[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

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R23.png



Fico devendo para vocês o trste no cinebench r23, tentei de diversas formas executar o r23, mas ele não abre.

Depois...

watecooler2.png


watecooler.png


Vou ter que desmontar todo o loop, encurtar essa mangueira que sobe para o radiador, e uma situação que está acontecendo no reservatório, ao desligar a máquina o reservatório ele fica cheio, e ao ligar a máquina o fluido desce de nível significativamente. Achei que fosse ar, mas estou usando a máquina com uma das conexões abertas a quase 18 horas e essa situação nao melhora.



IMG-20240812-WA0000.jpg
 
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Vou ter que desmontar todo o loop, encurtar essa mangueira que sobe para o radiador, e uma situação que está acontecendo no reservatório, ao desligar a máquina o reservatório ele fica cheio, e ao ligar a máquina o fluido desce de nível significativamente. Achei que fosse ar, mas estou usando a máquina com uma das conexões abertas a quase 18 horas e essa situação nao melhora.
Na vdd tá faltando água no seu reservatório, por isso que quando vc liga e o loop inicia, vc vê essa quantidade de água diminuindo
Não precisa desmontar o sistema se acho que é este o problema, apenas ligue o PC novamente complete quase até o topo do reservatório e feche-o novamente com o fitting, dps comece a dar uma chacoalhadas no PC para as bolhas de ar saírem de dentro do radiador e deixe esse loop trabalhando em velocidade de 75%
Verá que o reservatório novamente dará uma esvaziada, complete novamente até sentir que as bolhas estão diminuindo bastante e no final preencha o reservatório faltando um ou dois dedos pra completá-lo (geralmente esses reservatório possuem um cano que pequeno dentro deles na entrada de água que ajudam para que o loop não encha por completo quando desligar a máquina)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

perceba que os loops, na sua maioria, o reservatório está quase cheio:

redid-tubing-to-frosted-v0-15y7acrnnrhd1.jpeg


finally-ready-v0-fi8mej05hhhd1.jpg


6900xt-5800x3d-v0-g0c7j6k7cygd1.jpeg


first-machine-built-fractal-north-xl-v0-trb6d2wr4bgd1.jpg
 
Na vdd tá faltando água no seu reservatório, por isso que quando vc liga e o loop inicia, vc vê essa quantidade de água diminuindo
Não precisa desmontar o sistema se acho que é este o problema, apenas ligue o PC novamente complete quase até o topo do reservatório e feche-o novamente com o fitting, dps comece a dar uma chacoalhadas no PC para as bolhas de ar saírem de dentro do radiador e deixe esse loop trabalhando em velocidade de 75%
Verá que o reservatório novamente dará uma esvaziada, complete novamente até sentir que as bolhas estão diminuindo bastante e no final preencha o reservatório faltando um ou dois dedos pra completá-lo (geralmente esses reservatório possuem um cano que pequeno dentro deles na entrada de água que ajudam para que o loop não encha por completo quando desligar a máquina)
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perceba que os loops, na sua maioria, o reservatório está quase cheio:

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Mas porque o fluido volta para o reservatório quando de desliga?
Então, o meu medo de colocar mais fluido é na hora de desligar, o fluido vai subir para o radiador??
 
Mas porque o fluido volta para o reservatório quando de desliga?
Então, o meu medo de colocar mais fluido é na hora de desligar, o fluido vai subir para o radiador??
O fluído sobe pq para de circular pelo sistema, a água que estava no radiador então vai para o reservatório onde o msm ainda tem espaço para a água descer
Quando o reservatório está quase cheio, a água que volta ao msm por conta do radiador é menor, justamente por conta de não haver mais área disponível
Fica tranquilo que isso é normal, vc precisa completar com água o reservatório quando o loop está ligado (e não esqueça de dar pequenas chacoalhadas pra tirar algumas bolhas, mas dps que completou o reservatório e com ele fechado)
 
O fluído sobe pq para de circular pelo sistema, a água que estava no radiador então vai para o reservatório onde o msm ainda tem espaço para a água descer
Quando o reservatório está quase cheio, a água que volta ao msm por conta do radiador é menor, justamente por conta de não haver mais área disponível
Fica tranquilo que isso é normal, vc precisa completar com água o reservatório quando o loop está ligado (e não esqueça de dar pequenas chacoalhadas pra tirar algumas bolhas, mas dps que completou o reservatório e com ele fechado)
Eu tenho que completar o reservatório quando o loop tiver ligado? Mas a aguá que está voltando para reservátório quando ela chegar no topo ela vai subir para o radiador? Pois da forma que está no momento, com o loop desligado, ela já está quase no topo do reservatório, faltando dois dedos para chegar no topo... Obrigado desde já pela paciencia.
 
Mas porque o fluido volta para o reservatório quando de desliga?
Então, o meu medo de colocar mais fluido é na hora de desligar, o fluido vai subir para o radiador??
Só adicionando ao que o @Alberth-OC disse, no seu caso isso provavelmente sempre vai acontecer pq tem um radiador logo acima do reservatório, então a menos que vc encha 100% do loop sempre vai ter água pra voltar pro reservatório. Um jeito bom de mitigar isso é fazer a entrada do reservatório ser "afogada", acho que no seu loop da pra fazer de dois jeitos, deve ter uma entrada na tampa superior do reservatório não? Aí vc precisaria usar ela como entrada além de um daqueles tubinhos que encaixam por dentro... Ou vc "pula" o reservatório fazendo a entrada do radiador sendo em uma das entradas da bomba, como o reservatório estaria em outra entrada da bomba ele ainda mantém a função dele normalmente, esse seria o jeito sem vc precisar de mais nada (além de mangueira né).
Edit: se vc não tiver entendido avisa que eu devo conseguir achar uns exemplos aqui procurando fotos do meu loop antigo.
 
Só adicionando ao que o @Alberth-OC disse, no seu caso isso provavelmente sempre vai acontecer pq tem um radiador logo acima do reservatório, então a menos que vc encha 100% do loop sempre vai ter água pra voltar pro reservatório. Um jeito bom de mitigar isso é fazer a entrada do reservatório ser "afogada", acho que no seu loop da pra fazer de dois jeitos, deve ter uma entrada na tampa superior do reservatório não? Aí vc precisaria usar ela como entrada além de um daqueles tubinhos que encaixam por dentro... Ou vc "pula" o reservatório fazendo a entrada do radiador sendo em uma das entradas da bomba, como o reservatório estaria em outra entrada da bomba ele ainda mantém a função dele normalmente, esse seria o jeito sem vc precisar de mais nada (além de mangueira né).
Edit: se vc não tiver entendido avisa que eu devo conseguir achar uns exemplos aqui procurando fotos do meu loop antigo.
Na parte superior do reservatório eu tenho tres entradas, uma to topo que está ocupada pela barra de led e duas nas laterais, uma fechada com fetting de tampa e a outra que vem a água do radiador. Esse reservatório nao tem tem aqueles tubinhos. Quando vc diz que que a entrada do reservatório ser totalmente afogada, seria preencher totalmente o reservátório até o topo? Eu entendi até aqui..
 
Na parte superior do reservatório eu tenho tres entradas, uma to topo que está ocupada pela barra de led e duas nas laterais, uma fechada com fetting de tampa e a outra que vem a água do radiador. Esse reservatório nao tem tem aqueles tubinhos. Quando vc diz que que a entrada do reservatório ser totalmente afogada, seria preencher totalmente o reservátório até o topo? Eu entendi até aqui..
Entrada afogada é quando a entrada é abaixo do nível de água do topo do reservatório, se vc colocasse aqueles tubinhos no lugar da barra de led a entrada (no caso o fim do tubinho) seria abaixo do nível do reservatório. Acho que no seu caso o melhor seria na bomba mesmo, caso tenha alguma outra entrada, olhando pela foto aqui não estou conseguindo identificar se tem alguma outra entrada ou não.
 
Antes

R23.png



Fico devendo para vocês o trste no cinebench r23, tentei de diversas formas executar o r23, mas ele não abre.

Depois...

watecooler2.png


watecooler.png


Vou ter que desmontar todo o loop, encurtar essa mangueira que sobe para o radiador, e uma situação que está acontecendo no reservatório, ao desligar a máquina o reservatório ele fica cheio, e ao ligar a máquina o fluido desce de nível significativamente. Achei que fosse ar, mas estou usando a máquina com uma das conexões abertas a quase 18 horas e essa situação nao melhora.



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Achei que só eu estava com problemas de iniciar o R23.
Não sei mais o que fazer para essa bagaço funcionar.
O R15, R20 e R24 executam de boa, mas o R23 nem rezando.
 
Sabe onde consigo achar esse tubinho?
Achei que só eu estava com problemas de iniciar o R23.
Não sei mais o que fazer para essa bagaço funcionar.
O R15, R20 e R24 executam de boa, mas o R23 nem rezando.
Não é de agora que enfrento problemas para executar ele, faz tempo isso, de vez em quando ele resolve abrir, eu simplesmente esqueço ele e ai depois de algum tempo meses eu lembro e ai resolvo abrir e ele funciona.
 
Completou o reservatório como falei acima, @danilospina?
Eu coloquei mais fluido porém o comportamento é exatamente o mesmo ainda, com o loop ligado o reservatório fica na metade, ao desligar agora está completamente cheio, está acima do fim do acrílico, acima da borda, tanto que eu abri a conexão onde tem o fetting tampa, começou a sair fluido por essa conexão lateral, praticamente transbordando, abri para ver se tinha ar. Já balancei varias vezes o gabinete, porém não desce o nível do fluido.

20240813-010215.jpg


20240813-010337.jpg
 
Última edição:
Eu coloquei mais fluido porém o comportamento é exatamente o mesmo ainda, com o loop ligado o reservatório fica na metade, ao desligar agora está completamente cheio, está acima do fim do acrílico, acima da borda, tanto que eu abri a conexão onde tem o fetting tampa, começou a sair fluido por essa conexão lateral, praticamente transbordando, abri para ver se tinha ar. Já balancei varias vezes o gabinete, porém não desce o nível do fluido.

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20240813-010337.jpg
Se a primeira imagem for a do loop em funcionamento, preencha com mais água, colega
E ele vai encher msm o reservatório se nele não houver um tubo de medição para afogar radiador como o @Ferras citou acima
Veja que a imagem abaixo é o reservatório que uso e preste atenção que nele há um tubo dentro do reservatório que serve justamente para impedir que o fluído fique cheio até o talo:

S54cd8ff226f74684b939a19b3791270bd.jpg


E outra, não há problema se, msm completando quase até o talo o reservatório com água, a água fique cheia até o fim quando se desliga o PC, pois isso é normal
 
Eu coloquei mais fluido porém o comportamento é exatamente o mesmo ainda, com o loop ligado o reservatório fica na metade, ao desligar agora está completamente cheio, está acima do fim do acrílico, acima da borda, tanto que eu abri a conexão onde tem o fetting tampa, começou a sair fluido por essa conexão lateral, praticamente transbordando, abri para ver se tinha ar. Já balancei varias vezes o gabinete, porém não desce o nível do fluido.

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Precisa afogar a entrada, só assim pra resolver.

Como o @Alberth-OC disse, não chega a ser um problema, mas se deixar assim a tendência é sempre tem ar perdido pelo loop.
 
Precisa afogar a entrada, só assim pra resolver.

Como o @Alberth-OC disse, não chega a ser um problema, mas se deixar assim a tendência é sempre tem ar perdido pelo loop.
Na verdade chega a ser um problema sim, pois da forma que está vai sempre passar muito ar pela bomba e a bomba foi feita para trabalhar 100% afogada. Isso se chama "cavitação" e além de produzir ruído no funcionamento do sistema, reduz drasticamente a vida útil da bomba.
 
Na verdade chega a ser um problema sim, pois da forma que está vai sempre passar muito ar pela bomba e a bomba foi feita para trabalhar 100% afogada. Isso se chama "cavitação" e além de produzir ruído no funcionamento do sistema, reduz drasticamente a vida útil da bomba.
Vc tem razão sobre o ar, eu pensei apenas no problema do reservatório, isso não gera ar no loop por si próprio (afinal basicamente quando ele liga a água vai do reservatório para o último rad e quando ele desliga do último rad de volta pro reservatório), mas como a entrada do reservatório não está afogada essa d'água caindo da entrada gera muita turbulência no reservatório, o que acaba gerando muito ar na bomba. É, o cara tem que afogar mesmo, se não mais cedo ou mais tarde ele vai ter problemas.
 
Se a primeira imagem for a do loop em funcionamento, preencha com mais água, colega
E ele vai encher msm o reservatório se nele não houver um tubo de medição para afogar radiador como o @Ferras citou acima
Veja que a imagem abaixo é o reservatório que uso e preste atenção que nele há um tubo dentro do reservatório que serve justamente para impedir que o fluído fique cheio até o talo:

S54cd8ff226f74684b939a19b3791270bd.jpg


E outra, não há problema se, msm completando quase até o talo o reservatório com água, a água fique cheia até o fim quando se desliga o PC, pois isso é normal
Boa tarde, sim, a primeira imagem é do loop em funcionamento, a segunda é do loop parado, reservatório totalmente cheio, praticamente transbordando, o "problema" agora é que nao consigo abrir o loop para liberar a saida de ar, praticamente está transbordando. Se nao houver ar vou deixar assim até chegar esse novo reservatório.

Essas bolhas que se formam durante o funcionamento, por exemplo essa bomba é muito forte, tem um fluxo de água de 1500 L/H, quando o fluido cai do radiador para o reservatório forma essas microbolhas. Isso é prejudicial?
Voces tocaram no assunto do barulho, estou ouvindo um barulho fora do comum nessa bomba, pois eu já usei essa bomba no meu antigo loop, e ela nao fazia esse barulho, mas o meu antigo era diferente desse, usava reservatório de baia.

É possível adaptar esse tubinho dentro do reservatório, to tentando achar no BR para comprar, mas ta complicado.
Esse aqui resolveria o problema né?

 
Última edição:
Boa tarde, sim, a primeira imagem é do loop em funcionamento, a segunda é do loop parado, reservatório totalmente cheio, praticamente transbordando, o "problema" agora é que nao consigo abrir o loop para liberar a saida de ar, praticamente está transbordando. Se nao houver ar vou deixar assim até chegar esse novo reservatório.

Essas bolhas que se formam durante o funcionamento, por exemplo essa bomba é muito forte, tem um fluxo de água de 1500 L/H, quando o fluido cai do radiador para o reservatório forma essas microbolhas. Isso é prejudicial?
Voces tocaram no assunto do barulho, estou ouvindo um barulho fora do comum nessa bomba, pois eu já usei essa bomba no meu antigo loop, e ela nao fazia esse barulho, mas o meu antigo era diferente desse, usava reservatório de baia.
Bolhas não somem do dia pra noite, isso demora um tempo até todo ar sumir do sistema e por isso estamos pedindo pra vc encher o reservatório até o talo pra afogar o loop
Claro que, se vc não tiver um sistema que remova essa água toda, precisará primeiro comprá-lo pra dps fazer isso, pois imagina remover o fluído dps do reservatório cheio?
É possível adaptar esse tubinho dentro do reservatório, to tentando achar no BR para comprar, mas ta complicado.
Esse aqui resolveria o problema né?

Eu nunca vi esse tubinho sendo vendido e nem sei o nome dele pra pesquisar, mas vc pode até adaptar um colocando um fitting na parte de dentro do reservatório e cortando um pedaço pequeno do tubo pra remediar a parada
Se quiser comprar um reservatório só pra colocar o tubinho neste seu, tem esse link aqui:

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E acrescentando, compre estes dois ocmponentes pra facilitar a retirada do fluído do radiador:

 
Última edição:
Peguei esse reservatório, ele tem 50mm de diametro igual ao que eu tenho atualmente, então vou tentar aproveitar a parte superior que tem as conexoes essa torneira vou ligar direto na bomba.
E também isso..

Posso usar isso para afogar o radiador?

17236056781581684271905151257422.jpg
 
Última edição:
Peguei esse reservatório, ele tem 50mm de diametro igual ao que eu tenho atualmente, então vou tentar aproveitar a parte superior que tem as conexoes essa torneira vou ligar direto na bomba.
E também isso..

Posso usar isso para afogar o radiador?

17236056781581684271905151257422.jpg
Cara, calma! Não faça essa gambiarra no seu reservatório!

Esse tubo extensor no retorno para o reservatório não é necessário! No seu caso seu reservatório é grande, quando cheio as bolhas não iram chegar na sucção da bomba!

Li nos comentários acima que seu reservatório tem 3 caps da tampa superior.
1 tampa: Mangueira de retorno.
2 tampa: Fita de led.
3 tampa: Cap de manutenção. (Tampa lateral)

Apenas faça o seguinte:
Ligue seu PC, com o PC LIGADO e a bomba d'água funcionado (Não precisa ser velocidade máxima), COMPLETE O RESERVATÓRIO pelo cap lateral (tampa lateral superior) até o fluído chegar no topo!
Quando ver que esta chegando próximo de encher, feche o cap! E então deixe o pc ligado por uns 15, 20 munitos para retirar as bolhas do sistema!.
A imagem abaixo é o meu sistema, também não tenho o tubo extensor de retorno, e não tenho bolhas, pois o fluído está bem alto. Não se precupe com o nível quando desligar o PC, pois a água retorna por gravidade, como seu radiador está em nível acima do reservatório é comum isso ocorrer!

Unica coisa que indico você comprar é um fitting de despressurização, isso é uma peça MUITO importante para o funcionamento correto do WC e evita vazamentos. Como todo sistema trocador de calor, o fluído cria vapor (evaporação) e com isso é gerado uma pressão dentro do sistema! Quando o fluído passa do 40ºC as mangueiras ficam mais "moles" e soltam dos fittings com mais facilidade! Por isso muitos desinformados falam que WC custom "explode".

Compre um fitting desses da cor que preferir e instale em um dos tampões superior do reservatório, como instalado meu sistema conforme circulado na foto:

2.jpg

1.jpg

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Peguei esse reservatório, ele tem 50mm de diametro igual ao que eu tenho atualmente, então vou tentar aproveitar a parte superior que tem as conexoes essa torneira vou ligar direto na bomba.
E também isso..

Posso usar isso para afogar o radiador?

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Infelizmente você gastou grana com um novo reservatório e o problema de cavitação em sua bomba vai continuar! Mesmo intalando o tubo de retorno dentro do reservatóio, quando desligar o PC o nível vai continuar subindo. Não existe o que fazer, é a fisica natual do sistema.

Apenas complete o nível como expliquei acima! Seu problema será resolvido!
 
Peguei esse reservatório, ele tem 50mm de diametro igual ao que eu tenho atualmente, então vou tentar aproveitar a parte superior que tem as conexoes essa torneira vou ligar direto na bomba.
E também isso..

Posso usar isso para afogar o radiador?

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Tecnicamente pode, é uma gambiarra que funciona, a fitting é de cobre/latão, correto? Eu só não faria, sabe-se lá qual material que usaram nessa tinta externa aí....
Eu encheria o loop o máximo que vc conseguisse como cara de cima disse, sem isso, e deixaria quieto até o reservatório novo chegar, já que vc já comprou e já vai ter todo o trabalho de trocar quando ele chegar, sem contar que a bomba não vai abrir o bico em tão pouco tempo.

Cara, calma! Não faça essa gambiarra no seu reservatório!

Esse tubo extensor no retorno para o reservatório não é necessário! No seu caso seu reservatório é grande, quando cheio as bolhas não iram chegar na sucção da bomba!

Li nos comentários acima que seu reservatório tem 3 caps da tampa superior.
1 tampa: Mangueira de retorno.
2 tampa: Fita de led.
3 tampa: Cap de manutenção. (Tampa lateral)

Apenas faça o seguinte:
Ligue seu PC, com o PC LIGADO e a bomba d'água funcionado (Não precisa ser velocidade máxima), COMPLETE O RESERVATÓRIO pelo cap lateral (tampa lateral superior) até o fluído chegar no topo!
Quando ver que esta chegando próximo de encher, feche o cap! E então deixe o pc ligado por uns 15, 20 munitos para retirar as bolhas do sistema!.
A imagem abaixo é o meu sistema, também não tenho o tubo extensor de retorno, e não tenho bolhas, pois o fluído está bem alto. Não se precupe com o nível quando desligar o PC, pois a água retorna por gravidade, como seu radiador está em nível acima do reservatório é comum isso ocorrer!

Unica coisa que indico você comprar é um fitting de despressurização, isso é uma peça MUITO importante para o funcionamento correto do WC e evita vazamentos. Como todo sistema trocador de calor, o fluído cria vapor (evaporação) e com isso é gerado uma pressão dentro do sistema! Quando o fluído passa do 40ºC as mangueiras ficam mais "moles" e soltam dos fittings com mais facilidade! Por isso muitos desinformados falam que WC custom "explode".

Compre um fitting desses da cor que preferir e instale em um dos tampões superior do reservatório, como instalado meu sistema conforme circulado na foto:

2.jpg

1.jpg

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Infelizmente você gastou grana com um novo reservatório e o problema de cavitação em sua bomba vai continuar! Mesmo intalando o tubo de retorno dentro do reservatóio, quando desligar o PC o nível vai continuar subindo. Não existe o que fazer, é a fisica natual do sistema.

Apenas complete o nível como expliquei acima! Seu problema será resolvido!
Cara, já peço desculpas antecipadamente pois eu sei como isso vai soar, mas... A maioria do que vc falou é abobrinha, simplesmente.

