[TÓPICO DEDICADO] Configuração de Roteadores/Repetidores: Dicas, Dúvidas e Configurações

Foi o mesmo que usei para os testes de sinal. Para a velocidade usei o speedtest mesmo sempre no mesmo server.

O ax3 Quad que comprasse é o versão chinesa ? Quando fizer os testes posta aqui e me quota.
Não é a versão chinesa. Porém o vendedor disse que tem os 4 amplificadores. Mas como só tem como saber se abrir, então vai ficar por isso mesmo. A minha intenção é fazer rede mesh com 2 ax3. O sobrado aqui é pequeno, tem uns 40m² por andar. Total uns 85m². Colocando um em cima e outro no térreo, creio que consigo sinal máximo em todos os cômodos.
 
Não é a versão chinesa. Porém o vendedor disse que tem os 4 amplificadores. Mas como só tem como saber se abrir, então vai ficar por isso mesmo. A minha intenção é fazer rede mesh com 2 ax3. O sobrado aqui é pequeno, tem uns 40m² por andar. Total uns 85m². Colocando um em cima e outro no térreo, creio que consigo sinal máximo em todos os cômodos.
Se quiser o meu. Posso te vender.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Para quem usa xiaomi. Não consigo ativar o dmz se tenho algum encaminhamento de porta ? Queria colocar o ps5 no dmz, mas ele não deixa.
 
Última edição:
Se quiser o meu. Posso te vender.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Para quem usa xiaomi. Não consigo ativar o dmz se tenho algum encaminhamento de porta ? Queria colocar o ps5 no dmz, mas ele não deixa.
Manda valor por conversa privada.
 
Bom dia! Tenho internet vivo fibra em casa, no andar de cima uso o wifi do modem da vivo e no andar de baixo uso o wifi do roteador tenda ac10. Ele está ligado ao modem atraves de um cabo que desce do escritório. Comprei um roteador Xiaomi AX6000 e por ser um roteador potente quero usa-lo como principal na rede, deixando o modem da vivo em modo bridge. Agora em relação ao terceiro roteador da sala (Tenda AC10) como devo configurar? em modo AP ligado via cabo ao roteador da xiaomi? modo bridge tambem? modo bridge e AP sao a mesma coisas? alem disso devo mexer na configuração IP de algum dos routers ou nao precisa?

Em breve vou trocar o roteador da sala por um da xiaomi também e terei uma rede mesh mas por enquanto preciso fazer isso funcionar direito, então qm puder ajudar agradeço.
Deixe o Tenda AC10 em modo repetidor por fio. Voce pode usar o mesmo SSID e senha para autenticar tanto no Tenda quanto no Xiaomi. Nao seria Mesh com roaming automatico, mas se o sinal do xiaomi se tornar inviável, a troca acontece automaticamente depois de alguns segundos.
Nao vai precisar mexer em IP pois se vc deixar a HGU da vivo em bridge, quem vai assumir o roteamento será o AX6000.
Ligando o tenda nele, vc vai obter um IP direto do Xiaomi, e como o Tenda estaria em modo AP, ele iria distribuir os mesmos IPS do Xiaomi.
 
Salve galera, qual a melhor configuração para o aparelho da claro TC3102 TECHNICOLOR? Meu Ping muitas vezes não fica legal, tenho o plano de 400mb deles
 
Salve galera, qual a melhor configuração para o aparelho da claro TC3102 TECHNICOLOR? Meu Ping muitas vezes não fica legal, tenho o plano de 400mb deles
Ping teoricamente não é problema de roteador, e sim de rotas da origem até o destino. Roteador praticamente não adiciona quase nada de latência à conexão.
 
Salve galera, qual a melhor configuração para o aparelho da claro TC3102 TECHNICOLOR? Meu Ping muitas vezes não fica legal, tenho o plano de 400mb deles
Eu vi sua postagem no tópico da Claro mas ali o problema parecia outro. Se é só o alcance/potência do sinal, a galera aqui pode te ajudar tranquilamente e sugerir alguma coisa, mas se o problema é o ping, aí é melhor conversar no tópico da Claro mesmo.
 
Meu Wi-Fi o sinal fica fraco ja no quintal, minha casa nem é tão grande, acho muito fraco a potência do meu aparelho, tem como melhorar isso?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ping teoricamente não é problema de roteador, e sim de rotas da origem até o destino. Roteador praticamente não adiciona quase nada de latência à conexão.
Poise, no csgo vejo meu Ping as vezes 36-42, as vezes desce pra 20, fica nessa, enquanto amigos meus com net parecida fica 5-10, parece besteira mas quem joga cs sabe que faz uma baita diferença...
 
Quanto a wifi, com esse modem da Claro não... No máximo reposicionar ele pra tentar ficar mais perto de onde você precisa de sinal, ou caso tenha muito sinal de wifi/telefone sem fio na sua casa, tentar colocar em algum canal menos congestionado. Ou comprar outro roteador com mais potência e desabilitar a wi-fi do modem da Claro, mas aí infelizmente não tenho muita sugestão de modelos.

Quanto ao ping da Claro, precisaria comparar com outras pessoas que também assinam Claro, ainda mais sendo o HFC, pode dar muita variação de bairro pra bairro, rua a rua.
 
Pessoal, tenho um Archer C6 V3 sou um usuário bem básico, casa pequena, poucos aparelhos conectados, terei algum ganho se instalar o OpenWrt nele?
 
Pessoal, tenho um Archer C6 V3 sou um usuário bem básico, casa pequena, poucos aparelhos conectados, terei algum ganho se instalar o OpenWrt nele?
Depende.. Qual o problema que vc tem hoje que seria solucionado pelo OpenWRT?
 
Solicitação de ajuda com repetidor

Boa noite, pessoal! Sou totalmente leigo no que diz respeito a redes, por isso vim pedir ajuda aqui.

Eu possuo internet residencial da CLARO e o modem fornecido por eles também cumpre o papel de roteador Wi-Fi. Por haver alguns pontos na minha casa onde o sinal chega bem ruim, procurei algumas alternativas na internet. A solução mais simples me pareceu ser instalar algum repetidor de sinal. Acabei optando pelo modelo da foto a seguir, que foi apontado em diversas buscas como o "melhor" do momento:

l1E5ePq.jpg

Fiz os passos de instalação indicados no manual, que consistem em acionar a tecla WPS do roteador atual e depois a WPS do repetidor. A partir daí o repetidor criou uma nova rede Wi-Fi, copiando o nome e senha da primeira mas com a terminação EXT. A partir daí posso levar o repetidor para outro ponto da casa que ele "extende" o sinal dali pra frente.

Os meus pontos de dúvida são os seguintes:

- É assim mesmo que funciona? O repetidor cria uma nova rede e então eu tenho que conectar meus dispositivos nela? Digo, quando estou num local onde o sinal da rede original é bom, devo utilizar a rede Wi-Fi original, gerada pelo roteador, mas quando estou num local onde ela pega mal e coloquei o repetidor para supri-la deverei conectar nessa nova rede? Tenho que ficar trocando de rede toda hora? Meio chato, não?
A impressão que eu tinha, antes de ter comprado o repetidor, é que ele "levaria" o sinal da rede Wi-Fi original mais adiante e que eu poderia conectar nela. Mas ele age como se fosse uma nova rede (mesmo tecnicamente remetendo ao roteador).

- Eu notei que a velocidade da internet no meu smartphone conectado ao repetidor é bem menor que dele conectado ao roteador original da CLARO. A internet da CLARO, via cabo no PC, bate 350 Mbps. No Iphone, conectado à rede Wi-Fi original (me posicionando ao lado dele, onde o sinal é mais forte), chega a 40 Mbps. Se eu instalar o repetidor no mesmo cômodo de onde está o roteador (onde o sinal do roteador para o repetidor é o mais forte, com menos perda) e conectar o Iphone ao repetidor, a velocidade da internet mal chega a 10 Mbps. Se eu afastar o repetidor e colocá-lo distante do roteador (mas onde ainda há sinal) e me posicionar imediatamente ao lado dele com o Iphone conectado a ele, a velocidade não dá nem 2 Mbps. Nas especificações técnicas do repetidor diz que ele chega ate 300 Mbps. Alguém me explica isso?
 
Solicitação de ajuda com repetidor

Boa noite, pessoal! Sou totalmente leigo no que diz respeito a redes, por isso vim pedir ajuda aqui.

Eu possuo internet residencial da CLARO e o modem fornecido por eles também cumpre o papel de roteador Wi-Fi. Por haver alguns pontos na minha casa onde o sinal chega bem ruim, procurei algumas alternativas na internet. A solução mais simples me pareceu ser instalar algum repetidor de sinal. Acabei optando pelo modelo da foto a seguir, que foi apontado em diversas buscas como o "melhor" do momento:

l1E5ePq.jpg

Fiz os passos de instalação indicados no manual, que consistem em acionar a tecla WPS do roteador atual e depois a WPS do repetidor. A partir daí o repetidor criou uma nova rede Wi-Fi, copiando o nome e senha da primeira mas com a terminação EXT. A partir daí posso levar o repetidor para outro ponto da casa que ele "extende" o sinal dali pra frente.

Os meus pontos de dúvida são os seguintes:

- É assim mesmo que funciona? O repetidor cria uma nova rede e então eu tenho que conectar meus dispositivos nela? Digo, quando estou num local onde o sinal da rede original é bom, devo utilizar a rede Wi-Fi original, gerada pelo roteador, mas quando estou num local onde ela pega mal e coloquei o repetidor para supri-la deverei conectar nessa nova rede? Tenho que ficar trocando de rede toda hora? Meio chato, não?
A impressão que eu tinha, antes de ter comprado o repetidor, é que ele "levaria" o sinal da rede Wi-Fi original mais adiante e que eu poderia conectar nela. Mas ele age como se fosse uma nova rede (mesmo tecnicamente remetendo ao roteador).

- Eu notei que a velocidade da internet no meu smartphone conectado ao repetidor é bem menor que dele conectado ao roteador original da CLARO. A internet da CLARO, via cabo no PC, bate 350 Mbps. No Iphone, conectado à rede Wi-Fi original (me posicionando ao lado dele, onde o sinal é mais forte), chega a 40 Mbps. Se eu instalar o repetidor no mesmo cômodo de onde está o roteador (onde o sinal do roteador para o repetidor é o mais forte, com menos perda) e conectar o Iphone ao repetidor, a velocidade da internet mal chega a 10 Mbps. Se eu afastar o repetidor e colocá-lo distante do roteador (mas onde ainda há sinal) e me posicionar imediatamente ao lado dele com o Iphone conectado a ele, a velocidade não dá nem 2 Mbps. Nas especificações técnicas do repetidor diz que ele chega ate 300 Mbps. Alguém me explica isso?
Tudo está funcionando como deveria e talvez suas expectativas e conclusões foram precipitadas..

Começo dizendo repetidor não é uma solução de boa qualidade. Ela pode quebrar um galho, mas existem outras formas de expandir o sinal Wifi. Esse repetidor em especifico talvez fosse bom há uns 5 anos atrás, mas hoje já existem diversas outras formas melhores de se estender uma rede WIfi.

Sim, o repetidor cria uma rede clonando as informações do roteador principal.. e logicamente ele não cria internet do nada, ele repete o sinal que chega nele. Se o sinal for forte, ele repete o sinal forte. Se o sinal for fraco, ele irá aumentar o alcance de um sinal já fraco.. imagine um amplificador de rádio. Se a rádio estiver com o sinal fraco e cheio de ruídos, o amplificador vai aumentar o volume desse sinal fraco e cheio de ruídos.

Se você quiser, eu acredito que seja possível remover o _EXT do SSID da rede do repetidor e mantê-la com o mesmo nome do roteador principal. Dessa forma o celular poderia se conectar de forma mais facil, mas ainda não automática, pois a forma do cliente se conectar no roteador principal ou no repetidor vai de cada aparelho.
Para essa topografia de rede, o cliente não irá fazer a troca automática para o sinal wifi mais forte, e sim trocar de rede apenas quando o sinal da rede já conectada se tornar insustentável. Isso vai fazer com que o celular, por exemplo, se mantenha conectado no repetidor mesmo se vc estiver mais próximo do roteador da Claro.
Para troca automática, é necessário usar equipamentos Mesh, que possuem protocolos específicos para esse tipo de troca. Nesse seu caso, se vc quiser conectar numa rede com sinal melhor, é preciso desligar e religar o wifi no celular para que ele refaça a conexão no Wifi de melhor sinal.

Sobre a velocidade, é isso mesmo.. Esse repetidor não é um dos melhores, e sua velocidade máxima teórica, pelos dizeres da caixa, é de 300mbps em Mimo 2x2, o que significa que ele usa duas conexões para os 300mbps. Como você está repetindo o sinal, uma conexão ele usa para se comunicar com o roteador principal e a outra para o cliente. Assim, a velocidade máxima de cada equipamento seria metade, de 150mbps teóricos, que na prática dificilmente passaria de uns 70~80mbps reais. Soma-se a isso repedir um sinal degradado pela distancia, e vc fica com uns 40mbps no cliente.

Sobre o celular ficar com 10mbps e 2mbps no repetidor no mesmo cômodo do roteador principal, é pela interferência que um wifi estaria fazendo no outro wifi de mesmo nome saindo de quase o mesmo local.

Se quiser extrair todo o potencial desse repetidor, recomendo liga-lo com cabo de rede no local onde vc pretende expandir o Wifi, e colocar o RE305 em nodo Access Point: https://www.tp-link.com/br/support/faq/1401/

Mas se quiser algo que irá resolver seu WIfi no longo prazo, a solução mais comum que vemos aqui no fórum (e que eu uso na minha casa) é usar um sistema Mesh, como o Deco M4, Intelbras Giga+ ou roteadores da Huawei (AX3 Chines) ou Xiaomi (AX6S, AX3000) do Aliexpress. Nossa recomendação sempre é se interligar os pontos usando cabo de rede.
 
Boa tarde colegas,
Tenho internet oi fibra de 1GB, utilizo o modem oi como bridge e o roteador principal é um redmi ax6s, porém, ontem notei que ele fica oscilando e até desligando o sinal quando o uso de banda está alto, percebi jogando PS5 online, perdi diversas partidas por desconexão, achei q o problema fosse no modem oi, mas não é, já verifiquei, o modem da oi não cai nem desliga, o problema está no redmi ax6s, já mexi e remexi, reiniciei fiz de tudo. Alguém tem algo a acrescentar que possa ajudar a resolver esse problema?

Sua conexão é por PPPoE? Se for, tente voltar com o roteador da Oi para modo router e coloque o AX6S em modo AP (Wired relay)
 
Boa noite a todos.

Tenho internet de 500gb e um sistema Mesh Netgear Orbi… Meu roteador e meus satélites estão conectados via cabo e a internet perto deles está com 550-600mbps de Velocidade. O satélite fica no meio de 3 quartos (pra onde está jogando um cabo de rede pra cada quarto também que estão ligados na TV) porém em um dos quartos tem bastante curva e um banheiro e o sinal está muito fraco. Nesse quarto gostaria de tirar esse cabo de rede da TV e conectar a um AP pra pegar Full no quarto todo. Qual vocês recomendam ? Algum que posso conectar meu satélite pra ele e difundir a internet por todo o quarto ?
 
Boa noite a todos.

Tenho internet de 500gb e um sistema Mesh Netgear Orbi… Meu roteador e meus satélites estão conectados via cabo e a internet perto deles está com 550-600mbps de Velocidade. O satélite fica no meio de 3 quartos (pra onde está jogando um cabo de rede pra cada quarto também que estão ligados na TV) porém em um dos quartos tem bastante curva e um banheiro e o sinal está muito fraco. Nesse quarto gostaria de tirar esse cabo de rede da TV e conectar a um AP pra pegar Full no quarto todo. Qual vocês recomendam ? Algum que posso conectar meu satélite pra ele e difundir a internet por todo o quarto ?
Nao tem como pegar mais um orbi pra manter o Mesh?
 
Até tem, mas seria uma solução bem mais cara. Queria algo mais barato, até porque só preciso cobrir uma área de 20m2 (um quarto). O Deco M5 pode se prestar para isso ? Consigo colocar um cabo ethernet do satélite para ele e usar como AP para o quarto ?
Nao tem como pegar mais um orbi pra manter o Mesh?
 
Até tem, mas seria uma solução bem mais cara. Queria algo mais barato, até porque só preciso cobrir uma área de 20m2 (um quarto). O Deco M5 pode se prestar para isso ? Consigo colocar um cabo ethernet do satélite para ele e usar como AP para o quarto ?
Se não colocar um Orbi, irá perder a função Mesh, o que significa que nesse "novo Wifi" você teria que refazer a conexão manualmente.
Mesmo colocando um roteador de outro sistema Mesh como o M5, a comunicação entre os satelites seria incompatível e o roaming automático não aconteceria.

Mas sim, por cabo, seria possível adicionar qualquer roteador em modo AP para te atender com outra rede Wifi independente.. Acredito que um dos gigabit mais baratos hoje seja o Mercusys AC12G que sai por pouco mais de R$200 na Amazon.. O alcance dele é bem limitado, mas cobriria essa área de 20m² com pelo menos uns 100~150mbps..
 
Galera. meu Xiaomi AX6000 brickou na atualização. Foi atualizar de noite, não sei o que aconteceu, mas agora só fica com a luz laranja piscando e depois fica laranja direto... tem como resolver? fiz o reset no botão no roteador porém continua.. reinicia , a luz inferior (laranja) pisca por alguns segundos e depois fica acesa direto.
 
Se não colocar um Orbi, irá perder a função Mesh, o que significa que nesse "novo Wifi" você teria que refazer a conexão manualmente.
Mesmo colocando um roteador de outro sistema Mesh como o M5, a comunicação entre os satelites seria incompatível e o roaming automático não aconteceria.

Mas sim, por cabo, seria possível adicionar qualquer roteador em modo AP para te atender com outra rede Wifi independente.. Acredito que um dos gigabit mais baratos hoje seja o Mercusys AC12G que sai por pouco mais de R$200 na Amazon.. O alcance dele é bem limitado, mas cobriria essa área de 20m² com pelo menos uns 100~150mbps..
Então, está pegando no quarto, porém com a velocidade mais lenta (100mbps)… A internet é de 500mbps… Como tem um cabo dentro do quarto, gostaria de ter um AP jogando internet praticamente com a velocidade máxima…. Acho que esse não daria conta do recado…. Será que o Deco M5 daria ?!
 
Então, está pegando no quarto, porém com a velocidade mais lenta (100mbps)… A internet é de 500mbps… Como tem um cabo dentro do quarto, gostaria de ter um AP jogando internet praticamente com a velocidade máxima…. Acho que esse não daria conta do recado…. Será que o Deco M5 daria ?!
Quando disse que o AC12G forneceria uns 150mbps, seria pelo fato da falta da potencia para atravessar uma ou duas paredes.. mas se os 20m² estão dentro do mesmo cômodo, esse roteador tem teoricamente a capacidade de fornecer até 866mbps em 5GHz, principalmente como AP.
Não há nenhum motivo para você gastar num único M4, muito menos num M5 que custa quase o dobro, que só tem mais CPU e RAM que o M4 para aguentar mais clientes ao mesmo tempo.
A não ser que vc queira se desfazer do Orbi e substituir pelo sistema Deco.. Pq adicionar outro ponto de outra marca vai deixar sua topologia bem bagunçada..
 
Pessoal tenho um roteador Tenda AC23 aqui, ele é a versão chinesa convertida pra versão global, atualmente ele esta na versão V16.03.09.09_multi o roteador não acha atualizações porém no site tem a versão V16.03.09.13_multi.

Minha pergunta é? Posso atualizá-lo com essa versão do site?

qwG8nHRu_o.png
 
Pessoal, tenho uma internet de 550mb e um roteador DIR-878, que diz ter 1300mb/s 5ghz + 600mb/s 2.4ghz.
Pesquise sobre como funciona a tabela MCS e entenda como essas velocidades funcionam. Isso vai te dar uma luz para não tirar conclusões precipitadas.
Dizer que tem fornece 1300mbps no wifi 5.0 na verdade significa que o roteador fornece 3 streams de 80MHz a 256QAM.

No cabo de rede pelo pc, chega os 550mb tranquilo, mas nos dispositivos wifi (iphone 7 e macbook 2014) a conexão fica na casa dos 420mb/s.
Minha duvia é, isso é normal, sera que meus dispositivos wifi sao antigos demais pra suportar essa velocidade toda e não conseguem usar tudo, ou é meu roteador que é fraco ?
Com o que comentei acima, veja se seus dispositivos (roteador e clientes) possuem capacidade de se conectar a duas streams (mimo 2x2) e à largura de 80MHz.
Cada stream de 80MHz é capaz de transmitir 433mbps de velocidade teórica.

Como seu rotador só possui 3 streams, para conseguir a velocidade máxima da sua internet é preciso que pelo menos duas streams estejam livres na hora do speed test.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo