[TÓPICO DEDICADO] Configuração de Roteadores/Repetidores: Dicas, Dúvidas e Configurações

Pesquise sobre como funciona a tabela MCS e entenda como essas velocidades funcionam. Isso vai te dar uma luz para não tirar conclusões precipitadas.
Dizer que tem fornece 1300mbps no wifi 5.0 na verdade significa que o roteador fornece 3 streams de 80MHz a 256QAM.


Com o que comentei acima, veja se seus dispositivos (roteador e clientes) possuem capacidade de se conectar a duas streams (mimo 2x2) e à largura de 80MHz.
Cada stream de 80MHz é capaz de transmitir 433mbps de velocidade teórica.

Como seu rotador só possui 3 streams, para conseguir a velocidade máxima da sua internet é preciso que pelo menos duas streams estejam livres na hora do speed test.
Não entendi direito.
O gargalo está no celular ou roteador ?
Na hora do teste só com o celular conectado no Wi-Fi e mais nada e da esse mesmo resultado.
 
O gargalo está no celular ou roteador ?
Não sei... seu roteador está configurado para todas as necessidades de fornecer os 1300mbps? Largura de 80MHz? O Canal usado permite o uso de 80MHz?
Pois para usar os 80MHz em suas totalidade são precisos 4 canais na sequencia livres de interferencias.
Seu celular e Macbook tem capacidade de se conectar em 2 streams simultâneas?
 
Não sei... seu roteador está configurado para todas as necessidades de fornecer os 1300mbps? Largura de 80MHz? O Canal usado permite o uso de 80MHz?
Pois para usar os 80MHz em suas totalidade são precisos 4 canais na sequencia livres de interferencias.
Seu celular e Macbook tem capacidade de se conectar em 2 streams simultâneas?
Quanto ao roteador acredito que esteja configurado da melhor forma, 5ghz somente em AC, potência de transmissão em alto e banda em Automático 20/40/80 (as opçoes são apenas 20, 20/40 e 20/40/80)

Tem horas que o speedtest no celular da 250mb, 300mb. E testando no pc no cabo de rede no mesmo servidor da os 550.

Queria entender melhor isso, pq acho que vou diminuir a velocidade do meu plano, já que não dá pra usar tudo isso.

Mas resumindo a história, se eu comprar um roteador que diz 1300mb 5ghz, não quer dizer que ele vai entregar essa velocidade ?
 
Última edição:
Mas resumindo a história, se eu comprar um roteador que diz 1300mb 5ghz, não quer dizer que ele vai entregar essa velocidade ?
O Roteador pode até ser capaz de fornecer essa velocidade, mas não vai adiantar muito se o cliente não tiver a mesma capacidade.
Essa velocidade é a capacidade máxima de transmissão somada em todas as streams em condições teóricas e ideais.. Cada stream a 80MHz é capaz de fornecer 433mbps. As 3 streams desse roteador seria capaz de fornecer 3x433=1299mbps.
Se o celular ou laptop for capaz de apenas uma stream de 80MHz, a velocidade máxima teórica dele seria de 433mbps.. Na vida real, uns 350mbps.

Não tenho como confirmar, mas aparentemente tanto o iPhone 7 quanto o Macbook de 2014 são apenas MiMo, não Mimo 2x2 como o iPhone X, o que significa que ele não é capaz de conectar a duas streams ao mesmo tempo, o que limitaria a velocidade máxima a 433mbps teóricos..

Até por que na época de lançamento desses aparelhos (2014, 2016), as velocidades de internet não estavam nos mesmos patamares que temos hoje.
 
Desativar o DHCP da Ont ajuda em alguma coisa?
Meu roteador tá em DMZ na Ont , mas li em
Algum lugar que desativar o Wi-Fi e o DHCP na Ont ajudaria. Alguém confirma ?
 
Desativar o DHCP da Ont ajuda em alguma coisa?
Meu roteador tá em DMZ na Ont , mas li em
Algum lugar que desativar o Wi-Fi e o DHCP na Ont ajudaria. Alguém confirma ?
Se sua idéia é sair do duploNAT - mesmo que ele seja transparente para as conexões externas por causa do DMZ - eliminar o roteamento da HGU poderia tirar uma camada de processamento da sua conexão.
Mas no meu entendimento, desativar o DHCP não elimina o roteamento da HGU em sí, apenas deixará de fornecer IPs dinamicamente aos clientes, assim como desligar o Wifi.
O melhor a ser feito é colocar em modo Bridge, onde todas as configurações relacionadas ao roteamento são desligadas, tornando a HGU apenas um modem pra converter a fibra para ethernet.
Masssss, se hoje vc não tem problemas usando DMZ, não teria por que mudar, por que eliminar essa camada iria melhorar a latencia em torno de 1ms..
 
Se sua idéia é sair do duploNAT - mesmo que ele seja transparente para as conexões externas por causa do DMZ - eliminar o roteamento da HGU poderia tirar uma camada de processamento da sua conexão.
Mas no meu entendimento, desativar o DHCP não elimina o roteamento da HGU em sí, apenas deixará de fornecer IPs dinamicamente aos clientes, assim como desligar o Wifi.
O melhor a ser feito é colocar em modo Bridge, onde todas as configurações relacionadas ao roteamento são desligadas, tornando a HGU apenas um modem pra converter a fibra para ethernet.
Masssss, se hoje vc não tem problemas usando DMZ, não teria por que mudar, por que eliminar essa camada iria melhorar a latencia em torno de 1ms..
Meu provedor não permite colocar em bridge. Tenho a senha e o usuario , mas essas Ont da Nokia desativam a porta lan quando tentamos colocar em bridge. Já falei com o pessoal da provedora , mas eles falam que só trabalham em modo router.
 
Aproveitando a conversa de vcs sobre config de DHCP, onu etc… Eu tava com problema de DNS no Windows, mudava o DNS no roteador e não acontecia nada, continuava o problema. Ai desativei a opção DNS RELAY no roteador e resolveu, e Ficou bem mais rápido a conexão.
Minha dúvida é, tem algum problema ou algum ponto negativo desativar esse DNS RELAY ?
Lembrando que meu roteador tá ligado numa ONU, em que ela mesmo já faz a autenticação e eu não tenho acesso às configs dela.
 
Aproveitando a conversa de vcs sobre config de DHCP, onu etc… Eu tava com problema de DNS no Windows, mudava o DNS no roteador e não acontecia nada, continuava o problema. Ai desativei a opção DNS RELAY no roteador e resolveu, e Ficou bem mais rápido a conexão.
Minha dúvida é, tem algum problema ou algum ponto negativo desativar esse DNS RELAY ?
Lembrando que meu roteador tá ligado numa ONU, em que ela mesmo já faz a autenticação e eu não tenho acesso às configs dela.
Esse DNS Relay é tipo um cache de curto prazo para requisições DNS feitos pelos clientes.
Ele pode facilitar a resposta de DNS quando vários clientes conectados tendem a acessar o mesmo endereço num curto prazo..
Mas se o acesso é esporádico, acaba-se adicionando outra camada de resposta do DNS ao acesso, o que pode atrasar algumas requisições.
 
Esse DNS Relay é tipo um cache de curto prazo para requisições DNS feitos pelos clientes.
Ele pode facilitar a resposta de DNS quando vários clientes conectados tendem a acessar o mesmo endereço num curto prazo..
Mas se o acesso é esporádico, acaba-se adicionando outra camada de resposta do DNS ao acesso, o que pode atrasar algumas requisições.
Ah, obrigado.
E se eu desativo esse RELAY, os endereços de DNS primário e secundário que eu coloquei lá no roteador deixam de valer ?
 
Ah, obrigado.
E se eu desativo esse RELAY, os endereços de DNS primário e secundário que eu coloquei lá no roteador deixam de valer ?
Não.. eles continuam valendo..
Com o Relay ligado, qualquer requisição passa pelo relay e se não tiver, vai buscar nos DNS setados no roteador.
Quando a resposta vem, ele copia esse DNS pra esse cache e deixa disponível para as próximas requisições.
Não sei por quanto tempo, mas ficam lá para agilizar a requisição de outro cliente que tente conectar no mesmo endereço.
 
Não.. eles continuam valendo..
Com o Relay ligado, qualquer requisição passa pelo relay e se não tiver, vai buscar nos DNS setados no roteador.
Quando a resposta vem, ele copia esse DNS pra esse cache e deixa disponível para as próximas requisições.
Não sei por quanto tempo, mas ficam lá para agilizar a requisição de outro cliente que tente conectar no mesmo endereço.
Ah valeu cara! Foi muito esclarecedor.
Eu pesquisei e não achei nada, o que eu achei e tinha entendido é que quando vc desligava o RELAY o roteador parava de traduzir os DNS e deixava por conta da ONU.
obrigado mesmo
 
Pessoal, sou eu de novo!!

Liguei um segundo roteador no meu roteador principal. (Liguei a WAN do segundo roteador na lan do primeiro roteador, e configurei o segundo como ip dinâmico dhcp) com o objetivo de ter uma segunda rede completamente separada.
Só que mesmo conectado no segundo roteador, se eu digito o ip do primeiro eu consigo abrir a página de configuração dele. Tem algum jeito de bloquear isso ?, para que a segunda rede não tenha acesso nenhum a primeira, seja somente para internet. (Lembrando que o acesso remoto está desabilitado)

@tecpix da uma força kkk
 
Pessoal, Boa tarde.
Estou com um problema, me tirem uma dúvida... não tem como ver quantos dispositivos estão conectados em cada aparelho da Redmi Ax5400/Ax3000? tipo o principal AX5400 está em modo AP, e os outros 2 Ax3000 fazendo mesh, só que não consigo ver quantos dispositivos estão conectados em cada... , to achando muito estranho o comportamento dele...

Tenho vários dispositivos IOT casa inteligente, e notei que com esses 3 aparelhos (ax5400 + 2 ax3000), fazendo Mesh via cabo de rede, conseguiu ficar pior do que meu antigo TP-Link Archer AX20 , tipo a alexa demora bem mais pra responder, executar comandos etc

Tenho um roteador (NanoPI R5S) fazendo a parte do roteamento, rodando OPENWRT e tal, o engraçado que eu troco de WIFI fica bem melhor com o TP-Link... um TP-Link ax20 (ax1800) ficar melhor que 3 aparelhos em mesh via cabo de rede... é meio estranho d+

O que será que pode ser?

roteador-2.png


roteadores-Redmi.png



Pingando os roteadores estão normais , lembrando eles estão em MODO AP, tenho poucos acessos na interface deles para ver detalhes de quantos dispositivos estão conectados em cada e tal...

Ping.png
 
Última edição:
Pessoal, AX3000, versão global ou chinesa?
O que me aconselham? Caso seja a versão chinesa, consigo alterar o idioma para pelo menos inglês?
 
Pessoal, AX3000, versão global ou chinesa?
O que me aconselham? Caso seja a versão chinesa, consigo alterar o idioma para pelo menos inglês?

Ia fazer essa pergunta agora kkk ! tenho uma casa de 400m2, toda cabeada e apenas um modem da vivo que ate da conta mas em alguns pontos nao, estava pensando em compra 2 ou 3 deles e espalha eles pra fazer a rede mesh. Esta com um preco bom no ali
 
Pessoal, AX3000, versão global ou chinesa?
O que me aconselham? Caso seja a versão chinesa, consigo alterar o idioma para pelo menos inglês?
Nao tenho como cravar, mas antigamente, as versões globais da Xiaomi/Redmi e Huawei vinham limitadas para a maior potência permitida pelo pior país no quesito RF, que eram de 200mW.
No Xiaomi AX3600 por exemplo, a versão chinesa vinha com 1000mW e a global com 200mW.
Houve quem tentou colocar o firmware da versão global na chinesa, e acabou com a potência capada para 200mW e um roteador cheio de bugs.

Então não recomendo alterar o firmware para versão em ingles. Ao invés disso, faça como a grande maioria e use um tradutor no navegador para encontrar os ajustes que precisa.
Até por que depois que as configs (que não são muitas) estiverem setadas, não haveria mais necessidade de acessar novamente. Eu só mexi na minha nas primeiras semanas e já faz um ano que não conecto mais.
Existe o App (em portugues no iPhone) que também permite fazer alguns ajustes pontuais, como rede guest, canais do Wifi e Parent Control.

Se colocar na balança, as 5x mais potência do roteador chinês tem um peso bem maior do que o firmware em chinês.
 
Nao tenho como cravar, mas antigamente, as versões globais da Xiaomi/Redmi e Huawei vinham limitadas para a maior potência permitida pelo pior país no quesito RF, que eram de 200mW.
No Xiaomi AX3600 por exemplo, a versão chinesa vinha com 1000mW e a global com 200mW.
Houve quem tentou colocar o firmware da versão global na chinesa, e acabou com a potência capada para 200mW e um roteador cheio de bugs.

Então não recomendo alterar o firmware para versão em ingles. Ao invés disso, faça como a grande maioria e use um tradutor no navegador para encontrar os ajustes que precisa.
Até por que depois que as configs (que não são muitas) estiverem setadas, não haveria mais necessidade de acessar novamente. Eu só mexi na minha nas primeiras semanas e já faz um ano que não conecto mais.
Existe o App (em portugues no iPhone) que também permite fazer alguns ajustes pontuais, como rede guest, canais do Wifi e Parent Control.

Se colocar na balança, as 5x mais potência do roteador chinês tem um peso bem maior do que o firmware em chinês.

Obrigado @tecpix pelo feedback. Vou comprar a versão chinesa então.
Valeuuu!
 
Pessoal, eu fui tentar conectar um Galaxy A30s no meu 5ghz e não achava a rede. Achei estranho, baixei o App Wi-Fi analyzer e o App achou a rede, mas tava com um cadeado aberto e no tipo de segurança tava [RSN-SAE-CCMP], enquanto as outras redes mostram [wpa-2] etc…
No meu roteador a rede 5ghz ta configurada em WPA-3.
Sera que isso tá ocorrendo pois o galaxy A30s é incompatível com wpa-3 ?
 
Pessoal, eu fui tentar conectar um Galaxy A30s no meu 5ghz e não achava a rede. Achei estranho, baixei o App Wi-Fi analyzer e o App achou a rede, mas tava com um cadeado aberto e no tipo de segurança tava [RSN-SAE-CCMP], enquanto as outras redes mostram [wpa-2] etc…
No meu roteador a rede 5ghz ta configurada em WPA-3.
Sera que isso tá ocorrendo pois o galaxy A30s é incompatível com wpa-3 ?
Basta testar e mudar pra WPA2 e ver se conecta...
 
Pessoal, boa noite!
Peguei um Redmi AX3000 versão chinesa, ao chegar atualizei firmware, configurei o básico e comecei a fazer os testes.
Tenho 600/270 (down/up) TIM Live fibra, no wifi do AX3000 consigo só 450/265 (upload bate as vezes) na média, não passou de 500 de download nenhuma vez. Direto pelo modem tenho 550/270 com 500 de download na média pelo modem. Ja resetei, reconfigurei, instalei o firmware (1.0.62) novamente pelo site oficial, mudei configuração pra ver se tinha algo errado, mas nada.
No cabo, 640/275 no AX3000 e 580/270 no modem.
Tive a sorte de pegar um com problemas, ou é totalmente normal?
Eu sei que, capacidade ele deveria ter, de dar pelo menos os 550/270 que tenho no modem, alguém tem alguma dica?
 
Pessoal, boa noite!
Peguei um Redmi AX3000 versão chinesa, ao chegar atualizei firmware, configurei o básico e comecei a fazer os testes.
Tenho 600/270 (down/up) TIM Live fibra, no wifi do AX3000 consigo só 450/265 (upload bate as vezes) na média, não passou de 500 de download nenhuma vez. Direto pelo modem tenho 550/270 com 500 de download na média pelo modem. Ja resetei, reconfigurei, instalei o firmware (1.0.62) novamente pelo site oficial, mudei configuração pra ver se tinha algo errado, mas nada.
No cabo, 640/275 no AX3000 e 580/270 no modem.
Tive a sorte de pegar um com problemas, ou é totalmente normal?
Eu sei que, capacidade ele deveria ter, de dar pelo menos os 550/270 que tenho no modem, alguém tem alguma dica?
Seus clientes são Wifi 6 tb?
Os ajustes de Wifi do AX3000 estão iguais ao roteador da Tim?
 
Olá, boa noite. Preciso de ajuda sobre como configurar o meu roteador de modo que eu consiga ter acesso à rede do modem da operadora. No meu caso tenho duas impressoras conectadas via cabo ao modem da operadora e tres dispositivos conectados via cabo, entretanto tenho um computador no meu quarto, mas nao consigo usar as impressoras devido que o roteador "segmenta" a rede e nao consigo ter acesso a nada conectado anteriormente a ele.
 
Seus clientes são Wifi 6 tb?
Os ajustes de Wifi do AX3000 estão iguais ao roteador da Tim?
Tenho apenas 2 clientes wifi 6, esses testes foram realizados neles. O modo compatibilidade está desativado no ax3000 e em 5gz está no canal 36 automatico para uso da banda de 160mz.
O modem da Tim está com o wifi desativado (não bridge), a autenticação está acontecendo nele, os 600/270 estão passando porque via cabo no AX3000 eu obtenho até mais que essa velocidade no teste. Também fiz o teste com o modem em bridge e não fez diferença.
Pelo preço e por essa linha ser mais cxb da xiaomi, sinto que deveria ter pego o ax3 pro, porque esse deixou a desejar. Teoricamente eu deveria apenas plugar e usar e ter toda a velocidade disponível.
 
Olá amigos, boa noite.

Eu sou bem noob em configuração de rede e estou com uma dúvida que pode ser boba e até de fácil resolução:

Sou assinante da Vivo Fibra e tenho o modem deles, porém como o sinal é horrível eu comprei um HUAWEI AX3 Quad Core. Conectei um cabo CAT7 na entrada LAN do modem da vivo para a entrada WAN do Huawei. Configurei a internet para dar preferência para 5ghz ao inves de criar uma rede 2.4ghz e outra 5ghz. Porém a velocidade está muito inferior ao que é contratada. Tenho 600mb contratado e pelo modem da Vivo eu consigo pegar 570-600mb no wifi, já no Huawei a velocidade fica com uma média de somente 100mb. Alguém sabe como configurar isso? Muito obrigado!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo