Tópico dedicado àqueles que estão com dificuldades em configurar seu roteador ou repetidor para funcionar da melhor forma possível.
Este tópico não é destinado á recomendações de escolha de roteadores. Para tal, use o tópico
https://adrenaline.com.br/forum/thr...-repetidores-domesticos-pergunte-aqui.536593/
Dúvidas frequentes que eu costumo ver por aqui nos ultimos anos:
1. O Sinal do Wifi da operadora é ruim. Posso trocar o roteador da operadora?
R. Depende. Se a entrada do equipamento é por Fibra ou por cabo Coaxial, é melhor não tentar trocar.
Primeiro por que 99% dos roteadores vendidos no mercado possuem entrada Ethernet (cabo de rede), não fibra ou Coaxial.
E mesmo se você adicionar um Modem para converter Fibra/Coax para Ethernet, são normalmente esses equipamentos fazem a autenticação na rede da operadora, e trocando por outro modem, por exemplo, ou você teria que pedir pra autenticar um equipamento não homologado pela operadora, o que certamente seria negado.
Existe a possibilidade de trocar o modem Fibra por um ONT próprio e clonar as informações do equipamento da operadora para seu equipamento, mas dependendo da topologia de autenticação usada pela operadora, o sistema não irá autenticar e sua conexão será negada.
Além do mais, se o problema é só Wifi, não é preciso mezer no roteador. Apenas no Wifi.
Então o mais fácil é manter o equipamento da operadora para conversão de mídia (Fibra/Coax para Ethernet) e adicionar outro roteador ou Access Point próprio após o da operdora.
2. Qual a melhor forma de adicionar outro roteador à minha rede?
R. Existem basicamente 4 formas de se adicionar outro roteador à sua rede. Cada uma tem seus pontos fortes e fracos. Entao depende de cada um
A) Adicionar seu roteador logo após o equipamento da operadora, ligando um cabo da LAN da operadora para a WAN do seu equipamento.
Essa forma irá funcionar perfeitamente para 90% dos usuários. O problema é que você terá criado uma rede dentro da outra, ou o famoso DuploNAT. Caso sua conexão esteja em CGNAT, usar essa topologia não irá causar mais problemas que o próprio CGNAT já não cause, como não conseguir abrir portas para conexões externas.
B) Adicionar seu roteador logo após o equipamento da operadora, ligando um cabo da LAN da operadora para a WAN do seu equipamento, porém colocando o IP do seu roteador em DMZ no roteador da operadora.
Dessa forma, toda conexão externa seria direcionada diretamente ao IP do seu roteador, que faria o roteamento normalmente e as portas poderiam ser abertas para conexões externas.
Sua conexão ainda estaria em DuploNAT, mas por estar em DMZ, a rede da operadora ficaria transparente às conexões entrantes.
O ponto negativo é que você nao teria como acessar diretamente uma rede estando conectada na outra.
Mas se sua conexão estiver em CGNAT, não vai adiantar.
C) Adicionar seu equipamento como Access Point ao invés de roteador. Essa é a forma que uso, pois consigo um sinal de Wifi forte usando meu roteador sem a necessidade de criar duas redes, já que o roteamento ainda fica a cargo do equipamento da operadora.
Muitos roteadores hoje já possuem essa forma de trabalho, mas qualquer roteador próprio pode funcionar como AP desligando o DHCP do seu roteador e conectando o cabo de rede em sua porta LAN - não WAN.
Para evitar interferências, recomenda-se desligar o Wifi do equipamento da operadora.
D) Colocar o equipamento da operadora em Bridge e usar seu roteador para autenticar e gerenciar a rede.
Esse método seria o mais próximo do ideal, pois o equipamento da operadora se torna um Modem, sem roteamento, convertendo a conexão da operadora (Fibra/Coaxial) em Ethernet que será conectada na WAN do roteador próprio.
Nesse método é necessário que seu roteador faça a autenticação PPPoE (usuário e senha da operadora) ou IP DInamico (no caso da Net/Claro).
Um ponto negativo é que todas as portas do equipamento da operadora ficarão sem conexao com exceção da porta que ligará à WAN do equipamento próprio.
Outro ponto é que é necessário um certo conhecimento para saber se há possibilidade de trabalho em Bridge por parte do equipamento da operadora ou ajuste de VLANs caso a operadora utilize esse recurso.