solta e sim fixada no radiador
![]()
Uma curiosidade: Qual a rotação da sua bomba? Está usando ela bombeando MUITA água?Uma coisa que notei no meu sistema, agora que já passou uma semana de uso, é que o fluído sai com temp mais baixa do radiador que da bomba. Sei disso porque instalei um sensor de temp na saída do radiador e outro na saída do pump.
Hoje o loop é pump -> block -> radiador -> reservatório -> pump -> block........
Eu acreditava que a água saindo refrigerada do radiador entrando pelo reservatório pela parte de cima, já mais fresquinha, continuaria resfriando e ao sair pela bomba, que fica em baixo, sairia mais fresquinha ainda antes de ir para o block. Maaaaasssss, a realidade se mostrou diferente, e apesar de sair mais fresquinha do radiador, ao sair pela bomba sai quase 1°C mais quente.
No futuro vou levar isso em consideração, quando refizer meu loop, talvez fazer sair do radiador direto pro block.
Mas isso pode ter influência de como montei, pois o radiador na lateral acaba pegando ar de fora e fica bem fresquinho e joga no reservatório, mas esse está dentro do gabinete, que fica bem quente e então esquenta o fluído, que ao sair pela bomba em baixo já aqueceu de novo.
Se eu montar o radiador no topo do gabinete, por exemplo, pode alterar tudo e o que constatei acima mudar.
Digo isso porque no meu radiador instalei FANs fortíssimas, Scythe Grand Tornado, que chegam a fazer 4.96 de pressão estática a 3000 RPM (https://hwbusters.com/cooling/scythe-grand-tornado-120mm-fan-review/) e elas refrigeram o radiador e jogam todo ar quente para dentro do gabinete e junto com a RTX3080 (que está no ar) faz um usina de calor que esquneta até o próprio gabinete. A lateral de vidro e a placa de metal em cima ficam quentes!!!
Neste cenário, imaginei que talvez se eu colocar umas FANs que gerem em torno de 2 de pressão estática pra jogar as fresco para dentro e o radiador no topo com as Grand Tornado jogando ar para fora, através do radiador, até fique melhor ainda o sistema, mas são suposições.
Uma curiosidade: Qual a rotação da sua bomba? Está usando ela bombeando MUITA água?
Inicialmente usei ela a 100%, mas agora tenho deixado em 50%, me pareceu que ficou melhor a refrigeração.
Em 50% dá em torno de 1845RPM e no meu termômetro/medidor de fluxo aparece 1.2 L/min.
Agora está mais regular, o fluído sai do pump em torno de 1°C a menos em média do que da saída do radiador.