Solicitação de ajuda com repetidor
Boa noite, pessoal! Sou totalmente leigo no que diz respeito a redes, por isso vim pedir ajuda aqui.
Eu possuo internet residencial da CLARO e o modem fornecido por eles também cumpre o papel de roteador Wi-Fi. Por haver alguns pontos na minha casa onde o sinal chega bem ruim, procurei algumas alternativas na internet. A solução mais simples me pareceu ser instalar algum repetidor de sinal. Acabei optando pelo modelo da foto a seguir, que foi apontado em diversas buscas como o "melhor" do momento:
Fiz os passos de instalação indicados no manual, que consistem em acionar a tecla WPS do roteador atual e depois a WPS do repetidor. A partir daí o repetidor criou uma nova rede Wi-Fi, copiando o nome e senha da primeira mas com a terminação EXT. A partir daí posso levar o repetidor para outro ponto da casa que ele "extende" o sinal dali pra frente.
Os meus pontos de dúvida são os seguintes:
- É assim mesmo que funciona? O repetidor cria uma nova rede e então eu tenho que conectar meus dispositivos nela? Digo, quando estou num local onde o sinal da rede original é bom, devo utilizar a rede Wi-Fi original, gerada pelo roteador, mas quando estou num local onde ela pega mal e coloquei o repetidor para supri-la deverei conectar nessa nova rede? Tenho que ficar trocando de rede toda hora? Meio chato, não?
A impressão que eu tinha, antes de ter comprado o repetidor, é que ele "levaria" o sinal da rede Wi-Fi original mais adiante e que eu poderia conectar nela. Mas ele age como se fosse uma nova rede (mesmo tecnicamente remetendo ao roteador).
- Eu notei que a velocidade da internet no meu smartphone conectado ao repetidor é bem menor que dele conectado ao roteador original da CLARO. A internet da CLARO, via cabo no PC, bate 350 Mbps. No Iphone, conectado à rede Wi-Fi original (me posicionando ao lado dele, onde o sinal é mais forte), chega a 40 Mbps. Se eu instalar o repetidor no mesmo cômodo de onde está o roteador (onde o sinal do roteador para o repetidor é o mais forte, com menos perda) e conectar o Iphone ao repetidor, a velocidade da internet mal chega a 10 Mbps. Se eu afastar o repetidor e colocá-lo distante do roteador (mas onde ainda há sinal) e me posicionar imediatamente ao lado dele com o Iphone conectado a ele, a velocidade não dá nem 2 Mbps. Nas especificações técnicas do repetidor diz que ele chega ate 300 Mbps. Alguém me explica isso?
Tudo está funcionando como deveria e talvez suas expectativas e conclusões foram precipitadas..
Começo dizendo repetidor não é uma solução de boa qualidade. Ela pode quebrar um galho, mas existem outras formas de expandir o sinal Wifi. Esse repetidor em especifico talvez fosse bom há uns 5 anos atrás, mas hoje já existem diversas outras formas melhores de se estender uma rede WIfi.
Sim, o repetidor cria uma rede clonando as informações do roteador principal.. e logicamente ele não cria internet do nada, ele repete o sinal que chega nele. Se o sinal for forte, ele repete o sinal forte. Se o sinal for fraco, ele irá aumentar o alcance de um sinal já fraco.. imagine um amplificador de rádio. Se a rádio estiver com o sinal fraco e cheio de ruídos, o amplificador vai aumentar o volume desse sinal fraco e cheio de ruídos.
Se você quiser, eu acredito que seja possível remover o _EXT do SSID da rede do repetidor e mantê-la com o mesmo nome do roteador principal. Dessa forma o celular poderia se conectar de forma mais facil, mas ainda não automática, pois a forma do cliente se conectar no roteador principal ou no repetidor vai de cada aparelho.
Para essa topografia de rede, o cliente não irá fazer a troca automática para o sinal wifi mais forte, e sim trocar de rede apenas quando o sinal da rede já conectada se tornar insustentável. Isso vai fazer com que o celular, por exemplo, se mantenha conectado no repetidor mesmo se vc estiver mais próximo do roteador da Claro.
Para troca automática, é necessário usar equipamentos Mesh, que possuem protocolos específicos para esse tipo de troca. Nesse seu caso, se vc quiser conectar numa rede com sinal melhor, é preciso desligar e religar o wifi no celular para que ele refaça a conexão no Wifi de melhor sinal.
Sobre a velocidade, é isso mesmo.. Esse repetidor não é um dos melhores, e sua velocidade máxima teórica, pelos dizeres da caixa, é de 300mbps em Mimo 2x2, o que significa que ele usa duas conexões para os 300mbps. Como você está repetindo o sinal, uma conexão ele usa para se comunicar com o roteador principal e a outra para o cliente. Assim, a velocidade máxima de cada equipamento seria metade, de 150mbps teóricos, que na prática dificilmente passaria de uns 70~80mbps reais. Soma-se a isso repedir um sinal degradado pela distancia, e vc fica com uns 40mbps no cliente.
Sobre o celular ficar com 10mbps e 2mbps no repetidor no mesmo cômodo do roteador principal, é pela interferência que um wifi estaria fazendo no outro wifi de mesmo nome saindo de quase o mesmo local.
Se quiser extrair todo o potencial desse repetidor, recomendo liga-lo com cabo de rede no local onde vc pretende expandir o Wifi, e colocar o RE305 em nodo Access Point:
https://www.tp-link.com/br/support/faq/1401/
Mas se quiser algo que irá resolver seu WIfi no longo prazo, a solução mais comum que vemos aqui no fórum (e que eu uso na minha casa) é usar um sistema Mesh, como o Deco M4, Intelbras Giga+ ou roteadores da Huawei (AX3 Chines) ou Xiaomi (AX6S, AX3000) do Aliexpress. Nossa recomendação sempre é se interligar os pontos usando cabo de rede.