Esse fitting de despressurização é completamente inútil, ele é praticamente uma porta aberta, a primeira vez que eu testei meu sistema com o testador a pressão sempre caia a zero e eu não sabia o motivo, o motivo é essa merda aí, ela não segura pressão alguma "ah mas essa é a função dele..." Negativo, ele deveria funcionar fechado e abrir apenas quando vc apertasse, mas não é isso que ocorre, ele é aberto e se vc apertar ele só escancara de vez, se acontecesse uma falha cadastrofica por pressão no loop a água simplesmente vazaria por ele, simples assim, mas esse tipo de falha não ocorre no reservatório porque a pressão nele tende a zero, vai vazar em algum outro lugar. A única vantagem de usar ela em vez de simplesmente deixar a porta aberta é que ele evita que poeira ou outras coisas entrem no loop. Se é pra usar ele é melhor um stop fitting daqueles que é fácil de girar com as mãos, aí e só dar uma abrida de vez em quando se o medo for pressão.
Ainda nesse assunto de pressão, a pressão por evaporação no loop é completamente irrelevante, se tem vapor suficiente pra ela ser relevante a mangueira já teria colapsado por temperatura . O ponto de maior pressão do loop é logo após a bomba, que é o ponto onde a água ainda tem toda a carga para vencer as resistências do loop, levando em conta uma D5 a 1gpm a pressão seria de uns 5 PSI, faz aí a conta estimando alguma porcentagem de evaporação, levando em conta ainda a reserva de ar compressível no reservatório... vc vai ver que a pressão por evaporação é irrelevante.

Além disso, seu loop é diferente do dele, os dois ainda são horríveis, mas o seu é menos pior, porque o seu ainda tem que vencer algumas resistências para a água voltar para o "tubão" quando vc desliga, quando vc desliga a pressão externa vai a zero, então pra água voltar para o "tubão" ela ainda precisa vencer esse tubo subindo e o filtro, no dele pra água voltar para o "tubão" não precisa de nada. Tubão, o que é isso? É esse negócio grande e grosso que vcs tem no meio do loop, pq reservatório eles não são, eles não cumprem a função de um... O reservatório é ou o ponto mais alto do loop ou o primeiro "dispositivo" afogado, o que dos dois estiver anterior a bomba primeiro (ou seja, o que estiver mais próximo e antes da bomba). O reservatório do loop dele é o radiador superior, que acaba se estendendo até parte do "tubão" pq pra trás tem as resistências naturais do loop, no seu loop o reservatório é, pelo que eu pode observar, o radiador de pé logo antes do "tubão".
Pensa bem, do jeito que o suposto reservatório está no loop de ambos, imagine que em vez de ser grosso ele é fino... qual a diferença dele pra qualquer outro tubo do loop? Nenhuma...
Vc conseguiria testar isso se seu radiador frontal tivesse entrada na traseira que nem alguns tem, se vc ligasse a bomba no mínimo possível e enchesse o loop pela traseira (que tá pra cima no seu loop) vc conseguiria ir enchendo até o suposto reservatório ficar completo e ele nunca ficaria com ar novamente (fora eventuais bolhas), pois o seu reservatório é a traseira do seu radiador. Aliás, dei um zoom aqui, impressão minha ou da pra ver a linha d'água não chegando nem a preencher todo o filtro? Traça a linha pro radiador que é exatamente ali que tá a linha d'água nele...
Reservatório tem que estar afogadado, simples assim, se não estiver ele não é reservatório. Com ele afogado pra água voltar pra ele ela precisaria ter pressão suficiente pra comprimir volume de ar igual ao volume que ela vai ocupar, no loop do amigo, bomba desligada pressão 0, então a pressão seria apenas a da altura da coluna d'água, no caso dele entre o radiador e a água do reservatório teria o que, uns 10cm? Então não vai comprimir e o reservatório vai cumprir a função de reservatório (claro, se ele afogar). No seu é ainda mais fácil de resolver porque já está "no esquema", a porta com stop fitting ali do lado da saída que vc está usando da bomba é uma entrada, não? Só passar a tesoura nesse tubo que sobe, passar as quinquilharias mais pra baixo e ligar o radiador nessa entrada em vez de em cima do tubão, aí o tubão vai digievoluir para reservatório. O amigo tbm conseguiria fazer isso e resolver sem gastar nada, mas já que ele comprou outro reservatório...
 
Última edição:
Tecnicamente pode, é uma gambiarra que funciona, a fitting é de cobre/latão, correto? Eu só não faria, sabe-se lá qual material que usaram nessa tinta externa aí....
Eu encheria o loop o máximo que vc conseguisse como cara de cima disse, sem isso, e deixaria quieto até o reservatório novo chegar, já que vc já comprou e já vai ter todo o trabalho de trocar quando ele chegar, sem contar que a bomba não vai abrir o bico em tão pouco tempo.


Cara, já peço desculpas antecipadamente pois eu sei como isso vai soar, mas... A maioria do que vc falou é abobrinha, simplesmente.

Esse fitting de despressurização é completamente inútil, ele é praticamente uma porta aberta, a primeira vez que eu testei meu sistema com o testador a pressão sempre caia a zero e eu não sabia o motivo, o motivo é essa merda aí, ela não segura pressão alguma "ah mas essa é a função dele..." Negativo, ele deveria funcionar fechado e abrir apenas quando vc apertasse, mas não é isso que ocorre, ele é aberto e se vc apertar ele só escancara de vez, se acontecesse uma falha cadastrofica por pressão no loop a água simplesmente vazaria por ele, simples assim, mas esse tipo de falha não ocorre no reservatório porque a pressão nele tende a zero, vai vazar em algum outro lugar. A única vantagem de usar ela em vez de simplesmente deixar a porta aberta é que ele evita que poeira ou outras coisas entrem no loop. Se é pra usar ele é melhor um stop fitting daqueles que é fácil de girar com as mãos, aí e só dar uma abrida de vez em quando se o medo for pressão.
Ainda nesse assunto de pressão, a pressão por evaporação no loop é completamente irrelevante, se tem vapor suficiente pra ela ser relevante a mangueira já teria colapsado por temperatura . O ponto de maior pressão do loop é logo após a bomba, que é o ponto onde a água ainda tem toda a carga para vencer as resistências do loop, levando em conta uma D5 a 1gpm a pressão seria de uns 5 PSI, faz aí a conta estimando alguma porcentagem de evaporação, levando em conta ainda a reserva de ar compressível no reservatório... vc vai ver que a pressão por evaporação é irrelevante.

Além disso, seu loop é diferente do dele, os dois ainda são horríveis, mas o seu é menos pior, porque o seu ainda tem que vencer algumas resistências para a água voltar para o "tubão" quando vc desliga, quando vc desliga a pressão externa vai a zero, então pra água voltar para o "tubão" ela ainda precisa vencer esse tubo subindo e o filtro, no dele pra água voltar para o "tubão" não precisa de nada. Tubão, o que é isso? É esse negócio grande e grosso que vcs tem no meio do loop, pq reservatório eles não são, eles não cumprem a função de um... O reservatório é ou o ponto mais alto do loop ou o primeiro "dispositivo" afogado, o que dos dois estiver anterior a bomba primeiro (ou seja, o que estiver mais próximo e antes da bomba). O reservatório do loop dele é o radiador superior, que acaba se estendendo até parte do "tubão" pq pra trás tem as resistências naturais do loop, no seu loop o reservatório é, pelo que eu pode observar, o radiador de pé logo antes do "tubão".
Pensa bem, do jeito que o suposto reservatório está no loop de ambos, imagine que em vez de ser grosso ele é fino... qual a diferença dele pra qualquer outro tubo do loop? Nenhuma...
Vc conseguiria testar isso se seu radiador frontal tivesse entrada na traseira que nem alguns tem, se vc ligasse a bomba no mínimo possível e enchesse o loop pela traseira (que tá pra cima no seu loop) vc conseguiria ir enchendo até o suposto reservatório ficar completo e ele nunca ficaria com ar novamente (fora eventuais bolhas), pois o seu reservatório é a traseira do seu radiador. Aliás, dei um zoom aqui, impressão minha ou da pra ver a linha d'água não chegando nem a preencher todo o filtro? Traça a linha pro radiador que é exatamente ali que tá a linha d'água nele...
Reservatório tem que estar afogadado, simples assim, se não estiver ele não é reservatório. Com ele afogado pra água voltar pra ele ela precisaria ter pressão suficiente pra comprimir volume de ar igual ao volume que ela vai ocupar, no loop do amigo, bomba desligada pressão 0, então a pressão seria apenas a da altura da coluna d'água, no caso dele entre o radiador e a água do reservatório teria o que, uns 10cm? Então não vai comprimir e o reservatório vai cumprir a função de reservatório (claro, se ele afogar). No seu é ainda mais fácil de resolver porque já está "no esquema", a porta com stop fitting ali do lado da saída que vc está usando da bomba é uma entrada, não? Só passar a tesoura nesse tubo que sobe, passar as quinquilharias mais pra baixo e ligar o radiador nessa entrada em vez de em cima do tubão, aí o tubão vai digievoluir para reservatório. O amigo tbm conseguiria fazer isso e resolver sem gastar nada, mas já que ele comprou outro reservatório...
Amigo kkkkkkkkkk.

Só uma curiosidade? Pode postar uma foto do seu water pf? Fiquei muito curioso em saber como é…

Parei de ler quando escreveu: ESSE FITTING É UNITIL!

Apenas estude um pouquinho, bem pouquinho mesmo e veja diferenças entre pressão, vazão, e deslocamento volumétrico… Apague que ainda dá tempo kkkkkkk.

Estude os tópicos acima e tenha uma pequena noção… Assim saberá e entenderá como de fato essa merda opera!

Outro detalhe, antes de falar PRESSÃO na saída da bomba, estude o que é preciso para “GERAR PRESSÃO” em um sistema térmico como esse? Se os componentes são restritivos ou não, o que é aquela informação de “coluna d’água” quem vem na caixinha das bombas… Estude!

E O ÚLTIMO E NÃO MENOS IMPORTANTE! DEIXE SEU WC (Caso tenha) LACRADADO! NÃO USE NENHUM FITTING PARA ALÍVIO!

Abrçs!
 
Amigo kkkkkkkkkk.

Só uma curiosidade? Pode postar uma foto do seu water pf? Fiquei muito curioso em saber como é…

Parei de ler quando escreveu: ESSE FITTING É UNITIL!

Apenas estude um pouquinho, bem pouquinho mesmo e veja diferenças entre pressão, vazão, e deslocamento volumétrico… Apague que ainda dá tempo kkkkkkk.

Estude os tópicos acima e tenha uma pequena noção… Assim saberá e entenderá como de fato essa merda opera!

Outro detalhe, antes de falar PRESSÃO na saída da bomba, estude o que é preciso para “GERAR PRESSÃO” em um sistema térmico como esse? Se os componentes são restritivos ou não, o que é aquela informação de “coluna d’água” quem vem na caixinha das bombas… Estude!

E O ÚLTIMO E NÃO MENOS IMPORTANTE! DEIXE SEU WC (Caso tenha) LACRADADO! NÃO USE NENHUM FITTING PARA ALÍVIO!

Abrçs!
Sei muito bem do que falo, só tive aulas de mecânica dos fluidos no biênio da poli-usp, apenas isso, tive tanto lab exatamente sobre esse assunto que até dei uma gargalhada com essa sua pseudo-carteirada...

Ta na mão:
Imagem-do-Whats-App-de-2024-08-15-s-12-23-29-0b750b50.jpg

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Não da pra ver pq nas fotos, mas o loop esta devidamente "lacrado", não explodiu até hoje, mas não há risco algum de vazamento, pelo menos não por pressão...

Meu primeiro de muito tempo atrás, num estilo mais clássico (também lacrado, devo ter muita sorte de nada vazar mesmo sem aliviar a pressão):
YjEwUzQ.jpg



Eu disse que o fitting é inútil e falei EXATAMENTE o motivo, vc só disse que parou de ler e não argumentou nada de porque ele seria útil... complicado...
Se tu quiser realmente insistir eu posso simplesmente pegar um radiador reserva que eu tenho aqui, colocar essa inutilidade numa ponta, o testador na outra e fazer um vídeozinho mostrando ele não segurando pressão alguma... ou seja, usar ele e não usar nada da na mesma (a não ser, como eu disse, pra não entrar poeira e outras coisas no loop). No caso do loop do amigo se ele afogar corretamente a entrada do reservatório ele precisa fechar direito o mesmo, se ele usar isso dai ele corre um sério risco de vazamento, haja vista que o radiador ainda será o ponto mais alto do loop...


Não entendi exatamente qual o ponto de vc citar as especificações da bomba, pois a grosso modo elas são irrelevantes, esse valor de coluna dagua ai nas especificões da bomba é a pressão máxima que a bomba consegue vencer quando a vazão tendesse zero (ou seja, quando toda a energia da bomba estivesse sendo usada pra vencer a resistência ao ponto de quase não existir vazão), analogamente a vazão da especificação é a vazão maxima possível sem nenhuma resistência, essas informações são irrelevantes pois elas nunca ocorrerão na prática, já que sempre vai ter dispositivos no sistema que geram perda de pressão... Alias, por vc ter usado o termo deslocamento volumétrico da a entender que vc ta pensando em bombas de óleo, se for isso mesmo, VIXI, descobri de onde vem sua confusão...

O que é relevante de fato são as curvas da bomba
120352_Laing-D5.jpg


Lembro de uma vez que eu tive que montar esse gráfico pra uma bomba genérica que tinha no lab de mecânica dos fluidos da usp, ficava do lado do tanque de testes de submarino esse lab, mó trabalhão, mas, aparentemente, eu preciso estudar mais :shrug:

Aulinha sobre o gráfico, as curvas marcadas numéricamente é o nível pwm ou o seletor nas D5 vario.
O cálculo é muito mais complicado do que o que eu vou falar agora porque a resistência dos dispositivos também dependem da vazão (quanto maior a vazão, maior a resistência), mas basicamente, se tudo que eu tenho no meu loop gera 5 PSI de resistência e eu quero 1 GPM de vazão (1 GPM meio que garante que o fluxo vai ser turbulento, algo altamente desejável num loop), então eu teria que colocar a bomba no nível 5. Foi esse exemplo que eu usei antes pois creio que 5 PSI é o maior valor que garante 1 GPM pra bomba na velocidade máxima. E o dispositivo sujeito a maior pressão é o logo após a bomba, ai a pressão vai caindo conforme vai passando pelos dispositivos, eu já vi esse fenômeno fisicamente no laboratório, no sistema da bancada haviam tubos livres pra cima conectados no tubão que havia o fluxo em sí, então dava pra ver visualmente a coluna dágua antes e após cada um dos dispositivos, usamos aquela bancada pra dois labs, um pra montar o gráfico da bomba que eu já mencionei e outro para descobrir a queda de pressão dos dispositivos que íamos acoplando... enfim...

Enfim, contra argumenta ai estudioso, estou no aguardo do cálculo da pressão por evaporação e de como ela é relevante frente aos 5PSI (lembrando que geralmente os testadores tem o "verde"entre 0,5 e 0,75 bar...).
 
Pessoal, eu cancelei o pedido ontem, pois achei esse fitting, o material dele eu nao sei, mas quando eu comprei meu antigo radiador ele veio junto, é um fitting do tipo barb, ele nao tem rosca para segurar o tubo, apenas a rosca de G1/4. Quanto o fluído voltar eu nem to ligando mais, o que estou preocupado memso é o fato da bomba estar fazendo barulho e eu nao sei se é por causa do ar. Como disse nas mensagem acima, quando a agua cai do dentro do reservatório cria bolhas e nao sei se é por isso que a bomba está fazendo barulho, já usava essa bomba antes e ela nao fazia esse barulho que está fazendo agora, a culpa desse barulho é ar?

Se eu colocar esse tubo extensor dentro do reservatório fazendo com que a agua que vem radiador caia pelo tubor extensor dentro do reservatório e deixar a entrada dele afogada como foi sugerido no início vai resolver esse problema? Se eu colocar um difusor de agua vai ajudar?

Ahh e só para avisar, acabei tirando a barra de led. Na parte superior do reservatório, nas laterais eu tenho duas conexoes, uma delas usada pela mangueira que vem do radiador e a outra fechada com fitting tampa, e tem a entrada superior também que está fechada com fitting tampa. A minha intençao no final de semana é tirar a entrada da agua pela lateral e deixar na entrada da parte superior e as duas conexoes laterais fechadas com fitting tampa.
 
Última edição:
Sei muito bem do que falo, só tive aulas de mecânica dos fluidos no biênio da poli-usp, apenas isso, tive tanto lab exatamente sobre esse assunto que até dei uma gargalhada com essa sua pseudo-carteirada...

Ta na mão:
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Não da pra ver pq nas fotos, mas o loop esta devidamente "lacrado", não explodiu até hoje, mas não há risco algum de vazamento, pelo menos não por pressão...

Meu primeiro de muito tempo atrás, num estilo mais clássico (também lacrado, devo ter muita sorte de nada vazar mesmo sem aliviar a pressão):
YjEwUzQ.jpg



Eu disse que o fitting é inútil e falei EXATAMENTE o motivo, vc só disse que parou de ler e não argumentou nada de porque ele seria útil... complicado...
Se tu quiser realmente insistir eu posso simplesmente pegar um radiador reserva que eu tenho aqui, colocar essa inutilidade numa ponta, o testador na outra e fazer um vídeozinho mostrando ele não segurando pressão alguma... ou seja, usar ele e não usar nada da na mesma (a não ser, como eu disse, pra não entrar poeira e outras coisas no loop). No caso do loop do amigo se ele afogar corretamente a entrada do reservatório ele precisa fechar direito o mesmo, se ele usar isso dai ele corre um sério risco de vazamento, haja vista que o radiador ainda será o ponto mais alto do loop...


Não entendi exatamente qual o ponto de vc citar as especificações da bomba, pois a grosso modo elas são irrelevantes, esse valor de coluna dagua ai nas especificões da bomba é a pressão máxima que a bomba consegue vencer quando a vazão tendesse zero (ou seja, quando toda a energia da bomba estivesse sendo usada pra vencer a resistência ao ponto de quase não existir vazão), analogamente a vazão da especificação é a vazão maxima possível sem nenhuma resistência, essas informações são irrelevantes pois elas nunca ocorrerão na prática, já que sempre vai ter dispositivos no sistema que geram perda de pressão... Alias, por vc ter usado o termo deslocamento volumétrico da a entender que vc ta pensando em bombas de óleo, se for isso mesmo, VIXI, descobri de onde vem sua confusão...

O que é relevante de fato são as curvas da bomba
120352_Laing-D5.jpg


Lembro de uma vez que eu tive que montar esse gráfico pra uma bomba genérica que tinha no lab de mecânica dos fluidos da usp, ficava do lado do tanque de testes de submarino esse lab, mó trabalhão, mas, aparentemente, eu preciso estudar mais :shrug:

Aulinha sobre o gráfico, as curvas marcadas numéricamente é o nível pwm ou o seletor nas D5 vario.
O cálculo é muito mais complicado do que o que eu vou falar agora porque a resistência dos dispositivos também dependem da vazão (quanto maior a vazão, maior a resistência), mas basicamente, se tudo que eu tenho no meu loop gera 5 PSI de resistência e eu quero 1 GPM de vazão (1 GPM meio que garante que o fluxo vai ser turbulento, algo altamente desejável num loop), então eu teria que colocar a bomba no nível 5. Foi esse exemplo que eu usei antes pois creio que 5 PSI é o maior valor que garante 1 GPM pra bomba na velocidade máxima. E o dispositivo sujeito a maior pressão é o logo após a bomba, ai a pressão vai caindo conforme vai passando pelos dispositivos, eu já vi esse fenômeno fisicamente no laboratório, no sistema da bancada haviam tubos livres pra cima conectados no tubão que havia o fluxo em sí, então dava pra ver visualmente a coluna dágua antes e após cada um dos dispositivos, usamos aquela bancada pra dois labs, um pra montar o gráfico da bomba que eu já mencionei e outro para descobrir a queda de pressão dos dispositivos que íamos acoplando... enfim...

Enfim, contra argumenta ai estudioso, estou no aguardo do cálculo da pressão por evaporação e de como ela é relevante frente aos 5PSI (lembrando que geralmente os testadores tem o "verde"entre 0,5 e 0,75 bar...).
Muito bom saber que consigo conversar com alguém com mínima noção, pelo menos da teoria, mas na prática…

Também tive isso que pôde-se chamar de experiência na US. Sou Eng. de matérias pós graduado em Termodinâmica dos fluidos amigo. E atualmente engenheiro de desenvolvimento na GE. Então endosso meu post acima, todo sistema de WC tem que ser “aberto” como assim você diz! De fato aquele fitting não pode ser classificado como uma válvula! Vamos chamá-lo de respiro… E recomento você a abri-lo e testá-lo novamente! Sua função não é reter AR como você tentou fazer, pressurizando o sistema usando o mesmo kkkkkkk.
Aplique novamente inunde o sistema, e depois me diga de vazar fluído.
Além disso toda essa análise para um WC de computador? Kkkkk Dissipar 500, 600W?
Acho que está no caminho errado amigo…

Uma breve explanação, sistemas que trabalham acima de 70 graus celsius é recomendado operar em estanqueidade, pelo fato da ebulição e outros blábláblá iguais ao que você citou acima!

Sobre confusão com bombar volumétricas… Bombas de óleo, caso tiver alguma dúvida, pode me chamar. Atuei algum tempo na L’Orange nos EUA, caso tenha alguma dúvida pode me consultar.

Muito bonito seu WC, mas ainda recomento na parte mais alta do seu WC (parte gasosa) manter com preção ATM. Gera uma série de benefícios para o sistema, principalmente a bomba! Estude fisicamente a construção da bomba que irá entender!
Outro ponto são esses tubos PetG, minha desculpas mas uma merda! Já usei e francamente, uma merda para manutenção.

Segue fotos do meu WC com menos firula e parafernália, mas com capacidade de carga térmica muito parecida… Seu rad superior é 360 mais largo, similar ao meu de 280 superior, mas no meu caso o meu de 280 é fluxo triplo, ao invés de fluxo duplo igual ao seu. Infelizmente estou em viagem e não tenho fotos atuais, mas retirei o suporte da VGA, troquei block CPU, VGA está na vertical… Quando voltar posto mais fotos.

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