[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos VoiderX
  • Data de Início Data de Início
Pessoal, agora que está tudo certo, voltei a jogar e estou prestando atenção na temperatura do processador. O perda de temperatura foi pequena, de 85 caiu para 82 graus. Agora com o custom, parece que o processador está se aproveitando da temperatura levemente menor para dissipar mais calor peguei picos de 97 watts, usei o cinebench para medir isso, td bem que ele nao corresponde a meu uso, mas queria ver o resultado no seu extremo.

Só estou usando Curve Optimizer em -30, apenas isso.

Última edição:
Galera como alguns aqui sabem estou com dois projetos de WC externo sendo um com dois radiadores de 560mm e o outro com 2 radiadores de 360mm Alphacool UT60, já estou com quase tudo aqui só falta alguns fittings, pois o aliexpress cancelou um dos meus pedidos, falta tb os cases para os radiadores q é o maior problema por enquanto, porém no projeto q usarei os radiadores de 360mm eu encontrei dois gabinetes de PC q ficam perfeitos como case dos radiadores q são o Asus Prime AP201 e o Corsair 2000D

E ai oq vcs acham da ideia e qual case ficaria melhor ?

Pegando um deles eu já consigo montar o WC externo no próximo final de semana

Corsair 2000D fica mais discreto e custa menos, porem vai dá mais trabalho montar, pois vou tirar todos encaixes de dentro e o segundo radiador de 360 vou ter q adaptar um suporte
N4Y6lZb.jpeg

Asus Prime AP201 sai mais caro, porem só vou precisar tirar os suportes de dentro e mais nada, já tem os locais na parte de cima e de baixo para instalar os radiadores e pelo q vi o fluxo de ar para os radiadores será bem melhor nele
CDMwiu3.jpeg

r8yUcK9.jpeg

je4OIlW.jpeg

O loop tá igual mulher, só fica bonito em foto
N curti a cor do fluido pessoalmente, nem os rgb das fans nem o tubo lixado

Desempenho ficou bom?

Na minha opinião ficou bonito pra kct!
Curto demais pc branco, não sei se teria… Acho que demanda muito tempo para deixar sempre limpo! Pc branco mas sujo é zoado demais!

Fora isso parabéns! WC muito top mano.

Desempenho ficou bom?

Curto demais pc branco, não sei se teria… Acho que demanda muito tempo para deixar sempre limpo! Pc branco mas sujo é zoado demais!

Só branco de baixa qualidade que fica sujo, eu tenho um O11D normal branco e, sinceramente, eu sou um relaxo, nunca limpo, e tá lá, branquinho xD

O que tá meio amarelado são os rads que eu pintei com spray, nas férias do fim do ano vou lixar e mandar pintar em alguma loja automotiva ou algo do gênero.

Só branco de baixa qualidade que fica sujo, eu tenho um O11D normal branco e, sinceramente, eu sou um relaxo, nunca limpo, e tá lá, branquinho xD

O que tá meio amarelado são os rads que eu pintei com spray, nas férias do fim do ano vou lixar e mandar pintar em alguma loja automotiva ou algo do gênero.

De qualquer forma PC branco demanda mais cuidado… Além dos componentes plásticos que em sua maioria quando brancos, tendem a ficar amarelados.
Então infelizmente quando é NOVO tem um outro visual.

Falando nisso, alguém aqui já usou mangueiras de EPDM?
Estou querendo sair das cristais siliconadas, quando estão novas são bonitas… Mas depois de um tempo de uso vão ficando brancas! Inevitável, infelizmente!

Se alguém já usou compartilha aí!

Corroboro oq o amigo FERRAS disse... gabinete branco se for de qualidade não suja e nem encarde... saí de um Lian Li O11D EVO branco e nao tinha sujeira ou amarelado, nada e olha que sou MUITO relaxado e tenho 10 gatos soltando pêlo aqui...
pdxXwvA.jpeg

Só saí dele pq queria um Full Tower e queria tudo Corsair e tudo black (olhem a sujeira sobre a mesa kkkkk)...
GoBLdCN.jpeg

Sobre TEMPERATURA... vejo a galera aqui comentando que baixou temperatura de 85 pra 82 graus jogando e etc... PUTA QUE PARIU que porra de processador e sistema de ventilação vcs tem? Pergunto pois eu tenho um i9 que nunca nem se aproximou de 80 graus nem em teste dos mais fudidos...

De qualquer forma PC branco demanda mais cuidado… Além dos componentes plásticos que em sua maioria quando brancos, tendem a ficar amarelados.
Então infelizmente quando é NOVO tem um outro visual.

Estou querendo sair das cristais siliconadas, quando estão novas são bonitas… Mas depois de um tempo de uso vão ficando brancas! Inevitável, infelizmente!

Se alguém já usou compartilha aí!
Eu tenho aqui 3 metros da Barrow, só montei os fittings nelas, sobre a qualidade não tem muito oq falar é TOP foi a primeira mangueira q vi e acredito q vai durar anos, unica coisa q tem q ficar esperto é em como vai montar o loop, pois ela não é nada maleável e sofri horrores para colocar os fittings com essas redes slaved

S17d11604ec1942679fb39f61d68e1aa06.jpg

Corroboro oq o amigo FERRAS disse... gabinete branco se for de qualidade não suja e nem encarde... saí de um Lian Li O11D EVO branco e nao tinha sujeira ou amarelado, nada e olha que sou MUITO relaxado e tenho 10 gatos soltando pêlo aqui...

Como disse... Partes PLÁSTICAS não ficam legais! Concordo que o um case de boa qualidade vai durar muito tempo "bonito", mas infelizmente as partes plásticas não se comportam como os metais... Infelizmente a degradação da coloração vem muito mais rápido!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sobre TEMPERATURA... vejo a galera aqui comentando que baixou temperatura de 85 pra 82 graus jogando e etc... PUTA QUE PARIU que porra de processador e sistema de ventilação vcs tem? Pergunto pois eu tenho um i9 que nunca nem se aproximou de 80 graus nem em teste dos mais fudidos...
Não sou tenho referência em Air coolers ou AIOs porque faz muitos anos que utilizo WC custom (desde meu Phenom 955)... Então não tenho muitas referência de temps utilizando outros componentes de refrigeração!
Mas de fato, sair de QUALQUER COISA para um WC custom e perder 3ºC WTF? Não sei que o ocorreu kkkkkk. Nem utilizando o pior block do mundo... O desempenho do era para ser bem distante de um AIO high end!

Última edição:
Estou a procura tbm, mas não encontrei elas 10x13mm, só achei 10x16 e não estou afim de trocar meus fittins

Estou a procura tbm, mas não encontrei elas 10x13mm, só achei 10x16 e não estou afim de trocar meus fittins

Cara, segundo o vendedor… Essa da IceMan Cooler funcionam nos fittings 10x13.
Eu peguei uma para ver! O vendedor mandou umas fotos com paquímetro segundo a foto tem 9,2 de diâmetro interno!

Vamos ver, vou instalar e posto aqui.

EK anuncia unidades EK Quantum Combo de estilo plano de última geração.

A EK, fabricante líder de equipamentos de resfriamento líquido premium, está lançando a próxima geração de suas versáteis unidades combinadas de estilo plano. As unidades de bomba-reservatório EK-Quantum Kinetic³ FLT série D5 são equipadas com bombas D5 genuínas feitas na Europa, capazes de fornecer vazões de 1000 litros por hora com uma pressão máxima de até 5,2 metros! Essas novas unidades combinadas da série FLT estão disponíveis em seis tamanhos diferentes: 92 mm, 120 mm, 240 mm, 140 mm, 280 mm e 360 mm.

As principais atualizações das unidades combinadas Kinetic³ incluem:
Portas de conexão G1/4" adicionais
Bomba montada na frente para maior versatilidade
Furos de montagem laterais e traseiros para flexibilidade durante a instalação
Um anel de vedação interno feito sob medida que evita que o líquido de arrefecimento vaze entre os canais e melhora o fluxo
Implementação de tira de LED densa
Tampa de LED de fácil utilização para serviço de tira de LED

XiWvcs3.jpeg

LsjLkr8.jpeg

vaAMhTr.jpeg

As unidades combinadas de estilo plano EK-Quantum Kinetic³ FLT D5
foram introduzidas no mercado pela primeira vez pela EK Water Blocks em 2019, e isso as tornou ainda mais fáceis de instalar em espaços apertados, pois também utilizavam orifícios de montagem de ventoinha padrão de 120 mm e 140 mm e ocupavam tanto espaço quanto um radiador em termos de largura e comprimento.

Essas unidades combinadas de bomba-reservatório EK-Quantum Kinetic³ FLT D5 de última geração se baseiam no sucesso da unidade combinada de estilo plano FLT existente e melhoram ainda mais a compatibilidade e simplificam o processo de instalação movendo a bomba para a parte frontal e implementando portas de conexão G1/4" adicionais.

Todas elas vêm com iluminação D-RGB endereçável sofisticada e uma bomba D5 genuína! As unidades apresentam orifícios de montagem de ventoinha padrão de 120 e 140 mm para máxima flexibilidade durante a instalação. O reservatório é equipado com até nove portas G1/4" para que os usuários possam escolher a configuração mais ideal para seus circuitos de resfriamento líquido.

As novas unidades de bomba-reservatório de formato plano Kinetic³ revolucionarão a maneira como você pensava sobre unidades combinadas e construção de loop. Como os padrões de montagem de ventoinhas de 120 e 140 mm (105 e 125 mm de distância) são as opções de montagem mais dominantes dentro de gabinetes de PC atualmente, essas novas unidades combinadas Kinetic FLT D5 permitirão maior flexibilidade para instalação, pois não exigem perfuração de furos de montagem em seu gabinete. A unidade combinada também é equipada com pontos de montagem adicionais em ambos os lados (105 e 125 mm de distância), que podem ser usados com as placas de montagem em forma de L de aço incluídas. Todos os furos de montagem utilizam roscas M4 com os parafusos incluídos.

Corpo EK-Quantum Kinetic³ FLT
Todas as novas unidades combinadas também estão disponíveis como produtos autônomos sem bomba instalada. Essas unidades combinadas de bomba e reservatório são compatíveis com todas as unidades D5 e DDC padrão da indústria no mercado.

Fabricadas na Eslovênia, Europa, as novas unidades combinadas EK-Quantum Kinetic³ FLT agora estão disponíveis para pedido por meio da EK Webshop e da Partner Reseller Network. A tabela abaixo mostra o preço de varejo sugerido pelo fabricante (MSRP), IVA incluído.

Vt7WfUZ.jpeg

Fonte: EK Waterblocks

Desempenho ficou bom?

Na gpu ficou top no ar ela pegava 70 e pouco graus em load e o hotspot perto dos 80, na água tá na casa dos 40 e o hotspot nem chega nos 50

Na cpu n deu tanta diferença, usava um bom air cooler pa120, aquele pad térmico ptm, o foda é que o negócio fica tão fininho e dá um contato absurdo, nem com soprador térmico o negócio descolou, fiz uma forcinha e entortou o pino do ryzen kkk

Daí como n tinha pasta aqui e tava na ânsia de montar logo usei aquelas pasta genérica que os chineses mandam, na gpu como é direto no die eu usei a ptm que tinha sobrado, pra gpu e notebook é bem bom esse pad, n uso mais no ihs de cpu nunca mais

Quando for trocar o fluido vou aproveitar pra arrumar algumas coisas que me incomodam, vou pegar uns cabos sleveed na cor da build, fitting de offset pra deixar os tubos da gpu perfeitamente reto, colocar uma boa pasta na cpu

E os tubos vou comprar aqueles ja em 90 que já vem perfeito da China, vou ver com o vendedor se ele não corta também nas medidas que eu pedir, é muito difícil cortar 100% reto no acrílico só com a serrinha de arco, teria que cortar tipo com uma esquadria ou na dremel pra ficar perfeito

Última edição:
Cara, segundo o vendedor… Essa da IceMan Cooler funcionam nos fittings 10x13.
Eu peguei uma para ver! O vendedor mandou umas fotos com paquímetro segundo a foto tem 9,2 de diâmetro interno!
Mas será que vai encaixa legal nos fittings da barrow? Vi na descrição que eles recomendam os próprios para encaixar

Na gpu ficou top no ar ela pegava 70 e pouco graus em load e o hotspot perto dos 80, na água tá na casa dos 40 e o hotspot nem chega nos 50

Na cpu n deu tanta diferença, usava um bom air cooler pa120, aquele pad térmico ptm, o foda é que o negócio fica tão fininho e dá um contato absurdo, nem com soprador térmico o negócio descolou, fiz uma forcinha e entortou o pino do ryzen kkk

Daí como n tinha pasta aqui e tava na ânsia de montar logo usei aquelas pasta genérica que os chineses mandam, na gpu como é direto no die eu usei a ptm que tinha sobrado, pra gpu e notebook é bem bom esse pad, n uso mais no ihs de cpu nunca mais

Quando for trocar o fluido vou aproveitar pra arrumar algumas coisas que me incomodam, vou pegar uns cabos sleveed na cor da build, fitting de offset pra deixar os tubos da gpu perfeitamente reto, colocar uma boa pasta na cpu

E os tubos vou comprar aqueles ja em 90 que já vem perfeito da China, vou ver com o vendedor se ele não corta também nas medidas que eu pedir, é muito difícil cortar 100% reto no acrílico só com a serrinha de arco, teria que cortar tipo com uma esquadria ou na dremel pra ficar perfeito

Então, nunca usei esses pads… Dizem que é top mesmo, mas não sabia dessa dificuldade para remover.

Então, sobre o CPU eu acho que tem algo errado pois mesmo que você usasse um Noctua, desempenho de um WC custom é muito superior!

Estou respondendo pelo celular, estou em viagem não sei qual CPU você usa… Mas tenho alguns testes com meu 14900k usando um noctua, com WC custom usando um Noctua, um block Bykski e com um block Acquacomputer Kryos.

O WC custom está sempre a frente, não adianta…

Mas será que vai encaixa legal nos fittings da barrow? Vi na descrição que eles recomendam os próprios para encaixar

Segundo o vendedor da certo!
Uso fittings Bykski, vou instalar aqui e mando fotos!

EPDM é top demais!

Galera como alguns aqui sabem estou com dois projetos de WC externo sendo um com dois radiadores de 560mm e o outro com 2 radiadores de 360mm Alphacool UT60, já estou com quase tudo aqui só falta alguns fittings, pois o aliexpress cancelou um dos meus pedidos, falta tb os cases para os radiadores q é o maior problema por enquanto, porém no projeto q usarei os radiadores de 360mm eu encontrei dois gabinetes de PC q ficam perfeitos como case dos radiadores q são o Asus Prime AP201 e o Corsair 2000D

E ai oq vcs acham da ideia e qual case ficaria melhor ?

Pegando um deles eu já consigo montar o WC externo no próximo final de semana

Corsair 2000D fica mais discreto e custa menos, porem vai dá mais trabalho montar, pois vou tirar todos encaixes de dentro e o segundo radiador de 360 vou ter q adaptar um suporte
N4Y6lZb.jpeg

Asus Prime AP201 sai mais caro, porem só vou precisar tirar os suportes de dentro e mais nada, já tem os locais na parte de cima e de baixo para instalar os radiadores e pelo q vi o fluxo de ar para os radiadores será bem melhor nele
CDMwiu3.jpeg

r8yUcK9.jpeg

je4OIlW.jpeg

opa tenho algo parecido, possuo 2 radiador externo de 480mm que adaptei num cabine antigo 900d corsair, esse gabinete quebrou acrílico e fico pouco torto após mudança, aí aacabei fazendo de radiador externo…. Ficou mt bom as temperaturas.

Última edição:
opa tenho algo parecido, possuo 2 radiador externo de 480mm que adaptei num cabine antigo 900d corsair, esse gabinete quebrou acrílico e fico pouco torto após mudança, aí aacabei fazendo de radiador externo…. Ficou mt bom as temperaturas.
O case para os radiadores de 560mm pretendo fazer algo bem parecido com o seu

Qual bomba vc usa e qual o comprimento das mangueiras ?

O case para os radiadores de 560mm pretendo fazer algo bem parecido com o seu

Qual bomba vc usa e qual o comprimento das mangueiras ?
tenho duas d5 xspc, mas deixo somente uma ligada (uso as duas so para enchar os radiadores quando limpo)... mangueira meus fitting sao da koolance acho que sai algo em torno de 13 ou 14, por 16 ou 17... mangueira compro aqui cristal mesmo perto de casa, normalmente limpo de 8 em 8 meses ai ja troco todas mangueiras sai menos de 50 reais as mangueiras.

devo adcionar mais 1 radiador de 480mm, ai vou tirar umas fotos para colocar aqui

Cara, impressionante como esse socket LGA1700 veio cagado (ou dei muito azar).
Segundo block que uso, dessa vez um Core 1 da Alphacool, e o imprint da pasta termica nunca sai bom, com ou sem contact frame.
Resultado, i7 12700k batendo 80º+ em poucos segundos, imagine se não fosse WC Custom hein...

Última edição:
galera me da uma ajuda por favor...

estou pretendendo pra tir para uma water custom, mais nao queria muita coisa dentro do pc, entao...

isso ai presta ????

minha ideia sera com um radiador de 480mm, ja que meu gabiente permite
ou dois radiadores de 360 mm.
meu gabinete permite ate 5 radiadores de 360mm

entao esse bloco com bomba e reservatoria aguenta o tranco ????

nao achei nada sobre esse modelo so o anterior a ele.

Última edição:
entao esse bloco com bomba e reservatoria aguenta o tranco ????
Acho que depende do seu loop, vai blocar GPU e CPU?
nao achei nada sobre esse modelo so o anterior a ele.
Se jogar o modelo dela no google seguido pela palavra reddit vai encontrar o pessoal da gringa comentando sobre ela e suas experiencias.

Agr pq não montar um loop em que a bomba/res não faz parte do bloco?

nao queria muita coisa dentro do gabiente .

Estou montando meu primeiro loop custom, comprei Pump/Reservatório, radiador, block, fittings e mangueiras 10mmX13mm, tudo da Bykski, além de outras coisas como medidor de fluxo, bisnaga para encher reservatório etc...
Estou vendo sobre limpeza, antes de montar tudo, para remover impurezas de usinagem do radiador e outras peças.

Vi tanta dica na web/fórum, tais como, usar água da torneira aquecida a 80ºC misturado com um pouco de detergente neutro, usar água desmineralizada apenas, ou usar água de radiador de carro para limpeza, e outros de misturar vinagre de álcool ou até suco de limão na água da torneira para fazer limpeza, meu Deus é muita lambança que nem sei mais, afinal, o que seria o ideal para lavar o radiador? E por tabela para lavar block, reservatório e bomba?

Estou tendencioso para comprar água desmineralizada apenas, colocar no radiador sacudir bastante e jogar fora, repetir várias vezes para fazer a limpeza.
Depois de tudo limpo, vou usar um fluido transparente verde UV da GBA WaterCooler, sei que muitos acham melhor sem corantes, mas vou iniciar meu loop com uma corzinha, ehehe...
Outra, conhecem alguma fita led UV? Ou fans com luz UV?

Última edição:
Estou montando meu primeiro loop custom, comprei Pump/Reservatório, radiador, block, fittings e mangueiras 10mmX13mm, tudo da Bykski, além de outras coisas como medidor de fluxo, bisnaga para encher reservatório etc...
Estou vendo sobre limpeza, antes de montar tudo, para remover impurezas de usinagem do radiador e outras peças.

Vi tanta dica na web/fórum, tais como, usar água da torneira aquecida a 80ºC misturado com um pouco de detergente neutro, usar água desmineralizada apenas, ou usar água de radiador de carro para limpeza, e outros de misturar vinagre de álcool ou até suco de limão na água da torneira para fazer limpeza, meu Deus é muita lambança que nem sei mais, afinal, o que seria o ideal para lavar o radiador? E por tabela para lavar block, reservatório e bomba?

Estou tendencioso para comprar água desmineralizada apenas, colocar no radiador sacudir bastante e jogar fora, repetir várias vezes para fazer a limpeza.
Depois de tudo limpo, vou usar um fluido transparente verde UV da GBA WaterCooler, sei que muitos acham melhor sem corantes, mas vou iniciar meu loop com uma corzinha, ehehe...
Outra, conhecem alguma fita led UV? Ou fans com luz UV?
O que eu faço com radiador novo?
Plugo a mangueira do chuveiro, deixo bem quente e esqueço lá por uns 20 minutos, depois deixo de um dia para o outro com água destilada + vinagre, depois dói umas duas ou três cachoalhadad com água deslmtilada + bicarbonato de sódio, depois mais umas duas com água destilada apenas e é isso.

Não precisa lavar bloco.

O que eu faço com radiador novo?
Plugo a mangueira do chuveiro, deixo bem quente e esqueço lá por uns 20 minutos, depois deixo de um dia para o outro com água destilada + vinagre, depois dói umas duas ou três cachoalhadad com água deslmtilada + bicarbonato de sódio, depois mais umas duas com água destilada apenas e é isso.

Não precisa lavar bloco.

Água destilada é a mesma que se vende em farmácias não?

Users who are viewing this thread

Voltar