• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Configuração de Roteadores/Repetidores: Dicas, Dúvidas e Configurações

Está testando com equipamentos Wifi6?
Usando Wifi 5, se o dispositivo não tiver como conectar em duas bandas simultaneas, a velocidade máxima teórica ficará em torno de 433mbps, o que na realidade vai ficar em torno de uns 300mbps.
Boa tarde!
Todos meus equipamentos são wifi5...não tenho nenhum novo já no padrão wifi6...somente o roteador é wifi6!
Realmente a rede 5ghz fica em 433mbps...
O que eu poderia fazer para melhorar?
 
Boa tarde!
Todos meus equipamentos são wifi5...não tenho nenhum novo já no padrão wifi6...somente o roteador é wifi6!
Realmente a rede 5ghz fica em 433mbps...
O que eu poderia fazer para melhorar?
É preciso saber se o hardware do seu dispositivo possui algum ajuste para aumentar a largura da conexào para 80Mhz, por exemplo, e assim fica num único stream mais largo.
Senão, Não tem o que fazer se não trocar os equipamentos.. o Wifi 5 foi lançado quando a velocidade média das conexões banda larga era em torno de 100mbps..

Ou se realmente há necessidade de pegar os 500mbps em todos os dispositivos que vc usa.. Nas TVs, por exemplo, com 100mbps já é possível stremar um BD 4K..
 
É preciso saber se o hardware do seu dispositivo possui algum ajuste para aumentar a largura da conexào para 80Mhz, por exemplo, e assim fica num único stream mais largo.
Senão, Não tem o que fazer se não trocar os equipamentos.. o Wifi 5 foi lançado quando a velocidade média das conexões banda larga era em torno de 100mbps..

Ou se realmente há necessidade de pegar os 500mbps em todos os dispositivos que vc usa.. Nas TVs, por exemplo, com 100mbps já é possível stremar um BD 4K..
Ou seja, é melhor eu reduzir a minha velocidade para 300mbps e economizar os R$19,00 de diferença para os 400mbps, visto que não vou trocar meus equipamentos tão cedo ($$$)...
No roteador já estou usando largura de 80mhz...Vou ver se consigo um aparelho wifi6 para fazer uma medição!
Resumindo, se não trocar meus dispositivos clientes, minha rede ficará limitada aos 300mbps?
 
Resumindo, se não trocar meus dispositivos clientes, minha rede ficará limitada aos 300mbps?
Na verdade é o contrário: A velocidade dos seus dispositivos clientes no Wifi é que limitará a velocidade da sua internet pra você..
Se algum amigo chegar com um celular AX, certamente ele conseguirá usar os 400mbps do seu link.
Se vc tem uma TV Samsung ou Xbox 360, muito provavelmente ela não terá como conectar em 5Ghz, o que limitará sua internet nesse equipamento em 2.4Ghz para algo em torno de 60mbps..

Hoje eu estou basicamente na sua situação.. Tenho 500mbps e Minha placa de rede Wireless AC não consegue velocidades além dos 350mbps.. então para meu trabalho (trabalho com CAE) deixo o laptop ligado no cabo para garantir os 500mbps e transferir meus desenhos no máximo que meu link permite..
No celular eu consigo speedtests de 522mbps, mas eu preciso? pra assistir video, 50mbps já daria conta..

Mas tenha certeza que os 400mbps estejam chegando corretamente no AX1800.. Faça speedtest por cabo para ter certeza.
 
Na verdade é o contrário: A velocidade dos seus dispositivos clientes no Wifi é que limitará a velocidade da sua internet pra você..
Se algum amigo chegar com um celular AX, certamente ele conseguirá usar os 400mbps do seu link.
Se vc tem uma TV Samsung ou Xbox 360, muito provavelmente ela não terá como conectar em 5Ghz, o que limitará sua internet nesse equipamento em 2.4Ghz para algo em torno de 60mbps..

Hoje eu estou basicamente na sua situação.. Tenho 500mbps e Minha placa de rede Wireless AC não consegue velocidades além dos 350mbps.. então para meu trabalho (trabalho com CAE) deixo o laptop ligado no cabo para garantir os 500mbps e transferir meus desenhos no máximo que meu link permite..
No celular eu consigo speedtests de 522mbps, mas eu preciso? pra assistir video, 50mbps já daria conta..

Mas tenha certeza que os 400mbps estejam chegando corretamente no AX1800.. Faça speedtest por cabo para ter certeza.
Eu tenho 100mbps e andava pensando em aumentar para 500mbps só pelo IP Fixo, mas lendo o link abaixo, vou deixar para o ano que vem, não preciso no momento de download e upload maiores do que agora e ainda deixo de gastar R$ 50,00 a mais por mês. E com o AX6 deu uma melhorada boa.

 
Galera, é de boa fazer downgrade de firmware nos roteador da xiaomi, tem alguma chance de brickar?
 
Galera, é de boa fazer downgrade de firmware nos roteador da xiaomi, tem alguma chance de brickar?
Faço bastante no MiR3G, nunca deu problema..

Vai fazer downgrade no AX3600? Algum motivo específico?
 
Faço bastante no MiR3G, nunca deu problema..

Vai fazer downgrade no AX3600? Algum motivo específico?

Na verdade é besteira, quero ver se em algum firmware aparece a rede de convidados pelo browser ou pelo menos no aplicativo eu consigo alterar o nome. No atual não nem isso consigo.
Provavelmente deve ser pra liberar SSH ou algum release do OpenWRT.



Eu nunca fiz.. Se fizer downgrade vou perder o mesh em AP..

Até quero colocar openwrt nele, mas só quando tiver 100%, ainda tão tendo alguns problemas né?
 
Tem como setar um ip estático pros roteadores Xiaomi em Modo AP?

Quase todo dia o meu AX3600 muda de IP, queria manter ele num estático pra poder entrar sempre.
 
Olá a todos.
Voltei ;) hehe.

Então, depois de pensar um pouco e estudar algumas coisas, creio que tenho uma tipologia para a minha rede aqui, lá vai ela.

-> "Modem" que recebe o sinal da fibra (ONT, HGU...), em modo bridge sem Vlan

-->> Roteador 0 - Principal. Pega o sinal da internet do "Modem" pela porta ethernet e vai receber pela Wan. Vai pega Vlan e realiza a discagem por PPPoE. Tera todas as funções plenas de um router.

--->>> Roteador 1 - Secundário. ( A ideia é criar uma outra rede separada da rede do Roteador 0 ). Vai receber a Internet via cabo, saindo de uma porta Ethernet do Roteador 0 e recebendo pela Wan. A ideia é deixar com range de IP diferente da do Roteador 0, com IP Fixo, porém com DHCP ativado nele, para que ele gerencie atribuição de IPs para os dispositivos nessa rede e todo o papel de um router.

Existem alguns poréns que devo considerar.

1º - No Roteador 1, a ideia que tive, vai dar problema de conflitos de duplo NAT? A ideia é deixar cada roteador trabalhar seu DHCP de acordo com a necessidade dos clientes de cada rede separada. Isso funcionária? Ou eu preciso deixar o Roteador 0 atribuir o DHCP para o Roteador 1? Nesse caso, não seria algo tão separado assim. A intenção inicial é apenas pegar a Internet do Roteador 0 e levar para o Roteador 1, e deixar o Roteador 1 se virar.
O Roteador 1 não irá fazer discagem via PPPoE e nem pegar a Vlan, por isso o lance dele pegar como IP Fixo ou Dinâmico.

2º - Preciso deixar no Roteador 1 IP Dinâmico, ou posso Deixar IP Fixo nesse caso? Pergunto, pois se for fixo, em teoria posso controlar a banda que será disponibilizada para o Roteador 1 via QoS do Roteador 0 ? Ou isso é devaneio da minha parte?

3º - Se eu precisar abrir alguma porta no Roteador 1, eu preciso abrir a mesma porta no Roteador 0?

Bem, no momento é isso que pensei.
Eu meio que abandonei temporariamente a ideia de um AP, onde eu teria algumas limitações em algumas configurações e um alcance elevado da rede wifi que iria beirar o desnecessário para mim no momento.

Obrigado e valeus
 
No Roteador 1, a ideia que tive, vai dar problema de conflitos de duplo NAT?
A principio sim, pois voce estará com uma rede dentrod e outra rede. O que vc pode fazer pra deixar o primeiro NAT transparente é setar o IP do roteador 1 na DMZ do roteador 0. Só que dessa forma vocÊ não vai conseguir abrir portas no roteador 0 pois toda conexão "entrante" será redirecionada ao roteador 1
Preciso deixar no Roteador 1 IP Dinâmico, ou posso Deixar IP Fixo nesse caso?
Normalmente o IP dinamico fornecido pelo roteador 0 vai ser o mesmo atribuido pela MAC do roteador 1, mas voce pode ir nos ajustes de LAn do roteador e setar o IP que vc quer que o roteador 1 use.

Se eu precisar abrir alguma porta no Roteador 1, eu preciso abrir a mesma porta no Roteador 0?
Se tiver o roteador 1 estiver em DMZ, não.. mas tem o problema que eu comentei na primeira pergunta.. ALguns roteadores até permitem rodar DMZ e abertura de portas juntos, mas muitos não permitem.
 
A principio sim, pois voce estará com uma rede dentrod e outra rede. O que vc pode fazer pra deixar o primeiro NAT transparente é setar o IP do roteador 1 na DMZ do roteador 0. Só que dessa forma vocÊ não vai conseguir abrir portas no roteador 0 pois toda conexão "entrante" será redirecionada ao roteador 1

Será que ao invés de usar a DMZ, eu apelasse pra um portforward ou triggering, daria certo? Pergunto, pois estou escolhendo o roteador. Devo pegar um Tp-Link Archer C6 AC1200 (v.3.2) essa semana. Ai poderia ficar brincando e ir vendo como ele se comporta em vários cenários. Por enquanto é só teoria mesmo, baseado em muita leitura rsrs. O máximo que pode dar errado é o roteador 1 virar uma bola de fogo rsrsrs.
Essa de não poder abrir portas em DMZ, não curti.
Caso eu desabilite o DHCP do roteador 1, ele ficaria até funcional, mas quem daria os ips nessa rede seria o roteador 0... Coisa que eu não queria, pra falar a verdade.
Outra coisa que não quero é acessar o roteador 1, pelo roteador 0, mas como eu disse, preciso ter ele em mãos pra ir testando tudo. Não sei se conseguirei isso nessa topologia proposta inicialmente...

Normalmente o IP dinamico fornecido pelo roteador 0 vai ser o mesmo atribuido pela MAC do roteador 1, mas voce pode ir nos ajustes de LAn do roteador e setar o IP que vc quer que o roteador 1 use.

Captei.
IP Fixo nesse caso, posso ter um controle melhor no roteador 1

Se tiver o roteador 1 estiver em DMZ, não.. mas tem o problema que eu comentei na primeira pergunta.. ALguns roteadores até permitem rodar DMZ e abertura de portas juntos, mas muitos não permitem.

Eu estava conversando com outro colega de fórum sobre redes. Ele me deu uma bela aula sobre isso. Mas é como você disse, depende muito do firmware que o fabricante usa.

Obrigadão pela ajuda.

Valeus
 
Será que ao invés de usar a DMZ, eu apelasse pra um portforward ou triggering, daria certo? Pergunto, pois estou escolhendo o roteador. Devo pegar um Tp-Link Archer C6 AC1200 (v.3.2) essa semana.
Bem provável que você terá que fazer o Double Port Forwarding..
forward-ports-with-two-routers-ip-addresses-labeled-networks-divided.jpg


Caso eu desabilite o DHCP do roteador 1, ele ficaria até funcional, mas quem daria os ips nessa rede seria o roteador 0... Coisa que eu não queria, pra falar a verdade.
Outra coisa que não quero é acessar o roteador 1, pelo roteador 0
Desabilitando o DHCP do roteador 1 ele vai funcionar como um Switch.. E você poderá acessar o IP do roteador 1 pelo roteador 0 usando o IP que lhe foi atribuído.
 
Bem provável que você terá que fazer o Double Port Forwarding..
forward-ports-with-two-routers-ip-addresses-labeled-networks-divided.jpg



Desabilitando o DHCP do roteador 1 ele vai funcionar como um Switch.. E você poderá acessar o IP do roteador 1 pelo roteador 0 usando o IP que lhe foi atribuído.

Opá!

Valeus pelas dicas.

Peguei o C6, e esperando chegar, pra brincar e depois passar os feedbacks aqui.
Mas resumidamente, vai ficar os dois com DHCP hehe, vou ter que ir testando pra ver se não vai ficar instável e tals e ir fazendo os ajustes "finos'.

Obrigadão pela ajuda.

Valeus
 
Opá!

Valeus pelas dicas.

Peguei o C6, e esperando chegar, pra brincar e depois passar os feedbacks aqui.
Mas resumidamente, vai ficar os dois com DHCP hehe, vou ter que ir testando pra ver se não vai ficar instável e tals e ir fazendo os ajustes "finos'.

Obrigadão pela ajuda.

Valeus
Só evite que os dois DHCP Pools forneçam IPs no mesmo range.. Se um o Router 0 fornecer 192.168.0.x, configure o outro para que forneça 192.168.1.x
 
Estou tendo problema para configurar o meu router ax3000, coloquei o modem da operadora NET modelo Aris TG 1692 em bridge + router navega por poucos minutos e já cai, troquei cabo de rede, tentei apenas desconctar o wifi do modem da NET, alterar DNS do router para 1.1.1.1 sec 1.0.0.1, e nada posteriormente, tentei em outro modem agora da VIVO coloquei em bridge mesma coisa pelo cabo até navega mas pelo wifi cai a conexão ou não navega mesmo estando menos de 1 m do router, já não sei mais qual teste fazer fica led internet acesso branco e intenet led laranja, @tecpix consegue me dizero que posso fazer aliás colocoquei em modo de roteador mas mesmo coisa vc tinha comentado em outro post que fiz. Valeu
 
Estou tendo problema para configurar o meu router ax3000, coloquei o modem da operadora NET modelo Aris TG 1692 em bridge + router navega por poucos minutos e já cai, troquei cabo de rede, tentei apenas desconctar o wifi do modem da NET, alterar DNS do router para 1.1.1.1 sec 1.0.0.1, e nada posteriormente, tentei em outro modem agora da VIVO coloquei em bridge mesma coisa pelo cabo até navega mas pelo wifi cai a conexão ou não navega mesmo estando menos de 1 m do router, já não sei mais qual teste fazer fica led internet acesso branco e intenet led laranja, @tecpix consegue me dizero que posso fazer aliás colocoquei em modo de roteador mas mesmo coisa vc tinha comentado em outro post que fiz. Valeu
Eu uso o meu AX6 em modo AP tanto no meu antigo Arris TG1692 quando no novo TG3442 e nunca tive nem um soluço..

Faça o reset do AX3000, conecte no Wifi dele (eu fiz pelo PC no 192.168.31.1) e refaça a configuração como China, entre no Working mode switch e ajuste para Wired Relay.
Depois plugue o cabo do TG na WAN do AX3000 e faça os testes.
Se quiser configurar o AX300, veja qual IP ele está usando no TG1692.
 
Eu uso o meu AX6 em modo AP tanto no meu antigo Arris TG1692 quando no novo TG3442 e nunca tive nem um soluço..

Faça o reset do AX3000, conecte no Wifi dele (eu fiz pelo PC no 192.168.31.1) e refaça a configuração como China, entre no Working mode switch e ajuste para Wired Relay.
Depois plugue o cabo do TG na WAN do AX3000 e faça os testes.
Se quiser configurar o AX300, veja qual IP ele está usando no TG1692.
vou fazer isso aí, uma ONT, GPON não resolveria isso para deixar o AX3000 como roteador principal?
 
vou fazer isso aí, uma ONT, GPON não resolveria isso para deixar o AX3000 como roteador principal?
Tem duas coisas:
1. Não é toda instalação que dá pra colocar um ONT separado..
2. Mesmo se a ONT funcionar, a conexão precisa ser tageada pela VLAN, o que não da pra fazer no AX3000..
 
Eu uso o meu AX6 em modo AP tanto no meu antigo Arris TG1692 quando no novo TG3442 e nunca tive nem um soluço..

Faça o reset do AX3000, conecte no Wifi dele (eu fiz pelo PC no 192.168.31.1) e refaça a configuração como China, entre no Working mode switch e ajuste para Wired Relay.
Depois plugue o cabo do TG na WAN do AX3000 e faça os testes.
Se quiser configurar o AX300, veja qual IP ele está usando no TG1692.
No caso, da sua rede vc criou o wifi com o mesmo SSID do ARRIS?
 
Só evite que os dois DHCP Pools forneçam IPs no mesmo range.. Se um o Router 0 fornecer 192.168.0.x, configure o outro para que forneça 192.168.1.x

Opá!
Desculpe a demora.
Obrigado pela dica. Bem lembrado isso dos pool dhcp. Valeu mesmo. Vou ir brincando com os aparelhos aqui e depois que acertar tudo aqui, trago o feedback final.
Só fiquei encucado com uma coisa.
No site do OpenWRT tem um firmware pro Archer C6 AC1200, mas é versão 2. Como o que eu peguei é versão 3.2, saberia informar se vai dar muito ruim, se eu tentar colocar esse firmware OpenWRT nesse C6 versão 3.2? Pesquisei muito por alto, mas parece que não rola no C6 versão 3.2

Valeus
 
No site do OpenWRT tem um firmware pro Archer C6 AC1200, mas é versão 2. Como o que eu peguei é versão 3.2, saberia informar se vai dar muito ruim, se eu tentar colocar esse firmware OpenWRT nesse C6 versão 3.2?
São hardwares totalmente diferentes. não tem como um funcionar no outro.. O V2 é Qualcomm e o V3 é Mediatek. Forçar um no outro é brick na certa.
 
São hardwares totalmente diferentes. não tem como um funcionar no outro.. O V2 é Qualcomm e o V3 é Mediatek. Forçar um no outro é brick na certa.

Opá!

Obrigadão mesmo meu caro ;)

E vou ter que me virar aqui com o firmware da tplink mesmo por enquanto. Não é perfeito, mas vai ter que servir rsrs.
Só uma coisa.
Quais sites que você consegue pegar as informações de hardware desses roteadores e afins? Eu nem fazia ideia que a versão 2 usava Qualcomm e a 3 Mediatek. E eu quase fiz cacá aqui haha.

Obrigadão mesmo ;)

Valeus
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo