Sei muito bem do que falo, só tive aulas de mecânica dos fluidos no biênio da poli-usp, apenas isso, tive tanto lab exatamente sobre esse assunto que até dei uma gargalhada com essa sua pseudo-carteirada...
Ta na mão:
Não da pra ver pq nas fotos, mas o loop esta devidamente "lacrado", não explodiu até hoje, mas não há risco algum de vazamento, pelo menos não por pressão...
Meu primeiro de muito tempo atrás, num estilo mais clássico (também lacrado, devo ter muita sorte de nada vazar mesmo sem aliviar a pressão):
Eu disse que o fitting é inútil e falei EXATAMENTE o motivo, vc só disse que parou de ler e não argumentou nada de porque ele seria útil... complicado...
Se tu quiser realmente insistir eu posso simplesmente pegar um radiador reserva que eu tenho aqui, colocar essa inutilidade numa ponta, o testador na outra e fazer um vídeozinho mostrando ele não segurando pressão alguma... ou seja, usar ele e não usar nada da na mesma (a não ser, como eu disse, pra não entrar poeira e outras coisas no loop). No caso do loop do amigo se ele afogar corretamente a entrada do reservatório ele precisa fechar direito o mesmo, se ele usar isso dai ele corre um sério risco de vazamento, haja vista que o radiador ainda será o ponto mais alto do loop...
Não entendi exatamente qual o ponto de vc citar as especificações da bomba, pois a grosso modo elas são irrelevantes, esse valor de coluna dagua ai nas especificões da bomba é a pressão máxima que a bomba consegue vencer quando a vazão tendesse zero (ou seja, quando toda a energia da bomba estivesse sendo usada pra vencer a resistência ao ponto de quase não existir vazão), analogamente a vazão da especificação é a vazão maxima possível sem nenhuma resistência, essas informações são irrelevantes pois elas nunca ocorrerão na prática, já que sempre vai ter dispositivos no sistema que geram perda de pressão... Alias, por vc ter usado o termo deslocamento volumétrico da a entender que vc ta pensando em bombas de óleo, se for isso mesmo, VIXI, descobri de onde vem sua confusão...
O que é relevante de fato são as curvas da bomba
Lembro de uma vez que eu tive que montar esse gráfico pra uma bomba genérica que tinha no lab de mecânica dos fluidos da usp, ficava do lado do tanque de testes de submarino esse lab, mó trabalhão, mas, aparentemente, eu preciso estudar mais
Aulinha sobre o gráfico, as curvas marcadas numéricamente é o nível pwm ou o seletor nas D5 vario.
O cálculo é muito mais complicado do que o que eu vou falar agora porque a resistência dos dispositivos também dependem da vazão (quanto maior a vazão, maior a resistência), mas basicamente, se tudo que eu tenho no meu loop gera 5 PSI de resistência e eu quero 1 GPM de vazão (1 GPM meio que garante que o fluxo vai ser turbulento, algo altamente desejável num loop), então eu teria que colocar a bomba no nível 5. Foi esse exemplo que eu usei antes pois creio que 5 PSI é o maior valor que garante 1 GPM pra bomba na velocidade máxima. E o dispositivo sujeito a maior pressão é o logo após a bomba, ai a pressão vai caindo conforme vai passando pelos dispositivos, eu já vi esse fenômeno
fisicamente no laboratório, no sistema da bancada haviam tubos livres pra cima conectados no tubão que havia o fluxo em sí, então dava pra ver visualmente a coluna dágua antes e após cada um dos dispositivos, usamos aquela bancada pra dois labs, um pra montar o gráfico da bomba que eu já mencionei e outro para descobrir a queda de pressão dos dispositivos que íamos acoplando... enfim...
Enfim, contra argumenta ai estudioso, estou no aguardo do cálculo da pressão por evaporação e de como ela é relevante frente aos 5PSI (lembrando que geralmente os testadores tem o "verde"entre 0,5 e 0,75 bar...).