[TÓPICO DEDICADO] Configuração de Roteadores/Repetidores: Dicas, Dúvidas e Configurações

Pelo preço e por essa linha ser mais cxb da xiaomi, sinto que deveria ter pego o ax3 pro, porque esse deixou a desejar. Teoricamente eu deveria apenas plugar e usar e ter toda a velocidade disponível.
Desligue os 160MHz e use apenas 80MHz.. 160MHz é para quem precisa de mais de 2400mbps de velocidade e utiliza 8 canais simultâneos que se não estiverem livres, podem causar queda de velocidade.
Se pegasse o AX3 Pro pelo mesmo preço do AX3000 talvez não conseguiria nem 100 mbps depois de 2 paredes..

Olá amigos, boa noite.

Eu sou bem noob em configuração de rede e estou com uma dúvida que pode ser boba e até de fácil resolução:

Sou assinante da Vivo Fibra e tenho o modem deles, porém como o sinal é horrível eu comprei um HUAWEI AX3 Quad Core. Conectei um cabo CAT7 na entrada LAN do modem da vivo para a entrada WAN do Huawei. Configurei a internet para dar preferência para 5ghz ao inves de criar uma rede 2.4ghz e outra 5ghz. Porém a velocidade está muito inferior ao que é contratada. Tenho 600mb contratado e pelo modem da Vivo eu consigo pegar 570-600mb no wifi, já no Huawei a velocidade fica com uma média de somente 100mb. Alguém sabe como configurar isso? Muito obrigado!
Seu cabo deve estar zuado e nao esta fechando a conexão Gigabit, limitando para 100mbps.

Mas não espere melhora no alcance no Wifi do AX3 Quad pois ele é menos potente que os roteadores da Vivo, salvo se for o AX3 Chinês.
 
Desligue os 160MHz e use apenas 80MHz.. 160MHz é para quem precisa de mais de 2400mbps de velocidade e utiliza 8 canais simultâneos que se não estiverem livres, podem causar queda de velocidade.
Se pegasse o AX3 Pro pelo mesmo preço do AX3000 talvez não conseguiria nem 100 mbps depois de 2 paredes..


Seu cabo deve estar zuado e nao esta fechando a conexão Gigabit, limitando para 100mbps.

Mas não espere melhora no alcance no Wifi do AX3 Quad pois ele é menos potente que os roteadores da Vivo, salvo se for o AX3 Chinês.
O meu é esse. AX3 Pro Quad, comprado no Ali msm.

Quanto ao cabo. Eu testei com 5 cabos diferentes e todos estão funcionando nessa média de 100mb :(
 
O meu é esse. AX3 Pro Quad, comprado no Ali msm.

Quanto ao cabo. Eu testei com 5 cabos diferentes e todos estão funcionando nessa média de 100mb :(
É esse mesmo que costuma ter a potencia capada para 200mW.. Até onde pude ver, dos Huawei AX3, só vale o Chines.

Veja se o problema não é na porta do Huawei/HGU.. troque a LAN do HGU da vivo e tente reconectar a WAN do Huawei. Faça os testes do cabo do Huawei par ver se a conexão fecha em gigabit.
 
Olá, boa noite. Preciso de ajuda sobre como configurar o meu roteador de modo que eu consiga ter acesso à rede do modem da operadora. No meu caso tenho duas impressoras conectadas via cabo ao modem da operadora e tres dispositivos conectados via cabo, entretanto tenho um computador no meu quarto, mas nao consigo usar as impressoras devido que o roteador "segmenta" a rede e nao consigo ter acesso a nada conectado anteriormente a ele.
 
Olá, boa noite. Preciso de ajuda sobre como configurar o meu roteador de modo que eu consiga ter acesso à rede do modem da operadora. No meu caso tenho duas impressoras conectadas via cabo ao modem da operadora e tres dispositivos conectados via cabo, entretanto tenho um computador no meu quarto, mas nao consigo usar as impressoras devido que o roteador "segmenta" a rede e nao consigo ter acesso a nada conectado anteriormente a ele.
Voce provavelmente está com uma rede no roteador da operadora e outra rede no seu roteador próprio. Isso é conhecido como DuploNAT.
O que vc pode fazer pra que as redes funcionem juntas seria deixar o seu roteador em modo AccessPoint, e dessa forma toda rede seria administrada pelo roteador da operadora..
 
Tem algum problema no quesito segurança nao usar nenhum DNS especifico, deixar os campos vazios ?
 
Qual o seu intuito? Pq sem DNS, vc não navega..
é que so nao tou utilizando nenhum, está em branco, e assim parece que minha conexão fica mais rápida. Só sou meio paranoico quanto à segurança mesmo, então queria saber se tem algum problema ou sei lá.
Meu roteador é ligado numa ONU, mas eu não tenho acesso às configs dela. Ela já faz a autenticação, o roteador é ligado em ip dinâmico nela.
 
Última edição:
é que so nao tou utilizando nenhum, está em branco, e assim parece que minha conexão fica mais rápida. Só sou meio paranoico quanto à segurança mesmo, então queria saber se tem algum problema ou sei lá.
Meu roteador é ligado numa ONU, mas eu não tenho acesso às configs dela. Ela já faz a autenticação, o roteador é ligado em ip dinâmico nela.
Então provavelmente sua ONU já tem um DNS setado (normalmente da operadora) e seu roteador acaba transferindo esse request pra ONU.
E não há muito o que se fazer: Toda conexão vai passar pelo DNS pra entregar o IP do endereço requisitado.. As operadoras podem gerar um Log disso e guardar.
Na verdade, isso e comum para qualquer server DNS..
ExL Se usar do Google, eles prometem que será rápido e seguro, mas em contra partida, teriam acesso à todo seu histórico de sites visitados. E faz parte, já que isso já acontece com tudo que vc digita na barra do Chrome..
 
Então provavelmente sua ONU já tem um DNS setado (normalmente da operadora) e seu roteador acaba transferindo esse request pra ONU.
E não há muito o que se fazer: Toda conexão vai passar pelo DNS pra entregar o IP do endereço requisitado.. As operadoras podem gerar um Log disso e guardar.
Na verdade, isso e comum para qualquer server DNS..
ExL Se usar do Google, eles prometem que será rápido e seguro, mas em contra partida, teriam acesso à todo seu histórico de sites visitados. E faz parte, já que isso já acontece com tudo que vc digita na barra do Chrome..
Então se desse jeito a conexão está boa e funcionando tudo ok, posso deixar como está ?
 
Sim, se não está quebrado, não há o que consertar.. :)
Só fiquei numa paranoia mesmo de que se eu não colocasse nenhum DNS lá ele iria pro automático e acaba usando um servidor malicioso.
Valeu cara 👍
 
Saudações amigos, meu problema é o seguinte, uso um tplink archer ax50 (https://www.tp-link.com/br/home-networking/wifi-router/archer-ax50/) conectado ao cable modem da claro (TC7337).

Na prática, quando conecto meu PC via cabo no Archer AX50, minha velocidade de download não passa de 24mb/segundo, agora, se eu coloco o cabo direto no cable modem da claro, pego até 60mb/segundo.

É um problema bem simples mas não faço ideia da causa, não há qualquer limitador (que eu saiba) ativado no AX50.

Alguma ideia?

Agradeço desde já!
A primeira coisa que eu faria seria resetar o AX50 para configuração de fabrica e testaria a velocidade no cabo novamente.
Não sei quanto tempo que vc usa ele dessa forma, mas pode ser que algumas funções como parental control, QOS, exijam processamento que o AX50 não tem muito..

VocÊ pode tentar também deixar o AX50 em modo AP e assim ele apenas repassaria a rede criada pelo TC7337 por LAN e Wifi.
 
Olá

Estou com dúvidas em relação à escolha do canal de Wifi a utilizar. A intenção é usar o Airlink do Quest 2. Então preciso de uns 200 a 400Mbps de transferência; a menor latência possível e a menor perda de pacotes, e inconsistências na conexão.

A resposta simples que li é escolher o maior canal possível sem interferências. Porém tem um roteador ocupando o canal 161 e está configurado com 80Mhz de largura de banda, então gera interferência até o canal 145, que já está na zona DFS. Aí só me sobra a opção de escolher um canal mais baixo tipo o 42. Quão significante é isso?

Meu roteador me permite escolher canais DFS também, isso seria problema? Não sei como verificar se tem algum radar ou estação meteorologica aqui perto.
É correto afirmar que a maior frequencia terá a menor latencia.. mas é coisa de 0,0001% menor entre os canais disponíveis.
Sobre a escolha dos canais nos 80MHz, verifique num software de scan quais são os canais que realmente estao sendo usados.
É comum nos roteadores que a 80MHz, independente se o canal escolhido seja o 149,153,157 ou 161, todos 4 os canais em 5.8GHz sejam usados
E sobre usar canais acima do 161, é preciso que ambos equipamentos tenham essa capacidade.
 
Pessoal, boa noite!
Peguei um Redmi AX3000 versão chinesa, ao chegar atualizei firmware, configurei o básico e comecei a fazer os testes.
Tenho 600/270 (down/up) TIM Live fibra, no wifi do AX3000 consigo só 450/265 (upload bate as vezes) na média, não passou de 500 de download nenhuma vez. Direto pelo modem tenho 550/270 com 500 de download na média pelo modem. Ja resetei, reconfigurei, instalei o firmware (1.0.62) novamente pelo site oficial, mudei configuração pra ver se tinha algo errado, mas nada.
No cabo, 640/275 no AX3000 e 580/270 no modem.
Tive a sorte de pegar um com problemas, ou é totalmente normal?
Eu sei que, capacidade ele deveria ter, de dar pelo menos os 550/270 que tenho no modem, alguém tem alguma dica?
Acredito que eu estou com um problema semelhante, meu xiaomi ax3000 versão chinesa que chegou ontem, tô atingindo só nessa faixa de velocidade de 450mb, msmo com meu poco x3 nfc do lado dele, no modem/router da operadora que nem bom é , meu poco x3 atinge uns 530-550mb do lado dele ( claro que em questão de alcance o ax3000 tá superando e muito esse da operadora.

PS: minha conexão é de 600mb , na porta LAN do ax3000 usando o cabo tá entregando os 600mbs.
 
É correto afirmar que a maior frequencia terá a menor latencia.. mas é coisa de 0,0001% menor entre os canais disponíveis.

E sobre usar canais acima do 161, é preciso que ambos equipamentos tenham essa capacidade.
Diferença muito pequena... Pensei que seria maior pq os canais inferiores estão próximos a 5,1GHz enquanto os canais superiores mais próximos a 5,8GHz.

A intenção era usar os canais intermediários, como o 130, por exemplo. Eu estava com problemas pra fazer funcionar nesses canais, deve ser por isso. (o celular não tem essa capacidade)
 
Pessoal o Archer AX50 esta com bug, Para obter máxima velocidade
Qos > Prioridade de Dispositivos

Não pode esta habilitado nenhum dispositivo, Se habilitado perco 30% da minha internet.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A primeira coisa que eu faria seria resetar o AX50 para configuração de fabrica e testaria a velocidade no cabo novamente.
Não sei quanto tempo que vc usa ele dessa forma, mas pode ser que algumas funções como parental control, QOS, exijam processamento que o AX50 não tem muito..

VocÊ pode tentar também deixar o AX50 em modo AP e assim ele apenas repassaria a rede criada pelo TC7337 por LAN e Wifi.
Resolvi não habilitando nenhum dispositivo em QoS> Prioridade de Dispositivos
 
Voce provavelmente está com uma rede no roteador da operadora e outra rede no seu roteador próprio. Isso é conhecido como DuploNAT.
O que vc pode fazer pra que as redes funcionem juntas seria deixar o seu roteador em modo AccessPoint, e dessa forma toda rede seria administrada pelo roteador da operadora..
Muito obrigado, só me resta saber como faço isso no D-LINK DIR3040 e como acesso as informações avançadas do modem da claro e nao as configurações mixuras que aparecem. Quando digito o ip do roteador e logo ele so me aparece essa tela.
NtS5JWg.png


DUqFKoQ.png


Antigamente era assim

dmwoT4jfBXNAJNt6cngA5Sea.png
 
Alguém sabe?

Minha dúvida é o que aumentou meu ping?
1 - passar 2 cabos de rede juntos
2 - os cabos que tô usando agora são de 8 metros
3 - Esses cabos são muito finos
 
Pessoal, recentemente adquiri um AX73 da TP-Link (dica do colega @tecpix ), agora preciso de uma ajuda em uma possível configuração no modem da provedora.
Uso internet de um provedor local (cidade do interior de SP), 100Mb de velocidade. Moro em um edifício, então a fibra vem até o condomínio e, depois, distribuem a internet por cabo de rede. O provedor mantém um roteador no meu apartamento (Intelbrás), ao qual não tenho acesso às configurações.
Qual seria o melhor cenário de configuração desse roteador da operadora? Eu quero que o AX73 controle a "rede" (DHCP), o roteador da operadora seria somente para fornecer a internet para o AX73.
Queria evitar problemas com portas bloqueadas, erro de NAT (NAT duplo?), etc.
Obrigado,
Rafael
 
Galera, como faço para descobrir qual a porta de entrada aqui do meu router? Se é 80, 81..
 
Alguém sabe?

Minha dúvida é o que aumentou meu ping?
1 - passar 2 cabos de rede juntos
2 - os cabos que tô usando agora são de 8 metros
3 - Esses cabos são muito finos
Na teoria, Ping é o tempo que um sinal sai do seu PC, chega no servidor e volta para seu PC numa velocidade próxima da da luz..

Com isso em mente, aumentar 8 metros para um sinal que trafega a quase 300.000.000m/s não vai impactar muito o tempo que esse sinal vai e volta.

Mas além disso, interferências eletromagnéticas podem causar ruídos no sinal desse cabo, o que pode causar perda de pacotes e assim o sinal precisar ser repassado novamente, e com isso perder tempo..

Então nao apenas o tempo de resposta deve ser medido, mas a qualidade do sinal, se há perda de pacotes ou falhas na transmissão causada por ruídos nos cabos de rede.

Pessoal, recentemente adquiri um AX73 da TP-Link (dica do colega @tecpix ), agora preciso de uma ajuda em uma possível configuração no modem da provedora.
Uso internet de um provedor local (cidade do interior de SP), 100Mb de velocidade. Moro em um edifício, então a fibra vem até o condomínio e, depois, distribuem a internet por cabo de rede. O provedor mantém um roteador no meu apartamento (Intelbrás), ao qual não tenho acesso às configurações.
Qual seria o melhor cenário de configuração desse roteador da operadora? Eu quero que o AX73 controle a "rede" (DHCP), o roteador da operadora seria somente para fornecer a internet para o AX73.
Queria evitar problemas com portas bloqueadas, erro de NAT (NAT duplo?), etc.
Obrigado,
Rafael
Vc precisa saber como o roteador da operadora autentica na OLT do seu provedor. Deixar o AX73 e o intelbrás roteando ira causar duploNAT.

Se quiser ligar o AX73 direto no cabo que vem no condimínio, talvez seja bom ligar para o seu provedor e ver como é feita essa autenticação. Se for por IP dinamico, fica fácil.. Basta ajustar a WAN do AX73 para essa forma de funcionamento e blz.
Se for PPPoE, será preciso pegar o usuário e senha que o intelbras autentica na rede do seu provedor.

Galera, como faço para descobrir qual a porta de entrada aqui do meu router? Se é 80, 81..
Entrada para as configurações? Todo site HTTP (que é o caso do IP usado para acessar os ajuestes) usa a porta 80.. HTTPS usa porta 443.

Mas qual seu intuito? Abrir essa porta e direciona-la para seu roteador para fazer ajustes externamentes? Se for , recomendo que evite, pois a chance de ter seu roteador invadido é bem grande.
 
Na teoria, Ping é o tempo que um sinal sai do seu PC, chega no servidor e volta para seu PC numa velocidade próxima da da luz..

Com isso em mente, aumentar 8 metros para um sinal que trafega a quase 300.000.000m/s não vai impactar muito o tempo que esse sinal vai e volta.

Mas além disso, interferências eletromagnéticas podem causar ruídos no sinal desse cabo, o que pode causar perda de pacotes e assim o sinal precisar ser repassado novamente, e com isso perder tempo..

Então nao apenas o tempo de resposta deve ser medido, mas a qualidade do sinal, se há perda de pacotes ou falhas na transmissão causada por ruídos nos cabos de rede.


Vc precisa saber como o roteador da operadora autentica na OLT do seu provedor. Deixar o AX73 e o intelbrás roteando ira causar duploNAT.

Se quiser ligar o AX73 direto no cabo que vem no condimínio, talvez seja bom ligar para o seu provedor e ver como é feita essa autenticação. Se for por IP dinamico, fica fácil.. Basta ajustar a WAN do AX73 para essa forma de funcionamento e blz.
Se for PPPoE, será preciso pegar o usuário e senha que o intelbras autentica na rede do seu provedor.


Entrada para as configurações? Todo site HTTP (que é o caso do IP usado para acessar os ajuestes) usa a porta 80.. HTTPS usa porta 443.

Mas qual seu intuito? Abrir essa porta e direciona-la para seu roteador para fazer ajustes externamentes? Se for , recomendo que evite, pois a chance de ter seu roteador invadido é bem grande.
Jogar fps mesmo, no caso coloquei o cabo que vai do modem para o roteador em brigdge e outro cabo que volta lado a lado com esse que volta do roteador pro meu pc
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo