[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

Bom dia,
Fiz um tópico sobre o meu caso do Cougar aqua 240:
Link aqui

Resumindo: Estou achando que o fluído que vem de fábrica já está indo de americanas, já falei com a cougar mas não estou com esperança de resolverem.

Em ultimo caso farei a troca do fluído e da limpeza do WC, minha dúvida é: Como fazer a remoção total do fluído existe e limpar ele por completo? Devo abrir o bloco da bomba para ver se tem entupimento? Ele tem uma abertura rosqueável no radiador para abrir, porém é suficiente tirar o líquido apenas por ali?
Caso eu não queira abrir o bloco da bomba e houver algum entupimento, é possível retirar a parte entupida sem abrir, apenas lavando com água destilada?

Por fim, pelo que li no tópico posso usar apenas água destilada como fluído (após retirar todo o fluído existente), correto?

Desculpem as inúmeras perguntas, porém não quero estragar um WC de apenas 2 anos.
 
Galera, tô querendo montar um WC custom, nunca montei e não conheço sobre, seria apenas pra CPU, com 350 a 400 dólares consigo montar um (sem radiador)? Quais são as peças necessárias?
 
Galera, tô querendo montar um WC custom, nunca montei e não conheço sobre, seria apenas pra CPU, com 350 a 400 dólares consigo montar um (sem radiador)? Quais são as peças necessárias?
Não tem como montar um sistema de WC sem o radiador pois ele é que vai fazer a diminuição da temperatura do fluido com o auxílio das fans!
 
Não tem como montar um sistema de WC sem o radiador pois ele é que vai fazer a diminuição da temperatura do fluido com o auxílio das fans!
Formulei mal a pergunta, falei sem radiador pois já tenho um de 360, no caso queria saber se com esse valor consigo montar, sem contar com o valor do radiador, pois já tenho
 
Cara se eu entendi bem você tem 400 dólares (algo em torno de 2000 reais) ao meu ver teoricamente sim o problema é tudo vai depender de onde você irá comprar pois no caso precisaria de bloco cpu, reservatorio + bomba, mangueira ou tubos e os fittings. Caso compre no aliexpress creio que dá mas tem o problema de você ser taxado! Então o valor final do projeto pode aumentar! Teria a opção de comprar aqui no Brasil mas o preço é mais alto o bom seria você fazer uma pesquisa e ver se pra você compensa! Não sei que aqui no fórum posso colocar link de loja!
 
Cara se eu entendi bem você tem 400 dólares (algo em torno de 2000 reais) ao meu ver teoricamente sim o problema é tudo vai depender de onde você irá comprar pois no caso precisaria de bloco cpu, reservatorio + bomba, mangueira ou tubos e os fittings. Caso compre no aliexpress creio que dá mas tem o problema de você ser taxado! Então o valor final do projeto pode aumentar! Teria a opção de comprar aqui no Brasil mas o preço é mais alto o bom seria você fazer uma pesquisa e ver se pra você compensa! Não sei que aqui no fórum posso colocar link de loja!
Vou trazer dos EUA, tô pesquisando na Amazon, pois n conheço outros sites mais especializados. Queria indicação de marcas com preços bons, e dicas TB principalmente na questão dos fittings.



Esse kit tem alguma incompatibilidade nas peças?
 
Última edição:
Vou trazer dos EUA, tô pesquisando na Amazon, pois n conheço outros sites mais especializados. Queria indicação de marcas com preços bons, e dicas TB principalmente na questão dos fittings.



Esse kit tem alguma incompatibilidade nas peças?
Alguém sabe dizer se essa bomba é boa?
 
Seria interessante
Vou trazer dos EUA, tô pesquisando na Amazon, pois n conheço outros sites mais especializados. Queria indicação de marcas com preços bons, e dicas TB principalmente na questão dos fittings.



Esse kit tem alguma incompatibilidade nas peças?
Acho melhor projetar seu sistema WC antes, para saber quantos Fittings e quais voce vai precisar.

Na sua relação, voce vai usar tubo de compressão, voce selecionou Tubo 16mm (OD) e os fittings 14mm (OD), não da certo.

Vai pagar imposto, ops.

Nos EUA, conheço esses, mas eles não mandam direto para o Brasil. Voce vai precisar de um intermediário para despachar.

Voce pode cotar no aliexpress, FreezeMod, Syscooling, Barrow, Bykski, etc.
 
Seria interessante

Acho melhor projetar seu sistema WC antes, para saber quantos Fittings e quais voce vai precisar.

Na sua relação, voce vai usar tubo de compressão, voce selecionou Tubo 16mm (OD) e os fittings 14mm (OD), não da certo.

Vai pagar imposto, ops.

Nos EUA, conheço esses, mas eles não mandam direto para o Brasil. Voce vai precisar de um intermediário para despachar.

Voce pode cotar no aliexpress, FreezeMod, Syscooling, Barrow, Bykski, etc.

Obrigado, ajustei essa questão do diâmetro. Sobre o imposto, eu irei trazer pessoalmente, vou viajar pra la proxima semana, então esta dentro da cota.

Sobre as bombas, pesquisei um pouco mais e to em dúvida, nessas:

Bykski
Bykski mini
Yodesu D5
 
Última edição:
Bombas para WaterCooler.

D5 1200l/h
Xylem/Lowara ( Laing original ) e suas variantes ( Alphacool, EKWB, BitsPower), são as melhores e mais caras ( 30W )
Falo delas 2 paginas atras na 214

Lowara
Phanteks

DDC 400l/h
Alphacool, Syscooling, BitsPower, etc, menores e podem ser acopladas com reservatorio ( 15W )
EKWB
Syscooling DDC
 
Bombas para WaterCooler.

D5 1200l/h
Xylem/Lowara ( Laing original ) e suas variantes ( Alphacool, EKWB, BitsPower), são as melhores e mais caras ( 30W )
Falo delas 2 paginas atras na 214

Lowara
Phanteks

DDC 400l/h
Alphacool, Syscooling, BitsPower, etc, menores e podem ser acopladas com reservatorio ( 15W )
EKWB
Syscooling DDC
Entendi, então essas que citei são aceitáveis ne.
 
Sim são aceitáveis, mas procure por marcas melhores, como Lowara, Alphecool, EKWB, são mais confiáveis, são mais caras por um bom motivo, durabilidade.

Aphacool ( laing original )
 
Sim são aceitáveis, mas procure por marcas melhores, como Lowara, Alphecool, EKWB, são mais confiáveis, são mais caras por um bom motivo, durabilidade.

Aphacool ( laing original )
Entendi. Outra duvida de iniciante, nesse caso ai é somente a bomba, teria que ter somente o reservatório compativel ou mais outra peça?

To vendo esse distro plate, e pensando em comprar essa bomba, sao boas e originais? Esse distro plate faz a função do reservatorio?

Distro alphacool

Bomba
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Achei com a bomba, e mais em conta

Distro plate com pump

Acho que com esse combo n teria muitas broncas com a bomba né?
 
Última edição:
Entendi. Outra duvida de iniciante, nesse caso ai é somente a bomba, teria que ter somente o reservatório compativel ou mais outra peça?

To vendo esse distro plate, e pensando em comprar essa bomba, sao boas e originais? Esse distro plate faz a função do reservatorio?

Distro alphacool

Bomba
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Achei com a bomba, e mais em conta

Distro plate com pump

Acho que com esse combo n teria muitas broncas com a bomba né?
O distro é super top, fica organizada a tubulação, a bomba é uma D5, Alphacool ( alemã ), mas o distro tem que ter espaço do lado direito do gabinete, e é um bom espaço para a instalação.

Tem distro específicos para alguns gabinetes, cuidado para não ficar sem espaço para ssds, hds, drives, etc.

Distro gabinete Corsair

Quanto ao reservatorio, voce pode optar com a bomba junto ou separado, depende do gabinete e o seu projeto, planejar o WC é importante.
 
Última edição:

Thermaltake lança bloco de água para CPU Pacific SW1 Plus e acessórios Pacific SF

A Thermaltake, marca premium líder de PC DIY para gabinetes, alimentação, resfriamento, periféricos de jogos e soluções de memória para entusiastas, tem o prazer de lançar o bloco de água de CPU Pacific SW1 Plus e os acessórios Pacific SF - Silver Black. O sistema de refrigeração líquida personalizado oferece considerável flexibilidade no design, permitindo demonstrar seu senso estético. Se você é um entusiasta industrial chique, o Pacific SW1 Plus e os acessórios Pacific SF, que apresentam um novo estilo industrial, são os componentes ideais para nivelar a aparência do seu sistema de refrigeração, garantindo ao mesmo tempo desempenho térmico e compatibilidade de instalação.

Bloco de água da CPU Pacific SW1 Plus
Projetado com um estilo industrial moderno, o bloco de água para CPU Pacific SW1 Plus vem em liga de alumínio sólido com design de parafuso, exibindo um belo brilho de metais. A base de cobre tem acabamento em níquel anticorrosivo, combinando com o design industrial geral e oferecendo uma excelente transferência de calor para a CPU. O design de entrada central da base permite que o refrigerante seja distribuído uniformemente através dos microcanais de 0,2 mm, conseguindo uma dissipação de calor mais eficaz. Além do mais, através do software TT RGB Plus 2.0, você pode simplesmente monitorar a temperatura do líquido refrigerante e personalizar os efeitos de iluminação dos 12 LEDs endereçáveis do bloco de água. Para caber nas CPUs mais recentes, o Pacific SW1 Plus também é compatível com soquetes Intel LGA 1700 e AMD AM5 e pode ser instalado sem suportes adicionais.

b28GXiv.jpg


LElyGoI.jpg


dNtrIBr.jpg


nXH1h27.jpg



Acessórios Pacific SF - Silver Black
Os acessórios Pacific SF - Silver Black são projetados para conveniência e fins estéticos durante a criação de uma construção. As ferragens vêm no Novo Estilo Industrial, equipadas com rotor preto feito em latão de alta qualidade e acabamento superficial especial, proporcionando uma estética fantástica. O design recartilhado helicoidal e o design giratório de 360 graus de 2 vias dos rotadores permitem que você os instale sem esforço. Além disso, eles vêm em vários tipos e modelos para você escolher, incluindo adaptadores, extensores e compressão de diâmetro externo de 16 mm.

Os adaptadores Pacific SF contêm 90 graus, 45 graus e 45 e 90 graus, permitindo que você construa seu sistema de refrigeração líquida com diferentes ângulos de loop.

Os extensores Pacific SF incorporam comprimentos de 20 mm e 30 mm em vários designs com roscas de parafuso G1/4, de macho para macho, fêmea para macho e fêmea para fêmea. Os extensores Pacific SF podem ser conectados ao radiador ou a outros adaptadores para uma instalação mais fácil de usar, incluindo extensão do comprimento e troca dos conectores macho/fêmea.

Pacific SF Hard Tube 16 mm OD Compression pode combinar com tubos PETG, acrílico e vidro, que têm 16 mm de diâmetro externo (OD) e emparelhados com roscas de parafuso G1/4. Eles são adequados para aplicação em chassis compactos sem comprometer a vedação de compressão ou impactar o fluxo do líquido refrigerante.

O bloco de água da CPU Pacific SW1 Plus e os acessórios Pacific SF – Silver Black já estão disponíveis para compra. Mais produtos de refrigeração líquida personalizados no Novo Estilo Industrial serão lançados em breve, incluindo acessórios brancos, acessórios pretos foscos e radiadores. Fique atento às nossas últimas informações!

Recursos do bloco de água de CPU Pacific SW1 Plus:
Construído com estilo

O bloco de água de CPU Pacific SW1 Plus foi projetado com um novo estilo industrial para oferecer mais opções de resfriamento para suas construções. Usamos uma liga de alumínio sólida com design de parafuso para aprofundar o brilho dos metais e mostrar a textura de equipamentos industriais pesados, permitindo que você veja e sinta a qualidade deste lindo bloco de água.

Assim como um espelho
Terminado com uma base de cobre niquelada anticorrosiva, proporciona transferência de calor excepcional e mantém o produto com aparência de novo mesmo após uso intenso ou condições extremas.

Dissipar calor com nosso design de entrada central
Garante melhor dissipação de calor com o design de entrada central, transferindo calor da CPU para o refrigerante através da placa de jato no meio do bloco de água e restringindo o fluxo de água para uma distribuição uniforme do refrigerante através da ranhura otimizada de 0,2 mm microcanais.

Sensor de temperatura da água integrado
O bloco de água da CPU Pacific SW1 Plus possui um sensor de temperatura integrado que capta a temperatura do refrigerante que passa e transmite o sinal para o software TT RGB Plus 2.0; isso permite que os usuários monitorem a temperatura atual imediatamente enquanto controlam seus LEDs endereçáveis para manipulação de cores.

Monitore e controle através do TT RGB Plus 2.0
Você pode monitorar a temperatura do líquido refrigerante no software TT RGB Plus 2.0 com seu sensor de temperatura da água integrado e controlar 12 LEDs endereçáveis com efeitos de iluminação impressionantes!

Compatibilidade Universal
Compatível com os mais recentes soquetes Intel LGA 1700 e AMD AM5. Os usuários podem ficar por dentro das últimas tendências e não precisarão de colchetes adicionais.
Compatível com os seguintes modelos:
  • Intel: LGA2066/1700/1200/115X
  • AMD: AM5/AM4
Obtenha um impulso extra para seu sistema de resfriamento líquido
A graxa térmica para metal líquido TG-60 é nossa mais recente graxa térmica de alto desempenho com condutividade térmica extremamente alta de até 52 W/mK, proporcionando transferência de calor incomparável. Com sua alta eficiência e estabilidade, sua CPU pode permanecer sempre fria.

Ecossistema TT RGB PLUS
Ilumine seu sistema com possibilidades quase ilimitadas e sincronize seus produtos compatíveis com TT RGB PLUS para criar um ecossistema RGB que é verdadeiramente exclusivo para você.

Características das conexões Pacific SF - Silver Black:
Novo estilo industrial com melhor aderência

As conexões Pacific SF são forjadas com rotadores helicoidais recartilhados de estilo industrial feitos com latão de alta qualidade e tratados com um acabamento superficial especial, criando um novo visual com uma estética fantástica e proporcionando uma aderência mais ergonômica durante a instalação.

Adaptadores Pacific SF: Facilite a construção com um pouco de ajuda
Os adaptadores Pacific SF oferecem conveniência e finalidade estética ao criar uma construção, permitindo que você decore seu sistema de refrigeração líquida enquanto cria ângulos de 90 e 45 graus.

Adaptadores Pacific SF: escolha o que melhor se adapta
aos adaptadores Pacific SF vêm com diferentes ângulos, incluindo 90 graus, 45 graus e 45 e 90 graus, fornecendo uma ampla gama de seleções para construir seu sistema de refrigeração líquida com facilidade e mais dinâmica.

Extensores Pacific SF: Escolha o que melhor se adapta
Os extensores Pacific SF vêm em comprimentos de 20 mm a 30 mm em vários designs de roscas G1/4, de macho para macho, de fêmea para macho e de fêmea para fêmea, fornecendo uma ampla gama de seleções para você construa seu sistema de refrigeração líquida com mais eficiência.

Adaptadores / extensores Pacific SF: gire e ajuste
Os rotadores são bidirecionais e giratórios de 360 graus, trazendo conveniência durante a instalação e desmontagem.

Compressão Pacific SF OD: instale livremente sem se preocupar
As conexões de compressão Pacific SF Hard Tube 16 mm OD podem ser usadas com tubos PETG, acrílico e vidro, que têm 16 mm de diâmetro externo (OD) e emparelhados com roscas de parafuso G1/4. Eles são projetados para trabalhar em espaços apertados sem comprometer a vedação de compressão ou impactar o fluxo do líquido refrigerante. Eles também apresentam quatro O-Rings para fornecer uma vedação mais segura e desempenho confiável.
Fonte: Thermaltake
 
Pessoal

Vou tentar explicar essa confusão sobre a AGUA.

A agua é a parte principal do water cooler, poucos dão a devida atenção para ela.

Agua destilada, desmineralizada, de-ionizada (DI) é tudo DIFERENTE.

Agua destilada não garante alta resistividade, acima de 4 Mohms

Agua desmineralizada é um termo GENÉRICO que não define a resistividade, pode ficar abaixo de 4 Mohms

Agua De-ionizada é o termo para agua de alta resistividade, acima de 4 Mohms e pode chegar a 18 Mohms ( Ultra Pura) ou entre
0.056 a 0.25 uS/cm2 ( Condutividade ) 1 uS/cm2 representa uma resistividade de 1 Mohm.

Para se obter baixa corrosão no seu sistema water cooler de preferência a agua de-ionizada, ou agua DI para laboratório, medico, etc, que tenha uma especificação da sua resistividade ou condutividade.

O etilenoglicol é solúvel, não reativo, e evita proliferação orgânica no sistema.
Pode nos indicar alguma marca e/ou link de compra da água deionizada e do etilenoglicol?
 
Nenhuma chinesa é original.* A única loja no Ali que eu garanto vender Laing D5 original é a AegirX:


Seleciona Ocool que é da Alphacool; a Lowara acabou. A tampa desse reservatório é inútil pela distância insuficiente entre os dois G1/4, mas isso é fácil de resolver. Se você for comprar só o core, vai precisar do case e tampo e vai sair bem mais caro. Reservatório é opcional, mas facilita a manutenção pra caramba.

*Bykski, Barrow, etc.
Tô querendo pegar uma D5 dessas, atualmente tenho uma Barrow DDC mas acho q tá morrendo, o fluxo está bem baixo, ainda funciona mas estou com medo.

A melhor opção seria essa Ocool mesmo ?

A Lowara eh coisa de 100 reais mais barata, por essa diferença acho melhor pegar uma Laing original neh.
 
Water Cooler Pumps D5 Laing.

Não existe mais as bombas D5 Laing original, hoje são fabricadas por Alphacool, Lowara e Xylem ( agua,comercial,industrial ), EKW.

Sob Licença, mas duvido que usem os mesmos componentes das Laing originais de 15 anos atrás, duram muito, a primeira D5 original "gastou a cerâmica" com 7 anos. Tenho outra já a uns 4 anos.

Hoje a Laing virou Laing Thermotech (ndustrial and energy)

Qualquer uma D5 Alphacool, Lowara, EKW, é o mais próximo das laing D5 original que voce pode comprar.

As Características da Laing D5 é a Operação em 24Volts, e o botão de 5 velocidades na traseira.
 
Última edição:
Water Cooler Pumps D5 Laing.

Não existe mais as bombas D5 Laing original, hoje são fabricadas por Alphacool, Lowara e Xylem ( agua,comercial,industrial ), EKW.

Sob Licença, mas duvido que usem os mesmos componentes das Laing originais de 15 anos atrás, duram muito, a primeira D5 original "gastou a cerâmica" com 7 anos. Tenho outra já a uns 4 anos.

Hoje a Laing virou Laing Thermotech (ndustrial and energy)

Qualquer uma D5 Alphacool, Lowara, EKW, é o mais próximo das laing D5 original que voce pode comprar.
Então uma Alphacool podr ser a mesma coisa que uma lowara?
 
Então uma Alphacool podr ser a mesma coisa que uma lowara?
Pode não, é a mesma coisa, as fábricas que fazem a D5 original são laing/lowara/xylem (são subsidiárias umas das outras), as marcas de WC não chinês apenas rebrandam.
 
Boa galera, já vou economizar um pouco então

Vlwwww

EDIT: Algumas Ocool q aparecem no allie são PWM, enqto as lowara são ajustadas em 5 estágios de RPM. Essas lowara talvez sejam até melhores para longo prazo neh, alguns motores sofrem com PWM.
 
A Informação que tenho do pessoal especializado lá fora é para "correr" das PWM,

A com ajuste de 5 velocidades na traseira é a melhor.
 
Boa galera, já vou economizar um pouco então

Vlwwww

EDIT: Algumas Ocool q aparecem no allie são PWM, enqto as lowara são ajustadas em 5 estágios de RPM. Essas lowara talvez sejam até melhores para longo prazo neh, alguns motores sofrem com PWM.

Alphacool. "Ocool" não existe, é só um nome que a Aegir inventou lá no Ali. Creio eu que pra não se misturar com as lojas tranqueiras. Acho que eles até colocavam o conhecido P/N VPP655.


A Informação que tenho do pessoal especializado lá fora é para "correr" das PWM,

A com ajuste de 5 velocidades na traseira é a melhor.

Só colocando que o mito das D5 mais recentes serem piores que as antigas com selão "Made in Hungary", é só mito mesmo. A tensão nominal continua 6V-24V como sempre. Seja a Laing original ou Vario, só muda o método de modulação de potência.

Dito isto, o colega CHM está correto. A voltagem/velocidade da bomba deve ser constante, de acordo com o loop e/ou tolerância de ruído, desde que o fluxo seja suficiente. Não importa a resistência do loop, loop serial ou paralelo, duas bombas seriais, etc., a velocidade da bomba deve ser constante. Caso queira diminuir ou aumentar a velocidade, não há problema. Tipo deixar 100% nos primeiros dias pra eliminar as bolhas e percolação. É só não deixar a velocidade/potência variável, seja DC 12V ou PWM.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo