Não sei como funciona os salários dos servidores da elite (sabemos quem são), mas dizem (só dizem) que os salários deles precisam ser altos para não se corromperem com o lado de fora do mercado negro.
Sei lá, pra mim isso não faz sentido nenhum, deveriam fazer uma reforma pegando justamente eles com um reajuste decente, pois na maioria das vezes quem sofre com isso são os servidores que mal ganham dois salários mínimos. Por isso há aqui no Brasil esse preconceito com os servidores públicos, pois literalmente acham que todos ganham bem, quando na vdd é o contrário.
Mas enfim, veremos como será essa reforma. Tô curioso.
A Elite há muito tempo vem buscando essa reforma como pretexto para alavancar seus ganhos e se "diferenciarem" dos vassalos. É a melhor forma de garantir reajustes espetaculares em seus subsídios e essa Elite está nos três Poderes. Hoje mesmo eu vi reportagem da rede tv onde um sujeito já menciona isso com alegria, diz que agora os servidores das Carreiras de Estado poderão ter vencimentos reajustados e mais compatíveis com a sua alta qualificação.
Exato.
Eu sou funcionário público e posso afirmar que mesmo com a estabilidade o servidor não faz nada que possa prejudicar a si mesmo. Por exemplo, no "fim da consta" o servidor está blindado contra a demissão, porém, caso o mesmo cause algum tipo de discórdia/desconforto - por menor que seja - com algum comissionado, por indicação política, que está em chefia (seja por diferenças no trabalho/políticas etc.) o mesmo pode prejudicar o funcionário de diversas formas que não seja a demissão. O mais comum é a relocação do funcionário para um setor/secretaria pior, sem alguns benefícios e longe da casa da pessoa. Só isso já é suficiente para um funcionário concursado com estabilidade e "blindado" pensar 10x antes de impor ou agir contra qualquer coisa do sistema que esteja fora do normal.
Esse "negócio" de estabilidade, como muitas das coisas no Brasil, funciona apenas no papel. É muito difícil - quase impossível - você perder o emprego, mas você pode passar uma ou duas gestões inteiras na "geladeira".
servidor público é perseguido e nem os colegas ajudam, ainda que sejam estatutários. Vi perseguição demais, pressão por se fazer a coisa errada, descaso e os grupos de Elite pisando nos demais servidores. E o povo pega no pé é do servidor mais baixo, por inveja e vontade de pegar uma carona. Querem mesmo é defender bandido lá dentro e receber por isso. Fora que tem um monte de empresários corruptos que não cumprem os contratos na maior cara de pau, entregam material errado, faltando peças ou sequer entregam alguma coisa.
Conheci um caso real desses. Cara era fiscal sanitário da prefeitura aqui, multou e interditou um supermercado enorme (de gente poderosa), mandaram ele desfazer mas ele bateu o pé e não quis saber. Jogaram ele pra uma salinha num canto da prefeitura, sozinho, com o PC mais lento da prefeitura, não era mais escalado para as fiscalizações na rua, ficou 2 anos só em meio de pilha de papel e planilhas rodando no Excel 97, não aguentou e 18 meses depois pediu pra sair.
servidor que trabalha costuma ser punido assim, jogam para outro setor. Não existe forma de se denunciar os desmandos dos administradores, é difícil e precisa haver testemunhas, pois, vai parar na justiça comum, se for servidor de Estado ou na justiça federal, se da União.
Ou seja, quem já é privilegiado continuará sendo e o servidor comum que possui média salarial na faixa dos 3 mil reais será o único penalizado com a reforma:
A proposta de reforma administrativa do governo Jair Bolsonaro (sem partido) não afeta magistrados, parlamentares, militares e membros do Ministério Público, afirmou o secretário de
economia.uol.com.br
sim, essa é a reforma sonhada pela Elite do funcionalismo, estarão blindados e poderão alavancar seus subsídios e remunerações, por exemplo, para R$ 500 mil mensais. Daí vão dizer que é um valor compatível com a complexidade do cargo. Mas veja você que há muitos casos de servidores da Elite envolvidos em corrupção, a maioria não é descoberto porque o cara é tão especialista que não deixa rastro, sei de casos assim e o sujeito sai rico, quem vai provar? Agora veja o caso de Ministro do TCU, um dos cargos de Elite mais cobiçados e com vitaliciedade, mas ainda que ganhem muito, há casos de corrupção e de difícil comprovação. Atualmente há ao menos um Ministro do TCU enrolado.
Essa indefinição está complicada.. Não há nada claro se atinge novos servidores que tenham sido aprovados em editais homologados antes da reforma, mas esse artigo 2º do texto enviado para o congresso dá a entender que quem for empossado após a promulgação da reforma, já entraria na nova regra.
Art. 2º Ao servidor público investido em cargo efetivo até a data de entrada em vigor do regime jurídico de que trata o art. 39-A da Constituição é garantido regime jurídico específico, assegurados:
I - a estabilidade, após três anos de efetivo exercício e aprovação em estágio probatório;
II - a não aplicação do disposto no art. 37, caput, inciso XXIII, alíneas “a” a “j”, da Constituição na hipótese de haver lei específica vigente em 31 de agosto de 2020 que tenha concedido os benefícios ali referidos, exceto se houver alteração ou revogação da referida lei; e
III - os demais direitos previstos na Constituição.
a PEC pode mudar um monte de coisas, apenas deram início ao processo. Se os parlamentares quiserem eles resetam TUDO.
Mas veja: os parlamentares são, em maior número, representantes de Elites Empresariais que têm interesses em mudar a forma de trabalho no serviço público, principalmente no que tange ao processo licitatório, pois, sempre almejaram que os servidores públicos fossem complacentes com o desvio de finalidade nos contratos para enriquecimento desses empresários contratados pela administração pública.
Sabe por quê não foi incluído legislativo, judiciário e outros? Porque não PODE gente, não custa ler as matérias que tem por aí
Cada Poder terá de levar a sua proposta de reforma, o que o Congresso pode fazer é deixar um artigo na PEC obrigando a que seja feita ou por pressão política (orçamentária). Um dos grandes entraves nos órgãos públicos é o travamento quando se fala em inovação tecnológica, geralmente é conversa fiada, o gestor adota soluções ruins, gasta muito e não atinge resultados, depois culpa os servidores pelo aumento de gastos.
O teletrabalho trouxe economia imensa de quase R$ 700 milhões sem que tenhamos fechado 12 meses, isso por serem obrigados e não por uma decisão técnica. Há muito gasto supérfluo com viagens para encontros que já poderiam ser feitos por teleconferência, enfim, há gastos inúteis na própria gestão e por decisão da Elite.
E a economia gerada pelo teletrabalho também não será convertida em treinamento para desenvolvimento de software, incentivando mais inovação e reduzindo custos com pagamentos de royalties. Outro problema enfrentado é que há órgãos que insistem em usar papel e enviar informações pelos correios, como a Receita Federal, ainda que exista a compactação com criptografia e um tal de e-mail que todo órgão deve ter sendo, então, muito mais rápido, seguro e barato. Não existe motivo para o serviço público usar papel
Os barnabés foram tratados de forma diferenciada na última negociação salarial feita pelo governo. Tiveram 10,8% de aumento, dividido em duas parcelas, em 2016 e 2017. Já a elite do funcionalismo, os “
sangue azul“, receberam, na média, 29% de reajuste, índice parcelado em quatro vezes.
Esse tipo de tratamento agravou ainda mais a disparidade salarial na Esplanada dos Ministérios. No carreirão, o grosso dos servidores ganha em torno de R$ 5 mil por mês. Na elite do funcionalismo, a média chega a R$ 20 mil.
fonte:
https://blogs.correiobraziliense.co...res-prejudicados-pela-reforma-administrativa/
Reforma protege os “sangue azul” do funcionalismo público