[TÓPICO DEDICADO] Configuração de Roteadores/Repetidores: Dicas, Dúvidas e Configurações

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos tecpix
  • Data de Início Data de Início
Pessoal boa noite.
Ajudei um amigo a configurar um novo roteador que ele comprou.
É um TP-Link Archer C6 V3.0.
Ele compartilha Internet com um vizinho, via cabo. Fibra de 500 Mb Live TIM.

Enfim, separei as redes wifi dele. Em 5GHz chegou a 440Mb do lado do roteador e mais distante(campo aberto, sem barreiras na sala e cozinha) de 200 a 300Mb, pra ele esta otimo 👍, ponto positivo.

Mas em 2.4GHz chegou no máximo do lado do roteador em 60Mb e mais distante no máximo 30Mb. Seria isso msmo?
Será que não é canal? Toh achando que é interferência. Se for, não achei no menu para configurar os canais.

Alguém tem ele, alguma dica etc?

No 2.4 é isso mesmo... 60 tá até ótimo... rs.

Galera , alguém sabe o que posso fazer pra melhor minha conexão , visto que em jogos p2p ta demorando um pouco pra achar partida e os servidores que eu abro entram mais gringos.

Dados : 600/480 fibra ( não há como colocar bridge ) + roteador asus ax88u gerenciando a rede.

O que eu fiz:
- Desativei o Wi-Fi no modem fibra , coloquei um IP fixo pra o roteador asus.
Peguei esse ip fixo do roteador e coloquei no Dmz do modem Fibra.
-Abri as portas no roteador asus para o IP do Ps5.

Ta certo isso ?

Ahh não posso colocar o roteador asus em AP , porque perco bastante funções.

Desse jeito tá legal ?

Galera , alguém sabe o que posso fazer pra melhor minha conexão , visto que em jogos p2p ta demorando um pouco pra achar partida e os servidores que eu abro entram mais gringos.

Dados : 600/480 fibra ( não há como colocar bridge ) + roteador asus ax88u gerenciando a rede.

O que eu fiz:

Ta certo isso ?

Desse jeito tá legal ?
desse jeito funcionaria.. mas é preciso verificar se o roteador da operadora realmente está rodando em DMZ de forma correta, redirecionando todas as conexões entrantes para o IP do Asus.
Já fez teste de abertura de portas e está tudo OK?

O que eu fiz:

Ta certo isso ?

Desse jeito tá legal ?
Quais funções do modem da vivo você precisa que não pode colocar ele em bridge ?

desse jeito funcionaria.. mas é preciso verificar se o roteador da operadora realmente está rodando em DMZ de forma correta, redirecionando todas as conexões entrantes para o IP do Asus.
Então , não sei te dizer. Vi que quando faço aquele teste de porta só estão em open a 443, 1050, 8443.

Sendo que liberei quase tudo e nos teste dizem que está fechada. Tem algo que eu posso fazer ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Quais funções do modem da vivo você precisa que não pode colocar ele em bridge ?
É operadora local. Quem dera que aqui tivesse qualquer operadora grande.

Aqui só tem pequenas provedoras.

Tá usando qual versão Mi WiFi?? É em português?

Pessoal. Fiz esses testes hoje aqui em casa. É um apto de 68m2, com sala, cozinha, 2 quartos, 1 banheiro e sacada. Pelos testes, vocês vêem motivos para trocar de router ? Tô com o ax3 pro versão brasileira.

Pessoal. Fiz esses testes hoje aqui em casa. É um apto de 68m2, com sala, cozinha, 2 quartos, 1 banheiro e sacada. Pelos testes, vocês vêem motivos para trocar de router ? Tô com o ax3 pro versão brasileira.

Se vc precisar de mais velocidade um pouco mais distante do roteador, pode ser uma boa opção colocar um roteador mais forte (esse Ax3 Pro BR ou Global é um dos mais fracos do mercado)..
Caso contrário, se tudo está funcionando como vc queria, então não teria por que trocar..

Galera, help pra um enigma aqui na rede.

Utilizo hoje Vivo FTTH 600/300, modem Mitrastar em conjunto com um Archer C7.
O Mitra sempre roteou a conexão (usando o Archer como access point pro wifi) e nunca tive muitos problemas , mas como o IPv6 da Vivo anda meio bugado de uns dias pra cá, decidi colocá-lo em bridge e deixar o C7 cuidando da rede, com o IPv6 desligado.

Consigo uma velocidade boa no desktop via cabo, como vocês podem ver:

13683991695.png

O problema é o wifi, que não sei por que cargas d'água limita a velocidade por volta de 300mbps. Segue exemplo:

5280588897.png

Não acontece apenas no meu aparelho, mas no celular dos coroas também (Poco F3 e Galaxy M52).
Isso induz a gente a pensar que tem algo de errado com o Archer, mas aqui vai um fato inusitado: antes da Vivo, eu usava Claro HFC 500Mb e conseguia a velocidade total via wifi, nesse mesmo roteador.

ArcherC7.png

Essa é a config atual da rede wifi, coloquei em ac only e 80Mhz pra obter o melhor desempenho possível. Já testei todos os canais possíveis, e descarto que seja interferência. Não moro em prédio, e tem poucas redes aqui por perto.
Quando o Mitra roteava a conexão, o resultado era exatamente o mesmo. Usando o wifi dele, mesma coisa.

Alguém pra dar um help? Valeu!

meu provedor de internet local não permite que eu configure nenhum DNS no roteador, eles usam o DNS do google e cloudflare por padrão, e não importa o que eu coloque, não funciona!
já liguei pra lá, conversei com o suporte, se fazem de desentendidos, resolvi não esgotar paciência com eles.
como de resto o provedor me atende muito bem, não quero trocar.
agora se eu configuro o dns direto no adaptador de rede do windows, ou do celular, funciona!
então pensei, e se eu colocar um roteador só pra logar na rede ppoe do provedor, que não aceita configurar dns... e então ligar via cabo outro roteador nesse primeiro, e nesse sim configurar o dns... vai funcionar? em teoria penso que a rede vai entender esse segundo roteador como outro dispositivo, assim como o pc ou celular, e permitir a mudança de dns... ou não?
não sei se expliquei bem kkkkk
sim, já pensei em comprar um NanoPi R4S e tal, mas se um roteador a mais na rede funcionar, fica mais barato.

meu provedor de internet local não permite que eu configure nenhum DNS no roteador, eles usam o DNS do google e cloudflare por padrão, e não importa o que eu coloque, não funciona!
já liguei pra lá, conversei com o suporte, se fazem de desentendidos, resolvi não esgotar paciência com eles.
agora se eu configuro o dns direto no adaptador de rede do windows, ou do celular, funciona!
então pensei, e se eu colocar um roteador só pra logar na rede ppoe do provedor, que não aceita configurar dns... e então ligar via cabo outro roteador nesse primeiro, e nesse sim configurar o dns... vai funcionar? em teoria penso que a rede vai entender esse segundo roteador como outro dispositivo, assim como o pc ou celular, e permitir a mudança de dns... ou não?
sim, já pensei em comprar um NanoPi R4S e tal, mas se um roteador a mais na rede funcionar, fica mais barato.

O ONT do seu roteador permite ser colocado em bridge? vc tem os dados para autenticação pppoe? se a resposta pras duas perguntas for positiva, então seria a melhor saída sim...

O ONT do seu roteador permite ser colocado em bridge? vc tem os dados para autenticação pppoe? se a resposta pras duas perguntas for positiva, então seria a melhor saída sim...
tenho os dados sim, o roteador é meu, um archer c6, o login é feito nele

Última edição:
eu queria saber que bruxaria a nokia usa pra parar as portas LAN da ONU quando coloco em bridge. Parece que as portas não passam energia, dái não consigo utilzar o bridge, apenas router.

Alguém sabe ?

Galera, to com um problema aqui, To com Archer AX20 + RE305 fazendo Mesh, porem os dispositivos que estão mais perto do RE305 que está na cozinha, continuam se conectando ao Archer AX20....
Existe alguma forma de colocar com que eles se conectem ao RE305 ? a SSID é a mesma...

mesh1.jpg

mesh2.jpg

Tenho um D link N DIR 815
tem como usar ele como repetidor de sinal?
tentei e não consegui configurar ele, detalhe, sem usar o cabo! pq com cabo consigo mas vai ficar do lado do modem e não adianta nada.
quero coloca-lo num ponto avançado e usar como repetidor.

Seu provedor pode tá forçando o uso, seja sequestrando as requisições como dando bloqueio naqueles que não sejam o dela.
Melhor opção é usar DNS-Over-TLS ou DNS-Over-HTTPs se for o caso, mas tem que analisar direito seu caso para saber o que exatamente tá acontecendo e como implementara essas soluções, se for o caso, na sua rede.

Gnt, tem como eu fazer um dispositivo que ta conectado em um roteador ter acesso a rede do modem.

A distribuição de internet na casa é a seguinte:

Modem Arris TG3442A-NT sai cabo de rede para 1 impressora e 1 computador

desse modem sai um cabo de rede para uma switch D-Link DGS 1008A que sai com cabo de rede para 2 computadores e notebook

dessa switch sai um cabo de rede para um roteador D-LINK DIR3040 que dele sai cabo de rede para um notebook e um MXQ Pro 4K

Queria que esse notebook conseguisse acessar a rede do Modem Arris TG3442A-NT que ta conectado as impressoras, os computadores e o notebook

Seu provedor pode tá forçando o uso, seja sequestrando as requisições como dando bloqueio naqueles que não sejam o dela.
Melhor opção é usar DNS-Over-TLS ou DNS-Over-HTTPs se for o caso, mas tem que analisar direito seu caso para saber o que exatamente tá acontecendo e como implementara essas soluções, se for o caso, na sua rede.
sim, se coloco o DNS direto no adaptador de rede, funciona... so no roteador que nao, e o mesmo roteador que faz a autenticação pppoe, por isso pensei em colocar outro roteador alem desse, que serviria pra distribuir os ips locais com o dns setado.

Queria que esse notebook conseguisse acessar a rede do Modem Arris TG3442A-NT que ta conectado as impressoras, os computadores e o notebook
Deixa o D-Link em modo AP..

Bom dia, gostaria da ajuda de vcs , preciso de um bom modem wi-fi pra fazer a função de repetidor?
Só cuidado para não confundir.. Modem é um equipamento de converte mídia. O que vc esta imaginando é um roteador. Nesse caso, eu iria de AX6S que dá pra montar Mesh com outros equipamentos da Xiaomi.

Pra alguém que tenha o AX3000 da Xiaomi, uma dúvida besta:
Sério que pra configurar rede de convidado eu preciso usar o Mi Home? Não existe essa opção pelo ip? Pelo menos fucei ele em todos os cantos e não achei, atualizei duas vezes, não lembro agora em qual firmware eles estão, mas em nenhuma das vezes eu lembro de ter visto a configuração

To usando um Redmi Ax6(vou vender), comprei um Ax3 quad core, acho que vou tentar fazer essa mesmo teste ai quando o huawei chegar.
Uso um app chamado Wifi Intensity(android) ele dá a % do sinal.
Foi o mesmo que usei para os testes de sinal. Para a velocidade usei o speedtest mesmo sempre no mesmo server.

O ax3 Quad que comprasse é o versão chinesa ? Quando fizer os testes posta aqui e me quota.

Users who are viewing this thread

Voltar