[TÓPICO DEDICADO] Configuração de Roteadores/Repetidores: Dicas, Dúvidas e Configurações

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos tecpix
  • Data de Início Data de Início
Jogar fps mesmo, no caso coloquei o cabo que vai do modem para o roteador em brigdge e outro cabo que volta lado a lado com esse que volta do roteador pro meu pc
Qual a marca do cabo de rede que vc está usando? Ja tentou ligar seu PC direto no modem? Pois pelo que eu entendi, seu modem esta do lado do PC..

Pessoal, Boa tarde.
Estou com um problema, me tirem uma dúvida... não tem como ver quantos dispositivos estão conectados em cada aparelho da Redmi Ax5400/Ax3000? tipo o principal AX5400 está em modo AP, e os outros 2 Ax3000 fazendo mesh, só que não consigo ver quantos dispositivos estão conectados em cada... , to achando muito estranho o comportamento dele...

Tenho vários dispositivos IOT casa inteligente, e notei que com esses 3 aparelhos (ax5400 + 2 ax3000), fazendo Mesh via cabo de rede, conseguiu ficar pior do que meu antigo TP-Link Archer AX20 , tipo a alexa demora bem mais pra responder, executar comandos etc

Tenho um roteador (NanoPI R5S) fazendo a parte do roteamento, rodando OPENWRT e tal, o engraçado que eu troco de WIFI fica bem melhor com o TP-Link... um TP-Link ax20 (ax1800) ficar melhor que 3 aparelhos em mesh via cabo de rede... é meio estranho d+

O que será que pode ser?

roteador-2.png

roteadores-Redmi.png

Pingando os roteadores estão normais , lembrando eles estão em MODO AP, tenho poucos acessos na interface deles para ver detalhes de quantos dispositivos estão conectados em cada e tal...

Ping.png
Esse não é o roteador com suporte a Dual Wan? Por acaso se for, já fez algum teste com relação a isso? A agregação de bandas, load balance, failover? E os links ipv6? Estou querendo comprar um, mas só se principalmente agregar links ipv6. Atualmente uso uma RB750Gr3 com OpenWrt e dois Huawei AX3 na rede. Funciona muito bem em IPV4. Mas não consegui ainda agregar os links ipv6. E devido as limitações de hardware não consigo no wifi mais que 900mbps e no cabo mais que 945mbps. Detalhe: tenho dois links de internet, com um total de 1,25gbps.

O AX3600 finalmente suporta OpenWRT agora, já tem uma versão snapshot no repositório oficial. Provavelmente na próxima build do OWRT já sai uma versão estável, a longa espera acabou rs.

Tópico dedicado àqueles que estão com dificuldades em configurar seu roteador ou repetidor para funcionar da melhor forma possível.

Este tópico não é destinado á recomendações de escolha de roteadores. Para tal, use o tópico https://adrenaline.com.br/forum/thr...-repetidores-domesticos-pergunte-aqui.536593/

Dúvidas frequentes que eu costumo ver por aqui nos ultimos anos:

1. O Sinal do Wifi da operadora é ruim. Posso trocar o roteador da operadora?
R. Depende. Se a entrada do equipamento é por Fibra ou por cabo Coaxial, é melhor não tentar trocar.
Primeiro por que 99% dos roteadores vendidos no mercado possuem entrada Ethernet (cabo de rede), não fibra ou Coaxial.
E mesmo se você adicionar um Modem para converter Fibra/Coax para Ethernet, são normalmente esses equipamentos fazem a autenticação na rede da operadora, e trocando por outro modem, por exemplo, ou você teria que pedir pra autenticar um equipamento não homologado pela operadora, o que certamente seria negado.
Existe a possibilidade de trocar o modem Fibra por um ONT próprio e clonar as informações do equipamento da operadora para seu equipamento, mas dependendo da topologia de autenticação usada pela operadora, o sistema não irá autenticar e sua conexão será negada.

Além do mais, se o problema é só Wifi, não é preciso mezer no roteador. Apenas no Wifi.

Então o mais fácil é manter o equipamento da operadora para conversão de mídia (Fibra/Coax para Ethernet) e adicionar outro roteador ou Access Point próprio após o da operdora.

2. Qual a melhor forma de adicionar outro roteador à minha rede?
R. Existem basicamente 4 formas de se adicionar outro roteador à sua rede. Cada uma tem seus pontos fortes e fracos. Entao depende de cada um

A) Adicionar seu roteador logo após o equipamento da operadora, ligando um cabo da LAN da operadora para a WAN do seu equipamento.
Essa forma irá funcionar perfeitamente para 90% dos usuários. O problema é que você terá criado uma rede dentro da outra, ou o famoso DuploNAT. Caso sua conexão esteja em CGNAT, usar essa topologia não irá causar mais problemas que o próprio CGNAT já não cause, como não conseguir abrir portas para conexões externas.

B) Adicionar seu roteador logo após o equipamento da operadora, ligando um cabo da LAN da operadora para a WAN do seu equipamento, porém colocando o IP do seu roteador em DMZ no roteador da operadora.
Dessa forma, toda conexão externa seria direcionada diretamente ao IP do seu roteador, que faria o roteamento normalmente e as portas poderiam ser abertas para conexões externas.
Sua conexão ainda estaria em DuploNAT, mas por estar em DMZ, a rede da operadora ficaria transparente às conexões entrantes.
O ponto negativo é que você nao teria como acessar diretamente uma rede estando conectada na outra.
Mas se sua conexão estiver em CGNAT, não vai adiantar.

C) Adicionar seu equipamento como Access Point ao invés de roteador. Essa é a forma que uso, pois consigo um sinal de Wifi forte usando meu roteador sem a necessidade de criar duas redes, já que o roteamento ainda fica a cargo do equipamento da operadora.
Muitos roteadores hoje já possuem essa forma de trabalho, mas qualquer roteador próprio pode funcionar como AP desligando o DHCP do seu roteador e conectando o cabo de rede em sua porta LAN - não WAN.
Para evitar interferências, recomenda-se desligar o Wifi do equipamento da operadora.

D) Colocar o equipamento da operadora em Bridge e usar seu roteador para autenticar e gerenciar a rede.
Esse método seria o mais próximo do ideal, pois o equipamento da operadora se torna um Modem, sem roteamento, convertendo a conexão da operadora (Fibra/Coaxial) em Ethernet que será conectada na WAN do roteador próprio.
Nesse método é necessário que seu roteador faça a autenticação PPPoE (usuário e senha da operadora) ou IP DInamico (no caso da Net/Claro).
Um ponto negativo é que todas as portas do equipamento da operadora ficarão sem conexao com exceção da porta que ligará à WAN do equipamento próprio.
Outro ponto é que é necessário um certo conhecimento para saber se há possibilidade de trabalho em Bridge por parte do equipamento da operadora ou ajuste de VLANs caso a operadora utilize esse recurso.
Boa noite, li todo o seu post e não entendi muito bem pois sou leigo no quesito modem/roteador. Mas seguinte: Eu alugo uma peça no fundo da casa de um rapaz, e eu puxava internet por um cabo, que era conectado a entrada WAN, e funcionava perfeitamente, quando fui configurar, configurei usuario e senha, ip dinamico e nada mais. Semana passada, uma nova inquilina chegou para o segundo andar e foram arrumar a internet dela, COINCIDÊNCIA OU NÃO, a minha parou de funcionar, foi ai então que comecei minha jornada. Após longos dias buscando informações e fuçando nas configurações do modem, mudei ele para Acess Point, e então o sinal voltou a pegar, tanto pelo cabo LAN no PC, quanto wifi, com youtube abrindo video 4k 60p sem nenhuma dificuldade. AGORA, Steam, Epic Games, HBO max, XBOX, alguns sites, e twitter, não abrem, de forma alguma. No caso dos programas, diz q não há internet, mas tbm n consigo ficar offline, já nos sites, ele da o erro "ERR_CONNECTION_TIMED_OUT", mas antes estava dando um de DNS que nem sei se/como resolvi. PFV DA UM HELP AI

Boa noite, li todo o seu post e não entendi muito bem pois sou leigo no quesito modem/roteador. Mas seguinte: Eu alugo uma peça no fundo da casa de um rapaz, e eu puxava internet por um cabo, que era conectado a entrada WAN, e funcionava perfeitamente, quando fui configurar, configurei usuario e senha, ip dinamico e nada mais. Semana passada, uma nova inquilina chegou para o segundo andar e foram arrumar a internet dela, COINCIDÊNCIA OU NÃO, a minha parou de funcionar, foi ai então que comecei minha jornada. Após longos dias buscando informações e fuçando nas configurações do modem, mudei ele para Acess Point, e então o sinal voltou a pegar, tanto pelo cabo LAN no PC, quanto wifi, com youtube abrindo video 4k 60p sem nenhuma dificuldade. AGORA, Steam, Epic Games, HBO max, XBOX, alguns sites, e twitter, não abrem, de forma alguma. No caso dos programas, diz q não há internet, mas tbm n consigo ficar offline, já nos sites, ele da o erro "ERR_CONNECTION_TIMED_OUT", mas antes estava dando um de DNS que nem sei se/como resolvi. PFV DA UM HELP AI
talvez tenham mudado a forma de autenticação do roteador principal.. colocando como AP, você fica conectado na mesma rede do roteador principal, tendo acesso aos computadores conectados nessa rede e vice-versa.
Mas se a instalação e o contrato de internet e feito para ser distribuído, o mais certo é pedir para a operadora fazer a configuração para todos os inquilinos..
Assim, alguém qualificado poderia arrumar todos pontos para que funcione de forma correta.

Fala, pessoal.
Boa noite.

Me dêem uma ajuda por favor.
Eu tenho um roteador da claro wi-fi e um roteador dlink dir-841 que está como access point em outro comodo da casa. Eu configurei da seguinte maneira:

O modem DHCP desligado, e IP Lan 192.x.x.1

No roteador eu configurei como access points com IP Lan 192.x.x.2 DHCP ligado.

Mesmo canais, e protocolos de senha.

Mas as vezes acontece da conexão 2G para de funcionar mas a 5G fica normal.

Lembrando que, ambos estão com as redes aparecendo normal, não sao wifi única. Apesar que tem a opção no modem.

O modem DHCP desligado, e IP Lan 192.x.x.1

No roteador eu configurei como access points com IP Lan 192.x.x.2 DHCP ligado.
Nao entendi quem é o "modem" e quem é o roteador.. Pelo que entendi vc desligou o DHCP da claro e ligou no D-link, que estaria em Access Point.. Quando na verdade deveria ser o contrário.

No roteador da claro não há necessidade de se configurar nada.. DHCP, IP FIxo, nada.. Só no D-Link vc configura o IP LAN Fixo, desliga o DHCP e liga o cabo na porta LAN-LAN entre o da claro e o d-link. Dessa forma não seria preciso configura-lo como AP.

MAs se o d-link tiver essa opção de funcionar em modo AP, não é preciso fazer nada mais, já que ele vai entender que o que entrar pela WAN seria distribuido sem roteamento pelas portas LAN e Wifi.

Ola pessoal estou com um problema meio chato aqui na minha rede domestica.

Tenho um roteador ZTE F670L , com internet de Fibra de 400 MB de um provedor Local

Um rede WIFI com 2 roteadores ASUS AC86U e AC68U

A Cobertura WIFI esta muito boa.

ZTE DHCP ON e WIFI OFF
ASUS DHCP OFF e WIFI 2.5 e 5 G

O problema ocorre que após 4-5 dias de uso, alguns devices não pegam mais DHCP , conectam no WIFI mas não pegam DHCP, o DHCP esta habilitado apenas no ZTE, e para resolver eu preciso reiniciar o roteador e os roteadores WIFI dai tudo volta ao normal funciona mais 4-5 dias e "trava".

Notebooks , funcionam sempre, dispositivos smart, TV e o Xbox não navegam mais na internet apesar de conectar no WIFI

Alguma luz ? Obrigado

Seus Asus estão apenas com o DHCP desligados ou estão em modo AP?

A primeira solução tentaria seria resetar tudo, desligar o Wifi do ZTE e deixar os Asus em modo AP ligados por Mesh.

Uma segunda solução seria deixar o ZTE em Bridge e roteat sua rede pelo AC86U, ligando o 68U em mesh.

Seus Asus estão apenas com o DHCP desligados ou estão em modo AP?

A primeira solução tentaria seria resetar tudo, desligar o Wifi do ZTE e deixar os Asus em modo AP ligados por Mesh.

Uma segunda solução seria deixar o ZTE em Bridge e roteat sua rede pelo AC86U, ligando o 68U em mesh.
Hoje está dhcp no ZTE

Os Asus como AP.

Eu não saberia colocar o ZTE em bridge preciso falar com a operadora?

Olá a todos!

Recentemente tenho tido um problema bastante chato com minha internet a cabo, toda vez que eu reinicio o modem ou acontece uma queda de energia eu preciso retirar o cabo de internet dos meus dois computadores e plugar novamente para que a internet volte a funcionar neles. Hoje eu notei que quando isso acontece o IP que aparece no meu computador é o do meu aparelho ZTE ONU GPON Z601 e quando eu retiro o cabo e o coloco novamente o IP que aparece é o do meu Roteador ZTE H199A.

Alguém sabe o que posso fazer pra corrigir isso? Tem vezes que eu preciso até reiniciar o PC pra internet voltar e isso anda sendo bem chato.
Se seu PC pega um IP da ONU e depois do H199A, significa que vc está com duas redes independentes, o que é conhecido como DuploNAT.

A solução seria ter apenas uma rede gerenciando tudo, não duas. Pra conseguir isso, o mais simples seria deixar seu H119A em modo Access Point (AP) para que ele nao gere outra rede e apenas distribua a rede da ONU.

Tenho Oi Fibra 400Mbps com o Nokia G140WH.
Quando conecto o meu PC via cabo direto nesse Nokia, o Speedtest sempre aponta aproximadamente 415/205. Tudo certo até aí.
O problema é que minha rede é composta por esse Nokia e um modem/roteador TP-Link Archer D7 AC1750 conectado na porta LAN1 do Nokia e na LAN4/WAN do Archer.
O Archer tá funcionando no "Router mode only", ele é responsável por distribuir os IPs e pelo WiFi 2.4GHz. A rede 5GHz eu deixo desativada. No Nokia, ambas 2.4GHz e 5GHz estão desativadas.

Se o Archer foi recém ligado, quando conecto o mesmo PC com o mesmo cabo nele, o Speedtest marca 415/205. Conforme o tempo vai passando a velocidade vai diminuindo. Uma hora depois de ligado, o Speedtest já marca uns 400/205, duas horas 380/205 e assim vai, até que depois de umas seis horas, às vezes mais, ele já tá em uns 330/205. Só a velocidade de download diminui. Quando chega em 330 ele não cai mais e daí em diante o Speedtest sempre marca aproximadamente 330/205.
Se eu desligo o Archer por 10 segundos e ligo de novo, o teste volta a marcar os 415/205.
Inclusive já substitui o firmware do Archer, instalei o OpenWrt na esperança de que pudesse ser algo relacionado a firmware. Mas no OpenWrt, o Speedtest nunca marca os 415/205, ele já arranca nos 330/205.
Outra coisa interessante é que fazendo o teste conectado direto no Nokia, o Speedtest já inicia perto dos 415Mbps, não oscila muito. Fica entre 410 e 415. Já quando testo conectado no Archer, ele arranca de uns 260Mbps e vai subindo aos poucos até chegar aos 330 (ou 415 quando ainda não era OpenWrt).

Isso pode ser um problema de configuração ou é hardware mesmo e o melhor seria trocar de roteador?
Infelizmente não tenho acesso a outro roteador pra efetuar testes.

Obrigado.

Tenho Oi Fibra 400Mbps com o Nokia G140WH.
Quando conecto o meu PC via cabo direto nesse Nokia, o Speedtest sempre aponta aproximadamente 415/205. Tudo certo até aí.
O problema é que minha rede é composta por esse Nokia e um modem/roteador TP-Link Archer D7 AC1750 conectado na porta LAN1 do Nokia e na LAN4/WAN do Archer.
O Archer tá funcionando no "Router mode only", ele é responsável por distribuir os IPs e pelo WiFi 2.4GHz. A rede 5GHz eu deixo desativada. No Nokia, ambas 2.4GHz e 5GHz estão desativadas.

Se o Archer foi recém ligado, quando conecto o mesmo PC com o mesmo cabo nele, o Speedtest marca 415/205. Conforme o tempo vai passando a velocidade vai diminuindo. Uma hora depois de ligado, o Speedtest já marca uns 400/205, duas horas 380/205 e assim vai, até que depois de umas seis horas, às vezes mais, ele já tá em uns 330/205. Só a velocidade de download diminui. Quando chega em 330 ele não cai mais e daí em diante o Speedtest sempre marca aproximadamente 330/205.
Se eu desligo o Archer por 10 segundos e ligo de novo, o teste volta a marcar os 415/205.
Inclusive já substitui o firmware do Archer, instalei o OpenWrt na esperança de que pudesse ser algo relacionado a firmware. Mas no OpenWrt, o Speedtest nunca marca os 415/205, ele já arranca nos 330/205.
Outra coisa interessante é que fazendo o teste conectado direto no Nokia, o Speedtest já inicia perto dos 415Mbps, não oscila muito. Fica entre 410 e 415. Já quando testo conectado no Archer, ele arranca de uns 260Mbps e vai subindo aos poucos até chegar aos 330 (ou 415 quando ainda não era OpenWrt).

Isso pode ser um problema de configuração ou é hardware mesmo e o melhor seria trocar de roteador?
Infelizmente não tenho acesso a outro roteador pra efetuar testes.

Obrigado.
O que você pode testar é remover o roteamento do D7, pois dessa forma, você estaria passando por duas redes (do D7 e do G140W) antes de cair na internet.
Tire da opção Router Mode para Access Point. Dessa forma, o D7 vai apenas espalhar a rede do Nokia, sem criar outra rede.

Pessoal, Tenho o Xiaomi AX3600, e ele fica na sala, meu pc esta no quarto, 2 cômodos de distancia do roteador. Comprei uma placa pci da Fenvi AX3000 RGB, instalei mas ficou bem ruim, tenho plano 600/300, e chegava no máximo 140/70. Meu roteador ta configurado pra uso com velocidade total, tanto que na minha placa mãe antiga que tinha wifi6 (Rog b550-e) o sinal chegava cheio e nos testes sempre alcançava a velocidade contratada. Estou procurando uma solucao pra ter wifi6 decente no PC do quarto como era antes. Ai pensei em comprar um roteador tipo o Redmi AX5400 e ligar o pc nele como ponto de acesso comunicando com o roteador da sala (seria um mesh?) , será uma boa solução pro problema?

O que você pode testar é remover o roteamento do D7, pois dessa forma, você estaria passando por duas redes (do D7 e do G140W) antes de cair na internet.
Tire da opção Router Mode para Access Point. Dessa forma, o D7 vai apenas espalhar a rede do Nokia, sem criar outra rede.
Configurei o D7 para Access Point no OpenWrt. Aparentemente a velocidade se mantem perto dos 415 agora.
O problema é que o Nokia da Oi parece vir configurado pra permitir apenas um IP por LAN port. Eu não consigo utilizar um switch no Nokia, e agora o mesmo está acontecendo com o D7 em Access Point mode, apenas um equipamento consegue acesso a internet quando conectado nele.
Por isso eu utilizava o D7 no Router mode, dessa forma consigo conectar mais equipamentos via cabo nele.
A função bridge mode do Nokia é bloqueada.

Obrigado.

Galera, sou leigo e coloquei Vivo Fibra aqui em casa. A velocidade é muito boa mas o wi-fi um lixo.

Minha casa é pequena mas tem bastante parede por ser geminada.

Tem como eu puxar um cabo para outro cômodo e lá colocar um roteador + saidas de cabo? O que eu precisaria fazer?

Galera, sou leigo e coloquei Vivo Fibra aqui em casa. A velocidade é muito boa mas o wi-fi um lixo.

Tem como eu puxar um cabo para outro cômodo e lá colocar um roteador + saidas de cabo? O que eu precisaria fazer?
Sim, tem.. basta colocar o outro roteador em modo Access Point. Ele vai prover Wifi mas o roteamento ainda será feito pelo HGU da vivo.
Só que o Wifi será independente do Wifi da VIvo. Nao haverá troca automatica.. Vai precisar desconectar de um wifi pra se conectar no outro.

• Curtir
Reações: Bat

Coloca esse HGU em Bridge e coloca uma roteador da Xiaomi mais parrudo, vais ter wifi pela casa toda.

Galera, estou tendo algumas dificuldades relacionadas a port forwarding no OpenWRT.

Estava tentando deixar o NAT de um jogo aberto (MW2). Ai tipo, vou colocar uma imagem pra mostrar como aparecem as opções aqui, só pra ilustrar:

PF.png

Vamos lá...
Nome e protocolo: ok, sem dúvidas.
Source Zone e Destination Zone: ok, sempre Wan e Lan (igual na imagem).
External port e Internal Port: ok, basta repetir a mesma, exemplo, 3074 em ambos os campos.
Internal IP Address: Aqui está o problema!

Todos os tutoriais que eu vi na internet, falam que você deve informar o IP do seu dispositivo (PC, PS5, XBox, enfim... no meu caso 192.168.1.3). Então eu fiz um teste com a porta 80, coloquei esse IP, preenchi conforme acima e fui até o site canyouseeme.org. Quando checo a porta, ele diz que ela esta fechada.

Não sei porque resolvi fazer outro teste, no lugar do IP do meu PC eu coloquei o IP do roteador (192.168.1.1) refiz o teste e deu que a porta estava aberta.

Aqui está minha primeira dúvida. Porque isso está ocorrendo? O correto é colocar o IP do PC, então porque a porta esta ficando fechada quando faço dessa forma?
Detalhe, a porta 3074 fica sempre fechada, independente do IP que uso no Internal IP Address, acredito ser uma característica da porta, ou algo com a operadora.

Outra coisa, independente do IP que coloco, não consigo mais manter o NAT do jogo como Aberto, ele fica sempre Moderado. Já tentei incluir até Traffic Rules pra ver se era algo com o Firewall, já desativei o Firewall do Windows e o NAT continua sempre Moderado. Eis minha segunda dúvida: Alguma dica do que estou fazendo errado?

E minha última dúvida: Caso eu queira redirecionar o tráfego de uma porta para outra (exemplo da 3074 para a 30170) basta informar em External Port a 3074 e na Internal Port 30170 que ocorrerá o redirecionamento? Existe alguma forma de verificar se o tráfego está realmente sendo redirecionado?

Valeu ai!

Senhores, tranquilo?
Me ajudem com uma coisa ai, quando deixo minha velocidade máxima de up no qbit, minha internet fica desconectando
Alguém sabe o porque?
Já diminui o número global de conexões e número de slots de upload

Tenho 200mb de up, queria upar no talo.
Uso um RG1200 da intelbrás

Última edição:
Olá pessoal.
Recentemente comprei um TP-Link AX23 v1.20, e notei que o PS4 não está mais conseguindo passar dos 100 megas, seja conectado no cabo, ou no wifi (minha internet é de 300 Mbps de download e 100 Mbps de upload). No roteador é possível ver que a porta LAN onde está o PS4, está mostrando apenas "100Mbps Full Duplex":

Alguém sabe me informar se preciso de alguma configuração especifica?

Users who are viewing this thread

Voltar