• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Compra de carro usado

Qual o ano do seu C3?

Eu teria tentado achar um Gol Power 1.6 2008. Motor AP cara, é mítico, aguenta tudo, qualquer mecânico tem PhD pra mexer em motor AP, econômico, fortinho pra um 1.6 e o carro pesa só 900 kg, mais leve que um Up que pesa 950 kg.
2008, tá no post ahhaha.
Então cara. O carro que me roubaram era um Gol 1.6 Trend completo G6.
Não quero ter esses carros que são TOP10 roubados nunca mais. Experiência do carro incrível, mas pequei por vacilar e me levaram.
Mas confesso que só peguei esse C3 pela baixa quilometragem. É um fator que considero muito no carro, visto que o gol eu peguei com 60 mil e poucos 2013. Carro já havia rodado 10 mil por ano fácil.
Esse C3 não rodou nem 7 mil ano.
Isso porque não peguei um C3 2011 com 65 mil. O valor uns 3 mil a mais ia fazer diferença no meu bolso e preferi não arriscar.
E mais, estou preferindo carros elétricos. Sei que pode parecer chatice, mas o conforto se paga.

Sinto falta demais da goleta. Andava que um caraio.
O câmbio da Volks é impressionante. Estou passando mal com este câmbio da Citroen. Engasgo a marcha toda hora.
 
Time,

Infelizmente passei um baita revés com meu carro anterior. Roubado sem seguro. Faz parte e a vida ensina.
Tive que me enfiar em um novo, pois não tenho como ficar a pé.
Peguei um C3 GLX Completo por R$ 15.500,00 2008 com 78 mil km.
Fiz bom negócio?

O preço foi bom, mantendo o sistema de arrefecimento do carro em dia, não terá muito com o que se preocupar.
 
O preço foi bom, mantendo o sistema de arrefecimento do carro em dia, não terá muito com o que se preocupar.
Peguei com uma coisa ali ou aqui para conserto mas nada que prejudique. Tanto porque só uso para ir ao trabalho e voltar enquanto não faço esses reparos mecânicos.
Arrefecimento vou ter que fazer limpeza. Está indo óleo para o reservatório aparentemente. Mas meu mecânico ainda vai olhar melhor o que pode ser.
 
2008, tá no post ahhaha.
Então cara. O carro que me roubaram era um Gol 1.6 Trend completo G6.
Não quero ter esses carros que são TOP10 roubados nunca mais. Experiência do carro incrível, mas pequei por vacilar e me levaram.
Mas confesso que só peguei esse C3 pela baixa quilometragem. É um fator que considero muito no carro, visto que o gol eu peguei com 60 mil e poucos 2013. Carro já havia rodado 10 mil por ano fácil.
Esse C3 não rodou nem 7 mil ano.
Isso porque não peguei um C3 2011 com 65 mil. O valor uns 3 mil a mais ia fazer diferença no meu bolso e preferi não arriscar.
E mais, estou preferindo carros elétricos. Sei que pode parecer chatice, mas o conforto se paga.

Sinto falta demais da goleta. Andava que um caraio.
O câmbio da Volks é impressionante. Estou passando mal com este câmbio da Citroen. Engasgo a marcha toda hora.

Ah sim, não reparei ali no meio dos números, li por alto hahaha.

Também to nessa de querer um carro menos visado por ladrões. Tenho um HB20S e tenho medo de rodar, porque é provavelmente o mais roubado de todos aqui no RJ.

Então, eu não gosto dos carros da Peugeot/Citroen antigos. Não tenho nenhum preconceito, tanto que meu sonho é um Peugeot 2008, ou 408, ou um C4 Lounge, todos com motor THP, mas já ouvi falar mal dos modelos da Peugeot/Citroen antigos, muitos problemas elétricos chatos, mecânicos não gostam de mexer e cobram caro, etc. Mas em se tratando de carro que bandido não quer, acho que carros franceses devem ser ótimos... :haha:

Pelo seu outro post, seu carro tá misturando água e óleo, certo? Com 78 mil rodados não era pra isso estar acontecendo assim de cara, mesmo sendo um carro com anos de uso. Já cogitou o fato de a quilometragem estar adulterada?
 
Ah sim, não reparei ali no meio dos números, li por alto hahaha.

Também to nessa de querer um carro menos visado por ladrões. Tenho um HB20S e tenho medo de rodar, porque é provavelmente o mais roubado de todos aqui no RJ.

Então, eu não gosto dos carros da Peugeot/Citroen antigos. Não tenho nenhum preconceito, tanto que meu sonho é um Peugeot 2008, ou 408, ou um C4 Lounge, todos com motor THP, mas já ouvi falar mal dos modelos da Peugeot/Citroen antigos, muitos problemas elétricos chatos, mecânicos não gostam de mexer e cobram caro, etc. Mas em se tratando de carro que bandido não quer, acho que carros franceses devem ser ótimos... :haha:

Pelo seu outro post, seu carro tá misturando água e óleo, certo? Com 78 mil rodados não era pra isso estar acontecendo assim de cara, mesmo sendo um carro com anos de uso. Já cogitou o fato de a quilometragem estar adulterada?
Sim, o HB20 é extremamente roubado. Foi o lider em 2017 e 2018 se não me engano. Aqui em São Paulo é festa.
Também não curto carro muito antigo, mas os importados serão todos elétricos, não tem como fugir.
Mas comprei sabendo dos riscos. O mais importante é bandido não me tomar de novo.
De elétrica ele parece estar inteiro, mas de mecânica vou precisar uns 3 ou 4 consertos. Nada demais, mas que são necessários pra não dar problema no futuro.
Sim, aparentemente parece óleo no reservatório. O mecânico abriu e passou o dedo por dentro, mas parece que isso é comum nos Citroen, ou até mesmo em outros carros.
Bom, cogitei sim, mas é aquele negócio, vou levar num amigo meu essa semana pra ver se ele consegue tirar a prova. O que me deixa menos preocupado, é que parece que a primeira dona nem usava, e a segunda dona usou pouco. Tinha namorado e tals, preferia sair de Evoque né. Mas confiei na vendedora. Tudo indicava a ser uma pessoa de boa índole.
No mais, o carro parece estar muito bom por ter 10 anos.
Achei um essa semana com 65 mil 2011. Mas aí como já tinha comprado o meu, só deixei passar.
 
Peguei com uma coisa ali ou aqui para conserto mas nada que prejudique. Tanto porque só uso para ir ao trabalho e voltar enquanto não faço esses reparos mecânicos.
Arrefecimento vou ter que fazer limpeza. Está indo óleo para o reservatório aparentemente. Mas meu mecânico ainda vai olhar melhor o que pode ser.

Provavelmente junta ou a carcaça da valvula termostática, se for junta, utilize a junta de metal do motor 1.5.

Pelo seu outro post, seu carro tá misturando água e óleo, certo? Com 78 mil rodados não era pra isso estar acontecendo assim de cara, mesmo sendo um carro com anos de uso. Já cogitou o fato de a quilometragem estar adulterada?

É um problema recorrente nos motores 1.4, e devido a grande parte dos donos não usarem aditivo no arrefecimento, acontece com maior frequência. Só resolveram esse problema no 1.5.
 
Provavelmente junta ou a carcaça da valvula termostática, se for junta, utilize a junta de metal do motor 1.5.



É um problema recorrente nos motores 1.4, e devido a grande parte dos donos não usarem aditivo no arrefecimento, acontece com maior frequência. Só resolveram esse problema no 1.5.
Vou ver essa questão e anotar sua dica. Sou leigo de carro. Aprendo tudo na marra quando alguém fala algo. Vou fazer a limpeza comum com água desmineralizada e produtos, e também falar com o mecânico sobre o que você escreveu. Foda que ele é enroladão, mas trabalha bem demais.
Até prefiro gastar uma grana, pois pior se for para o motor. Vi um vídeo no YouTube de um motor desmontado condenado justamente por isso.
 
Amigos, estou ajudando meu sogro a vender uma Montana 16/17 dele e não tá muito fácil, ele sempre anunciou na OLX e sempre conseguiu vender (troca de carro com uma certa frequência) mas agora os anúncios tem tido poucas visualizações acredito eu que pelo tipo do carro. Hoje fiz também na webmotors e na mercadoavalia, ambos aguardando aprovação de pagamento pra subir. Alguma dica de outro meio pra anúncio?
 
Amigos, estou ajudando meu sogro a vender uma Montana 16/17 dele e não tá muito fácil, ele sempre anunciou na OLX e sempre conseguiu vender (troca de carro com uma certa frequência) mas agora os anúncios tem tido poucas visualizações acredito eu que pelo tipo do carro. Hoje fiz também na webmotors e na mercadoavalia, ambos aguardando aprovação de pagamento pra subir. Alguma dica de outro meio pra anúncio?

Tenta mercadolivre, não vou recomendar o icarros pois achei bem fraco em comparação ao webmotors que sempre foi o canal que usei para vender os meus veículos.

O "problema" de carros de utilitário é o fato que acham que para carretos ou também por ser carro de frota, o pessoal fica com pé atrás, principalmente quem quer pra uso particular.

Já tive uma montana 2013, vendi sem muita delongas por 2 fatores, apesar de ser a modelo LS a minha tinha o pacote com ABS e Airbag (na época ainda não eram itens obrigatórios) e por ser de uso particular, a caçamba não tinha sequer um risco e, além de salientar na descrição botei fotos mostrando a integridade.
 
Amigos, estou ajudando meu sogro a vender uma Montana 16/17 dele e não tá muito fácil, ele sempre anunciou na OLX e sempre conseguiu vender (troca de carro com uma certa frequência) mas agora os anúncios tem tido poucas visualizações acredito eu que pelo tipo do carro. Hoje fiz também na webmotors e na mercadoavalia, ambos aguardando aprovação de pagamento pra subir. Alguma dica de outro meio pra anúncio?
Boa Noite,

Você pode tentar no próprio mercado livre, pode fazer um video do carro e postar no youtube e divulgar no marketplace do facebook, ou sem video mesmo no próprio facebook vc encontra inúmeros grupos de compra e vendas de carro as vezes até mesmo da sua região.

Alexandre Borges
Canal Carros Lab
youtube.com/carroslab
 
Amigos, estou ajudando meu sogro a vender uma Montana 16/17 dele e não tá muito fácil, ele sempre anunciou na OLX e sempre conseguiu vender (troca de carro com uma certa frequência) mas agora os anúncios tem tido poucas visualizações acredito eu que pelo tipo do carro. Hoje fiz também na webmotors e na mercadoavalia, ambos aguardando aprovação de pagamento pra subir. Alguma dica de outro meio pra anúncio?

Acho que hoje em dia tá difícil pra qualquer carro. :haha:

Sou membro dos clubes do Fluence, Peugeot 308/408, Corolla e HB20. No clube do Fluence e Peugeot era comum ver reclamações de gente que não conseguia vender seus carros e tinha que entregar por um valor bem abaixo do pedido, mas no Corolla e HB20 não, toda hora era anúncio de carros pelo preço da FIPE e vendiam rápido, tinha gente que até postava procurando um pra comprar.

Mas parece que foi só virar o ano que agora tá difícil até pra Corolla e HB20. Não sei se é por causa da época do ano, mas tem chovido reclamações no grupo do HB20 com gente tendo dificuldades pra vender também, isso porque é um carro de alta liquidez, um dos melhores pra revenda, eu diria.
 
Acho que hoje em dia tá difícil pra qualquer carro. :haha:

Sou membro dos clubes do Fluence, Peugeot 308/408, Corolla e HB20. No clube do Fluence e Peugeot era comum ver reclamações de gente que não conseguia vender seus carros e tinha que entregar por um valor bem abaixo do pedido, mas no Corolla e HB20 não, toda hora era anúncio de carros pelo preço da FIPE e vendiam rápido, tinha gente que até postava procurando um pra comprar.

Mas parece que foi só virar o ano que agora tá difícil até pra Corolla e HB20. Não sei se é por causa da época do ano, mas tem chovido reclamações no grupo do HB20 com gente tendo dificuldades pra vender também, isso porque é um carro de alta liquidez, um dos melhores pra revenda, eu diria.

No caso do HB20 só pena os com cambio manual, o Corolla está na famosa "entre safra"...

1) Tem gente esperando o novo, para comprar o 0KM, por isso as vendas mensais baixaram de 6000 unid/mês para 2500 unid/mês!
2) Quem quer comprar o usado, também está esperando o novo, com a esperança que o atual abaixe um pouco o preço.

Até fui na CCS ver o Jetta, a VW está pagando o valor da Fipe no Corolla na troca, mas é carro é muito fraco e simples pelo valor.

Vamos esperar o Corolla 2020 com motor novo de injeção direta, novo cambio, suspa mult-link e etc.
 
No caso do HB20 só pena os com cambio manual, o Corolla está na famosa "entre safra"...

1) Tem gente esperando o novo, para comprar o 0KM, por isso as vendas mensais baixaram de 6000 unid/mês para 2500 unid/mês!
2) Quem quer comprar o usado, também está esperando o novo, com a esperança que o atual abaixe um pouco o preço.

Até fui na CCS ver o Jetta, a VW está pagando o valor da Fipe no Corolla na troca, mas é carro é muito fraco e simples pelo valor.

Vamos esperar o Corolla 2020 com motor novo de injeção direta, novo cambio, suspa mult-link e etc.

Porra mas o HB20 com câmbio AT é o maior mico... Bebe pra cacete. :haha:
Mas que merda saber que vou penar pra vender um HB20, comprei achando que seria fácil de revender... :nooo:
 
Amigos, estou ajudando meu sogro a vender uma Montana 16/17 dele e não tá muito fácil, ele sempre anunciou na OLX e sempre conseguiu vender (troca de carro com uma certa frequência) mas agora os anúncios tem tido poucas visualizações acredito eu que pelo tipo do carro. Hoje fiz também na webmotors e na mercadoavalia, ambos aguardando aprovação de pagamento pra subir. Alguma dica de outro meio pra anúncio?

Eu sempre vendi meus carros anunciando em grupos de vendas no facebook, também anuncio na olx porém nunca consegui vender algo por la.

Recentemente tinha perguntado aqui sobre caminhonetes 4x4 ate 120 mil, porém como era para a empresa dei esses 120 mil de entrada e comprei uma ranger 0KM, consegui uma taxa de financiamento bem baixa fazendo no nome da empresa, peguei a versão Limited 3.2 diesel com todos os opcionais, caminhonete muito bonita, porém como estão sem estoque vai chegar apenas depois do carnaval.
 
Tenho até 25 mil para comprar um carro, as características que me chamam a atenção é consumo e conforto, claro que se tiver um motor mais potente seria bom, não precisar ser tão novo de ano, dando prioridade ao conforto, como os opcionais.

Dei uma olhada rápida e achei como melhores opções, Fox 1.6 2012, Polo sedan 1.6 2012, Punto 1.4 2013. Esse Punto está muito conservado, sendo aquela versão depois da mudança no visual, porém a fama de motor manco me desanima, teria que procurar uma versão mais antiga com motor 1.6.

O que acham ? tem mais algum modelo como indicação ?
 
Tenho até 25 mil para comprar um carro, as características que me chamam a atenção é consumo e conforto, claro que se tiver um motor mais potente seria bom, não precisar ser tão novo de ano, dando prioridade ao conforto, como os opcionais.

Dei uma olhada rápida e achei como melhores opções, Fox 1.6 2012, Polo sedan 1.6 2012, Punto 1.4 2013. Esse Punto está muito conservado, sendo aquela versão depois da mudança no visual, porém a fama de motor manco me desanima, teria que procurar uma versão mais antiga com motor 1.6.

O que acham ? tem mais algum modelo como indicação ?

Fuja do Punto 1.4. Bebe demais.

Eu tive um Fox 2011 1.6 e tenho um 2016 1.6 também. Na cidade bebe igual qualquer 1.6 no trânsito né. Na estrada fazia milagre, bem econômico. Anda legal.
Conforto é interessante. Meu 2011 era um Prime, então tinha bastante firula que eu gostava. No asfalto é macio e silencioso, mas em calçamento faz um ruído interno maior que seus concorrentes (típico de VW).
A manutenção é barata, apesar que o meu nunca incomodou, só fazia as revisõws. Rodei de 0km até 58kkm. Foram bons 5 anos. Aí peguei o 2016 Highline 0km e está com 31kkm (esse ficarei mais tempo ainda).
 
Tenho até 25 mil para comprar um carro, as características que me chamam a atenção é consumo e conforto, claro que se tiver um motor mais potente seria bom, não precisar ser tão novo de ano, dando prioridade ao conforto, como os opcionais.

Dei uma olhada rápida e achei como melhores opções, Fox 1.6 2012, Polo sedan 1.6 2012, Punto 1.4 2013. Esse Punto está muito conservado, sendo aquela versão depois da mudança no visual, porém a fama de motor manco me desanima, teria que procurar uma versão mais antiga com motor 1.6.

O que acham ? tem mais algum modelo como indicação ?

Nenhum desses carros é exemplo de economia, o Polo fará uns 9 Km/L na gasolina na cidade, e uns 13Km/L na estrada. Mas nesta faixa de preço acredito ser a melhor opção, já que não consegue pegar os novos 1.0 Turbo. Polo é um pouco acima do fox em questão de acabamento interno. a mecânica dos 2 é exatamente a mesma. motor e suspensão compartilham a mesma base e peças.
 
Porra mas o HB20 com câmbio AT é o maior mico... Bebe pra cacete. :haha:
Mas que merda saber que vou penar pra vender um HB20, comprei achando que seria fácil de revender... :nooo:

Depende muito de como se dirige. Acho o carro realista pra um câmbio manual.

E pra revender vai ser tranquilo com AT. Passei meses procurando um automático e toda vez que encontrava um, a loja vendia em poucos dias.
 
Depende muito de como se dirige. Acho o carro realista pra um câmbio manual.

E pra revender vai ser tranquilo com AT. Passei meses procurando um automático e toda vez que encontrava um, a loja vendia em poucos dias.

Povo diz que HB20 1.6 bebe muito, mesmo sem levar em consideração o câmbio. Eu tenho um e acho o consumo do carro normal. Não é excepcional, já vi carros que bebem bem menos, como o Versa 1.6, os VW 1.6 16v EA211, Renault com motor SCe 1.6... Pelo menos é o que dizem.

Esses dias peguei muito trânsito, ar ligado 100%, 2 pessoas de 90 kg no carro e tava fazendo 6.5 km/L de álcool puro. Média de 14~18 km/h

No trajeto que faço normalmente (Jacarepaguá - Niterói) faz 11~12 tranquilo sem ar (mesmo pegando um pouco de retenção na Linha Amarela), de álcool mesmo. Média de 27~30 km/h. Andando pela cidade quando invento de fazer Uber faz entre 8 e 9 km/L, às vezes até mais, mas nunca abaixo de 8, mas isso é só em fim de semana, pouco trânsito. Média de 20~22 km/h.
 
pensando no primeiro carro, tava vendo algo em torno de 35-40k
com torque bom(sou péssimo com embreagem, dos 2 que aluguei (onix joy e gol 1.6, o gol foi mt bom nisso)
4 portas com vidros eletricos atras(uber na temporada daria um put@ extra)
camera de ré seria algo bom também já que não tenho muito noção de espaço, mas pra esse preço e conjunto já seja pedir demais

tava de olho num gol 1.6 2017/16 ou até 18, acham um bom carro? Os concorrentes vi que estão um pouco mais caro, ou estou errado? Tem uns opcionais que ao meu ver são totalmente desnecessários, coisas apenas esteticas

dependendo do caso talvez eu até pegue um 1.0 com mais opcional ou 1.0 normal se na hora H com o dinheiro na não der um dó, pq carro no BR ta absurdo
 
Última edição:
pensando no primeiro carro, tava vendo algo em torno de 35-40k
com torque bom(sou péssimo com embreagem, dos 2 que aluguei (onix joy e gol 1.6, o gol foi mt bom nisso)
4 portas com vidros eletricos atras(uber na temporada daria um put@ extra)
camera de ré seria algo bom também já que não tenho muito noção de espaço, mas pra esse preço e conjunto já seja pedir demais

tava de olho num gol 1.6 2017/16 ou até 18, acham um bom carro? Os concorrentes vi que estão um pouco mais caro, ou estou errado? Tem uns opcionais que ao meu ver são totalmente desnecessários, coisas apenas esteticas

dependendo do caso talvez eu até pegue um 1.0 com mais opcional ou 1.0 normal se na hora H com o dinheiro na não der um dó, pq carro no BR ta absurdo

Acho que Gol Não faz sentido, se no mesmo valor pode ir de UP no máximo 1 ano mais velho.
36K pega até um March 2017 1.6 que está anos luz na frente do gol. Já dirigi um March 1.6 e tenho um Polo 1.6 e senti o March mais forte.

E 35-40K não é pouca coisa não, é um investimento alto pra levar carros pelados. O problema aí que quer um carro muito novo, o que eleva demais o preço. Eu nem considero pegar populares, pra mim começaria nos compacto premiuns que no fundo até darão menos problemas e menor custo por ser projetos melhores, mais resistentes e mais econômicos. nem que pra isso pegue uns 3 anos mais velho.

Você sentiu o Gol melhor porque os VW são muito bons de câmbio e embreagem. São as mais suaves do mercado. Mas questão de costume. Uma semana com outro carro você pega o jeito. Pode ser ruim de volante hoje mas é temporário. E olha que sou fã de VW. Mas recomendar gol não da.
 
Última edição:
Acho que Gol Não faz sentido, se no mesmo valor pode ir de UP no máximo 1 ano mais velho.
36K pega até um March 2017 1.6 que está anos luz na frente do gol. Já dirigi um March 1.6 e tenho um Polo 1.6 e senti o March mais forte.

E 35-40K não é pouca coisa não, é um investimento alto pra levar carros pelados. O problema aí que quer um carro muito novo, o que eleva demais o preço. Eu nem considero pegar populares, pra mim começaria nos compacto premiuns que no fundo até darão menos problemas e menor custo por ser projetos melhores, mais resistentes e mais econômicos. nem que pra isso pegue uns 3 anos mais velho.

Você sentiu o Gol melhor porque os VW são muito bons de câmbio e embreagem. São as mais suaves do mercado. Mas questão de costume. Uma semana com outro carro você pega o jeito. Pode ser ruim de volante hoje mas é temporário. E olha que sou fã de VW. Mas recomendar gol não da.

Vou ficar entre etios, up e gol(ultimo caso) então. Não quero algo muito antigo, mas também preciso de alguns opcionais e um leve espaço no porta mala. Fazer uber aqui no litoral de SC fim de ano vai dar um bom extra. Gostei do fit, mas ta um pouco salgado, o new fiesta era primeira idéia, mas com fechamento da Ford complica
 
Fuja do Punto 1.4. Bebe demais.

Eu tive um Fox 2011 1.6 e tenho um 2016 1.6 também. Na cidade bebe igual qualquer 1.6 no trânsito né. Na estrada fazia milagre, bem econômico. Anda legal.
Conforto é interessante. Meu 2011 era um Prime, então tinha bastante firula que eu gostava. No asfalto é macio e silencioso, mas em calçamento faz um ruído interno maior que seus concorrentes (típico de VW).
A manutenção é barata, apesar que o meu nunca incomodou, só fazia as revisõws. Rodei de 0km até 58kkm. Foram bons 5 anos. Aí peguei o 2016 Highline 0km e está com 31kkm (esse ficarei mais tempo ainda).
Acho que vou pegar um Fox ou Polo 1.6, o Polo tem acabamento melhor mesmo, o que vai decidir será o preço pelo ano do carro.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo