• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

Cara que stress, fui vítima da Bitspower de novo, detesto essa marca e é a segunda vez que sou vítima da falta de controle de qualidade deles e pelo mesmo problema. Estou montando um loop novo com rigid tubing, comprei o reservatório deles por que queria colocar um reservatório pequeno ( Multi Tank Z 50) e o cara vazou no fundo.

Oque mata mesmo é não poder ir ali e trocar saca? Este é outro detalhe que me brocha se trantando de watercooling, um negócio dá pau e é mais 40 dias no mínimo para comprar outro e tocar em frente. O RMA de um reservatório nem vale a pena, só frete para mandar já quebra as pernas.

Alguma idéia para acabar com esse vazamento? Assim que terminar faço um worklog :).
Bitspower só fittings, o resto é meio dispensavel:haha:

Falando em rigid tubing, preciso montar um tutorialzinho pra por no tópico, se alguém estiver disposto a fazer, e ficar bom coloco no primeiro post e coloco os créditos.
 
Última edição:
Bitspower só fittings, o resto é meio dispensavel:haha:

Falando em rigid tubing, preciso montar um tutorialzinho pra por no tópico, se alguém estiver disposto a fazer, e ficar bom coloco no primeiro post e coloco os créditos.

hehehe vou fazer minha faxina, não diria que é um tutorial...estou pensando apenas dizer como fiz e porque, dando minha opnião, não sou organizado o suficiente para fazer um passo a passo eficiente. Vou postar um monte de fotos e falar mal disso e daquilo (como sempre). Para falar a verdade estará mais para varal de favela do que para tutorial.
 
hehehe vou fazer minha faxina, não diria que é um tutorial...estou pensando apenas dizer como fiz e porque, dando minha opnião, não sou organizado o suficiente para fazer um passo a passo eficiente. Vou postar um monte de fotos e falar mal disso e daquilo (como sempre). Para falar a verdade estará mais para varal de favela do que para tutorial.
Tranquilo, mas deixo em aberto pra alguém que se dispor:haha:
A galera me cobra, mas eu estou meio sem tempo pra pesquisar a respeito.
 
Galera,vou fazer uma compra na Frozen queria uma opinião de vocês ,essa lista aqui tem dois radiadores ,a duvida e essa compro somente um ou dois ?
Apenas 1 Vga e Cpu..
Aceito sugestões !
wi4y8.png
 
Galera,vou fazer uma compra na Frozen queria uma opinião de vocês ,essa lista aqui tem dois radiadores ,a duvida e essa compro somente um ou dois ?
Apenas 1 Vga e Cpu..
Aceito sugestões !
http://i59.tinypic.com/wi4y8.png

depende de varios fatores, tdp das peças, temperatura ambiente, rpm das ventoinhas, overclock, tipo de loop, etc. por estimativa um radiador de 240mm dissipa 450w, o que daria pra seu i5(suponhado que seja ele) + uma gtx780(250w). considerando a dificuldade de passar por importação e os gastos envolvidos, eu pegaria o st30 que sozinho dissipa pelo menos 600w e da conta de um sli, deixando pra vc margem pra upgrades, overclock, etc.

se escolher o xt45 de 240mm, tb dará conta.
 
Última edição:
Olá pessoal, deixando a preguiça de lado resolvi colocar aqui a epopéia de montar um loop em acrílico. Não esperem uma obra de arte no texto ou fotos espetaculares que alías tirei com meu celular, não é um tutorial e muito menos um passo a passo, mas com certeza o texto irá conter informações importantes para que quiser se aventurar em fazer um loop com Rigid Tubing. Vou deixar minhas opniões, aliás sou bem crítico em relação à qualidade do material afinal não pagamos pouco em nenhum dos componentes além da dificuldade de se obter, eu sempre compro tudo lá fora, esta sacolada veio da Frozen por que acho inaceitável os preços que cobram aqui, chega a ser desonesto me desculpem o pessoal que trabalham vendendo watercooling mas vocês estão exagerando mesmo considerando imposto, mas enfim, continuem fazendo este papel por que isto é típico deste país de m* (começaram as críticas heheheh).

Voltando ao assunto quero ressaltar o seguinte para os menos experientes: Não é "Engenharia Espacial", como dizem os americanos: "Rocket Science" montar um loop, seja com tubo flexível ou acrílico, percebo que existe uma certa lenda em torno disso, já montei alguns para mim e vários para amigos e posso dizer seguramente que qualquer um pode fazer, desde que se planeje de maneira correta.


Vamos à sacola de muambas (taxada como sempre).












IMG_20140804_213045977.jpg


1 - CPU Block Swiftech Apogee HD
1 - GPU Block EK GeForce 780 GTX T Nickel
1 - Pump EK DCP 4.0 PWM
1 - Radiador EK High Performance CoolStream 240 PE Series
1 - Radiador EK High Performance CoolStream 120 PE Series
2 - Packs de Tubos com 4 unidades (24 Pol) cada Monsoon 1/2" OD Transparente.
18 - Compression Fittings PrimoChilll 1/2" OD Rigid Revolver Nickel Plated.
1 - Silicon Bending Cord Monsoon 3/8" ID 62CM (2 Foot).
1 - Reservatório Bitspower Tank Z-Multi 50 Transparente.
1 - Vávula Bitspower G1/4" Silver.
1 - XSPC LCD Temperature Sensor V2 - Blue Backlight w/ G1/4 Sensor Plug

Usei mais 2 stops fittings que já tinha, sobraram de algum erro em outros projetos. Sobre os itens vou colocar meus comentários durante o desenrolar da história.
Antes de mais nada eu havia decidido o seguinte: Iria fazer um loop de acrílico de verdade, como diz um amigo meu, Acrilico Nativo hehehe, iria fazer as curvas no acrílico sem usar fittings de 90 ou 45 graus, primeiro por que não acho legal usar estes caras no acrílico e segundo por que iria encarecer o projeto absurdamente. Eu já tinha idéia que era um desafio por que algumas curvas teriam de ser bem fechadas e esquentar e curvar o tubo tem suas limitações.

Demais Hardware:
- Case Corsair Carbide Air 540.
- Asus X79-Deluxe (A Asus tem lá suas vantagens, na minha opnião pessoal não dá para comparar e entre todos os pontos fortes eu destaco o Fan Xpert 2, com ele dá para deixar o PC campeâo em silêncio e ainda ter boas temps. O Fan Xpert por si só para mim já é motivo para aceitar pagar mais caro por uma mobo, já tentei com ASRock e Gigabyte e não tive o mesmo resultado.
- 48GB G.Skill RipJaws 1600Mhz (era pra ser 64GB, mas usei 16 para somar em outro PC aonde preciso de 32GB).
- Fonte Corsair 760 AXi.
- EVGA 780 TI SC ACX.
- 2x 5 1/4 Hot Swap Akasa Lockstor M51.
- 3x Corsair AF 120 Quiet Edition Led White ( para os rads, cortei o cabo dos leds, eu tenho aqui 3 noctuas NF-P12 que são incomparáveis, mas as cores do noctua é oque mata, resolvi usar os AF 120 mesmo)
-2x Corsair AF 140 Quiet Edition Led White (para intake na frente, não usei os AF 140 que vem no Carbide 540 por que são horríveis com pás cinzas, prefiro com pás transparentes mas cortei o cabo dos leds também, definitivamente não curto led em fan e não critico que gosta é que talvez eu não tenha mais idade para isso, é quase como comprar um tênis que ascende quando vc pisa hehehehe).



Swiftech Apogee HD

cpu-block.jpg


Um dos melhores blocks que já tive, escolhi ele por para este loop por várias razões mas uma delas foi a opção de mais entradas e saídas, minha ídeia é colocar o XSPC Display com sensor de temperatura em um das saídas.



EK DCP 4.0 PMW
Há os adoradores dos Laing e há os caras como eu, gosto muito desse pump na versão PMW, muito forte (800L/h) e muito silencioso, já a versão sem PWM eu não recomendo, gira muito e causa ruído pra caramba.
Resumo da ópera nos pumps de acordo com minha experiência: É uma ilusão achar que você precisa de 800L/h ou mais para tocar o loop em load, se a pressão for muita poderá gerar vazamentos e qualquer coisa acima de 400L/h não vai fazer diferença nas temps.


ek-pump.jpg







EK CoolStream Radiators


radsx2.jpg


Escolhi esses caras pelo visual e pela eficiência, na verdade eu ia colocar um de 140mm e outro 2x140mm mas fiquei com receio de apertar muito as coisas, o Carbide 540 Air suporta na boa mas não tinha certeza de que ia rolar por que já tinha decidido colocar um rad duplo no teto e um na traseira (é lá que eles se encontram). Acho o Carbide 540 bem bonito só com os fans na frente, não considerei poluir com um radiador de 360mm, além do que fiz questão de colocar 2 fans de 140mm como intake na frente, dessa forma eu posso usar o 2x120mm no teto e 1x120mm na traseira como exhaust, evitando a fábrica de poeira de que são os fans intake. Alguém ai vai dizer: "Já ficou provado que intake nos rads melhoram as temps", é verdade mas neste caso tenho 2 intakes eficientes na frente e sem barreiras, o ar que o fan vai jogar no rad vai estar quase ou tão frio quanto o de fora de case.

Reservatório Bitspower Tank Z-Multi 50

res.jpg


Como disse um manolo no fórum, Bitspower só Fittings e é a pura verdade. Notaram o anel de borracha do lado? Pois é, pela segunda vez fui vítima da Bitspower com reservatório vazando na rosca, mas é o seguinte: Acho o reservatório um mal necessário e dessa vez eu planejei colocar um bem pequeno por que ia dar um jogo legal com os Rigid Tubing e reservatório pequeno só a Bitspower faz. Procurei na rede uma solução para o vazamento que era bem pouco...uma gotinha por hora, da outra vez usei silicone que funciopnou mas ficou horrível., resolvi que dessa vez não teria gambiarras. Peguei o reservatório e resolvi arriscar numa "Central dos Reparos" e voilá...achei um anel que servia perfeitamente, a solução ficou limpa e profissional e sem diferença do visual original pela bagatela de 1 real.


GPU Block EK GeForce 780 GTX T Nickel




gpu-block-only.jpg


Esse block de GPU é um dos que considero mais eficientes e fáceis de tirar as microbolhas de ar, a restrição dele no flow é quase nenhuma comparada a outros que já tive além do que curto bastante o visual, que também no final das contas não faz diferença num case com a mobo na vertical hehehee.

Compression Fittings PrimoChilll 1/2" OD Rigid Revolver Nickel Plated

fittings.jpg


Acho muito bonito esse cara aí e qualidade da Primochill é indiscutível, mas sinceramente não era minha primeira opção, por questões visuais eu queria o
Mosoon Economic mas não estava disponível na Frozen, os Monsoon Chain Gun não tinha o prata, então acabei comprando os Primochill mesmo que não ficam devendo
em nada aos outros.
Observações Importantes:
1 - Cuidado ao comprar Rigid Fittings, os EK acreditem ou não não são reusáveis, enfiou o tubo já era, se tirar pode preparar velório do anel de borracha, a não ser que compre mais anéis sobressalentes. Que idéia absurda esta. Trabalhar com Rigid Tubing é meio complicado, a gente erra na curva, erra no corte e o Fitting não sobrevive ao erro? Complicado começar uma coisa que você sabe que não tem espaço para erro, putz eu quero acertar mas erro pra caramba e quero poder errar ou decidir fazer diferente, melhor depois de pronto.
2 - Ao comprar os Fittings atenha-se em comprar o tubo do mesmo fabricante caso contrário mesmo seguindo a medida pode não servir, nada que uma lixa na ponta não resolva mas é melhor evitar comprar tubos e fitting de diferentes fabricantes.
3 - O tamanho dos fittings, principalmente os Primochill rigid revolver e Monsson Chain Gun podem conflitar com o espaço livre entre entrada e saídas do block da CPU, já vi reclamações na rede de gente com com blocks EK e XSPC (não lembro o modelo) dizendo que os fittings não encaixam por baterem um no outro, vale a pena conferir essa informação antes de comprar os fittings ou blocks.


Tubo de acrílico Monsoon 1/2" OD Transparente


tube.jpg


Comprei 3 caixas com 4 tubos cada. cada tubo tem mais ou menos 60CM, um exagero? nunca se sabe queria uma margem grande para erro, caso faltasse estaria condenado a esperar mais 40 dias já que vivemos no país aonde tem coisas como jabuticaba e arara azul que não servem para nada, mas se você procurar um tubo acrílico é melhor desistir da idéia e arrumar outra coisa pra fazer.
Contrariando meu conselho acabei comprando um tubo de marca diferente do fitting por que na Frozen não tinha tubos Primochill, arrisquei e me dei bem, não precisei nem lixar : ) . Crianças, não tentem fazer isso em casa por que pode não dar certo.

Ferramentaria










hardware.jpg


1 - Soprador térmico (Heat Gun) para esquentar o tubo e fazer as curvas, não dá para fazer com secador de cabelo galera, por isso nem tentem. Os secadores de cabelo mais fortes demoram muitoooooooo tipo uns 10 minutos para amolecer o tubo e vc vai usar muitas vezes. Uma Heatgun vc consegue por até 49 dilmas no mercado livre, sei que é complicado gastar com isso por que vc vai usar uma vez na vida e outra na morte mas recomendo sacrificar essa grana, vai deixar seu trabalho bem mais fácil.
2 - Arco para serrar é oque há, barato e eu já tinha em casa, já vi gente usar até tico-tico para cortar o tubo, achei um exagero...é verdade que o arco não deixa o extremidade perfeita mas para isso que também serve a lixa, para tirar as rebarbas e até acertar as bordas se precisar mas já vou adiantar que as bordas não precisam estar totalmente perfeitas para dar certo.
3 - Corda de Silicone 3/8 OD para colocar no tubo antes de esquentar e fazer as curvas, o cara de silicone impede que o tubo amasse nas curvas e deixa o trabalho perfeito, o OD tem que ser obviamente o ID do tubo para caber, caso ele enrosque para correr por dentro do tubo você pode usar óleo de oliva ( dá um pouco de trabalho para tirar depois mas sai), não use detergente por que quando você esquentar o detergente ferve e estraga o tubo pipocando tudo por dentro. Eu não precisei usar, no meu caso deslizou na boa dentro do cano.
4 - Serra copo 13MM, este item só se aplicou no meu caso, na minha opnião Rigid Tubing exige pelo menos uma drain port, se conseguir fazer uma fill port também melhor ainda, mais detalhes à frente.


Mãos à obra.












cpu-block1.jpg

Block já montado com o kit LGA2011


block-2.jpg

Fittings, detalhe do tamanho ao lado do block


cpu-block3.jpg

Fittings instalados no block, dá para perceber no detalhe que não dá para instalar 3 deles se quisesse colocar mais uma saída. O fitting que
vem com o sensor de temperatura que pretendo colocar é low profile e bem pequeno, não vai ser um problema.

cpu-block4.jpg


Visão de cima, o acabamento dos fittings é simplesmente perfeito.
Uma observação sobre os items temáticos, já fiz muito isso, comprava fittings com a mesma cor do heatsinks da mobo que por sua vez da mesma
cor dos heatsinks da memória, mangueiras da mesma cor, leds, bicicleta, cor da cueca e etc... Definitivamente parei com isso, quero ter liberdade de reusar esses
itens em outros builds sem destoar, sendo assim comprei os fittings prata que são neutros, os tubos transparentes e o reservatório seguindo a mesma linha.


mobo.jpg


Mobo com processador e memórias já instalados, sobrou um slot de memória de cada lado, já que desfalquei 16GB desse build
para usar em outra máquina, preciso de 32GB na outra máquina para trampar com ESXI e no final das contas achei que 48GB
dá e sobra.

cpu-block5.jpg


Usei a pasta térmica que vem com o block, que aliás acho ótima, certa vez vi um capiau reclamar num forum gringo que a pasta térmica era muito
úmida ou algo assim, nada a ver, é a terceira vez que opto pela pasta que vem com o block e nunca me decepcionei, pelo menos pastas térmicas
originais da Swiftech, EK e Noctua eu recomendo, na verdade estas pastas devem ser de fabricantes como Gelid, Artic e etc...

cpu-block6.jpg


Apogee HD instalado na X79-Deluxe, apliquei a pasta com uma gota média no meio e distribuí o resto como se fosse uma estrela de
várias pontas, sempre funcionou bem desta maneira. O assentamento do block no processador ficou bem justo, apertei apenas com
a mão, não acho necessário usar uma philips para finalizar a não ser que seus dedos sejam bem fraquinhos hehehe. A verdade é que sou bem
cuidadoso nesta área, não gosto ne nada forçando a natureza em volta do socket. Não precisar de backplate no LGA2011 também deixa
o trampo bem limpo, não sei de onde a intel tirou a idéia péssima de fazer o socket 115x com aqueles buracos na mobo.



GPU

gpu1.jpg


Chegou a vez de desmontar essa fulana aí. Comprei essa placa para jogar Crysis 1 e Warhead hehehe, chega facilmente a 80C isso em cases
bem ventilados e este sempre foi o meu stress, tenho a crença de que quando as coisas esquentam demais a vida útil fica prejudicada, tenho duas
outras GPU's, ambas blockadas, uma EVGA GTX 760 SC na maquina que minha filha usa para jogar e uma EVGA GTX 770 SC no HTPC da sala para jogar na tela
grande, nenhuma delas passa do 45C. Acho complicado comprar block para GPU por que praticamente não se reusa quando você faz um up, por isso não tinha blockado
a 780TI ainda. Mas não dá para deixar a placa derretendo, dessa forma quando decidi fazer o loop na minha máquina já tinha aceitado a idéia de gastar com outro block
para GPU.

gpu-block_1.jpg



Muita poeira ao desmontar, tenho a placa há 9 meses e nunca desmontei para fazer uma faxina, mas esses dias ficarão para trás :)

gpu-block2.jpg


Já limpa ao lado do block.

gpu-block3.jpg


Com os thermal pads aplicados nas VRM's. Coloquei um pouco da pasta térmica da EK que vem com block em cada carinha desse antes de aplicar o thermal pad.



gpu-block4.jpg


Block assentado na GPU, não comprei backplate por que não achei nenhum legal, mas vou dar mais uma procurada. Nos cases em que mobo fica na vertical é só oque
aparece: o PCB cheio de soldas, acho que vale a pena o backplate neste caso.

Case.









case.jpg


Chegou a hora de mexer nesse cara, vou colocar uma drain port na traseira.
Ter Drain e Fill port bem acessíveis no loop é bem vantajoso mas quando é rigid tubing é também obrigatório, uma das
desvantagens do rigid tubing é a seguinte: Não dá para fazer praticamente nada sem fazer um drain no loop, se decidir mudar qualquer coisa de lugar
GPU, reservatório e etc...já vai ter que esvaziar e pior cortar o tubo novamente para o novo desenho.

drain.jpg


Para fazer o drain port vou usar essa "mini" serra copo de 13mm, com uma parafusadeira/furadeira que de para controlar a velocidade
para que o furo saia menos "mal acabado".

case1.jpg


Precisei montar a mobo com a GPU para saber exatamente e tirar as medidas da posição da drain port.

case2.jpg


case3.jpg

Furo feito, até que não ficou ruim, depois veremos como vai ficar com as faxinas instaladas.


Tubos









Esquentar os tubos é bem simples com a Heat Gun, o mais complicado é acertar nas medidas aonde cada curva precisa ser feita para que
tudo fique com aparência limpa e geométrica, quanto mais retos os ângulos mais bonito e mais profissional. Eu usei o tempo todo pincel atomico
para marcar o tubo mas nem sempre a curva saía no angulo desejado, usei como base para as curvas um cara improvisado que sobrou da última
reforma feita aqui em casa, sobras da parte hidraúlica, acho que é uma peça de torneira, na verdade não faz diferença desde que sirva.
Colei ele com super bonder no balcão da minha área de lazer e ainda não tirei, tomara que não dê rolo para descolar ou vou acabar apanhando hehehe.

bender.jpg


heat-gun.jpg


A Heat gun esquenta muito rápido, no máximo 1 minuto e meio e o tubo já está no ponto de curvar sem problemas.
Dicas:
1 - Procure esquentar uma parte um pouco mais ampla que só o local que você quer fazer a curva, não precisa ser muito maior, só um pouco
para garantir que ao curvar você não vá forçar partes que estejam muito rigidas e acabar marcando ou até rachando o tubo.
2 - Não deixe o tubo muito próximo da saída da Heat Gun, não precisa ficar muito longe senão não vai esquentar o tubo o suficiente para curvar, mas se você deixar muito próximo
ele vai esquentar muito rápido e é isto que não pode para ficar perfeito, tem que esquentar um pouco mais devagar por que senão vai pipocar, encher de bolhas e derreter.


tube1.jpg


Não tem mágica, tem que usar sempre a corda de silicone para não amassar o tubo na hora de fazer a curva

tube2.jpg


tube3.jpg


Com cuidado e paciência você vai conseguir fazer várias peripécias como esta aí de cima, perdi 2 tubos para conseguir fazer
esse cara aí que ficará na saída do pump do outro lado do gabinete e vai para a entrada do reservatório no alto do outro lado.
O importante é você saber que é possível, não adianta tentar fazer loucuras impossíveis por que você vai se decepcionar, passar raiva
e tomar prejuízo nos tubos. Conforme você for ficando experiente as coisas vão acontecendo mais naturalmente, seu trabalho vai ficando
mais bonito e você vai errar menos.
É importante considerar que se resolver não usar Couplers de 45 graus ou 90 graus para facilitar nas curvas você terá que trabalhar dentro
de certos limites, não dá para fazer um cotovelo em cima do outro esquentando o tubo, é preciso um espaço útil entre as curvas, se bem que
montar um loop com Rigid Tubing e Cloupers de 45 graus é realmente broxante, acho que fica bem poluído o visual, se for para sair na chuva...é para se molhar.


Encanador








Depois de fazer todas as curvas, muito tempo depois chegou a hora de instalar o encanamento.

drain1.jpg

Minha Drain port até que não ficou mal, quando chegar no reservatório vou ter a idéia exata da posição do fill port, o drain port instalei numa das saídas
do block da GPU já que é um dos pontos mais baixos do loop.

full.jpg


Primeiro visual do sistema quase completo, ainda falta alguns acertos. Não vou instalar o display com sensor por enquanto, preciso achar um lugar
aonde fique legal.

fill.jpg


Detalhe da fill port

fill1.jpg


Preparando para colocar o líquido que por acaso será o de sempre: água destilada com algicida de piscina, depois de encher o loop deixei rolando para retirada do ar, volta e meia ia lá e pendia o case para os lados, para frente e para trás, foi ai que percebi a mancada da bitspower com o vazamento no reservatório, que resolvi colocando um anel de borracha da Deca, acabamento perfeito "factory made", no loop inteiro não houve nenhum vazamento, os fittings da Primochill são perfeitos, prendem bem o tubo e sem chance de vazar.
Mais algumas fotos mal tiradas abaixo e depois colocarei minhas conclusões.

full1.jpg





full2.jpg


full3.jpg

O cable management deste lado do Carbide 540 Air nunca fica bom, eu até me esforcei mas tem gente que entulha tudo e esconde
com a tampa por que a briga é feia. Resolvi deixar o pump deste lado, quase deixei o reservatório, desisti quando vi que ia parecer um galinheiro.

full4.jpg



full5.jpg




Conclusões



Rigid Tubing é oque há, muito bonito e tudo fica sempre no lugar mas é só isso, se você se liga muito no visual eu diria que vale a pena,
caso contrário nem se dê ao trabalho, e que trabalho! Caso decida entrar numa aventura como essa pode reservar 1 dia inteiro, dependendo
da falta de experiência: 2 ou 3 dias, já vi gente levar uma semana para concluir todo o sistema, mas que é muito legal olhar depois de pronto isso é.

Antes de começar tenha em mente que você deve ter tudo muito planejado, do começo ao fim. Deve ter tirado as medidas, checado os ângulos e etc..Não
pode começar sem saber como vai terminar senão nunca terminará mesmo. A Bitspower faz uns Rigid Coupler de 45, 90 graus, esses caras podem facilitar
bem o trampo, querer fazer tudo na curva é meio radical e dependendo do case pode não dar muito certo, uns Rigid Couplers estratégicos não vão fazer mal ao bolo
e vai melhorar sua qualidade de vida. A Monsoon e Primochill nem fazem esses caras, muito pelo contrário: vendem kits para fazer curvas nos tubos e seguem o padrão
de medidas Imperial (Pol), já a Bitspower segue o padrão métrico (mm), sendo assim não dá para usar uma coisa na outra, não encaixa.

Quanto à qualidade dos produtos, tive o problema citado acima com a Bitspower e o reservatório, tive também com a Corsair e o case que veio com o led de power queimado e
acabei colocando um azul, o original é branco. Os hot swaps Akasa também de decepcionaram, se alguém der um grito perto ele se assusta e solta um pedaço, muito frágil. Funciona bem
mas o build quality deixa a desejar e sabemos muito bem que a Akasa não fabrica esses caras, aliás já vi a Thermaltake e Startech vender modelos idênticos, com certeza é do mesmo fabricante.
Pode ser as 2 unidades que comprei, mas como de costume...generalizo.

Temps:

CPU i7 3970x - Prime95 Blend Test - 60 minutos

hwmonitor.jpg



GPU EVGA GTX 780TI - Crysis 3 - 45 minutos: 42C max (nenhum game passou disso).

Nestes testes o PC continua silencioso, praticamente inaúdivel, o Fan Xpert dá uma acelerada bem leve nos fans que não fazem diferença de ruído comparado ao Idle.

Valeu galera, me desculpem ai se ao expressar minha opnião sobre alguns assuntos acabei incomodando alguém, não foi minha intenção, gosto de todo mundo, preto, branco, amarelo azul...
Abraços!
 
Valeu galera, me desculpem ai se ao expressar minha opnião sobre alguns assuntos acabei incomodando alguém, não foi minha intenção, gosto de todo mundo, preto, branco, amarelo azul...
Abraços!

Parabéns! ficou tudo excelente e muito obrigado por se preocupar ao mesmo tempo, em ensinar o passo a passo, muito generoso da sua parte! que tdp aquele do i7 heim! vc pensa em sleevar os cabos?
 
Parabéns! ficou tudo excelente e muito obrigado por se preocupar ao mesmo tempo, em ensinar o passo a passo, muito generoso da sua parte! que tdp aquele do i7 heim! vc pensa em sleevar os cabos?

Preciso arrumar tempo e a maldita chave para desmontar os cabos, mas penso sim.
 
Alguém sabe me dizer se os Blocks para CPU que vendem na Frozen/Aliexpress vem com black plate? Pois vi vendendo separado e agora não se se vem junto ou não.
 
Orra ficou muito bom hein @Johnboy?! Eu sinceramente pensei em fazer com acrílico, mas acho que como nunca tive um wc vou começar na mangueira mesmo... :haha:
Sobre o reservatório, não cogitou usar um koolance? eles tem de 30cm, 50cm... acho que serviria bem aí. Imagino o trampo que deu montar isso (tanto o wc quanto o post). :awesome:
 
Alguém sabe me dizer se os Blocks para CPU que vendem na Frozen/Aliexpress vem com black plate? Pois vi vendendo separado e agora não se se vem junto ou não.
Praticamente todo block vem com backplate ao menos que vc esteja comprando um block para LGA2011 pois este não precisa de blackplate pois o suporte da cpu ja tem um backplate com a furação com rosca para fixar.
 
Orra ficou muito bom hein @Johnboy?! Eu sinceramente pensei em fazer com acrílico, mas acho que como nunca tive um wc vou começar na mangueira mesmo... :haha:
Sobre o reservatório, não cogitou usar um koolance? eles tem de 30cm, 50cm... acho que serviria bem aí. Imagino o trampo que deu montar isso (tanto o wc quanto o post). :awesome:

Vc quis dizer 30mm e 50mm?
 
Valeu galera, me desculpem ai se ao expressar minha opnião sobre alguns assuntos acabei incomodando alguém, não foi minha intenção, gosto de todo mundo, preto, branco, amarelo azul...
Abraços!

Show de bola, parabéns pelo trabalho. As temps ficaram muito boas.

Só achei que merecia um tópico dedicado (um worklog) lá na seção de cases.

Abraço!
 
Olá pessoal, deixando a preguiça de lado resolvi colocar aqui a epopéia de montar um loop em acrílico. Não esperem uma obra de arte no texto ou fotos espetaculares que alías tirei com meu celular, não é um tutorial e muito menos um passo a passo, mas com certeza o texto irá conter informações importantes para que quiser se aventurar em fazer um loop com Rigid Tubing. Vou deixar minhas opniões, aliás sou bem crítico em relação à qualidade do material afinal não pagamos pouco em nenhum dos componentes além da dificuldade de se obter, eu sempre compro tudo lá fora, esta sacolada veio da Frozen por que acho inaceitável os preços que cobram aqui, chega a ser desonesto me desculpem o pessoal que trabalham vendendo watercooling mas vocês estão exagerando mesmo considerando imposto, mas enfim, continuem fazendo este papel por que isto é típico deste país de m* (começaram as críticas heheheh).

Voltando ao assunto quero ressaltar o seguinte para os menos experientes: Não é "Engenharia Espacial", como dizem os americanos: "Rocket Science" montar um loop, seja com tubo flexível ou acrílico, percebo que existe uma certa lenda em torno disso, já montei alguns para mim e vários para amigos e posso dizer seguramente que qualquer um pode fazer, desde que se planeje de maneira correta.


Vamos à sacola de muambas (taxada como sempre).













https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/IMG_20140804_213045977.jpg

1 - CPU Block Swiftech Apogee HD
1 - GPU Block EK GeForce 780 GTX T Nickel
1 - Pump EK DCP 4.0 PWM
1 - Radiador EK High Performance CoolStream 240 PE Series
1 - Radiador EK High Performance CoolStream 120 PE Series
2 - Packs de Tubos com 4 unidades (24 Pol) cada Monsoon 1/2" OD Transparente.
18 - Compression Fittings PrimoChilll 1/2" OD Rigid Revolver Nickel Plated.
1 - Silicon Bending Cord Monsoon 3/8" ID 62CM (2 Foot).
1 - Reservatório Bitspower Tank Z-Multi 50 Transparente.
1 - Vávula Bitspower G1/4" Silver.
1 - XSPC LCD Temperature Sensor V2 - Blue Backlight w/ G1/4 Sensor Plug

Usei mais 2 stops fittings que já tinha, sobraram de algum erro em outros projetos. Sobre os itens vou colocar meus comentários durante o desenrolar da história.
Antes de mais nada eu havia decidido o seguinte: Iria fazer um loop de acrílico de verdade, como diz um amigo meu, Acrilico Nativo hehehe, iria fazer as curvas no acrílico sem usar fittings de 90 ou 45 graus, primeiro por que não acho legal usar estes caras no acrílico e segundo por que iria encarecer o projeto absurdamente. Eu já tinha idéia que era um desafio por que algumas curvas teriam de ser bem fechadas e esquentar e curvar o tubo tem suas limitações.

Demais Hardware:
- Case Corsair Carbide Air 540.
- Asus X79-Deluxe (A Asus tem lá suas vantagens, na minha opnião pessoal não dá para comparar e entre todos os pontos fortes eu destaco o Fan Xpert 2, com ele dá para deixar o PC campeâo em silêncio e ainda ter boas temps. O Fan Xpert por si só para mim já é motivo para aceitar pagar mais caro por uma mobo, já tentei com ASRock e Gigabyte e não tive o mesmo resultado.
- 48GB G.Skill RipJaws 1600Mhz (era pra ser 64GB, mas usei 16 para somar em outro PC aonde preciso de 32GB).
- Fonte Corsair 760 AXi.
- EVGA 780 TI SC ACX.
- 2x 5 1/4 Hot Swap Akasa Lockstor M51.
- 3x Corsair AF 120 Quiet Edition Led White ( para os rads, cortei o cabo dos leds, eu tenho aqui 3 noctuas NF-P12 que são incomparáveis, mas as cores do noctua é oque mata, resolvi usar os AF 120 mesmo)
-2x Corsair AF 140 Quiet Edition Led White (para intake na frente, não usei os AF 140 que vem no Carbide 540 por que são horríveis com pás cinzas, prefiro com pás transparentes mas cortei o cabo dos leds também, definitivamente não curto led em fan e não critico que gosta é que talvez eu não tenha mais idade para isso, é quase como comprar um tênis que ascende quando vc pisa hehehehe).



Swiftech Apogee HD

https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/cpu-block.jpg

Um dos melhores blocks que já tive, escolhi ele por para este loop por várias razões mas uma delas foi a opção de mais entradas e saídas, minha ídeia é colocar o XSPC Display com sensor de temperatura em um das saídas.



EK DCP 4.0 PMW
Há os adoradores dos Laing e há os caras como eu, gosto muito desse pump na versão PMW, muito forte (800L/h) e muito silencioso, já a versão sem PWM eu não recomendo, gira muito e causa ruído pra caramba.
Resumo da ópera nos pumps de acordo com minha experiência: É uma ilusão achar que você precisa de 800L/h ou mais para tocar o loop em load, se a pressão for muita poderá gerar vazamentos e qualquer coisa acima de 400L/h não vai fazer diferença nas temps.


https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/ek-pump.jpg






EK CoolStream Radiators


https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/radsx2.jpg

Escolhi esses caras pelo visual e pela eficiência, na verdade eu ia colocar um de 140mm e outro 2x140mm mas fiquei com receio de apertar muito as coisas, o Carbide 540 Air suporta na boa mas não tinha certeza de que ia rolar por que já tinha decidido colocar um rad duplo no teto e um na traseira (é lá que eles se encontram). Acho o Carbide 540 bem bonito só com os fans na frente, não considerei poluir com um radiador de 360mm, além do que fiz questão de colocar 2 fans de 140mm como intake na frente, dessa forma eu posso usar o 2x120mm no teto e 1x120mm na traseira como exhaust, evitando a fábrica de poeira de que são os fans intake. Alguém ai vai dizer: "Já ficou provado que intake nos rads melhoram as temps", é verdade mas neste caso tenho 2 intakes eficientes na frente e sem barreiras, o ar que o fan vai jogar no rad vai estar quase ou tão frio quanto o de fora de case.

Reservatório Bitspower Tank Z-Multi 50

https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/res.jpg

Como disse um manolo no fórum, Bitspower só Fittings e é a pura verdade. Notaram o anel de borracha do lado? Pois é, pela segunda vez fui vítima da Bitspower com reservatório vazando na rosca, mas é o seguinte: Acho o reservatório um mal necessário e dessa vez eu planejei colocar um bem pequeno por que ia dar um jogo legal com os Rigid Tubing e reservatório pequeno só a Bitspower faz. Procurei na rede uma solução para o vazamento que era bem pouco...uma gotinha por hora, da outra vez usei silicone que funciopnou mas ficou horrível., resolvi que dessa vez não teria gambiarras. Peguei o reservatório e resolvi arriscar numa "Central dos Reparos" e voilá...achei um anel que servia perfeitamente, a solução ficou limpa e profissional e sem diferença do visual original pela bagatela de 1 real.


GPU Block EK GeForce 780 GTX T Nickel




https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/gpu-block-only.jpg

Esse block de GPU é um dos que considero mais eficientes e fáceis de tirar as microbolhas de ar, a restrição dele no flow é quase nenhuma comparada a outros que já tive além do que curto bastante o visual, que também no final das contas não faz diferença num case com a mobo na vertical hehehee.

Compression Fittings PrimoChilll 1/2" OD Rigid Revolver Nickel Plated

https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/fittings.jpg

Acho muito bonito esse cara aí e qualidade da Primochill é indiscutível, mas sinceramente não era minha primeira opção, por questões visuais eu queria o
Mosoon Economic mas não estava disponível na Frozen, os Monsoon Chain Gun não tinha o prata, então acabei comprando os Primochill mesmo que não ficam devendo
em nada aos outros.
Observações Importantes:
1 - Cuidado ao comprar Rigid Fittings, os EK acreditem ou não não são reusáveis, enfiou o tubo já era, se tirar pode preparar velório do anel de borracha, a não ser que compre mais anéis sobressalentes. Que idéia absurda esta. Trabalhar com Rigid Tubing é meio complicado, a gente erra na curva, erra no corte e o Fitting não sobrevive ao erro? Complicado começar uma coisa que você sabe que não tem espaço para erro, putz eu quero acertar mas erro pra caramba e quero poder errar ou decidir fazer diferente, melhor depois de pronto.
2 - Ao comprar os Fittings atenha-se em comprar o tubo do mesmo fabricante caso contrário mesmo seguindo a medida pode não servir, nada que uma lixa na ponta não resolva mas é melhor evitar comprar tubos e fitting de diferentes fabricantes.
3 - O tamanho dos fittings, principalmente os Primochill rigid revolver e Monsson Chain Gun podem conflitar com o espaço livre entre entrada e saídas do block da CPU, já vi reclamações na rede de gente com com blocks EK e XSPC (não lembro o modelo) dizendo que os fittings não encaixam por baterem um no outro, vale a pena conferir essa informação antes de comprar os fittings ou blocks.


Tubo de acrílico Monsoon 1/2" OD Transparente


https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/tube.jpg

Comprei 3 caixas com 4 tubos cada. cada tubo tem mais ou menos 60CM, um exagero? nunca se sabe queria uma margem grande para erro, caso faltasse estaria condenado a esperar mais 40 dias já que vivemos no país aonde tem coisas como jabuticaba e arara azul que não servem para nada, mas se você procurar um tubo acrílico é melhor desistir da idéia e arrumar outra coisa pra fazer.
Contrariando meu conselho acabei comprando um tubo de marca diferente do fitting por que na Frozen não tinha tubos Primochill, arrisquei e me dei bem, não precisei nem lixar : ) . Crianças, não tentem fazer isso em casa por que pode não dar certo.

Ferramentaria











https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/hardware.jpg

1 - Soprador térmico (Heat Gun) para esquentar o tubo e fazer as curvas, não dá para fazer com secador de cabelo galera, por isso nem tentem. Os secadores de cabelo mais fortes demoram muitoooooooo tipo uns 10 minutos para amolecer o tubo e vc vai usar muitas vezes. Uma Heatgun vc consegue por até 49 dilmas no mercado livre, sei que é complicado gastar com isso por que vc vai usar uma vez na vida e outra na morte mas recomendo sacrificar essa grana, vai deixar seu trabalho bem mais fácil.
2 - Arco para serrar é oque há, barato e eu já tinha em casa, já vi gente usar até tico-tico para cortar o tubo, achei um exagero...é verdade que o arco não deixa o extremidade perfeita mas para isso que também serve a lixa, para tirar as rebarbas e até acertar as bordas se precisar mas já vou adiantar que as bordas não precisam estar totalmente perfeitas para dar certo.
3 - Corda de Silicone 3/8 OD para colocar no tubo antes de esquentar e fazer as curvas, o cara de silicone impede que o tubo amasse nas curvas e deixa o trabalho perfeito, o OD tem que ser obviamente o ID do tubo para caber, caso ele enrosque para correr por dentro do tubo você pode usar óleo de oliva ( dá um pouco de trabalho para tirar depois mas sai), não use detergente por que quando você esquentar o detergente ferve e estraga o tubo pipocando tudo por dentro. Eu não precisei usar, no meu caso deslizou na boa dentro do cano.
4 - Serra copo 13MM, este item só se aplicou no meu caso, na minha opnião Rigid Tubing exige pelo menos uma drain port, se conseguir fazer uma fill port também melhor ainda, mais detalhes à frente.


Mãos à obra.













https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/cpu-block1.jpg
Block já montado com o kit LGA2011


https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/block-2.jpg
Fittings, detalhe do tamanho ao lado do block


https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/cpu-block3.jpg
Fittings instalados no block, dá para perceber no detalhe que não dá para instalar 3 deles se quisesse colocar mais uma saída. O fitting que
vem com o sensor de temperatura que pretendo colocar é low profile e bem pequeno, não vai ser um problema.

https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/cpu-block4.jpg

Visão de cima, o acabamento dos fittings é simplesmente perfeito.
Uma observação sobre os items temáticos, já fiz muito isso, comprava fittings com a mesma cor do heatsinks da mobo que por sua vez da mesma
cor dos heatsinks da memória, mangueiras da mesma cor, leds, bicicleta, cor da cueca e etc... Definitivamente parei com isso, quero ter liberdade de reusar esses
itens em outros builds sem destoar, sendo assim comprei os fittings prata que são neutros, os tubos transparentes e o reservatório seguindo a mesma linha.


https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/mobo.jpg

Mobo com processador e memórias já instalados, sobrou um slot de memória de cada lado, já que desfalquei 16GB desse build
para usar em outra máquina, preciso de 32GB na outra máquina para trampar com ESXI e no final das contas achei que 48GB
dá e sobra.

https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/cpu-block5.jpg

Usei a pasta térmica que vem com o block, que aliás acho ótima, certa vez vi um capiau reclamar num forum gringo que a pasta térmica era muito
úmida ou algo assim, nada a ver, é a terceira vez que opto pela pasta que vem com o block e nunca me decepcionei, pelo menos pastas térmicas
originais da Swiftech, EK e Noctua eu recomendo, na verdade estas pastas devem ser de fabricantes como Gelid, Artic e etc...

https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/cpu-block6.jpg

Apogee HD instalado na X79-Deluxe, apliquei a pasta com uma gota média no meio e distribuí o resto como se fosse uma estrela de
várias pontas, sempre funcionou bem desta maneira. O assentamento do block no processador ficou bem justo, apertei apenas com
a mão, não acho necessário usar uma philips para finalizar a não ser que seus dedos sejam bem fraquinhos hehehe. A verdade é que sou bem
cuidadoso nesta área, não gosto ne nada forçando a natureza em volta do socket. Não precisar de backplate no LGA2011 também deixa
o trampo bem limpo, não sei de onde a intel tirou a idéia péssima de fazer o socket 115x com aqueles buracos na mobo.



GPU

https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/gpu1.jpg

Chegou a vez de desmontar essa fulana aí. Comprei essa placa para jogar Crysis 1 e Warhead hehehe, chega facilmente a 80C isso em cases
bem ventilados e este sempre foi o meu stress, tenho a crença de que quando as coisas esquentam demais a vida útil fica prejudicada, tenho duas
outras GPU's, ambas blockadas, uma EVGA GTX 760 SC na maquina que minha filha usa para jogar e uma EVGA GTX 770 SC no HTPC da sala para jogar na tela
grande, nenhuma delas passa do 45C. Acho complicado comprar block para GPU por que praticamente não se reusa quando você faz um up, por isso não tinha blockado
a 780TI ainda. Mas não dá para deixar a placa derretendo, dessa forma quando decidi fazer o loop na minha máquina já tinha aceitado a idéia de gastar com outro block
para GPU.

https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/gpu-block_1.jpg


Muita poeira ao desmontar, tenho a placa há 9 meses e nunca desmontei para fazer uma faxina, mas esses dias ficarão para trás :)

https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/gpu-block2.jpg

Já limpa ao lado do block.

https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/gpu-block3.jpg

Com os thermal pads aplicados nas VRM's. Coloquei um pouco da pasta térmica da EK que vem com block em cada carinha desse antes de aplicar o thermal pad.



https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/gpu-block4.jpg

Block assentado na GPU, não comprei backplate por que não achei nenhum legal, mas vou dar mais uma procurada. Nos cases em que mobo fica na vertical é só oque
aparece: o PCB cheio de soldas, acho que vale a pena o backplate neste caso.

Case.










https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/case.jpg

Chegou a hora de mexer nesse cara, vou colocar uma drain port na traseira.
Ter Drain e Fill port bem acessíveis no loop é bem vantajoso mas quando é rigid tubing é também obrigatório, uma das
desvantagens do rigid tubing é a seguinte: Não dá para fazer praticamente nada sem fazer um drain no loop, se decidir mudar qualquer coisa de lugar
GPU, reservatório e etc...já vai ter que esvaziar e pior cortar o tubo novamente para o novo desenho.

https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/drain.jpg

Para fazer o drain port vou usar essa "mini" serra copo de 13mm, com uma parafusadeira/furadeira que de para controlar a velocidade
para que o furo saia menos "mal acabado".

https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/case1.jpg

Precisei montar a mobo com a GPU para saber exatamente e tirar as medidas da posição da drain port.

https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/case2.jpg

https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/case3.jpg
Furo feito, até que não ficou ruim, depois veremos como vai ficar com as faxinas instaladas.


Tubos










Esquentar os tubos é bem simples com a Heat Gun, o mais complicado é acertar nas medidas aonde cada curva precisa ser feita para que
tudo fique com aparência limpa e geométrica, quanto mais retos os ângulos mais bonito e mais profissional. Eu usei o tempo todo pincel atomico
para marcar o tubo mas nem sempre a curva saía no angulo desejado, usei como base para as curvas um cara improvisado que sobrou da última
reforma feita aqui em casa, sobras da parte hidraúlica, acho que é uma peça de torneira, na verdade não faz diferença desde que sirva.
Colei ele com super bonder no balcão da minha área de lazer e ainda não tirei, tomara que não dê rolo para descolar ou vou acabar apanhando hehehe.

https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/bender.jpg

https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/heat-gun.jpg

A Heat gun esquenta muito rápido, no máximo 1 minuto e meio e o tubo já está no ponto de curvar sem problemas.
Dicas:
1 - Procure esquentar uma parte um pouco mais ampla que só o local que você quer fazer a curva, não precisa ser muito maior, só um pouco
para garantir que ao curvar você não vá forçar partes que estejam muito rigidas e acabar marcando ou até rachando o tubo.
2 - Não deixe o tubo muito próximo da saída da Heat Gun, não precisa ficar muito longe senão não vai esquentar o tubo o suficiente para curvar, mas se você deixar muito próximo
ele vai esquentar muito rápido e é isto que não pode para ficar perfeito, tem que esquentar um pouco mais devagar por que senão vai pipocar, encher de bolhas e derreter.


https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/tube1.jpg

Não tem mágica, tem que usar sempre a corda de silicone para não amassar o tubo na hora de fazer a curva

https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/tube2.jpg

https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/tube3.jpg

Com cuidado e paciência você vai conseguir fazer várias peripécias como esta aí de cima, perdi 2 tubos para conseguir fazer
esse cara aí que ficará na saída do pump do outro lado do gabinete e vai para a entrada do reservatório no alto do outro lado.
O importante é você saber que é possível, não adianta tentar fazer loucuras impossíveis por que você vai se decepcionar, passar raiva
e tomar prejuízo nos tubos. Conforme você for ficando experiente as coisas vão acontecendo mais naturalmente, seu trabalho vai ficando
mais bonito e você vai errar menos.
É importante considerar que se resolver não usar Couplers de 45 graus ou 90 graus para facilitar nas curvas você terá que trabalhar dentro
de certos limites, não dá para fazer um cotovelo em cima do outro esquentando o tubo, é preciso um espaço útil entre as curvas, se bem que
montar um loop com Rigid Tubing e Cloupers de 45 graus é realmente broxante, acho que fica bem poluído o visual, se for para sair na chuva...é para se molhar.


Encanador









Depois de fazer todas as curvas, muito tempo depois chegou a hora de instalar o encanamento.

https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/drain1.jpg
Minha Drain port até que não ficou mal, quando chegar no reservatório vou ter a idéia exata da posição do fill port, o drain port instalei numa das saídas
do block da GPU já que é um dos pontos mais baixos do loop.

https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/full.jpg

Primeiro visual do sistema quase completo, ainda falta alguns acertos. Não vou instalar o display com sensor por enquanto, preciso achar um lugar
aonde fique legal.

https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/fill.jpg

Detalhe da fill port

https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/fill1.jpg

Preparando para colocar o líquido que por acaso será o de sempre: água destilada com algicida de piscina, depois de encher o loop deixei rolando para retirada do ar, volta e meia ia lá e pendia o case para os lados, para frente e para trás, foi ai que percebi a mancada da bitspower com o vazamento no reservatório, que resolvi colocando um anel de borracha da Deca, acabamento perfeito "factory made", no loop inteiro não houve nenhum vazamento, os fittings da Primochill são perfeitos, prendem bem o tubo e sem chance de vazar.
Mais algumas fotos mal tiradas abaixo e depois colocarei minhas conclusões.

https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/full1.jpg




https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/full2.jpg

https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/full3.jpg
O cable management deste lado do Carbide 540 Air nunca fica bom, eu até me esforcei mas tem gente que entulha tudo e esconde
com a tampa por que a briga é feia. Resolvi deixar o pump deste lado, quase deixei o reservatório, desisti quando vi que ia parecer um galinheiro.

https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/full4.jpg


https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/full5.jpg



Conclusões




Rigid Tubing é oque há, muito bonito e tudo fica sempre no lugar mas é só isso, se você se liga muito no visual eu diria que vale a pena,
caso contrário nem se dê ao trabalho, e que trabalho! Caso decida entrar numa aventura como essa pode reservar 1 dia inteiro, dependendo
da falta de experiência: 2 ou 3 dias, já vi gente levar uma semana para concluir todo o sistema, mas que é muito legal olhar depois de pronto isso é.

Antes de começar tenha em mente que você deve ter tudo muito planejado, do começo ao fim. Deve ter tirado as medidas, checado os ângulos e etc..Não
pode começar sem saber como vai terminar senão nunca terminará mesmo. A Bitspower faz uns Rigid Coupler de 45, 90 graus, esses caras podem facilitar
bem o trampo, querer fazer tudo na curva é meio radical e dependendo do case pode não dar muito certo, uns Rigid Couplers estratégicos não vão fazer mal ao bolo
e vai melhorar sua qualidade de vida. A Monsoon e Primochill nem fazem esses caras, muito pelo contrário: vendem kits para fazer curvas nos tubos e seguem o padrão
de medidas Imperial (Pol), já a Bitspower segue o padrão métrico (mm), sendo assim não dá para usar uma coisa na outra, não encaixa.

Quanto à qualidade dos produtos, tive o problema citado acima com a Bitspower e o reservatório, tive também com a Corsair e o case que veio com o led de power queimado e
acabei colocando um azul, o original é branco. Os hot swaps Akasa também de decepcionaram, se alguém der um grito perto ele se assusta e solta um pedaço, muito frágil. Funciona bem
mas o build quality deixa a desejar e sabemos muito bem que a Akasa não fabrica esses caras, aliás já vi a Thermaltake e Startech vender modelos idênticos, com certeza é do mesmo fabricante.
Pode ser as 2 unidades que comprei, mas como de costume...generalizo.

Temps:

CPU i7 3970x - Prime95 Blend Test - 60 minutos

https://googledrive.com/host/0B4TlEVfFFrMjRDUxdjNOUVMwVVU/hwmonitor.jpg


GPU EVGA GTX 780TI - Crysis 3 - 45 minutos: 42C max (nenhum game passou disso).

Nestes testes o PC continua silencioso, praticamente inaúdivel, o Fan Xpert dá uma acelerada bem leve nos fans que não fazem diferença de ruído comparado ao Idle.

Valeu galera, me desculpem ai se ao expressar minha opnião sobre alguns assuntos acabei incomodando alguém, não foi minha intenção, gosto de todo mundo, preto, branco, amarelo azul...
Abraços!

******* mano, fico lindo!
 
Adicionei o tutorial do amigo no primeiro post, e também criei uma nova sessão:awesome:
 

Pois é soul, não achei esse cara na Frozen, comprei tudo lá. Fiquei meio bolado com a PPC's, disseram que para o país da Dilma não vendem valores acima 100 obamas no PayPal e quando comprei deu bem mais que isso...Senti uma certa maltrateza no atendimento e nunca mais entrei no site. Viajo com alguma frequência para os EUA à trabalho mas é muito ruim sair atrás dessas coisas lá e o lance de comprar para entregar no hotel antes de vc sair de viagem não funciona muito bem.
 
Pois é soul, não achei esse cara na Frozen, comprei tudo lá. Fiquei meio bolado com a PPC's, disseram que para o país da Dilma não vendem valores acima 100 obamas no PayPal e quando comprei deu bem mais que isso...Senti uma certa maltrateza no atendimento e nunca mais entrei no site. Viajo com alguma frequência para os EUA à trabalho mas é muito ruim sair atrás dessas coisas lá e o lance de comprar para entregar no hotel antes de vc sair de viagem não funciona muito bem.

essa semana comprei lá, deu $209 e paguei com paypal. depois enviaram email informando que não declaram mais valor inferior, a não ser que pague com western union ou que seja envio por fedex. tb nao curti o atendimento quando pedi pra me explicar o motivo. depois de 2 anos de compras por lá. como são coisas que só teria lá, aceitei, mas deve ser a última vez, a não ser que o pgto por western union seja vantajoso. vou pagar uns 280 real de taxa aqui...:feelbad:

com certeza levaram cano de algum(s) brasileiro. A frozen até mês passado, estava ok.
 
Última edição:
Alguém sabe me dizer se os Blocks para CPU que vendem na Frozen/Aliexpress vem com black plate? Pois vi vendendo separado e agora não se se vem junto ou não.

Tb tive essa dúvida, por sorte gostei de um do Aliexpress que tinha back plate na foto e desencanei..
 
As marcas de radiadores influenciam em algo? Quero comprar 2 na Aliexpress mas nenhum com marca conhecida :haha:.
 
As marcas de radiadores influenciam em algo? Quero comprar 2 na Aliexpress mas nenhum com marca conhecida :haha:.

Claro, radiadores de marcas nao conhecidas vc nao sabe como q sao os tubos itnernos muito menos a qualidade do material
 
Bom pessoal to montando um water cooler, qse tudo comprado só falta a mangueira (aceito dicas). mas to na duvida quanto ao fluido. Esses prontos encontrados na net são caros e o frete um absurdo, por isso pensei em agua destilada mesmo (sem aditivo) pelo fato de manchar as partes transparentes. Mas queria uma corzinha. então pensei em usar aqueles testes de ph de aquario e no meu caso deixar agua alcalina, que ficaria em tom azulado. Será q funciona?
 
Pessoal, vejo é bem comum o uso de um radiador de single 120mm² para cpu, como também é comum o uso de 120mm² para vga, mesmo sem push pull.. (vide WC selados)
Porém não vejo o uso de radiadores de dual 120mm para resfriar cpu + vga.. vejo sempre pelo menos um dual + um single.

Estou pensando em adquirir um block para gpu (só para a gpu mesmo, não é full cover) e alguns mini heatsinks de cobre para memórias e mosfet da vga, mas usar um loop com somente o radiador dual 120 que já encomendei pra economizar.

E aí? acham que vale a pena, ou sem outro single no loop é melhor ficar só no cpu?

Valeu
 
Pessoal, vejo é bem comum o uso de um radiador de single 120mm² para cpu, como também é comum o uso de 120mm² para vga, mesmo sem push pull.. (vide WC selados)
Porém não vejo o uso de radiadores de dual 120mm para resfriar cpu + vga.. vejo sempre pelo menos um dual + um single.

Estou pensando em adquirir um block para gpu (só para a gpu mesmo, não é full cover) e alguns mini heatsinks de cobre para memórias e mosfet da vga, mas usar um loop com somente o radiador dual 120 que já encomendei pra economizar.

E aí? acham que vale a pena, ou sem outro single no loop é melhor ficar só no cpu?

Valeu

120mm dissipa em media 150w. some os tdp do que for blocar e saberá o que precisa de radiador.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo